alguma-url-ai-blog
Gaveta de Arquivos
16 posts
Don't wanna be here? Send us removal request.
alguma-url-ai-blog · 11 years ago
Text
Óxidos (básicos, neutros, ácidos, duplos, anfóteros e peróxidos)
                                                  Óxidos
Óxidos são substâncias que possuem oxigênio ligado a outro elemento químico, eles são compostos binários, ou seja, formados pela combinação de dois elementos. Um desses elementos é sempre o oxigênio (O). Os óxidos podem ser classificados em diferentes grupos: ácidos, básicos, neutros, duplos, peróxidos ou anfóteros.
                                1)Óxidos Básicos: Os óxidos, compostos formados por dois elementos (binários), em que o oxigênio é o mais eletronegativo, podem ser classificados em óxidos básicos. Para que um óxido seja considerado básico, ao reagir com um ácido, ele deve resultar em água e sal(neutralizando o ácido) e ao reagir com água gera uma base.
Os óxidos básicos são formados por metais com números de oxidação (é a carga que ele recebe em uma reação química) baixos (+1, +2 ou +3), eles possuem uma estrutura iônica devido à diferença de eletronegatividade entre o metal (que é baixa) com o oxigênio (que é alta), por terem esse caráter iônico apresentam estado físico sólido.Tem pontos de fusão e ebulição elevados. Os óxidos dos metais alcalinos terrosos reagem com a água; os demais óxidos básicos são pouco solúveis em água.  Exemplo: o hidróxido de cálcio (Ca (OH)2) provém da reação do óxido de cálcio (CaO) com a água. Ex: BaO (óxido de Bário- Barita), CaO(óxido de cálcio- cal viva/virgem), Na2O(óxido de sódio), FeO (óxido de ferro II-óxido ferroso)... Quando o óxido básico vira:
Se um óxido básico reagir com um óxido ácido, também se produz um sal, porém sem a água.
• CaO: Óxido de cálcio Esse composto é normalmente conhecido como cal virgem. Ao reagir com a água, conforme a reação a seguir, forma-se uma base (hidróxido de cálcio) que é usada para pintar paredes, troncos de árvores e outros materiais, com a principal finalidade de repelir insetos, preservar a vedação e evitar a infiltração da água. Essa base formada é chamada de cal hidratada e, por isso, quando se pinta com ela, dá-se o nome de pintura de caiação. Pintura de caiação. • K2O: Óxido de potássio O óxido de potássio é normalmente encontrado em cinzas de madeira e de cigarros. Ao reagir com água, ele forma a base hidróxido de sódio (NaOH), utilizada na fabricação de sabões. Inclusive, antigamente, em locais onde não havia o NaOH, usavam-se cinzas vegetais, que continham K2O, para reagir com gorduras e produzir o chamado “sabão de cinza”. “Sabão de cinza” feito com óxido de potássio (óxido básico presente nas cinzas da madeira).Na cinza dos cigarros está presente o óxido de potássio)
                       2)Óxidos Ácidos ou Anidridos: Reagem com água formando um ácido e com bases formando sal e água (neutralizando a base). Os óxidos ácidos são compostos moleculares, em geral solúveis em água. Eles são formados por não-metais,sendo neste caso, compostos geralmente gasosos; ou com metais com número de oxidação elevados.  Eles também são denominados de anidridos, uma palavra que vem do grego(anhydros)que significa “sem água”. Pois podem ser considerados um “ácido sem água” Eles se formam a partir da reação com água originando ácidos. Exemplo: o ácido sulfúrico (H2SO4) se forma a partir do trióxido de enxofre (SO3) em presença de água (H2O) Outros exemplos: Cl2O óxido de cloro I (monóxido de dicloro ou anidrido hipocloroso),CO2 óxido de carbono IV(dióxido de (mono)carbono ou anidrido carbônico), SO2 óxido de enxofre IV (dióxido de (mono)enxofre ou anidrido sulfuroso).
O tetróxido de dinitrogênio é um óxido ácido que é usado na composição de combustíveis para foguetes. Óxidos ácidos reagindo com água e com base.  Propriedades e aplicações de alguns óxidos ácidos: • Dióxido de carbono (gás carbônico) – CO2: Esse composto é utilizado como gás de refrigerantes e em águas minerais, pois quando submetido a altas pressões, torna-se solúvel em água. Ele produz nesses produtos um meio ácido, pois é um óxido ácido que reage com a água, produzindo um ácido. Abaixo de 78ºC, ele se encontra no estado sólido e é conhecido como gelo-seco, que recebe esse nome porque seu aspecto lembra o gelo comum, porém ele não se derrete, passando para o estado líquido em temperatura ambiente, mas passa para o estado de vapor, ou seja, ele sublima. Assim, essa característica é usada como recurso cênico em shows, filmes, teatros, festas, etc. O gás carbônico é um óxido ácido. Ele também é encontrado na atmosfera, como resultado da respiração humana, da queima de combustíveis fósseis (carvão, derivados do petróleo, álcool, etc.) e queimadas de florestas. Assim, ele é um dos responsáveis pela chuva ácida. • Óxidos de enxofre – SO2 e SO3 Esses óxidos também estão presentes na atmosfera, sendo de origem natural e artificial. A natural se dá por meio das erupções vulcânicas e da decomposição de vegetais e animais. Já a artificial corresponde à maior parcela de quantidade desses óxidos na atmosfera, pois são expelidos pela queima de combustíveis fósseis, principalmente o óleo diesel, que contém enxofre como impureza.
O dióxido de enxofre (SO2) reage com o oxigênio da atmosfera produzindo o trióxido de enxofre (SO3). Ao reagir esse último óxido com a água da chuva, forma-se o ácido sulfúrico, que é muito forte e causa estragos. • Tetróxidos de dinitrogênio (anidrido nitroso-nítrico) – N2O4 Esse composto tem ponto de ebulição igual a 22ºC, possui coloração amarela e é bastante volátil. É formado na atmosfera pela oxidação do nitrogênio e pode apresentar-se na forma líquida, na forma de um dímero do dióxido de mononitrogênio ou óxido nítrico (NO2). É um gás extremamente tóxico, sendo sua inalação fatal. É também usado na composição de combustíveis para foguetes. É por meio da reação entre os óxidos ácidos com a água que se origina a chuva ácida. Os óxidos de enxofre e de nitrogênio, provenientes principalmente das indústrias e dos escapamentos dos automóveis, vão para a atmosfera, onde entram em contato com a água da chuva, originando ácidos. Os ácidos presentes no ar e na chuva prejudicam as pessoas, envenenam lagos, matam plantas e animais aquáticos, provocam a corrosão de monumentos e obras de arte e são responsáveis pelo desaparecimento da cobertura vegetal, pois as plantas absorvem essas substâncias venenosas. Assim, o solo se torna ácido e edifícios são deteriorados pela corrosão de metais e outros materiais.
                                 3)Óxidos Neutros: São óxidos que não apresentam características ácidas nem básicas,também chamados de Os óxidos neutros são também denominados óxidos indiferentes e inertes. Não reagem com água, nem com ácidos, nem com bases. O fato de não apresentarem caráter ácido ou básico não significa que sejam inertes. São formados por não-metais(ametais) ligados ao oxigênio (portanto são covalentes), e geralmente apresentam-se no estado físico gasoso. Exs: - CO óxido de carbono II - NO óxido de nitrogênio II - N2O óxido de nitrogênio I - veja Óxido nitroso - H2O O monóxido de carbono é um óxido neutro, apesar de ser tóxico. Existem poucos óxidos nessa classe, mas os exemplos mais importantes estão listados a seguir: • N2O: Monóxido de dinitrogênio ou óxido nitroso: Esse composto é conhecido como nitro e é usado em cilindros de NOS para aumentar a potência de automóveis. O uso desse composto apresenta também algumas desvantagens, como a poluição do meio ambiente e a intensificação do efeito estuf Cilindro de NOS que contém óxido nitroso para aumentar o desempenho de automóveis. Ele também é conhecido como “gás hilariante”, pois é capaz de estimular a contração dos músculos e provocar “risos” e a sensação de alegria e euforia. Em 1799, foi proposto pelo químico inglês Sir Humphry Davy (1778-1829) para ser usado como anestésico. Hoje em dia, em alguns países, ele ainda é usado assim por médicos e dentistas, porém pode causar asfixia. • CO: Monóxido de carbono Esse óxido é um gás incolor, inodoro e extremamente tóxico, podendo causar dor de cabeça, problemas de visão e redução da capacidade de trabalho. Além disso, pode deixar a pessoa inconsciente e causar a sua morte se for inalado em grande quantidade. Ele é altamente perigoso porque tem a capacidade de se ligar à hemoglobina do sangue e impedir que ela transporte oxigênio durante o processo de respiração. Ele é produzido pela queima ou combustão incompleta de materiais que contêm carbono, como carvão, madeira, papel, gasolina e outros combustíveis. O fumo passivo, o tabagismo ativo, a exposição a esse gás em locais de trabalho e a poluição atmosférica expõem a pessoa a esse óxido.Ele é usado em siderúrgicas para reduzir o óxido de ferro III em ferro metálico: Esse gás também polui o meio ambiente ao reagir com o oxigênio em reações de oxirredução e ao formar o gás carbônico. • NO: Monóxido de nitrogênio ou óxido nítrico Esse composto pode ser formado durante as tempestades, em que os raios fornecem energia para a reação entre os gases nitrogênio e oxigênio, presentes no ar atmosférico. Esse óxido é considerado poluente atmosférico, pois pode produzir outros óxidos de nitrogênio (NOX), que reagem com a água, formando ácidos. Assim, ele contribui para a chuva ácida.
                   4)Óxidos Duplos,Salinos ou Mistos: Os óxidos duplos ou mistos são aqueles que se comportam como se fossem formados por dois óxidos de um mesmo elemento químico. São aqueles que originam dois óxidos ao serem aquecidos.Quando reage-se um óxido duplo com ácido, o produto formado é composto de dois sais de mesmo cátion, mas com nox diferentes, e mais água. Por exemplo, o Fe3O4 é formado pelos óxidos de ferro FeO e Fe2O3. Esse óxido é conhecido como magnetita e é utilizado no ímã natural. Outros exemplos:Pb3O4, Mn3O4   A magnetita (tetróxido de triferro) é um óxido duplo que age como um ímã natural. Outro exemplo comum de óxido duplo ou misto é o zarcão, que é aplicado sobre o ferro e que tem a finalidade de impedir o contato do ferro com o oxigênio do ar, dificultando a formação de ferrugem. A fórmula desse óxido é Pb3O4 (Tetróxido de trichumbo) e seus dois óxidos componentes são PbO2 e PbO. Esses são os mais comuns, porém os óxidos duplos ou mistos são sempre metálicos, sólidos e de estrutura iônica.
                                  5)Óxidos Anfóteros: Ex: ZnO, Al2O3. Anfóteros são os óxidos que podem ser compostos ora como óxido básico, ora como óxido ácido.  Sendo “indecisos” entre o caráter básico e o caráter acido, os óxidos anfóteros só irão reagir com outra substancia de caráter químico pronunciado: ácido forte ou base forte.Se comportam como óxidos básicos na presença de ácidos e como óxidos ácidos na presença de bases. Os óxidos anfóteros são, em geral, sólidos iônicos, pouco solúveis em água e, ao reagirem com esses ácidos e bases fortes, produzem água e sal.São formados por metais ou por semi-metais. A sua nomeclatura é idêntica à dos óxidos básicos. * OU POR METAIS : ZnO; Al2O3; SnO e SnO2; PbO e PbO2. * OU POR SEMIMETAIS : As2O3; As2O5; Sb2O3 e SbO5. Quando um metal forma vários óxidos, é interessante notar que o caráter do óxido passa, gradativamente, de básico para anfótero e depois para ácido, à medida que o número de oxidação vai crescendo. Veja o exemplo a seguir: 
CrO (básico) Cr2O3 (anfótero) CrO3 (ácido) O caráter ácido do óxido aumenta à medida que seu elemento formador aproxima-se, na tabela periódica, dos não-metais. O caráter básico do óxido aumenta à medida que o elemento formador aproxima-se dos metais alcalinos e alcalino-terrosos. ÓXIDO ANFÓTERO + ÁCIDO → SAL + ÁGUA  ÓXIDO ANFÓTERO + BASE → SAL COMPLEXO   Os óxidos anfóteros principais são de zinco e de alumínio; inclusive o óxido de zinco (ZnO), também conhecido como alvaide, é um pó branco, amorfo, inodoro, insolúvel em água, mas solúvel em soluções ácidas, que é usado na pintura de rostos de palhaços. Ele também é usado como adstrigente e protetor solar nas formas de loção, unguento e gelatina.
                                        6)Peróxidos: Peróxidos são compostos que apresentam em sua estrutura dois oxigênios ligados entre si do grupo (O2)2-, e que, ao reagirem com água ou com ácidos diluídos, produzem água oxigenada (H2O2). K2O2, BaO2, onde o oxigênio aparece com o nox -1.
