newoldalex-blog
newoldalex-blog
The New Old Alex - 2.0
18 posts
A evolução de mais uma tentativa com a dieta dos pontos, agora atualizada. Lembrando que esse blog tem o objetivo informativo apenas, para orientações profissionais procure um nutricionista/nutrólogo e/ou um médico de sua confiança. Agora turbinado com o uso do Q48 2.0 do fitness expert Vinicius Possebon.
Don't wanna be here? Send us removal request.
newoldalex-blog · 8 years ago
Text
Q48 ...
Então...
rsrs
Primeira semana acabou. Hoje foi o último treino da primeira semana do ciclo para iniciantes, e mesmo depois de errar feio no programa - fazendo no segundo dia o ciclo destinado para a segunda semana - hoje, lhes digo, estou inteiro.
Exatamente. INTEIRINHO! Consegui fazer todos os exercícios, não foi fácil (o tal do ‘apoio’ que eu sempre conheci como flexão de braço, tive que apoiar o joelho no chão, ainda não tenho como aguentar sem fazer isso)...
Na segunda feira é dia de medição, será que já diminui alguma das medidas? Estou controlando a alimentação, não com tanto afinco, estou tentando voltar aos poucos para a dieta dos pontos, mas mesmo assim estou conseguindo manter mais ou menos o meu objetivo.
A próxima semana o exercício (ciclo) muda, já tive um gostinho de como será e me preocupo, pois já vi que não vai ser nada fácil, mas... se eu cheguei até aqui, consigo ir até o final com certeza.
Ah! Só vou postar a foto do antes e depois no último dia, ou seja, no final da 8ª semana.
x-o-x-o
AlexM.
0 notes
newoldalex-blog · 8 years ago
Text
2018 New Alex - begins
Olá!
Eu avisei que ia resetar tudo, pois então... o reset aconteceu.
Adquiri o programa de treinamentos de estilo HIIT (High Intensity Interval Trainning) desenvolvido pelo gostoso (rsrs) do Personal Trainer gaúcho: Vinícius Possebon. O premiadíssimo Q48 2.0 (Queima de 48 Horas 2.0)
O treino é realmente intenso, inSaNO, te deixa quase morto em apenas 15 minutos, mas vou dizer, valeu o investimento... esse é só o primeiro treino e já gostei. Estou morto, suando ainda mesmo quase três horas depois de ter feito os exercícios, mas valeu muito. São no total 8 semanas, 40 dias de treino. E o ideal, obviamente é seguir uma dieta em paralelo, mas inclusive é indicado não fazer dieta (para quem é sedentário VIP como eu) nas primeiras semanas, eu - teimosamente - retornarei à dieta dos pontos inicialmente, mas vou tentar uma nutricionista o mais rápido possível, uma vez que sou bariátrico né?
Mais tarde coloco as fotos do primeiro dia e as minhas medidas para comparar com as próximas semanas.
Estou morto, com alguns pontos doloridos no corpo, em especial o braço que tive problema no início do ano, mas tá suportável e o treinador disse em um dos vídeos tutoriais que isso é normal e que não devo tomar nenhum remédio para não influenciar na recuperação dos músculos.
Uma coisa interessante que foi dito é que o fato de de repente não perder peso durante as semanas não significa que não está fazendo efeito, você pode estar substituindo a gordura pela massa magra... então não se sinta culpado, veja se suas medidas não diminuíram. Posso afirmar uma coisa, foi apenas o primeiro dia, mas já estou me sentindo bem mais disposto que o normal.
Boralá?! Vamos ver como vai ser o resto do treino até o final da 8ª semana.
x-o-x-o
AlexM.
0 notes
newoldalex-blog · 8 years ago
Text
# RESET # RETROSPECTIVA 2017
Olá...
Sim. Fiquei um tempo sem postar, e existem diversos motivos para isso, contudo vou resumir:
Por motivos alheios à minha vontade e por conta da minha infinita “sorte” e ansiedade, acabei suspendendo a dieta.
MAS
Como dizem “ano novo, vida nova”... vamos resetar a dieta e recomeçar do zero. Existem alguns assuntos pendentes, mas honestamente - se eu ficar esperando os problemas serem resolvidos sempre surgirão novos e mais difíceis, então - desculpem o termo - FUCK IT!
A dieta irá recomeçar em 07/01/2018, e desta vez com todo gás, pois já posso começar a fazer os exercícios que eu tanto queria fazer (caminhar, jogar tênis recreativamente, e talvez fazer um desses treinos estilo circuito de 5 minutos)
A idéia é chegar ao 4.1 Turbo, mais turbo que nunca. Será uma jornada de 258 dias e vou ser um pouco mais agressivo com as minhas metas:
Peso: 75Kg
A ideia é:
- Abolir bebidas 30 minutos antes e depois das refeições;
- Abolir refrigerante de uma vez por todas, quando muito um refrigerante zero de vez em quando, mas mesmo assim evitar ao máximo;
- Tentar (até porque é difícil demais para mim) abolir açúcar refinado, se for para ter açúcar, que seja demerara;
- Reduzir ao máximo a ingestão de sal;
- Reduzir ao máximo a ingestão de gorduras de qualquer tipo;
- Focar em bons pensamentos e mentalizar coisas positivas;
- “Tem solução, ótimo... não tem solução, F0D@-53″ motto do ano;
- Buscar meios e métodos de conseguir trabalhar com o que quero e gosto;
- Ser feliz em todos os aspectos da minha vida, não importa como.
Bora lá?!
x-o-x-o
AlexM.
0 notes
newoldalex-blog · 8 years ago
Text
JOURNEY S:03 D:01 e 02
Olá pessoal!
Fiquei ausente nos últimos dias por causa da mudança... tanta coisa pra fazer na casa nova que algumas coisas desandaram, incluindo a dieta... mas estou voltando.
Antes de continuar, vamos aos dados:
PESO: ANTES: 94 Kg - AGORA: 93,1 Kg
IMC: ANTES: 31 - AGORA: 30,8
CINTURA: 111 cm (manteve)
PONTOS PARA EMAGRECER: ANTES: 340 - AGORA: 384
MEU DIA-A-DIA: Antes: Sedentário - AGORA: MOVIMENTADO e sem atividade física programada
MINHA META: PESO - 76Kg / CINTURA: abaixo dos 94 cm
***
Retrospectiva.
A mudança finalmente aconteceu, e isso bagunçou geral minha dieta na quinta e na sexta.
Mesmo assim consegui emagrecer quase um quilo. E esse agito todo mudou meu ritmo do dia-a-dia... passou a ser mais movimentado (muito mais). Arrumando casa, fazendo faxina... e ainda tem muito o que arrumar.
O lugar para onde me mudei tem aulas de Zumba, academia, pilates, massagem, quadra de tênis e etc... isso me animou bastante a colocar uma atividade física, vamos ver como vai ser, ainda preciso de informações.
Não contabilizei os dias de quinta até domingo. Mas sei que fiquei bem dentro dos pontos e se saí, foi pouco, mas não fiquei preocupado nem um pouco, não tinha como fazer um controle mais adequado. Muita coisa pra resolver.
