pesquisamento-blog
Pesquisar é Pensar
21 posts
Quem pesquisa, logo pensa. O blog traz em sua interface, a dinâmica do mundo da pesquisa, desde suas mais usadas metodologias até os autores reconhecidos.
Don't wanna be here? Send us removal request.
pesquisamento-blog · 7 years ago
Text
Pesquisa na Comunicação
Tumblr media
• Nos últimos sessenta anos, o objetivo das Teorias da Comunicação foi garantir um estatuto científico, que é frequentemente contestado. • A contestação dessa disciplina se deve ao fato de compartilhar objeto de estudo com outras disciplinas. • Ciências da Comunicação, é portanto, uma confluência de outras ciências na investigação de objetos comunicativos.
• Quando tratamos de avaliar do que se trata a Pesquisa em Comunicação é preciso ter em vista que : • É um ciência muito nova; • Inicialmente foi estudada pelas disciplinas Filosofia, História, Literatura, Política e Direito; • A partir dos anos 1930, o fenômeno foi compreendido por meio dos métodos empíricos e qualitativos da Sociologia.
0 notes
pesquisamento-blog · 7 years ago
Text
Modelo metodológico de pesquisa
Tumblr media
A imagem acima traz um esquema do modelo metodológico de pesquisa, descrevendo o que necessita-se obter em um projeto, começando pela definição do objeto, passando para a observação, seguindo para a descrição, interpretação, conclusão e bibliografia.
A epistemologia da ciência mostra que o trabalho científico assenta sobre uma inadequação sempre presente entre o pensamento formal e o vivido que pretende conceitualizar, inadequação que funda a distancia entre a experiência humana e o objeto científico. Essa mesma tensão pode ser reconhecida na construção do modelo metodológico. 
É objeto de pesquisa que é objeto de formalização e sua representação em modelo implica uma inflexão normativa.  
0 notes
pesquisamento-blog · 7 years ago
Video
youtube
0 notes
pesquisamento-blog · 7 years ago
Text
A pesquisa científica
O que é a Pesquisa Cientifica?
A pesquisa científica, de acordo com Ruiz (1991): “É a realização concreta de uma investigação planejada, desenvolvida e redigida de acordo com as normas da metodologia consagradas pela ciência”.
Qual o objetivo de se fazer uma pesquisa científica?
Fazer pesquisa científica é antes de tudo, desenvolver o pensamento científico, que se constitui de posturas e procedimentos rigorosos em busca de resultados. O propósito de uma monografia, artigo científico ou desenvolvimento de trabalho prático para TCC não deve se restringir somente ao cumprimento de uma obrigação pessoal para obter um título acadêmico – o aluno que se limita a isso acaba transformando em sofrimento sua tarefa e distorcendo sua própria formação. Além da contribuição ao estudo científico da área, o pesquisador exercita e constrói em si mesmo, uma formação intrínseca, que pode conduzilo à realização pessoal e profissional, à conquista da reputação que garantirá um lugar melhor na sociedade, tão carente de pessoas de valor.
0 notes
pesquisamento-blog · 7 years ago
Text
Cibercultura
Tumblr media
Cibercultura é a cultura que surgiu, ou surge, a partir do uso da rede de computadores, e de outros suportes tecnológicos (como, por exemplo, o smartphone e o tablet) através da comunicação virtual, a indústria do entretenimento e o comércio eletrônico, no qual se configura o presente, já que a cultura contemporânea é marcada pelas tecnologias digitais, resultado da evolução da cultura moderna. 
É também o estudo de vários fenômenos sociais associados à internet e outras novas formas de comunicação em rede, como as comunidades on-line, jogos de multi-usuários, jogos sociais, mídias sociais, realidade aumentada, mensagens de texto,[1] e inclui questões relacionadas à identidade, privacidade e formação de rede.
A cibercultura também se faz presente na educação por meio de múltiplas linguagens, múltiplos canais de comunicação e em temporalidades distintas. As interfaces da Web 2.0, por exemplo, permitem um contato permanente entre escola, professores, alunos e seus pares no ambiente virtual de ensino. Sem fronteiras para o conhecimento, os conteúdos educativos são trabalhados interativamente na comunidade estudantil, de forma síncrona e assíncrona, com a possibilidade de produzir e compartilhar conhecimentos colaborativamente com qualquer outro estudante em qualquer parte do mundo.
O termo Cibercultura tem vários sentidos, mas se pode entender como a forma sociocultural que advém de uma relação de trocas entre a sociedade, a cultura e as novas tecnologias de base micro-eletrônicas surgidas na década de 70, graças à convergência das telecomunicações com a informática. A cibercultura é um termo utilizado na definição dos agenciamentos sociais das comunidades no espaço eletrônico virtual. 
Estas comunidades estão ampliando e popularizando a utilização da Internet e outras tecnologias de comunicação, possibilitando assim maior aproximação entre as pessoas de todo o mundo, seja por meio da construção colaborativa, das multimodalidades e/ou da hipertextualidade.
0 notes
pesquisamento-blog · 7 years ago
Video
youtube
André Lemos discute o que é Cibercultura!
0 notes
pesquisamento-blog · 7 years ago
Video
youtube
0 notes
pesquisamento-blog · 7 years ago
Video
youtube
0 notes
pesquisamento-blog · 7 years ago
Text
Livros de André Lemos
O Futuro da Internet
Cibercidade: As cidades na cibercultura
Comunicação e Liberdade
A Comunicação das Coisas
Janelas do Ciberespaço
@Re_Vira_Volta 
#ta
0 notes
pesquisamento-blog · 7 years ago
Text
André Lemos
Tumblr media
André Lemos é engenheiro, mestre em Política de Ciência e Tecnologia pela coppe/ufrj e doutor em Sociologia pela Université Paris V (René Descartes - 1995), pós-doutor pelas University of Alberta e Mcgill University no Canadá (2007-2008). Professor associado da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia e pesquisador “1 b” do CNPq.
