viver-bem-agora-2020-blog
Viver bem agora
3 posts
Don't wanna be here? Send us removal request.
viver-bem-agora-2020-blog · 5 years ago
Text
Como saber  se tenho ENDOMETRIOSE?
Muitas mulheres tem um fluxo intenso e irregular doloroso em diferentes formas de distúrbios reprodutivos, que é um sinal de endometriose. Você pode sentir dor desde o início do seu ciclo menstrual e deve terminar após o término. 
O problema aqui é que isso leva a maioria das mulheres com endometriose aos seus médicos com dor crônica na pelve. 
Outros possíveis sinais de endometriose incluem diarréia e evacuações dolorosas durante o ciclo menstrual. No entanto, o único sintoma pode ser a sensibilidade do abdome na maioria das vezes em qualquer local específico. 
A endometriose é mais comumente relacionada ao ciclo menstrual, porém não é cancerígena em cerca de 95%  dos casos.
Tumblr media
Como acontece a endometriose 
Na endometriose, uma camada de tecido que reveste o útero normalmente espessa de sangue, se desprende da vagina à medida que o período menstrual chega. No entanto, esse tecido cresce fora do útero, e fique incorporado aos tecidos do corpo. 
Em tal condição, fragmentos de tecido endometrial aparecem quase em qualquer lugar do corpo, exceto dentro do "útero". 
Na maioria das vezes, os ovários, trompas de falópio (entre os ovários e o útero), a vagina e a parede uterina, seguidos pelo abdômen, intestino, bexiga e rim, são os mais afetados. 
Em alguns casos raros, o tecido endometrial é encontrado nos pulmões, pele, cicatrizes cirúrgicas, certos nervos, cérebro e sistema linfático. 
Esse tecido, desenvolve-se fora do útero estimulado pelo hormônio estrogênio, que continua a desempenhar sua função de preparo para receber o óvulo fertilizado, depois desintegra-se quando a concepção não ocorre e descama na preparação para o próximo ciclo. 
Durante cada ciclo menstrual, o tecido sangra da mesma forma que o endometrial.
O problema aqui é que o tecido cresceu muito para fora do útero, onde ele pertence, e vai para outras partes do corpo.
Esses tecidos, quando acumulados, produz irritação, inflamação e dor que podem continuar período após período. 
O sangramento pode criar tecido cicatricial que pode até se espalhar pela pelve, unindo órgãos, interferindo assim em sua função adequada, preenchendo toda a cavidade e posteriormente produzindo um tumor como massa.
Tumblr media
Como tratar a endometriose 
Cada caso precisa ser avaliado, pois depende da gravidade do problema e se a mulher já engravidou ou não. 
Muitas vezes são ministrados medicamentos para inibir a doença e também pode ser feita a cirurgia removendo as partes atingidas . Outra medida é a histerectomia onde é feita remoção dos dois ovários . 
Muitas mulheres optam pelo uso ininterrupto de anticoncepcionais para não menstruar, assim eliminam as dores.
Até a próxima
Marcia Melo
0 notes
viver-bem-agora-2020-blog · 5 years ago
Text
Quais as consequências causadas por alterações hormonais
Uma série de romances e histórias do início dos séculos 18 e 19 retratam frequentemente as mulheres como seres loucos e irracionais, defendendo assim a criação de literatura sobre mulheres loucas.
 Mas, a medicina moderna dissipa esse atributo "louco", ao estabelecer que os hormônios das mulheres são mais sensíveis e suscetíveis à mudança do que os homens, é dada mais atenção à saúde feminina.
 A menstruação, a menopausa, a TPM e a perimenopausa - todos são parte integrante dos tópicos gerais de saúde relacionados às mulheres. Além da semelhança de fazer parte da saúde feminina, esses fenômenos se devem a uma coisa: alterações hormonais.