Estou com o corpo todo dolorido por causa do esforço físico dos últimos dias, desde quarta-feira passada. Apesar das dores, estou me sentindo bem (bem cansado também, rsrs).
O maior problema agora é o ânimo com o trabalho que está cada vez menor, mas faz parte do riscado.
Veremos como será o resto da semana, acho que vai correr tudo bem, pelo menos espero que sim.
Como já estou instalado na nova casa, agora terei tempo para atualizar tudo e me programar melhor, ainda não da forma como eu gostaria, mas vai dar para controlar um pouco mais, melhor que antes da mudança provavelmente.
Vou mantendo vocês informados,
x-o-x-o
AlexM.
0 notes
newoldalex-blog · 8 years ago
Text
DESCULPINHA
Ainda não coloquei a planilha para vocês fazerem o download por um motivo simples: tenho que fazer um tutorial mostrando como ela funciona, para não dar errado com vocês, ok?
Digo isso porque a minha planilha apesar de fazer os cálculos todos de maneira automática, ela não é simples de ser manipulada. Então tenho que explicar passo a passo como fazer para usá-la.
Então peço só um pouquinho mais de paciência. De qualquer forma, se precisar para ontem de uma planilha, busca no Doutor Google, que existem diversos sites e blogs que estão disponibilizando as mais variadas versões da planilha para controlar seus pontos.
x-o-x-o
AlexM
0 notes
newoldalex-blog · 8 years ago
Text
JOUNEY - S:02 D:02
Olááááá
Hoje (na verdade desde ontem à noite), minha ansiedade está comendo meu fígado. Acabei comendo alguns biscoitos sem computar na planilha ontem e hoje acabei pegando uma palha italiana de sobremesa.
Foi ótimo e não vou me recriminar por isso. Essa semana vai ser complicada, muita coisa para resolver que depende quase que exclusivamente de mim, e estou ficando cada vez mais exausto, tanto mentalmente quanto fisicamente. Horrível... mas a vida segue e não vou ser o último dos seres humanos a passar por semanas como essa (e certamente essa não será a última semana que passarei dessa forma)... resta ter forças para aguentar a semana e a dieta ao mesmo tempo.
Mesmo assim consegui ficar dentro de um limite aceitável de comida, não exagerei na quantidade e também não peguei nada que pudesse me fazer mal. Mas que dá vontade de comer feito um louco, ah isso dá.
Vamos ver se consigo me segurar para mais tarde. Qualquer coisa volto com mais notícias.
x-o-x-o
AlexM
0 notes
newoldalex-blog · 8 years ago
Text
JOURNEY - S:02 D:01
Então começamos a segunda semana...
Duas jacas na primeira semana (hamburguer no primeiro dia e rodízio de petiscos na sexta) MAS... os resultados da semana foram SENSACIONAIS!!!
Emagreci 2,4Kg. YAY! Passei de 96,4Kg para 94Kg... em apenas uma semana!
Fiquei na maior parte da semana bem próximo do mínimo de pontos (300) acho que isso foi determinante. Então vamos aos dados, colocarei o antes e o depois:
PESO: ANTES: 96,4 Kg - AGORA: 94 Kg
IMC: ANTES: 31,9 - AGORA: 31
CINTURA: 111 cm (manteve)
PONTOS PARA EMAGRECER: ANTES: 347 - AGORA: 340
MEU DIA-A-DIA: Sedentário e sem atividade física programada
MINHA META: PESO - 76Kg / CINTURA: abaixo dos 94 cm
Consegui me segurar pela compulsão pelos doces, mesmo comendo um pouco, ou seja, controladamente... antes era fácil comer um pacote inteiro de Cookies da Toddy, por exemplo (que eu amo demais)... mas me contive comendo uns 3 ou 4 dependendo do dia - e mesmo assim não foram todos os dias.
Mesmo nos dias de JACA da semana passada, a bebida procurei algo sem pontos (água, limonada ou mate gelado)... então uma coisa acabou compensando ou melhor, não piorando o que já era ‘ruim’. Tipo, não que seja ruim as jacas, mas tenho que me segurar. Ainda por cima nessa semana que vai ser complicadíssima: SEMANA DA EFETIVA MUDANÇA.
No final da semana estarei indo pra casa nova e a mudança é sempre um processo estressante, fora toda a ansiedade de ir para um lugar que simplesmente é apaixonante.
Então... novidades vou contando durante a semana para vocês, ok? Vamos para a semana 2. ;)
x-o-x-o
AlexM
0 notes
newoldalex-blog · 8 years ago
Text
JOURNEY - S:01 D:03 & 04
Olááá!
Bravamente estou conseguindo manter o planejamento com alguns ajustes necessários ao longo dos dias. Como eu almoço em self-service, tenho que adaptar em detrimento do que está disponível nos restaurantes.
Então. Descobri que carne de churrasco tem pontuação mais baixa que o normal então acabo indo à mesa de churrasco para pegar carne.
Ontem à noite foi complicado, estava com muita fome, tive que usar os famosos coringas para dar uma sensação maior de saciedade (gelatina zero, mate, chá...), mas ainda peguei um biscoito de aveia, queria algo mais doce... fiquei apenas 12 pontos acima do mínimo mesmo assim, em outras palavras, consegui manter pelo segundo dia consecutivo meu objetivo.
Hoje vai ser um dia mais complexo, terei que trocar o almoço pelo jantar, então minha refeição principal será no jantar hoje e na sexta-feira. Motivo: Terei que sair mais cedo para resolver as coisas da mudança para minha nova casa. (YAY!)
Então... talvez tenha novidades ainda hoje para vocês.
x-o-x-o
AlexM
0 notes
newoldalex-blog · 8 years ago
Text
JOURNEY - S:01 D:02
Pessoal,
Então... primeiro dia... e já a primeira escorregada. Não vou negar que fiquei meio frustrado com isso. Tanto planejamento e tanta preparação... MAS
Por outro lado, não foi de todo ruim o que aconteceu. Foi meio que uma despedida... culpa do filme, hehehe... valeu a pena total, mas hoje já comecei firme e forte!
Obedecendo na letra o que programei para o dia, pelo menos até agora, falta passar pelo almoço. Vamos lá então... Jaca feita, não adianta chorar o leite derramado, bola pra frente.
=== Adicionado próximo do lanche da tarde ===
Como não vou escrever mais hoje, então... meu almoço teve que sofrer uns ajustes bobos, Acreditam que consegui economizar nos pontos depois dos ajustes?
Por isso tive que alterar a janta para ter mais coisas e assim ficar dentro do mínimo. Mas no final ficará tudo bem. rsrs
Minha intenção, depois da jaca de ontem, é ficar o mais próximo do mínimo possível para o resto da semana para compensar o deslize... acho que será possível sim.
Até o próximo post!
x-o-x-o
AlexM.
