juliatavaresuemg-blog
Ecologia, Saúde Ambiental e Sustentabilidade
16 posts
Portfólio feito para obtenção de créditos parciais para a disciplina.
Don't wanna be here? Send us removal request.
juliatavaresuemg-blog · 5 years ago
Text
Hoje encerro as atividades desse site. Gostaria de agradecer a professora Lucimar por todo o conhecimento passado durante as aulas, pelo carinho e paciência com a turma. Decidi fazer o portfólio por meio virtual pois tenho consciência sobre a poluição que os papéis causam a natureza. Obrigada pela oportunidade, até a próxima!
0 notes
juliatavaresuemg-blog · 5 years ago
Text
“Desde o início por ouro e prata
Olha quem morre, então veja você quem mata
Recebe o mérito, a farda que pratica o mal
Me ver pobre, preso ou morto já é cultural
Histórias, registros e escritos
Não é conto, nem fábula, lenda ou mito
Não foi sempre dito que preto não tem vez?
Então, olha o castelo e não foi você quem fez”
-Racionais
0 notes
juliatavaresuemg-blog · 5 years ago
Text
Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media
Dia da Consciência Negra - 20 de Novembro
0 notes
juliatavaresuemg-blog · 5 years ago
Text
Tumblr media Tumblr media Tumblr media
0 notes
juliatavaresuemg-blog · 5 years ago
Text
DSS provocam as iniquidades em saúde “Aspectos físicos-materiais”
Entendemos que, em relação a produção de saúde e de doença, a diferença entre as rendasatungen diretamente a saúde, pois há escassez de recursos e falta de infraestrutura adequada em relação aos serviços públicos e a comunidade. Temos como exemplo as escolas, transportes, serviços de saúde (que decorrem de decisões políticas), etc.
0 notes
juliatavaresuemg-blog · 5 years ago
Text
Tumblr media
“Destruir a natureza, extinguir a nossa raça
Antes eram árvores, hoje indústrias de fumaça
Água da represa, virou uma lama ácida
E a nova geração alienada na informática”
-Pirata das estrelas - Cacife Clandestino
0 notes
juliatavaresuemg-blog · 5 years ago
Text
Tumblr media
“É Brumadinho e Mariana na lama
Indecência por grana, aonde quem pensa apanha.”
-Deus é o diabo na terra do sol (Djonga & Filipe Ret)
0 notes
juliatavaresuemg-blog · 5 years ago
Text
BARRAGEM DE MARIANA - MINAS GERAIS
No dia 05 de novembro de 2015, a barragem de Fundão da mineradora Samarco, controlada pela Vale e pela BHP Billiton, rompeu-se, causando uma grande enxurrada de lama. A lama devastou o distrito de Bento Rodrigues, no município de Mariana, em Minas Gerais, destruindo casas e ocasionando a morte de 19 pessoas, incluindo moradores e funcionários da própria mineradora. Além das perdas humanas e materiais, a lama que escapou em razão do rompimento das barragens provocou um grave impacto ambiental.
→ Impactos ambientais
O rompimento da barragem do Fundão liberou o equivalente a 25 mil piscinas olímpicas de resíduos. A mistura, que era composta, segundo a Samarco, por óxido de ferro, água e muita lama, não era tóxica, mas capaz de provocar muitos danos. Inicialmente, pensou-se que a barragem de Santarém também havia sido afetada, no entanto, o que ocorreu foi a passagem dos rejeitos da outra (Fundão) por cima dessa barragem.
A liberação da lama provocou a pavimentação de uma grande área. Isso acontece porque a lama seca e forma uma espécie de cimento, onde nada cresce. Vale destacar, no entanto, que, em razão da grande quantidade de resíduos, a secagem completa do material poderá demorar anos. Enquanto isso, nada também poderá ser construído no local. Além disso, o material não contém matéria orgânica, sendo, portanto, infértil.
A enxurrada de lama atingiu o Rio Gualaxo – afluente do rio Carmo, que deságua no Rio Doce, que, por sua vez, segue em direção ao Oceano Atlântico, no Espírito Santo. O impacto mais perceptivo no ambiente aquático foi a morte de milhares de peixes, que sucumbiram em razão da falta de oxigênio na água e da obstrução de suas brânquias. Além da morte de peixes, micro-organismos e outros seres vivos também foram afetados, o que destruiu completamente a cadeia alimentar em alguns ambientes atingidos. Entretanto, não é somente a morte dos organismos vivos que afetou os rios da região, a quantidade de lama liberada provocou assoreamento, desvio de cursos de água e levou até mesmo ao soterramento de nascentes.
Muitos biólogos estimam que o rio Doce precisará, em média, de 10 anos para recuperar-se do terrível impacto. Outros pesquisadores, no entanto, afirmam que o impacto foi tão profundo que é impossível estimar um prazo para o restabelecimento do equilíbrio da Bacia.
Além de causar morte no interior dos rios, a lama provocou a morte de toda a vegetação próxima à região. Uma grande quantidade de mata ciliar foi completamente destruída. Os resíduos da mineração também afetaram o solo, causando sua desestruturação química e afetando o pH da terra. Essa alteração no solo dificulta o desenvolvimento de espécies que ali viviam, modificando completamente a vegetação local.
Como a lama afetou o rio Doce e seguiu em direção ao Espírito Santo, também houve impacto ambiental nos ecossistemas marinhos do litoral. Um dos principais impactos observados foi nos fitoplânctons e zooplânctons que vivem flutuando na água e constituem a base da cadeia alimentar.
