semioticas
semioticas
Semióticas
3K posts
Abordagens de sistemas sígnicos em Artes Visuais, Música, Fotografia, Cinema, Literatura, História, Filosofia, Ciência, Publicidade, Jornalismo, Design, Arquitetura, Ecologia, Política...
Don't wanna be here? Send us removal request.
semioticas · 10 hours ago
Text
Tumblr media
Wenders com Salgado Um aniversariante de 14 de agosto: o alemão Wim Wenders, dramaturgo, fotógrafo e um dos mais importantes cineastas em atividade – fotografado com o brasileiro Sebastião Salgado em Frankfurt, Alemanha, em 2019, por Thomas Lohnes. Salgado foi homenageado por Wim Wenders com o documentário “O Sal da Terra”, premiado no Festival de Cannes.
Veja mais em:
Semióticas – Gaia: Amazônia por Sebastião Salgado
1 note · View note
semioticas · 3 days ago
Text
Tumblr media
Bodas do ‘boom’ A aldeia de Macondo é o cenário dos acontecimentos de “Cem Anos de Solidão”, de Gabriel García Márquez. Era uma aldeia construída às margens de um rio de águas claras que tinha no fundo pedras brancas e enormes como ovos pré-históricos. Veja mais em:
Semióticas – Bodas do ‘boom’
2 notes · View notes
semioticas · 5 days ago
Text
Tumblr media
Beijo de Sharon Tate
Recém-casados: o cineasta Roman Polanski, aniversariante de 8 de agosto, beija a bela Sharon Tate na praia, durante o Festival de Cannes em 1968, fotografados por Jack Garofalo.
Sharon Tate, grávida e no auge do sucesso no cinema e na TV, seria brutalmente assassinada por um bando de maníacos que invadiu sua mansão em Los Angeles, em 9 de agosto de 1969.
Veja também:
Semióticas – Elogio do vampiro
0 notes
semioticas · 8 days ago
Text
Tumblr media
Dia de Caetano Um aniversariante do dia 7 de agosto: Caetano Emanuel Viana Teles Veloso, baiano de Santo Amaro, um dos grandes da música e da cultura brasileira, completa hoje 82 anos – na imagem, aos 55, em 1997, fotografado por Gabriel Piko ao amanhecer, na praia de Ipanema, para uma reportagem do jornal argentino "La Nación". Caetano, na época, estava lançando o livro "Verdade Tropical".
Veja também: Semióticas – Um toque de Midani
0 notes
semioticas · 11 days ago
Text
Tumblr media
Beijo no grafite
Mural de Alice Pasquini, uma das mais conhecidas artista de rua da Itália, reinterpreta uma célebre fotografia de 1954 de Gianni Berengo Gardin, um dos grandes fotojornalistas italianos do século 20.
Veja também:
Semióticas – Fotografia em paraísos tropicais
0 notes
semioticas · 12 days ago
Text
Tumblr media
Atualidades de Leminski Artista múltiplo, prosador, biógrafo, tradutor, crítico literário, judoca, professor, publicitário, músico, mas sobretudo poeta: Paulo Leminski, morto aos 44 anos, em 1989, é o grande homenageado da FLIP 2025, que termina neste domingo (dia 3) em Paraty.
Veja também:
Semióticas – Poeta Leminski
0 notes
semioticas · 13 days ago
Text
Tumblr media
James Joyce
Um fotógrafo anônimo encontrou Nora Barnacle e James Joyce a caminho do cartório para assinarem os papéis do casamento oficial dos dois em Dublin, Irlanda, em 1931, acompanhados de Fred Monro, advogado de Joyce, que recomendou sobre a importância de fazerem um registro oficial de casamento. James Joyce tornou-se um escritor conhecido internacionalmente por conta de “Ulisses”, romance publicado em 1922. Considerado uma das obras mais radicais da literatura no século 20, “Ulisses” também é uma história de amor: a trama se passa em um único dia, 16 de junho de 1904, data do primeiro encontro entre Nora Barnacle e James Joyce.
Veja mais em:
Semióticas – Crônica do Bloomsday
2 notes · View notes
semioticas · 14 days ago
Text
Tumblr media
Cogumelos
Uma pioneira do século 19, cientista e artista, revolucionou os estudos sobre cogumelos, descobrindo novas espécies, estabelecendo classes e categorias, preservando amostras raras e alertando sobre vantagens e perigos de morte. Mary Banning só ganhou reconhecimento recentemente, mais de 100 anos depois de sua morte, aos 80 anos. Banning foi silenciada e ignorada em seu tempo, vítima do que hoje se convencionou nomear como apagamento histórico.