Porém, a água oxigenada não é o único peróxido existente, há também peróxidos de metais alcalinos e de metais alcalinoterrosos,como:Li2O2, Na2O2, K2O2, MgO2, CaO2, BaO2. Veja um exemplo abaixo que mostra como realmente um peróxido em presença de água ou de um ácido produz água oxigenada: Peróxido + água → base + água oxigenada K2O2 + 2 H2O → 2 KOH + H2O2 Peróxido + ácido → sal + água oxigenada K2O2 + 2 HCl → 2 KCl + H2O2
O peróxido de hidrogênio, que dá origem à água oxigenada, é o mais importante dos peróxidos: O peróxido de hidrogênio que, em solução aquosa, é conhecido comercialmente como água oxigenada, é um líquido claro de fórmula química H2O2. O peróxido de hidrogênio representa entre 3% e 9% desta mistura. Apesar de ser muitas vezes empregada dessa forma, "água oxigenada" não é sinônimo de "peróxido de hidrogênio". Trata-se de um líquido viscoso e poderoso oxidante. Ele mata as bacterias e vírus que não sobrevivem à presença de oxigênio, pois libera oxigênio puro, tendo a função de "Desinfetante Oxidante". Embora não seja inflamável, é poderoso agente oxidante que pode sofrer combustão espontânea em contato com matéria orgânica ou alguns metais como o cobre ou o bronze. Em muitos produtos domésticos para uso medicinal e como clareador da roupa e do cabelo. Na indústria, o peróxido de hidrogênio é usado em concentrações mais elevadas para clarear tecidos, pasta de papel, e ainda como combustível para ajuste e correção nas trajetórias e órbitas de satélites artificiais no espaço. Na área médica é usado como desinfetante ou agente esterilizante em autoclave de plasma. A água oxigenada é um líquido incolor muito instável, que se decompõe apenas na presença de luz, originando água e gás oxigênio. 2 H2O2 → 2 H2O + O2
OBS: Talvez, muitas frases ou formulas estejam faltando, mas é porque estava em forma de imagem.
1 note · View note
alguma-url-ai-blog · 11 years ago
Text
A arte abstrata
A arte abstrata é geralmente compreendida como uma arte que não mostra as imagens propriamente ditas da realidade que nos cerca (paisagem, objetos, pessoas...), ou seja, não tem uma imagem concreta (real) do mundo e das coisas que o constitui. A arte abstrata pode mostrar imagens, para alguns sem significados e aletoriamente postos, mas que podem ter diversas interpretações, com diversos sentidos muito diferentes do que artista quis expressar. “Os pensamentos levam a mão do artista a produzirem o real dentro do irreal”, certos artistas se inspiram em imagens concretas para assim modificarem e torna-las abstratas. Nela são utilizados os símbolos, as linhas e as cores (todas elas demonstradas com uma grande intensidade). Abstrato vem do latim(abstraho) que significa se separar de. Ela esta dividida em dois: abstracionismo(compostos por manchas)e geométrico(formado por figuras geométricas e linhas). As pinturas abstratas surgiram no começo de séc.XX, na Europa, no contexto do movimento de arte moderna, o principal artista a “espalhar” essa arte foi W.Kandinsky. A principio essa arte a sofreu muita indignação das pessoas que estavam acostumas a artes perfeitas que representassem cada vez mais o verdadeiro. Wassily Kandinsky(1866-1944),era um pintor russo, antes do abstracionismo, ele participo de diversos outros movimentos como o impressionismo. Suas primeiras obras refletiam um toque musical e expressavam também temas do folclore russo. Escreveu livros que tinham o objetivo de mostrar o espiritual na arte. Foi o primeiro artista a usar elementos geométricos abstratos. Kandinsky observou que as formas e cores abstratas se dirigem mais a nossa percepção sensível do que a nossa percepção intelectual. Ele inova nos meio artísticos que faz com que as artistas deixem de depender da figura exata e perfeccionista. Joan Miró(1893-1983),era espanhol, artista integrante do movimento surrealista, mas tinha uma linguagem mais simples. Miró deixou-se influenciar por todas as correntes de arte com que tomou contato. Ele utilizava muita as cores, as formas, as manchas, e alguma de suas pinturas eram imaginárias. Em 1976, ele incrustou no pavimento da avenida de Rambla o mosaico circular Pla de l’Os. Seus últimos trabalhos eram referentes a pontos, linhas, alguns símbolos, também tinham a ausência de cores, dando espaço para o preto e o branco. Portanto é possível concluir que a arte abstrata foi uma grande inovação para uma civilização que antes estava acostumada a apenas representar na pintura a realidade mais real possível.A utilização do abstrato pelos primeiros artistas fez com que a arte se espalhasse e criou uma oportunidade diferenciada de expressão.
0 notes
alguma-url-ai-blog · 11 years ago
Text
(01 de novembro de 2013)
Tecidos muscular e nervoso 
                                              Sumário
Introdução _________________________________________ Tecidos muscular e nervoso ____________________________  O tenista Rafael Nadal_________________________________ “Backhand”__________________________________________ Hábitos Saudáveis __________________________________ Conclusão ___________________________________________ Referências _______________________________________ Anexos _____________________________________________
                                             Introdução 
Este trabalho apresentará o conceito dos tecidos muscular e nervoso, dando sua organização e função no corpo humano. Mostrará também o atleta escolhido (Rafael Nadal) para servir como analise de identificação de músculos mais utilizados por um tenista. Também, um movimento no tênis e os músculos e nervos utilizados nele. Além de mostrar os hábitos alimentícios saudáveis para que um atleta de sua modalidade seguir.
                                       Tecido muscular
   O tecido muscular é formado por células especializadas em realizar contrações. Suas células são alongadas, multinucleadas ou não, contendo em seu citoplasma grandes quantidades de filamentos de proteína contraível, dentre eles os principais: actina e miosina. É um tecido altamente vascularizado e inervado, sendo grande consumidor de energia e produtor de calor. Suas células têm origem mesodérmica, sendo alongadas e produzindo filamentos contraíveis. São estes filamentos que, consumindo energia proveniente da quebra de ATP, contraem-se, deslizando-se uns sobre os outros. O tecido muscular pode ser de três tipos: tecido muscular liso, tecido muscular estriado esquelético e tecido muscular estriado cardíaco.     O músculo estriado esquelético está preso ao nosso esqueleto através dos tendões e permite a realização de diferentes movimentos, como andar, correr, segurar objetos. Uma contração não ocorre seguida de outra, pois depende de um comando central, ou seja, da vontade do individuo. O Muscular liso é um tecido formado por fibras dispostas paralelamente, com alguma substância intercelular. O tecido muscular liso é encontrado na estrutura dos órgãos ocos como o esôfago.     As células musculares esqueléticas são cilíndricas e longas, contendo um grande número de filamentos de actina e miosina. Ramificações unem uma célula à outra através de uma estrutura permeável ao impulso elétrico chamada disco intercalar. Com isso, a contração do músculo cardíaco é uniforme. As células do músculo estriado cardíaco, são encontradas apenas no coração. Possui células longas, cilíndricas e estriadas, porém são ramificadas.
                                            Tecido nervoso O tecido nervoso possibilita comandar as diversas partes do organismo de forma rápida e prática. O tecido é composto por neurônios, que são células especializadas na condução de impulsos elétricos. Essa célula é dividida em três partes distintas: Corpo celular: é a parte onde ficam o núcleo e diversas organelas, como mitocôndrias, que irão produzir algumas substâncias importantes e energia para o funcionamento correto da célula. Dendritos: são várias pequenas ramificações que saem do corpo celular, e funcionam como “antenas”, para captar sinais elétricos e retransmiti-los através do axônio. Axônio: se conecta à outros neurônios ou à células de outros tecidos, como músculos, glândulas, etc. Em torno do axônio geralmente são formadas as “bainhas de mielina”, compostas de células especializadas (células de Schwann), que são películas contendo material lipídico. Essa bainha faz com que o transporte de impulsos elétricos seja mais rápido. Os neurônios podem ser divididos em três tipos: Neurônios receptores São os neurônios encarregados de captarem informações diretamente das células sensoriais, como aquelas que compôem a retina (olho), o ouvido, tato, a língua, etc. Neurônios de conexão ou mistos Fazem a conexão entre dois neurônios. Recebe informação pelo dendrito, e a repassa à célula nervosa seguinte usando o axônio.  Neurônios efetores São os neurônios que recebem as informações do cérebro e as repassam para os músculos, glândulas, etc.
                                  O tenista Rafael Nadal 
O jogador de tênis Rafael Nadal, como todos os outros tenistas, utiliza os músculos: Trapézio, deltoide anterior e posterior, peitoral maior, bíceps, tríceps, supinadores e pronadores do antebraço, equilibradores do quadril, quadríceps, panturrilha; e os músculos de suporte: Serrátil anterior, isquiotibiais (posterior da coxa), abdome, latissimus dorsi, para praticar suas jogadas. As principais lesões no tênis são: estiramento dos adutores, reto femural, isquitibiais, entorse de tornozelo e ocasionalmente lesão meniscal. A “canelite” e a síndrome do estresse tibial medial podem ocorrer em tenistas que mudam seus hábitos de treinos. Os tenistas podem reclamar também de fasceíte plantar, calos e bolhas (mãos e pés). Bolhas são mais comuns durante os tempos quentes e úmidos, com calçado novo, ou deslizamento do pé no calçado em superfícies de alta fricção (quadra dura). O golpe mais associado com lesões no tênis é o saque, geralmente também considerado o mais importante golpe no jogo. Este é o mais agressivo dos golpes e requere movimento integrado das pernas, tronco e braços para minimizar riscos de lesões e maximizar performance. As forças de reação do solo são transmitidas para a coluna pelos joelhos e quadris, forçando a lordose e rotação externa do ombro. Músculos como o reto abdominal, oblíquos internos e oblíquos externos flexionam e rodam a coluna no saque. A fáscia toracolombar age como ponto de origem para múltiplos músculos paravertebrais que contraem excentricamente para desacelerar a flexão da coluna. Como resultado disso temos: estiramento do reto abdominal, músculo paravertebrais e lesão miofascial toracolombar. A força de rotação axial e flexão lateral também pode produzir hérnia discal. A espondilólise ocorre ocasionalmente em tenistas, presumidamente devido a hiperextensão repetitiva. A disfunção da articulação sacroilíaca é relativamente comum em tenistas, sendo o mecanismo mais comum o salto durante o saque, saltar sobre um membro pode causar uma translação pélvica e uma flexão/rotação da coluna em uma rotação interna do fêmur. Fratura por estresse da articulação sacroilíaca também é possível de ocorrer nos atletas.
                                            “Backhand” 
No movimento denominado no tênis de backhand consiste em golpear a bola com o lado inverso. Ou seja, o lado contrário onde o jogador segura a raquete, se o jogador for canhoto o backhand acontecerá no lado direito. Para a realização desse movimento é necessário o uso da visão, utilizando os músculos extraoculares (seis músculos que controlam o movimento do olho, dependendo da posição do olho) e o nervo óptico, um dos doze pares cranianos do cérebro que determinam funções motoras, sensitivas ou ambas, que visualiza o objeto através da luz projetada nele, definindo seu tamanho, forma e cor. Utilizando os Neurônios receptores para isso. Em um backhand pode ser utilizado uma ou duas mãos, no caso, o lado inverso é tecnicamente mais fraco por não ser o braço habitual. Nesse caso o jogador iria utilizar o tríceps, músculo anterior do ombro e o grande dorsal. Além do músculo infraespinhal (chamado também de músculo do tenista), que dá suporte e mantém estável a articulação do ombro, sendo um músculo rotativo. Portanto o tecido muscular mais utilizado é o estriado esquelético que permite com que o atleta se desloque e flexione sua raquete. O conjunto de nervos utilizados no braço são chamados de Plexo Braquial. Nesse movimento são utilizados principalmente o nervo axilar, musculocutâneo, mediano, ulnar e o radial. Usando os neurônios efetores que enviam as informações para o cérebro permitindo, por exemplo, de realizar ações, como se mexer.
                                        Hábitos saudáveis 
Todo tenista precisa ter uma alimentação saudável, que priorize o fortalecimento dos músculos e que o ajude a ter bastante energia. Como todo atleta, o tenista, tem uma alimentação rica em vitaminas. Rafael Nadal procura fazer pequenas refeições de 3 em 3 horas, para renovar as energias e não correr o risco de uma contusão. Além de toda essa dieta cheia de vitaminas, Rafael tenta tomar muita água, principalmente pelo fato de ficar exposto ao sol por períodos muito longos. Assim, concluímos que Rafael Nadal prioriza uma alimentação saudável, rica em vitaminas e muita água, fazendo que ele tenha disposição o dia inteiro e corra menos riscos de contusões.
                                                 Conclusão 
Portanto é possível concluir que o tecido muscular é dividido em três partes, que são: tecido muscular liso, tecido muscular estriado esquelético e tecido muscular estriado cardíaco. E o tecido nervoso é composto pelos neurônios, que estes são divididos em três tipos. Também identificamos que o tenista Rafael Nadal precisa beber muita água, além de vitaminas e outros alimentos para conseguir ter disposição na hora do jogo. Conclui se também que as lesões mais comuns para um tenista são referentes ao braço, os joelhos e a região do quadril, pois são as áreas utilizadas para praticar o esporte. Além disso, percebesse que para um tenista praticar o backhand, uma das principais jogadas, será necessário mover uma série de músculos e nervos do braço, além de utilizar a visão.
                                         Referencia 
___________. Simulador: Zigote body. Disponível em:< http://playmagem.com.br/3d.html>. Acesso em 29 de Outubro de 2013.
_________. Músculos extraoculares. Disponível em:<http://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%BAsculos_extraoculares>. Acesso em 16 de Outubro de 2013.
SALLEM, Flávio. Os nervos do braço. Disponível em:< http://neuroinformacao.blogspot.com.br/2012/02/nervos-do-braco.html>. Acesso em 16 de Outubro de 2013.
_________. O que é o nervo óptico. Disponível em:< http://www.lotteneyes.com.br/glossario-nervo-optico/>. Acesso em 16 de Outubro de 2013.
SAMUELS, Dave. Músculos usados no tênis. Disponível em:< http://www.ehow.com.br/musculos-usados-tenis-lista_14781/>. Acesso em 16 de Outubro de 2013.
_________. Músculo do tenista. Disponível em:< http://www.personalsandro.com/2013/01/musculo-do-tenista.html>. Acesso em 16 de Outubro de 2013.
TAKAHASHI, Ricardo. O Tênis e a prevenção de lesões. Disponível em:< http://www.ricardotakahashi.com.br/lesoestenis.html>. Acesso em 20 de Outubro de 2013.
