Text
Fraqueza
Identificar as fraquezas e aceitá-las, para que a autossabotagem se torne controlável. Todos temos pontos fracos, e está tudo bem. Não devemos tentar eliminá-los da noite pro dia. Mas pode ser que tentem usá-los contra nós ou, pior, podemos usar contra nós mesmos (autossabotagem).
Ter consciência de suas fraquezas permite que você note quando a autossabotagem está acontecendo. E isso já é meio caminho andado na hora de repensar uma situação e encontrar a melhor saída.
18 notes
·
View notes
Text
Fundamentals
1. sê paciente. tudo acontece a seu tempo. 2. sê forte diante das dificuldades. toda tempestade passa. 3. sê sincero consigo, não importa o quê. 4. sê aberto às mudanças. elas te fazem crescer. 5. sê verdadeiro ao coração. abrace sua natureza. 6. sê otimista! esperança faz um bem danado. 7. sê gentil e compreensivo, sempre. 8. sê bondoso também a si. falhas o tornam humano. 9. sê corajoso (com prudência!) 0. sê grato ao que se tem. nunca se esqueça.
0 notes
Text
Bridges
Da noite pro dia, me sinto invencível de novo. Está tudo aqui. Só preciso acreditar e me lembrar que está tudo muito bem <3
0 notes
Text
Sobre companhia
Vamos ter sempre em mente que tudo acontece por uma razão, ok? É usual sentir aquela obrigação de ter que ter alguém. Um pouco de amor próprio e essa sensação desaparece, simples assim. Mas às vezes a vida nos apresenta a pessoas que nos fazem pensar “é você! É você que estive procurando!”. Só porque nossa mente diz isso, não quer dizer que seja necessariamente verdade... São tantos os motivos que podem nos fazer segurar essa ideia. Paixonite. Carência. Hormônios rs. Humanos apesar de tudo. Feitos de carne e osso mas também de emoções, mesmo que sem fundamento. Não vamos mais sentir que precisamos nos agarrar a isso. Lembrar que às vezes uma pessoa aparece só pra ensinar algo, não necessariamente para ficar para sempre. O trio paixonite-carência-hormônios vai ser totalmente contra essa ideologia, já vou avisando. Vai querer segurar qualquer potencial companhia. Vai querer imaginar um futuro florido. Mas guardemos em nossos corações que somos livres! Assim como as outras pessoas. Guardemos em nossos corações que a vida sempre acha um jeitinho de nos surpreender, basta ter fé. E o mais importante, guardemos em nossos corações que tudo tende ao equilíbrio, que coisas lindas estão por vir. Deixe as sensações incômodas de posse e vontade existirem pois não adianta lutar. Mas se ame, se respeite e saiba que tudo vai dar certo <3
0 notes
Text
Unshackle
Nada precisa ser determinado pelo que está em volta. Você tem sua vida, cheia de coisas boas. Você tem seus sonhos. E é isso. Ninguém tem obrigação de ser o que não é. Não se force a ser extrovertido só porque as pessoas querem que você seja. Não se force a ser um gênio da inovação só porque um processo seletivo o aconselha que seja. Viva um dia de cada vez e tenha em mente que cada segundo acontece como deve acontecer. Sem inquietação. SEM MEDO. Seus sonhos estão aí dentro, e a vida vai te levar até eles. Não se force a ser o que não é. Não se force a se mimetizar. Não esconda o que tem de verdadeiro em você.
Viva um momento de cada vez com a plena certeza de que no final tudo dá certo. E se não deu certo ainda, é porque ainda não acabou ;) Confie em sua vida e confie em você. Está tudo bem. E tem muita coisa linda por vir!
0 notes
Text
Sobre gratidão
Não é algo que vai surgir na sua vida de um dia pro outro. É algo que deve ser exercitado, incansavelmente, o tempo todo.
Mas quando você começar a se sentir grato... vai ver gratidão em tudo na vida. Em cada objeto que você tem, em cada um que quer o seu bem. Só agradeça!
