Tumgik
evolutionofead · 2 years
Text
PLAYING AND LEARNING: METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA ATRAVÉS DA GAMIFICAÇÃO
Olá! Me chamo Jacilene Martins e sou Licenciada em Letras – Língua Inglesa – pelo Centro Universitário do Norte, pós-graduada em Ensino de Inglês e Literatura Inglesa Norte-Americana pelo Centro Universitário Claretiano, Mestra em Ciencias da Educação pela Univerdad De La Integración De Las Américas – UNIDA - PY. Possui experiência profissional como professora de Língua Inglesa no Ensino Fundamental II, Ensino médio e Ensino Superior.
A escolha de trabalhar com a gamificação no processo de ensino-aprendizagem da Língua Inglesa se apresenta como uma forma eficiente e acessível para ser utilizada em sala de aula. Isso em razão de que os jogos necessitam de interatividade, dinamismo e criatividade, características das metodologias ativas, que estimulam o interesse dos estudantes a participarem ativamente no processo de aprendizagem. Este trabalho apresenta ferramentas importantes para assimilação da língua inglesa. Neste sentido, serão utilizados os conceitos de Brenelli (1996) que abordam sobre jogos educacionais elaborados para alegrar os alunos e potencializar a aprendizagem de conceitos, conteúdos e habilidades que podem ser adquiridas por meio da gamificação.
Por conseguinte, com este projeto serão possíveis o envolvimento e a contribuição para a melhoria da aprendizagem dos conteúdos de Língua Inglesa, uma vez que, as aulas da disciplina, com a utilização das metodologias ativas por meio da gamificação, poderão se tornar mais dinâmicas, interativas e participativas, motivando os alunos a aprenderem cada vez mais com essa metodologia.
Móran (2015), diz que “as metodologias ativas são pontos de partida para avançar para processos mais avançados de reflexão, de integração cognitiva, de generalização, de reelaboração de novas práticas”, contribuindo no processo de ensino-aprendizagem da Língua Inglesa, como uma ferramenta metodológica importante no desenvolvimento da capacidade de assimilação, que muitas das vezes é restrita à gramática com que tal idioma normalmente é ensinado. De acordo com Freire (1996, p. 22), “ensinar não é transmitir conhecimentos, mas criar possibilidades para a sua produção ou a sua construção como também, quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender”.
4 notes · View notes
evolutionofead · 2 years
Text
Agente de Informação turísticas
Olá a todos! Me chamo Hely Brasil, sou formado no curso de Mestrado pela UNIVERSITÉ LIBRE DES SCIENES DE L'HOMME DE PARIS, curso de Pós Graduação em História pela Faculdade de Educação Santa Terezinha, Licenciado no curso Especial de Formação de Docentes em Licenciatura Plena em Sociologia pela Faculdade de Educação Santa Terezinha - MA Licenciado no curso Especial de Formação de Docentes em Licenciatura Plena em História pela Faculdade de Educação Santa Terezinha - MA, Bacharel em Teologia pelo Instituto Superior de Teologia Aplicada - INTA - Sobral, Iniciou suas atividades docentes em 2002, atuando como Professor de ensino Fundamental I e II ( Educação de Jovens e Adultos )
Compartilho com vocês uma pesquisa de campo que foi realizada na Aldeia Correnteza Mura. Essa pesquisa está relacionada ao curso de Agente de Informação turísticas, onde eu sou instrutor pelo CETAM.
2 notes · View notes
evolutionofead · 2 years
Text
Evolução da Ead
Olá! Me chamo Célia Ribeiro da Silva; sou formada em Gestão de Recursos Humanos; atualmente estou cursando Pós-graduação em Tecnologias Educacionais para Docência em Ensino Profissionalizantes e Tecnológicos.
A décadas as Tecnologias da Informação e comunicação vêm evoluindo de forma muito acelerada e conquistando cada vez mais espaço nos ambientes escolares.
Com a Pandemia do Covid-19 ouve uma aceleração na implantação de novas técnicas pedagógicas alinhada as TICs devido ao isolamento social o conhecimento pudece chegar até os alunos. Neste contexto ouve a necessidade de implantação de um novo método de ensino conhecido como Ensino Remoto.
Nesta utilizar vários recursos digitais que auxiliam tanto o docente quanto o Discente no processo de ensino aprendizagem permitindo maior inclusão social, pois é possível conciliar trabalho, escola, família, lazer e vida social.
Segue alguns recursos tecnológicos:
WhatsApp; Google Meet; Google Classroo; Telegran;
Com toda essa reviravolta surgiu uma estrema necessidade de todo o corpo docente qualificar-se para que possam usar as Tics como aliadas no processo de ensino e tornar mais dinâmico e criativo.
Entretanto, poucas são as práticas que encontramos escritas cujo uso das tecnologias seja aproveitado de forma inovadora e criativa para a produção do conhecimento e a interação entre a metodologia de Ensino é possível professor e os estudantes nos cursos presenciais da Educação Profissional e Tecnológica (EPT).
2 notes · View notes
evolutionofead · 2 years
Text
A MATEMÁTICA, O PROFESSOR DE MATEMÁTICA E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: UMA RELAÇÃO DE POTENCIALIDADES
O artigo em tela possui como objetivo demonstrar os poderes conferidos ao ser humano através da matemática e do seu devido ensino em âmbito educacional, e, por consequência, do seu impacto no meio profissional, a saber: capacidade apurada de concentração, enfrentamento de situações-problema e refinado raciocínio lógico dedutivo. O estudo realizado estabeleceu-se por meio de pesquisas bibliográficas com natureza qualitativa, via método dialético de investigação. Desse modo, buscou-se apresentar a necessidade do uso adequado e intenso das premissas científicas (lógica e matemática) nas jornadas de ensino e aprendizagem profissional e tecnológica. Nessa perspectiva, constatamos que a implicação derradeira destas vias intelectuais é uma verdadeira e necessária/suficiente revolução tecnológica promovida pela educação profissional.
file:///C:/Users/ThinkPad14/Downloads/A%20MATEM%C3%81TICA,%20O%20PROFESSOR%20DE%20MATEM%C3%81TICA%20EPT.pdf
Prof Alzimiro Vieira Monteiro
Licenciado em Matematica
Pós Graduado: Em metodologia no ensino da matemática
3 notes · View notes