_________. Tecido nervoso. Disponível em:< http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Histologia/epitelio27.php>. Acesso em 16 de Outubro de 2013.
GIFFONI, Augustus. Tecidos Musculares e tecido Nervoso. Disponível em:< http://biologiaconcursos.blogspot.com.br/2011/04/tecidos-musculares-e-tecido-nervoso.html>. Acesso em 16 de Outubro de 2013.
_________. Tecido muscular. Disponível em:< http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Corpo/Organizacao3.php>. Acesso em 16 de Outubro de 2013. TANK, Patrick; GEST, Thomas. Atlas interativo de anatomia humana. Artmed Editora.2009.
1 note · View note
alguma-url-ai-blog · 11 years ago
Text
(02 de Abril de 2013)
                                 Ateísmo
                                                     Sumário 1.Introdução........................... 2.História do Ateísmo..... 3.Líderes do Ateísmo no Brasil........................... 4.Conclusão.......................... 5. Anexos ................................................... 6.Referencias..........................................................
                                         Introdução
Este trabalho tende a mostrar a origem do ateísmo, sua repercussão a partir dos anos impulsionada por alguns pensadores da época (principalmente durante os anos da idade média, do iluminismo e da modernidade), e os avanços da compreensão sobre o ateísmo. Também mostrará os principais líderes defensores desse movimento no Brasil, que muitas vezes sofre preconceitos sobre sua forma de pensar.
                                   História do Ateísmo
Ateísmo é falta da crença ou negação da existência de deus(es).Ateus vem do grego, Atheos que significa a ausência de divindades(a= não/ausência ;theos= divindade).Pela falta de um deus, os ateus assumem a responsabilidade total pelo seu destino, e suas questões éticas são determinada a partir de seus objetivos e preocupações diárias. Antigamente o ateísmo era considerado uma ofensa, um xingamento as posições religiosas de alguém. Por exemplo, os primeiros cristões era considerados ateus por negarem as divindades romanas. No mundo ocidental o ateísmo era a negação do teísmo. E em outras religiões orientais como o budismo theravada e o jainismo são consideradas crenças ateístas, mesmo na teoricamente não sendo, já que elas negam a existência de um Deus superior que criou o Universo, mas acreditam na existência de deuses inferiores. Os Ateus justificam sua posição principalmente em relação a argumentos da existência de Deus, ou também sobre a existência do mal, tornando Deus improvável, pois não explica de uma forma coerente a existência do mal, como o sofrimento de alguém inocente. Muitos pensadores dizem que a existência do ateísmo se deu principalmente por causa do cristianismo. Mesmo na Idade Média, uma época onde o cristianismo era muito forte, surgiu alguns pensadores que questionavam os princípios da fé cristã, porém não citando o ateísmo propriamente dito. Um exemplo deles seria o monge alemão Otlão de Santo Emerano(do séc.XI) e santo Anselmo de Cantuária(1033-1109) Oficialmente o ateísmo começou a ser analisado no século XVII, quando Pierre Bayle (1647-1706) publicou seu livro “Pensamentos diversos sobre o cometa” em 1683.No livro ele negou a imoral relacionada aos ateístas e desfez a união pretensiosa de religião com a virtude. Ele demonstrou que a sociedade pode ser formada por ateus (sendo até mais eficaz), na visão tanto politica quanto ética. No século XVIII (no início do iluminismo francês) o ateísmo começou a ser visto com mais consideração e ganhou o seu registro conceitual e filosófico. O principal autor disso foi o padre Jean Meslier(1664-1729)a qual seu ateísmo surgi principalmente contra o cristianismo. Ele acreditava que os deuses (principalmente o deus judaico-cristão) eram invenções feitas pera enganar as pessoas ignorantes e iludidas. Para Meslier, a matéria era a única substancia do universo (isso é chamado de materialista), ou seja, a alma seria a manifestações corporais, que envolveria cérebro, sistema respiratório e circulatório, ou seja, o corpo em ação. No iluminismo existiram três principais pensadores significativos, são eles: Voltaire, Diderot e D’Holbach. Diderot foi companheiro de D’Holbach, a qual trocou teorias. Ele nasceu em uma família muito religiosa e dedicou sua vida seguindo na formação jesuíta, estudou para ser teólogo, mas mais tarde percebeu o gosto pela vida mundana, valorizando as paixões. Logo ele se tornou ateu(e anti-cristianismo)e materialista (com os mesmos pensamentos sobre a alma que Meslier). Ele acreditava que os ateus teriam consciência do certo e do errado pois eles estão perante a punições das leis. Voltaire(1694-1778) era um escritor, ele também era deísta, ou seja, ele era anti-cristianismo, mas acreditava em Deus. Portanto não era ateísta. Na sua frase ele explica isso “Se Deus não existisse teria de ser inventado“. Ele usou suas obras para expressar sua contradição à igreja católica. Ele também criticou a fé e dizia que o homem deveria resolver seus próprios problemas. D’Holdbach (1723-1789) questiona a teologia, principalmente sobre um Deus vingador, que construiu o mal e o inferno, criticando a igreja. Ele consolida o raciocínio e o materialismo ateu. D’Holdbach era ateu declarado e anti-cristianismo, porém seu ateísmo é circunstancial, ou seja, não se mostra tanta a falta de fé em deus em alguns momentos. Basicamente, nas suas escritas, ele cria certo sentimento a religião em relação a natureza. Na modernidade entre o século XX, o filósofo Emil Cioran (1911-1995) dizia “Sem Deus tudo é nada; e Deus? Nada supremo”. Ou seja, Deus seria uma fábula que os homens seguem para garantir sua estabilidade pessoal, sendo de certa forma para preencher o vazio que os homens não conseguem justificar. Quando o indivíduo percebe que Deus não seria real, tudo que ele já acreditou seria um nada. Tempos depois Karl Marx, se inspirou em Voltaire, Diderot e D’Holbach, e criou sua hipótese, para ele o ateísmo era o total desaparecimento de religiosidade. A única realidade é a “produção”. Nesse contesto Deus não existiria porque não tem necessidade de sua existência, já que com o fim das classes, as pessoas não precisariam se agarrar a existência de deus. Esse pensamento gerou grande influencia para o que é conhecido hoje como comunismo (que tem outros conceitos, porém sem importância nesta pesquisa).
                        Líderes do Ateísmo no Brasil
No Brasil, não existe alguém com as características e ações necessárias para ser considerado um líder, porém há pessoas influentes que discutem sobre esse assunto como o Drauzio Varella. Entretanto, foi se criada uma associação a qual pode ser considerada como uma “liderança”. A Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos(ATEA) criada em 31 de agosto de 2008,por Daniel Sottomaior, Alfredo Spínola e Maurício Palazzuoli, é uma entidade criada com a necessidade crescente de ateus que lutam principalmente contra descriminação que acontece entre eles. A ATEA é uma associação sem fins lucrativos que busca promover o ateísmo e o agnosticismo na busca de seu espaço social. Seus principais objetivos são: Defender os direitos e interesses de ateus e agnósticos em todo território nacional. Combater o preconceito e a desinformação sobre o ateísmo e o agnosticismo. Auxiliar a autoafirmação dos ateus e agnósticos. Promover sistemas éticos seculares. Apontar o ateísmo e o agnosticismo como caminhos filosóficos viáveis, consistente e morais. Promover o pensamento crítico e o método científico. Entre outros objetivos.
                                             Conclusão Portanto é possível concluir que o ateísmo(a falta de crença em Deuses) não se criou em um determino ano, ele foi se desenvolvendo a partir dos tempos por pensamentos que questionavam principalmente o cristianismo. Notando que os pensadores que discutiam sobre o ateísmo tinham opiniões diferentes entre si. Também percebesse a importância da “Atea” pro Brasil, principalmente na defensa da liberdade de expressão dos cidadãos que de certa forma são contra a uma religião e tem uma filosofia de vida diferente das dos outros. Devesse ressaltar também que a formação do comunismo de certa forma tem ligação com o ateísmo, mas não necessariamente o ateísmo tem ligação com o comunismo, portanto os conflitos já existentes deste não devem ser levados em conta pelo ateísmo. Os pensamentos ateístas não influenciaram as mortes, mas sim, os pensamentos individuais dos militantes.
                                       Referencias
ROSSETTI. A história do ateísmo e sua digressão com o regime comunista. Disponível em : < http://netnature.wordpress.com/2011/06/18/a-historia-do-ateismo-e-sua-digressao-com-o-regime-comunista/ > Acesso em: 29 de Março de 2013.
MARTIN, Michael. Ateísmo. Disponível em: <http://ateus.net/artigos/ateismo/ateismo/ >.Acesso em: 29 de Março de 2013.
ROCHA, Alex. Ateísmo e Religião. Disponível em: < http://www.cppc.org.br/index.php?option=com_content&task=view&id=346&Itemid=123 >. Acesso em: 29 de Março de 2013.
___________.ATEA. Disponível em: < http://www.atea.org.br/ >.Acesso em: 29 de Março de 2013.
1 note · View note
alguma-url-ai-blog · 11 years ago
Text
Átomo (surgimento)
Os filósofos gregos(Demócrito e Leucipo) acreditavam que toda matéria é formada por partículas bem pequenas chamadas de átomos. Porém filósofos muito influentes na época dispensaram essa conclusão e então a ideia foi esquecida até ser relembrada em 1650 pelo filosofo francês Pierre Cassendi .
John Dalton(bola de bilhar)-1808: Ele acreditava que o átomo eram partículas pequenas, indivisíveis, indestrutíveis, e maciças. Após um tempo a teoria atômica surgiu depois de Dalton estudar sobre. As características do átomo para ele eram: - “Toda matéria é composta por minúsculas partículas chamadas átomos”. -“Os átomos de um determinado elemento são idênticos em massa e apresentam as mesmas propriedades químicas”. -“Átomos de diferentes elementos apresentam massa e propriedades diferentes”. -“Átomos são permanentes e indivisíveis, não podendo ser criados e nem destruídos”. -“As reações químicas correspondem a uma reorganização de átomos”. - “Os compostos são formados pela combinação de átomos de elementos diferentes em proporções fixas”. Thomson(pudim de passas)-1897: Thomson pesquisou sobre os raios catódicos e baseado neles ele os aprofundou em seus experimentos. Esses raios seriam partículas carregadas de energia elétrica no átomo. O átomo de Thomson era constituído por cargas positivas e negativas que estariam uniformemente distribuídas, a qual sua carga elétrica no geral seria nula.
Rutherford(sistema planetário)-1908: Para aprofundar mais os estudos sobre átomos Rutherford foi pra Inglaterra, e com a ajuda de Thomson desenvolveu estudos. Seus estudos foram constituídos através de experimentos: ele bombardeou uma fina lâmina de ouro com partículas alfa. E percebeu que algumas partículas atravessavam a lâmina sofrendo desvios (repulsão de cargas positivas com o núcleo),outras passavam normalmente sem se desviar(região vazia),e poucas partículas batiam na lamina e voltavam(o núcleo que é pequeno e denso). Ele conclui que o átomo possui um pequeno núcleo e uma grande região vazia. Portanto as características do átomo de Rutherford eram: - No núcleo se encontrava as cargas positivas e na eletrosfera (a parte “vazia”) as cargas negativas em volta. Bohr: Aprofundando-se ao modelo de Rutherford, Bohr completou dizendo tais conclusões: -Na eletrosfera, os elétrons estão sempre em órbitas circulares ao redor do núcleo, chamadas de camadas ou níveis de energia. - Cada camada ocupada por um elétron possui um valor determinado de energia. -Os elétrons só podem ocupar os níveis que tenham uma determinada quantidade de energia(como um limite).
0 notes
alguma-url-ai-blog · 11 years ago
Text
Bárbaros Germânicos
1-Caracterizar os povos bárbaros germânicos:
A palavra “Bárbaros” era utilizada para designar todos aqueles que não compartilhavam a cultura e a língua romana, estrangeiros. Os bárbaros germânicos habitavam o centro e o norte da Europa. Os rios Reno e Danúbio eram como fronteiras que separavam das cidades romanas.
A organização social dos bárbaros se baseava em um clã formado por famílias ligadas entre si por parentesco. A instituição mais importante era a Assembleia de Guerreiros. Cada tribo bárbara era liderada por um chefe militar escolhido pela Assembleia de Guerreiros. A coragem e a bravura eram atributos importantes na escolha do novo líder. A economia era voltada para a agricultura, como o cultivo de trigo, feijão, cevada, ervilha, a criação de gado e a pesca, porém os bárbaros também utilizavam as guerras como forma de adquirir alimentos e riquezas, as pilhagens. Eles eram fascinados pelas guerras, um exemplo disso é o fato das divindades veneradas por eles serem ligadas, grande parte, na guerra. Eles eram politeístas, com culto aos ancestrais e as forças da natureza. As suas principais divindades eram: Odin, deus dos guerreiros, Thor, deus do trovão e Freya, deusa do amor. Eles acreditavam que apenas os guerreiros mortos em combate iriam para a Valhala, o paraíso. Junto com o processo de invasão e formação dos reinos bárbaros, a cultura romana adquiriu características dos bárbaros, do mesmo modo que os bárbaros adquiriram traços da cultura romana, por exemplo, na organização política. Eles que tinham organização tribal, adotaram parcialmente a instituição monárquica, além de alguns mecanismos e normas de administração romana. Muitos povos bárbaros também adotaram o latim como língua oficial. E os novos reinos convertiam se ao catolicismo e aceitaram a autoridade da Igreja Católica.
