mundovitavivet-blog
VitaVivet-Viajando com a Ari
15 posts
A arqueóloga, guia turística  e criadora do VitaVivet Viajando com a Ari. Vem viajando pelo mundo desde os seus 16 anos! Passando por mais de 15 países, dezenas de cidades e acumulando muitas experiências e lembranças, vem agora colocar tudo neste blog, para que todos vocês possam conhecer quão maravilhosa a Europa pode ser! Caso estejam planejando a sua viagem por este continente, entrem em contato conosco, para que possamos te ajudar a criar o melhor roteiro para você! Damos consultaria de viagem; fazemos roteiros especializados e ainda servimos de guia, para aqueles que desejam conhecer ainda melhor cada local! Entre em contato para mais informações, que nós com certeza iremos ajudar você. 
Don't wanna be here? Send us removal request.
mundovitavivet-blog · 5 years ago
Text
51 coisas para fazer em Amsterdam!
Tumblr media
Amsterdam tem centenas de locais para conhecer e coisas para fazer todos os dias, dificultando escolher o que mais vale a pena. Pensando nisso, nós separamos abaixo 51 coisas super interessantes para você experimentar quando estiver por aqui em Amsterdam!
Passear pela praça Square;
Piquenique no Vondelpark;
Andar de bicicleta;
Andar à volta dos canais;
Alugar um barco para pilotar você mesmo pelos canais;
Andar de pedalinhos pelos canais;
Ir no antigo estaleiro de Amsterdam, o NDSM Wharf. Localizado às margens do rio IJ, em Amsterdã Noord, este local tornou-se um enorme centro cultural nos últimos anos, com uma vibrante comunidade artística e uma variedade cada vez maior de bares e restaurantes;
Ir até o restaurante Pllek, para ver o pôr do sol;
Ir conhecer o convento para mulheres Begijnhof, fundado no século XIV este local tem um lindo jardim que pode ser visitado;
Ir no café De Ceuvel provar uma deliciosa comida com os amigos num ambiente super descontraído;
Ir no De School e se divertir nesta discoteca, restaurante que também é um complexo cultural. O De School ocupa um antigo edifício escolar em Amsterdam West;
Ir no Lookout que fica na A'DAM Tower. Localizado em Amsterdam-Noord, este prédio de 22 andares tem um balanço na torre, onde você pode ter uma linda vista de amsterdam;
Aproveitar a região de Leidseplein, que te oferece muitas opções de bares, restaurantes, cassinos e locais para se divertir (Dica: Waterhole);
Ir jantar no Vuurtoreneiland, que é um restaurante situado em uma ilha próxima a Amsterdam, e é um local fantástico que todos precisam experimentar pelo menos uma vez (Perfeito para ir a dois!);
Ir conhecer o maior jardim da cidade, o Amsterdam Bos;
Ir fazer uma degustação de cervejas na Brouwerij ‘t IJ.Pedalar;
Provar Arenque, de preferência com cebola, pois é o modo mais tradicional;
Comer os Cookies da  van stapele koekmakerij;
Provas as deliciosas Tortas do Waldo ;
Comer space cakes (bolinho de maconha) do Johnny;
Provar amostras de Queijos nas diversas queijarias da cidade;
Ir comer sanduíches no Singel 404;
Ir no Foodhallen e provar as delícias que são oferecidas nesta galeria;
Comer no FEBO;
Comer batatas fritas;
Ir em mercados de ruas como o Albert Cuyp Market e provar pratos tradicionais e deliciosos como stroopwafels, poffertjes e kiberling;
Comer deliciosos hambúrgueres artesanais no Butcher;
Ter uma experiência única no restaurante às escuras Ctaste,
Comer uma torta no Winkel 43 e caminhar pelo prinsengracht;
Ir num show no Melkweg;
Ir na The 9 streets: comer, comprar, passear e ver;
Passear pelo Jordaan. Neste bairro você pode sentir realmente a cidade;
Ir ver um concerto no Concertgebouw: O ingresso normalmente te dá acesso a duas bebidas;
Participar do Museumnight: Que é um dia onde os museus abrem durante a noite, e cada um oferece algo diferente para ver e fazer, este ano é no dia 2 de Novembro;
Ir no Amsterdam museum para conhecer um pouco melhor esta cidade;
Ir ver um filme no antigo teatro Tuschinski, que hoje funciona como um museu, mas lembrem-se os filmes são normalmente em inglês com legenda em Holandês;
Passear pela Museumplein;
Ir jogar boliche no clube knijn;
Patinar no gelo durante o inverno, indico a pista no Museumplein;
Ir assistir um show de Strip tease ou sexo ao vivo em alguma das diversas casas de shows localizadas no De Wallen;
Ir nos museus:  de Anne Frank; Van Gogh Museum, Rijksmuseum, Stedelijk Museum e o Scheepvaartmuseum;
Ir no Archery Tag Amsterdam, e se divertir com várias atividades como arco e flecha;
Ir visitar as plantações de tulipas na primavera;
Conhecer o Jardim Keukenhof;
Caminhar pelo Red Light District;
Ir no pub Waterhole e se divertir com shows ao vivo e boa cerveja;   
Conhecer o estádio do Ajax;
Ir conhecer o bar de gelo;
Aproveitar o dia do rei;
Aproveitar a Parada no mês de Agosto;
Ver um filme ao ar livre durante o verão.
2 notes · View notes
mundovitavivet-blog · 5 years ago
Text
Action e Xenos: Comprando em Amsterdam!
Tumblr media
Sejam artigos para escola ou trabalho, presentinhos, coisas para casa, limpeza ou mesmo roupas, a Action e a Xenos oferecem para você!
Estas lojas são fantásticas para o morador e para os turistas, pois os produtos oferecidos tem um preço fantástico. Desde materiais de pintura, costura, limpeza, decoração para casa, brinquedos de crianças, lembranças de viagens e muitas outras variedades de artigos vocês podem encontrar ali. Estas duas lojas servem para contrastar com as centenas de lojas de artigos turísticos caríssimos espalhados pela cidade. Por isso, quando amigos vêm nos visitar e querem comprar lembranças ou mesmo coisas para si mesmos, eu indico irem primeiramente nestes dois lugares, antes de se enfiar de cabeça nas outras centenas de lojas que existem pela cidade.
A Xenos tem hoje mais de 150 filiais na holanda. E desde 1973, vem importando produtos de locais como China e Índia, para encher as suas prateleiras com artigos únicos, divertidos, saborosos e super diferentes. Esta loja é uma cadeia de loja doméstica e de presentes, onde os produtos e acessórios são vendidos a preços super baixos.
A Action por outro lado, é uma empresa internacional que opera na Holanda, Bélgica, França, Alemanha, Luxemburgo, Áustria e Polônia. Esta loja vem desde 1993 oferecendo uma gama surpreendente de produtos a baixo custo. Os artigos mudam constantemente, mas são diferentes e surpreendentes. Vale sempre a pena ir conferir o que está atualmente nas suas prateleiras.
0 notes
mundovitavivet-blog · 5 years ago
Text
Supermercados na Holanda: Fazendo as suas compras em Amsterdam
Tumblr media
Sempre que viajamos, ou mudamos de país meu noivo e eu começamos a pesquisar sobre os mercados existentes em cada local. Não só porque é uma ótima maneira de conhecermos melhor tudo que podemos encontrar, mas também porque conseguimos nos conectar melhor com a cultura local.
Ainda, quando somos turistas, é nos supermercados que podemos economizar nas refeições. Evitando assim a necessidade de estar sempre em um restaurante, bar ou café.
A primeira coisa a saber sobre os mercados na Holanda, é que aqui você não encontra hipermercados, como os que temos no Brasil ou em Portugal. Mesmo os supermercados, não são monstruosos, mas apesar disso, existe uma boa variedade de produtos e marcas e várias opções de locais que você pode escolher para fazer as suas compras! Seguem abaixo algumas opções para você:
Albert Heijn
É a maior rede de supermercado holandesa. Presente apenas na Holanda, este é o mercado com a maior quantidade de opções de produtos e marcas. Toda a informação neste mercado encontra-se em Holandês então se você não fala Dutch é bom levar o telefone e recorrer ao Translate.
De modo geral, este mercado é um dos meus favoritos. Pois tem uma boa variedade de produtos locais e orgânicos, para além de ser normalmente bem espaçoso. Presente em quase toda região de Amsterdam, é impossível estar na Holanda e não ver um destes durante a sua estadia por aqui. Este mercado dispõe ainda de AH To Go, que é uma versão menor do mercado e que dispõe de lanchinhos prontos e bebidas, é um salva vidas para aqueles que procuram uma refeição rápida. O Albert Heijn em comparação com outros mercados é mais caro, mas tem uma maior variedade de produtos.
Jumbo
O Jumbo é a segunda maior rede de supermercado holandesa. Presente também na Bélgica, esta rede de supermercado tem produtos variados tanto nacionais como internacionais e um bom preço. Pelo que percebi o Jumbo Holandês não é o mesmo que o que se encontra em Portugal.