0 notes
Text
[bad habit] Expectativas
Expectativas, em geral, trazem frustração. É muito fácil e altamente provável que as coisas não se desenrolem como imaginamos. Por isso é possível afirmar que as expectativas figuram entre as maiores vilãs da saúde mental. Porque é ótimo fechar os olhos e criar cenários magníficos: sempre existem aquelas cenas que aquecem o coração, aqueles diálogos ensaiados em que nos colocamos na posição que queremos ocupar (ou que queremos ser vistos ocupando). Mas... é fantasia. Ficção. E esses devaneios, quando não concretizados, nada causam além de decepção e desgosto. Então o desafio de agora em diante é educar a mente para que ela não caia na tentação de imaginar momentos perfeitos. Manter o pé no chão para que não haja decepção. Na melhor das hipóteses, ocorrerão surpresas. Na pior, o dia de amanhã será tão ordinário quanto qualquer outro! Tantos outros que já passaram sem concretizar expectativas passadas e ainda assim está tudo bem.
Agora, uma reflexão sobre algumas raízes desses pensamentos: i) Cabeça vazia: estar desocupado favorece o surgimento de todo tipo de ideias nocivas em nossa cabeça. Por isso é bom dedicar-se ao que está fazendo a cada momento, ocupar a mente com algo em que possamos nos concentrar. Isso nos ajuda a não nutrir pensamentos fantasiosos. ii) Comparar-se ao próximo: ver alguém realizado em determinado aspecto da vida pode causar essa impressão de que também precisamos daquilo. Bullsh**. Cada um tem sua vida, seu caminho. Cada um é um só e precisamos nos lembrar que isso é maravilhoso. Abrace sua identidade e não se compare ao coleguinha. iii) Crer que o evento desencadeador das expectativas é uma chance única: esse medo de perder o que parece ser uma oportunidade única certamente incentiva essa criação de cenários nos quais nos agarramos àquilo pra não soltar nunca mais. Please, don’t. Nunca é uma chance única. A vida é tão incerta, tudo é tão passageiro. Pra que se apegar desesperadamente a algo se o amanhã pode nos reservar algo ainda melhor, mais bonito? É importante manter em mente que a evolução é constante, sempre haverá um novo dia!
O que fazer, então? Um passo de cada vez: primeiro, respirar fundo. Segundo, lembrar que tudo passa. Que se apegar ao futuro é um hábito infrutífero. Por fim, acreditar! Acreditar que o Universo vai trazer as coisas certas nas horas certas, pois é o que ele sempre faz. Acreditar que tudo ficará bem. Acreditar que o momento presente é tudo o que temos, e que o resto é poeira.
#motivaçao#paz#pazeamor#espiritolivre#saudemental#gratidao#peace#peaceful#momento#reflexao#mente#coração#meditação#positividade
1 note
·
View note
Text
Império
O império está inconstante como sempre esteve. Uma série de luzes o tem assolado. No princípio luzes negras, cruéis, incertas. Agora, cada qual mais brilhante que a anterior. Esse passeio entre os altos e baixos ofuscam a beleza do viver porém lembre-se, tudo está bem. Há conforto em cada dia, cada momento. Há saúde, há oportunidades. Possibilidades. Há inspiração! Há amor e compreensão. Talvez o império não esteja inconstante afinal de contas. Talvez esteja bem há tempos, no entanto agora as luzes brilhantes ajudam a iluminar sua força.
0 notes
Text
Para interiorizar
Mudanças são assustadoras, mas às vezes é tudo o que precisamos. Hoje quero fazer uma reflexão sobre as sensações que elas trazem. Acredito que é seguro dizer que, especialmente no caso de uma pessoa ansiosa e depressiva, as emoções se misturam. As sensações são difíceis de serem interpretadas. A melhor saída, então, é negá-las. Certo? Errado. Minha proposta hoje é remover esse mau hábito de lutar contra o que se sente. Da capacidade de abraçar sensações: aí sim é de onde vem a paz. Aceitar o medo quando ele aparece. Aceitar a insegurança. Retirar de cada sentimento uma lição valiosa, edificar-se em cima deles. Respire e lembre-se de que tudo passa, toda tempestade fica pra trás (e o importante aqui é saber que o rastro deixado é de crescimento, apenas).