2-Caracterize um dos povos bárbaros que tiveram êxito:
Os Visigodos eram uma das partes que os godos se dividiram. Os Godos são um povo germânico de origem Escandinava que surgiu em torno do ano 200. Após a queda do Império Romano do Ocidente, os visigodos tiveram importância na península ibérica, substituindo o domínio romano de uma parte da Hispânia, dentro de 418 à 711, até a invasão mulçumana que substituirá pelo reinado de Al-Andaluz. Os visigodos foram o único povo a fundar cidades na Europa ocidental após a queda do Império romano. Eles também criaram o Direito visigótico, com o código legal que foi base da legislação utilizada na ibérica cristã após seu reinado. Os Visigodos absorveram muitas características dos romanos, como é o caso do direito. O Direito Visigótico é uma reunião jurídica e cultural da forma de pensar dos romanos.
Os Visigodos percorreram um caminho na Europa que começou nos Bálcãs por volta do século IV e, logo após, avançaram pela Itália. Sob a ameaça dos hunos, os romanos os ajudaram, obtendo um grande contato entre as culturas. Em retribuição, os visigodos prestaram ajudas aos romanos. Porém mais tarde, a aliança foi quebrada tendo os visigodos saqueando Roma. Eles Avançaram pela Itália, e saquearam Roma sob o comando de Alarico I, em 410. Nos anos seguintes, o rei visigodo Ataúlfo estabeleceu-se, com seu povo, no sul da Gália (atual França) e na Hispânia (península Ibérica) e, em 418, firmou com o imperador bizantino Constâncio um tratado pelo qual os visigodos se fixavam como aliados na Gália. Constituíram o Reino Visigodo de Toulouse, consolidando Teodorico I, entre 418 a 507. Antes de conquistar o domínio de toda a península ibérica, eles enfrentaram os suevos, alanos e vândalos, outros grupos germânicos que haviam ocupada a região antes deles. Durante o século V, surgiu um novo reinado, o Reino de Toleto continuando a sua emigração para ocidente, os Visigodos chegaram à Trácia, à Macedónia, à Acaia,à Dalmácia, à Itália, à Narbonense e à Aquitânia. Em 624, dominavam já toda a Península Ibérica. Os Visigodos acabaram por ser cristianizado, num processo em que teve papel principal o bispo Ulfila, que conhecia a língua dos Godos e traduziu a Bíblia para língua gótica. O reino visigodo não chegou a atingir a estabilidade política pretendida. Na verdade, as lutas políticas foram um obstáculo ao desenvolvimento do comércio e da indústria. A agricultura, contudo, era uma grande preocupação, bem como a criação de gado. O rei visigodo era também o chefe máximo do exército, que se encontrava dividido em tiufados, comandados por um duque ou um conde. Construíram várias igrejas, reutilizando materiais romanos, usando como principal técnica decorativa o baixo-relevo.
3- Descrever e explicar as duas ondas de invasões bárbaras e sua influência na queda do Império romano:
A desordem política e a aumento do cristianismo foram dois fatores que, somados às Invasões Bárbaras, foram responsáveis pela crise do Império Romano. Terras férteis e clima ameno também foram fatores que interessaram povos vizinhos. A formação de um vasto império proporcionou aos romanos uma série de dificuldades ligadas aos limites territoriais com outros povos europeus.
Inicialmente, a aproximação entre os romanos e bárbaros ocorreu de maneira pacífica ao longo da fronteira natural estabelecida pelo Rio Reno. No século XII a.C., a tentativa de expansão dos territórios romanos estabeleceu o envio de tropas para as imediações do rio Elba. Tal ação poderia ser o primeiro passo para que o Império Romano pudesse estabelecer novos domínios na Germânia. Contudo, os povos dessa região acabaram impondo a fronteira romana para trás do rio Reno.
Dado o colapso da estrutura militar e as constantes guerras civis, alguns germânicos eram contratados para realizar a guarda pessoal dos imperadores tendo o direito de ir morar na região. Esses povos que habitavam a fronteira foram reconhecidos como federados, tendo a função de evitar que outros povos estrangeiros adentrassem os domínios romanos. Entretanto, no momento que os hunos atacaram germânicas, a entrada de estrangeiros se intensificou. Porém muitos dos povos, como os visigodos, passaram a aparentar ameaças para o Império Romano tentando controlar politicamente a região, além de praticarem saques, contribuindo para o enfraquecimento do Império. Nos séculos IV e V, o Império Romano já não conseguia conter a pressão dos povos bárbaros 
que cobiçavam as riquezase as suas terras. Dessa maneira o Império ia se mostrando cada vez mais desfigurado e fragilizado.
Os visigodos acabaram conquistaram a península ibérica e a gália. Os vândalos conquistaram o norte da África, formando seu reino com a capital em Cartago. Em 455, aproveitaram de seu fortalecimento econômico e militar para saquear a cidade de Roma. Os francos conquistaram um pedaço da Gália e, os Anglo e Saxões conquistaram a ilha de Bretanha. Com a invasão dos hérulos, em 476, houve a deposição do último imperador romano, Rômulo Augusto, que já tinha descendência germânica.
0 notes
alguma-url-ai-blog · 11 years ago
Text
Bioética
É a ética aplicada à vida, um conjunto de pesquisas, discursos e práticas com a finalidade de esclarecer e resolver questões éticas(positivas e negativas) geradas pelo avanço da medicina e da biologia, ou seja, a fim de fazer com que a ciência não utilize indiscriminadamente as novas tecnologias, mas somente apenas após possuir o conhecimento e a sabedoria suficientes para utilizá-las em benefício da humanidade. A bioética, portanto, tem forte ligação com a filosofia e considera a responsabilidade moral dos cientistas em suas pesquisas e práticas. Entre os temas abordados estão:
O aborto;
a eutanásia;
os transgênicos(extraímos DNA de um organismo e o introduzimos em um outro, com o objetivo de conseguirmos nos aproveitar dos benefícios de um eventual resultado positivo);
a fertilização in vitro;
a clonagem e 
os testes com animais.
Esses debates, que também podem ocorrer na Câmara dos Deputados quando está em pauta um projeto como a legalização do aborto, por exemplo, servem para que a sociedade tome posição sobre temas novos que vêm surgindo com a evolução da ciência.
1 note · View note
alguma-url-ai-blog · 11 years ago
Text
Analise(em formas de perguntas) do livro Pó de parede de Carol Bensimon
1-O que supostamente simboliza o “pó” na obra de Carol B.?
O pó representaria o uma coisa antiga, que por um tempo foi esquecida e deixada de lado. Então o pó seria, as coisas que foram deixadas para trás, como por exemplo, o pensamento, a ingenuidade, a opinião(que mudou),as dificuldades...
2-Bucar referencia biobibliográfica da autora:
*dados pessoas: Carol Bensimon (Porto Alegre, 22 de agosto de 1982) é uma escritora brasileira. Entre setembro de 2008 e setembro de 2010, morou em Paris, mas atualmente está de volta a Porto Alegre. Às vezes colabora com a imprensa, às vezes publica um conto, às vezes traduz alguma coisa. Quinzenalmente, colabora com o blog da Companhia das Letras. *dados acadêmicos: Fez um mestrado em Teoria Literária na PUC-RS e estava em Paris fazendo doutorado em Literatura Comparada na Sorbonne Nouvelle. 
Ao viajar para Paris com intuito de dar inicio aos estudos do doutorado em Literatura Comparada começa escrever no blog Paris, onde narra suas aventuras cotidianas em Paris.  *dados editorias :A fase pré-escritora começou com seu antigo blog Kevin Arnold Para Dois onde narrava episódios de sua vida.:Publicou contos nas revistas Ficções, Ficção de Polpa e Bravo!, assim como no jornal Zero Hora. Seu primeiro livro foi Pó de Parede (Não Editora, 2008), reunindo três novelas,foi finalista do Açorianos e ganhou o Gauchão de Literatura. Em 2009, depois de receber uma bolsa de estímulo à criação literária da Funarte, escreveu Sinuca embaixo d'água, publicado pela Companhia das Letras. O livro foi um dos finalistas do Prêmio São Paulo de Literatura na categoria Autor Estreante e do Prêmio Jabuti de 2010 na categoria Romance,e prêmio Bravo!. Foi uma das autoras incluídas na coletânea Histórias femininas, publicada pela editora Scipione em 2011. O livro reuniu contos de autoras contemporâneas. 2011: saiu um conto no quarto volume da série Ficção de Polpa (Não Editora), dedicado ao gênero policial. Bensimon foi selecionado em 2012 como um dos 20 melhores jovens escritores da revista britânica Granta, "que indica os nomes que irão construir o mapa da literatura brasileira". No Brasil a revista é publicada pelo selo Alfaguara, que pertence à editora Objetiva. Traduziu alguns quadrinhos. Três Sombras e Na Colônia Penal saíram pela Companhia das Letras. Quando Eu Cresci, pela Ática. Está escrevendo um novo romance, mas não sabe quando vai acabar(se chama faísca).
3-Buscar um trecho da obra e explicar com as suas palavras.
“Ia descer a rua, entrar em casa e tomar um chá no jardim, e pensou como seria bom se ainda houvesse dancinhas, se ainda houvesse dancinhas possíveis, e que vida difícil era essa que nos fazia entender as coisas só quando saíamos do lugar”.A caixa. Ela percebeu que as coisas mudaram, sentiu saudade dos tempos antigos porque quando cresceu percebeu que as coisas eram mais difíceis e complicadas do que esperava. Ela percebeu que as pessoas só percebem a importância de algo quando deixa de ter aquilo.
4-Termina a história da novela Capitão Capivara
...e ela abriu, na minha frente vi uma cama desarrumada, com lençóis ao chão e o travesseiro em cima do criado-mudo. Gritei Olá, ninguém respondeu, bati na porta e o silencio permaneceu. Atravessei a porta com o chão rangendo, olhando para o lado ainda esperando que alguém viesse me cumprimentar. E em uma dessas olhadas, percebi que um vaso de flores estava quebrado no chão, e entre os cacos um bloco de folhas. Peguei o bloco e li em cima, Carlo Bueno. Gritei outra vez, mas as coisas continuaram na mesma, o único barulho era da minha respiração e dos pássaros lá fora. Comecei a ler os papeis. Nele contava a história semelhante com a de Pati, mas com uma diferença, no final dizia que ela morria, junto ao escritor que tinha um caso. O intrigante era que tinha até uma parte esquisita que relata o que acabou de acontecer comigo, “[...]a menina de fantasia andando na escuridão. Não havia criança ali, só havia o ódio por ela, a culpa colocada na pessoa errada(pois na verdade a culpada era a sua própria ignorância), e a menina de fantasia sendo humilhada injustamente. Então saiu desesperada. [...] o veneno verde mas quando separado quase incolor começava a fazer efeito. Primeiro na mulher que com um gemido se foi, depois no escritor que se foi no silencio. E, de novo, injustamente a menina de fantasia é que vai sofrer, lugar errada, hora errada, declaram lhe culpada.”. Ouvi um barulho de cascalho caindo, mas quando me virei foi tarde demais, Edgar já estava atrás de mim com o olhar preso nos papeis. Logo arrancou da minha mão e ficou esperando uma pergunta. Logo perguntei, “eles já morreram?”. Ela não respondeu, mas falou: -Essa casa é minha, mas isso não é meu. O doutor escreveu e falou para eu publicar isso, me deu todo o seu dinheiro e com ele eu fiquei pensando em sair daqui ir para outro lugar, onde eu posso entrar nas piscinas ao invés de limpa-las. Ele disse que ia ser um ótimo livro, que ia vender muito e que eu ia ganhar muito dinheiro. -Ele começou choramingar.- Foge com meu carro, saia daqui. Não falei nada apenas obedeci. Capitão Capivara com seus olhos de plástico e seu grande sorriso simpatico acabará de se tornar um assassino fugitivo, e pior, nem ele sabia disso.
5-Falta céu-explique o porque dessa metáfora, e o que tem haver com o todo da história?
É contada na história que na construção do condomínio, eles [os responsável pela obra] retiram toda verdadeira essência do lugar, ou transformam coisas simples em algo grandioso, ou colocam coisas que não fazem parte do lugar (como os macacos), ou seja, o condomínio vira algo artificial, mentiroso e grandioso. O céu significaria o natural, o verdadeiro. Então quando o fotografo fala que falto céu poderia significar que faltou algo que realmente era dali, daquele lugar. 6-A família em a caixa é representada de que forma? Qual é a sua opinião sobre esse tipo de constituição família? Uma família convencional. Pais que viviam ainda nos tempos antigos com um estilo excêntrico, que podem até ser chamados de hippes. Pelo que mostra no livro, eles eram felizes: dançavam, riam... viviam intensamente. De certo modo esse tipo de família “animada” é bom para que a vida não seja algo monótono, para que seja possível viver. Mas de certa forma, desprepara o filho para o mundo real, que nem sempre é feliz.
7-De outro título para a obra e justifique.
Do outro lado do Abismo. Porque o abismo seria todas as dificuldades que os personagens principais sofrem. Como no primeiro a Caixa, o desgosto por sua casa que fazia com que todos a tratassem diferente, em Falta Céu o desgosto pela sua cidade, em Capitão Capivara o desejo de ser uma boa escritora. O outro lada seria a conquista, a superação dessas dificuldades.