 Hormônios são inconstantes,eles mudam com a menor variação nas dietas ou atividade física. Às vezes, até distúrbios emocionais são suficientes para fazer com que os hormônios das mulheres se alterem.
 Hormônios desequilibrados
  Pesquisadores em saúde feminina apresentam estudos sobre a relação do bem-estar psicoemocional feminino e sua saúde física. Mais frequentemente, os hormônios são os elos estabelecidos entre esse relacionamento.
 Os desequilíbrios hormonais são os culpados usuais de vários distúrbios de saúde em mulheres. 
 Embora alguns dos sintomas estejam associados a outras doenças, sua raiz permanece sendo hormônios desequilibrados. Por mais variados que sejam os tópicos gerais de saúde, eles variam de manifestações físicas a problemas psicológicos e emocionais. 
 Manifestações físicas de desequilíbrios hormonais incluem fadiga, fraqueza, ganho de peso, perda de peso, problemas digestivos, ondas de calor e dores nas articulações. 
 Outros sintomas são mais pronunciados e menos insidiosos, como perda de cabelo e pele seca. Infelizmente, com as demandas da carreira e da vida familiar, as mulheres geralmente ignoram esses sintomas apenas devido ao excesso de trabalho e cansaço geral.
  Alguns tentam curar seus sintomas com remédios. Porém, desequilíbrios hormonais precisam de atenção médica e suplementos hormonais para serem tratados adequadamente. Caso contrário, os sintomas pioram com palpitações cardíacas, aumento de náusea, disfunção urinária, dor no peito e secura vaginal.
  Casos extremos incluem até mudanças nos períodos menstruais com a pessoa afetada sofrendo períodos prolongados e sangrando ou com ausência total de períodos.
 Se os sintomas e condições acima são ruins o suficiente, eles são apenas o aspecto físico dos desequilíbrios hormonais. 
 Geralmente surgindo como manifestações de outros distúrbios psicológicos, o aspecto psicoemocional desses desequilíbrios costuma ser perturbador.
 Existem casos documentados em que pessoas afetadas confessam que são incapazes de funcionar em seu nível normal devido aos sintomas.
Alguns dos sintomas menores incluem desejos e mudanças de humor. No entanto, se os sintomas não receberem tratamento, eles progridem para piores condições, como falta de desejo sexual, depressão, insônia e raciocínio pouco claro.
  Não é de admirar que os tópicos gerais de saúde e as preocupações com as mulheres geralmente incluam exercícios de bem-estar.
 O que fazer para melhorar isso
?
 Mas esses desequilíbrios não são aflições permanentes. 
 Com dieta, exercícios, suplementos e aconselhamento adequados, as mulheres conseguem recuperar seus hormônios de volta aos trilhos. 
 No entanto, a detecção precoce é um fator-chave no tratamento de desequilíbrios hormonais.
 Portanto, é importante não descartar os sintomas apenas como pertencentes a tópicos ou questões gerais de saúde. 
 Desequilíbrios hormonais não são apenas tópicos - são reais e acontecem com mais mulheres todos os dias .
um abraço
Marcia
0 notes
viver-bem-agora-2020-blog · 5 years ago
Text
Compreendendo e lidando com ondas de calor na MENOPAUSA
Duas das queixas mais comuns sobre a menopausa são ondas de calor e suores noturnos . Esse sintoma desconfortável afeta aproximadamente três quartos de todas as mulheres na perimenopausa (o tempo antes da menopausa). Depois que a mulher atinge a menopausa, ela pode continuar a ter ondas de calor por 6 meses a 5 anos e, em algumas mulheres, elas podem durar 10 anos ou mais.
Tumblr media
O que é uma onda de calor?
 Uma onda de calor é uma sensação de calor intenso, não causada por fontes externas. Ondas de calor podem aparecer de repente ou você pode sentir que elas estão chegando. Algumas sintomas são :
 ·         formigamento nos dedos
·         seu coração batendo mais rápido que o normal
·         sua pele está quente, de repente
·         seu rosto ficando vermelho ou corado
·         sudorese , especialmente na parte superior do corpo
  Quanto tempo duram as ondas de calor?
