Tumgik
jorgegamapsi · 8 months
Text
Deleuze escreveu em um pequeno livro sobre Chatelet que a psicologia é uma política e que é um ato político absolutamente necessário estabelecer uma relação consigo mesmo. E que portanto a psicologia seria esse caminho de estabelecer uma relação consigo que é eminentemente política - ele entende que o si mesmo é vários.
Fritz Perls escreveu que o auto-apoio é fundamental de se desenvolver e, nesse percurso, nessa jornada, no desenvolvimento dessa cartografia de si, nesse processo de relação consigo mesmo, você precisa estabelecer uma relação e dialogar consigo mesmo. Por exemplo: eventualmente você, um adulto, precisa acolher aquela criança sofrida, machucada, traumatizada que você foi. Aquela criança que você foi e que ainda está aí. Você precisa ouvir aquilo que vocês dois entendem como necessário de ser dito. E você, adulto, pode acolher ela; pode, no fim das contas, estabelecer-se como o apoio daquela criar desamparada. Em outras palavras, você apoiar a criança que você foi e que ainda está aí, aquela que precisa de acolhimento, de uma palavra amiga, de um abraço.
Nós somos vários, inclusive aquela criança que nós fomos e ainda está desamparada, magoada, machucada, traumatizada.
A política é nada mais do que o que se passa entre vários.
A psicologia é uma politica, porque estabelece-se uma relação consigo. E esse eu é muitas vezes vivido como um outro-em-si.
Tanto Deleuze quanto Perls se encontram nesses momentos e desenvolvem uma compreensão acerca de nossa condição existencial.
Este é só um comentário rápido.
0 notes
jorgegamapsi · 8 months
Text
Olá. Bom dia, boa tarde, boa noite, boa madrugada.
Sempre usei o Tumblr, então achei que seria bom pra mim resgatar esse uso e continuar a fazer daqui uma página profissional.
Você provavelmente precisa de um profissional de psicologia pra chamar de seu psicoterapeuta, não é? Pois bem. Estou por aqui. Pode mandar mensagem nessa conta, lá pelo Instagram ou pelo TikTok: a arroba é essa mesmo, @jorgegamapsi. Respondo assim que der.
Atualizei os valores pra 2024, mas quem responder isso aqui, vai fazer psicoterapia pelos valores de 2023.
Um abração pra você.
0 notes
jorgegamapsi · 12 years
Photo
Tumblr media
[pequenas férias, retornamos em janeiro!]
5 notes · View notes
jorgegamapsi · 12 years
Photo
Tumblr media
Olhar a mesma cena por outra perspectiva, tal qual os impressionistas, pode modificar a compreensão que se tem do objeto. Imagem: Monet.
10 notes · View notes
jorgegamapsi · 12 years
Quote
O pintor deseja que o olhar do espectador não seja demasiado exato, demasiado aguçado, obriga-o a recuar a uma certa distância para contemplar de lá sua obra; ele é forçado a pressupor um afastamento perfeitamente determinado do observador em relação ao quadro; deve até admitir em seu espectador um grau igualmente determinado de agudez visual; nesses pontos ele não pode hesitar. Quem quiser, pois, idealizar sua vida, não deve querer vê-la com demasiada exatidão e deve sempre fazer recuar seu olhar para uma certa distância.
Nietzsche
0 notes
jorgegamapsi · 12 years
Quote
As coisas não têm significação: têm existência.
Fernando Pessoa
12 notes · View notes
jorgegamapsi · 12 years
Photo
Tumblr media
Ao acordar de uma cena de queda, uma pergunta possível, se pudéssemos continuar aquele sonho, seria: "caíamos de onde e para onde?".
9 notes · View notes
jorgegamapsi · 12 years
Quote
As palavras enganam, mentem, são equívocas, mas a maneira de falar, nunca.
Jorge Ponciano Ribeiro
5 notes · View notes
jorgegamapsi · 12 years
Quote
Ela se irritava com aquela maneira de reduzir tudo a palavras. As violetas era as pálpebras de Juno; as anêmonas eram esposas invioladas. Constance detestava essas frases que sempre se interpunham entre ela e a vida. As palavras, sim, eram as violadoras de tudo, essas frases feitas que sugavam a seiva das coisas vivas.
David Herbert Lawrence
0 notes
jorgegamapsi · 12 years
Quote
As palavras têm um papel, mas elas precisam estar muito vivas nas realidades presentes.
Wilson Van Dusen
0 notes
jorgegamapsi · 12 years
Quote
Quem vê pouco, vê sempre muito pouco; quem ouve mal, ouve sempre alguma coisa a mais.
Nietzsche
8 notes · View notes
jorgegamapsi · 12 years
Conversation
O amante de Lady Chatterley, David Herbert Lawrence.
- Você e sua mulher?
- Sim. Essa fotografia foi tirada antes do casamento, quando eu tinha 21 anos.
- Gosta desse retrato? - perguntou Constance.
- Se gosto? Não, nunca gostei disso. Ela é quem o quis.
- Se não gosta, por que o conserva aqui? Talvez sua mulher desejasse tê-lo consigo.
- Ela levou num caminhão tudo o que valia a pena, mas deixou isso.
- Então por que o conserva? Alguma razão sentimental?
- Não. Nem olho para isso nunca. Aí foi posto quando vim para esta casa, aí ficou.
- Por que não o queima?
- Não seria má ideia.
0 notes
jorgegamapsi · 12 years
Quote
Você me diz: "Reencontro emoções passadas, algumas boas, outras já empoeiradas, situações que já aconteceram há anos e que ficaram naquele porto isolado".
Jean Clark Juliano
2 notes · View notes
jorgegamapsi · 12 years
Quote
O homem é uma totalidade de pensamentos, de sentimentos, de percepções, de sensações através dos quais o corpo atinge sua plena capacidade de se expressar e de se autorrevelar.
Jorge Ponciano Ribeiro
2 notes · View notes
jorgegamapsi · 12 years
Quote
Como falta de tempo para pensar e ter sossego no pensar, não se estuda mais as opiniões divergentes: contenta-se em odiá-las. Em virtude da enorme aceleração da vida, o espírito e o olhar estão acostumados a ver e a julgar parcial ou erradamente e todos se assemelham aos viajantes que tomam conhecimento de uma região e de um povo, sem sair do trem.
Nietzsche
2 notes · View notes
jorgegamapsi · 12 years
Quote
O grande segredo é a troca, que nos enriquece, mantendo assim a roda da vida em movimento.
Jean Clark Juliano
4 notes · View notes
jorgegamapsi · 12 years
Quote
O que é, de fato, a amizade senão uma proximidade tal que dela não é possível fazer nem uma representação nem um conceito? Reconhecer alguém como amigo significa não poder reconhecê-lo como "algo". Não se pode dizer "amigo" como se diz "branco, "italiano", "quente" - a amizade não é uma propriedade ou uma qualidade de um sujeito.
Giorgio Agamben
4 notes · View notes