porquevi
por que vi esse filme?
942 posts
um filme não começa na exibição. antes de ir ao cinema, ou apertar o play, decidimos que vamos vê-lo.
Don't wanna be here? Send us removal request.
porquevi · 18 days ago
Text
Tumblr media
"Profissão: Ladrão" (thief) - filmicca.
Primeiro filme de cinema do diretor Michael Mann, de 1981. Ele tinha feito alguns trabalhos pra TV e se arriscou nesse que conta a hitória de um ladrão de diamantes que vai dar seu último golpe antes de aposentar.
depois de ver: não é um bom filme, apesar do começo excelente. alguns detalhes ficam perdidos, mas percebe-se o estilo do diretor no meio de atuações canastronas e diálogos pouco imaginativos.
0 notes
porquevi · 20 days ago
Text
Tumblr media
"Red Rocket" (idem) - netflix.
Estou bastante curioso pra ver o novo filme do Sean Baker, "Anora". E esses dias esse de 2021 estreou na netflix. O que é uma surpresa, já que Baker não tem uma 'cara' de netflix. Quando passou pelos cinemas, foi bastante elogiado, mas não consegui ir ver.
depois de ver: Baker parece ser um dos poucos diretores que olham pro americano mesmo. sem heróis, sem militares, sem glamour, sem salvar o mundo. grande filme!
2 notes · View notes
porquevi · 1 month ago
Text
Tumblr media
"O aprendiz" (the apprentice) - cinema.
Ali Abbasi tem se tornado um daqueles diretores que vale a pena ir assistir. Filmes como "Border" e "Holy Spider" chamaram atenção. E uma biopic de Trump, sem rabo preso, nesse momento da humanidade é mais do que interessante, é corajoso e importante. Seu filme. claro, sofre com o receio de processos e uma eventual do vitória do pele laranja.
depois de ver: os três filme do diretor são bem diferentes, mas bem acima da média. Sebastian Stan está formidável como Trump. Que o filme seja visto em todo mundo e que Abbassi continue fazendo cinema.
2 notes · View notes
porquevi · 1 month ago
Text
Tumblr media
"A substância" (the substance) - cinema.
Esse filme criou um grande barulho em Cannes. A diretora/roteirista, Coralie Fargeat, ganhou o prêmio de roteiro. Demi Moore tem seu nome ventilado como candidata a ser nomeada no Oscar. Tem na sua base o que tem sido chamado de body-horror, ou terror corporal. Boatos de pessoas virando a cara e passando mal nas sessões. Vamos ver se é tudo isso mesmo.
depois de ver: se estiver acabado de comer, não assista. se seu estômago for fraco, não assista. contudo é um bom filme. exagerado? sim! mas no exagero, provoca. grandes cenas. vejo um ótimo trabalho de direção e menos de atuação. desculpe, Demi, se concorrer, é corporativismo.
1 note · View note
porquevi · 1 month ago
Text
Tumblr media
"O mal não existe" (Aku wa sonzai shinai) - mubi.
Esse filme estava no cinemas uns meses atrás. Muito elogiado, mas não consegui ver nas salas. Estreou no Mubi e isso facilitou minha vista. É o mesmo diretor de "Drive my car", Ryûsuke Hamaguchi. Pelo que li, a história questiona nossa relação com o meio-ambiente.
depois de ver: filme sem resposta, saímos com mais perguntas. delicado mas questionador. o mal não existe, ou está em todos nós?
0 notes
porquevi · 3 months ago
Text
Tumblr media
"Tipos de Gentileza" (kinds of kindness) - cinema.
O diretor Yorgos Lanthimos me foi apresentado por um amigo uns anos atrás. Virei fã do diretor grego. Faltava eu e meu camarada se juntar pra irmos juntos num filme do diretor. Bom, deu certo com esse novo trabalho, repetindo a parceria com Emma Stone. Pela críticas percebo que o filme se aproxima mais dos trabalhos anteriores Yorgos do que dos mais recentes.
depois de ver: se o espectador espera "Pobres Criaturas", vai se arrepender. os temas de poder, amor, sexualidade estão aqui, mas menos fábula e mais crueza. é um grande filme. três histórias que vão te fazer refletir por um bom tempo.
