Tumblr dedicado a resumos, aulas, super aulas de história com muito amor pra você.
Don't wanna be here? Send us removal request.
Text
Revolução Russa
A Rússia era um país de economia atrasada e dependente da agricultura, pois 80% de sua economia estava concentrada no campo, não existiam avanços em nenhum dos setores econômicos ou sociais, era uma potência de ideais socialistas influenciados por Karl Marx. Naquele período, a população encontrava-se em extrema miséria e pobreza pagando altos impostos para manter o sistema czarista, cujo o mesmo era um governo absolutista. O Império Romanov não havia conseguido ainda promover transformações profundas na área da indústria e permanecia sendo uma sociedade profundamente agrária e com uma população insatisfeita, tanto camponeses e operários quanto a classe burguesa que se formava. O primeiro movimento que ia contra o governo czarista, ficou marcado como “Domingo Sangrento” . Um dos momentos em que podemos perceber o atraso tecnológico da Rússia foi na guerra russo-japonesa. As consequências da guerra foram sentidas principalmente pelos camponeses, que forneciam os soldados para o exército russo. A morte na guerra, a fome e o frio daquele ano levaram parte da população a pedir ao czar medidas que sanassem suas dificuldades. A multidão que se dirigiu ao Palácio de Inverno foi recebida a tiros pelas tropas do czar. Iniciava-se, assim, a Revolução de 1905. Contudo, importante destacar os partidos que se desenvolviam junto às classes exploradas, como o dos socialistas-revolucionários, ligados aos camponeses, e o Partido Operário Social-Democrata Russo (POSDR), que se dividia em duas frações principais, os mencheviques e os bolcheviques.
MENCHEVIQUES: Defendiam que a revolução comunista na Rússia deveria seguir as etapas definidas por Marx. Sendo assim, a burguesia deveria desenvolver o país de uma reforma industrial capitalista profunda, enterrar o regime czarista e só depois a classe operária protagonizaria uma revolução na esteira do comunismo.
BOLCHEVIQUES: Os bolcheviques, que tinham como líder Lenin, propunham uma alternativa diferente. Para Lenin, a revolução poderia ser acelerada em um país sem quadros econômicos com alto desenvolvimento capitalista poderia ser operada pela aliança entre a classe operária e o campesinato – sendo que ambos receberiam a orientação de um comitê revolucionário formado por intelectuais e por dirigentes partidários.
Com a entrada da Rússia em mais uma guerra, a Primeira Guerra Mundial, o poder do czar começou a ficar ainda mais debilitado. Em 1917,manifestações, greves e vários atos de insubordinação por parte de camponeses, operários e militares por toda a Rússia provocou a queda do czar e o fim do Império. Esses acontecimentos ficaram conhecidos como Revolução de Fevereiro. Em abril de 1917, Lenin encaminhou aos bolcheviques as teses, ou propostas, que retirariam a Rússia da guerra e dissolveria o Governo Provisório.
A proposta de Lenin apregoava sobretudo o lema: “Todo poder aos sovietes”. Lenin e Leon Trotskyforam os principais responsáveis pelo encaminhamento da revolução a um caráter bolchevique. Lênin apoiado pelos sovietes e por uma milícia popular conquista a capital obrigando o governo provisório a renunciar e assumindo o governo em 1917. Eles acreditavam que só o comunismo poderia trazer felicidade para os russos. No poder, eles tentaram realizar e criar uma sociedade onde todos fossem iguais e livres. Trotsky e Stálin foram os dois líderes que disputaram o poder. Stálin saiu vencedor. Decidido a industrializar o país, ele só podia contar com dinheiro que vinha da agricultura, já que não podia fazer empréstimos internacionais por causa da pobreza em que o país se encontrava. Para aumentar a produtividade, foram criadas as fazendas coletivas e muitos camponeses foram obrigados a entregar o gado e as terras ao estado para trabalharem (contra a vontade) nestas fazendas. Nas fábricas, os operários foram proibidos, sob ameaça de morte, de fazer greve ou mudar de emprego. Apesar disso, as metas de Stálin foram alcançadas e a União Soviética passou por um processo de modernização e industrialização. Porém, o totalitarismo implantado por Stálin na URSS mantinha um rígido controle sobre a imprensa e a cultura em geral.
#revolução russa#russia#revolution#russia revolution#Russian Revolution#history#historia#resumo historia
1 note
·
View note
Text
Baixa idade média
Chamamos a baixa idade média de transição, entre o fim do feudalismo e o começo da idade moderna. Neste período, o feudalismo estava em crise devido ao avanço agrícola, fazendo com que os pequenos comerciantes tivessem desejo de lucrar mais, sendo assim quiseram sair de seus feudos, surgindo aí uma nova classe social chamada burguesia.