Coop, Deen, Dirk e Vomar
O Coop, o Deen  o Dirk e o Vomar são redes de supermercados holandesas. Com preços razoáveis e bons produtos estas redes de supermercados se encontram bem presente pela Holanda e continuam crescendo. Estas redes têm preços mais baixos, e tem uma série de produtos diferentes, que valem a pena conferir!
Aldi e Lidl
O Aldi e o Lidl são duas redes de supermercados alemães, que estão bem presentes pela Holanda. Apresentam produtos com um bom preço, além de terem um pouco de tudo. Como os preços são bem mais baixos, pode ser que nem sempre eles tenham tudo que oferecem, pois os seus artigos tendem a acabar rapidamente.
O que me surpreendeu!
Antes de vir morar em Amsterdam, amigos, conhecidos e até mesmo na internet vi informações que de que não existia produtos como feijão, leite condensado e caçava. Então, umas das coisas que me surpreendeu foi que estes produtos são sim encontrados por aqui. Então não encha a sua mala com estes produtos, pois vocês podem encontrá-los com uma certa facilidade mesmo nos mercados holandeses. 
E ainda para complementar, existem mini mercados Brasileiros que vendem outros produtos não tão comuns como: farofa, coxinha, massa de pastel, temperos tradicionais, carne de sol, paçoca e outros produtos tradicionais.  
E para aqueles que gostam de lanches rápidos prontos, em feiras (falaremos  no próximo post) existem  barraquinhas vendendo delicias como coxinhas, pastéis e brigadeiro. É realmente maravilhoso como podemos encontrar uma grande variedade de produtos brasileiros e portugueses por aqui.
O que saber antes de ir às compras!
Para ter acesso aos carrinhos de compras, é necessário um depósito de €0,50. Você insere o valor no carrinho para desbloquear, e pega o dinheiro de volta quando devolve o carrinho no fim das suas compras. As cestas não exigem depósitos.
Uma outra coisa interessante por aqui, é que os mercados tendem a ter máquinas para reciclagem de garrafas pets (2L) e lixeiras especiais para pilhas (batterijnen). Você pode inclusive ganhar moedinhas pelas garrafas que recicla lá.
Também, lembre-se de levar sacolas próprias ou uma bolsa para carregar as compras quando for ao mercado, pois as sacolas são pagas. As sacolas normalmente ficam na frente do balcão do atendente (em baixo), então é só você pegar uma enquanto estiver passando no caixa, e colocar em cima do balcão junto com as compras para pagar.
Cada mercado é único, mesmo os da mesma marca, ou seja, a organização interna de cada um é sempre muito diferente e você terá que sair a procura do que quer.
Ainda, vá o mercado cedo, porque no fim do dia você pode não encontrar o que procura, Ex: já cheguei em mercados no fim da tarde e não consegui encontrar pães.
Por fim, se você estiver fazendo compras e ver a etiqueta BONUS, você só ganha o desconto com o cartão bonuskaart. Normalmente quem tem este cartão é o morador. O bonuskaart é um cartão com leitor digital que é entregue para a atendente da caixa quando está passando as compras.
0 notes
mundovitavivet-blog · 6 years ago
Text
7 Lugares para ouvir Rock em Amsterdam!
Tumblr media
Todos que estão em Amsterdam conseguem rapidamente encontrar festas assim que saem da Estação Central. Mas locais para ouvir Rock é um pouco mais difícil! Pensando nisso, nós do VitaVivet separamos abaixo 7 lugares muito legais em Amsterdam para quem curte rock!
1. Paradise
Aberto em 1968 como um espaço juvenil, este prédio já funcionou como uma igreja, e até 1965 foi a sala de reuniões de um grupo religioso liberal holandês conhecido como "Vrije Gemeente" (Congregação Livre). A partir dos anos 60 do século XX o paradise se tornou sinônimo da contracultura hippie e da música rock daquela época.
Nos últimos anos, o local se estabeleceu em uma gama eclética de programação, que, além de rock, pode incluir também palestras, peças de teatro e música clássica. Este espaço musical e cultural localizado na rua Weteringschans, perto da Leidseplein, é um dos locais mais badalados de Amsterdam nos dias de hoje. Police, Prince, The Killers, Pink Floyd, David Bowie, The Sex Pistols, The Rolling Stones, Madonna, Amy Winehouse, Nirvana, Red Hot Chili Peppers e Metallica já tocaram aqui.
2. Excalibur
Este PUB está localizado na Red Light District em Amsterdam, e oferece vista para uma das ruas mais movimentada da cidade. A decoração tem tudo a ver com o nome, então já dá para imaginar correto? Caso não, vá se preparando para ver espadas, armaduras, esculturas de dragões e motos nas paredes, no geral é um lugar muito legal. A música é focada no Rock e existe uma variedade boa de cervejas para escolher. Para além de música boa, no último andar existe mesas de bilhar para quem prefere jogar.  
3. Melkweg (Via Láctea)
Instalado em uma antiga fábrica de lacticínios, o Melkweg (Via Láctea) é hoje um dos principais locais de entretenimento da cidade, com dois salões, um cinema, um teatro,  um café e um variado programa ao vivo, este lugar se tornou uns dos principais centro de eventos da cidade.
Funcionando desde 1970, o Melkweg recebe artistas de todos os estilos, tanto nacionais como internacionais. Apesar de não ser uma casa de shows focadas apenas no Rock, é um bom local para se conhecer.
4. The Waterhole
O Waterhole é um dos bares mais famosos de Amsterdam. Seja durante o dia ou de noite este bar tem sempre o que se fazer. Durante a noite tem shows ao vivo e muitas pessoas a visitá-lo. É um bar com entrada gratuita até às 20:00, após este horário é cobrado um valor mínimo, que atualmente está nos 4,00.
Localizado próximo à Leidseplein, este bar atrai visitantes de todo o mundo com a sua excelente atmosfera e entretenimento ao vivo. Uma saborosa seleção de petiscos e boa cerveja pode ser encontrada neste local.
5. The Cave
Este bar tem um estilo bem punk. Com cantinhos escuros para sentar, boa cerveja e música alta, este pequeno local reúne Metalheads e roqueiros em um mesmo espaço. Localizado um porão escuro de uma das típicas casas de canal holandesas, este bar se encontra ao virar da esquina da Leidseplein. The Cave está aberta todas as noites da semana, e muitas vezes há bandas de metal no mini-palco
6. Vrankrijk
Construído em 1875, este edifício já funcionou com oficina de carpintaria, loja de litografia e empresa de impressão. Foi ocupado, invadido e quase fechado ao longo dos anos. Comprado em 1992 pelos seus invasores, o local foi renovado e em 2002 receberam a licença para a venda de bebidas. Este café foi fechado um tempo após um cliente ter sido seriamente maltratado no local em 2008. Atualmente este café está a  funcionar, e é um local bem interessante.
7. ot301
Esta antiga academia de cinema que foi transformada em uma incubadora de artistas, vem desde 1999 propiciando e cultivando um ambiente onde os artistas podem crescer e experimentar sem interferência comercial. Os preços são bem acessíveis, tanto para os shows como para as bebidas. Para além de shows, este local ainda é um espaço aberto para arte, dança, teatro, cinema, oficinas, comida vegana e outros eventos experimentais.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------
Amsterdam se tornou famosa pela sua badalada vida noturna. Sejam bares, casas de shows, coffee shops ou baladas com pista de dança,  por aqui você encontra muitas opções para os mais variados gostos. Os clubes, casas de shows e bares aqui mencionados ficam todos no centro de Amsterdam e o seu público é composto tanto por moradores locais como por turistas. Então que tal ir apreciar o som de guitarras distorcidas ou pedais de contrabaixo, em alguns destes locais ?
2 notes · View notes
mundovitavivet-blog · 6 years ago
Text
Roteiro para 3 Dias em Amsterdam !
Com centenas de museus, jardins, bares, restaurantes, shows e teatros, Amsterdam tem muitas atrações para se visitar todos os dias.
Faz hoje apenas 1 ano que estamos a viver em Amsterdam, e como uma grande apreciadora desta cidade desenvolvi um roteiro para todos aqueles que vêm aqui à conhecer. Você não precisa visitar todos os locais aqui mencionados, mas pode retirar algumas ideias deste Roteiro para 3 dias em Amsterdam. E desenvolver um que se adeque aos seus interesses. Afinal, o que não falta em Amsterdam são novos locais para explorar.
Vale notar que eu vivo aqui, então não precisei de hospedagem. Mas como este pode não ser o seu caso, e se precisar de dicas de regiões para ficar em Amsterdam vejam o artigo Dicas: Onde ficar em Amsterdam.
1º Dia : Explorando os Bairros De Wallen e Nieuwmarkt en Lastage.