3 notes · View notes
porquevi · 3 months ago
Text
Tumblr media
"O Último pub" (the old oak) - cinema.
Discretamente esse filme do Ken Loach chega na cidade. O diretor sempre trabalha com temas sociais, mas consegue fazer isso sem ser necessariamente panfletário. Quer dizer, isso tem se tornado cada vez mais raro, mas acho que o mundo não permite mais leveza. Aqui trata dos refugiados sírios.
depois de ver: em seus últimos trabalhos Loach vinha perdendo a esperança e o humor. aqui tem um pouco de humor e esperança. uma pena não existirem mais Loachs no mundo.
0 notes
porquevi · 3 months ago
Text
Tumblr media
"Alien: Romulus" (idem) - cinema.
O filme chegou e eu nem dei atenção. Fui avisado por um amigo que estava com vontade de assistir. Diante do convite para ir, resolvi que deveria me informar antes. Os comentários eram favoráveis e aceitei acompanhar meu colega. Sem esperar grande coisas.
depois de ver: a história diverte, tem boas cenas e a direção acerta ao misturar referências de vários outros filmes da franquia. me divertiu bem mais do que o dirigido pelo James Cameron.
2 notes · View notes
porquevi · 3 months ago
Text
Tumblr media
"Aliens: O resgate" (aliens) - disney+.
Vi o primeiro no começo desse ano. Agora está nos cinemas um novo, nessa onda de prequels, que se passa entre o filme original de 1979 e esse segundo de 1986. Esse "O Resgate" eu vi em VHS, na épocas e nunca devo ter revisto. Lembro de jogar um videogame baseado nele até mais do que o filme. Achei prudente rever antes de ir ver o novo de 2024, que devo assistir mais tarde.
depois de ver: a correria do James Cameron funciona bem, especialmente na parte final, quando a Ripley fica só com a garota. os trechos iniciais pra colocar a trama nos trilhos são fracos. na minha revisão essa franquia Alien tem se mostrado mais fraca.
1 note · View note
porquevi · 3 months ago
Text
Tumblr media
"Godzilla Minus One" (idem) - netflix.
Esse filme do lagartão fez muito sucesso. Encheu as salas e recebeu elogios de critica. Dessa vez feito por japoneses e não pelos americanos. Perdi a chance (me interessei pouco) e não vi nos cinemas. Agora chega no streaming. Num sábado preguiçoso resolvi que era hora. Escolhi assistir a versão em preto e branco, mesma história, sem cores, versão feita para homenagear os primeiros filmes do monstro.
depois de ver: não sei se foi a tela pequena (minha TV nem é pequena), mas achei o filme chato. é bom quando chega o godzilla, mas o resto da história é sem graça, parece novela.
1 note · View note
porquevi · 5 months ago
Text
Tumblr media
"Entrevista com o demônio" (late night with the devil) - cinema.
Tinha visto o trailer desse lançamento no começo do ano. Achei divertido. Estreou na cidade e fui lembrado por um vídeo no instagram. A idéia de um apresentador pressionado por audiência convocar o diabo na TV, ao vivo, é bastante plausível. Já que transmitem exorcismos, por que não um chamamento?
depois de ver: o filme não decepciona. tem divertimento e também suspense e terror. sem aqueles sustos que pouco ajudam na trama. bom roteiro e boas atuações.
2 notes · View notes
porquevi · 6 months ago
Text
Tumblr media
"Fúria Primitiva" (monkey man) - cinema.