0 notes
alguma-url-ai-blog · 11 years ago
Text
(05 de Agosto de 2013)
    Copa das Confederações
(História, Copa em 2013 no Brasil, Protestos)
A copa das confederações é um torneio futebolístico realizado a cada quatro anos que serve como teste para Copa do Mundo que acontece em seguida. Com isso, a FIFA (atualmente organizadora do evento) pode avaliar os estádios, a infraestrutura e outros aspectos envolvidos dentro de um evento internacional de futebol como a Copa do Mundo. Aconteceu primeiramente na Arábia Saudita em 1992, onde a disputa era chamada de Copa Rei Fahd(King Fahd Cup) e era disputada a cada 2 anos. Participaram a própria Arábia Saudita além de três outras seleções convidadas: Argentina, Costa do Marfim e Estados Unidos. A final e a semifinal da disputa aconteceram em Riad. A Argentina venceu a competição por 3 a 1 contra a Arábia Saudita. Em 1995, também na Arábia Saudita, aconteceu à segunda edição do torneio, disputada por seis seleções: Arábia Saudita, Argentina, Dinamarca, Japão, México e Nigéria. A Dinamarca venceu derrotando a Argentina por 2 a 0. Em 1997, novamente realizada na Arábia Saudita, a FIFA passou a organizar o torneio e passou a ser chamado de Copa FIFA das Confederações. Nesse ano, o Brasil venceu a competição derrotando a Austrália por 6 x 0.Havia oito seleções com dois grupos com quatro equipes , do mesmo modo que é atualmente. Neste ano os países que participaram eram: Austrália, Arábia Saudita, Brasil, Emirados Árabes Unidos, México, República Tcheca, África do Sul e Uruguai. Em 1999 a copa das confederações passou a ter uma nova sede: o México, tendo ele como vencedor. O EUA ficou com a terceira posição ao vencer por 2 x 0 a Arábia Saudita. O México venceu o Brasil por 4 x 3 ganhando o torneio. As seleções participantes eram a Alemanha, Arábia Saudita, Bolívia, Brasil, Egito, Estados Unidos, México e Nova Zelândia Em 2001 foi determinado que o país sede fosse sempre o anfitrião da Copa do Mundo seguinte. O número de seleções participantes também foi elevado para oito. Neste ano a copa aconteceu no Japão e na Coréia do Sul tendo como vencedora a França. Os países participantes eram: Austrália, Brasil, Camarões, Canadá, França, Japão, México e Coréia do Sul Em 2003 a França venceu. Esse ano foi à única exceção que não aconteceu em tempos exatos ( a cada 4 anos). No segundo tempo do jogo das semifinais em que Camarões jogava contra a Colômbia, o jogador camaronês Marc-Vivien Foé, que jogava no meio-campo, acabou morrendo por um ataque cardíaco. As seleções que participaram da copa desse ano fora: Brasil, Camarões, Colômbia, França, Japão, Nova Zelândia, Turquia e Estados Unidos. Em 2005 a competição passa a acontecer a cada 4 anos. Nesse ano o Brasil venceu o torneio tendo como país sede a Alemanha, que acabou ficando em terceiro lugar com um empate de 3 x 3 com os mexicanos e vitória de 1 x 0 no tempo extra. Os países participantes eram: Argentina, Austrália, Brasil, Alemanha, Grécia, Japão, México e Tunísia Em 2009 o torneio aconteceu na África do sul tendo o Brasil como vencedor. Os países que participaram foram: África do Sul, Itália, Estados Unidos, Brasil, Iraque, Egito, Espanha e Nova Zelândia. E em 2013 o Brasil foi o país sede e também campeão da Copa das confederações desse ano, consagrando se a tetracampeão após vencer a Espanha por 3 x 0 no estádio Maracanã. O campeonato reuniu seleções que possuem 12 títulos mundiais: cinco do Brasil, quatro da Itália, dois do Uruguai e um da Espanha. O Brasil teve cinco jogas na qual venceu os cinco com um total de 14 gols feitos e 3 recebidos. O Brasil é o maior campeão desta competição com 4 títulos(1997,2005,2009 e 2013), em seguida a França com 2 títulos(2003 e 2001).E México(1999), Dinamarca(1995) e Argentina(1992) com 1 título cada.
                                            Curiosidades
-A Republica Tcheca foi a seleção que mais ganhou cartões (14 cartões amarelos e 1 vermelho) no ano de 1997, depois vem a Alemanha com 13 cartões amarelos e 1 vermelho em 2005 e em terceiro lugar a Austrália com 13 cartões amarelos em 2001 -A melhor sequencia de gols foi do jogo do Brasil contra a Arábia saudita, que perdeu por 8 x 2 em 1999 -O jogador que mais fez gols em uma só edição foi Romário com 7 gols em 1997. - O público de 2013 no Brasil foi recorde entre todas as edições: 805 mil pessoas foram ao estádio, média de mais de 50 mil por partida. Na África do Sul e Alemanha a média foi de 36 mil por partida com público total de 590 mil pessoas.
      Copa das Confederações de 2013 realizada no Brasil
O anuncio de que o Brasil ia ser o país sede da Copa do Mundo e, portanto, automaticamente também, da copa das confederações aconteceu 6 anos antes. O Estágio Mané Garrincha (Brasília) iniciou o torneio, na qual o Brasil venceu 3 a 0 contra o Japão. O Brasil também competiu do grupo A o México, com o placar de 2 x 0 para o Brasil. No grupo B a Espanha conseguiu as três vitórias, contra o Uruguai por 2 x 1, o Taiti por 10 x 0 e a Nigéria por 3 x 0. O Taiti também acabou perdendo para a Celeste por 8 x 0, mas mesmo perdendo eles acabaram ganhando admiradores. O Taiti é uma equipe formada por grande maioria de amadores. Na semifinal, o Brasil ganhou do Uruguai por 2 x 0. E a Itália acabou perdendo para a Espanha a partir da prorrogação nos pênaltis por 7 x 6. Na disputa para o terceiro lugar a Itália ganhou o Uruguai também nos pênaltis. A final aconteceu com a atual bicampeã da Europa e campeão do Mundo, Espanha. A partida aconteceu no Maracanã (Rio de Janeiro) com o placar de 3 a 0 para o Brasil. A seleção era constituída por: Goleiros: Júlio César, Diego Cavalieri e Jefferson Zagueiros: Thiago Silva, David Luiz, Dante e Réver Laterais: Daniel Alves, Marcelo, Filipe Luís e Jean Meio Campo: Fernando, Paulinho, Hernanes, Oscar, Jádson, Luís Gustavo e Lucas Atacantes: Neymar, Fred, Hulk, Bernard e Jô
                                          Protestos
Embalados com os protestos do aumento da passagem dos ônibus coletivos do Brasil, muitos brasileiros saíram da rua para protestar contra a Copa e os autos custos investidos nela. Na cerimonia de abertura aconteceu um protesto no frente do estágio Mané Garrincha, em Brasília dia 15 de junho. O grupo protestava contra o uso de dinheiro público em obras para a Copa do mundo. Dentro do estágio também em forma de protesto milhares de torcedores vaiam contra a presidente Dilma e o presidente da FIFA em seu enunciado. Em 16 de junho no Rio de Janeiro, aconteceu outro protesto com mais de 3 mil pessoas entorno do estágio Maracanã. A estação de metrô São Cristóvão chegou a ser fechada. A policia disparou balas de borracha e bombas de gás lacrimogênio e efeito moral contra os manifestantes. Além do Rio de Janeiro e de Brasília, os protestos também aconteceram em Belo Horizonte (nos dias 17, 20, 22, 26 de junho), em Fortaleza (nos dias 19,23 e 27 de junho) , em Salvador ( nos dias 20 e 22 de junho). Na cerimonia de encerramento, uma mulher e um homem vestidos de “bolas” que faziam parte da apresentação, levantaram um cartaz escrito “Imediata anulação da privatização do Maracanã”. Porém, logo em seguida, eles seguranças retiraram a mensagem da mão deles.
                                          Referencias
________.História da Copa das Confederações. Disponível em:<http://www.copa2014.gov.br/pt-br/confederacoes/historia>.Acesso em 23 de Julho de 2013.
FRANÇA, Ana. Como funciona a Copa das Confederações. Disponível em: <http://esporte.hsw.uol.com.br/copa-das-confederacoes1.htm>. Acesso em 23 de Julho de 2013.
________.História da Copa das Confederações. Disponível em: <http://copadomundo.uol.com.br/infograficos/2013/06/05/historia-da-copa-das-confederacoes.htm > .Acesso em 23 de Julho de 2013.
_______História da Copa das Confederações. Disponível em: <http://www.suapesquisa.com/copa_confederacoes/historia.htm> .Acesso em 23 de Julho de 2013.
_______Protestos na Copa das Confederações. Disponível em: <http://esportes.terra.com.br/infograficos/copa-das-confederacoes-protestos/> .Acesso em 23 de Julho de 2013.
0 notes
alguma-url-ai-blog · 11 years ago
Text
(07 de Novembro de 2013)
Aspectos Romanos e Bárbaros em Nova Petrópolis e Bento Gonçalves
(Arquitetura, alimentação, língua e religião)
                                         Arquitetura
O moinho Colonial Cavichion é de origem italiana, que utilizava a energia cinética. É um moinho funciona pela força da água de um rio que passa através da roda, nisso, movimenta uma série de equipamentos, como um tipo de triturador utilizado para conseguir cereais. Esse método é semelhante ao utilizado hoje em dia nas usinas hidrelétricas para conseguir energia. A palavra “moinho” vem do latim molinum, de molo, que significa moer, no caso triturar cereais e transformaram em farinha. Ele apareceu no século II d. C. com os gregos e romanos. É muito notável nas casas de Nova Petrópolis e Bento Gonçalves o porão nas casas. O porão funcionava em geral como uma cantina, em outros casos servia para armazenar o vinho, ou seja, atividades produtivas ou então até mesmo a instalação hidráulica ficava em uma espécie de porão. Os Bárbaros germânicos utilizavam a cozinha fora de casa, pois acreditavam que havia risco de pegar fogo já que a comida era feita em caldeirão (o focolaro), em lenhas. Os Romanos também utilizavam essa lógica, porém o fogão ficava em uma área publica, pois os plebeus não possuíam cozinhas próprias. Esse fato está presente em algumas casas mais antigas tanto em Nova Petrópolis e em Bento Gonçalves onde a área da cozinha fica fora da casa, em outro cômodo externo. Os italianas chegaram até a construir casas de madeira que tinham telhados inclinados, utilizado na Europa antigamente para facilitar o deslizamento da neve.
                                          Comida
Os imigrantes alemães começaram a plantar alimentos que nem sequer eram cultivados no Brasil, como a batata. Também foram os responsáveis pelo inicio da produção de queijo colonial, da chimia ( batata-doce e melaço) e introduziram comidas típicas de sua cultura como o Eisbein ( joelho de porco cozido) o Apfelstrudel (folheado de maçã), as cucas. No caso do queijo, é de um tipo artesanal de leite cru que sua receita passava em gerações, e possivelmente por ser algo simples, já era realizado na idade Antiga. Os imigrantes italianos introduziram na culinária gaúcha pratos derivados de sua cultura, como as polentas, massas como os tortéis com recheio de moranga e o Galeto ao Primo Canto, chucrute, além do consumo de frango. A produção de uvas para fazer vinha ou suco também foi derivada dos italianos, tendo historicamente a produção de vinho registrada já nos tempos romanos. Também é possível citar diversas técnica agrícola introduzida no Rio grande do Sul vindas da Itália e anteriormente retomadas da Idade Média.
                                                 Língua
Os italianos foram descendentes de romanos e destes derivaram a sua língua do latim, a língua oficial de Roma antiga, portanto, é possível notar os fonemas semelhantes de algumas palavras italianas e portuguesas já que ambas foram derivadas do latim. Um aspecto interessante é a expressão do “tchau”(ciao) sendo de origem italiana. Os alemães tiveram mais influencias dos povos bárbaros que lá habitavam por isso sua língua é de origem germânica, por isso apresenta fonemas tão “fortes”. Muitos dos habitantes que lá vivem ainda falam suas línguas de origem, italiano e alemão. Passando ainda muitas vezes por descendência, em outros lugares em algumas comunidades pequenas e mais “escondidas” muitos pessoas somente falam italiano ou alemão( porém, sua linguagem se difere em muitos aspectos da língua atual falando na Itália e na Alemanha já que a língua esta em constante mudanças, criando novas palavras e abandonando outras). Além também que muitos lugares foram dados os nomes nessas línguas que ainda estão presentes atualmente.
                                               Religião
A religião Católica veio junto com os colonizadores, iniciada e expandindo se no final do Império Romano, o catolicismo estava presente desde as primeiras construções, no caso a igreja. Os alemães também eram luteranos, religião derivada do cristianismo que surgiu na Alemanha inicialmente por criticar a igreja católica. Porém, não havia brigas entre essas religiões, ambos viviam em harmonia, dividindo até mesmo a igreja.
                                          Referencias
PACIEVITCH, Thais. Imigração Italiana no Brasil. Disponível em:< http://www.infoescola.com/geografia/imigracao-italiana-no-brasil/>. Acesso em 6 de Novembro de 2013.>.
______.Culinária do Rio Grande do Sul. Disponível em:< http://pt.wikipedia.org/wiki/Culin%C3%A1ria_do_Rio_Grande_do_Sul> Acesso em 6 de Novembro de 2013.
______.Arquitetura colonial italiana no Rio Grande do Sul. Disponível em:< http://pt.wikipedia.org/wiki/Arquitetura_colonial_italiana_no_Rio_Grande_do_Sul>. Acesso em 6 de Novembro de 2013.
______.Moinho de água. Disponível em:< http://www.infopedia.pt/$moinho-de-agua;jsessionid=F06ItQM7YCH-Om4jtf5cqg_>. Acesso em 6 de Novembro de 2013.
______. Moinho Colonial Cavichion. Disponível em:< http://www.villabella.tur.br/conheca-a-regiao/3/gramado/11/moinho-colonial-cavichion.html>. Acesso em 6 de Novembro de 2013.
Muitos das informações foram conseguidas na própria saída de estudos, com o guia ou com moradores entrevistados.
0 notes
alguma-url-ai-blog · 11 years ago
Text
(23 de Abril de 2013)
            Isótopos
                                        Sumario 1.Introdução.................................................................... 2.Usos e Aplicações....................................................... 2.1.Na indústria................................................... 2.2.Na medicina................................................... 2.3.Na ciência...................................................... 3.Isótopos nos estudos ambientais.................................. 4.Conclusão..................................................................... 5.Referencias...................................................................
