tocavintage
Toca Vintage
17 posts
by Val Veiker
Don't wanna be here? Send us removal request.
tocavintage · 1 year ago
Text
Tumblr media
X-Men Evolution Com certeza foi o desenho que marcou o almoço de muita gente, junto com o Super Choque. Eu costumava sair correndo da escola, pra chegar em casa a tempo de gravar o episódio do dia em fita VHS. Cheguei a encher umas 3 fitas com horas de episódios desse desenho gravados do SBT no meu videocassete da Panasonic. As primeiras duas temporadas focavam em nos apresentar os personagens, em relacionamentos, colégio, e outros assuntos do cotidiano de todo adolescente, mas a partir da terceira temporada, o desenho ganhou um tom mais adulto, focado em perseguição, preconceito, discriminação, sobrevivência, e nos presenteando com a incrível Saga do Apocalipse, e um final que fez muita gente chorar. Quem ainda não teve o privilégio de assistir essa obra, ela se encontra na HBO Max, com todos os episódios em Alta Definição.
0 notes
tocavintage · 2 years ago
Text
Tumblr media
Assisti ao filme do Elvis dia 14, e foi um marco na minha vida. Nunca um filme conseguiu me tocar tanto quanto esse. Ele me ativou diversos gatilhos emocionais e até me colocou numa crise existencial hehehe. A obra mostrou traços da personalidade do Rei que não tinham sido exploradas antes e trouxe à tona a pessoa maravilhosa e à frente de seu tempo que ele era. Elvis, de Baz Luhrmann é um verdadeiro espetáculo, digno de concorrer ao Oscar. Uma frase me marcou fortemente: -Se algo é muito perigoso para ser falado, Cante!
6 notes · View notes
tocavintage · 3 years ago
Text
Tumblr media
Sei que a vida é um sopro, que gerações vem e vão, e que tudo que conhecemos hoje pode acabar amanhã, mas enquanto eu viver, quero estar sempre próximos às pessoas que amo, e fazendo o que mais amo. Nesta foto estão presentes minha banda Cinnamon, meus amigos próximos, meu namorado Viny (que conheci neste mesmo dia), meu primo Caio, e alguns conhecidos. Foi tudo maravilhoso.
1 note · View note
tocavintage · 3 years ago
Text
Tumblr media
The Sims (2000) Lembro de ter jogado na casa do meu vizinho Pedro na época em que era febre, e fiquei maravilhado com as 1001 possibilidades de ações dentro do jogo. A primeira coisa que pensei quando joguei pela primeira vez foi: - E se eu gravar a tela e fazer um filme? No entanto, me parecia impossível, pois o PC era um Windows 98, sem software ou placa de captura e nem drive de DVD. Cheguei a pensar em ligar o PC num videocassete para gravar em fita, mas não tinha saída para conectar no aparelho. Porém, anos depois, navegando no Youtube, me deparei com séries feitas com o The Sims 4, como Girls In The House e Better Beware. Fiquei impressionado com o resultado, e como a tecnologia avançou a ponto de ser possível obter ângulos de câmeras perfeitos e controlar ações específicas para cada cena. Isso provou pro meu Eu criança que sim, era possível fazer um filme com The Sims, mas creio que não teria ficado tão bom naquela época, com as limitações da primeira versão do jogo e os softwares disponíveis.
1 note · View note
tocavintage · 3 years ago
Text
Tumblr media
Xuxa Meneghel no set do filme "A Princesa Xuxa e os Trapalhões" (1989)
18 notes · View notes
tocavintage · 3 years ago
Text
Tumblr media
Def Leppard foi uma banda crucial pro desenvolvimento do meu ouvido musical. Eu costumava afinar minha guitarra com a intro da música "Another Hit And Run" do Disco "High 'n' Dry" de 1981, que comprei numa sebo em São José do Rio Preto. A primeira nota que soa na música é um LÁ, e eu usava como referência para afinar a corda LÁ e depois ir afinando as outras. Com o tempo, a correia do meu toca discos foi desgastando e percebi a afinação descer e o disco ir desacelerando. Com isso procurei outras formas de afinar, até trocar a correia, e futuramente conseguir afinar tudo de ouvido hehehe. A pegada na guitarra dos guitarristas Steve Clark e Pete Willis me influenciaram bastante, e eu gostava de ligar a guitarra pra ficar tocando por cima do disco pra seguir as bases deles e tentar fazer os solos.
