Don't wanna be here? Send us removal request.
Photo
16K notes
·
View notes
Quote
Considerar o cinema como um meio significa que a atividade de contar histórias com imagens, sons e movimentos pode atuar no âmbito da consciência do sujeito e no âmbito sócio-político-cultural, configurando-se num formidável instrumento de intervenção, de pesquisa, de comunicação, de educação e de fruição. No entanto, considerar o cinema como um meio não significa reduzir seu potencial de objeto sociocultural a uma ferramenta didático-pedagógica destituída de significação social. A experiência estética possui um importante papel na construção de significados que a obra propicia e os diferentes modos de assistir aos filmes fazem com que estes atuem diferentemente conforme o contexto.
FANTIN, 2016 (https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistateias/article/view/24008/16978)
0 notes
Link
Este projeto ocorreu na CMEI-MARIA HONÓRIA RIBEIRO em 2011, proposto pela equipe de gestão escolar juntamente com alguns professores. Nele, a escola oportuniza não só os alunos como também os pais à inserção na sétima arte, vulgo cinema. Parece distante da nossa realidade, mas com essa ação conjunta a escola conseguiu que os alunos e familiares fossem ao cinema e participassem ativamente nesse meio cultural. Tem até fotos! É só clicar no título e...
Boa leitura!
0 notes
Photo
FONTE: https://novaescola.org.br/conteudo/1467/o-cinema-como-um-aliado
0 notes
Photo
FONTE: https://novaescola.org.br/conteudo/1467/o-cinema-como-um-aliado
0 notes
Photo
FONTE: https://novaescola.org.br/conteudo/1467/o-cinema-como-um-aliado
0 notes
Quote
"Até um documentário é feito de escolhas de quem o produz. O audiovisual é uma linguagem muito forte e pode ser interpretada como uma verdade absoluta. Nem mesmo os livros podem ser olhados como uma fonte inquestionável e cabe ao professor explicar isso
LOPES, 2001 https://novaescola.org.br/conteudo/1467/o-cinema-como-um-aliado
0 notes
Link
Nesta publicação retirada do site da Escola Nova tem algumas dicas para utilizar o cinema como um aliado a prática pedagógica. É só clicar no título e...
Boa leitura!
0 notes
Photo
RELATO DE EXPERIÊNCIA: O USO DO FILME COMO APOIO PEDAGÓGICO VISUAL
Neste post irei falar da minha experiência no uso de filmes como material auxiliador no processo de ensino aprendizagem das crianças da minha turma de Educação Infantil - Maternal 3. Ser professora da rede privada de ensino também é um desafio, ao contrário do que pensam, as vezes sair da monotonia e das atividades ofertadas pelas apostilas também é complicado, tendo em vista a rigidez de algumas escolas em relação ao calendário escolar.
Nas ultimas semanas estava trabalhando com minha turma o tema circo, por meio das apostilas, entretanto, senti uma grande dificuldade neste tema. Apesar dos circos estarem sempre presentes nas cidades que vivemos, trabalhar uma cultura que é ao mesmo tempo tão perto e tão longe de nós, é um grande desafio. Senti necessidade de algo que sanasse a dificuldade das crianças em relação aquele tema, por isso escolhi Madagascar 3: Os procurados.
O filme é trilogia, nesse em questão os animais estão tentando voltar para a casa (zoologico) e para fugir da Zoonoses decidem fugir com o circo. Trabalhar com ele foi um aprendizado rico! Pudemos definir os artistas circenses, os shows, aumentamos o vocabulário com a apropriação de termos circenses, conhecemos a cultura do circo: roupas, cores, casas (onde os artistas costumam morar), etc Além de levantar o debate sobre o uso de animais em espetáculos.
Pude concluir que apesar de alguns profissionais usarem o cinema e filmes como algo para passar o tempo, este artefato nos oferece muito mais!
0 notes
Link
Quem disse que podemos trabalhar com cinema somente na Educação Infantil ou nos anos iniciais?
“O projeto Cinema na Escola foi desenvolvido com a Modalidade de Ensino: Educação de Jovens e Adultos na Escola Municipal de Ensino Fundamental 1º de Maio, no Município de Flores da Cunha, Estado do Rio Grande do Sul. Foi idealizado como recursopedagógico para a inserção e alusão aos 140 anos da imigração italiana no Brasil, ampliando assim, as possibilidades de aprendizagem, reflexão, lazer e enriquecimento cultural na escola. Foi proposto um trabalho de mecanismo de interfaces com outras linguagens, dialogando com várias expressões: o teatro, a dança, a música e as artes visuais. Por intermédio da leitura e análise de imagens e de ferramentas utilizadas pelo cinema, o trabalho com essa linguagem, entre outros aspectos, contribui para o desenvolvimento da compreensão crítica do mundo e das novas tecnologias, tendo em vista os benefícios que a mesma propicia à formação do aluno. Atualmente, não se constitui uma perspectiva afirmativa em relação às propostas cinematográficas no ambiente escolar, mas ela tem grande potencial didático a ser explorado no ensino. A tecnologia tem se tornado um excelente recurso mediador, o qual favorece os processos de ensino-aprendizagem, contribuindo assim, para que o fazer pedagógico alcance seus objetivos e, dessa forma, avance no contexto da sociedade contemporânea. Este trabalho apresenta novas possibilidades educativas e formas de mediação desta prática cultural na escola, a partir de uma sequência didática. Essa prática pedagógica é dividida em etapas: apresentação do filme institucional da FENAVINDIMA 2015, história da chegada da imigração italiana no Rio Grande do Sul, estudo sobre a história do cinema a nível mundial, como produzir um filme, a criação de um filme amador, produção do roteiro pelos alunos, a filmagem no interior do Município de Flores da Cunha e a apresentação no Filó Italiano realizado pelos alunos e professores.”
