Text
Chama-se Convento do Desagravo. Fica em Vila Pouca da Beira. Mas. De pouco não tem nada.
Íamos com um prenúncio de outono frio chuvas vendavais trovoadas. De facto por vezes esteve frio por vezes choveu por vezes esteve vento por vezes trovejou. Mas. Também fez sol e fez calor e fez ténis e fez matraquilhos e fez bilhar e fez piscina na montanha e fez vinhas e fez oliveiras e fez camas de rede no pinhal e fez jogo do stop e fez fugas de vespas hilariantes e fez amizades com o norte e fez comida que era para lá de maravilhosa e fez cumplicidade e piadas e conversas e risos e gargalhadas. E. Fez-se. Família.
Recomendamos muito. Para uma escapadinha de fim de semana. Ou. Para umas férias. Nós voltaremos de certeza (embora não existam certezas nesta vida).
Que venha o ano letivo. Estamos prontos.
#mymommyisapsycho
0 notes
Text
Olha que maravilha de tempo que vai estar no nosso destino de férias.
#mymommyisapsycho
0 notes
Text
Dia de frango frito da cria mais velha. É. Dia. De comer ao monte na cozinha. E que bem que sabe.
#mymommyisapsycho
0 notes
Text
Não me apetece escrever nada. Porque ontem estive a passar os posts do último ano para um documento onde tenho todos os posts do @my_mommy_is_a_psycho . E. Neste momento. Acho que escrevi demais. Que não me calo. Que depois tenho uma trabalheira enorme a passar tudo para word. Esse malfadado word está com quase 3500 páginas. Vocês acreditam? Irra!
E. Ainda passei todas as fotos do telefone para o computador e também acho que tiro fotos a mais. E ainda me falta selecionar as fotos para mandar revelar. Sim. Sou dessas que faz álbuns físicos. São quase 100 álbuns desde que a cria mais velha nasceu. Irra!
E preciso é de ir de férias. Férias mesmo. Que ainda não fui. Mas vou. Domingo. Finalmente.
Depois? Depois vem um batalhão de coisas para fazer e a mais nova vai para o quinto ano e eu não sei se acredito nisso.
#mymommyisapsycho
0 notes
Text
Passado quanto tempo das vossas crias tirarem a carta é que as deixaram conduzir sozinhas? (Ou passado quanto tempo de vocês tirarem a carta é que os vossos pais vos deixaram conduzir sozinhos?)
A miúda tirou a carta há cinco dias. Tem conduzido todos os dias. Mas. Eu ainda não consigo que vá sozinha. A mãe galinha que há em mim ainda não me permite tal feito.
Há quem vá relaxando e vá perdendo a galinhagem à medida que outros filhos nascem ou que os filhos crescem. No meu caso. Três filhos depois. Com 18 14 e 9 anos. Não vejo jeitos de perder as penas.
E notem. Não é por achar que é irresponsável descuidada ou que não sabe conduzir (também quem seria eu a achar ou deixar de achar depois de ter sido avaliada por um perito na matéria). Mas. É pelo medo que lhe aconteça alguma coisa. E nunca são cenários meiguinhos que vêm à minha cabeça.
Ainda não passou uma semana. E. Eu sei que isto me vai passar. (Um amigo dela disse-lhe. “Dá-lhe uma semana”). E. Eu também sei. Que. Vai ser quando eu disser a mim própria. Vá. Confia. Tens de confiar. (E me vem à cabeça o diálogo da Dori com o pai do Nemo. Onde ela lhe diz qualquer coisa do tipo “Se não deixares que nada aconteça com ele. Ele nunca vai experimentar nada. Assim o puto não brinca”)
#mymommyisapsycho
0 notes
Text
Receitas no fim.
Têm de gramar comigo. 😜
Ora bem. Como dizer isto. O doce de tomate. E. O doce de maçã. Ficaram. Uma valente merdicância. Quer dizer. Sabor ótimo. Só. Que. Ao invés de parar no ponto estrada. Só parei no ponto pedra. De maneira que os dois doces ficaram calhaus com aroma a fruta doce. E. O que fiz eu? Deitei fora? Não. Corrigi. Como? Levei a banho Maria e acrescentei uma pitada de água. E. Agora sim. Doces à maneira. Com aspeto cheiro textura sabor a infância.
