porquevi
por que vi esse filme?
958 posts
um filme não começa na exibição. antes de ir ao cinema, ou apertar o play, decidimos que vamos vê-lo.
Don't wanna be here? Send us removal request.
porquevi · 13 days ago
Text
Tumblr media
"O quarto ao lado" (the room next door) - cinema.
Pedro Almodóvar é conhecido por suas personagens femininas, sempre fortes e divertidas. Imagina a felicidade de Tilda Swinton e Julienne Moore ao serem escolhidas para estrelar o primeiro filme dele em inglês! Grande diretor, grandes atrizes, queria ver na tela grande, quase já saindo de cartaz achei tempo pra ir.
depois de ver: que filme lindo! e dava pra fazer um curso de roteiro baseado nele, enxuto e preciso. filme de adulto, o que está em falta. pena a tela opaca do belas artes, mesmo assim as cores do espanhol aparecem.
2 notes · View notes
porquevi · 14 days ago
Text
Tumblr media
"Johnny Guitar" (idem) - belas artes à la carte.
Esse streaming do Belas Artes tem muitos clássicos! Passeando lá vimos esse de 1954. Lembro de um professor de roteiro que amava o filme e vivia falando dele. Aluno rebelde, tive pouca curiosidade de ir assistir. Hoje chegou o dia dele.
depois de ver: o filme cresce devagar, chegando muito bem no final. haja tensão sexual. faroeste feminino, sem sororidade. a gente se acha moderno, mas o mundo capota pra trás.
2 notes · View notes
porquevi · 16 days ago
Text
Tumblr media
"Encontro com o ditador" (Rendez-vous avec Pol Pot) - cinema.
Ao sair de casa o alvo era outro filme, mas a sessão lotada me levou pra esse outro título. Li rapidamente sobre o filme essa semana, curioso especialmente pela presença da francesa Irène Jacob. Nos anos 1990 ela era musa de um professor de história do colégio que sempre falava dela. Mas já faz um bom tempo que nada sei de sua carreira. Nesse filme três jornalistas vão ao Camboja entrevistar o ditador Pol Pot.
depois de ver: demorei pra entrar no filme e entender a proposta. gostei das escolhas narrativas com uso de maquetes. vi que é o candidato do Camboja ao Oscar estrangeiro. e tem gente que quer viver numa ditadura.
0 notes
porquevi · 16 days ago
Text
Tumblr media
"A hora do espanto" (Fright Night) - max.
Ao assistir o novo "Nosferatu" o personagem de Willen Dafoe me lembrou o especialista em vampiros desse filme de 1985. É daqueles clássicos do VHS, teve até continuação. Assisti sei lá quantas vezes, mas na época, nunca revi. Enfim, chegou a hora de saber se é clássico ou flácido!
depois de ver: o começo do filme é muito bom. nem 5 minutos e a trama está dada, muito eficiente. se perde no terço final e a produção simples fica evidente. começa bem e termina mal. poderia continuar na memória, sem revisão.
0 notes
porquevi · 17 days ago
Text
Tumblr media
"Nosferatu" (idem) - cinema.
Desde "A bruxa" o diretor Robert Eggers tem minha atenção. E esse lançamento já me pegou desde suas primeiras imagens. Baseado no clássico de 1922, que está na nossa memória, Eggers assume o desafio de apresentar a história para um novo público. Não pensaria num melhor diretor pra tal adaptação.
depois de ver: outro bom filme de Eggers. modernizou a trama. Lily-Rose Depp e Nicholas Hoult acertam. Dafoe sempre bem. a pergunta que fica, quem chamou o vampiro de volta nos nossos dias atuais?
8 notes · View notes
porquevi · 18 days ago
Text
Tumblr media
"Núpcias de Escândalo" (The Philadelphia Story) - belas artes à la carte.
