dejongasblog
Sem título
2 posts
Don't wanna be here? Send us removal request.
dejongasblog · 3 years ago
Text
A história do cooperativismo
O SURGIMENTO
Tudo começou em 1844, na cidade de Rochdale-Manchester, no interior da Inglaterra. ... Nascia, então, a “Sociedade dos Probos de Rochdale” — primeira cooperativa moderna, que abriu as portas pautada por valores e princípios morais considerados, até hoje, a base do cooperativismo.
ROCHDALE
Para  tentar melhorar as condições de vida um grupo de 28 tecelões do distrito de RochDale , uniu-se num modelo de  negócio  para de adquirir produtos de primeira necessidade , pois , comprando em grande quantidade dos atacadistas , conseguia preços menores . Assim , em 1844 , foi fundada os a primeira cooperativa do mundo , “A Sociedade dos Probos Pioneiros de Rochdale “, que , e, 1866 , tinha cerca de 5.300 associados.
Alguns figuras relacionadas 
Saint Simon
Charles Fourier 
Robert owen
0 notes
dejongasblog · 3 years ago
Text
Tipos de cooperativa
Tudo começou em 1844, na cidade de Rochdale-Manchester, no interior da Inglaterra. ... Nascia, então, a “Sociedade dos Probos de Rochdale” — primeira cooperativa moderna, que abriu as portas pautada por valores e princípios morais considerados, até hoje, a base do cooperativismo. Existem diversos tipos de cooperativa, vamos conhecer melhor esses e outros empreendimentos cooperativos.
Cooperativas de crédito:
Cooperativa de crédito trata-se de um empreendimento coletivo destinado a promover a poupança e financiar as necessidades ou os negócios dos seus associados.
As cooperativas de crédito estão sujeitas as normas do Sistema Financeiro Nacional e oferecem serviços convencionais que os bancos privados disponibilizam (créditos, cartões e financiamentos diversos). Estão submetidos as regras do Banco Central do Brasil.
Cooperativas agropecuárias:
A CooperJacoagro é uma cooperativa agropecuária. Neste tipo de empreendimento é possível atender toda a cadeia produtiva:
Cultivo, colheita, industrialização e comercialização dos produtos.
O cooperativismo agropecuário está presente em todo território. Conhecido e reconhecido pela sociedade brasileira, participa significativamente nas exportações e, ao mesmo tempo, abastece o mercado interno.
Cooperativas de Consumo:
Dedica-se a compra e em escala. Operam em negócios varejistas, tais como farmácias, supermercados, postos de combustíveis e demais atividades como fornecedores de suprimentos em sumos (roupas, material escolar, perfumaria e etc). Obs:  A primeira cooperativa do mundo foi de consumo.
Cooperativas educacionais:
São negócios constituídos por iniciativa de professores, estudantes, pais ou outros empreendedores. A Cooperativa educacional foi idealizada em busca de um ensino de melhor qualidade.
Cooperativas de Trabalho:
Essas cooperativas reúnem profissionais que exercem atividades com proveito comum almejando melhorias das suas condições socioeconômicas e gerais de trabalho. A legislação que rege esse tipo de cooperativa possibilita que o quadro societário de tais empreendimentos seja formado pelo minimo de 7 associados.
Cooperativas especiais:
As cooperativas especiais, por sua vez, são constituídas, por pessoas que precisam ser tuteladas ou que se encontram em desvantagem. Atuam para inserir seus associados no mundo do trabalho e para lhes proporcionar renda e acesso a cidadania.
Cooperativas habitacionais:
Destina-se a construção, manutenção e administração de conjuntos habitacionais e condomínios. Muitas dessas cooperativas ao cumprirem a sua finalidade passam a ter, automaticamente o propósito de administração condominial.
Cooperativas de infraestrutura:
Atuam na oferta de serviço de interesse público, tais como mecanização, limpeza, eletrificação e telefonia rural
Por exemplo, as cooperativas de eletrificação rural podem construir usinas para geração própria.
Cooperativas Minerais:
São constituídas com a finalidade de pesquisar, extrair, lavar, industrializar, comercializar, importar e exportar produtos, matérias primas e minérios.
OBS:  Elas são incentivadas pela Constituição Federal de 1988.
Cooperativas de produção:
As cooperativas de produção geram, criam ou fabricam bens, produtos e mercadorias.
Algumas cooperativas são compostas por grupos de profissionais tais, como:
Marceneiros, serralheiros, fabricadores de doces, roupas, tijolos, peças e componentes; entre outros.
Cooperativas de saúde:
São voltadas a promoção da saúde humana e tem possibilitado união e atuação plena dos profissionais da área. Elas também beneficiam a população com a oferta de clinicas, hospitais, planos de saúde entre outros.
Cooperativas de Transporte:
Atuam na prestação de serviços de transporte de cargas e passageiros, as cooperativas de transporte tem gestões especificas em suas varias modalidades:
° Transporte individual de passageiros (taxi)
° Transporte coletivo de passageiros (ônibus)
° Transporte de cargas (caminhão)
° Escolares (vans, ônibus)
Cooperativas de turismo:
Estas oferecem serviços de entretenimento, esportes, artes, eventos, viagens nacionais e internacionais, entre outras.
Classificação das Cooperativas
Todos os empreendimentos até aqui apresentados são considerados, na legislação, como cooperativas singulares ou de primeiro grau. Contudo, elas podem aderir ou constituir negócios superiores que as favoreçam em aspectos estratégicos, logísticos, comerciais, contábeis, financeiros e políticos.
Com o mínimo de três singulares, é possível constituído constituir uma cooperativa central ou federação de cooperativas, também conhecidas comoll cooperativas de segundo grau.
Nessa mesma linha, três cooperativas de segundo grau podem criar uma confederação ou cooperativa de terceiro grau. Trata-se de uma entidade que cuida dos interesses das suas associadas e contribui para sua gestão, padronização e reconhecimento no mercado.
Escrito e revisado: Por Daniel Asevedo e Gustavo Rizzi.
3 notes · View notes