Foi presidente da associação nacional dos programas de pós-graduação em comunicação – Compós, coordenador do programa de pós-graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas (facom/ufba) e chefe do departamento de Comunicação (Facom/Ufba).
Atualmente, coordena projeto de pesquisa no CNPq – grupo de pesquisa em Cibercidade GPC (cadastrado no CNPq). Foi, recentemente, nomeado titular na Comissão de Assessoramento para a área de Artes, Comunicação e Ciências da Informação do CNPq (2009 a 2013).
Membro fundador da Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura (ABCIBER). Atua na area de Comunicação e Sociologia, com ênfase em Cibercultura. Coordenador e autor de diversos blogs, editor das revistas 404notfound (Ufba), Cibercultura (Itaú Cultural), Contemporânea (Ufba). Membro de diversas comissões científicas de revistas nacionais e internacionais, particularmente da revista Sociétés (França) Canadian Journal of Communication e Wi. Journal of Mobile Media (Canadá).
Consultor ad hoc da Fapesb CEPQ, Capes. Membro de comissões julgadores nacionais e internacionais como “Best of Blogs“, Deutsche Welle (Bonn, Alemanha), “Ars Electronica” (Linz, Áustria), Memefest, Prêmio Sérgio Mota (Brasil), entre outros.
0 notes
pesquisamento-blog · 7 years ago
Text
Obras de Muniz Sodré
O Império do Grotesco
Reinventando a Educação
A Verdade Seduzida
O Monopólio da Fala
Técnica de Reportagem
As Estratégia Sensíveis
A Narração do Fato
#ta
0 notes
pesquisamento-blog · 7 years ago
Text
Muniz Sodré
Tumblr media
Muniz Sodré de Araújo Cabral (São Gonçalo dos Campos, 12 de janeiro de 1942) é um jornalista, sociólogo e tradutor brasileiro, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, na Escola de Comunicação. Tem duas filhas, três netas e atualmente é casado com a também professora da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Raquel Paiva[1]. Exerceu de 2009 a 2011 o cargo de Presidente da Fundação Biblioteca Nacional[2]. É um pesquisador brasileiro e latino-americano no campo da comunicação e do jornalismo. Dirigiu a TV Educativa. Publicou quase uma centena de livros e artigos, na área da comunicação (jornalismo em especial), mas também livros de ficção e um romance (O bicho que chegou a feira). Algumas obras tornaram-no mais conhecido, como Monopólio da Fala (sobre o discurso da televisão) e Comunicação do Grotesco (sobre programas de TV que exploram escândalos e aberrações). Um dos poucos teóricos brasileiros na área de comunicação que têm circulação e respeitabilidade no exterior, sendo professor e palestrante de diversas instituições em países como Suécia, França, Estados Unidos, Espanha, Portugal, Colombia, Bolivia, Uruguai, Peru dentre outros.
0 notes
pesquisamento-blog · 7 years ago
Text
Livros por Ciro Marcondes
Televisão, a vida pelo vídeo.
O capital da noticia.
Perca tempo.
Dicionario da comunicação.
Para entender a comunicação.
O rosto e a maquina.
#ta
0 notes
pesquisamento-blog · 7 years ago
Text
Ciro Marcondes Filho
Tumblr media
Professor titular da Escola de Comunicações e Artes da USP, é responsável pela coleção Filosofia da Comunicação, da Editora Paulus. Foi editor do Jornal da USP, colaborador do jornal LEIA, e atualmente é colunista da revista Caros Amigos. Produziu 57 programas da série “O Teatro do Mundo – A canção”, na Rádio USP.
0 notes
pesquisamento-blog · 7 years ago
Video
youtube
0 notes
pesquisamento-blog · 7 years ago
Text
Livros por Maria Immacolata
Temas Contemporâneos na Comunicação
Telenovela - Internacionalização e Interculturalidade
Ficção Televisiva Transmidiática no Brasil - Vol. 2
Observatório Ibero-Americano da Ficção Televisiva Obitel
Por Uma Teoria de Fãs de Ficção Televisiva Brasileira
#ta
0 notes
pesquisamento-blog · 7 years ago
Text
Maria Immacolata Vassallo de Lopes
Tumblr media
Maria Immacolata Vassallo de Lopes possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo; mestrado e doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo; pós-doutorado na Universidade de Florença, Itália. Atualmente é professora titular da Escola de Comunicações e Artes da USP. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Epistemologia da Comunicação, Teoria da Comunicação e Metodologiada Pesquisa em Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: campo da comunicação, recepção da comunicação, ficção televisiva, metodologia da comunicação. Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade de São Paulo. Coordena o Centro de Estudos de Telenovela da USP e o Centro de Estudos do Campo da Comunicação da USP. Criadora e coordenadora da rede de pesquisa internacional OBITEL-Observatório Ibero-Americanoda Ficção Televisiva e da rede de pesquisa OBITEL-Brasil. Foi representante da área de Comunicaçãono CNPq (2004-2007). Membro do Conselho Curador da INTERCOM como ex-presidenteda entidade. Presidente da IBERCOM - Associação Ibero-Americana de Comunicação (2012-2015). Membro de conselho editorial de periódicos nacionais e internacionais. Diretora de MATRIZes, Revistado Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da USP. Publicou artigos e livros no país e no exterior em suas especialidades. É pesquisadora 1A do CNPq.
0 notes