Estreando 2025 e num novo streaming! Esse filme deu vontade depois de ver um vídeo no canal Nerdwriter no YouTube. Lá ele destacava uma cena como sendo o auge do "Studio System", quando os filmes passaram a ser mais industriais e cada um fazia o melhor em casa take, fotografia, direção, atores, direção de arte, figurino. Além de explicar bem o que passava Katharine Hepburn na época. Buquei saber onde estava disponível e preferi assinar um novo serviço do que recorrer à pirataria.
depois de ver: é nítida a origem teatral do filme. os atores valem cada minuto. a gente acha que eles eram caretas nos ano 1940, hoje somos muito mais!
2 notes · View notes
porquevi · 18 days ago
Text
Tumblr media
"Retorno da lenda" (old henry) - netflix.
Esse eu assisti no ano passado, mas falhei na postagem. Antes tarde do que nunca! Vi essa dica no canal do YouTube do André Barcinski, elogiando a história e destacando o ator Tim Blake Nelson, que normalmente faz coadjuvantes e aqui assume o principal. Fui atrás do trailer e resolvi assistir.
depois de ver: a trama tem uma pegadinha esperta, hahaha! é uma boa diversão. segura o espectador. Tim Blake Nelson está bem, ainda que eu ache que ele funciona melhor em comédias.
1 note · View note
porquevi · 21 days ago
Text
Tumblr media
"Comboio do medo" (Sorcerer) - drive.
Esse filme de 1977, do diretor Willian Friedkin, apareceu bastante pra mim esse ano pelo algoritmo. Mesmo diretor de Operação França e O Exorcista. Uma amiga compartilhou um drive cheio de pirataria e lá estava esse título. Peguei pra ser o último do ano.
depois de ver: grande filme! PQP! a cena do poster, da passagem da ponte é espetacular. a história tem seu tempo e conta a história com poucos diálogos. hoje seria tudo CGI.
0 notes
porquevi · 21 days ago
Text
Tumblr media
"Rumours" (idem) - torrent.
A namorada é fã do diretor canadense Guy Maddin. Ela me apresentou. Vi que ele lançou esse filme em 2024, vimos o trailer, mas nunca chegou aos cinemas daqui. Nem no streaming. A pirararia foi a solução. Elenco estrelado numa comédia sobre as lideranças mundiais.
depois de ver: o filme tem uma piada, todas as lideranças são inúteis e idiotas. divertido, mas chega uma hora que a falta de uma boa trama pra segurar a piada faz falta. aí o filme cansa.
2 notes · View notes
porquevi · 24 days ago
Text
Tumblr media
"O Criado" (the servent) - mubi.
Filme que estava na lista do Mubi e nos avisaram que sairia em 4 dias. Era a hora dele. De 1963, conta a história de um ricaço e seu novo criado/mordomo, em Londres. Sabia pouco do filme, mas a história do rico x pobre pareceu promissora.
depois de ver: grande filme! moderno no tema e na linguagem. o mundo mudou pouco e o cinema ficou muito mais conservador do que era nos anos 1960.
0 notes
porquevi · 24 days ago
Text
Tumblr media
"Jurado Nº 2" (juror #2) - max.
Novo filme do Clint Eastwood, lançado direto no streaming. Parece que nos EUA, depois de ter sucesso na plataforma, foi lançado nos cinemas também. Aqui, por enquanto, somente nas telas menores. Eastwood tem 94 anos e é espetacular que continue dirigindo. Não precisaria, já tem méritos como diretor e ator, carreira cheia de sucessos. Filme recebeu destaque nos jornais e elogios.
depois de ver: filme de julgamento, juri, tem o desafio de sair daquela sala fechada e criar boas cenas. e, claro, ter bons diálogos, que é a base de um julgamento. Clint escapa bem das armadilhas e faz um filmão, estilo velha guarda. estão dizendo que pode ser seu último filme, torço para que não seja.
1 note · View note
porquevi · 24 days ago
Text
Tumblr media
"Encontros e Desencontros" (lost in translation) - amazon prime.
