Text
Memes: de criações anônimas a apropriações do mercado publicitário
Este artigo publicado com a querida ex-aluna e orientanda Débora Lopes versa sobre e como os memes são apropriados pelo mercado publicitário a fim de divulgar marcas, sob interesses comerciais.
Aos interessados, segue o link:
http://revistafocoadm.org/index.php/foco/article/view/535/pdf
1 note
·
View note
Text
Recepção de calouros na UFES
Olha só que bacana! Recebi a incumbência de falar sobre criatividade para o calouros da UFES do curso de Comunicação Social, Desenho Industrial, Artes e Arquitetura.
Esse evento foi no dia 06/03 e se notabilizou pela pulsantes participação dos professores que se envolveram na recepção.
Bom semestre a todos!
0 notes
Text
Palestra na Artcom
No dia 2 de março, recebi o honroso convite para dividir minhas pesquisas de criatividade na Artcom Comunicação. Uma grande responsabilidade, pois se trata de uma renomada agência do Espírito Santo.
No encontro, discutimos como a Criatividade pode colaborar para que conquistemos uma carreira que concilie satisfação pessoal e profissional. O papo não parou na apresentação e a conversa durou muito mais do que o previsto.
0 notes
Text
Recepção de calouros de Publicidade e Jornalismo da Faesa
No dia 19/02, recebi a incubência de ministrar uma palestra de boas-vindas aos calouros de Publicidade e Jornalismo, da Faesa. O tema escolhido foi a Criatividade: relações profissionais e pessoais.
Embora tenha sido uma apresentação curta (cerca de 1 hora) deu para sentir que a nova leva de alunos de Comunicação Social da Faesa chega animada e cheia de gás para transformar o nosso mundo.
Que tenham uma jornada acadêmica extremamente criativa!!!
0 notes
Text
Workshop de criatividade na Rede Gazeta
Em dezembro, recebi um convite do querido Carlos Gonzaga para ministrar uma oficina de criatividade aos profissionais de conteúdo da Rede Gazeta. Como recusar? Foi lá, nos idos de 1995, que comecei a escrever as primeiras linhas de minha trajetória como redator; à época como estagiário.
Nos dias 06 e 07 de fevereiro, foram realizados os workshops. E que workshops! Nos encontros acabei me deparando com uma equipe altamente pulsante, participativa, inteligente e gentil que exigiu muito de mim como instrutor, a ponto de ter de reinventar as dinâmicas à medida que novos diálogos surgiam.
A alegria foi ainda maior, pois nessa oportunidade ainda pude rever a querida amiga Luciana Gama e a talentosa ex-aluna Luma Wernersbach (que, por sinal, fez as fotos).
Agradeço imensamente a esse convite que me permitir rever um lugar e pessoas tão importantes para mim.
0 notes
Text
Depoimento ao programa Radiação - Faesa Digital
Agradeço o convite do amigo Felipe Campo Dallorto e da sua equipe para falar sobre a importância da leitura no programa Radiação, postado do site da Faesa Digital.
Vale a pena ouvir todo programa, porém, caso queira ir direto à minha fala, ela aparece aos 8 minutos do áudio.
Parabéns, moçada, pelo trabalho.
https://faesadigital.com/portfolio/radiacao-9-livros/
0 notes
Text
Os Congas em livro didático
Em 2008, a Editora Casa Publicadora Brasileira me solicitou essa tira dos Congas, criada para o blog Nadaver.com. A proposta era usá-la como tema de discussão sobre figuras de linguagem em um livro didático para o ensino médio.
Fiquei muito honrado com o pedido e encantado com a análise textual feita pelos autores do livro, conforme pode ser vista nas imagens abaixo. Honestamente, não sabia que havia tanta informação para se extrair de tiras como a dos Congas.
0 notes
Text
Artigo científico na revista científica Doxa (Fipag)
Há algumas semanas, após assistir uma apresentação sobre Marketing Digital, fomos provocados pela palestrante Jessica Lobo para digitar nosso nome no Google. Obediente, fiz o solicitado.
A surpresa foi encontrar um artigo científico escrito em 2006, intitulado “Criação e conteúdo: a importância do Repertório Cultural” para a revista científica Doxa, da FIPAG (atualmente Pitágoras Guarapari), instituição que lecionei por dois anos. Honestamente: nem lembrava desse texto, pois se passaram mais de 11 anos. De qualquer forma, é um material bacaninha, simples e acessível que compartilho com os amigos.
http://bit.ly/2xapSkO
0 notes
Text
Publicidade para ensino médio
Nessa semana fui convidado para falar um pouco sobre a graduação de Publicidade da Faesa, bem como a atuação da Agência Integrada, para alunos do ensino médio. A proposta veio da Kuau, empresa que atua no setor de educação, com o intuito de aproximar os jovens de suas vocações profissionais. Os profissionais que fizeram parte desse material precisam ter, pelo menos, 5 anos de experiência. Espero que meu depoimento tenha colaborado.
Agredecimento a Clayton Jackon pela gentileza da condução das filmagens.
youtube
0 notes
Text
Palavras Diferentes
Fui convidado pela TV Faesa para participar do quadro PALAVRAS DIFERENTES, onde um professor escolhe termos usuais da área que atua e, posteriormente, os alunos tentam adivinhar de que profissão se trata.