0 notes
newoldalex-blog · 8 years ago
Text
JOURNEY - S:01 D:01
Tumblr media
Aqui está, meu estado neste primeiro dia do desafio. rsrs Antes de prosseguir, vamos ao meu status inicial:
IDADE: 40 anos
ALTURA: 1,74 m
PESO: 96,4 Kg
IMC: 31,9
CINTURA: 111 cm
PONTOS PARA EMAGRECER: 347
MEU DIA-A-DIA: Sedentário e sem atividade física programada
MINHA META: PESO - 76Kg / CINTURA: abaixo dos 94 cm
Pronto, e assim começa a segunda vez que faço a dieta dos pontos. 
Como todo início é difícil já tive que fazer alguns ajustes graças ao meu maridinho que decidiu que devíamos assistir Thor: Ragnarok...
Tumblr media
... com isso fica impossível manter os horários, então o lanche teve que ser postergado e provavelmente terei que fazer ceia no lugar da janta, e muito mais provavelmente ainda terei que ficar bem próximo dos pontos para emagrecer.
Já tinha me programado para ficar mais próximo dos pontos mínimos (300) acho que não terei problema. Essa foi uma das minhas intenções ficando no mínimo, ajustes de última hora não pesariam tanto no saldo dos pontos.
No decorrer da semana vou falando como está sendo. Se está sendo fácil ou não me controlar nos self-services da vida e etc... ainda por cima com um feriado na semana... rsrs
x-o-x-o
AlexM.
0 notes
newoldalex-blog · 8 years ago
Text
JOURNEY - O PRÓLOGO
Poético o início, não é? Rsrs
Como vou contar para vocês a evolução das coisas comigo e trocar minhas experiências?
Os capítulos dessa jornada serão nomeados de acordo com a semana e dia. Como se fossem temporadas de séries de TV. SEMANA 1 DIA 1, SEMANA 1 DIA 7, SEMANA 2 DIA 1, e assim sucessivamente.
Então... vou postar sempre no domingo pela manhã (dia 1) e no sábado à noite (dia 7), em outras palavras na abertura e fechamento da semana. Entre esses dois dias vou colocando outras informações quando achar necessário, posts com as principais dúvidas de vocês, links para vídeos, sites, dicas de cardápio minhas e enviadas por vocês que eu tenha testado. Tudo que possa ajudar no decorrer dessa jornada.
A cada quatro ou oito semanas colocarei uma nova foto minha, comparando com a do início para termos uma ideia do andamento das coisas e, quem sabe, motivar vocês também.
(editado em 06/11/2017): Pretendo colocar fotos comparativas da evolução, mas sem determinar quando, vamos dar uns 3 meses para a dieta surtir seu efeito e então vou avaliar se posto ou não um comparativo. Muita coisa está acontecendo neste momento e fica difícil prometer algo desse tipo! ;)
O início de tudo será no dia 29/10.
Mas qual o motivo de iniciar a semana em um domingo e não em uma segunda-feira? Domingo é, normalmente, um dia calmo, sem grandes atividades pela manhã em especial, então eu posso me pesar com calma, como não tem trabalho posso fazer toda a programação da semana, pensando em cada alimento que pretendo comer durante a semana. Pensando com calma e ajustando todo o cardápio, dá para ter uma ideia de como será a semana e no decorrer da mesma é só fazer pequenos ajustes nas possíveis alterações que possam ocorrer (almoço em restaurantes do tipo self-service, ajustes certamente acontecerão).
Minha intenção é combinar a dieta com uma rotina bem leve de exercícios inicialmente (tipo, caminhada de até 1 hora diariamente), não para que isso me dê mais pontos para usar, mas para melhorar também minha resistência física, afinal não sou mais nenhum garotão de vinte-e-poucos anos.
Estou muito curioso para ver como vou estar no Natal. Rsrs
Preparados ou não, aqui vamos nós, aguardem mais um pouquinho e já teremos o primeiro capítulo dessa jornada.
x-o-x-o
AlexM.
0 notes
newoldalex-blog · 8 years ago
Text
LINKDICAS #001
Pessoal,
Fuçando a internet em busca de algo que possa agregar, encontrei esse site www.jejumintermitente.net.br tem informações, inclusive sobre a dieta dos pontos.
Explico minha motivação em fuçar... queria algo que agregasse à essa dieta dos pontos para potencializar.
Quem quiser saber mais sobre outras dietas e suplementos, dá uma passada lá. Tem bastante informação bacana!
x-o-x-o
AlexM.
0 notes
newoldalex-blog · 8 years ago
Text
TUTORIAL: #03 AS REGRAS DO JOGO – PARTE 2
Conforme prometido, vamos continuar sem delongas...
REGRA 5: COMO USAR OS PONTOS
Seja qual for seu objetivo (Manter, Emagrecer, Emagrecer mais rápido ou compensar algum deslize, etc...) as regras são sempre as mesmas:
- Não fique abaixo dos pontos mínimos diários;
- Tudo o que consumir deve ser anotado e abatido dos seus pontos;
- O acumulado no final do dia deve ser passado para o dia seguinte, seja positivo ou negativo – e esse acumulado não é passado para a semana seguinte mesmo que esteja devendo pontos (pontos negativos).
Então, o mecanismo é bem simples, anote tudo o que comer, e – pelo menos – duas vezes ao dia atualize seus pontos para saber quanto ainda tem de saldo de pontos para usar.
Exemplo: No seu primeiro dia você comeu no seu café-da-manhã: 4 biscoitos cream-cracker com um pouco de requeijão light, e bebeu um copo de leite desnatado com adoçante.
O biscoito cream cracker tem 5 pontos cada, então consumiu 20 pontos
O requeijão light deve ter usado mais ou menos uma colher de sopa, então 14 pontos
O leite desnatado 100ml tem 10 pontos, e eu bebi 200ml, logo + 20 pontos
O adoçante dietético não tem pontos, pode ser consumido à vontade.
No total então temos 20 + 14 + 20 = 54 pontos.
- Para o dia eu tenho disponível 354 pontos para consumir para emagrecer (exemplo hipotético) então eu fiquei para o resto do dia com um saldo de 300 pontos para as próximas refeições.
Viu? É muito simples.
Vamos supor agora que você gastou 56 pontos na colação, 130 pontos no almoço e mais 10 pontos no lanche... para o jantar e ceia você tem disponível 104 pontos. Supondo que no total você tenha gasto 50 pontos,... sobraram 54 pontos no final do dia.
Esses pontos podem ser somados aos seus pontos do dia seguinte. E você pode usá-los ou acumulá-los para os próximos dias. Simples assim.
O contrário também acontece! Voltando ao ponto da sua janta e ceia, se gastou 110 pontos no total, você ficou negativo em 6 pontos. Então esses pontos deverão ser descontados do seu dia seguinte OU – AQUI VEM A MALANDRAGEM – você pode diluir esse “pagamento” ao longo dos outros dias da semana. Você define.
MAS! Ao chegar ao final do último dia da semana, esteja com seu saldo positivo ou negativo, esse saldo é totalmente desprezado e começamos tudo novamente do zero.
NÃO ESQUEÇA DE CONTROLAR SEU CONSUMO DIÁRIO DE GORDURA TRANS! Esse não acumula para o dia seguinte, tendo em vista que é um dos grandes vilões de qualquer dieta e da saúde como um todo.