Neste mesmo período,o papa ouviu que muçulmanos europeus do Oriente-Médio estavam maltratando os cristãos. O papa Urbano II declarou guerra a estes religiosos, enviando uma expedição de cavaleiros cristãos para libertar a Terra Santa do Império Islâmico, situada no território da Palestina. O que resultou nas chamadas cruzadas. Mas as cruzadas não foram totalmente negativas, trouxe para a Europa um avanço no comércio burguês. Quando voltavam das cruzadas, muitos cavaleiros saqueavam produtos como joias e temperos para comercializar, fazendo com que surjam feiras medievais, fortalecimento do comércio e novas rotas comerciais.
Levando em conta o grande salto comercial surgiram novas profissões como banqueiros, cambistas, etc. Surgiu então na Europa transitória entre idade média e idade moderna, o que chamamos hoje de capitalismo.
10 notes
·
View notes
Text
REFORMA PROTESTANTE
A Reforma Protestante foi resultado da insatisfação populacional com a igreja. Durante muito tempo a igreja católica possuía uma influência indiscutível e poder absoluto perante a população, mas após a queda do sistema feudal algumas pessoas começaram a questionar as atitudes do clero, como por exemplo Martinho Lutero. A igreja possuía grande prosperidade material, comercializava indulgências (pedaço de terra no céu, cruz de cristo, etc.) e títulos eclesiásticos. Além de condenar a acumulação de capital, mas os mesmos faziam com frequência, o que levou a burguesia a querer procurar uma religião onde isso não fosse pecado, e nem condená-los. Por meio deste surgiram inúmeras novas religiões, como:
Anglicanismo
Calvinismo
Luteranismo
#reforma protestante#contrarreforma#history#resumo historia#historia#anglicanismo#luteranismo#lutero#calvinismo
0 notes
Text
LUTERANISMO
O Luteranismo surgiu pela insatisfação de Lutero com as pregações da Igreja Católica. Lutero promulgou suas 95 teses na na Universidade de Wittenberg, que criticavam os atos católicos. O Monge foi excomungado pela igreja católica, mas muito bem visto e aceito pela nobreza local. A nobreza na época queria uma cisão da igreja, fazendo com que protegessem Martinho para a construção da nova religião. Ele defendia a salvação pela fé, a livre interpretação do texto bíblico, a negação do celibato e da adoração à imagens, a realização de cultos em língua nacional e a subordinação da Igreja ao Estado.
0 notes
Text
CALVINISMO
O Calvinismo foi uma doutrina criada por João Calvino, foi patrocinada pela burguesia, que preservavam os costumes comerciais, eles defendiam que o lucro não era usura como a igreja condenava. A burguesia encontrou no calvinismo a doutrina adequada à seus interesses e ao seu modo de vida. Incompatibilizada com o princípio católico do justo preço e da proibição da usura, a burguesia abraçou a nova doutrina. Calvino pregava o princípio da predestinação absoluta, dizia que segundo a vontade de Deus, alguns escolhidos teriam direito à salvação eterna e que o principal ligamento de deus e os calvos é que eles não se importavam com coisas supérfluas. Os sinais do favor de Deus estariam ligados a condução de uma vida materialmente próspera, ocupada pelo trabalho e afastada das ostentações materiais.
0 notes
Text
ANGLICANISMO
Surgiu na Inglaterra, em meados do século XVI que na época era governada pelo Henrique VIII. O rei na época casado com Catarina de Aragão, desejava se divorciar de sua esposa, ele alegava que Catarina não tinha condições para lhe oferecer um herdeiro forte e saudável que desse continuidade à sua dinastia, mas não obteve sucesso quando fez o pedido para a Igreja católica, insatisfeito com a negação rompe laços com a mesma, e foi benéfica para a nobreza inglesa, pois deixava a nobreza local livre para apossar-se das terras e dos bens da igreja. A Igreja da Inglaterra deixou de ser católica romana para ser católica reformada. E ainda hoje no Reino Unido o anglicanismo é predominante, sendo a maior religião do país.
0 notes
Text
CONTRARREFORMA
A contrarreforma nada mais foi do que as medidas necessárias adotadas pela igreja católica em relação ao surgimento das religiões protestantes que estavam se expandindo. Dentre essas medidas, uma das mais importantes foi a criação da companhia de Jesus. Designados como um braço da Igreja, os jesuítas deveriam expandir o catolicismo ao redor do mundo. A Companhia de Jesus conseguiu converter um grande número de pessoas nos territórios coloniais europeus. Outra medida foi a criação do Tribunal da Santa Inquisição, que tinha como objetivo combater o desvio dos fiéis católicos e a expansão de outras denominações religiosas. Além de perseguir protestantes, a Santa Inquisição também combateu judeus e islâmicos, que eram considerados pecadores e infiéis.
Index: Livro proibido por ser considerado muito “revolucionário”, possuía segredos da história bíblica.
0 notes
Text
FEUDALISMO
O Feudalismo surgiu com a migração para o campo da população (Em consequência do fraquejamento do império Romano), com isso podemos dizer que foi o começo de um regime de colonato.