Aos interessados, a matéria começa aos 23 segundos do vídeo.
youtube
0 notes
Text
Perfil para Jornal Tendências, da Faesa (2012)
Dia desses, decidi digitar meu nome no Google para ver o que aparecia. Em meio a tentos homônimos que não sabia que existiam, encontrei uma curiosa matéria feita para o Tendências, o jornal laboratório da Faesa. Gostei muito de rever essa reportagem escrita pela, então, estudante de jornalismo Ana Carolina Stutz, que traz um resumão de minha biografia.
A fim de reviver saudosas memórias, trago esse conteúdo aos meus amigos.
Abraços!!!
0 notes
Text
Artigo científico na Revista Positivo: “A identidade e a alteridade nos slogans durante a ditadura militar brasileira”
Em maio desse ano tive a imensa alegria de acompanhar a aprovação um artigo científico na Revista Comunicação: reflexão, experiência, ensinos, da Universidade Positivo. Escrito em parceria das queridas alunas Alessandra Santarosa e Julia Soresini, esse material tem como proposta investigar as estratégias persuasivas utilizadas pela ditadura militar brasileira com a utilização de slogans publicitários a fim de divulgar os ideais do regime autoritário.
Para quem se interessar em ler, eis o link:
http://ojs.up.com.br/index.php/comunicacao/article/view/664/226
0 notes
Text
Palestra de Criatividade para o Sistema OCB-ES
No dia 14/07, tive a imensa honra de ser um dos palestrantes do evento "Somos Coop", organizado brilhantemente pela equipe da Sistema OCB ES, entidade que congrega as mais representativas cooperativas do ES. Na ocasião apresentei a palestra “Criatividade e Comportamento Corporativo”.
Só tenho a agradecer a todos envolvidos na organização, em especial dos super queridos Thiago Nascimento, Jessica Hiluey Leão e Mariana Garcia, que cuidaram de todos os detalhes, desde à fase do convite até os momentos finais. Foi um show de colaboração, gentileza e "cooperação".
Agradeço também ao incrível José Antonio Martinuzzo por ter me indicado para ministrar esse workshop de criatividade.
Muito obrigado, pessoal. #somoscoop
0 notes
Text
Inspira com Leonardo Carraretto
O futuro da publicidade e que o espera do impacto da internet no nosso cotidiano. Esses foram alguns tópicos discutidos com o jornalista, educador e empresário Leonardo Carraretto no programa Inspira.
Assista e prepare-se para o que vem aí.
youtube
0 notes
Text
Palestra de criatividade para o dia da secretária
No dia 05/05/17, recebi o honroso convite de fazer duas palestras sobre criatividade para as/os secretárias/secretários que trabalham para a classe médica da Grande Vitórias.
O evento, muito bem organizado, por sinal, contou com uma plateia acolhedora, participativa e bem-humorada que interagiu o tempo todo comigo. Ao fim de cada seção, houve sorteio de brindes e do meu livro de criatividade.
Agradeço imensamente a Unimed Vitória pela oportunidade, bem como, a Psicoespaço por me indicar para me apresentar nesse evento.
#victormazzei #criatividade #oqueinspirasuasideias #palestra
0 notes
Text
(Dica de Leitura) Sobre a escrita - a arte em memórias. De: Stephen King
Como é bom ver os preconceitos serem quebrados. Sempre resisti em ler obras de Stephen King por considerá-las de um gênero que não me agrada muito, o terror e o suspense.
No entanto, um querido aluno, Bernardo Leal Sampaio, me presenteou com esse livro, cuja proposta é servir de orientação àqueles que desejam se lançar pra valer na carreira de escritor, sobretudo, os de ficção.
Apesar de ter iniciado a leitura com os dois pés atrás, aos poucos fui me encantando pelo que encontrava ali. King, de maneira genial, informal e generosa, entrelaça sua biografia (super pessoal, por sinal) com as dicas que enumera durante seu escrito.
Alguns pontos me chamaram a atenção e que destaco a seguir:
- Sobre a escrita:
“A língua nem sempre usa gravata e sapato social. O objetivo da ficção não é a correção gramatical, mas fazer o leitor se sentir à vontade e, depois, contar uma história... Fazer com que ele esqueça, sempre que possível, que está lendo uma história.”
- Sobre a leitura:
“A verdadeira importância da leitura �� criar intimidade e facilidade com o processo da escrita; ou seja, chegar ao país dos escritores com os documentos e as identificações em ordem. A leitura vai colocar você em um lugar (ou estado mental, se preferir) em que é possível escrever com paixão e sem inibição.”
- Sobre a disciplina:
“Quando não escrevo todos os dias, os personagens começam a apodrecer em minha cabeça - começam a parecer personagens, em vez de gente de verdade. O frescor narrativo começa a desvanecer e perco o controle sobre o enredo e o ritmo da história. Pior de tudo, a excitação de criar algo novo perde a força”.
- Sobre a criação de histórias:
“... quero que você entenda que minha crença básica sobre a criação de histórias é que elas praticamente se fazem sozinhas. O trabalho do escritor é dar-lhes um lugar para crescer (e transcrevê-las, é claro).”
Esses são apenas alguns aperitivos do que encontrar no livro “Sobre a escrita: a arte em memórias”, de Stephen King. Caso anime, sugiro que leia a obra completa. Vale a pena.
0 notes