Para ver o projeto na íntegra é só clicar no título e...
Boa leitura!
0 notes
Text
youtube
Para nos atentarmos mais sobre o que é o cinema, separamos alguns vídeos da youtuber Carol Moreira que relata a história dessa arte. Essa é a parte quatro, esperamos que gostem!
(Caso tenham perdido a parte três, cá estáhttps://www.youtube.com/watch?v=DN6xh0ElUDM)
0 notes
Text
youtube
Para nos atentarmos mais sobre o que é o cinema, separamos alguns vídeos da youtuber Carol Moreira que relata a história dessa arte. Essa é a parte três, esperamos que gostem! (Caso tenham perdido a parte dois, cá está https://www.youtube.com/watch?v=8KD5xbH50Jg)
0 notes
Text
youtube
Para nos atentarmos mais sobre o que é o cinema, separamos alguns vídeos da youtuber Carol Moreira que relata a história dessa arte. Essa é a parte dois, esperamos que gostem!
(Caso tenham perdido a parte um, cá está https://youtu.be/IxsF5C0IbHQ)
0 notes
Text
youtube
Para nos atentarmos mais sobre o que é o cinema, separamos alguns vídeos da youtuber Carol Moreira que relata a história dessa arte. Esperamos que gostem!
0 notes
Link
Uma dica de leitura para vocês, nesta pesquisa a autora Mônica Fantin aborda sobre as diversas possibilidades de trabalhar essa temática na sala de aula e, as formas de mediação desta prática cultural no ambiente escolar. É só clicar no título acima e...
Beijos e boa leitura!
0 notes
Text
Trabalhando filmes na sala de aula
“Sugere-se:
Antes da projeção:
- Assistir ao filme selecionado antes da experiência com os alunos, planejando sua abordagem numa determinada situação, prevista no seu plano de curso e/ou aulas, garantindo, porém, espaço para as manifestações criativas que o filme poderá provocar.
- Sensibilizar a classe sobre a importância da utilização de filmes no contexto do currículo escolar em ação, estabelecendo distinção entre a experiência na esfera privada (casa, cinema, clubes, etc.) e a experiência escolar, ressaltando que neste último caso a oportunidade de explorar aspectos da ciência e do pensamento pode trazer ganhos para cada um.
- Preparar o ambiente para a vivência da experiência com o filme: sala de aula, sala de vídeo, agendamento, equipamentos e a localização do DVD. Não descartar eventuais colaborações de alunos nesta tarefa.
- Criar alternativas para superar a dificuldade do tempo de aula com o tempo do filme, planejando, por exemplo, a atividade em parceria com outros colegas, o que poderá promover, principalmente, o diálogo interdisciplinar entre a linguagem cinematográfica e os conteúdos escolares.
- Explicitar claramente, no próprio plano de trabalho e junto com os alunos, os objetivos previstos para a utilização daquele filme, naquele momento do curso (2009, p. 38 - 9).
Durante a exibição:
- Na escola: a atividade com cinema tem um caráter curricular, consequentemente, político-pedagógico e cultural. O filme é meio/mídia para propiciar experiências ricas, criativas e críticas nos alunos. Não se trata de entretenimento puro, apesar de também ocorrer. A projeção está sob a regência do processo de ensino e aprendizagem de determinado conhecimento curricular, sabendo, porém, que os resultados podem surpreender já que a linguagem fílmica, assim com as demais linguagens artísticas, oferece possibilidades que fogem do previsível. Elementos como imagens, efeitos sonoros, enquadramentos e outros podem gerar sentidos e significados inesperados e por isso é importante ficar atento no sentido de captar essas possibilidades e potencializá-las (2009, p. 41).
Após a exibição do filme, sugere-se para o(s) docente(s):
- Conversar sobre as reações da classe em relação ao filme, pois é importante fazer uma leitura global deste e acolher todas e diferentes manifestações apresentadas pelos alunos: apreciações positivas, negativas, indiferentes, pertinentes e impertinentes. É importante que essa atividade seja feita em forma de debate, estimulando a maioria a expressar pensamentos, emoções, reflexões livremente. No entanto, não basta falar sobre as emoções que podem decorrer a partir de uma exibição de filmes. É preciso contemplá-las no processo educacional fazendo com que elas fluam por meio das discussões, do compartilhar experiências, emoções e sentimentos individuais e coletivos. É dando vazão a eles que cada sentimento vai encontrando o caminho para chegar ao seu lugar […].
- Propor atividades de desdobramentos previstas nos planos de aula (ou não previstas, pois a experiência com o filme pode despertar interesses que demandem alguns reajustes no plano), estimulando o desenvolvimento de múltiplas aprendizagens do tipo atividades de leitura, escrita, pesquisas, discussões, produções artísticas, etc. (2009, p. 42 e 4).”
- Josineide A. da Silva (2004)
0 notes
Quote
Pela análise, proposta por Napolitano para o uso de filmes em sala de aula, foi possível constatar que qualquer disciplina pode utilizar este tipo de arte como um instrumento didático-pedagógico; seja como texto gerador de debates como documento representativo de sua produção histórica pautado em valores e ideologias determinadas por um contexto social, seja, como um produto cultural, estético, de valorização da Arte. Deste modo, todo filme, seja um documentário ou uma ficção, é resultado de decisões e indagações contextuais de seus idealizadores; assim, é um objeto que resulta de uma produção cultural coletiva e, como tal é passível de observação e questionamentos.
Josineide A. da Silva (2004) Disponível em: https://www.uninter.com/intersaberes/index.php/revista/article/download/642/421
0 notes