Depois de votar de uma viagem fantástica ao Japão, escolhemos esse filme que se passa em Tóquio pra rever. Dirigido por Sofia Coppola, tem um casal incomum, Bill Murray e Scarlett Johansson. Em 2003, quando foi lançado, Bill tinha 53 anos e Scarlett, 19. Será que esse filme percebe a terra do sol nascente da mesma forma que nós absorvemos em 2024?
depois de ver: acho que é um bom retrato de Tóquio para um estrangeiro, apesar do filme ter muitas cenas no hotel. Coppola sabe imprimir a solidão.
3 notes · View notes
porquevi · 1 month ago
Text
Tumblr media
"Ainda estou aqui" (idem) - cinema.
Já de volta da viagem fui assistir esse que tomou os cinemas da cidade e todo mundo está falando. É o concorrente brasileiro ao oscar. A história de Eunice Paiva tem que ser contada, ainda mais nos tempos atuais, com gente nas ruas pedindo a volta de um regime ditatorial.
depois de ver: pra mim é um filme obrigatório pra quem valoriza o cinema nacional e pra quem valoriza a democracia. filme correto, talvez correto demais. fernanda torres carrega o filme.
1 note · View note
porquevi · 1 month ago
Text
Tumblr media
"Garra de ferro" (the iron claw) - avião.
Diziam que com esse filme Zac Efron concorreria à vários prêmios. Nada de importante ganhou, nem foi candidato. Passou bem rápido nos cinemas. Essa história de uma família de lutadores de luta-livre seria um bom título pra ser visto no avião? É o que fui descobrir.
depois de ver: Efron está terrivelmente alterado fisicamente e isso não lhe dá nenhum poder de atuar melhor. claro que a direção não favorece e o filme padece com isso. não decide se condena a lua-livre ou glorica, se faz uma denuncia contra um pai abusivo ou ele é um herói. tantas escolhas erradas numa ótima história. não foi uma boa diversão para o avião.
2 notes · View notes
porquevi · 1 month ago
Text
Tumblr media
"A Jovem e o Mar" (Young Woman and the Sea) - avião.
Tinha muita gente no vôo assistindo esse filme. A presença de Daisy Ridley me chamou atenção. Essa atriz sumiu depois de aparecer como um comete num Star Wars. É um lançamento da Disney e uma história água com açúcar, deve ser seguro pra ser assistido num avião.
depois de ver: esse dever ser o filme perfeito pra ser visto voando. boa história, emocionante como sessão da tarde. bem dirigido, sabe onde quer chegar. é uma boa indicação pra quem estiver viajando.
0 notes
porquevi · 1 month ago
Text
Tumblr media
"O estrangulador de Boston" (Boston Strangler) - avião.
Filme que vi em viagem, no avião, conta? Bom... não tenho o costume de viajar tanto assim, e quando viajei, pouco assisti filmes. Sempre achei a ideia de apreciar uma história naquela tela pequena e sendo interrompido várias vezes um absurdo. Esse ano resolvi testar, pra passar o tempo mais rápido. O escolhido foi esse que tava na lista do streaming faz tempo.
depois de ver: não sei se é o melhor filme pra se ver no avião. tem algumas cenas mais fortes que podem assustar quem está ao seu lado. veja bem, nada demais pro cinema, ou em casa, o filme é bem comportado. mas voando ao lado de muita gente... ah sei lá... talvez eu esteja influenciado pelo conservadorismo careta.
1 note · View note
porquevi · 3 months ago
Text
Tumblr media
"Profissão: Ladrão" (thief) - filmicca.
Primeiro filme de cinema do diretor Michael Mann, de 1981. Ele tinha feito alguns trabalhos pra TV e se arriscou nesse que conta a hitória de um ladrão de diamantes que vai dar seu último golpe antes de aposentar.
depois de ver: não é um bom filme, apesar do começo excelente. alguns detalhes ficam perdidos, mas percebe-se o estilo do diretor no meio de atuações canastronas e diálogos pouco imaginativos.
1 note · View note