Ok, acabou a semana, e agora?
Vamos repetir todo o processo. Na manhã seguinte devemos nos pesar, medir nossa cintura, definir nossa rotina diária (se tiver alguma alteração), etc etc como se estivéssemos começando a dieta novamente e calcular tudo novamente para saber quantos pontos teremos para a semana seguinte.
E assim sucessivamente até quando quiser. Você é @ don@ e senhor(a) do seu nariz.
IMPORTANTE!!!! Quando você não souber a quantidade de calorias que um alimento frito possui deverá usar esse processo: se você comer algum alimento frito no óleo ou em qualquer gordura, multiplique os pontos normais dele por 3, e se for ainda um alimento frito imerso em óleo (batata frita, nuggets, por exemplo) multiplique por 4.
Mas: Alimentos grelhados, onde você utilize o mínimo de gordura apenas para não grudar na frigideira ou grelha, esse óleo entra nos temperos fixos, ok? Não se preocupe em contabilizar isso.
Uma dica legal é: faça o possível para evitar a balança em todos os outros dias da semana! Sei que a curiosidade é grande, mas o impacto é maior quando nos pesamos uma vez por semana. Evita a frustração caso você não veja evoluir dentro de uma expectativa.
Aliás, isso me remete à outra dica: Não crie expectativa, crie METAS. Não importa quanto tempo você levará para atingir sua meta, o importante é que de uma forma ou de outra você está caminhando na direção dela e de forma controlada.
REGRA 6: COMO MONTAR SEU CARDÁPIO
À grosso modo (que um nutricionista jamais leia o que eu vou colocar aqui): tentativa e erro. Mas podemos observar algumas coisas:
- Refeições que preparamos como ALMOÇO e JANTAR, normalmente temperamos a comida de diversas formas, por esse motivo, para facilitar nossa vida coloque um gasto fixo de 15 pontos usado com temperos de uma forma geral.
Se você é como eu, e costuma lanchar à noite no lugar da janta, não precisa colocar esse gasto fixo, mas se vai fazer uma refeição completa, pode colocar esse gasto, MESMO QUE SEJA A MESMA COMIDA DO ALMOÇO.
- Saiba que você irá gastar muitos pontos no seu almoço e na sua janta (caso você coma comida normal à noite), então pegue leve nas outras.
- Evite, ao máximo, a temida gordura trans, na maioria das vezes não é possível, mas não precisa ficar neurótic@ com isso, na primeira versão dessa dieta não existia esse controle e eu me dei bem pra caramba sem saber que havia esse controle. Hoje, muitos alimentos não têm essa gordura em sua composição, então está um pouco mais fácil substituir uma coisa ou outra no cardápio.
- Tenha horários, eu uso o seguinte esquema:
           06:00 – Café-da-manhã
           09:00 – Colação
           12:00 – Almoço
           15:00 – Lanche da Tarde
           18:00 – Jantar
           21:00 - Ceia
Não necessariamente eu realizo todas e, inclusive, é muito raro eu realizar a CEIA. E em alguns dias eu não faço o Café-da-manhã, por causa do horário. Porém se eu perdi o horário de alguma refeição eu pulo ela e passo para a próxima, sei que isso é errado, por isso evito. CONTUDO eu jamais pulo o almoço, que acabou se tornando minha principal refeição.
Hoje eu não perco nenhuma das três principais: café-da-manhã, almoço e jantar. E se for inevitável pular alguma refeição, que seja a colação, o lanche ou a ceia.
Na COLAÇÃO e no LANCHE DA TARDE eu costumava tomar um iogurte, comer um polenguinho light, ou uma / duas barras de cereal. Hoje como eu sou bariátrico (fiz cirurgia de redução de estômago por questões de saúde) sou obrigado a consumir proteínas em forma de shake (daqueles que os frequentadores de academia costumam usar) “Whey Protein”, Caseína, Whey hidrolisada (rápida absorção) em uma delas e às vezes à noite antes de dormir (na CEIA).
TUDO O QUE INGIRO EU ANOTO E LANÇO NA MINHA PLANILHA.
Na verdade, eu costumo programar minha semana inteira no domingo que é meu dia 1 da semana, e caso entre algo extra eu lanço e vou realizando ajustes ao longo da semana.
E sempre que dá vontade de comer algo diferente, eu não me privo. EU ME PROGRAMO OU ME AJUSTO. Tipo, quero ir ao McDonald’s... a quantidade de pontos que a gente consome nesses fast-foods é gigantesca e estoura fácil com a pontuação, então eu me programo durante a semana e vou compensando de alguma forma, deixando saldo para poder fazer.
Caso aconteça algum evento inesperado no meio da semana eu não me desespero! Vou ao evento, procuro não abusar e também não controlo os pontos. Não é para ficar neurótico, lembra? E procuro esquecer que aquele dia aconteceu, mas compenso posteriormente ficando mais próximo do limite mínimo de pontos. Apenas para compensar.
E o que fazer se eu enfiei o pé na jaca e fui à um rodízio de pizza, por exemplo. Qual é o problema? Faço o mesmo do parágrafo anterior, curto o momento e compenso depois. Pronto.
NADA DE CULPA! Isso acaba com qualquer dieta. PORÉM: tente não fazer disso um hábito.
Mas e o cardápio? 
Vou disponibilizar uma tabela de pontos com os alimentos que eu tenho na minha planilha (inclusive a planilha que uso, atualizada semanalmente para ter sempre os últimos itens adicionados).
Mas Alex, não tem um determinado item que comi. 
Sem problema, anote as calorias, o tipo de porção da informação nutricional e quanto de gordura trans esse item tem. Coloque na porção menor e mais fácil de trabalhar, tipo 100 ml, 100 gramas, 1 colher de sopa, 1 colher de chá,... ENTÃO divida esse valor de calorias encontrado por 3,6, o resultado é a quantidade de pontos que esse item tem.
Exemplo: Vamos usar a tabela nutricional que postei anteriormente e nos basear nela.
Tumblr media
Veja, aqui diz que 5 colheres de sopa equivalem a 220 Kcal. Então, 1 colher de sopa equivale a 44 Kcal. Certo? Mas quantos pontos equivale? Divida esse valor por 3,6... logo esse alimento irá consumir 12,222... e como eu sempre arredondo para cima, lanço na minha planilha ou anotações como 13 pontos.
Fácil, não é? Concordo que é trabalhoso, mas vai chegar um momento que não precisará acrescentar nenhum item na sua anotação, a maioria já vai estar lá. Raramente acrescentará alguma coisa.
MAS ALEEEEEX!!!!! Fui no restaurante e comi uma comida escandinava diferente. Não tinha informação nutricional no cardápio... 
Claro que não tinha. Mas você pode pesquisar na internet, estimar o quanto você comeu e colocar o valor aproximado de gasto de pontos.
Lembrando que: você pode estar errado tanto para mais quanto para menos, só tente ser coerente. Se você se enganar propositalmente, o único prejudicado é você mesm@. Se sabotar é fácil, mas se recuperar da frustração é bem mais difícil.