 As ondas de calor geralmente aparecem repentinamente, mas quanto tempo dura uma única onda de calor varia. Algumas ondas de calor passam após alguns segundos, enquanto uma longa onda de calor pode durar mais de 10 minutos. Em média, as ondas de calor duram cerca de quatro minutos.
A frequência das ondas de calor também varia. Algumas mulheres tem algumas ondas de calor por semana, enquanto outras podem ter várias por hora. Dependendo de onde você está na perimenopausa, isso pode mudar. Há uma variedade de tratamentos e mudanças no estilo de vida que podem ajudar a diminuir os sintomas e a frequência das ondas de calor.
 O que causa as ondas de calor?
 Não está exatamente claro o que causa as ondas de calor. Vários estudos estão em busca de entendê-las. Há evidências claras de que as ondas de calor resultam de alterações hormonais no corpo. Sua conexão com outros problemas de saúde, como diabetes, também está sendo estudada. Pensa-se que a obesidade e a síndrome metabólica aumentem a incidência de ondas de calor. Algumas mulheres mal percebem ondas de calor ou as consideram um aborrecimento menor. Para outros, a intensidade pode afetar sua qualidade de vida de uma maneira bastante negativa.
 Gatilhos de ondas de calor
 Os gatilhos de ondas de calor de cada mulher podem ser um pouco diferentes, mas alguns comuns incluem:
 ·         beber álcool
·         consumir produtos com cafeína
·         comer alimentos picantes
·         estar em um local abafado
·         sentindo-se estressado ou ansioso
·         vestindo roupas apertadas
·         fumar ou ser exposto à fumaça do cigarro
·         curvando-se ou abaixando-se
  Você pode começar a manter um diário sobre seus sintomas. Anote o que estava fazendo, comendo, bebendo, sentindo ou vestindo quando cada onda de calor começou. Depois de várias semanas, você pode começar a ver um padrão que pode ajudá-lo a evitar gatilhos específicos.
 Prevenção de ondas de calor
 Você poderá reduzir a frequência das ondas de calor se descobrir os gatilhos e evitá-los. Embora isso não impeça as ondas de calor completamente, você pode perceber que apresenta sintomas com menos frequência ou ainda recorrer à tratamento natural para menopausa.
Existem opções de tratamento que podem ajudá-lo a gerenciar seus sintomas. O objetivo do tratamento geralmente é diminuir a gravidade e a frequência das ondas de calor. Você pode considerar mudanças no estilo de vida, terapia de reposição hormonal, medicamentos prescritos ou tratamento natural. Conversar com seu médico pode ajudá-lo a decidir sobre a melhor abordagem para ajudar a evitar as ondas de calor.
 Métodos de alívio rápido
 Algumas mulheres são capazes de gerenciar suas ondas de calor com algumas ferramentas ou técnicas simples. Aqui estão algumas maneiras simples de encontrar alívio:
 vestir-se em camadas, mesmo nos dias mais frios, para que você possa ajustar sua roupa à maneira como está se sentindo
bebendo água gelada no início de uma onda de calor
vestindo roupas para dormir de algodão e roupa de cama de algodão
mantendo uma bolsa de gelo em sua mesa de cabeceira
 Conselhos sobre suplementos
 Muitas mulheres estão recorrendo a produtos naturais para ajudar no gerenciamento de ondas de calor e suores noturnos . Se você tomar produtos ou suplementos naturais, é importante mencionar isso ao seu médico e farmacêutico sempre que discutir sua saúde e medicamentos. Alguns produtos podem interferir com medicamentos vendidos sem receita e com receita médica.
