Text
1. O que é a dentição decídua?
Os primeiros dentes são chamados de dentes decíduos, também conhecidos como dentes de leite. São visivelmente menores e mais brancos do que os dentes permanentes.
2. Quais dentes formam a dentição decídua?
A dentição decídua é constituída por 20 dentes no total: 8 incisivos, 4 caninos e 8 molares temporários cujo rompimento ocorre de forma progressiva, com uma sequência cronológica bastante definida.
3. Em qual idade esperamos encontrar a dentição decídua?
Os dentes decíduos começam a surgir na cavidade oral em torno dos 6 meses de idade e completam sua erupção em torno dos dois anos e meio.
4. Erupção dos dentes.
5. Quais as funções da dentição decídua?
Mastigação: Dentes saudáveis propiciam a correta mastigação Fonação: Possibilitam a correta emissão dos sons. Estética: Um sorriso bonito tem grande valor psicológico à criança. Manutenção do espaço: Mantém o espaço para os dentes permanentes Guia de erupção: Os dentes decíduos servem de guia para os permanentes.
6. Quais os distúrbios e doenças mais frequentes observados na dentição decídua?
A cárie de mamadeira, também conhecida por uma variedade de sinônimos, como cárie de acometimento precoce, cárie por amamentação, síndrome da mamadeira noturna, cárie em bebês etc, é um tipo de destruição dental associada ao íntimo contato de líquidos açucarados fermentáveis com os dentes de leite durante o dia ou à noite (durante o sono). A principal causa é a ingestão constante, e por longos períodos, de líquidos açucarados ou não, como o leite com ou sem misturas (incluindo o leite materno), fórmulas com farinhas, suco de frutas, água de coco, achocolatados, sucos de soja e qualquer outro líquido adoçado ou não, exceto água. Além da cárie de mamadeira, outras manifestações orgânicas de ordem local, verificadas nas crianças, durante a erupção dos dentes decíduos são aumento da sucção digital, bruxismo, inflamação da gengiva, eritema, edema e prurido gengival, eritema da face, irritação local traduzida pelo ato de morder e coçar, hiperemia da mucosa bucal, e salivação. A alta incidência da cárie de mamadeira durante a infância das 22,6% das crianças que tinham cárie, 79,4% delas consumiam mamadeira noturna, sendo que 40,7% delas a adoçavam; 30,4% consumiam doces entre as refeições aumentando esse consumo aos 25 meses de idade. https://www.redalyc.org/pdf/637/63770108.pdf
7. O que é ter uma boa saúde Bucal?
Hálito puro e sorriso saudável é a consequência de uma ótima higiene bucal. Isto quer dizer que, com uma saúde bucal adequada seus dentes ficam limpos e livres de resíduos alimentares. A gengiva nunca sangra nem sequer dói ao longo da escovação e o uso do fio dental. Você dá tchau ao mau hálito. Segue abaixo um cartaz ilustrando o que devemos fazer;
8. Como tratar os distúrbios e doenças mais frequentes observados na dentição decídua?
O tratamento da cárie de mamadeira deve ser iniciado pelo controle do processo infeccioso, já que os procedimentos para restauração dos dentes não funcionam se o processo carioso continuar. É importante que ocorra severa mudança de hábitos alimentares e higiene bucal adequada. A aplicação tópica de flúor pode ser muito benéfica também. Radiografias podem ser realizadas para observar possíveis envolvimentos de polpa dos dentes, infecções no periápice (próximas às pontas das raízes), comprometimento do dente permanente ou reabsorção radicular acentuada.
1 note
·
View note