arteentrelivros
Arte entre Livros
2 posts
Olá queridos leitores,Este blog foi criado especialmente para aqueles que buscam críticas literárias, sugestões de passeios por São Paulo, comentários sobre exposições de arte, análises culturais e insights musicais. Aqui, compartilho minhas perspectivas pessoais de forma autêntica, trazendo um olhar jovem e vibrante. Espero que desfrutem deste espaço e convido todos a deixarem seus comentários. Vamos embarcar juntos nessa jornada fascinante pela arte e cultura!Fique à vontade para sugerir qualquer ajuste específico ou indicar áreas que gostaria de melhorar e sugerir o que vocês gostariam de ver por aqui.
Don't wanna be here? Send us removal request.
arteentrelivros · 8 months ago
Text
Tumblr media
Olá, queridos leitores!
O post de hoje é sobre o livro "Noite em Caracas", da escritora e jornalista venezuelana Karina Sainz Borgo. Nascida em 1982, ela vive e trabalha em Madri. "Noite em Caracas" é seu primeiro livro, publicado e traduzido para 23 países, com preço médio de 30,00 Reais. No Brasil, foi traduzido por Livia Deorsola e publicado pela editora Intrínseca, no gênero Literatura e Ficção, indicado para leitores de maiores de 18 anos.
O livro conta a história de Adelaida Falcón, que, após a morte de sua mãe, se vê órfã aos 38 anos, sem nada em uma cidade dominada pela violência, anarquia e corrupção. Após o enterro de sua mãe, sem perspectivas e com um sentimento de solidão extrema, nossa protagonista começa a vivenciar os horrores da invasão de um novo grupo político em seu país. Enquanto sua cidade desaparece, o domínio da violência cresce nas ruas. Adelaida, em meio ao caos em que se encontra, busca refúgio nas lembranças de uma vida simples. Sem tempo para viver seu luto, ela tem sua casa invadida por um grupo de mulheres a serviço do regime. Desesperada e na esperança de tentar retomar o pouco que lhe resta de sua vida, ela busca abrigo na casa de sua vizinha, Aurora Peralta, conhecida como "filha da espanhola", dona de um pequeno restaurante na cidade e a quem ela conhece desde a infância.
Ao entrar no apartamento, Adelaida depara-se com o corpo de Aurora e uma carta em cima da mesa, que informava sobre a concessão do passaporte espanhol. Surge então à esperança em seu coração, uma chance para fugir do inferno. No entanto, para sobreviver, Adelaida terá que deixar de ser quem é. Com a chegada da noite em Caracas, os gritos de horrores podem ser ouvidos em meio ao mais absoluto silêncio.
"Noite em Caracas" é um romance muito bem estruturado, de fácil leitura, que transporta o leitor para o meio do caos do regime de um país que se arruinou politicamente e socialmente. Nos envolvemos de maneira solidária na luta pela sobrevivência da protagonista. Confesso que, ao chegar ao final da leitura deste livro, foi inevitável sentir um forte 'porquê?' Surgiu em mim um desejo genuíno de conhecer mais sobre a história, de saber o que aconteceu com a protagonista depois. Em suma, recomendo a todos esta jornada até Caracas. Saudações Literárias, Kethlen Orlandini
Referência.
0 notes
arteentrelivros · 9 months ago
Text
Tumblr media
Olá, Queridos leitores!
O post de hoje é sobre o livro “Um Casamento Americano” de Tayari Jones, Autora de best-seller do New York Times, e acadêmica Americana (nascida em 30 de novembro de 1970) nasceu e foi criada em Cascade Heights, Atlanta. O Romance ficou conhecido e fez parte de um dos títulos do Clube do Livro da Oprah Winfrey em 2018, que trouxe a público avaliações positivas sobre a história.
 “Um retrato emocionante das consequências de uma condenação injusta na vida de um jovem casal afro-americano.” – Barack Obama
“Um dos muitos dons de Tayari é o de tocar a nossa alma com suas palavras – e de fazer com que essas palavras sejam magníficas” – Oprah Winfrey
Em 2019 a Tayari Jones ganhou o prêmio feminino de ficção que é um dos Os prêmios literários de maior prestígio do Reino Unido (O prêmio é concedido anualmente à autoras de qualquer nacionalidade pelo melhor romance original completo escrito em inglês). No Brasil, Vendido e publicado pela editora Arqueiro, traduzido por Alves Calado, com preço médio de $49,90, pode ser encontrado em diversas livrarias e no site oficial da editora.
 O livro conta a história de um jovem casal americano protagonizado por Roy um jovem afro-Americano nascido em Eloe Louisiana, recém-casado com Celestial uma “mulher do sul” de Geórgia, artista plástica. Em sua última noite juntos em um hotel cotado com uma estrela e meia de avaliação objetiva, em Eloe, Roy é surpreendido por uma falsa acusação, preso injustamente condenado a 12 anos de prisão, “Roy sabia que doze anos eram uma eternidade porque começou a soluçar ali mesmo, na mesa do Réu”, ele teria 43 anos quando ele fosse solto. Geórgia em meio ao desespero de ver seu marido ser levado sem chances de defendê-lo e tendo a certeza de sua inocência começa a se questionar: -“será que nos amamos tão intensamente naquela noite porque sabíamos ou porque não sabíamos? Haveria um alerta vindo do futuro, um sino furioso sem abalo?”.
A trama começa a se desenvolver e o jovem casal passa a lutar para comprovar a inocência dele. Entre cartas de amor, visitas e a luta pela justiça, ROY e CELESTIAL, veem suas vidas seguindo direções que jamais imaginariam no dia em que disseram sim um ao outro no altar, anos se passam e a possibilidade de ser provada a inocência do nosso protagonista é cada vez mais remota, Georgia, sozinha e lidando com a ausência do marido e as incertezas do futuro encontra conforto nos braços de seu amigo de infância e padrinho de casamento Andre, inicia ai um triângulo amoroso.
 Tayari com seu romance muito bem estruturado consegue prender o leitor com as reviravoltas da história, a cada novo capítulo, envolvendo o nosso coração com a individualidade de cada personagem, passamos a torcer por todos de uma maneira surpreendente.
Em meu trecho favorito do livro, em palavras tão cheias de significado e paixão e de maneira brilhante Jones, descreve como o amor pode surgir de maneira tão inesperada, deixo aqui para vocês as palavras que me marcaram profundamente. “Nos rimos, um riso verdadeiro, recíproco. E foi aí que nossa vida mudou. Chegamos um ao outro com júbilo nos lábios. O que veio em seguida podia não ser uma união legal; Não havia clérigo nem testemunhas. mas era nosso”.
Convido vocês á se deleitarem e abrirem o coração para esse livro, e fico aqui na torcida para que gostem tanto quanto eu e que a nossa querida Tayari continue trazendo a público mais histórias como essa. Saudações Literárias, Kethlen Orlandini
Onde comprar ?  https://www.editoraarqueiro.com.br/livros/um-casamento-americano/
Fontes: https://www.tayarijones.com/
photo: Kethlen Orlandini
4 notes · View notes