Tumgik
bemsorrir-blog · 5 years
Text
Dentição Decídua
O QUE É A DENTIÇÃO DECÍDUA?
   O Dente decíduo, conhecido popularmente como dente de leite, é o primeiro conjunto de dentes que aparecem durante o desenvolvimento do indivíduo.
QUAIS DENTES FORMAM A DENTIÇÃO DECÍDUA?
   Arcada Superior: 2 incisivos centrais, 2 incisivos laterais,  2 caninos, 2 primeiros molares e 2 segundos molares.
   Arcada inferior:  2 incisivos centrais, 2 incisivos laterais,  2 caninos, 2 primeiros molares e 2 segundos molares.
EM QUAL IDADE ESPERAMOS ENCONTRAR A DENTIÇÃO DECÍDUA?
    Os dentes decíduos começam a surgir na cavidade oral em torno dos 6 meses de idade e completam sua erupção em torno dos dois anos e meio. os dentes decíduos dispõem- se na cavidade oral em arcos, um superior e outro inferior, e localizam-se em alvéolos na maxila e na mandíbula, estando fixados a eles pelo ligamento periodontal.
   Incisivos Centrais Inferiores - 6-8 meses
   Incisivos Centrais Superiores - 8 meses
   Incisivos Laterais Superiores - 8-12 meses
   Incisivos Laterais Inferiores - 10-12 meses
   Primeiros Molares Inferiores e Superiores- 10-12 meses
   Caninos Inferiores e Superiores - 14-20 meses
   Segundos Molares Inferiores e Superiores- 2 a 3 anos
  GUIA DE ERUPÇÃO DENTÁRIA 
Tumblr media
QUAIS AS FUNÇÕES DA DENTIÇÃO DECÍDUA?
    a) mastigação dos alimentos, etapa importante para facilitar a digestão; 
    b) ajudar na pronúncia correta das palavras
    c) guardar o espaço para os dentes permanentes que irão substituí-los no futuro
     d) Formação de um plano oclusal
QUAIS OS DISTÚRBIOS E DOENÇAS MAIS FREQUENTES OBSERVADOS NA DENTIÇÃO DECÍDUA? 
Macrodontia:Aumento do tamanho dos dentes sem a presença de sulcos de clivagem ou lobulações, podendo ser observado aumento na coroa ou na raiz do dente. Sua principal consequência é a alteração estética.
Microdontia:Dentes de tamanho menor do que o normal, envolvendo normalmente um ou dois dentes. Os dentes mais acometidos são os incisivos laterais superiores, que se apresentam em forma cônica, com ponta afiada e aguçada, sendo denominados dentes conoides. 
 Fusão dentária:União de dois germes distintos durante o desenvolvimento, com duas raízes e canais radiculares distintos. A morfologia irregular predispõe à cárie, à doença periodontal e ao comprometimento estético. 
Taurodontia: Alargamento da câmara pulpar e diminuição do tamanho das raízes, sendo que a distância da furca até a junção cemento-esmalte é maior do que a distância cérvico-oclusal. O diagnóstico é radiográfico.
COMO PROMOVER A SAÚDE BUCAL? (DIETA, HIGIENE ETC..)
     A pirâmide alimentar é o mais popular guia alimentar, representado graficamente por uma pirâmide e tendo como princípios a variedade, a moderação e a proporcionalidade.Trata-se de um instrumento de educação nutricional que tem como objetivo promover mudanças nos hábitos alimentares visando à saúde global do indivíduo e à prevenção de doenças. Na pirâmide, os alimentos que devem ser mais consumidos estão próximos à base, e os que se encontram no topo devem ter um consumo mais restrito. A pirâmide alimentar propõe que o consumo energético diário seja composto por 55 a 60% de carboidratos, 25 a 30% de lipídeos e 10 a 15% de proteínas, sendo que o consumo de açúcares não presentes naturalmente nos alimentos não deve ultrapassar 10%.  
Tumblr media
QUANTO A HIGIENIZAÇÃO ?
    Ministério da Saúde recomenda que a escovação dos dentes comece logo que surgir os primeiros incisivos decíduos, e o dentifrício fluoretado deve ser introduzido logo que os molares decíduos surgem. Para crianças com menos de 2 anos, deve-se limitar a frequência de escovação com dentifrício fluoretado para 2 vezes ao dia e usar quantidade equivalente a um grão de ervilha ou arroz  Os bons hábitos com a saúde dos dentes devem ser apresentados para a criança desde muito cedo, após as refeições usar fio dental e o raspador de língua diariamente.
Tumblr media
COMO TRATAR OS DISTÚRBIOS E DOENÇAS  MAIS FREQUENTES OBSERVADOS NA DENTIÇÃO DECÍDUA ?
Macrodontia: Nem todos os dentes necessitam de intervenção direta, mas deve ser feito controle do paciente. Quando for indicado, fazem-se plastia dentária e ajuste oclusal. Microdontia: Correção ortodôntica associada à restauração adesiva ou protética. Fusão dentária:Na dentição decídua, a maioria dos casos não requer tratamento. Na dentição permanente, o tratamento depende do grau de fusão, podendo ser indicado acompanhamento, separação, restauração protética, ajuste oclusal ou exodontia. Taurodontia: A maioria dos casos não requer tratamento, principalmente na dentição decídua. Dente invaginado (odontoma ou dens in dens):Prevenção da cárie devido à maior retenção de placa nesta região. Acompanhamento clínico e radiográfico.
1 note · View note