Photo
Resenha: P.s.: Ainda Amo Você
Título Original: Ps: I Still Love You
Autora: Jenny Han
Ano de lançamento: 2016
Gênero: Jovem Adulto/ Romance
Páginas: 304
Editora: Intrínseca
Classificação: 4/5
Onde comprar: Amazon, Saraiva, Submarino.
Sinopse: Lara Jean sempre teve uma vida amorosa muito movimentada, pelo menos na cabeça dela. Para cada garoto por quem se apaixonou e desapaixonou platonicamente, ela escreveu uma bela carta de despedida. Cartas muito dela, muito pessoais, que de repente e sem explicação foram parar nas mãos dos destinatários.
Em Para Todos Garotos que já Amei, Lara Jean não fazia ideia de como sair dessa enrascada, muito menos sabia que o namoro de mentirinha com Peter Kavinsky, inventado apenas para fugir do total constrangimento, se transformaria em algo mais. Agora, em Ps: Ainda Amo Você, Lara Jean tem que aprender como é estar em um relacionamento que, pela primeira vez, não é de faz de conta. E quando ela parece estar conseguindo, um garoto do passado cai de paraquedas bem no meio de tudo, e os sentimentos de Lara por ele também retornam.
Resenha: Aqui temos o segundo livro dessa trilogia totalmente fofíssima escrita pela Jenny Han, esse livro assim como o primeiro me conquistou do começo ao fim. Fui conquistada pelo cenário criado pela autora, assim como pelos protagonistas, os dramas trabalhados através da história e com o final. A narrativa da Jenny encanta porque ela é capaz de descrever com plena maestria as atribulações do dia a dia de um jovem. Suas histórias sempre transportam o leitor lá para o ensino médio, recordando aqueles que já passando por essa fase, todos nossos medos, inseguranças, amizades, paixões, anseios e, principalmente, dos nossos sonhos, e como é gostoso relembrar todo nosso amadurecimento depois dessa fase. Sendo assim, como também citei sobre o primeiro livro, Ps: Ainda amo você, é antes de tudo, um livro sobre crescimento, aprendizado, primeiras vezes, e muito frio na barriga, afinal quem lembra a sensação de se apaixonar, de ter borboletas na barriga, de não conseguir parar de sorrir ou de ter medo de amar demais?! Então se prepare porque nesta leitura, você irá se apaixonar como se fosse a primeira vez.
Depois de toda a confusão que acompanhamos no primeiro livro com o envio das cartas de Lara Jean, que teve como consequência um envolvimento com um dos destinatários. Lara Jean acaba se apaixonando novamente por Peter, o qual anos atrás de uma forma infantil e um tanto idealizada, ela amou. Depois de fingir namorá-lo apenas para enganar os outros garotos que receberam suas cartas, Lara descobriu que realmente sente algo por Peter e que o quer, em sua vida. Nesse livro, o leitor acompanha Lara e Peter mergulharem nas típicas inseguranças de um amor juvenil. Peter é o cara mais bonito do colégio, aquele que as meninas querem namorar e os rapazes querer ter como amigo. Além disso, sua ex-namorada é uma presença constante na vida do rapaz, assim Lara não sabe o que sentir por Peter ou se deve confiar nele para não quebrar seu coração. Quando a pressão se torna demais e Lara Jean começa a se questionar se pode aguentar o caos que vem junto com o namoro com Kavinsky, um amor do passado retorna. O que faz com que ela se questione mais se duas pessoas tão diferentes quanto ela e o Peter, podem mesmo fazer um relacionamento dar certo.
Apesar disso, eu adoro a forma como o relacionamento deles vai se desenvolvendo e crescendo, como eles vão descobrindo coisas em comum e experimentando coisas novas juntos, então temos várias cenas fofas durante a leitura.
“ … Lara Jean e Peter vão sempre contar a verdade um para o outro.
Lara Jean e Peter não vão partir o coração um do outro…”
Também não posso terminar essa resenha sem falar um pouco sobre o Peter Kavinsky, do qual não pude falar muito na resenha anterior para não dar spoilers. Peter é um amor, todo engraçado, mas também com seus momentos sérios, se descobrindo bem romântico, a realidade é que eu adoraria ter um Peter pra chamar de meu. Eu gostei principalmente como a Jenny também nos descreve a insegura do Peter em relação a Lara Jean. E como juntos eles vão descobrindo novos aspectos de suas próprias personalidades.
Também sem esquecer de falar sobre outro núcleo, as irmãs Covey continuam sendo um arraso, a Margot aparece mais nesse livro e mostra um outro lado, a Kitty continua sendo a Kitty e resolve mudar até mesmo a vida do pai das meninas.
“Eu posso ver agora que é as pequenas coisas, pequenos esforços, que mantém um relacionamento.”
Confesso que gostei mais do primeiro livro do que do segundo, todo o encanto permanece, porém a introdução desse triângulo amoroso diminuiu um pouco a magia do romance. Entretanto, mesmo com esse detalhe a história permanece incrível, envolvente, emocionante, divertida e reflexiva. Sempre digo isso sobre os livros dessa autora, mas o fato é que a capa e o próprio gênero literário podem criar uma imagem de superficialidade, porém as histórias da Jenny Han são jovens e fofas, mas nunca deixam a desejar e sempre abordam temas complexos do nosso dia a dia!
Ps: Ainda amo você é o segundo livro da trilogia, composta de: Para Todos Garotos Que Já Amei, Ps, Ainda Amo Você e Agora e Para Sempre, Lara Jean.
