palavrasnocaminho
Palavras no Caminho
6 posts
Don't wanna be here? Send us removal request.
palavrasnocaminho · 7 years ago
Photo
Tumblr media
O Inimigo Errado
Outra polemica ganhou as redes sociais, mais uma vez uma em que ambos os lados tem um desejo em comum mas apenas se enfrentam com acusações generalistas e muitas vezes inconsequentes ao invés de se unir na causa que acreditam. Poderia ser qualquer uma, mas a causa de que falo hoje é o abandono de animais.
Enquanto a voz de protetores se volta contra os criadores e ambos os grupos trocam acusações o desejo de todos, o de que o abandono de animais não seja mais uma realidade do nosso país, se torna cada vez mais distante. Em ambos os grupos existem pessoas gananciosas, os que só pensam em se promover, os que tem ambições politicas e os que"precisam" por um motivo ou outro estar em evidência. Essas pessoas não querem a solução do problema, pelo contrario, elas vivem dele. Direcionando o ódio de quem ama os animais para um dos grupos elas garantem que o problema do abandono continue indefinidamente, elas pensam em si, nunca nos nossos pobres abandonados de quatro patas. Existe uma solução? Logico que existe, ela consiste em se olhar o problema: Se existem animais abandonados é por que alguém, em algum momento os abandonou. Só existe hoje um país onde se resolveu o problema dos abandonados: A Holanda. A solução Holandesa não foi acabar com os criadores nem a criação de mais abrigos, a solução foi uma legislação severa, com altas multas a quem abandona seus animais de estimação.
Tumblr media
Mas essa não é uma solução agradável, defendê-la vai tornar impopular as pessoas que precisam viver no estrelato, o mais fácil é enfraquecer os dois grupos que amam de verdade os animais a ponto de dedicar parte de seu tempo,  parte de sua vida para eles. A solução mais fácil é colocar os grupos para discutir, debater, se enfrentar, enquanto os pobres animais continuam sendo abandonados a cada dia. Como sempre quem pensa em guerra pensa em si, não em quem sofre. Como sempre a guerra faz sofrer os mais fracos, nesse caso, nossos irmãos animais. O que eu peço a protetores e criadores é que não escutem e nem repassem mensagens dessas pessoas, ao contrário, quando ouvir algo do tipo fale apenas do exemplo da Holanda e lute para que ele se torne um realidade no Brasil.
1 note · View note
palavrasnocaminho · 7 years ago
Photo
Tumblr media
Negro não tem alma, precisa de supervisão para trabalhar. Homossexual é tudo prostituto, tudo safado. Índio é preguiçoso. Canhotos tem a marca do diabo. Essas frases te incomodam?
Nos últimos anos a sociedade tem ganho consciência das diferenças, tem se tornado mais tolerante e tentado diminuir seus preconceitos no todo, mas parece que com os deficientes ainda estamos vivendo no passado.
São comuns pensamentos de que a deficiencia, seja ela qual for, seja um "castigo divino" ou que os familiares sejam "escolhidos de Deus". Basta sair ao lado de alguem com deficiencia para perceber que as pessoas perguntam ao acompanhante o que o individuo com deficiencia quer, não ao proprio.
A deficiencia ainda é um tabu, algo que deixa as pessoas desconfortáveis. Um exemplo claro foi o que aconteceu com um individuo deficiente nos escândalos que assolaram nosso pais. Usaram e abusaram da sua deficiencia de forma ofensiva, inclusive em programas de TV, sem se importar com o que iam pensar ou sentir os outros tantos que tem a mesma síndrome.
Alguns se defendem dizendo que não é tarefa da sociedade dar autonomia a quem tem algum tipo de limitação, pelo contrário, a base da sociedade é justamente essa: Dar proteção e condições a todos que vivem dentro a uma vida plena. 
Poucos de nós conseguiríamos viver sozinhos neste mundo, isolados completamente de outros seres humanos, sem nenhum beneficio de uma vida em sociedade. Basta assistir um dos populares programas de sobrevivência para entender o quão difícil é uma vida sem outros humanos por perto. 