Tenho a impressão que os trailers hoje em dia são todos iguais. Parecem feitos por IA e os filmes que propagam ficam também muito parecidos. O trailer desse "Fúria Primitiva" acabou se destacando. Não pelo ritmo, música, ou falas, que permaneciam iguais aos outros. Meu olhar se fixou nas cores, texturas e rostos. Era um filme de ação indiano e estrelado por Dev Patel. Fiquei mais curioso quando li que era dirigido também por Dev Patel. Deu vontade de ver.
depois de ver: filme que deveria estar sendo mais falado, comentado e assistido. especialmente aqui no Brasil. filmaço! divertido, maluco, cheio de ação e sangue. dizem que o Jordan Peele assistiu e comprou antes que o filme fosse direto pro streaming. ainda bem! que Patel traga outros assim.
4 notes · View notes
porquevi · 6 months ago
Text
Tumblr media
"Jardim dos desejos" (master gardener) - cinema.
Novo filme de Paul Schrader. Novo? Nem tanto, lançado em 2022 chega aqui com dois anos de atraso. O diretor/roteirista já exibiu um novo em Cannes esse ano. Enfim, chegou aqui e eu nem estava esperando. Schrader será sempre o cara que escreveu Taxi Driver e seus filmes (esse inclusive) parecem ser filhos desse sucesso, repetindo a receita.
depois de ver: mesmo com a receita repetida, Schrader cria bons personagens e universos instigantes. aqui o final é mais esperançoso. as peças se encaixam bem e ficamos com a impressão que o quebra cabeça veio incompleto.
0 notes
porquevi · 6 months ago
Text
Tumblr media
"Sibyl" (idem) - mubi.
Procurando filme vimos esse na nossa lista do Mubi. A diretora Justine Triet é a mesma de "Anatomia de um Crime", que concorreu e ganhou vários prêmios esse ano. Sybil é um trabalho mais antigo da diretora francesa, mas já temos uma parceria com a atriz Sandra Hüller. A trama envolve uma psicoterapeuta, uma atriz iniciante, um ator famoso e, claro, muitos envolvimentos sentimentais.
depois de ver: bem dirigido, com ótimas atuações. franceses gostam de um analista. achei que há um certo humor, que esquenta um filme mais frio.
1 note · View note
porquevi · 6 months ago
Text
Tumblr media
"Dívida de honra" (the homesman) - mubi.
Filme de 2014, que vi no cinema e gostei, é um filme triste, bem triste na minha lembrança. Apareceu no Mubi, coloquei na lista pra rever e essa semana me avisaram que vai sair do catálogo. Melhor rever depressa. Tommy Lee Jones se ariscou um pouco na direção e esse ainda é seu último risco.
depois de ver: continua bom e triste. filme sofrido sem salvação no final. boa parte desse sentimento vem da trilha de Marco Beltrami. as atuações de Hilary Swank e Tommy são precisas.
2 notes · View notes
porquevi · 6 months ago
Text
Tumblr media
"Furiosa: Uma Saga Mad Max" (Furiosa: A Mad Max Saga) - cinema.
O diretor George Miller voltou à suas aventuras Mad Max recentemente com "Mad Max: Estrada da Fúria". E foi um grande sucesso, um filme eletrizante sem pausas para respirar e cenas cada vez mais loucas. Esse novo filme da saga conta a origem da personagem principal do Estrada da Fúria. Chega aos cinemas com bastante elogios.
depois de ver: impressiona o universo que Miller criou e suas cenas de ação espetaculares. o futuro árido de Mad Max parecia tão distante no anos 1970 e hoje parecem tão perto. aguardando pra ver o que mais sairá da cabeça do diretor.
5 notes · View notes
porquevi · 6 months ago
Text
Tumblr media
"M, o vampiro de Dusseldorf" (M - Eine Stadt sucht einen Mörder) - cinema.
Projeção de cópia restaurada desse filme de 1931 no cineSESC, portanto imperdível. Assisti esse filme em VHS quando estava na faculdade, mil novecentos e bolinha. Considerado o primeiro a usar o som como elemento dramático e não apenas novidade técnica.
depois de ver: no começo da projeção explicam que existem algumas versões do filme. esta, dizem, é a mais parecida com o original tanto em imagem como em som. filme bem moderno, tem certo humor, bom uso da montagem e um final perfeito. Peter Lorre dá um show!
2 notes · View notes