RECEITAS
A quantidade de fruta que tiverem. Cortada aos pedaços para o tacho. Um pouco menos desse peso em açúcar amarelo. Um pau de canela. Uma casca de limão. Deixam por umas horas a apurar. Depois. Levam a lume brando. E vão mexendo. E. Já sabem. Param na estrada e não na pedra 😜.
Para quem não sabe. Ponto estrada acontece quando passamos a colher de pau no meio da cena e fica lá uma espécie de estrada que aos poucos se vai de novo preenchendo com o conteúdo.
#receitas #doces #receitasdedoces #compotas #mymommyisapsycho
0 notes
Text
Algum/a de vocês já fez panados com açúcar amarelo em vez de pão ralado?
Eu também não.
Mas.
Hoje.
Foi por uma unha negra que tal não sucedeu
#mymommyisapsycho
0 notes
Text
No outro dia uma pessoa fez uma publicação com o novo namorado. O meu primeiro pensamento. Automático. Foi. “Porra. Outro!?”. Felizmente. Assim que esse pensamento apareceu. Outra voz falou por cima. E. Disse. Qualquer coisa do tipo. “E qual é o problema? E. Na verdade. Desculpa lá dizer-te isto. Mas. Tu não tens nada a ver com isso. Percebo de onde vêm esses julgamentos. Mas a pessoa. Todas as pessoas. Têm direito de dar tantas oportunidades ao amor quanto elas quiserem. Sim?”. Assenti a mim mesma.
Isto tudo para dizer que todos nós crescemos com determinadas ideias crenças convicções certezas do que é certo e errado. Importa que tenhamos a capacidade de. Ao longo da nossa vida. Desenvolver a capacidade de observar essas mesmas ideias crenças convicções certezas. Sem julgamentos. E. De desenvolver o contraditório.
#mymommyisapsycho
0 notes
Text
Estou a dar tudo ao nível da cozinha. Ele é doce de tomate da avó Alda. Sopa de cozido da avó Rosália. E. Doce de maçã inventado das maçãs do quintal e sem partes podres. E. Vai ainda sair uma salada fria que eu cá desde que tenho putos que não cozinho no bico mais próximo da ponta.
#cooking #docedetomate #docedemaça #sopa #mymommyisapsycho
0 notes
Text
Ao apanhar as maçãs do meu quintal. Apareceu na minha cabeça uma metáfora para liderança tóxica. A liderança tóxica é como uma grande maçã no meio de outras maçãs da macieira. Mas. Que. Está podre. E. Esse apodrecimento. Tende a propagar-se. Para as outras maçãs. E. Para a própria grande maçã. Que. Embora não saiba. Está doente. E. É. Muitas vezes. O “paciente zero” daquela macieira.
Queres saber em que macieira trabalhas? Deixo aqui (e nas histórias) um link de um estudo que estou a fazer. Qualquer pessoa que tenha pelo menos um chefe pode preencher. 15 minutos do teu tempo ☺️
https://limesurvey.fpce.uc.pt/limesurvey/index.php/223148?lang=pt
#apple #maçãs #quintal #macieira
0 notes
Text
E o Ricardo que era para ter ido para o Porto. Mas que afinal está agora de viagem para Lamego. Tens uns donos super fofos. Boa sorte pequenino
#gatosbebes #mymommyisapsycho
0 notes
Text
Um conjunto de atletas jogadoras mulheres vence o mundial feminino de futebol. Reviraram tudo e mostraram que o futebol feminino existe e é de extrema qualidade. Elas. E todas as atletas que participaram no mundial. São uma referência e uma inspiração para as gerações que as viram jogar. Especialmente para as mais novas. Esta podia ser a notícia principal. Mas. Não é.