Mesmo os que decidem por um motivo ou outro viverem isolados do contato humano geralmente fazem com algum suporte da sociedade, como os monges e eremitas de varias religiões que recebem roupas e comida, as vezes até vivem em mosteiros, ou moradores de rua que vivem quase que somente da caridade alheia.
O individuo com deficiencia, seja ela qual for, é um ser humano como você, com esperanças, sonhos, desejos... Enquanto não enxergarmos esse fato como sociedade e trabalharmos para que a palavra "inclusão" seja tão importante quanto o combate ao racismo, ao preconceito e a intolerância ainda estaremos longe de sermos chamados de "sociedade".
2 notes · View notes
palavrasnocaminho · 7 years ago
Photo
Tumblr media
A sua religião transforma?
Sempre que alguém me fala de sua religião, a primeira coisa que observo é a mudança ela causou na pessoa.
A Religião é algo lindo, feito para ligar o ser humano com o espiritual, com o divino, com a forma como se vê Deus, ou Deuses. Se a forma com que vive sua religião estiver fazendo dela uma pessoa melhor, mais tolerante, ligada com o divino, alguém mais nobre, que transmita paz, amor, harmonia, tento observar mais. A segunda coisa que observo, é a mudança que essa pessoa causa no seu ambiente. Aonde ela se encontra ela é querida? Amada? As pessoas se sentem bem do seu lado? Ela traz harmonia, paz, alegria ou apenas rancor e odio? Ela é um reflexo de que? Um reflexo do divino na terra ou apenas traz mais escuridão para o mundo? De tanto observar cheguei a conclusão que não existem religiões boas ou ruins - salvo pequenas exceções - mas pessoas que aproveitam ou não a oportunidade de se ligar ao divino. Existem muitas que usam a religiosidade apenas como desculpa para dar o seu pior ao mundo que lhes sustenta a vida gerando ódio, preconceito e discórdia. Como vemos geralmente apenas o que falta, acabamos com a impressão ruim sobre algumas delas, como exemplo a opinião que a maioria de nós tem hoje dia sobre o Islamismo, uma bela religião que ficou marcada por seus "homens bombas". Pensando por que existem tantas, chego a conclusão que o que existe do "outro lado" é grande demais para nossas pequenas mentes, e talvez por isso tenhamos tantas explicações diferentes sobre o mundo espiritual. Desse ponto de vista, todas elas tem sua beleza e merecem ser ouvidas e preservadas. Entendi que para que sua religião transforme a pessoa deve se dedicar realmente ao estudo, compreensão, e principalmente, em viver o mais sublime de sua religião. Faço sincero votos de que você se torne uma pessoa melhor abraçando sinceramente a religião que escolheu para si, e faço votos ainda mais sinceros que veja a beleza de todas, pois cada uma delas é uma forma do ser humano estar em comunhão com o divino, e só por isso já merece ser respeitada, afinal o que é maior do que o esforço de transcender a matéria e conhecer o grande mistério da vida?
9 notes · View notes
palavrasnocaminho · 7 years ago
Photo
Tumblr media
Iludidos pela ciência
A todo momento, as mais diferentes pessoas estão tentando nos convencer do que acreditam ou mostrar que algo que acreditamos é errado, essa é uma tendência do ser humano que tem se acentuado nos últimos anos.
Esse aspecto da natureza humana é odioso e nos faz entrar em discussões inúteis, gera inimizades, ódios e faz com que grandes idéias morram antes de estarem maduras o suficientes para serem defendidas.
O pior aspecto é que não acontece só com idéias sobre religião ou comportamento, o nome da ciência é usada para esse tipo de prática e qualquer estudo mal feito torna-se uma prova incontestável para que a raiva ou uma necessidade de se sentir superior torne alguém em um caçador de idéias e sistemas de crenças. Temos uma geração que aplaude e ao mesmo tempo ignora os fundamentos científicos, são os iludidos pela ciência, que acreditam em qualquer "estudo" que apoie sua visão de mundo.