Acabo de ouvir um clique, talvez (só talvez) seja a raiz do problema. Aceitar que tudo é passageiro. É difícil compreender como tudo é efêmero, especialmente quando se tem esse costume de agarrar-se a qualquer coisa boa que acontece. Talvez (só talvez) aí resida a dificuldade de sentir gratidão: pra que agradecer se tudo passa, tudo acaba? É uma pena não ter percebido até esse momento que aí está a beleza, na importância de viver o momento presente, pois ele é único. E vira passado, de um segundo pro outro. Isso está ficando profundo demais, mas é algo pra realmente se pensar.
0 notes
Text
Sobre a hipótese
Imagina como seria ir embora. Deixar tudo e todos pra trás, sem se sentir vazio. É um pensamento melancólico, sem dúvidas, mas é a unica forma que encontro de recomeçar plenamente. São tantas memórias negativas, tanta impaciência com a rotina. É um desejo tão forte de começar do zero, sem pressões (internas e externas). Uma esperança boba de que, caso isso acontecesse, o tédio e as incertezas iriam desaparecer da noite pro dia. É uma hipótese trágica. O simples fato de imaginá-la afasta qualquer traço de gratidão pelo real, pelo presente. Porém, já não me imagino livre dessa reflexão. Quanta paz viria do abandono do agora? Quantas possibilidades inimagináveis poderiam surgir do adeus? Se vou descobrir isso algum dia, não sei. Mas tenho absoluta certeza de que esse pensamento jamais vai me deixar, e de que se algum dia eu sentir algo que se pareça com o que imagino, me sentirei grato por cada segundo vivido.
0 notes
Text
Focus?
Estranho mesmo é quando dois desejos opostos coexistem. A realização de um automaticamente implica em desgosto, apesar da reação esperada ser outra. Confuso, confesso. A terapia me mostrou que o centro daquilo que me faz mal é a necessidade insaciável de atenção. Concordo que ela existe desde que me entendo por gente, mas ainda assim... Uma coisa é agir por aparência, o que é frequente, mas outra é sentir emoções bastante negativas quando se é notado. Não faz sentido. Parece que são mil olhos observando, o tempo todo. É este o estopim do agir pelo que está por fora. Em contrapartida, existe a reação adversa quando isso é visto. Ao mesmo tempo em que uma meta é atingida, há um pudor que se instala. Há tempos tento sair desse labirinto, mas não consigo. Chega a ser difícil entender o que é realmente meu e o que foi me imposto ao longo da vida. Fato é que dia após dia luto contra esses maus hábitos de desenrolar longas batalhas mentais, nas quais disputam esses dois lados de uma moeda que eu gostaria que desaparecesse. Desejo virar cada curva nesse caminho até encontrar a luz ao final. Porque aí sim vou me sentir livre.
0 notes
Text
Quando o teto cai, e não tem ninguém olhando
A questão é que a tempestade interior foi feita para não ser vista. Feita para compor aquela metade de si que ninguém conhece e nem vai conhecer, por mais que você queira, por mais que você se esforce. Há quem viva em paz, certamente. Tudo tem dois lados, me disseram, e tem mesmo. Mas às vezes temos que parar e refletir sobre o que pesa. E o mais importante: sobre o que pode ser feito para que pare de pesar. No meu caso, o que pesa é a criação incessante de expectativas com relação a tudo e todos quando na verdade o ideal é viver o que acontece. Também essa cobrança por uma paz inalcançável, quando o ideal é aceitar que errar é humano e que tudo acontece por uma razão. Claro que a tempestade interior não se limita a tópicos que podem ser nomeados e estudados um por um. O buraco é muito mais fundo que isso: muitas vezes as sensações são tão confusas a ponto de não ser possível dizer se são boas ou ruins. O que é indiscutível é que elas estão lá, aos montes. E o meu estado de espírito é tão imprevisível quanto inconstante. Escrevo para me expressar, para entender. Não espero ser encontrado nesse cantinho que escolhi pra mim, afinal minha esperança é permanecer oculto, anônimo. E na melhor das hipóteses, quero que esses textos que estão por vir me ajudem a conhecer meu interior. Que me permitam analisar essa tempestade que vai e volta, para que eu aprenda a domá-la. Da esperança de que tudo vai ficar bem até a gratidão que busco sentir, sei que há um longo caminho. E, depois de tanto tempo, tenho a certeza de que a jornada começou.
0 notes