1 note · View note
tocavintage · 3 years ago
Text
Tumblr media
André Matos - O Maestro do Rock. Tive a honra de vê-lo cantando em 2012 com a banda Viper na abertura do show do KISS em São Paulo. Eu conhecia seu trabalho vagamente na época, pois já tinha ouvido a música Fairy Tale, que ele cantou com o Shaman, e fez sucesso na trilha sonora da novela O Beijo do Vampiro, e sabia da fama dele com o Angra, mas nunca tinha ido a fundo em seu trabalho, até aquela noite de 2012. Quando ele entrou no palco com o Viper, senti a imponência de sua presença, conduzindo a banda e a platéia com maestria. Amei a banda por completo. Era o tipo de som que eu curtia ouvir e também tocar, e fiquei feliz em saber que eram brasileiros e tinham uma discografia que datava de desde meados dos anos 80. A voz do André era algo notável, e antes mesmo de acabar o show, já tinha virado fã. No outro dia, em casa, comecei a estudar seu trabalho. Baixei os 2 primeiros discos do Viper, em que ele foi vocalista, e curti muito. Com o tempo, fui ouvindo o trabalho do André com o Angra, Shaman e sua carreira solo, e sempre me impressionava com a complexidade e versatilidade de suas composições. Viper se tornou minha banda brasileira favorita, e o André, obviamente, meu vocalista favorito. Em junho de 2019, durante meu horário de janta do serviço, recebi a trágica noticia da morte do André. Naquele momento, pra mim, a música brasileira morreu. A maior voz desse país jamais cantaria novamente, porém, ele nos deixou de herança uma discografia extensa que jamais será silenciada. Que sua obra continue a encantar e influenciar centenas de gerações por vir.
17 notes · View notes
tocavintage · 3 years ago
Text
Tumblr media
Dia 25 de Outubro foi aniversário desse sistema operacional que marcou uma geração. Estou falando do Microsoft Windows XP, lançado em 2001, a exatos 20 anos atrás. Na Cyber do Hulkin, onde eu frequentava quando criança pra gravar CDs com as músicas do Scooby-Doo e videoclipes do Michael jackson, todos os computadores usavam o XP, e foi onde tive meu primeiro contato com ele. Usei muito o XP em casa também, no meu primeiro computador, um Positivo bem simples. Navegava na internet, baixava filmes e músicas, jogava, entre muitas outras coisas. Embora o sistema foi descontinuado, ainda o uso em um de meus computadores por motivo de nostalgia.
2 notes · View notes
tocavintage · 3 years ago
Text
Tumblr media
Ace Frehley e as aulas de Guitarra.
Esse cara é o responsável por eu ter começado a tocar guitarra.
Quando escutei Love Gun do KISS pela primeira vez, fiquei impressionado com o solo do Ace no final, e pensei: Um dia vou conseguir tocar isso!
Fiz aulas de violão no Conservatório Santa Cecília entre 2009 e 2010, com o objetivo de saber o básico para depois migrar pra guitarra, que era o instrumento que eu realmente queria tocar. Meu mestre foi o professor Luiz Guilherme Campaci, que me ensinou os acordes, ritmos, como palhetar, as diferenças entre tocar violão e guitarra, e mais...
Por fala de dinheiro, comuniquei que teria que parar as aulas, então, nas minhas últimas semanas de aula, o Luiz pegou uma guitarra e me apresentou ao "Power Chord", shape de acorde responsável por 80 por cento do que é tocado no Rock. Ele me ensinou bastante coisa nesse curto período de tempo e me deixou preparado pra treinar sozinho dali pra frente.
Continuei praticando no violão até meados de 2011, onde finalmente comprei minha primeira guitarra, uma Dolphin Stratocaster. Treinei bastante ao som de KISS, Def Leppard e ACDC, tendo sempre Ace Frehley como modelo de inspiração.