Um beijo de um dirigente a uma atleta é a notícia principal. Ainda lutamos por direitos básicos. Mesmo quando estamos no topo do mundo. Não. Isto não é falso feminismo. Isto foi grave inapropriado inaceitável intolerável. E. Tão ou mais grave inapropriado inaceitável intolerável foram as declarações seguintes do tal dirigente.
Quando trabalhamos com agressores ou narcisistas ou manipuladores conhecemos de cor e salteado a combinação de palavras e gestos e trejeitos faciais. Conhecemos todas as racionalizações e minimizações e ameaças de contra-ataque. E conhecemos todas as tentativas de sacudir a água do capote e de virar o bico ao prego.
Um bem haja a todas as jogadoras e jogadores que estão a tomar uma posição de força. Não arredando o pé da defesa dos direitos básicos mesmo que para isso tenham de renunciar à sua seleção.
#feminismo #mymommyisapsycho
0 notes
Text
Era uma vez uma miúda que ontem não tinha carta de condução. E. Que. Hoje. Já tem. E. Tem. Ainda. A sua história para contar. Parabéns minha Quisquita
#cartadecondução #mymommyisapsycho
0 notes
Text
Com treinos do puto as aulas de condução da cria mais velha. Restam-nos as amizades dos almoços e os intervalos para mergulhos no balão de oxigénio da ida pandemia.
#mymommyisapsycho
0 notes
Text
Ontem fiz uma sequência de histórias com perguntas sobre o exame de condução. Acho que nunca tive tantas respostas. Obrigada malta ☺️. Esta era a primeira pergunta. Toda a gente se lembra do seu exame de condução. É impressionante! Até mais do que outro tipo de exames. Deve ser mesmo uma altura importante nas nossas vidas. Ganhar rodas que acompanham as nossas asas em crescimento é de facto marcante. Geralmente o contar destas histórias vem acompanhado de pormenores e aventuras e feitos épicos de algumas ou muitas asneiras. E. Bem regado com uma pitada ou um balde de ansiedade. Não se vai a exame se não se souber conduzir. Mas. A ansiedade naquelas alturas às vezes prega-nos pequenas ou grandes rasteiras.
O meu exame foi no dia 23 de dezembro de 1996. Tinha eu 18 anos. E. Eu acho mesmo que o meu avô Abílio meteu uma cunha para eu passar. Coisa comum naqueles tempos. Ou. Foi o espírito natalício do examinador. Passo a explicar.
Entrei no carro em modo ANSIEDADE. Passados poucos metros o examinador pede para virar à direita. Faço pisca e viro. Ele para o carro abruptamente. E. Na minha cabeça pensei. Acabou. E. Ele pergunta-me. Modo bravo mas com um sorriso quase imperceptível de soslaio. “Você viu o que acabou de fazer?”. Incrédula e à nora. Respondi apenas que não. “Eu mandei-a virar à direita e você virou à esquerda. A sua sorte é que também fez pisca para a esquerda. Pode continuar”. Se eu já estava ansiosa. A ansiedade naquele momento disparou. Mas lá continuei. Fiz mais duas asneiras. Toquei no passeio no contorno de passeio. E. Subi ligeiramente o passeio no estacionamento. Com a roda meio pendurada. Estão a ver? O examinador diz-me. “Tocar no passeio não é grave. Subir o passeio sim. A sua sorte é que não subiu completamente. Pode seguir.” E deu-me toda uma dissertação sobre peões no passeio e os perigos do que eu tinha acabado de fazer. E lá fui eu rumo ao destino. Certa do meu chumbo. Até que ele vem dizer que tanto eu como o meu colega tínhamos passado. Numa incredibilidade feliz lá fui eu embora. O meu avô Abílio negou sempre que tinha metido uma cunha.
E o teu exame de condução. Como foi? Conta.
#cartadecondução #mymommyisapsycho
0 notes
Text
E não é que aos 45 anos e quase um mês fiz a minha primeira reclamação!
Nunca. Nunca. Nunquinha tinha feito uma reclamação. Nem no livro de reclamações físico nem no livro on-line. Se isto não é (era) um sintoma de uma people pleaser. Não entendo nada de psicologia.
#mymommyisapsycho
0 notes