Veja mais em:
Semióticas – Um mundo de cogumelos
2 notes · View notes
semioticas · 17 days ago
Text
Tumblr media
Beijo em Paris
O beijo às margens do rio Sena, na île Saint-Louis, atrás da Catedral de Notre-Dame de Paris – fotografia de 1991 de Alécio de Andrade, o primeiro fotojornalista brasileiro associado à célebre Agência Magnum.
Veja mais em: Semióticas – Alécio de Andrade na Revolução dos Cravos
0 notes
semioticas · 19 days ago
Text
Tumblr media
Nova York, 1962 A modelo britânica Jean Shrimpton faz pose em uma cabine telefônica nas ruas de Nova York, fotografada por David Bailey em 1959 para um editorial de moda da revista Vogue. Veja também:
Semióticas – A fala da moda
0 notes
semioticas · 19 days ago
Text
Tumblr media
Beijo tcheco O beijo do casal anônimo às margens do rio Sázava, na região ao norte da antiga Tchecoslováquia – fotografia de 1968 de Frantisek Dostal, um dos mais importantes fotojornalistas do Leste Europeu, morto aos 84 anos em 2022, durante a pandemia de Covid. Veja também:
Semióticas – Retratos da União Soviética
2 notes · View notes
semioticas · 19 days ago
Text
Tumblr media
Londres, 1959
A elegância da modelo Lucinda Hollinsworth na cabine telefônica nas ruas de Londres, fotografada por Georges Dambier em 1959 para um editorial de moda da revista Elle. Veja também: Semióticas – A fala da moda
0 notes
semioticas · 20 days ago
Text
Tumblr media
Kubrick Aniversariante de 26 de julho: Stanley Kubrick, um dos mais importantes cineastas de todos os tempos, criador de 13 filmes que são referência em diversos gêneros. Na foto, com Tom Cruise e Nicole Kidman nas filmagens de “Eyes Wide Shut” (no Brasil, “De olhos bem fechados”). Veja mais em: Semióticas – Kubrick no metrô
2 notes · View notes
semioticas · 21 days ago
Text
Tumblr media
Yansã 25 de Julho: Dia Internacional da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha. Na imagem, Yansã representada em aquarela de Carybé – da série de 1981 "Iconografia dos Deuses Africanos no Candomblé da Bahia". Veja também: Semióticas – Olhar estrangeiro no Candomblé
2 notes · View notes
semioticas · 24 days ago
Text
Tumblr media
Hemingway Um aniversariante de 21 de julho: Ernest Hemingway, em um raro momento em família com o filho Gregory – fotografados em 1941 por Robert Capa. Celebrado como ativista político antifascista, jornalista e escritor, autor de obras que têm forte influência na literatura contemporânea, entre elas “Por Quem os Sinos Dobram” (1940) e “O Velho e o Mar” (1952), Hemingway recebeu em 1954 o Prêmio Nobel de Literatura. Grande amigo de Hemingway, e considerado um dos grandes fotojornalistas do século 20 por suas imagens de guerras, Robert Capa também foi um dos primeiros a testar a novidade dos filmes coloridos Kodachrome e Ektachrome, colaborando com os ajustes técnicos dos equipamentos para a produção industrial e produzindo belas fotografias em cores que permaneceram inéditas durante décadas, só recentemente foram reveladas ao público. Veja também: Semióticas – Robert Capa em cores
0 notes
semioticas · 1 month ago
Text
Tumblr media
Beijo de Klimt
Um aniversariante de 14 de julho: o austríaco Gustav Klimt, criador de obras de arte cheias de erotismo e de expressionismo, entre elas “O beijo” (Der kuss), pintura de 1908 em que retrata a si mesmo com sua amada Emilie Floge. De todas as obras-primas que retratam casais se beijando, “O beijo” de Klimt é uma das mais belas e famosas.
Veja também:
Semióticas – Gostos da Belle Époque
0 notes
semioticas · 1 month ago
Text
Tumblr media
Jatiúca, Pernambuco
Quase uma pintura: simplicidade e beleza comoventes no cenário com a casinha solitária em Jatiúca, Pernambuco. Fotografia de 1990 de Anna Mariani – artista plástica e fotógrafa que fez história destacando a poesia das fachadas do Nordeste brasileiro.
Veja mais em:
Semióticas – Onde moram os anjos
0 notes