                                      Introdução Esse trabalho ira mostrar as aplicações de isótopos na indústria, ajudando na produção e na qualidade de mercadorias, na medicina, beneficiando a descoberta de doenças o seu diagnostica e o tratamento, e na ciência. Mostrará também os estudos de isótopos no ambiente, sendo isótopos (iso = igual, topos => prótons = número atômico) os átomos do mesmo elemento químico que apresentam o mesmo número atômico (Z), mas diferentes números de massa (A).
                                     Usos e Aplicações
                                          Na indústria Os isótopos radioativos têm diversas aplicações na indústria. Como: Radiografia(gamagrafia): Radiografia é o uso de raios-x* com a finalidade de investigar a composição interna de organismos e objetos. O isótopo Co-60 fornece radiação gama de energia(1, 17 e 1,33MeV).Uteis para o exame de falhas nos metais. Portanto defeitos nas soldas, fissuras internas e inclusões de outros materiais são detectados por uma unidade radiográfica de cobalto. O cobalto pode ser utilizado por 5,27 anos que seria a sua meia-vida (é o tempo dele ser usado antes de apresentar falhas na sua radioatividade). Mas a sua intensidade não pode ser aumentada nem diminuída, o que seria possível em uma maquina de raios-x. Em casos de radiografia de espécimes delgados, é utilizado o irídio-192. Os fabricantes de válvulas utilizando a gamagrafia na área de controle de Qualidade, para verificar se há defeitos ou rachaduras no corpo das peças. As empresas de aviação fazem inspeções nos aviões para verificar se há desgaste nas partes metálicas e soldas essenciais que são sujeitas a grande esforço (por exemplo, nas asas e nas turbinas) utilizando a gamagrafia.
Medição de nível: Para descobrirem as medidas do nível de um determinado líquido em um tanque, coloca se uma fonte radioativa em um dos lados e no outro lado um detector ligado a um aparelho que indica o nível. Quando o liquido chega na medida(no mesmo local) que a fonte esta, a radiação que é emitida é absorvida por ele, chegando no detector que faz com que indique o nível atingido. Normalmente vem acompanhado de um sistema de alarme. Muito utilizada nas indústrias de cervejas e refrigerantes.
*O raio-X acontece a partir de uma radiação eletromagnética de alta frequência produzida pelo bombardeio eletrônico de um alvo de metal. Os raios-X penetram os tecidos do corpo com diferentes intensidades, e as sombras criadas por um material denso (no caso os ossos) aparecem num filme fotográfico. 5 Verificação de espessura: Para que haja um sistema igual de espessura na laminas, ou seja, todos com a mesma qualidade os fabricantes utilizam isótopos para “vigiar” as espessuras. Por exemplo, em uma indústria de papel, depois do papel já estar pronto a lamina (o papel) passa por uma série de rolos, com a fonte de radiação em baixo da folha (na maioria das vezes é o isótopo criptônio-85).E sobre a lamina há um contador Geiser especial indicando os raios que atravessam o papel e registrando seu numero na escala indicador. Olhando o indicador é possível saber se o papel esta saindo em uma espessura idêntica a dos outros. Esse método(aferidores de isótopos) é o mais barato e traz uma precisão muito maior do que qualquer outro. Esterilização: A Indústria Farmacêutica utiliza fontes radioativas de grande porte para esterilizar seringas, luvas cirúrgicas... Porque se alguns materiais se esterilizassem através da alta temperatura iriam se danificar, não sendo mais possíveis de se utilizar. A radiação gama de energia 0,662 MeV é eficaz na redução de vírus, bactéria e parasitas e assim utilizado na esterilização de equipamento médico. Aperfeiçoamento de fibras: Várias propriedades de polímeros como o polietileno, podem ser alteradas por irradiação com raios gama ou por elétrons. O polietileno irradiado tem melhor resistência ao calor e serve como excelente revestimento para fios elétricos. Geração de energia: O tempo de existência de determinados radioisótopos é usado para construção de fonte de energia leves, compactas e confiáveis. O isótopo mais importante é o Pu-238 (meia-vida 86,4 anos). Em várias missões espaciais usaram geradores nucleares. Por exemplo, a missão Apolo, nas experiências científicas lunares (74W), Pionner. Um subproduto derivado do gerador isotópico, de aplicação médica, foi o marca-passo para o coração, que gera pequenos impulsos elétricos para regular o batimento cardíaco. Sínteses Quimicas: Certas reações químicas podem ser iniciadas usando radiação gama de alta energia. Muitas destas reações são possíveis num laboratório, mas outros 6 poucos processos podem ser executados economicamente. Por exemplo, a produção de etil brometo (CH3 CH2 Br) .
                                            Na medicina Os isótopos radioativos na medicina são muito uteis, pois ajudam na prevenção de doenças, no diagnóstico e no seu tratamento. Como: Prevenção: Por exemplo, os mosquitos transmissores da malária e da febre amarela são um problema para a sociedade. A técnica chamada de macho estéril consiste na criação de insetos machos esterilizados com radiação gama e depois soltos nos locais infestados, com isso, os machos estéreis competem com os normais diminuindo o numero de mosquitos. Diagnóstico: O Iodo-131 é absorvido no corpo humano principalmente pela glândula tireoide. Para o diagnostico de tireoide, o paciente ingere uma solução de Iodo-131.Então, quando passa um detector na frente do pescoço, é possível visualizar através de imagens a absorção do Iodo e a sua distribuição nesse local. A mesma técnica é usada no fígado e no pulmão Terapia: Um dos aparelhos de radioterapia mais conhecidos é a Bomba de Cobalto, usada no tratamento contra o câncer. Ela é uma fonte radiativa de Cobalto-60(Co-60), selada e blindada impedindo a passagem de radiação. No momento da utilização, a fonte é posta em uma posição segura na frente de um orifício que permite que um feixe de radiação saia concentrando na parte onde o paciente precisa ser tratado ou irradiado. Outro método utilizando o Fio de Irídio-192 para tratamentos de tumores de mama, cabeça e pescoço e Semente de Iodo-125 para tumores próstata consiste em uma emissão de alta dose de radiação localizada, não prejudicando tecidos periféricos e não contaminando o paciente.
                                            Na ciência
Nessa área envolve principalmente os estudos científicos que estão sendo realizados. Como: Estudo do comportamento de seres vivos: Essa técnica possibilita o estudo do comportamento de insetos. Ela acontece quando os insetos ingerem radioisótopos, com isso, eles começam a emitir radiação (ficam ‘marcados’) e seu deslocamento pode ser acompanhado. Em casos de abelhas, é possível saber a preferencia das flores, e em casos de formiga a localização do formigueiro. Datação por carbono-14: O isótopo radioativo Carbono-14 combinasse com o oxigênio formando o CO2 e é absorvido pelas plantas. O C-14 tem a meia-vida de 5.600 anos. A partir disso mede se a proporção de C-14 em determinada planta e assim é possível se saber a idade delas.Com isso é possível determinar a idade de fósseis e restos arqueológicos. Usando esse método, por exemplo, que descobriram a idade dos pergaminhos do Mar Morto. Com a utilização do C-14 também está sendo realizado, estudos de mutações genéticas a fim de prolongar a resistência das plantas.
Acontece também estudo do isótopo natural do carbono em tecidos de peixes migratórios mostrando as diferenças dos habitats de alimentação. Nas aves, estudos se baseiam em isótopos nas penas que fornecem informações geográficas sobre o seu local decrescimento e com isso beneficiando os estudos de migração.
                      Isótopos nos estudos ambientais Os estudos de isótopos são considerados uma importante ferramenta para pesquisadores que estudam os ciclos dos elementos e matéria do ambiente. Os isótopos mais usados para estudos ecológicos são: carbono, nitrogênio, enxofre, oxigênio e hidrogênio. Eles podem ser utilizados em várias áreas da ecologia vegetal e animal, como para explicar vias fotossintéticas e processos fisiológicos em plantas e em estudos que envolvem migrações de animais e para determinar as fontes de alimento para seres vivos de o conjunto alimentar aquáticas ou terrestres. Os principais estudos sobre vegetação com o uso de isótopos são os que determinam a composição da água utilizada pelas plantas. Mesmo assim, tem sido difícil identificar a fonte delas principalmente quando existe possivelmente mais de uma origem, que podem ser: a água do solo; a água do lençol freático; de rios; ou de inundação. Técnicas utilizando isótopos e tecnologia: A disponibilidade e a qualidade da água é uma preocupação para todos. Portanto tornou se necessário à criação de sistemas alternativos no tratamento de água utilizado para consumo, seja reservatório ou um rio, de baixo custo e contribuem com a qualidade do ambiente e da vida da população que que a consome.Com o objetivo de verificar se a água bombeada do poço tem água superficial do rio, foi realizado estudos com isótopos em Pernambuco. Os resultados dados a partir do estudo de isótopos foram que no poço existe uma mistura de água do rio e água do lençol freático. Os isótopos(radioativos) são utilizados para registrar a movimentação de animais selvagens, isso é muito importante por meios ecológicos, para se saber o habitat, a história e o comportamento e sendo também muito importante para elaborar um requisito de conservação. O Carbono 14 (isótopo radioativo) é utilizado para a datação de fósseis, podendo mostrar objetos de milhões de anos, além disso, pode ser utilizado em estimativa e pesquisa de velocidade e fluxo de águas subterrâneas, algo realmente importante devido à poluição.
                                            Conclusão Então podemos concluir que isótopos, principalmente os radioativos (radioisótopos) são uteis na indústria como a medição de nível, bastante usada nas fabricas de refrigerantes, e a verificação de espessuras usadas na fabricação de plásticos, papeis... Sendo a técnica mais eficaz e barata, portando mais utilizada. Os radioisótopos também são usados na medicina como, por exemplo, a descoberta de tireoide e no tratamento de câncer a partir da Bomba de Cobalto. Nas aplicações na ciência que beneficiam não só os estudos sobre este, mas também de diversas outras questões como em questões históricas. Conclui se também que os avanços nos estudos dos isótopos também são muito úteis para benefícios do meio ambiente.
                                  Referencias
__________.Aplicações da Radiotividade.Disponível em< http://www.ced.ufsc.br/men5185/trabalhos/16_radioatividade/index1.htm >. Acesso em 19 de Abril de 2013.
RODRIGUES, Ana Paula; CHIVA, André; NALON, Carolina; MILLÁN, Cristiane; VITAL, Stefania; CELSI, Thais. Isótopos Estáveis em Biologia. Disponível em:<http://apostilas.cena.usp.br>.Acesso em: 20 de Abril de 2013
SANTOS, Laércio; CABRAL, Jaime; PAIVA, Anderson; ZUCCHI, Maria. UTILIZAÇÃO DE ISÓTOPOS ESTÁVEIS PARA ANÁLISE DA INTERAÇÃO DA ÁGUA SUPERFICIAL E ÁGUA SUBTERRÂNEA NUM ESTUDO DE FILTRAÇÃO EM MARGENS. Disponível em:<http://aguassubterraneas.abas.org/asubterraneas/article/download/23130/15244 >. Acesso em 20 de Abril de 2013.
PEREIRA, Alexandre.Isótopos estáveis em estudos ecológicos: métodos, aplicações e perspectivas. Disponível em< http://periodicos.unitau.br/ojs-2.2/index.php/biociencias/article/viewFile/303/247 >. Acesso em 19 de Abril de 2013.
PEREIRA, Lilian.Isótopos.Disponível em<http://www.infoescola.com/quimica/isotopos/>. Acesso em 20 de Abril de 2013.
0 notes
alguma-url-ai-blog · 11 years ago
Text
(07 de Maio de 2013)
           O jarro de Pandora
                                          Introdução
Este trabalho irá mostrar um dos mitos da mitologia grega, o jarro (ou, popularmente conhecido como a caixa) de Pandora, que começa antes mesmo de sua existência. A história de Pandora é um mito da Grécia antiga que tinha como objetivo explicar, com todos os seus contextos, o surgimento do mundo dando importância aos homens e a primeira mulher mortal (Pandora).