Este primeiro dia é dedicado aos Bairros De Wallen e Nieuwmarkt en Lastage, localizados na parte mais central de Amsterdam. Desta forma, nada melhor do que começar o seu primeiro passeio a partir da estação central, que é a principal estação ferroviária desta cidade. Construída entre 1881 e 1889 a estação está localizada sobre uma ilha artificial. Este prédio histórico, funciona hoje como o ponto de partida e ponto final de vários bondes, ônibus, metrôs e trens. Ainda, a partir desta estação, você pode ir para países vizinhos como a Bélgica e Alemanha. Além de ser um local de fácil acesso, este prédio é um local icónico, antigo e bem conservado. Rendendo fotografias fantásticas.
Ao sair desta estação, a sua frente estará a Rua Damrak. Deste local é possível ter uma bela vista da cidade, é simplesmente magnífico este cenário! Se continuar descendo por esta rua você verá o The Grasshopper, que é um ótimo local para aqueles que ainda não tomaram o café da manhã. Aqui você poderá escolher entre café da manhã inglês, americano, italiano ou continental. E o preço é muito bom. Vale lembrar que um café da manhã em Amsterdam normalmente não fica por menos de 10€.
Continuando o seu passeio, pela rua Damrak, haverá um grande prédio chamado Beurs van Berlage. Este prédio histórico é um ponto de encontro bem movimentado da cidade. Todos os anos, normalmente durante o verão existe uma exposição diferente a ocorrer. Entre 26 de Janeiro e 12 de Maio de 2019, o tema da Exposição é a Capela Sistina de Michelangelo (12,50€ entrada). Se você é um apreciador de arte com certeza vale a pena conhecer este local.
Para quem ama aprender e gosta de museus diferentes, um pouco mais a frente de Beurs van Berlage, tem o museu Body Worlds (16€ entrada), que exibe uma exposição de corpos plastificados reais, permitindo que analisemos a nossa anatomia e possamos perceber como o nosso corpo funciona. Quase em frente ao museu Body Worlds, há o shopping Bijenkorf Amsterdam. Este conta com muitas lojas de marca como: Vogue e Prada Este prédio histórico da bonitas fotografias. 
Após este shopping você verá a praça Dam Square, que abriga a Leste o Palácio Real de Amsterdam (10€ entrada), e a igreja Nieuwerkerk (12,50€ entrada para ver a exposição de fotografias desta igreja ); a oeste existe o National Monument e a Sul o Museu de cera Madame Tussaud (18€ entrada) e o ripley's believe it or not (19,00 entrada). A Dam Square é um dos pontos mais turísticos de Amsterdam e está sempre cheia de pessoas passando a todo o momento. Escolha quais destes locais você quer conhecer, sejam todos os nenhum divirta-se e veja tudo com calma.
Almoço 1: Hambúrguer artesanal com o The Butcher
Para o horário do almoço indicamos o The Butcher, que é uma hamburgueria artesanal. O local é bem pequeno, mas vale totalmente a pena e está a apenas 3 min a pé da praça Dam Square. Se prepare, pois se você gosta de carne, este local não deixa a desejar!
Compras e novas experiências na Damstraat:
Após o almoço uma boa opção é caminhar pela rua Damstraat, nesta há muitas lojas, restaurantes, coffee shops, cafés, bares e outras coisas interessantes. Onde você pode comprar lembrancinhas. Ainda, nada melhor do que entrar nas queijarias e provar as suas deliciosas amostras. Os sabores destes queijos vão dos mais tradicionais a sabores super diferentes, eu já cheguei a provar queijo de lavanda, coco e wasabi. É claro, se você aguentar, o que é difícil depois do The Butcher!
Para quem gosta de museus uma dica é seguir até a Casa de Rembrandt  (14€ entrada). Esta residência foi a casa do pintor Rembrandt entre 1636 e 1658, e funciona desde 1911 como um museu de arte deste pintor.  
Ainda é interessante caminhar até a praça Nieuwmarkt. Esta praça além de muitos restaurantes, bares e coffee shops abriga o edifício Waag, que foi originalmente um portão nas muralhas medievais da cidade, que foi convertido em uma casa de pesagem no século XVII; e hoje funciona como um restaurante.
Passeando pelos canais:
Para finalizar a tarde do primeiro dia, um passeio de barco pelos canais de Amsterdam é sempre uma boa pedida. Assim você pode perceber melhor a geografia da cidade e ter uma linda vista. Para o jantar a sempre a opção de ter um jantar no barco, dependendo de qual pacote você escolheu. Com a empresa Stromma, você pode escolher entre vários pacotes de passeios e começar este tour a partir da estação central.
Jantar 1:  Bar Bitterbal ou SkyLounge
Para aqueles que querem algo mais tradicional, o Bar Bitterbal oferece uma grande variedade destas delícias.  As bitterballs são um tipo peculiar de almôndega holandesa. Tradicionalmente esta iguaria é feita de carne derretida que se mistura com um molho branco, formando um molho bem cremoso, que é moldado em uma bola e revestido com pão ralado grosso. Após estar frita sua casca fica super crocante, contrastando com o seu recheio pastoso. São um dos snacks mais tradicionais, e são fantásticos para o jantar!
Um segunda opção, é o Skylounge. Este restaurante é um pouco mais caro, mas oferece uma vista em 360º de Amsterdam. É uma experiência que com certeza vale a pena.
Conhecendo o Red Light
Para aqueles que gostam de festas, o Red Light ganha vida a noite. Com shows e muitos bares, tudo parece uma festa por ali. Milhares de pessoas andam por estas ruas, às vezes é praticamente impossível caminhar, sem ter muitas pessoas a esbarrar em você. Se você não curte aglomeração, e quer conhecer o Red Light, que é famoso pelas vitrines de prostitutas, sex shops, coffee shops, bares de strippers e sexo ao vivo a dica é ir de manhã. Que é bem mais vazio, e mesmo assim quase tudo continua funcionando!
Dia 2: Grachtengordel e Jordaan. Aproveitando a paisagem holandesa !
O segundo dia é dedicado a conhecer os bairros Grachtengordel e Jordaan localizados na parte central de Amsterdam.
Café da manhã 2: Com o Winkel 43
Para começar o segundo dia nada melhor do que um delicioso café da manhã. E para isso indicamos o Winkel 43. Famosos pela sua torta de maça; com uma crosta friável, recheio robusto e um aroma que dá água na boca, a tarte de maçã do WInkel 43, é com certeza a melhor que já provamos.
Uma visita ao passado com a Casa de Anne Frank
Como não podemos passar o dia todo comendo, infelizmente! Seguimos para a Casa de Anne Frank (10€ entrada), que fica a 5 min a pé do Winkel 43. Esta casa é uma das principais atrações da cidade. Vale notar que normalmente tem muita fila, e os ingressos devem ser comprados com mais de um mês de antecedência para garantir um local. Ainda, no dia da visita convém chegar pelo menos 30 min antes, para não ter que ficar na fila da entrada. A casa de Anne Frank , fundada em 1960, está sediada no edifício onde ela, sua família e outros judeus viveram escondidas durante a ocupação nazista nos países baixos durante a II Guerra Mundial.
Caminhando pelos canais e conhecendo o Jordaan
Perto da Casa de Anne Frank, você poderá passar na frente da igreja Westerkerk e outros prédios que com certeza vão lhe chamar a atenção. Vale sempre a pena aproveitar a cidade, caminhar por volta dos canais. O Prinsengracht é um dos canais mais conhecidos de Amsterdam e dividi o Bairro Jordaan do Grachtengordel. Andar pelo Jordaan é uma grande experiência. Este é um dos bairros mais tradicionais, as casas sempre tem flores na frente, muitas galerias de arte, e locais para ir. É um bom local para fazer compras e conhecer!
Almoço 2: Se apaixonando por Sanduíches com o Singel 404
Para o almoço indicamos o Singel 404. Este restaurante é pequeno e acolhedor, e oferece 75 diferentes sanduíches a sua escolha. Este local está situado no bairro Grachtengordel (centro de Amsterdam), que é muito próximo das principais atrações da cidade. E fica apenas a 9 min a pé a partir do Museu Madame Tussaud. Os sanduíches são uma das principais refeições na holanda, e os do Singel são simplesmente fantásticos, vale totalmente a pena experimentar. E nada melhor do que algo leve, para que você continue a aproveitar com tudo o dia em Amsterdam.
Van Stapele Koekmakerij - Porque nós amamos cookies
Para quem ama doces, nada melhor que parar no Van Stapele Koekmakerij, e comprar um delicioso cookie, que com certeza está no Top 5 de melhor Cookie !
Aproveitando a natureza no Mercado das Flores e com o Vondelpark
Após o almoço indicamos ir ao mercado de flores (Bloemenmarkt). Este mercado flutuante, tem várias flores, sementes e itens de jardim. É um local bem turístico, e um dos locais preferidos para aqueles que amam flores e plantas.  
Após o Bloemenmarkt,  nada melhor do que caminhar um pouco e ir até o Vondelpark. O VondelPark vale com certeza algumas horas do seu tempo. Com 47 hectares, e vários lagos artificiais, pássaros, estátuas, flores e concertos a acontecer durante o verão. É um ótimo local para descansar. Como é um local bem conhecido, o jardim sempre tem muitas pessoas andando de bicicleta, correndo, passeando com seus cachorros, comendo, tomando sol ou simplesmente passando rapidamente por este.