Eu colocava o disco KISS Alive! de 1975 pra tocar e ficava tocando por cima, imitando os licks e movimentos do Ace, imaginando estar num palco fazendo um grande show, até que em 2013 formei minha primeira banda "Vlad Tepes", mas essa é história para outro post hehehe
7 notes · View notes
tocavintage · 3 years ago
Text
Tumblr media
KISS Descobri esses caras assistindo ao filme "Faça o Que Eu Digo, Não Faça o Que Eu Faço" de 2008 quando chegou às locadoras. Eu já tinha visto o rosto da banda em revistas de rock e lojas de CDs, mas nunca tinha ouvido nada deles até ver o filme. O primeiro som deles que ouvi foi Love Gun, e me cativou já de início, com vozes altas, rasgadas e solos de guitarras cheios de energia. Depois que acabou o filme, entrei no Youtube e pesquise mais músicas deles, foi onde conheci as outras mais famosas. Durante 1 ano fui baixando os álbuns e escutando a discografia deles, estudando as formações e integrantes, e me apaixonei pela forma de tocar do guitarrista Ace Frehley. Em 2009 eles vieram ao Brasil, e fiquei louco pra ir no show, mas por falta de dinheiro, não pude ir, mas em compensação, eles lançaram um novo álbum "Sonic Boom", que escutei bastante no carro do meu pai. Influenciado por Ace Frehley, comecei a fazer aulas de guitarra e coloquei a meta de deixar o cabelo crescer, montar uma banda, fazer shows e gravar um CD (E hoje, em 2021, a única meta que ainda não conclui foi o CD), inclusive, a guitarra que venho usando, é o modelo Les Paul, modelo parecido com a do Ace. Tive o prazer de assistir o KISS ao vivo duas vezes: a primeira foi em 2012, na turnê Monster. Fui com minha ex-namorada Bruna em São Paulo ver o show, e ainda tivemos a honra de ver a banda de abertura "Viper" tocando, foi onde me encantei pela voz do vocalista André Matos, que faleceu em 2019. Quando o KISS entrou no palco, quase chorei, foi o show mais espetacular que já vi. Voltei pra casa maravilhado. A segunda vez que os vi foi em 2015, também em São Paulo, no festival Monsters of Rock. Foi novamente um espetáculo lindo, maior show de todos, mesmo com bandas imensas tocando no mesmo dia. Hoje, mesmo eu conhecendo centenas de bandas, o KISS foi, é, e sempre será minha banda favorita. \m/
12 notes · View notes
tocavintage · 3 years ago
Text
Tumblr media
Essa fita foi um sucesso no Brasil e era identificável de longe por sua caixinha verde clara. Consegui essa fita quando eu tinha 9 anos, graças a um prêmio de 50 reais em dinheiro que ganhei girando uma máquina do tipo "roleta da sorte" no supermercado Coopercitrus. Com os 50 reais em mãos, comprei a fita do Scooby-Doo e outra dos Power Rangers Força do Tempo. Assisti elas no meu velho videocassete Mitsubishi HS-X98, de 4 cabeças. Gostava tanto dessa fita, que levava pra assistir em casa de parentes e de amigos também. Acho que já rodei essa fita em todos os videocassetes que já tive.
1 note · View note
tocavintage · 3 years ago
Text
Tumblr media
Os Garotos Perdidos (1987) Eu era bem criança, e no consultório do meu dentista tinha uma TV pequena e um PC com Windows 98 e aquele Protetor de Tela com a casa assombrada hehe. Começou a passar esse filme na pequena TV e só pude ver alguns minutos, até que o doutor me chamasse. Anos depois encontrei esse filme na locadora e levei pra casa pra assistir, e fiquei apaixonado. Era época de festa do peão aqui na minha cidade, e influenciado pelo personagem Michael do filme, fiquei louco pra ter uma jaqueta de couro. Meu pai me comprou uma no Parque do Peão e fiquei me sentindo um garoto dos anos 80 vestindo ela. Embora sempre amei filmes e músicas antigas, foi esse filme que realmente despertou minha paixão pelos anos 80, e pelo menos umas duas vezes no ano reassisto ele.