Vou passar para vocês mais algumas dicas:
1º Use e abuse de todos os itens que não tem pontos ou que tenham pontos baixíssimos.
Folhosos, limonada, chás, enfim tudo que não consumir pontos: Pode usar e abusar!
Meu caso, para compensar a quantidade de comida que eu ingeria anteriormente, eu aumentei drasticamente o uso de saladas de folhosos. E substitui as bebidas de praxe por limonada ou chá (quente, gelado, morno... qualquer um, mas sempre preparado e não industrializado).
2º TEMPEROS FIXOS – para o preparo de refeições: São aqueles que costumamos usar para temperar arroz, carnes, saladas etc... Não se preocupe em somar um a um (à menos que queria ter controle absoluto), facilite sua vida... use os 15 pontos fixos... MAS devemos observar o seguinte: Molhos não entram nesses pontos e o limite do uso de óleo (azeite, óleos, manteiga, margarina, e similares, mesmo sendo óleo de coco) é de 1 colher de sopa, não mais que isso. O resto é liberado em qualquer quantidade: sal, pimenta, orégano, hortelã, manjericão, manjerona, alecrim, etc..., mesmo os temperos industrializados (mas se puder evitá-los, melhor).
Tente, por sua saúde, diminuir a quantidade de sal... ou use sal light (o da linha Línea é muito bom), ou rosa do Himalaia (cuidado com os falsos, que se dizem sal rosa do Himalaia, mas é apenas sal com corante rosa), ou outras alternativas. Mas isso é por outras questões e não voltado para a dieta.
3º Equilibre seu cardápio, resumindo:
           50% a 60% de carboidratos (de preferência os complexos, ou seja, fibrosos e integrais)
           10% a 15% de proteínas
           25% a 35% de gorduras (priorizando as monoinsaturadas e poli-insaturadas)
Minha proporção nunca obedeceu tanto essa regra. Sempre fiquei mais focado nas proteínas. Mas se formos reparar, tirando o almoço, nas outras refeições todas eu procuro comer uma torrada ou um pão ou um biscoito (na sua maioria esmagadora integral, com fibras ou light) então acabava ficando mais ou menos dentro dessa proporção.
Nunca fui neurótico com essa proporção, então não vejo necessidade. Mas procure variar bastante seu cardápio... o que me leva à próxima dica:
4º Deixe seu prato colorido:
Tumblr media
Sim, você não leu errado, COLORIDO. Tente ter no seu almoço (ao menos) e jantar, o maior número de cores possível: vermelho (tomate, pimentão), verde (folhosos), roxo (pimentão, repolho), amarelo / laranja (abóbora, laranja, pimentão, cenoura), branco (carboidratos),... enfim... procure deixar seu prato colorido – quanto mais diversidade de cores, melhor – isso pode parecer loucura, mas está quase que diretamente relacionado com as vitaminas e sais minerais que está ingerindo... além de ficar visualmente bonito, que é a próxima dica!
5º Tente deixar seu prato sempre bem arrumado:
Tumblr media
Separe os alimentos por tipo no seu prato. Um prato bem montado é um deleite para os olhos. Sabia que a gente também come com os olhos? Parece brincadeira, né? Mas eu fiz esse teste comigo uma vez e, toda vez que como com meu prato bem arrumado além de me dar prazer, me traz mais saciedade.
6º Mastigue bem seu alimento, coma devagar!
Apesar dessa dica não estar relacionada com o cardápio, achei por bem colocar aqui. Essa é uma dica dada por um psicólogo que me acompanhou por um tempo após a cirurgia bariátrica. O cérebro demora a receber a mensagem de saciedade pelas enzimas lançadas pelo organismo, então, quando você come devagar dá tempo para que essa mensagem chegue até o cérebro, ele processe e te informe que “já deu!”
ULTIMAS CONSIDERAÇÕES
Você já tem todas as informações necessárias para começar e desenvolver sua própria dieta. Pode ser que tenha ficado algo por explicar, mas qualquer dúvida pode mandar uma mensagem ou comentário aqui no blog ou no vlog.
Acho necessário apenas frisar que:
- Seja sempre positivo. Mesmo se o ritmo do seu corpo não seja aquilo que você esperava, não desanime... Cada um tem um tempo de reação para essa dieta, entenda aos poucos como seu corpo funciona.
- Se programe para tudo. Se mantiver uma programação, mesmo que não siga ela 100% à risca, você tem uma linha para se guiar, é como se sua programação fosse seu GPS, ele vai te levar rumo ao seu objetivo.
- Se tiver alguma dúvida mais específica, consulte um nutrólogo, nutricionista ou médico. Como não sou nenhum deles, não tenho como tirar certas dúvidas e esses são os profissionais que sabem como nosso corpo funciona.
- Faça uma verificação (com o auxílio de seu médico) de suas taxas regularmente (sangue, colesterol, vitaminas, etc.) – esse acompanhamento é importante, ok? Vamos emagrecer, mas sempre de forma saudável.
- Sei que pode parecer repetitivo, mas é realmente importante: nunca consuma menos que o mínimo de pontos por dia (300 para homens, 230 para mulheres). Sua saúde é muito mais importante que uma dieta maluca realizada de forma errada que pode te custar caro no futuro.
- E por fim, mas não menos importante, faça as contas de forma honesta. De nada vai adiantar você se enganar sabotando os resultados e esperar ter algum resultado positivo nisso. Responda honestamente cada um dos itens, anote os pontos correspondentes a cada um dos alimentos corretamente e as chances de obter sucesso são muito maiores.
Bem, o tutorial está praticamente concluído. Se quiser qualquer informação, tiver alguma dúvida, manda mensagem que a gente troca uma ideia sempre que possível, ok? Eu posso demorar um pouco para responder, por causa da minha rotina de trabalho (infelizmente não ganhei ainda na mega-sena... quem sabe um dia...)
x-o-x-o
AlexM.
0 notes
newoldalex-blog · 8 years ago
Text
TUTORIAL: #03 AS REGRAS DO JOGO – PARTE 1
Se você chegou até aqui, está realmente determinado a prosseguir! Legal! Então prepare-se, a diversão vai começar.
Esse post vai ficar incrivelmente longo, então vou dividir em duas partes, ok?
Sim, por incrível que pareça (pelo menos para mim) é divertido fazer essa dieta, é como se você ganhasse pleno controle de tudo que come e vai descobrir que pequenas coisas te trarão mais prazer que outras.
O mais legal dessa dieta é que qualquer pessoa pode fazer, de qualquer sexo, de qualquer idade, de qualquer planeta! Serve para quem está obeso, para quem quer manter seu peso e até mesmo para quem é atleta, praticante de atividades físicas, etc...
Vamos às regras:
REGRA 1: TUDO É PERMITIDO
Você não leu errado, você pode realmente comer LITERALMENTE DE TUDO!!! Mas é óbvio que existe uma condição: com controle e programação. Tipo, não adianta nada você programar sua semana e na próxima cair dentro de uma churrascaria ou fast-food e mergulhar de cabeça em tudo quanto e tipo de comida sem controle, por mais tentador que possa parecer.