Antes de entrar no Vondelpark, você pode passar pela Hooftstraat. Nesta rua tem várias lojas de grife famosas e lojas mais caras. É uma das ruas mais chiques de Amsterdam. Para quem curte compras e produtos mais exclusivos, vale  a pena passar por ali.
Jantar 2: Lombardo ou nos restaurantes de 5€ da rua Leidsekruisstraat
O Lombardo é uma hamburgueria artesanal que serve deliciosos hambúrgueres, sanduíches e saladas. Já vi pessoas aqui discutindo sobre qual a melhor hamburgueria da cidade, e a Lombardo normalmente tende a estar entre as primeiras. É simplesmente delicioso!
A segunda opção eu indiquei uma rua porque, na Leidsekruisstraat, existem vários restaurantes seja de comida, brasileira, mexicana, indiana, americana ou mesmo italiana. Alguns restaurantes Italianos servem pratos como lasanha, massa, risoto ou pizza por 5€. São realmente bons pelo preço, que estão entre os mais baratos da cidade.
Curtindo a noite na Leidseplein:
A Leidseplein, é a principal praça para a vida noturna em Amsterdam. Aqui existe uma série de bares, casas noturnas, cassinos e locais para comer!
Para aqueles que gostam de música, indicamos o Melkweg que têm shows acontecendo todos os dias. É só você olhar a agenda deste e ver os shows que vão estar tendo durante a sua estadia. E além de vários salões, que recebem cantores de diferentes géneros musicais a cada dia, este estabelecimento conta ainda com um cinema, um restaurante e um espaço de exposição.
Para a noite, indicamos ainda o The Waterhole, que é um bar de música ao vivo. O preço é bem legal, mesmo para o centro. A dica é ir antes das 20:00, pois após este horário este bar cobra 4 Euros de entrada.
Dia 3: Curtindo o De Pijp
Para começar o seu último dia em Amsterdam, que tal ir ver um mercado de rua? O Albert Cup Market (Mercado de Rua), é o maior mercado de rua da cidade. Localizado no De Pijp, este abriga diversas barracas de lanches rápidos, roupas, bijuterias, flores, artigos para casa e artigos diversos. É um bom local para comprar lembrancinhas.
Ainda, você pode aproveitar e comer doces tradicionais holandeses como stroopwafels e poffertjes ou se arriscar com o haring (arenque cru servido normalmente com cebola crua).
Conhecendo a Cervejaria Heineken:
Ainda, para quem gosta de cerveja Heineken, existe o tour da Heineken experience (18 entrada). É um dos pontos mais turísticos da cidade.
Almoço: Almoçando na Praça dos museus ou com o Pilsvogel
Paro almoço nós indicamos o restaurante Pilsvogel. Com uma culinária simples e muito agradável, este restaurante ganha também com o atendimento e a decoração.
Ainda, á sempre a opção de parar num supermercado, como o Albert Cup, e fazer um piquenique na praça dos museus. Esta praça é um lugar bem aberto e acolhedor. Piqueniques durante o verão são bem comuns de acontecer nos espaços abertos em Amsterdam.
Curtindo a Praça dos Museus:
Após o almoço, nada melhor do que ir conhecer o Museumplein (Praça dos museus). Era nessa praça que estava a famosa placa I Amsterdam, mas que foi retirada no final do ano de 2018. Neste local existem diversos museus para se ver como: o museu de arte moderna Stedelijk Museum (18,50 entrada), o museu de Van Gogh (19,00 entrada); o museu de arte e história, o Rijksmuseum (19,00 entrada); Museu do Diamante (10,00) . Mesmo que não entre para conhecer nenhum dos museus, a praça em si é uma bonita atração!
Noite no De Pijp
O Bairro De Pijp é um bairro jovem e bem vivo existindo muitos bares e restaurantes para ir e aproveitar a noite. Nós indicamos a cervejaria americana Lagunitas. Além de cerveja de pressão e engarrafadas, este local também tem uma série de aperitivos e serve tanto almoço como jantar. A cerveja e a comida são deliciosas e o atendimento impecável, é um passeio muito legal!
Existem muitos mais locais para visitar tanto dentro como fora de Amsterdam! Nós listamos apenas alguns dos locais que achamos imperdíveis para uma primeira viagem pela capital da Holanda!
0 notes
mundovitavivet-blog · 6 years ago
Text
Amsterdam, a cidade das bicicletas!
Tumblr media
As bicicletas fazem parte da vida na Holanda. Estão em toda a parte e são usadas faça chuva ou faça sol. Em todas as estações do ano e para todas as ocasiões. Seja para ir ao trabalho, escola ou simplesmente passear as bicicletas é a opção mais viável na Holanda!
Mesmo depois de quase um ano a viver em Amsterdam, eu ainda me surpreendo ao ver mulheres com salto agulha de 10 cm ou mais, a andar de bicicleta. E isso é apenas uma das acrobacias que eles são capazes. Por aqui é normal ver pessoas passeando de bicicleta com os seus animais de estimação correndo ao lado ou andar de bicicleta enquanto carregam com uma das mãos outra bicicleta. É simplesmente fantástico, para mim eles estão em um nível diferente neste esporte!
Regras:
Aqui na Holanda, tem todo um código e regras, pois a bicicleta é realmente um meio de transporte, e um dos mais utilizados. Deste modo, existem leis para quem faz uso desse transporte como: deve-se sinalizar com as mãos quando você vai dobrar uma esquina; deve-se ter lanterna tanto na frente com na traseira da bicicleta e por fim quando beber ou usar substâncias que podem diminuir o seu reflexo o uso da bicicleta é desaconselhado sob pena de multa. Outras regras para lembrar são:
Se você estiver com crianças com menos de 8 anos na sua bicicleta, elas devem ser levadas em uma cadeirinha com segurança;
Se estiver em grupo, deve-se fazer uma fila, pois no máximo 2 podem andar lado a lado;
Você pode estacionar a sua bicicleta na calçada, a menos que tenha uma placa proibindo;
E lembrem-se andar de bicicleta é um assunto sério aqui! E caso erre, poderá apreender palavrões em Holandês, já que estes reclamam se o trânsito for interrompido.
História:
O uso da bicicleta é altamente recomendável pois andar de bicicleta é saudável para o meio ambiente e para a pessoa;  ainda ajuda a diminuir os engarrafamentos gerados pelo excesso de carros. Mas se você pensa que sempre foi assim está enganado! O uso generalizado das bicicletas deveu-se a uma luta que levou mais de uma década por parte dos holandeses.
Até a 2º Guerra Mundial, as bicicletas eram muito utilizadas, mas entre as décadas de 50 e 60 os automóveis se tornaram muito populares e com o aumento dos carros, as cidades começaram a ter muitos congestionamentos e acidentes. O número de mortes de crianças devido a acidentes automobilísticos ficou muito elevado, chegando a 400 mortes no ano de 1971. A partir deste ocorrido os ativistas do país saíram às ruas num movimento conhecido hoje como “Stop de Kindermoord” (Parem o assassinato de crianças), reivindicando melhor infraestrutura e condições para os ciclistas. Levando assim a uma melhoria nas condições para o uso de bikes.
Priorizar as bicicletas é a política pública holandesa, e esta política vem desde a década de 70. E hoje graças aos investimentos em infraestrutura, a Holanda é um dos melhores locais do mundo para se pedalar. A holanda tem hoje mais de 35mil Km de ciclovias e ciclofaixas, com faróis próprios. E o governo holandês vem trabalhando em conjunto com as províncias e municípios (no programa Tour de Force: a política conjunta de todos os governos até 2020) para investir em mais infraestrutura que possa reforçar ainda mais o uso de bicicletas no país.
Estacionamentos para bicicletas:
Uma outra coisa bem diferente por aqui são os estacionamentos para bicicletas. Em frente a áreas movimentadas, próximos de estações de trem e escolas estes estacionamentos podem ser encontrados; existindo ainda a possibilidade de serem subterrâneos. Entretanto, as bicicletas podem ser vistas por toda a cidade, amarrada em portões, pontes, paradas nas calçadas ou em qualquer lugar que estas possam ser deixadas.
Referências:
Rijksoverheid (Governo Central)
Tag Archives: Stop de Kindermoord
1 note · View note
mundovitavivet-blog · 6 years ago
Video
youtube
Castlefest 2017 Official After Movie
O CastleFest é um festival à fantasia com temática medieval que ocorre todos os anos na Holanda e que te coloca em um mundo completamente inusitado!
Com música temática, artistas, escritores, cosplays, artesanato medieval, comidas típicas e um mercado  que oferece diferentes produtos que os amantes de fantasias podem querer. O CastleFest é um dos festivais mais diferentes que ocorre por aqui.