                          O jarro de Pandora
A história de pandora começa bem antes da própria pandora. Antes que Céu e a Terra fossem criados, existia o Caos, um grande vazio. Tudo era somente um. A terra não era sólida, a água não era liquida e nem o ar era transparente. Porém com a interferência dos Deuses e da natureza o mundo foi se tornando o que originalmente nós conhecemos (a terra em baixo o ar em cima...). Por ordens de Zeus (deus considerado o senhor do céu e do Olimpo/superior a todos os outros deuses) o homem foi criado por Prometeu (Deus-Titã da prudência e da coragem, capaz de ver o futuro) junto com seu irmão Epimeteu ("aquele que pensa depois") a partir do barro, moldando para que ficasse semelhante aos deuses. Porém este não sabia fazer nada, não tinham conhecimentos sobre as coisas ao seu redor (não pescava, não plantava, não sabia construir...) porque na hora de dar as características, Epimeteu já havia distribuído quase todas aos animais sobrando poucas aos homens que receberam características em pequenas quantidades. Antes havia acontecido uma guerra onde o Titã Cronos(senhor dos tempos) havia sido derrotado pelo seu filho Zeus ,e assim tomando o seu lugar e dando fim a geração dos Titãs. Porém Prometeu (titã), que havia previsto o fim da guerra, convenceu a seu irmão Epimeteu (titã) a trocarem de lado, portanto juntado ao lado de Zeus ajudando a derrotar Cronos. Mesmo assim, por ser um Titã, Prometeu era visto como um inimigo e os mortais como ameaças. No clima de desconfianças, os deuses se juntaram para decidir as obrigações e direitos dos seres humanos. Prometeu serviu como o advogado de suas criações e pediu que os deuses não cobrassem tanto por suas proteções aos mortais. Para isso, Prometeu teve a ideia de por à prova o poder e a esperteza de Zeus. Matou um enorme e belo touro e dividiu em dois, em uma monte os ossos e a gordura e no outro monte a carne. Cabia aos deuses escolher qual ficava com eles e qual dos montes ia para os homens. Porém ele colocou o coro do animal em cima de ambas fazendo o dos ossos e da gordura ficassem maiores que o da carne. Zeus escolheu o monte maior e por isso ficou irritado com Prometeu não dando o último dom aos homens: o fogo. Com pena dos mortais Prometeu desceu a terra e ensinou diversas coisas para os humanos viverem melhor, em seguida roubou o fogo e ensinou aos humanos como conseguir este, por causa disso eles começaram a se sentirem iguais aos deuses. Zeus ficou irado. Porém ele não podia tirar o conhecimento dos mortais pelo fogo, por isso puniu Prometeu e os humanos. Zeus então deu Prometeu a Hefesto e seus seguidores Kratós(o poder) e Bia(A violência) que o acorrentaram com correntes inquebráveis, preso em uma rocha da montanha em pé, não podendo dormir e nem se ajoelhar além de uma águia vir devorar seu fígado todos os dias (já que este se reconstruía por ser imortal). Sua tortura deveria ser eterna, pois Zeus não voltava atrás de suas decisões e ele havia pronunciado que seu sofrimento só acabaria quando um homem puro e de bom coração morresse em seu lugar. Depois de 30.000 anos Hércules passou por ali e viu a águia destroçando o fígado de Prometeu, então lançou uma flecha na direção da águia, matando a. E depois soltou Prometeu. Seguindo viajam juntos. Porém como foi dito por Zeus um homem precisaria morrer por ele, então Quíron , centauro filho de Cronos (antes imortal, mas envenenado por uma Hidra*, portando iria morrer logo) decidiu morrer por ele. Mesmo assim Zeus obrigou a usar um anel de rocha (retirado do lugar onde Prometeu ficou preso) para assim dizer que ele ainda estava preso. E para se vingar dos homens mandou Hefesto (deus do fogo, especialmente aquele usado pelos ferreiros sendo assim considerado deus ferreiro) a criar uma mulher semelhante às deusas. Poucas horas depois Hefesto já havia terminado esculpido em uma pedra uma belíssima mulher. Os outros deuses a atribuíram características como, por exemplo, Afrodite que lhe atribui à beleza, desejo e com encantos fatais aos homens, e Hermes que lhe deu a capacidade de fala enchendo lhe o coração de manias, imprudência, ciladas, mentiras e astúcia. Recebendo o nome de Pandora ("a que possui todos os dons"). Zeus enviou Pandora como presente a Epimeteu, mas Prometeu já havia avisado a ele a não aceitar nenhum presente dos deuses, mas encantado por Pandora decide se casar com ela. Pandora chegou a Epimeteu segurando um jarro/vaso (“pithos” um grande vaso de armazenamento, dentro do contesto da história, foi mal traduzido e ficou mais conhecido como uma caixa) fechado dizendo a ele que era um presente ao casamento. Os deuses haviam avisados a Pandora a não abrir o jarro, mas com sua curiosidade aguçada, à noite Pandora abre o jarro e de lá saem todas as desgraças do mundo, como as maldições e pragas. Tais desgraças que atormentam até hoje humanidade. Pandora consegue fechar o jarro deixando apenas dentro dele a “esperança”. Fazendo com que o homem não ceda às dores e aos sofrimentos da vida, ainda acreditando.
______________________________________________________
*Monstro com corpo de dragão e cabeças de serpentes, com um hálito venenoso fatal e que quando cortada uma de suas cabeças nasce outras duas em seu lugar.
                                               Conclusão
Portanto, é possível concluir que o mito mostra o surgimento dos males trazidos da curiosidade de Pandora. É possível concluir também que Prometeu e Epimeteu representam a natureza humana, Prometeu sendo o intelecto e Epimeteu sendo o instinto: razão x impulso. Vale ressaltar que por causa desse mito que surgiu a expressão “a caixa de pandora” que representa algo belo e inocente, mas na verdade é uma fonte de desgraças. Abrir a “caixa” significa uma pequena e inocente ação que pode liberar diversos males. No mito de Prometeu e de Pandora, a mulher aparece como um "presente" dado aos homens. Foi feita semelhante às deusas e foi lhe dada dons. Sendo Hermes quem lhe pôs no coração a falsidade e os discursos enganosos, além da curiosidade. Relacionando a mulher como a culpada para a origem de todos os tormentos do homem. Existem diversas traduções para o que o mito quis passar, por exemplo, o motivo da “esperança” estar no jarro junto com os males pode significar que dependendo do ponto de visto a esperança pode ser um sentimento ruim, ou em outras leituras do seu significado ela é algo bom já que ela está guardada preservando a esperança dos homens. Ou pode ser uma tradução diferente do que a palavra grega quis representar como expectativa, antecipação ou temor irracional. O fato de Pandora conseguir fechar o jarro antes de tudo sair representa que o homem sofreria dos males, mas não a antecipação destes. Ou seja, mesmo que os outros males fossem ruins sempre haveria um motivo para não rejeitar a vida, mesmo que o sofrimento continuasse. Assim, por exemplo, os homens não morreriam de antecipação de sua morte. Esse mito tenta explicar o surgimento do mundo. Seus aspetos tem ligação com a história bíblica de Adão e Eva. No mito bíblico, Deus avisa a Eva a não comer o fruto proibido e, além disso, a serpente a intenciona mais ainda a sua curiosidade, portanto comendo o fruto. No mito de Pandora, os deuses falam para ela não abrir o jarro, aumentando sua curiosidade e assim abrindo ele. Em ambas das histórias as desgraças do mundo são trazidas a partir da curiosidade da primeira mulher. É importante ressaltar que um mito é uma história sagrada, que tenta explicar do seu modo os acontecimentos do mundo como, por exemplo, no caso o surgimento do ser humano. O mito é ligado a uma divindade, ou seja, ao um ser sobrenatural que tem ligações com a natureza. Resumindo, o mito em forma simbólica, representa a realidade fantasiada que não precisa de provas para ser aceita, pois eles nos dão, de maneira própria, o significado do mundo. Eles estão presentes em todas as culturas, porque existem dês dos tempos antigos uma necessidade do homem de justificar certo ocorrido.
                                                    Referências
ALVES, Sérgio.A Caixa de Pandora.Disponivel em:<http://www.salves.com.br/txt_pandora.htm>.Acesso em 05 de Maio de 2013.
_________.Caixa de Pandora.Disponivel em:< http://www.sohistoria.com.br/ef2/mitologiagrega/p1.php>.Acesso em 05 de Maio de 2013.
                                                  Anexos
0 notes
alguma-url-ai-blog · 11 years ago
Text
Liberdade até que ponto?
Atualmente, com as redes digitais existe uma gama de conteúdos que expressão opiniões divergentes, uma difusão de conhecimentos políticos, culturais, históricos... A liberdade de expressão significa a circulação de informações de diversos ângulos, crucialmente importante para uma democracia. Logo após a revelação que o governo dos Estados Unidos da América estava, e possivelmente ainda está, espionando as empresas do Brasil, além da presidente Dilma Rousseff, muitas pessoas passaram a se perguntar se estamos imunes da vigia. A liberdade de expressão não é para todos, como comprova alguns países como Cuba, Irã, China. Nesses países a liberdade de expressão é limitada, se não, nula. Muitos sites são censurados para impedir uma revolta contra o governo. No caso do Irã a censura impede que sites sobre os direitos das mulheres sejam acessados impedindo literalmente que estas ganhem conhecimento sobre o assunto. No Brasil, onde, tecnicamente, existe um direito a liberdade de expressão acontece casos como a Marcha da Maconha que põem o direito em dúvida. Em Curitiba e em São Paulo a marcha foi proibida, proporcionando que os manifestantes mudassem o nome da revolta para Marcha da Liberdade de Expressão, justificando que eles queriam estar sujeitos a uma discussão sobre o assunto. Em Janeiro de 2012, o Estados Unidos da América queria aprovar duas leis, a “Stop Online Piracy Act” (SOPA) e a “Protect IP Act “(PIPA) que iriam controlar o compartilhamento de arquivos protegidos por direitos autorais na web, ou seja, a pirataria. Mas não apenas isso como qualquer site que oferecesse um mecanismo de busca para esse também seria punido pela lei. Na época, grandes sites protestaram perante as leis como o Google, WordPress, Wikipedia, alegando que estaria impedindo a divulgação sobre os assuntos. Portanto, mesmo em pleno século XXI pode se perceber a falta de liberdade de ideias de um individuo ou grupo. Além que a falta de liberdade de expressão impede que aja uma discussão e analise sobre algum tema, impedindo que se ganha conhecimento e, portanto sendo proporcionais a uma fácil alienação.
0 notes
alguma-url-ai-blog · 11 years ago
Text
(outubro de 2013)
                                                                                   Logaritmos
                                              Sumário
Introdução _________________________________________ Logaritmo _________________________________________ Escala Richter ______________________________________  Conclusão _________________________________________  Referências ________________________________________ 
                                              Introdução 
Este trabalho apresentará uma descrição simples sobre logaritmo, além de dar destaque para o uso de logaritmo na Escala Richter, dando um exemplo do terremoto da China em 20 de Abril de 2013 que com o uso de cálculos com logaritmos pode se perceber que ocorreu um terremoto de 7 graus na Escala Richter.
                                              Logaritmo É o estudo da matemática que depende da potenciação e suas propriedades, porque para encontrar o valor de um logaritmo, é necessário desenvolver um logaritmo transformado a partir de uma potência. Que pode ser apresentada dessa maneira: O 2 é o logaritmo; o 3 é a base; e o 9 é o logaritmando. Os logaritmos são utilizados na química: para determinar o tempo de desintegração de uma substância a partir da radioatividade; na geografia para determinar a magnitude, epicentro e a amplitude de um terremoto; ou na medicina para identificar quanto tempo é necessário para o nível de algum medicamento no organismo de um ser vivo seja menor que 100mg. Além também de existir outras utilizações.
                                         Escala Richter  A Escala Richter foi proposta pelo sismólogo Charles F. Richter em 1935 , ele analisou as ondas sísmicas e coletou números de vários terremotos antecedentes já registrados. Essa escala foi desenvolvida para medir a magnitude dos terremotos, que consiste na ação de quantificar a energia liberada no foco da área do terremoto. Essa escala se inicia no grau zero e é infinita, tecnicamente, porém ainda não foi registrado nenhum terremoto igual ou superior a 10 graus na Escala Richter. Ela é introduzida num princípio logarítmico, por exemplo, um terremoto de 6 graus produz efeitos dez vezes maiores que outro de 5 graus. Até agora aconteceu dois terremotos que ultrapassaram os demais, apresentando magnitudes muito altas. No primeiro caso atingiu um área desabitada. O segundo acorreu no Chile, em 1960, atingindo uma área habitada, causando a morte de 5.700 pessoas, e causando ferimentos em mais de 2 milhões de pessoas. O quanto de problemas de um terremoto pode causar não está relacionado somente à sua magnitude, ou seja, nem sempre um sismo de maior magnitude será mais destrutivo que um de menor magnitude. Vários aspectos constituem esse fato como a profundidade do hipocentro (ponto interior onde ocorre a fratura principal), as condições geográficas e a arquitetura dos edifícios atingidos. Na maioria das vezes, os terremotos apresentam, em locais habitados, esses efeitos: - Menos de 3,5 graus: quase nunca são notados. - De 3,5 a 5,4 graus: são sentidos, mas dificilmente causam danos. -De 5,5 a 6 graus: provocam pequenos danos em edifícios bem estruturados e em edifícios com uma estrutura precária os danos são maiores.
7 - De 6,1 a 6,9 graus: causa destruição em áreas de até 100 quilômetros de raio. - De 8 a 8,5 graus: é considerado um abalo fortíssimo, causando destruição da infraestrutura. - De 9 graus: destruição total.
                                            Conclusão  Portanto é possível concluir a partir desse trabalho que logaritmos são importantes para constituir certos fatos. Como descobrir quantos anos alguma substancia, por exemplo, uma árvore, tem. Ou, como apresentado nesse trabalho, a Escala Richter que calcula a magnitude, ou seja, a “força” de um terremoto em determinada área.
                                                  Referencia 
MIRANDA, Danielle. Logaritmo. Disponível em:<http://www.brasilescola.com/matematica/logaritmo.htm>. Acesso em 22 de Outubro de 2013.
FEITOSA, Ailton. Aplicações dos Logaritmos. Disponível em:< http://www.infoescola.com/matematica/aplicacoes-dos-logaritmos/>. Acesso em 22 de Outubro de 2013.
RIBEIRO, Thyago. Escala Richter. Disponível em:< http://www.brasilescola.com/geografia/escala-richter.htm>. Acesso em 22 de Outubro de 2013.
0 notes
alguma-url-ai-blog · 11 years ago
Text
Galáxia dos elementos Químicos
.
Galáxia dos elementos Químicos, versão melhorada da tabela periódica de Dimitri Mendeleev,
Mesmo antes de Dmitri Mendeleev produzir a primeira tabela satisfatória, os químicos estavam fazendo representações em espiral do sistema periódico, e isso tem continuado desde então, mas estes eram geralmente de forma circular. Na tabela, o hidrogênio fica no grupo 1, a dos metais alcalinos. Na espiral, ele ganhou uma posição nova e isolada, mais próxima do carbono, com o qual ele tem mais semelhanças e frequentemente se combina.
1863 – Parafuso Telúrico ,  de  Alexandre E. Béguyer  Chancourtois : Consistia em uma curva  helicoidal com  16  partes, que  formavam  um cilindro,  através de espirais em ordem crescente  da  massa atômica.  Mas  era  justamente   a utilização da massa atômica, que    pode variar  num mesmo elemento, em determinadas   condições , o  que  provocava   erros  impossíveis  de   regularizar.