Um exemplo é uma experiencia citada sempre como "prova incontestável" de que astrologia não funciona, ela foi filmada a pouco tempo pelo Americano Jamis Randi, mas é a repetição de um estudo concebido com diversos erros de método em 1948 pelo psicologo Bertram R. Forer, conhecido como "Efeito Forer": A mente subjetiva avalia positivamente algo em que a pessoa acredita, sem julgar seu conteúdo.
Bertram (tal como Randi) montou um texto com que qualquer pessoa poderia se identificar e pediu que estudantes dessem notas de 0 a 5 o quanto a descrição era precisa. As notas foram altas, então ele revelava que o texto era o mesmo para todos os participantes. A conclusão era de que a Astrologia era uma farsa, pois a mente subjetiva valida seletivamente o que acredita ser verdade, especialmente sobre si mesmo. Ele associou esse texto ao horóscopo de jornal, coisa que a maioria dos praticantes de astrologia tem como brincadeira ou superstição, Randi vai mas longe que Bertram e afirma que o experimento desacredita toda a Astrologia.
Na verdade os dois provaram apenas que são capazes de construir um texto com que a maioria das pessoas se identifique.
Nenhum dos dois apresentou o texto original, completo, construído por um astrólogo, mesmo que tivessem apresentado, seria no máximo uma prova contra aquele astrólogo, não sobre uma classe inteira.
Qual a conclusão logica do experimento? Um psicologo e um ilusionista construíram um texto simples que pode ser identificado por todos, ou Astrólogos do mundo inteiro serem charlatões que criam diariamente textos assim, durante séculos, e as pessoas continuam acreditando neles? Seja sincero e responda: O que é mais provável?
Da mesma forma que não posso dizer que os Records olímpicos só podem ser alcançados com anabolizantes porque alguns deles foram, não posso culpar uma classe inteira de pessoas pelo mundo apenas porque é possível construir um texto com que todos se identifiquem. Ou seja, o texto não é um texto astrológico, e, mesmo que fosse um, ainda assim não se poderia julgar o todo por um exemplo.
A grande curiosidade é que a viralização do vídeo confirma o "efeito Forer" pois quem repassa o valida segunda suas crenças subjetivas sem julgar seu conteúdo. Em outras palavras, o vídeo diz algo que se quer ouvir, que está de acordo com suas crenças e parece com algo que tem aval da ciência, então vira prova inquestionável.
Que sejamos mais maleáveis em aceitar o que o outro crê, mesmo que isso vá contra tudo que acreditamos. A liberdade no pensar é essencial ao futuro do ser humano. A sociedade, a religião, a politica e até mesmo a arte e filosofia entre tantas outras coisas já foram usadas para cercear a liberdade de pensamento, não deixemos que a ciência vire a próxima grande opressora da liberdade de pensamento.
0 notes
palavrasnocaminho · 7 years ago
Photo
Tumblr media
A Rosa "Imortal" : 
A prova da existência do mundo espiritual.
Um dos maiores avanços que tivemos nos últimos cem anos foi na área cientifica, o que fica mais evidente para quem tem mais de quarenta anos. Celulares, tablets, internet, carros inteligentes, diagnosticos por computador... Estamos começando a viver no mundo do futuro e todo esse avanço foi feito pela ciencia. Por causa disso é dificil contradizer a ciencia, em especial quando somos confrontados por ela com nossas crenças e conhecimentos tradicionais. Algo que sempre entra em discussão é a "prova" do mundo espiritual, ou ao menos de uma energia espiritual. Cientificamente falando, é impossível provar. 
Impossível...Salvo uma exceção.