Sejam idosos, adultos, crianças ou animais, todos se juntam durante 4 dias para aproveitarem este festival que ocorre neste ano de 2019 entre os dias 1 e 4 de Agosto na cidade de Lisse.  
Você pode optar por participar 1  ou os 4 dias, ou mesmo, ficar para dormir no local. Pois durante o CastleFest existe a possibilidade de acampar ou mesmo alugar uma cabana própria do local. No site você pode conferir os diferentes preços e opções!
O CastleFest se caracteriza por ter um ambiente único, e que te permite viver por uns dias em um mundo de fantasia com elfos, bruxas, fadas, arqueiros ou o que a imaginação daqueles que lá vão desejar! Então que tal montarmos as nossas próprias fantasias e irmos conferir o quão legal um festival medieval em um mundo fantástico pode ser ?
0 notes
mundovitavivet-blog · 6 years ago
Text
Motivos para comer frituras. 4 Fritos que vale totalmente a pena em Amsterdam!
Tumblr media
Para quem ama comer frituras, Amsterdam é o paraíso. Com dezenas de opções, às vezes é difícil escolher algum, ou mesmo se limitar à apenas um. Deste modo o VitaVivet separou 4 petiscos fritos comuns em Amsterdam que não devem faltar em seu cardápio quando vier para cá!
1º Croquetes:
Em Amsterdam, na minha opinião, uma das coisas que não se deve deixar de provar, são os famosos croquetes do FEBO. O FEBO é uma cadeia de restaurantes de comida rápida e automática na holanda. Existe um balcão disponível para a compra de batatas fritas, bebidas e hambúrgueres. Entretanto petiscos como os croquetes podem também ser pegos nas máquinas automáticas, eles estão sempre quentinhos e são muito bons. Esta cadeia de restaurantes tem poucos locais para comer no próprio local.
Os croquetes são muito famosos na cidade, e mesmo em restaurantes você pode pedir pratos que são compostos essencialmente por croquete, acompanhados normalmente com pão, ovos, queijo e mostarda.
2º Batatas Fritas
Conhece as batatas fritas aqui de Amsterdam ? Se não, com certeza deve experimentar, pois são as melhores, na opinião do VitaVivet. As batatas fritas, podem ser encontradas em carrinhos lanches e pelo centro, normalmente vendidas em cones, estas batatas são bem crocantes por fora e macias por dentro. Feitas na hora, são servidas bem quentinhas, e você ainda tem a opção de escolher molhos para acompanhar. Meu favorito é o Spicy (pimenta). Mas não se preocupe se você não curte pimenta, você terá dezenas de opções para escolher. Existem locais com mais de 20 sabores diferentes de  molhos.
A Batata frita Nº 1 dos nossos corações até o momento é a da Manneken Pis Amsterdam. Com 22 molhos diferentes, e uma batata simplesmente deliciosa,  este local está situado no De Wallen, próximo a várias das atrações da cidade. E por quem está a caminhar por esta região, é sempre uma boa opção. A única coisa desanimadora, as vezes, é a enorme fila que normalmente tem para ser atendido neste local.  
3º Bitterballen
As Bitterballen são simplesmente magníficas. Estes pequenos petiscos fritos são um tipo peculiar de almôndega holandesa. Tradicionalmente esta iguaria é feita de carne derretida que se mistura com um molho branco, formando um molho bem cremoso, que é moldado em uma bola e revestido com pão ralado grosso. Após estar frita sua casca fica super crocante, contrastando com o seu recheio pastoso.
Os holandeses têm um longo caso de amor com essas delícias e Amsterdam não é estranha a seus encantos carnudos. Normalmente consumidos ao lado de uma biertje (cerveja), essas delícias esféricas podem ser encontradas em locais como: mercados, mercados de ruas, restaurantes, nos passeios de barco e bares. As Bitterballen tendem a serem servidas com mostarda, o que realmente ajuda a realçar o sabor. Eu nunca fui uma apreciadora de mostarda, até agora! Ps: Tente resistir o maior tempo possível, após serem servidas, pois o interior está quase sempre muito quente.
Para apreciar Bitterballen fantásticas, recomendamos o Bar Bitterbal. Com mais de 20 sabores diferentes, o cardápio deste bar é simplesmente de dar água na boca. Tem-se até mesmo opções vegetarianas, alguns exemplos são: bolas de queijo de cabra, bolas de coco tailandês e uma bola de quatro queijos e tomate.
4º Kibbeling
O Kibbeling é um petisco holandês composto essencialmente por pedaços de peixe fritos em polme. Esse prato era uma parte importante do cardápio do povo de classe baixa durante o século XIX. Pois era feito das partes dos peixe que normalmente iam para o lixo.
Atualmente o Kibbeling é feito com vários tipos de peixes brancos, e é um prato simplesmente  FANTÁSTICO. Super crocantes e dourados por fora e com o interior macio, estes pedaços tenros de peixe branco, são muito comuns pela holanda.
Um dos melhores locais para comer este prato segundo o VitaVivet é o Urker Viswinkel.  O peixe é delicado, leve,  suculento, e emparelha como um sonho com a massa crocante de ouro que está coberta. Mergulhe em molho de alho para uma fusão de sabores que vai levar a loucura o seu paladar e deixar você querendo mais. O local está situado no bairro Jordaan.
0 notes
mundovitavivet-blog · 6 years ago
Text
Dia do Rei em Amsterdam. A vida é LARANJA!
Tumblr media
O dia do rei é um feriado Holandês comemorado normalmente no dia do aniversário do/da monarca reinante. Durante o dia do Rei ocorre uma grande festa generalizada pela Holanda. Com direito a desfile de barcos nos canais, mísseis, tanques, tropas e a visita da família real. Este dia, parece ser o mais próximo de um dia Nacional por aqui.
Origem do Dia do Rei:
As celebrações reais foram realizadas pela primeira vez em 31 de agosto de 1885, em homenagem ao nascimento da rainha Wilhelmina, o que originou o Dia da Rainha (Koninginnedag) que é comemorado até os dias de hoje. Depois que a filha de Wilhelmina (Juliana) sucedeu ao trono em 1949, o dia foi mudado para o dia 30 de abril de acordo com o aniversário da nova monarca.
Quando a rainha Beatriz (Mãe do atual rei), filha da Rainha Juliana, assumiu o trono, ela optou por manter o dia 30 de Abril como o dia da Rainha em homenagem a sua mãe. O que só foi alterado quando o seu filho Willem-Alexander assumiu o trono no dia 30 de Abril de 2013. E desde o ano de 2014 o dia da Rainha virou o dia do rei e passou a ser comemorado no dia 27 de Abril.
Apesar da mudança do nome, as festividades permaneceram assim como o espírito festivo. Neste dia, você verá um mar de laranja, desde pessoas a animais fantasiados e decorações por toda a cidade nesta cor! E assim a vida fica laranja!
Esta é  uma grande demonstração de orgulho para com a família real holandesa da Casa de Orange-Nassau.
Comemoração:
As festividades do Dia do Rei convida os moradores locais e os visitantes a aproveitarem a diversão ao ar livre. Nas ruas, canais, parques e em todos os lugares, a cidade fica repleta de laranja e de festas a acontecer. Em um ambiente super alegre, a atmosfera neste dia em Amsterdam é simplesmente imperdível!
Os grandes shows foram passados para a periferia, para poder controlar o fluxo de pessoas que andam por Amsterdam durante as comemorações. Muitas destas festividades são pagas, e os convites tendem a se esgotar antecipadamente.  Mas ao meu ver, vale muito mais a pena aproveitar este dia no centro de Amsterdam, pois você verá artistas profissionais de rua por toda a cidade disputando a atenção. Há bandas de pick-up, aspirantes a cantores de ópera, rappers adolescentes e discotecas de rua.
O dia do rei é feriado, mas não é dia de descanso, e a celebração tem início na noite que antecede este dia. E durante o dia, a cidade e os canais ficam engarrafados. Pois é quase impossível se locomover com a quantidade de pessoas que vem para cá.
Ainda, no dia do rei é criado um dos maiores mercados de pulgas do mundo, pois muitos saem às ruas a vender artigos de segunda mão. Sendo um bom dia para pechinchar e achar muitas coisas legais a serem vendidas, ou mesmo para vender o que não se quer mais. O mercado vai das 6:00 às 20:00, e prepare-se para achar coisas muito estranhas!
Ainda, muitos museus e atrações fecham durante este dia, então se você estiver aqui é bom confirmar o que estará funcionando ou não durante as comemorações. Mas se você estiver por aqui, realmente vale a pena parar e se divertir, usar algo laranja e ficar para comemorar!
Transportes Públicos Durante o dia do Rei:
Note que durante o dia do Rei não haverá transporte no centro de Amsterdam (sejam transportes públicos, uber, táxis, ViaVan ou carros particulares). Os bus e os bondes continuarão a operar mais apenas em algumas zonas como pode ser visto neste documento.
Caso você precise pegar transportes de e para o seu hotel, prepare-se para ter que andar a pé quando chegar ao centro da cidade. E reserve um bom tempo de antecedência, porque se locomover por aqui pode ser difícil.