 Ervas e óleos essenciais
 Estudos médicos consideram a eficácia na redução das ondas de calor, produtos à base de plantas. Esses incluem:
·         Cohosh preto ( Actaea racemosa , Cimicifuga racemosa )
·         Trevo vermelho ( Trifolium pratense )
·         Dong Quai ( Angelica sinensis )
·         Óleo de prímula ( Oenothera biennis ). 
Verifique com seu médico antes de tomar qualquer um desses produtos. Ervas podem interferir com medicamentos e agravar distúrbios, além do que está listado aqui. 
 Terapia de reposição hormonal
(TRH)
 A popularidade da terapia de reposição hormonal (TRH) aumentou e diminuiu ao longo dos anos. O tratamento com hormônios sintéticos pode ser uma opção para algumas mulheres cujas ondas de calor são debilitantes e afetam muito a qualidade de sua vida.
Os suplementos de estrogênio nivelam a quantidade de estrogênio em seu sistema, reduzindo a incidência e a gravidade de ondas de calor e suores noturnos. O estrogênio é geralmente tomado com progestina para reduzir o risco de desenvolver câncer endometrial . Pode ser tomado por pílula, através de um creme ou gel vaginal ou um adesivo. Um médico pode ajudá-lo a tomar decisões, se você é um candidato à TRH. Muitas mulheres não serão capazes de tomar hormônios ou hormônio bio-idêntico e seu médico fará um histórico médico completo.
 Tratamentos não hormonais
 Outros medicamentos foram encontrados para ajudar mulheres cujas ondas de calor e suores noturnos são difíceis de administrar. Embora não tenham sido desenvolvidas diretamente para esse fim, algumas mulheres os acham eficazes. Trabalhe com seu médico para escolher se esses medicamentos podem ser apropriados para você e sua situação.
A gabapentina e a pregabalina, geralmente administradas para dores ou convulsões mediadas por nervos, oferecem alívio para algumas mulheres. Os antidepressivos venlafaxina (Effexor), fluoxetina (Prozac) e paroxetina (Paxil) também demonstraram ser eficazes no tratamento de ondas de calor.
 Terapias alternativas
 A acupuntura pode ser útil, sem os efeitos colaterais da medicação. Um estudo publicado em 2011 constatou que mulheres que tinham acupuntura tinham significativamente menos sintomas da menopausa, incluindo ondas de calor, do que aquelas que tinham tratamentos falsos. A acupuntura simulada é um agulhamento superficial que não estimula um verdadeiro ponto de acupuntura. É uma maneira de testar se a acupuntura é eficaz ou não.
Outro estudo trabalhou com uma grande amostra de mulheres com câncer de mama. Os tratamentos para o câncer de mama geralmente provocam ondas de calor. Os participantes que usaram acupuntura tiveram menos frequência e intensidade de ondas de calor.
A meditação também pode ser muito bem-sucedida em ajudar a gerenciar os níveis de estresse. O estresse é um disparador de flash quente comum para muitas mulheres. O treinamento em gerenciamento de estresse em sua comunidade pode levar a vários outros benefícios em sua saúde e qualidade de vida.
Tumblr media
 Mudanças de estilo de vida
  As escolhas de estilo de vida podem causar tanto impacto em seu corpo quanto qualquer medicamento ou suplemento que você tome. Viver um estilo de vida saudável pode reduzir a incidência e a gravidade das ondas de calor e ajudar a reduzir o risco de doenças cardíacas e osteoporose . Lembre-se das seguintes maneiras de melhorar sua saúde:
Coma uma dieta bem equilibrada e controle o tamanho da porção.
Exercite-se regularmente .
Pare de fumar e fique longe do fumo passivo.
Assim como não há duas mulheres iguais, também não são as formas como seus corpos reagirão ao tratamento para as ondas de calor. Se um método não parece funcionar para você, outro pode. Converse com seu médico se nenhuma das ferramentas comuns de gerenciamento de flash quente estiver ajudando.
Por mais difícil que seja imaginar, no meio de sua própria onda de calor pessoal, isso também passará. 
1 note · View note