O metodo da ciencia se preocupa apenas do "como" e usa sempre a explicação mais simples, o que quer dizer que se algo pode ser explicado por meios que a ciencia conhece, essa deve ser a explicação cientifica, por exemplo: Existe um modo de usar a força espiritual para fazer com que uma flor sobreviva muito mais tempo do que o normal depois de colhida, ela pode durar dias, até mesmo meses. Ele é muito simples de fazer e você pode experimentar em sua casa (a explicação está mais a frente). Mas se um ilusionista usa um liquido para embalsar e deixar a flor com aparência de viva, ou usa outro truque como trocar a flor sem que ninguém perceba, essa passa a ser a explicação cientifica e a experiencia é desacreditada. Lembre, para o metodo cientifico so importa o "como". Se pode ser feito de um jeito conhecido pela ciencia, esse é o modo como aconteceu. Você não vai conseguir com a flor "imortal" que se mateve viva por semanas enquanto as outras morriam, provar a ciencia que a força espiritual existe por que um bom magico pode fazer um truque com um resultado igual ou melhor. Mas existe a exceção. Você pode provar para quem realmente importa: Você. Se você souber que não usou nenhum truque, que aquela flor sobreviveu apenas com o auxilio da força espiritual (ou o nome que você escolher), vai provar para si mesmo que o que não se pode ver é real o que vai fortalecer muito sua fé nas coisas invisíveis e pode abrir portas fechadas que você nem imaginava que existiam. A experiencia é simples: Colha uma flor na rua ou numa floricultura, coloque em um vaso com água ou soro caseiro e duas vezes ao dia, antes de dormir e ao acordar, sente-se em frente a ela e, por dois minutos lembre de coisas boas, boas atitudes, coisas que elevem sua alma, que te deixem bem. Sinta esses pensamentos, tente "respirar" esses pensamentos, tente sentir esses bons pensamentos em suas mãos, e quando sentir que conseguiu ao menos em parte, coloque as mãos ao lado da flor, sem tocá-la, mentalmente deixe que esse sentimento concentrado em suas mãos circule a flor e se misture com ela. Respire profundamente por alguns instantes, procurando não pensar em nada, e agradeça mentalmente por dar um presente de vida a outro ser. Depois de algum tempo, talvez não com a primeira flor, vai notar que conseguirá fazer a flor viver muito mais do que o normal. Ao menos pelo dobro ou triplo do tempo das outras. Você pode comparar trazendo uma duzia de rosas para casa, colocar todas em vasos individuais com soro caseiro e apenas realizar a experiencia em uma. A rosa parecerá imortal, se comparada ao tempo de vida das outras. Essa experiencia simples terá outras aplicações, conseguindo realizá-la, entre em contato.
0 notes
palavrasnocaminho · 7 years ago
Photo
Tumblr media
O EXERCÍCIO DOS PEQUENOS GESTOS
Trabalho, família, escola, faculdade...
Já reparou que acabamos vivendo um pouco no "automático" e que a cada decisão um pouco do nosso tempo consciente é tomado? Cada uma nos obriga a uma série de atividades muitas vezes repetitivas que afastam nossa atenção do "agora" e pedem pressa para serem realizadas.
A verdade é que vivemos bem pouco de forma consciente pois acumulamos atividades demais, estamos sempre com pressa ou preocupados com uma ou outra atividade. Aproveitar a vida é sempre um momento adiado.
Vou te propor um exercicio simples, fácil de ser feito: Observe a sua volta, durante seu caminho para o trabalho ou para algum outro lugar que você sempre frequente e nesse caminho, realize um gesto simples, consciente, altruista, que não lhe trará nenhum beneficio.
Por exemplo: Retire um papel de bala da rua e jogue na lixeira, não importa se a rua estiver cheias de papaeis. Compre um salgado e deixe na mão de um morador de rua. Uma outra coisa que você pode fazer é, quando for dar uma esmola para alguem, pergunte o nome da pessoa e se encontrá-la novamente, chame-a pelo nome (talvez você não entenda o tamanho da importancia desse ato).
São pequenos gestos simples, tenho certeza que você pode pensar em outros. O importante é tomar a decisão de fazê-los de forma consciente, em algum momento de seu dia.
Parece pouco, mas talvez você descubra que estes podem passar a ser os momentos mais esperados e felizes do seu dia.
2 notes · View notes