App para te ajudar a se guiar no dia do Rei:
Você pode baixar o aplicativo Woov (em Inglês) para te ajudar a ver todas as festividades, local de mercados, banheiros e outras informações, do que ocorre durante o dia do Rei. Este aplicativo pode te ajudar ainda com outras festividades que acontece no país. Para quem não fala inglês, este app também é muito útil porque contém um mapa prático para ajudá-lo; se conecta ao seu gps e é possível compartilhar sua localização com quem você quiser.
3 notes · View notes
mundovitavivet-blog · 6 years ago
Text
Flower Power- Jardim Keukenhof em 2019!
Tumblr media
A tulipa é um dos símbolos icónicos da Holanda. E no Keukenhof você verá milhões delas. Com mais de 7 milhões de tulipas, estas flores podem ser vistas por quase todo os 32 hectares deste jardim, que é considerado o maior jardim de flores do mundo. Apesar do foco ser as tulipas, o jardim contém muitas outras flores como rosas, jacintos, narcisos e orquídeas espalhadas por todo o seu espaço!
Todos os anos existe um tema para o jardim. O tema do ano de 2019 é Flower Power (O Poder das Flores). E a decoração do Jardim é simplesmente maravilhosa. As trilhas de caminhadas tem cerca de 15 quilômetros e estão dispostas de tal forma, que enquanto você caminha pelo jardim, tem uma vista espetacular dos perfumados jardins e estufas de flores assim como passará por lagos, pavilhões com restaurantes e terraços e verá esculturas variadas de artistas tanto nacionais como internacionais.
Ainda, você pode optar por conhecer este jardim de bicicleta. Caso você não tenha a sua, você pode sempre alugar uma no próprio local, pelo preço de 15 Euros. Também existe a possibilidade de passear de barco pelos canais desse jardim, o valor é de 8 Euros.
Datas para visitar o Keukenhof em 2019
Conhecido também com o Jardim da Europa, este local é famoso mundialmente, entretanto só fica aberto 8 semanas por ano. Este ano o jardim abrirá as suas portas entre  21 de março e 19 de maio. Todas as semanas, durante os fim de semana e feriados, tem eventos organizados neste jardim. Segue abaixo uma lista dos eventos deste ano:
Sons holandeses: de 23 de março de 2019 a 24 de março de 2019
Fim de semana holandês antigo: de 29 de março de 2019 a 31 de março de 2019
Flower Power: de 5 de abril de 2019 a 7 de abril de 2019
Desfile de flores da Bollenstreek: 13 de abril de 2019
Keukenhof fica amarelo (fim de semana de Páscoa): 21 de abril de 2019 - 22 de abril de 2019
Dia do Rei: 27 de abril de 2019
Aves de rapina a mostra: de 29 de abril de 2019 a 3 de maio de 2019
Romance em Keukenhof: de 11 de maio de 2019 a 12 de maio de 2019
Festival Woodstock: de 13 de maio de 2019 a 19 de maio de 2019
A maior festa ocorre no dia do desfile, que é a tradicional Flower Parade, onde ocorre um cortejo com carros alegóricos cobertos por flores. Neste ano a parada ocorrerá no dia 13 de Abril. A dica é comprar antecipado o ingresso, pois este dia realmente é cheio de visitantes.
Com chegar no Keukenhof a partir de Amsterdam
Tumblr media
O keukenhof está localizado em Lisse e é uma das belas atrações da Holanda. Este local atrai mais de um milhão de visitantes por ano, no curto período de tempo em que tem as suas portas abertas.
Para planejar a sua ida ao jardim, você pode entrar no site do Keukenhof e inserir o seu ponto de partida, que este te indica como você pode chegar lá. Entretanto, no mapa acima você pode ver os transportes disponíveis até o Jardim.
Para quem está em Amsterdam próximos ao Rijksmuseum e Museumplein, é só pegar o Bus 397 (vindo da Leidseplein, Rijksmuseum e Museumplein - Amsterdam Central) que vai até Hoofddorp. E desta estação é só pegar o bus 859, que passa de 10 em 10 minutos, e que vai direto sem paradas até o jardim. Em Hoofddorp chegam ainda os ônibus:, 341 (Vindo de Amsterdam Zuid Station) e (300 vindo de Amstelveen Bus station).
A linha 397 faz conexão com o aeroporto Schiphol, caso queira descer nesta estação é só pegar o Bus 858, que vai direto até o jardim também. Mas não é necessário descer nesta estação, pois uma estação a frente já é a estação Hoofddorp.
Para aqueles que estão próximos da estação de metrô ou dispõe de um passe diário, vale a pena ir até a estação RAI (Europaplein). Desta estação é só pegar o Bus 852 que vai sem paradas intermediárias até o Keukenhof.
Ingressos para o Keukenhof
Apesar dos ingressos de entrada no Keukenhof poder ser comprados na hora, a dica é pegar antecipado pelo site para evitar longas filas. O seu cartão precisa ser Visa ou MasterCard para isso. Ao comprar pelo site, você tem a opção de adquirir combi-tickets, que é um passe para a entrada ao Keukenhof combinado com passe de transporte.
O combi-tickets é válido em qualquer uma das rotas entre Amsterdam e o Keukenhof. O valor deste ingresso é de 30 Euros, e é uma grande valia na opinião do VitaVIvet, pois além de facilitar a sua ida pois os ingressos e as passagens estão em um só documento, este ticket ainda te dá um desconto de 7 Euros.
Este é o meu primeiro ano indo ao Keukenhof e eu achei simplesmente maravilhoso!
Tumblr media Tumblr media
2 notes · View notes
mundovitavivet-blog · 6 years ago
Text
4 Doces que você deve provar em Amsterdam:
Tumblr media
Conhecer a culinária de um novo país é sempre algo delicioso de se fazer. E aqui em Amsterdam, você vai ter uma infinidade de opções que você não pode perder. Abaixo, eu listei 4 doces fantásticos que todos deviam conhecer!
Stroopwafels: Sobre os doces, existe uma infinidade deles. Os meus preferidos estão os famosos stroopwafels. Estas bolachinhas waffle são quentinhas, feitas na hora e com recheio de caramelo. Vale totalmente a pena. No centro ou nos mercados de rua, vocês sempre podem encontrar lojas a fazê-los, e assistir ao processo. Ou mesmo em supermercados estas delícias podem ser achadas.
Tumblr media
Poffertjes: Para além dos stroopwafels há também os poffertjes, que parecem mini panquecas bem fofinhas e deliciosas. Este doce normalmente é servido com açúcar de confeiteiro ou com as mais variadas coberturas. São deliciosos e frescos, e é uma ótima experiência para dias mais frios.
Tumblr media
Appeltaart (Torta de Maçã): A torta de Maçã é uma das sobremesas mais famosas por aqui. Com uma crosta friável, recheio robusto e um aroma que dá água na boca, a tarte de maçã está entre as sobremesas mais procuradas dos países baixos! Em Amsterdam esta delícia pode ser comprada em vários pontos ao redor da cidade e normalmente este doce sempre faz parte dos menus dos restaurantes locais Nós indicamos o  Winkel 43, localizada no Jordaan, para provar esta delicia.
Tumblr media
 Cookies da  van stapele koekmakerij: Apesar de não ser um doce tradicional, eu gostaria de indicar os Cookies da van stapele koekmakerij. Que estão no meu top 5 de melhores cookies do mundo, são quentinhos, feitos na hora e recheados de chocolate branco. A loja é bem pequenina, e tem sempre um cheirinho delicioso a chocolate. Você não pode comer no próprio local pois a loja não tem espaço para sentar, mas nada melhor do que pegar um cookie e ir caminhar a volta dos canais e admirar Amsterdã) Ps: Após as 12:00h é normal ter filas enormes na frente desta loja. Então é bom que passem por lá bem cedinho quando abre às 10:00h.
Tumblr media
1 note · View note
mundovitavivet-blog · 6 years ago
Text
Dicas: Onde ficar em Amsterdam!
Tumblr media
Agora que você já sabe como pegar o primeiro transporte em Amsterdã. É bom saber aonde você vai ficar.
Eu gosto de indicar normalmente para além dos hotéis e albergues o airbnb. O Airbnb é um serviço online comunitário para as pessoas anunciarem, descobrirem e reservarem acomodações e meios de hospedagem. As vezes é mais barato que hotéis e te permite alugar um quarto ou a casa de alguém.
O Airbnb fica realmente em conta quando você está com grupos, uma vez que vocês podem dividir o aluguel da casa. Além disso, em todas as regiões de Amsterdam você pode encontrar casas a serem oferecidas por este serviço.