1 note · View note
tocavintage · 3 years ago
Text
Tumblr media
O Clone pra mim é a novela mais completa de todos os tempos. São tantos temas complexos abordados, que tornam ela relevante até os dias de hoje: Um carioca sonhador de 20 anos que se apaixona por uma muçulmana e tentam viver um amor proibido cheio de frustrações, impedimentos, surpresas e tragédias. Uma garota dependente química que afunda a própria viva e destrói seu núcleo familiar e as pessoas próximas. Clonagem humana e as consequências do encontro entre duas pessoas com o mesmo rosto, porém com idades, vidas e almas diferentes. Um homem frustrado por não ter lutado por seus sonhos e ver seu próprio clone fazendo tudo o que ele quis fazer, e sendo melhor que ele. Uma muçulmana que casou com um árabe contrariada, levou uma vida tóxica que não quis, e nunca esqueceu do carioca. A dor de um pai ao perder um filho para um acidente de helicóptero, estando brigado com ele por causa de mulher. O desejo e a batalha de uma mulher negra e de coração puro para ter um filho, e ao tê-lo, futuramente descobrir que ele é um clone de uma pessoa que já existe. Enfim, são tantas coisas, que tornariam esse texto imenso. Amo essa novela, e que seja reprisada sempre que possível, para futuras gerações conhecerem essa obra histórica.
23 notes · View notes
tocavintage · 3 years ago
Text
Tumblr media
X-Men Mutant Academy (PS1) Esse foi outro jogo marcante na minha infância e pré adolescência. Jogava muito com meu primo Kairon numa TV pequenininha de 14 polegadas da Semp, e ficávamos até altas horas da noite passando raiva pra derrotar a Mística e as bazucas dela hehehe Numa época em que não existia o termo "Platinar o Jogo", nós encarávamos todas as lutas, tanto no modo Single, quanto no Multiplayer, e fazíamos todas as missões, tudo pra zerar o jogo 100% e não deixar nada pra trás.
3 notes · View notes
tocavintage · 3 years ago
Text
Tumblr media
Harry Potter and The Chamber of Secrets (PS1) Eu estava passando as férias na cidade de Gastão Vidigal quando criança, porém, não lembro minha idade exata, mas foi após o filme do Scooby-Doo ser lançado em Fita VHS, porque lembro que levei a fita comigo pra assistir lá, mas enfim... Eu e minha prima Thais fomos comprar um Playstation 1 pro meu primo Everton na casa de um pessoal que estava vendendo o console para comprar um Videocassete. Creio que custou uns 150 reais na época. Instalamos o PS1 numa televisão LG de 20 polegadas, no quarto da minha madrinha Solange, e o primeiro CD que colocamos foi justamente Harry Potter and The Chamber of Secrets (A Câmara Secreta). Como não entendiamos inglês e o jogo não tinha tradução pro português, jogamos ele em Espanhol, e achávamos hilário. Meu primo Everton rachava de rir do jeito engraçado que alguns personagens falavam. Foram dias de jogatina, e guardo as memórias com muito carinho em meu coração.
1 note · View note
tocavintage · 3 years ago
Text
Tumblr media
Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban. Esse filme é o responsável pela paixão que tenho pela saga. Quando estava próximo de estrear nos cinemas, o SBT Repórter fez uma matéria linda sobre o mundo de Harry Potter, sobre os fã clubes, colecionadores, leitores, e até entrevistaram a autora J. K. Rowling. Fiquei fascinado. Nessa mesma época eles até exibiram A Pedra Filosofal, como esquenta para o terceiro filme. Embora eu não pude ver o filme nos cinemas, eu esperei ansiosamente para chegar na locadora. Quando chegou para locação, assisti ele no finalzinho de uma tarde. Lembro de como a cena do Dementador no trem e o Lobisomem me assustaram hehehe, e perto do fim do filme, uma moça da Escola de Inglês Wizard veio até minha casa pra fazer minha matrícula com minha mãe. Engraçado que Wizard em inglês significa Mago. Minha prima Jaqueline também amava Harry Potter, e lembro que assim que assisti o DVD, emprestei pra ela antes de devolver, ela assistiu e também amou, e passávamos o dia falando sobre teorias do Harry, de Hogwarts, Magias, e até fizemos varinhas com galhos das árvores do Postinho de saúde em frente de casa. Obs: Na época pronunciávamos Prisioneiro de Azakmi hehehehe
1 note · View note
tocavintage · 3 years ago
Text
Tumblr media
Uma foto como essa me faz lembrar de quando eu tinha meus 8 ou 9 aninhos. Minha vizinha Lidia tinha um computador com Windows 98 na biblioteca da casa dela. E o filho dela Pedro me ensinou a jogar The Sims e Diablo. Fiquei tão fascinado com The Sims, que pensava que dava até pra fazer filme com as cenas do jogo, coisa que é bem comum hoje em dia, como visto no Youtube com a série Girls In The House, feita completamente no The Sims. Foi uma época marcante.
4 notes · View notes