Nesse regime a agricultura era a base e o que movia o sistema da época, ter terra era sinônimo de riqueza, ou seja quem tinha terra, tinha poder. Neste período o meio de comercialização era por trocas, ou seja, não podiam plantar as mesmas coisas.
A divisão deste sistema era a seguinte:
SENHOR FEUDAL: Era o nobre que dava proteção, emprego e moradia aos servos, possuidor de feudo (terras).
SERVO: Fugitivo do império romano para trabalhar para o senhor feudal.
CERIMÔNIA DE VASSALAGEM:
Quando o suserano nomeava o servo como seu vassalo, recebimento de uma parte de terra para trabalhar para ele. Nessas cerimônias havia um juramento de fidelidade com algo simbólico, como galhos de árvore, folhas, etc.
Esses feudos eram divididos em porções de terras
Manso senhorial: Onde se localizava o senhor feudal.Manso comunal: Onde era a parte livre, de acesso geral, geralmente florestas onde possuíam bosques, etc.
Manso Servil: Onde o vassalo se encontrava, sua moradia e área de plantio.
A Igreja no período feudal tinha poder total sob todas as classes. E era dividida em:
Alto Clero: Que era composta por Papas, Bispos, Arcebispos.
Baixo Clero: Monges, Papas iniciantes, freiras.
As pessoas que não seguiam os mandamentos da igrejas eram considerados hereges, condenados, julgados e morriam.
Os impostos desde cedo sempre foram cobrados, e no feudalismo de valor altíssimo. 25% do lucro total do servo era destinado à igreja, chamado de tostão de Pedro.Existia também a talha, era uma obrigação pela qual o servo deveria passar, para o senhor feudal, metade de tudo que produzia nas terras que ocupava no feudo. ACorveia era a obrigação correspondia ao pagamento através de serviços prestados nas terras ou instalações do senhor feudal. De 3 a 4 dias por semana, o servo era obrigado a cumprir diversos trabalhos. E a banalidade, que era o pagamento de impostos quando o vassalo utilizava acessórios como enxada, forno, etc.
9 notes
·
View notes
Text
A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL
A Primeira Guerra Mundial aconteceu no ano de 1914 à 1918, ou seja, século XX. A Europa estava totalmente confiante sobre seus domínios territoriais, não existiam mais territórios sem dono e as grandes potências brigavam entre si na tentativa de expandir suas áreas de dominação econômica e política. O capitalismo estava influenciando severamente as potências europeias, desejo por controle e conquista de novos territórios estava deixando a Europa em um desejo incontrolável de poder e soberania perante os outros.
ALIANÇAS: Naquele período na Europa tínhamos duas importantes divisões de fortes alianças, eram eles Tríplice Entente e Tríplice Aliança.
Vale ressaltar que a França havia perdido, no final do século XIX, a região da Alsácia-Lorena para a Alemanha, durante a Guerra Franco-Prussiana . A França estava a todo custo tentando retomar a região que havia perdido.
O ESTOPIM:
O que bastou para começarem a guerra foi a morte de Francisco Ferdinando que era o príncipe do império austro-húngaro. Mas além disso existiam outras razões:
Crises no Marrocos alemães, ingleses e franceses disputavam essa área
1° e 2° Guerra Balcânica
A construção da estrada de ferro Berlin-Bagdá: sua construção colocaria à disposição da Alemanha os lençóis petrolíferos do Golfo Pérsico e os mercados orientais, além de ameaçar as rotas de comunicação entre a Inglaterra e seu Império. A guerra fora principalmente baseada em trincheiras que era um método guerrilheiro onde os soldados ficavam entrincheirados, lutando pela conquista de pequenos pedaços de território. A fome e as doenças também eram os inimigos destes guerreiros. Nos combates também houve a utilização de novas tecnologias bélicas como, por exemplo, tanques de guerra e aviões.
A Primeira Guerra Mundial ficou conhecida pelo avanço aos métodos de guerrilhar, colocando em prática muitos armamentos modernos bélicos e métodos com maiores eficácias. Com o fim da guerra e a Alemanha derrotada, foi assinado o Tratado de Versalhes, que inaugurou um ciclo de tensões na Europa. Ciclo esse que se fecharia com o segundo conflito mundial. TRATADO DE VERSALHES: A Alemanha foi obrigada a devolver a região da Alsácia-Lorena para as mãos dos franceses. Os russos tiveram que reconhecer a independência da Polônia, as colônias alemãs no continente africano foram divididas entre Inglaterra, Bélgica e França. Os outros domínios na região do Pacífico foram partilhados pelo Japão e Inglaterra. Ao contrário do que se dizia, o tratado não trouxe paz ao continente, e sim razões iminentes de começar uma futura guerra.
#wwr#world war#world war 1#guerra#war#napoleon bonaparte#germany#england#guerra mundial#primeira guerra mundial#resumo gm#gm 1#alemanha#resumo historia#historia#history
0 notes