Como alguém que sempre faz uso do Airbnb, realmente vale a pena. Pois você pode usufruir de cozinha e comprar o que vai comer no mercado, o que para aqueles que querem economizar é fantástico. Pois em Amsterdam uma refeição em um restaurante fica na média 25 Euros por pessoa (100 Reais) é claro a não ser que você viva de croquetes (2,00 Euros/8,00 Reais no FEBO), batatas fritas (3,50 Euros/15 Reais) ou lanches (10,00 Euros/40,00 Reais). O que na minha opinião é fantástico, mas pouco saudável. No próximo post vou falar sobre a culinária em Amsterdã.
Ficando no Centro de Amsterdã:
O centro de Amsterdã (zona em verde no mapa), tem um clima bem charmoso, com casinhas antigas finas e altas, com canais que cortam a cidade, muitas flores e bicicletas a todo o momento a passar. E é um local que tem sempre movimento tanto durante o dia como de noite. E é nesta região que se encontra a maior parte das atrações. Ao optar por ficar no centro, você normalmente terá que andar. O que não deve ser um problema se você gosta de caminhar, pois o centro é relativamente pequeno, as atrações estão próximas umas das outras, e não há aqui subidas pois o país é plano (Entretanto, as calçadas e ruas são normalmente em pedras o que pode dificultar o acesso a pessoas com necessidades especiais).As bicicletas são um outro meio de transporte muito famoso em Amsterdam, e você pode aluga-las se preferir. Entretanto este tópico será discutido em um próximo post.
No centro de Amsterdam temos os bairros: De Wallen, Grachtengordel, Jordaan, Nieuwmarkt en Lastage e Weesperbuurt en plantage. Abaixo é explicado um pouco de cada local.
De Wallen:
O Bairro De Wallen é o local que abriga as principais atrações da cidade. Neste bairro temos ruas com centenas de restaurantes, bares, cafés, coffees shops (para venda e consumo de maconha). Ainda, a Red Light encontra-se neste bairro, esta zona é formada por uma rede de becos contendo centenas de quartos alugados por prostitutas que oferecem seus serviços sexuais por trás de uma janela ou porta de vidro, normalmente iluminadas com luzes vermelhas.
Para aqueles que estão a procura de um ambiente mais agitado o Red Light é uma boa opção. Esta é uma zona mais barulhenta, e bem mais cheia de gente quando comparada às outras regiões da cidade. Andar durante o dia é bem tranquilo, mas durante a noite é bem mais difícil conseguir andar, pois as ruas estão sempre com muitas pessoas a caminhar ao mesmo tempo.
Dica: É proibido fotografar as vitrines das prostitutas então tomem cuidado; Os coffee shops não vendem bebidas alcoólicas; e é proibido beber álcool nas ruas.
Grachtengordel:
O Grachtengordel forma uma ferradura em torno do Centro Antigo (De Wallen). Este é um dos lugares mais cobiçados para viver em Amsterdã.  O bairro tem atrações como a Casa de Anne Frank, os Arquivos da Cidade e o mercado das flores (Bloemenmarkt). Ao longo do tempo, algumas das mais luxuosas casas do lado do canal foram transformadas em museus, como o Museu Van Loon. Este é um bom local para ficar, pois está próximo de várias atrações.
Jordaan:
Originalmente um bairro de classe operária, o Jordaan tornou-se um dos locais mais caros da cidade. É o lar de muitas galerias de arte, especialmente para a arte moderna. Este bairro é em si um ponto turístico. As casas são mais luxuosas, com jardins ao fundo e tem sempre flores nas calçadas. É perfeito para uma foto.
Nieuwmarkt en Lastage:
Este bairro se desenvolveu bastante ao longo dos anos. Não tem muitas atrações turísticas, mas está muito próximo do centro.
Weesperbuurt en plantage:
Este bairro tem atrações interessantes como: Jardim Zoológico; Museu da Guerra e Jardim Botânico. É nesta região que estão os edifícios da Universidade de Amsterdam. O bairro está relativamente próximo do centro.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------A região de Amsterdam no geral normalmente é cheia de pessoas e bicicletas a todo o momento. Ainda, as casas e hotéis tendem a não ter elevadores. E as escadas são bem finas e íngremes, meio assustador no início.
Por fim, o centro é uma região mais cara em termos de acomodações. Você pode optar por ficar fora do centro, eu indico bairros localizados próximos ao centro (Ex: De Pijp, Museumkwartier, ). Pois transportes são caros, e você terá que utilizá-los mais vezes se o seu objetivo for ver as atrações localizadas em Amsterdam.
Abaixo segue algumas informações das regiões fora do centro de Amsterdam.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------
Amsterdã fora do Centro :
Podemos dividir a cidade depois em regiões: Amsterdam-Oost, Amsterdam-Zuid, Amsterdam-West, Amsterdam New-West, Amsterdam-Westpoort e Amsterdam-Noord.
Amsterdam-Zuid:
A região Amsterdam-Zuid, abriga diversas atrações e é um local muito interessantes para pousar. Os bairros De Pijp e Museumkwartier são locais bem conhecidos e com bastantes atividades próximas. Assim como no centro de Amsterdam, estas regiões são muito turísticas.
O De Pijp, é uma região com muitos restaurantes e bares e com uma vida noturna bem ativa, é um bairro mais jovem com muitas coisas a fazer. Atrações como o museu da Heineken está localizado neste local.
O bairro Museumkwartier, abriga a praça dos museus (Museumplein). O Museu Nacional (Rijksmuseum), Museu Van Gogh, museu do diamante e Museu Stedelijk estão à volta desta praça. Era nessa praça que estava situada a placa I amsterdam, um dos principais pontos turísticos da cidade, mas que foi retirada no final do ano de 2018. Apesar disso, este é ainda um local lindo para conhecer.
O Vondelpark é um outro local no bairro Museumkwartier de grande interesse. Este é o maior parque da cidade, e durante o verão nada melhor do que sentar na grama e fazer um piquenique a observar as diversas aves, lagos  e shows que acontecem neste local.
Amsterdam-Nord:
É um bairro animado onde o antigo eo novo se encontram, tem uma arquitetura mais nova sendo bem diferente do centro de Amsterdam. Do centro ao Noord o transporte é gratuito, feito através de uma barca (caso você esteja de bicicleta, é só levá-la junto). Esta é uma área industrial, com muitas opções de hotéis.
Amsterdam-Oost:
Este bairro é uma boa alternativa a agitação da cidade, oferecendo áreas verdes com largas avenidas arborizadas é um local mais calmo, onde famílias com crianças podem caminhar mais tranquilamente.
Amsterdam-West:
É um bairro novo, que foi formado em 2010, através da fusão de quatro antigos bairros: Oud West, Westerpark, De Baarsjes e Bos en Lommer. Esta é uma área nova, construída após o século XIX. É uma região fora da agitação do centro, sendo um local mais calmo para quem quer pedalar e aproveitar um local que ainda não sentiu a chegada do turismo em massa.  A região do Westerpark é uma boa opção, pois se localiza relativamente próxima das atrações presentes na cidade.
Amsterdam-Oud West:
Para além de estar próximo do Vondelpark e do Rembrandtpark, este bairro tem várias opções de restaurantes e bares, um exemplo é o FoodHallen, que é um antigo armazém que foi transformado em uma espécie de galeria que contém vários quiosques legais de comida. É uma área em crescimento, com bastante movimento turístico mas que ainda tem um bom custo-benefício.
Amsterdam-New West e Westpoort:
São bairros mais afastados do centro. O new west é uma das zonas mais verdes, com lagos para atividades aquáticas ou passeios de barcos e parques para piqueniques e momentos de lazer em família. Se você gosta de conceitos pioneiros, não ficará desapontado.
Westpoort é um bairro que abrange o porto de Amsterdã, que é o principal porto e área industrial da cidade. O bairro tem poucos habitantes permanentes, quando comparado aos outros bairros.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------
Quanto mais afastado do centro da cidade, mais dependente de transporte público você estará. E se o seu objetivo é visitar as atrações situadas em Amsterdam, pode acabar não compensando estar muito fora desta região pois os transportes são caros para o centro.
MAPA DE AMSTERDAM
1 note · View note
mundovitavivet-blog · 6 years ago
Text
Transportes Públicos em Amsterdam: Dicas Rápidas e Essenciais!
Tumblr media
Hoje vamos falar sobre como usar os transportes públicos em Amsterdam. De modo geral os transportes públicos aqui são bem organizados seguros, limpos e rápidos. Não são perfeitos é claro, mas normalmente não deixam você na mão.
E para você que está ainda só pensando em vir para Amsterdam mas não viu as passagem para chegar aqui confiram abaixo, que a primeira dica é justamente sobre isso.
Transportes:
Vindo para a Holanda? o OMIO te ajuda:
Para começar a sua viagem, se vocês estiverem a procurar passagens para virem para Holanda ou ir para outros países, eu indico o site Omio (https://www.omio.com/). Este site é de fácil uso e permite verificar os meios de transportes para os locais que você quer conhecer. É só inserir o seu ponto de partida, o de chegada e o dia desejado e este lhe indica os transportes presentes e os preços das passagens (de várias companhias). É perfeito para organizar uma viagem e saber exatamente quanto vai gastar com passagens. Ainda, nada melhor do que comprar online por este site, e ter tudo guardado no seu email.