Não vai precisar abrir mão de comer um chocolate, ou um biscoito recheado, ou um churrasco... mas tem que ter um controle.
Claro que existirão situações atípicas, como comemorações de trabalho/família, festas, baladas, etc... vamos falar sobre esses casos mais pra frente e, novamente: TUDO É PERMITIDO.
Se permita, sempre que possível, comer algo que goste muito. Isso não é para ser uma tortura, é para controlar sua alimentação.
REGRA 2: ANOTE TUDO
Isso é muito importante, lembra-se que eu disse lá no primeiro passo do tutorial que precisaríamos de um meio de registrar tudo, então, não era apenas para fazer os cálculos, mas para controlar tudo o que ingerimos.
Eu costumava fazer uma programação semanal dos meus alimentos. Às vezes fazia de três em três dias, mas também pode fazer diariamente. Veja como será melhor para você e vá fundo.
Anote tudo o que você come. Desde uma balinha Tic Tac até um boi inteiro, se for seu caso. Anote o que foi, a quantidade e se tiver acesso a tabela nutricional anote as calorias, a quantidade em que essa tabela se baseia (3 unidades ou 30 gramas, enfim) e as gorduras trans presentes nesse “alimento”.
Tumblr media
A internet é uma poderosa aliada nessa dieta, pesquise no Doutor Google sobre “tabelas de alimentos para dieta dos pontos” ou “tabelas de calorias de alimentos” quando não tiver acesso à tabela nutricional. Se não souber, pode mandar uma pergunta aqui no blog ou no vlog que eu respondo sempre que possível. Você pode também consultar um nutricionista/nutrólogo.
Exemplo: Eu comi uma bala halls no meio da tarde, ANOTE! Logo depois tomei dois copos de café, ANOTE! E ao final do dia some todos os pontos.
O ideal é calcular seus pontos, ao menos, duas vezes por dia para saber o quanto ainda pode ser usado.
Se você usar a planilha (basta saber mexer um pouco em excel ou compatíveis) que disponibilizo aqui para download, vai ver que o cálculo é quase que automático, basta digitar o código do alimento (procure na aba Cadastro de Alimentos) e a quantidade – na aba CARDÁPIO DO DIA. Pronto.
Agora, se o que comeu/bebeu não estiver cadastrado na planilha você mesmo pode cadastrar, por isso falei para anotar as informações nutricionais. Não vou me estender muito aqui explicando sobre a planilha, se vocês quiserem eu posso fazer um post ou vídeo-tutorial sobre a planilha que criei.
REGRA 3: A NOVIDADE: GORDURA TRANS
Essa nova versão dessa dieta eu não fiz porque não época ainda não havia sido lançada. Trata-se do consumo da famigerada GORDURA TRANS.
Uma explicação direta sobre essa gordura: ela eleva o colesterol ruim muito mais rapidamente e derruba na mesma velocidade o colesterol bom. Então, é muito ruim.
Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde) recomenda-se que o consumo desse tipo de gordura se limite a 2 gramas diários, sendo que o ideal é ZERO. Isso é uma tarefa quase impossível, mas basta alguns ajustes na sua programação e tudo vai dar certo.
Então, existe uma forma de você controlar esse consumo. Faça um quadrado formado por outros quatro quadrados. Cada um representa 0,5 gramas. 
Tumblr media
Sempre que se deparar com algum alimento que possua esse tipo de gordura (e sempre que possível) anote o quanto de gordura trans ele possui e veja na tabela abaixo em que faixa ele se enquadra, LEMBRE-SE DE FICAR DENTRO DAS 2g DIÁRIAS.
de 0,1 g à 0,5 g = pinte 1 quadrado
de 0,6 g à 1 g = pinte 2 quadrados
de 1,1 g à 1,5 g = pinte 3 quadrados
de 1,6 g à 2 g= pinte 4 quadrados
Se for inevitável estourar esse limite, não se culpe. Tente compensar nos dias seguintes.
REGRA 4: ALGUMAS DICAS INICIAIS
Independentemente da forma que você vai usar os seus pontos (para manter seu peso, para emagrecer, ou os mínimos para emagrecer ainda mais rapidamente), devemos observar algumas coisas:
1 – (A mais importante) NÃO SE CULPE SE ESTOURAR PONTOS OU NÃO CONSEGUIR SEGUIR SUA PROGRAMAÇÃO OU AINDA ESTOURAR SUA COTA DE GORDURA TRANS, apenas compense nos dias seguintes, e preferencialmente de forma gradativa, não pague sua dívida à vista, sua saúde física e mental agradece;
2 – NUNCA FIQUE ABAIXO DO LIMITE MÍNIMO;
3 – NÃO SE CULPE! Releia a primeira observação;
4 – Não precisa usar todos os pontos, eles podem ser acumulados para o dia seguinte. No meu caso, eu costumava acumular durante a semana e zerava esse saldo no início da semana seguinte, então: NÃO ACUMULE OS PONTOS POR MAIS DE UMA SEMANA.
Tomando como exemplo minha programação: minha semana tem seu dia 1 no domingo e seu dia 7 no sábado seguinte. Por que? Normalmente no domingo estamos em casa, tranquilos, fica mais fácil se pesar, programar a semana... então, fica como dica, mas você é livre para programar sua semana da forma que se adequar melhor às suas necessidades e objetivos;
5 – NÃO SE CULPE! Releia a primeira observação;
6 – Mesmo que tenha acumulado bastante ponto durante a semana, você não é obrigado a usar tudo no último dia, se você conseguiu chegar até o último dia com saldo, apenas relaxe e coma um pouco mais à vontade, mas isso não significa enfiar o pé na jaca;
7 – NÃO SE CULPE! Releia a primeira observação;
8 – Não se prive das coisas que gosta de comer, apenas se programe para comer o que gosta, seja acumulando pontos no saldo para um dia específico, seja se permitindo um dia fora de controle, mas é saudável não se privar;
9 – NÃO SE CULPE! Releia a primeira observação;
10 – PONTOS DE GORDURA TRANS (A COTA DE GT) NÃO ACUMULA PARA OS DIAS SEGUINTES, então não adianta não comer nada de gordura trans em um dia e achar que no dia seguinte você terá 8 cotas... não, sua cota é 4 diariamente (máximo de 2 gramas). Tente não passar disso;
11 – NÃO SE CULPE! Releia a primeira observação;
12 – Para pessoas ansiosas (como eu), não fique se pesando todo dia e achando que vai acontecer o milagre de perder 1 quilo em um dia. Pode acontecer ou não. E, por experiência própria, à medida que você vai avançando na dieta a perda vai ficando mais lenta e isso pode te desestimular. Por isso adotei a tática de fazer o controle semanalmente, isso me ajudou muito a manter;
13 – NÃO SE CULPE! Releia a primeira observação;
14 – Mantenha-se positivo. Se não atingiu o que esperava dentro de uma semana, não se desespere! Caso não tenha conseguido emagrecer nada, faça um teste: reduza seus pontos em 20 para a próxima semana. – SEM SE ESQUECER DO SEU MÍNIMO (300 para homens, 230 para mulheres). E se chegar no mínimo e mesmo assim não haver perda, consulte seu médico, pode ser que você esteja precisando de orientação profissional;
15 – NÃO SE CULPE! Releia a primeira observação;
16 – Não faça nada além dos seus limites, tenha bom senso e caso esteja sendo muito severo não sinta vergonha em afrouxar um pouco as rédeas. Por experiência própria, procure transformar esse processo de dieta / mudanças de hábitos em algo divertido. No meu caso, como eu sou viciado em tecnologia, aproveitei meu conhecimento de excel, internet e procurei utilizar isso a meu favor... faça de forma que você tenha o mesmo prazer!;
17 – NÃO SE CULPE! Releia a primeira observação;
18 – Como em qualquer dieta, é recomendado que se pratique alguma atividade física, pode ser desde uma caminhada de 30 minutos 3 vezes na semana até cross-fit, halterofilismo, etc... na minha primeira tentativa eu não praticava absolutamente nenhuma atividade física e mesmo assim emagreci 13,5kg em dois meses, imagina qual seria meu resultado se estivesse fazendo alguma atividade!