#reading#books#books & libraries#love#view#bookworn#romance#tumblarians#psstillloveyou#lara jean covey#peter kavinsky#jenny han#lara jean x peter#lara jean x john ambrose#kitty covey#tumblr#tumblrgirl#resenha#resenha de livro#tumblog#ler#lista de leitura#2021#tumblr feed#textos#mundo dos livros#mundo escrito#quotes#techos#trechos de livros
4 notes
·
View notes
Photo
Resenha: Para Todos Os Garotos Que Já Amei
Titulo original: To All the Boys I”ve Loved Before
Autora: Jenny Han
Ano de lançamento: 2015
Gênero: Jovem Adulto/ Romance
Páginas: 320
Editora: Intrínseca
Classificação: 5/5
Onde comprar: Amazon, Saraiva, Submarino.
Sinopse: Lara Jean guarda suas cartas de amor em uma caixa azul-petróleo que ganhou da mãe. Não são cartas que ela recebeu de alguém, mas que ela mesma escreveu. Uma para cada garoto que amou — cinco ao todo. São cartas sinceras, sem joguinhos nem fingimentos, repletas de coisas que Lara Jean não diria a ninguém, confissões de seus sentimentos mais profundos. Até que um dia essas cartas secretas são misteriosamente enviadas aos destinatários, e de uma hora para outra a vida amorosa de Lara Jean sai do papel e se transforma em algo que ela não pode mais controlar.
Resenha: Não poderia começar com outro livro que não fosse esse xodozinho literário. Quando esse livro chegou nas minhas mãos, eu já tinha um leve pensamento que iria me apegar a leitura, porém, me senti muito realizada a cada passar de página onde conhecia mais dos personagens e quando me dava conta que todas as minhas expectativas estavam sendo atendidas na história, e onde cada vez mais me pegava torcendo pelos protagonistas. Jenny conseguiu fazer com que eu sentisse todas as emoções descritas, me deu até o gostinho de voltar ao ensino médio.
A leitura de Para todos os garotos que já amei, foi algo tão envolvente, divertida, leve, emocionante e sim reflexiva em pontos ao falar de temas reais e atuais. Jenny deu vida a uma trama que, além de ser gostosa de ler, traz em seu enredo belas mensagens de amor, perdão e recomeços.
“Minhas cartas são de quando não quero mais estar apaixonada. São cartas de despedida. Porque, depois que escrevo, aquele amor ardente para de me consumir.”
Diferente da impressão que temos pelo título do livro, o foco não se trata só do romance, conforme vamos conhecendo a nossa protagonista Lara Jean, percebemos todo o amadurecimento que a personagem. No começo vemos uma Lara Jean que após a morte da mãe, se agarra aos respaldos que recebe da irmã mais velha, a primeira impressão que o leitor vai ter é que Lara Jean é dependente de Margot, e por conta dessa dependência e medo, ela acaba não saindo e até mesmo não tendo muitos amigos, a não ser sua melhor amiga e com a personagem totalmente oposta Chris, ama garotos e não conta a eles, e a anos guarda o segredo de uma paixão proibida. Com isso a narrativa do livro, vai nos mostrando todo o processo de mudança da protagonista, agora tendo que lidar com a mudança de país da irmã, Lara que antes tinha medo de tudo, agora vai precisar ser mais forte. E sinceramente amei isso! Toda a forma simples e direta que a autora aborda os dramas da personagem, torna fácil entender todos os medos da Lara, e muitas vezes faz com que a gente sinta na pele seus dilemas. É prazeroso e torna a leitura mais emocionante ver a Lara crescer e aprender com os erros. Cada lição se tornando tão valiosa, assim como foi comigo quando tinha a mesma idade. São desafios pequenos, tantos os meus quanto os dela, mas capazes de gerar grandes transformações em nossos futuros.
E quando falamos do ponto sobre as cartas e como elas bagunçam a vida da protagonista, quando os meninos começam a recebê-las, Lara cria um plano mirabolante e acaba em um namoro de mentira com um rapaz que não tem nada a ver com ela. Eles são completamente diferentes, e o ponto central é que Lara tem uma imagem completamente negativa dele, assim como ele não conhece o quanto ela é incrível. Graças a essa união inusitada, a autora vai falar sobre o quanto as aparências enganam e como estamos acostumados com os estereótipos criados pela sociedade. Ninguém é exatamente o que pensamos, afinal por trás das aparências as pessoas podem nos surpreender muito, tanto positivamente quanto negativamente. Eu amei e me apeguei à relação dos dois, de certa forma Lara vai encontrando nele um confidente, alguém que acaba ajudando e muito, a enfrentar todas as dificuldades que surgem. E quando nos damos conta estamos completamente encantadas por esse relacionamento.
“Acho que agora consigo ver a diferença entre amar alguém de longe e amar de perto (…). O amor é assustador; ele se transforma, ele murcha. Faz parte do risco. Não quero mais ter medo. Quero ser corajosa…”
Escrita que flui e encantadora, protagonista que cresce e aprende junto com o leitor, família unida e amorosa, e um romance para lá de fofo e dos sonhos. Tem como não amar tudo isso?!
Para Todos Garotos que já amei faz parte de uma trilogia, composta de: Para Todos Garotos Que Já Amei, Ps: Ainda Amo Você e Agora e Para Sempre, Lara Jean.
#reading#books#books & libraries#love#view#romance#bookwon#tumblrarians#para todos os garotos que já amei#lara jean covey#peter kavinsky#jenny han#irmas song#tumblr#tumblog#tumblrgirl#resenha#resenha de livro#ler#lista de leitura#2021#mundo dos livros#texto#mundo escrito#tumblr feed#quotes#trechos#trechos de livros
1 note
·
View note
Photo
2 notes
·
View notes