Tabela de Theodor Benfey: Theodor Benfey explica que fez esta tabela periódica apenas para ensino, pois, a maioria dos alunos não consegue enxergar a periodicidade da tabela moderna, enquanto na sua que foi construída para finalidade de periodicidade é muito mais visível.
Roy Alexander : modelo cilíndrico. Conhecido “designer”,  criou esse modelo da Tabela Periódica de Mendeleiev  em forma de  uma fita enrolada em forma de cilindro.
De acordo com a ideia, haveria a vantagem de evitar quebras de linha existentes no modelo original.
0 notes
alguma-url-ai-blog · 11 years ago
Text
(26 de Abril de 2013)
                   Células tronco
                                                   Sumario 1-Introdução.......................................................................... 2-Célula tronco...................................................................... 2.1-Definição.................................................................. 2.2-Diferentes tipos de células-tronco............................ 2.3- Classificação quanto os tipos de células-tronco.... 3-Estudos realizados no Brasil.............................................. 4-Possíveis aplicações na medicina...................................... 5-Legislação brasileira sobre estudos e utilização de células-troncos..................................................................... 7-Conclusão.......................................................................... 8-Referencias........................................................................
                                              Introdução Este trabalho ira definir o que são células-tronco: mostrando que são células capazes de se diferenciarem em outras células quaisquer. Irá mostrar os diferentes tipos de células-tronco, que são as embrionárias, encontradas em embriões, e as adultas, encontradas em varias partes do corpo humano. Também ira apontar a classificação quanto os tipos de células-tronco, como, por exemplo, as células totipotentes, multipotentes e oligopotentes e unipotentes. Mostrará também os estudos que estão sendo realizados em diferentes partes do Brasil sobre células-tronco como em fraturas nos ossos, portadores de diabetes tipo I e principalmente a utilização de células-tronco embrionárias para diversos tipos de problemas e a descoberta de células-troncos embrionárias em outros lugares além dos embriões. No Brasil, por lei, foram liberadas as pesquisas com células tronco em 2005, tornando, assim, possível o estudo e descobrindo uma nova forma de salvar vidas, sendo utilizadas em muitas doenças, porém ainda existe restrições para o uso das células-tronco na medicina.
                                           Definição Células-tronco são células capazes de se diferenciarem (transformarem) em qualquer célula do corpo. Elas têm a capacidade de replicação, ou seja, de fazer copias idênticas de si. São encontradas principalmente em embriões, no cordão umbilical, na medula óssea e no sangue. Atualmente, seu uso tem como grande objetivo repor tecidos ou órgãos.
Diferentes tipos de células-tronco Célula-tronco embrionária: São células encontradas em embriões. Sua importante característica é a capacidade se transformar em qualquer outro tipo de célula. São pluripotentes e formam o interior do blastocisto, onde se formaram os tecidos e órgãos necessários para o feto se desenvolver. Células-tronco adultas: São células encontradas em varias partes do corpo humano, como por exemplo, a medula óssea. Tem capacidade de renovar e reparar os tecidos do corpo e sua capacidade de transformação é muito menor do que as células-tronco embrionárias.
Classificação quanto os tipos de células-tronco Totipotente: São células capazes de formar um organismo completo, pois podem se transformar em qualquer tipo de célula. São as células-tronco embrionárias. O zigoto é um exemplo de célula totipotente.
Pluripotentes: São células capazes de produzir a maioria dos tipos celulares do embrião. 
Multipotentes: São células capazes de se diferenciar em um numero limitado de outros tipos de células. Oligopotentes: São células que conseguem se diferenciar em poucos tecidos. Unipotentes: São células que conseguem se transformar em apenas um único tecido.
               Estudos realizados Brasil No Brasil uso de células-troncos embrionárias é ainda muito questionado, pois para uso desta é necessário haver a destruição do embrião. Em 29 de maio de 2008, o Superior Tribunal Federal aprovou as pesquisas com células-tronco embrionárias. E os embriões congelados por mais de três anos obtidos através de fertilização estão servindo para uma serie de estudos para sua utilização em diversos problemas. Em São Paulo, no instituto Butantan, os pesquisadores conseguiram obter as células-troncos embrionárias em um dente de leite, e já está sendo usado em pacientes voluntários com lesões na córnea. Como essas células-troncos são tiradas da polpa do dente não existem questionamentos ao seu uso. No instituto Nacional de Cardiologia (INC) e no instituto de Biofísica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) também está realizando uma pesquisa aonde conseguiu transformar as células do sangue menstrual em células-tronco embrionárias. Em Ribeirão Preto acontece uma pesquisa sobre portadores de diabetes tipo 1 com sinais de recuperação. O pâncreas desses indivíduos voltou a funcionar normalmente, deixando de depender de injeções de insulina quatro anos depois de eles receberem transplantes de suas próprias células-troncos. No Rio de Janeiro está acontecendo também uma série de pesquisas que envolvem a devolução da movimentação de pessoas que tiveram fraturas nos ossos com a utilização de células-troncos no tratamento (para ajuda na consolidação das fraturas). Ele ainda está em faze de estudo na instituição Nacional de Traumatologia e Ortopedia. O tratamento acontece com retirada, com uma agulha especial, das células-tronco da medula óssea e depois as células são injetadas no local da fratura. Acontece também, em uma pesquisa separada, a utilização das células-troncos da medula óssea em tratamentos de cardiopatia, o tratamento mostra uma ausência de complicações e uma melhor recuperação.
         Possíveis aplicações na medicina Em países onde estudos com células-tronco são permitidos, elas estão sendo utilizadas, no tratamento de diversas doenças como câncer, doenças do coração, doenças hepáticas, Alzheimer, diabetes, doenças renais, entre tantas outras. Entretanto, o uso de células-tronco embrionárias ainda é muito polêmico, pois para a retirada dessas células, tem que haver destruição do embrião e para muitos o embrião é considerado uma vida que se encontra em formação. Pesquisadores do Instituto Butantan em São Paulo conseguiram obter células-tronco embrionárias a partir do dente de leite, elas já estão sendo utilizadas em pacientes com lesões na córnea. Segundo pesquisadores, essas células também poderão ser utilizadas na regeneração da retina, arteriosclerose, doenças cardíacas, regeneração óssea, de cartilagem e implantes dentários. Outra pesquisa, também feita no Brasil, mais precisamente por pesquisadores do Instituto Nacional de Cardiologia (INC) e do Instituto de Biofísica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), conseguiu transformar as células do sangue menstrual em células-tronco embrionárias. O sangue que é descartado pelas mulheres todos os meses é capaz de salvar várias vidas e curar inúmeras doenças.
           Legislação brasileira sobre estudos e           utilização de células-troncos Etimologicamente, o termo ético deriva do grego ethos que significa modo de ser, caráter. Designa a reflexão filosófica sobre a moralidade, isto é, sobre as regras e os códigos morais que norteiam a conduta humana. Sua finalidade é esclarecer e sistematizar as bases do fato moral e determinar as diretrizes e os princípios abstratos da moral. Os valores podem ser entendidos como padrões sociais ou princípios aceitos e mantidos por pessoas, pela sociedade, dentre outros. Assim, cada um adquire uma percepção individual do que lhe é de valor; possuem pesos diferenciados, de modo que, quando comparados, se tornam mais ou menos valiosos. Tornam-se, sob determinado enfoque, subjetivos, uma vez que dependerão do modo de existência de cada pessoa, de suas convicções filosóficas, experiências vividas ou até, de crenças religiosas. Os juristas, os cientistas, os médicos devem dar a sua contribuição para a busca da justiça, da vida, da liberdade, para que se possa, eticamente, formar a consciência das pessoas que participarão do debate que ora se forma. É necessário que a humanidade reflita sobre o princípio da responsabilidade científica e social e que a racionalidade ética caminhe a passos largos, disputando palmo a palmo, um espaço junto ao progresso científico e tecnológico. Mas como conciliar, neste momento, ética, moral e os conhecimentos jurídicos existentes? Como valorar a pesquisa humana frente aos benefícios que traria à vida humana? Qual o mais importante: o bem coletivo ou a não manipulação do material genético humano? A legislação do Brasil, diriam uns, autoriza a pesquisa com células-tronco adultas. Como então afirmar que a Constituição veda a manipulação de material genético? Sim, a legislação permite, mas proíbe totalmente a clonagem terapêutica de seres humanos e, em muitos casos, o tratamento apenas com células-tronco adultas não é suficiente para amenizar a dor dos pacientes. Visto apenas do ponto ético e moral, é fácil aos parlamentares dizerem que está proibida a pesquisa e eles nada podem fazer. Todavia, o que fazer quando se tem um parente, portador de doença que poderia ser facilmente amenizada com o uso da clonagem terapêutica, se definhar aos poucos, à frente de seus olhos? O Direito, acima de tudo, se resume em bom senso e razoabilidade. Deve ser aplicado sempre se tendo em vista o bem comum. E as pesquisas com células-tronco, ao que consta até hoje, possui em potencial tudo aquilo necessário a uma vida melhor, tratando doenças graves, até hoje sem solução e amenizando tantas outras. Reconhecendo que nem tudo que é cientificamente possível de ser realizado é, portanto, eticamente aceitável, tal linha de raciocínio nos conduz à reflexão que se consolidou a partir da necessidade em se reconhecer o valor ético da vida humana e recolher subsídios para conciliar o imperativo do desenvolvimento tecnológico e a proteção da vida e da qualidade de vida. O grande desafio enfrentado pela Bioética é conciliar o saber humanista com o saber científico. Assim, o profissional da área jurídica, ao se deparar com as novas indagações surgidas em decorrência de tecnologias modernas, deve sempre garantir os princípios constitucionais, visto que a legislação não consegue acompanhar a revolução tecnológica mundial.  Ressalta-se que o direito, como mantenedor da ordem social, deve, com prudência, conhecimento interdisciplinar e cautela e, principalmente, valendo-se dos princípios e conceitos bioéticos, regulamentar a matéria. E a Lei de Biossegurança, por mais tímida que tenha sido, traz consigo grande avanço e esperança para os brasileiros em estado aflitivo decorrente de sérias deficiências do corpo e da mente. O artigo 5º da Lei de Biossegurança (Lei nº 11.105, de 24 de março de 2005) libera no país a pesquisa com células-tronco de embriões obtidos por fertilização in vitro e congelados há mais de três anos. Atualmente, esses embriões são descartados após quatro anos de congelamento, mas os pais devem autorizar expressamente seu uso para efeito de pesquisa. Quando a lei foi aprovada, considerou-se um avanço - ao menos perto do que se tinha para a pesquisa com células-tronco no país. A Lei de Biossegurança de 1995 proibia pesquisas com embriões, e os pesquisadores se viam obrigados a importar exemplares para realizar estudos básicos com células-tronco embrionárias. Muitas vezes, os embriões - doados por universidades e laboratórios de fora do país - apodreciam nas barreiras alfandegárias antes mesmo de chegar aos laboratórios brasileiros.
                                             Conclusão Concluiu-se que as células-tronco são capazes de se replicar, fazendo copias idênticas a si. Também foi visto que há alguns aspectos diferentes em células embrionárias e adultas, como, por exemplo, o local onde se encontram. Foi apontada a classificação quanto ao tipo de células-tronco, mostrando que algumas células podem se diferenciar de um ou mais tecidos. Também é possível concluir que as células-tronco têm muitas utilidades sendo para "curar" o câncer e na regeneração da retina, óssea entre outras. Portanto, acontece uma grande necessidade de se conseguir utilizar células-tronco principalmente embrionárias, pois elas se transformam em qualquer outro tipo célula, por isso acontece uma série de estudos na utilização dela sobre diversos tipos de problemas inclusive no Brasil. Na constituição brasileira é permito a utilização de células-tronco produzidas a partir de embriões humanos para fins de pesquisa e terapia, desde que sejam embriões inviáveis ou estejam congelados por mais de três anos. Em todos os casos, é necessário o consentimento dos pais. A comercialização do material biológico é crime. Em 29 de maio de 2008 o Supremo Tribunal Federal confirmou que a lei em questão é constitucional, ratificando assim o posicionamento normativo dessa nação.
                                      Referencias _________. Célula-tronco. Disponível em: <http://saude.ig.com.br/celulastronco/>. Acesso em: 11 de abril de 2013.
ACCORSI, Fabiano. O que são células-tronco? Disponível em: <http://veja.abril.com.br/idade/exclusivo/celulas_tronco/01.html> Acesso em 6 de abril de 2013.
LOUREDO, Paula. Células-tronco. Disponível em: <http://www.brasilescola.com/biologia/celula-mae2.htm> Acesso em: 6 de abril de 2013.
_________.Tratamento pioneiro com células-tronco ajuda a recuperar fraturas & Avanços no tratamento da cardiopatia com células-tronco autólogo da medula óssea. Disponível em:< http://www.celulastroncobrasil.com.br/ >.Acesso em:09 de Abril 2013.
LOUREDO, Paula. Células-tronco. Disponível em:< http://www.brasilescola.com/biologia/celula-mae2.htm>.Acesso em:09 de Abril de 2013.
__________.Pesquisas com célula-tronco. Disponível em:< http://www.brasil.gov.br/sobre/ciencia-e-tecnologia/tecnologia-de-ponta/pesquisas-com-celulas-tronco >.Acesso em:09 de Abril de 2013.
________.A pesquisa de células-tronco no Brasil. Disponível em:< http://ciencia.hsw.uol.com.br/celulas-tronco6.htm>Acesso em: 8 de Abril de 2013. ________.Pesquisas com células-tronco. Disponível em:< http://www.brasil.gov.br/sobre/ciencia-e-tecnologia/tecnologia-de-ponta/pesquisas-com-celulas-tronco>Acesso em: 8 de Abril de 2013
1 note · View note