19 – NÃO SE CULPE! Releia a primeira observação; e
20 – Normalmente os nutricionistas e médicos indicam que devemos comer de três em três horas. Esse é o melhor dos mundos, mas nós sabemos que nem sempre isso é possível, PORÉM nunca deixe de fazer as três principais: Café-da-Manhã, Almoço e Jantar. Eu costumava fazer 5: Café-da-manhã, Colação, Almoço, Lanche e Janta. Agora volte e leia as 20 dicas novamente.
Recado dado, vamos aprender a usar nossos pontos na próxima parte das regras do jogo.
x-o-x-o
AlexM.
0 notes
newoldalex-blog · 8 years ago
Text
TUTORIAL: #02 OS CÁLCULOS
Agora que temos todos os dados, vamos para a parte mais chata de todas... as contas e tabelas, mas se seguir o passo a passo direitinho não tem como errar, vamos lá?
1. IMC = Índice de Massa Corporal
Esse índice determina o nível de obesidade em que você se encontra. A fórmula para ele é bem simples, vamos precisar de dois dados: SEU PESO e SUA ALTURA. Só.
Primeiro: multiplique sua altura por ela mesma, ou seja, sua altura ao quadrado. (meu caso: 1,74 x 1,74 = 3,0276)
Segundo: pegue seu peso e divida pelo valor encontrado no primeiro passo. (meu caso: 94 / 3,0276 = 31,04...)
Meu IMC = 31,04 o que significa que eu estou obeso (óbvio)
A faixa ideal do IMC é entre 18 e 24,9
Se tiver curiosidade para saber em qual grau de obesidade você se encontra, veja a tabela abaixo:
Tumblr media
Certo? Anote e vamos para o próximo cálculo...
2. TMB = Taxa de Metabolismo Basal
Essa taxa irá determinar uma taxa para encontrarmos a quantidade energética que seu corpo precisa para manter-se no peso atual.
Nesse passo precisaremos da idade, sexo e peso.
Para encontrarmos a sua TMB teremos que consultar uma tabela que consta no livro e fazer a conta conforme a sua faixa etária:
Tumblr media
Meu caso:
40 anos, homem, 94kg.
A conta que vou utilizar é: 94 (meu peso) x 8,7 + 879 = 1696,8
TMB = 1696,8
Anote o valor que encontrou e vamos em frente.
3. TNE = Taxa de Necessidade Energética
Esse é um termo que eu criei para ajudar a facilitar o cálculo e resume tudo o que precisamos de calorias para manter nosso corpo atual.
Para isso precisaremos dos nossos dados de nossas atividades do dia-a-dia e comparar com a tabela seguinte:
Tumblr media Tumblr media
Meu caso está na faixa A, então sendo homem, meu TNE = 1,2
Viram? Seguindo...
4. NED = Necessidade Energética Diária
Mais um nome criado por mim. Auto-explicativo. Esse é fácil, precisamos do TMB e do TNE
NED = TMB x TNE
Logo, no meu caso ficará assim: NED = 1696,8 x 1,2 = 2036,16
Penúltimo passo aí vamos nós...
5. TRC = Taxa de Redução Calórica
Aqui vai acontecer parte da mágica dessa dieta. Mais uma nomenclatura que eu criei. Essa taxa será utilizada para fazer a redução calórica para a perda de peso.
Para isso vamos precisar do nosso IMC e nosso sexo para encontrar nosso valor na faixa da tabela abaixo:
Tumblr media
Então para mim, a minha TRC = 225
Com todos esses dados em mãos podemos passar para o que nos vai interessar para a próxima semana!
6. PONTOS À UTILIZAR
Essa dieta serve para duas finalidades: manter o peso que você se encontra atualmente ou emagrecer. Teremos então três valores possíveis: Mínimo, Para Manter e Para Emagrecer
Mínimo: Esse valor não precisa ser calculado. É fixo e não pode ser consumido menos que esse valor diariamente, pode ser prejudicial à sua saúde.
Para homens = 300 pontos/dia no mínimo
Para mulheres = 230 pontos/dia no mínimo
Para Manter: Esse valore teremos que calcular, e é bem simples. Precisaremos do seu NED.
Meu caso: PONTOS PARA MANTER = NED / 3,6 então 2036,16 / 3,6     = 565,6/dia
Para Emagrecer: Aqui a mágica acontece. Com posse dos seus PONTOS PARA MANTER e seu TRC, basta subtrair. Veja:
PONTOS PARA EMAGRECER = 565,6     - 225 = 340,6/dia
Então, para emagrecer eu terei que consumir cerca de 340,6 pontos por dia ou usar o mínimo de 300 pontos diários.
7. ESTRATÉGIA
Eu pretendo usar a mesma estratégia que utilizei da primeira vez. Tentarei ficar entre o mínimo e os pontos para emagrecer nas semanas normais, e, quando tiver alguma coisa programada fora da curva (festa, saída, balada, eventos, jantares, etc...) durante aquela semana eu me forço a ficar dentro do mínimo para compensar. Explicarei melhor sobre essa estratégia no próximo post.
Contudo, vale lembrar que: NUNCA FIQUE ABAIXO DO MÍNIMO! É extremamente prejudicial à sua saúde. E também nunca fique na faixa do mínimo por muito tempo, não que isso seja ruim, mas se dê ao luxo de ter algum prazer durante essa dieta.
Agora, sobre como utilizar seus pontos é tema para outro ponto do tutorial, ok?
Já que fizemos todos os cálculos, podemos começar nossa semana. Lembre-se que você pode fazer isso diariamente, porém eu aconselho a fazer por semana. Então toda semana você terá que repetir todos esses cálculos para obter sua pontuação à ser utilizada diariamente.
No próximo post vamos às regras do jogo.
x-o-x-o
AlexM.
