Text
Associação Livre e Atenção Flutuante
> Associação Livre: Paciente falar tudo aquilo que lhe vier a mente, sem selecionar previamente os conteúdos aos quais ele acha que seja favorável ou não.
Na psicanálise, o objeto de estudo é o inconsciente. Dessa forma, quando o paciente seleciona os assuntos no qual ele quer falar ele está atuando com a consciência (de forma que domina os conteúdos), e o ideal, dentro do tratamento psicanalítico, é que seja desvendado os conteúdos recalcados e entender qual o significado atribuído a essas manifestações psíquicas.
A associação livre não é trabalhada a partir do campo da indução de memórias, pois, a partir dessa tentativa de lembranças, podem surgir memórias falsas ou modificadas para encobrir o material inconsciente.
> Atenção Flutuante: Atenção voltada para tudo aquilo que escapa do que é consciente. Escuta livre: sem o uso de registros como anotações, tentativas de memorizar durante a sessão. As anotações devem ser feitas apenas APÓS as sessões.
Dentro da atenção flutuante, o lembrar excessivo do analista pode assustar o paciente - o ideal é que permaneça no lugar de não saber: a repetição irá acontecer eventualmente.
O analista, ademais, também deve perceber o material que foge daquilo que é convencional ou “comum”. Excessos e faltas, repetições são relevantes para o acesso e entendimento ao material inconsciente. A escuta livre ajuda a identificar melhor o papel que esses significantes desempenham para o sujeito e ao que isso está associado.
0 notes
Text
Sistema Nervoso Periférico - SNP
Divisão do Sistema Nervoso:
Gânglios: aglomerados dos corpos celulares dos neurônios;
Nervos: estruturas formadas por feixe de axônios com ou sem bainha de mielina;
Terminações nervosas: receptores de estímulos; > Livres: dor, tato, temperatura > Encapsuladas: tato, pressão, vibração, frio, propriocepção
SN Somático: Controla a musculatura esquelética, regula as ações voluntárias e reflexas. Responsável pela comunicação do corpo (SNC) com o ambiente externo.
SN Autônomo: Regula funções subconscientes e ações involuntárias (pressão arterial, frequência cardíaca, diâmetro pupilar) > Simpático: garante respostas adequadas às situações de emergência ou estresse que requerem respostas rápidas e intensas. O sistema simpático é o sistema de alerta e de maior gasto de energia.
> Parassimpático: normaliza o funcionamento dos órgãos internos quando cessa uma situação de perigo. Portanto, esse sistema dirige as atividades dos órgãos nas situações de rotina.
0 notes
Text
Sistema Nervoso: Neurônios, Células da Glia e Nervos
O Sistema Nervoso é composto por duas células: Neurônios e Células da Glia.
Neurônios: São células excitáveis que se comunicam eletricamente entre si e com outras células musculares e secretoras. Suas funções são receber, processar e enviar informações. São formados por um corpo celular (pericário), dendritos e axônio.
São classificados em: Multipolares, Bipolares e Pseudomultipolares:
Multipolares: vários dendritos e 1 axônio.
Bipolar: 2 prolongamentos saem do corpo celular, 1 dendrito e 1 axônio.
Pseudomultipolares: 1 prolongamento parte do corpo celular e se divide em dois ramos.
Células da Glia: Células que ocupam os espaços entre os neurônios para protegê-los e nutri-los. Essas são as principais células da glia e suas funções:
Astrócitos: formato estrelado devido ao seus prolongamentos, semelhante a uma estrela. -> Sustentam e isolam os neurônios; -> Captam potássio, ajudando a manter a baixa concentração extracelular; -> Recaptam neurotransmissores e armazenam glicogênio (liberação de glicose para os neurônios); -> Auxiliam na cicatrização de lesões, fagocitose e secreção de fatores neurotrógicos para sobrevivência e manutenção dos neurônios.
Oligodendrócitos: núcleo esférico e são menores que os astrócitos. Essas células são encontradas na substância branca e cinzenta. Na substância branca, eles são encontrados envolvendo os axônios de alguns neurônios, formando, assim, uma membrana rica em substância lipofílica denominada bainha de mielina.
Células da micróglia: também estão presentes nas substâncias brancas e cinzenta do sistema nervoso central. Essas células são alongadas e pequenas, com núcleo em forma de bastão e cromatina condensada. Elas atuam na defesa imune do SNC.
5 notes
·
View notes