→ População afetada
Além da grande quantidade de pessoas que perderam suas casas e outros bens materiais em Mariana, os sobreviventes enfrentaram dificuldades relativas, principalmente, à falta de água. Isso aconteceu porque grande parte das cidades atingidas dependia dos rios afetados para o abastecimento, que, após o acidente, apresentaram água imprópria para o consumo.
Não é apenas a população de Mariana que sofreu com as consequências do desastre, mas, sim, toda a população próxima ao rio Doce. Índios da tribo indígena Krenak, que possuem reserva cortada pelo rio, na época do acidente, relataram estar sem água para consumo, banho e limpeza de seus objetos, por exemplo. Não podemos nos esquecer também de todas as pessoas que retiravam do rio o sustento para as suas famílias.
→ Impactos do acidente de Mariana em números
De acordo com o Governo Federal, o acidente afetou:
→ 663 km de rios e córregos;
→ 1469 hectares de vegetação;
→ 207 das 251 edificações de Bento Rodrigues;
→ 600 famílias, as quais ficaram desabrigadas.
0 notes
juliatavaresuemg-blog · 5 years ago
Text
BARRAGEM DE MINÉRIO NA ITÁLIA
Segundo o relatório da ONU, publicado no ano passado, o evento mais trágico envolvendo barragens de minério nos últimos 34 anos foi em 1985, no norte da Itália. Na hora do almoço, 180 mil metros cúbicos de lama da barragem administrada pela Prealpi Mineraria varreram as cidades de Stava e Tesero, matando 267 pessoas, entre as quais famílias inteiras.
Tumblr media
Em Stava, um memorial com uma estátua de bronze foi erguido em homenagem às vítimas. A escultura retrata a cena dramática vista pelas equipes de resgates: dezenas de homens, mulheres e crianças foram encontrados mortos, envoltos em lama, com as mãos erguidas na frente do rosto, numa última tentativa de se proteger.
https://www.google.com.br/amp/s/www.bbc.com/portuguese/amp/brasil-47034499
0 notes
juliatavaresuemg-blog · 5 years ago
Photo
Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media
1 note · View note
juliatavaresuemg-blog · 5 years ago
Text
Tumblr media
No litoral Pernambucano já foram coletados mais de 257 toneladas da substância encontrada nos mares. Os moradores das áreas atingidas, pescadores e ativistas tem feito a maior parte da remoção.O governo do Estado tem se recusado a decretar estado de calamidade pública. Em Pernambuco, o óleo já atingiu as prais de São José da Coroa Grande, Carneiros, Maracaípe, Porto de Galinhas, Muro Alto, Suape, Xaréu, Itapuama, Paiva, Barra de Jangada e está chegando nas praias urbanas de Jaboatão dos Guararapes. A previsão é que até sexta-feira chegue em Recife e continue subindo para o litoral do norte do estado.
-23/10/2019
0 notes
juliatavaresuemg-blog · 5 years ago
Photo
Tumblr media Tumblr media
0 notes
juliatavaresuemg-blog · 5 years ago
Text
Feminismo
A nossa liberdade não pode ser baseada na subordinação de outra pessoa.
o Feminismo surgiu no século XIX e se desenvolveu como um movimento social, filosófico e político. Caracteriza-se pela luta pela igualdade de gêneros, e consequentemente pela luta pelos direitos das mulheres, como, por exemplo, a igualdade de salários. É uma luta necessária, para que possamos fazer, realmente, parte desta sociedade e deixar os esteriótipos e preconceitos para trás, para que vivamos numa sociedade mais igualitária e respeitosa.
0 notes
juliatavaresuemg-blog · 5 years ago
Photo
Tumblr media Tumblr media Tumblr media
Lapinha da Serra
0 notes
juliatavaresuemg-blog · 5 years ago
Text
Lapinha da Serra...
Um distrito deslumbrante que reserva aos seus turistas as mais encantadoras e aprazíveis paisagens de Minas Gerais. Situada ao sopé do Pico da Lapinha (segundo ponto mais alto da Serra do Cipó, com 1687 metros de altitude), o pacato vilarejo faz parte da Área de Preservação Ambiental Morro da Pedreira e fica a 143 km de Belo Horizonte. Chamada de Lapinha de Belém por antigos moradores, Lapinha da Serra possui uma média de 300 habitantes que vivem da subsistência, agricultura e do turismo. Com inúmeras belezas naturais, o distrito atrai visitantes em busca de sossego e também de aventura. O vilarejo possui lagos, cachoeiras, grutas, rios, picos e sítios arqueológicos que são propícios tanto à paz da contemplação, quanto à adrenalina dos esportes radicais. A cultura local é bem marcada por festejos religiosos como o Dia de São Sebastião, padroeiro da cidade e a Festa de Nossa Senhora Aparecida, entre outros. Muito tradicional no distrito, o Batuque é uma manifestação realizada semanalmente pelos moradores e apresenta dança, palmas e tambor, quando desempenhada por negros, e o toque do pandeiro e da viola quando cumprida por brancos.
Fonte: http://www.institutoestradareal.com.br/cidades/lapinha-da-serra/190
0 notes
juliatavaresuemg-blog · 5 years ago
Photo
Tumblr media
“O ser humano em resumo é o câncer do planeta A sociedade é doentia e julga a cor, a careta Deus escreve planos de paz, mas também nos dá a caneta.”
- César MC 
4 notes · View notes