0 notes
newoldalex-blog · 8 years ago
Text
TUTORIAL: #01 Preparação
ANTES DE COMEÇAR devo alertar que:
1 - Essa dieta foi desenvolvida pelo médico Alfredo Halpern juntamente com nutricionistas e foi publicada no livro “A Nova Dieta dos Pontos” pela Editora Abril em 2008.
2 - Eu não sou médico e nem nutricionista. Todos os dados que estarão aqui são extraídos do meu entendimento do livro ou pesquisados no Dr. Google. Se quiserem certeza das coisas que coloco aqui, procurem um nutricionista/nutrólogo e/ou um médico.
3 - Vou usar muito do exemplo que eu tenho da minha experiência anterior com essa dieta (em sua versão antiga) e da experiência que irei adquirir nesta nova tentativa. O que funciona para mim, pode não funcionar para você, cabe à você ajustar de acordo com as suas necessidades, isso aqui é apenas um “norte”, um guia para você seguir até onde achar viável. A responsabilidade de seguir o que digo aqui é totalmente sua.
Isso tudo dito...
Bem... vamos nos preparar para iniciar? Antes de partir para calcular as coisas, e acreditem, são muitas coisas que vamos calcular, vou dizer o que precisaremos de material e dados, ok? Sem enrolação vamos para os finalmente:
MATERIAL
Balança
Fita métrica (daquelas usadas pelas costureiras mesmo)
Caderno, agenda, bloco, similares + caneta ou qualquer outro meio para anotar (tablet, computador, smartphone...) enfim, o que se sentir mais confortável para anotar tudo... e quando eu digo tudo, é TUDO mesmo!
Calculadora (embora não seja imprescindível, facilitará demais sua vida)
Muita... MUITA força de vontade e autocontrole.
DADOS
Os dados que vamos precisar para fazer os cálculos iniciais são os seguintes:
Seu sexo
Sua idade
Sua altura (em metros)
Seu peso (em quilos)
A medida da sua cintura (em centímetros)
Com tudo isso em mãos podemos já fazer as primeiras contas... prepare tudo isso e partimos para o próximo passo.
Algumas instruções importantes:
COMO USAR A BALANÇA? Não o instrumento em si, verifique se está bem calibrada, no meu caso, a que tenho se auto-calibra toda vez que a ligo então não preciso me preocupar com isso, existem boas e baratas opções no mercado para comprar.
O ideal é se pesar ao acordar e antes de fazer literalmente qualquer coisa, não escove os dentes, não tome banho... no máximo faça suas necessidades fisiológicas e só. Retire toda sua roupa e suba na balança (já calibrada). Assim você saberá o seu peso mais próximo do real.
Caso tenha que se pesar na rua (farmácia, etc...), desconte o peso de sua roupa quando for anotar (algo em torno de 1kg), existem alguns sites com dados para você usar (ex: http://meuemagrecimento21.blogspot.com.br/2012/08/qual-o-peso-de-cada-peca-peca-de-roupa.html) (algumas dicas de como se pesar corretamente neste site: http://www.cookie.com.br/olho-na-balanca-5-dicas-para-pesar/#.WecxEHrwtEg)
Então, se pesou? Anote. (meu caso: 94kg, ainda estimado, vou apenas me pesar no dia 28 quando for iniciar o programa)
ALTURA E CINTURA? Fácil, use a fita métrica, se precisar peça ajuda à alguém que possa medir você. (Meu caso: 1,74m de altura e cintura estimo 102cm) Use altura em metros e cintura em centímetros, ok?
O resto é com você... (Meu caso: sexo masculino, idade: 40 anos)
OUTRAS INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS
Agora precisamos saber sobre sua rotina diária, para sabermos sua necessidade energética diária (comparar esses dados com uma tabela no próximo post).
1 - Seu dia-a-dia é:
Muito Sedentário (trabalha muito sentado), ou
Movimentado (trabalha muito em pé ou tendo algum movimento ao longo do dia).
2 - Sua atividade física é:
Sem atividade física programada;
Atividades físicas 3x por semana por até 30 minutos;
Atividades físicas diárias por até 30 minutos;
Atividades físicas 3x por semana por 1 hora ou mais;
Atividades físicas diárias entre 1 hora e 2,5 horas; ou
Atividades físicas diárias acima de 3 horas.
Pode ser qualquer tipo de atividade física, desde uma caminhada até cross-fit, pratica de esportes, etc...
Anote esses dados também, mais à frente teremos uma tabela para comparar esses dados todos e começar a fazer os cálculos.
Meu caso: Meu dia-a-dia é muito sedentário e não tenho atividade física programada. (sim, sou VIP no Sedentario’s Club)
Tudo anotado? Ótimo... podemos passar para o próximo passo.
x-o-x-o
AlexM.
0 notes
newoldalex-blog · 8 years ago
Text
Planilha quase pronta
Olá!
Desde ontem estive lendo o programa da nova dieta dos pontos (de 2008, rsrs) e ele tem um ponto novo que não estava quando fiz pela primeira vez: o controle da quantidade máxima de gordura trans que pode ser ingerida diariamente.
É claro que o ideal é não ingerí-la de forma alguma, mas se for inevitável, que seja controlado. Estou ainda tentando entender como fazer o cálculo dessa nova coisa, para acrescentar mais alimentos à lista.
E aproveitando, a planilha que eu usava anteriormente eu perdi, deve estar em algum dos mais de 50 DVDs de backups antigos, e eu estou sem paciência para procurar, então resolvi criar uma nova, já que as planilhas que as pessoas disponibilizam são travadas para acrescentar qualquer coisa e não atendem ao que eu preciso.
Vou disponibilizar para vocês aqui assim que estiver pronta e sempre que tiverem novos ajustes, novos alimentos avisarei. E vocês também poderão acrescentar novos alimentos à planilha, ajustando-a às suas necessidades.
No fundo ela já está operacional, alguns elementos ainda não implementei embora estejam presentes e ela não tem como ser totalmente automatizada e nem quero que seja, é bom ter algum controle no preenchimento. Pode até não ser muito prática, mas vai funcionar muito bem ao que se destina.
Tinha estimado iniciar o meu programa no próximo domingo (dia 22/10), mas existe um porém básico: $$$$$$$$... não vou ter disponibilidade para fazer as compras necessárias para o início, pois recebo meu salário só no dia 25/10 e tem algumas despesas extras que ocorrerão agora que estou de mudança para uma nova residência.
Então... só devo iniciar mesmo o programa no domingo seguinte: 29/10/2017.
Parece loucura iniciar isso tão próximo do Natal... época de engordamento histórico, mas... mesmo não controlando os pontos nos dias 24, 25 e 31/12 e dia 01/01... isso será devidamente compensado conforme as regras do jogo.
Nos próximos posts começarei a ensinar à vocês como seguir a dieta dos pontos, passo a passo, mas recomendo que comprem o livro e leiam. Só deve conseguir encontrar em sebos atualmente ou então busquem no Dr. Google uma vesão para download. Vale muito, tem bastante informação útil.
Aguardem por novidades!
x-o-x-o
AlexM.
0 notes