O OMIO tem informações sobre todos os países, então mesmo que você não esteja vindo para a Holanda este site pode te ajudar. Então vá lá dar uma olhada e se divirta a ver todas as opções que você tem.
Viajando dentro de Amsterdam:
Para viajar dentro de Amsterdam, existem os Metros, Tram (Tram = Bonde no Brasil), ônibus, balsas e trem (Intercity e Sprinter). E estes transportes são fornecidos por diferentes empresas.
Existem três grandes empresas de transporte público na holanda: a NS (principal empresa ferroviária); Connexxion (operadora de ônibus) e a GVB (empresas municipais de transporte). Todos os cartões para os transportes destas empresas podem ser adquiridos em máquinas automáticas presentes em aeroportos, estações de transporte ou balcões de atendimento.
Independente do transporte que você escolha, todos os cartões para os transportes públicos na Holanda  devem sempre ser validados antes da viagem (check-in) e ao chegar no ponto desejado (check-out). LEMBREM-SE sempre que entrarem em um transporte na Holanda façam o check-in. Se é tram ou ônibus o leitor do cartão se encontra dentro deste transporte logo na entrada, se é metrô vai ter um ponto de check-in antes de embarcar.
Antes de sair do transporte faça o check-out. Pois, existem penalidades para aqueles que se esquecem, exemplos:
Para os cartões recarregáveis (Ov-Chipcard), é cobrado um valor mais alto que só é reembolsado com o check-out. Ou seja se você esquecer de passar o cartão na saída, o dinheiro é levado como multa. Então, não seja multado, o que você não vai ser já que está lendo estas dicas.
Para os passes por hora se você esquecer do check-out o ticket não funcionará mais.
Cartões de Transporte:
Os cartões de transporte são vendidos em máquinas de bilhetes e balcões de serviços. Nestes locais você pode comprar tickets que valem por 1h ou mesmo para dias.
Nos trans e bus, você pode comprar bilhetes horas dentro do próprio veículo. Para os bilhetes dentro destes transportes só são aceitos pagamentos com cartão de crédito, não adianta tentar comprar com dinheiro.
Tipos de cartões:
Passe por 1 Hora: Indicado para quem gosta de caminhar. Mas se você for usar muito transporte dentro da cidade este modelo acaba não compensando. Este cartão te permitem viajar de forma ilimitada em tram, ônibus e metrô dentro de Amsterdam (transportes da GVB).  O bilhete de 1 hora não é válido nos ônibus noturnos GVB.8203. Este ticket te permite ir para vários locais além de Amsterdam centro como: Amsterdam, Diemen, Duivendrecht, Amstelveen, Schiphol, Weespone zone e outros.
Passes Diários: Te permitem viajar de forma ilimitada em tram, ônibus e metrô dentro de Amsterdam (transportes da GVB). Este passe tem um bom custo x benefício pois, se você pegar para 1 dia com 3 viagens o passe está pago. Entretanto este passe não dá acesso ao transporte para o aeroporto.
Amsterdam Travel Tickets:  oferece viagens de trem ilimitadas (pela NS railway), transporte entre a cidade e o aeroporto e acesso a todos os trams, ônibus diurnos, noturnos e metropolitanos da GVB. Este é o único passe urbano que dá acesso ao aeroporto.
Amsterdam & Region Travel Ticket:  Este passe é similar ao Travel tickets, mas por sua vez inclui transportes e atrações tanto dentro como fora de Amsterdam. Este bilhete é válido com a GVB, a ferrovia nacional NS e as empresas de transporte regional Connexxion e EBS. É o bilhete perfeito para uma visita a Amsterdam e lugares como Volendam, o histórico Zaanse Schans ou Harlem.
I amsterdam City Card:  Com este cartão  você pode escolher bilhetes que duram entre 24 e 120h e usufruir de bus, tram e metro de forma ilimitada pelo tempo de validade do seu cartão (O trem não está incluído assim como viagens até o Aeroporto Schiphol de Amsterdam).  Este passe também é válido para o transporte noturno, mas lembre-se de que os trams e os metrôs param de funcionar depois das 00:30.
Ainda, o I amsterdam City Card dá direito a conhecer mais de 70 atrações na cidade, um passeio pelos canais de amsterdam além de descontos em algumas atrações turísticas. Este passe é uma boa opção para aqueles que querem conhecer muitos museus. A dica é pegar um cartão para mais de 72 Horas, pois é necessário tempo para aproveitar todas as atrações que este passe lhe dá.
Ps: Alguns museus precisam de reserva antes. Então é bom entrar no site indicado e verificar.
Anonymous OV-Chipkaart: Este cartão tem um custo de 7,50 Euros, e é um cartão recarregável. E tem o melhor custo benefício entre todos os passes. Vale para todos os transportes sejam urbanos ou não. É necessário ter um valor mínimo carregado sempre. Para o trem é necessário ter no mínimo 20 Euros.
Este cartão é pensado para o morador, então é necessário saber mexer com as máquinas para recarregar o cartão. Com este cartão, não se é cobrado por viagem mas sim por distância percorrida.
Não esquecer:
Dentro dos Trans e bus, só é possível comprar passe com cartão de crédito, eles não aceitam dinheiro;
Dentro dos Trans e bus só é possível comprar passe para hora;
Faça sempre o check-in e check-out das suas passagens, para não perder dinheiro.
App (Aplicativos úteis):
NS-Reisplanner Xtra : Verificar transportes e horários em tempo real.
Tumblr media
2 notes · View notes
mundovitavivet-blog · 6 years ago
Text
Amsterdam, descubra motivos para ama-lá!
Tumblr media
Arquitetura impressionante, casas finas e altas, canais, tulipas e bicicletas, muitas bicicletas. O cenário em Amsterdam é digno de prémio, e sem dúvida que esta cidade que começou como uma vila de pescadores no século XII se tornou uma linda cidade. Hoje os seus canais são considerados Patrimônios Mundiais pela UNESCO, e as ruas de Amsterdam chegam a receber milhões de turistas todos os anos.
Para além das informações anteriormente mencionadas, segue abaixo alguns pontos que mais me chamaram a atenção quando cheguei, para explicar porque acho Amsterdam uma cidade fantástica.
Primeiramente, esta é uma capital limpa, organizada e bem estruturada. A criminalidade é baixa, os transportes funcionam, existem muitas atrações a serem vistas e atividades acontecendo diariamente. As principais atrações estão no centro e se encontram muito próximas umas das outras, o que permite caminhar pela cidade sem a necessidade de estar sempre utilizando transportes públicos.
Aqui existem pessoas de diversas nacionalidades, não é a toa que é tida como uma das cidades mais multiculturais do mundo. Existem dezenas de restaurantes de outros locais do mundo e pessoas de todos os continentes. É normal caminhar na rua e ouvir muitas pessoas falando os mais variados idiomas. Consigo até me esquecer, de vez em quando, que o idioma aqui é o Holandês.
Existem muitos parques pela cidade e zonas verdes. Nos parques, sempre tem pessoas  correndo, fazendo exercícios, passeando com cachorros, fazendo piqueniques ou tomando sol  (topless é normal em alguns parques).
As casas têm sempre muitas flores. Em geral, você consegue sentir a conexão entre a natureza e a cidade e tudo é muito bem cuidado.
O clima aqui é geralmente chuvoso e nublado. Mas é normal ver os moradores  andando sem medo de baixo de chuva, desde que não esteja forte, é claro.
A cidade está preparada para o grande fluxo de turistas que a visitam todos os dias. Existem banheiros públicos em quase todas as ruas (eles são abertos, protegidos por uma pequena grade), assim como lixeiras espalhados pela cidade.
Quando tem festivais abertos, eles preparam o local adicionando banheiros extras e lixeiras. E, assim que a festa termina, a cidade começa a ser limpa. Pelo menos no centro é assim que funciona.
A cidade não tem animais de rua. Quando tem alguma lixeira aberta, normalmente, é por causa das gaivotas, que existem em abundância pelos canais. Eu inclusive já vi algumas destas dando rasante nos turistas para roubar comida e a rasgar alguns lixos. Nos canais, é normal ver diversas aves como patos e cisnes.
Muitos cachorros aqui andam sem coleira pela cidade ao lado de seus donos. Ao passar por bairros com o Jordaan, você poderá ver o movimento da vizinhança e verá que, apesar de estar na capital, existem bairros mais calmos com muitas coisas a fazer.
Amsterdam é com certeza um local imperdível e impossível de não gostar. Mas se você não curtiu comente abaixo. Mesmo assim, vamos ser realistas, penso que é impossível não ter se apaixonado por alguma coisa aqui. Certo?
1 note · View note
mundovitavivet-blog · 6 years ago
Photo
Linda Amsterdam! Nada melhor do que aproveitar o dia caminhando ou andando de barco pelos canais!! E o Jordaan é, com certeza, um dos locais mais bonitos para se apreciar a paisagem.
Tumblr media
3 notes · View notes