"A vida é sobre os encontros, apesar dos desencontros."
Don't wanna be here? Send us removal request.
Text
16 notes
·
View notes
Text
3K notes
·
View notes
Text
O AGORA QUE SOU
Nessa altura da vida, me obrigo a refletir sobre o agora ser exatamente a estrada que me levará para onde devo seguir. Ele é o chão que me falta percorrer. A possibilidade. O caminho.
Ele está forjando meu novo eu. Também está me proporcionando as lembranças que vou guardar comigo, moldando os vínculos que quero e preciso ter, além de permitir através da experiência o meu amadurecimento.
O agora é abrigo. Quem desejo me tornar se refugia nele, nada mais intrigante do que aventurar-me e descobrir quem ele me permite ser.
FMA
0 notes
Text
UM DIA A GENTE APRENDE
Depois de algum tempo você aprende a diferença, a sutil diferença, entre dar a mão e acorrentar uma alma.
E você aprende que amar não significa apoiar-se, que companhia nem sempre significa segurança, e começa a aprender que beijos não são contratos, e que presentes não são promessas.
Começa a aceitar suas derrotas com a cabeça erguida e olhos adiante, com a graça de um adulto e não com a tristeza de uma criança; aprende a construir todas as suas estradas no hoje, porque o terreno do amanhã é incerto demais para os planos, e o futuro tem o costume de cair em meio ao vão.
Depois de um tempo você aprende que o sol queima se ficar exposto por muito tempo, e aprende que não importa o quanto você se importe, algumas pessoas simplesmente não se importam... aceita que não importa quão boa seja uma pessoa, ela vai feri-lo de vez em quando e você precisa perdoá-la por isso.
Aprende que falar pode aliviar dores emocionais, e descobre que se leva anos para se construir confiança e apenas segundos para destruí-la, e que você pode fazer coisas em um instante, das quais se arrependerá pelo resto da vida; aprende que verdadeiras amizades continuam a crescer mesmo a longas distâncias, e o que importa não é o que você tem na vida, mas quem você tem na vida, e que bons amigos são a família que nos permitiram escolher.
Aprende que não temos que mudar de amigos se compreendemos que eles mudam; percebe que seu melhor amigo e você podem fazer qualquer coisa, ou nada, e terem bons momentos juntos.
Descobre que as pessoas com quem você mais se importa na vida são tomadas de você muito depressa, por isso sempre devemos deixar as pessoas que amamos com palavras amorosas; pode ser a última vez que as vejamos.
Aprende que as circunstâncias e os ambientes tem influência sobre nós, mas nós somos responsáveis por nós mesmos.
Começa a aprender que não se deve compará-los com os outros, mas com o melhor que pode ser.
Descobre que se leva muito tempo para se tornar a pessoa que quer ser, e que o tempo é curto.
Aprende que não importa onde já chegou, mas onde se está indo, mas se você não sabe para onde está indo qualquer lugar serve.
Aprende que ou você controla seus atos ou eles o controlarão, e que ser flexível não significa ser fraco ou não ter personalidade, pois não importa quão delicada e frágil seja uma situação, sempre existem dois lados.
Aprende que heróis são pessoas que fizeram o que era necessário fazer, enfrentando as consequências. Aprende que paciência requer muita prática.
Descobre que algumas vezes a pessoa que você espera que o chute quando você cai é uma das poucas que o ajudam a levantar-se; aprende que maturidade tem mais a ver com os tipos de experiência que se teve e o que você aprendeu com elas do que com quantos aniversários você celebrou; aprende que há mais dos seus pais em você do que você supunha; aprende que nunca se deve dizer a uma criança que sonhos são bobagens; poucas coisas são tão humilhantes... e seria uma tragédia se ela acreditasse nisso.
Aprende que quando se está com raiva se tem o direito de estar com raiva, mas isso não te dá o direito de ser cruel.
Descobre que só porque alguém não o ama do jeito que você quer que ame não significa que esse alguém não o ama com tudo o que pode, pois existem pessoas que nos amam, mas simplesmente não sabem como demonstrar ou viver isso. Aprende que nem sempre é suficiente ser perdoado por alguém; algumas vezes você tem que aprender a perdoar-se a si mesmo.
Aprende que com a mesma severidade com que julga, você será em algum momento condenado.
Aprende que não importa em quantos pedaços seu coração foi partido, o mundo não para para que você o conserte.
Aprende que o tempo não é algo que possa voltar para trás, portanto, plante seu jardim e decore sua alma ao invés de esperar que alguém lhe traga flores, e você aprende que realmente pode suportar... que realmente é forte e que pode ir muito mais longe depois de pensar que não se pode mais.
Descobre que realmente a vida tem valor e que você tem valor diante da vida! Nossas dúvidas são traidoras e nos fazem perder o bem que poderíamos conquistar, se não fosse o medo de tentar.
Veronica Shoffstall
1 note
·
View note
Text
"Não pode deixar as coisas ruins que aconteceram com você te pararem. Se você deixar, a culpa é só sua."
As pequenas coisas da vida
0 notes
Text
"Quero tanta coisa pra você, mas você não vai conquistar nada se você mesma não quiser."
As pequenas coisas da vida.
0 notes
Text
SUPERFÍCIE
"...E se imaginássemos um Deus diferente? E percebêssemos que Deus não está na resposta das nossas orações, mas, sim, nas pessoas que oram por nós? E se, juntas, essas pessoas formam um bote salva-vidas? Que aguentará o seu peso e te manterá na superfície pelo amor que as pessoas te deram quando você mais precisou?
E se permitisse que seu Deus exista nas simples palavras de compaixão que os outros te dão?
E se nos seus piores momentos, em meio aos seus maiores medos e suas maiores perdas você visse o milagre que existe ali?"
Atenciosamente, Docura.
(Texto extraído da série: as pequenas coisas da vida)
0 notes
Text
NAVIO FANTASMA
Todas as vidas têm um navio irmão. Um navio que segue o caminho que poderíamos ter tomado.
Nesse navio está a pessoa que nós deveríamos ser se tivéssemos tomado esse caminho paralelo. E essa pessoa vive uma vida paralela diferente da que você vive agora. Então a pergunta é: quem você pretende ser?
Você acredita que poderia ser feliz em qualquer cenário. Tendo filhos ou não. E você escreveu para ter clareza, mas isso não vai existir. Pelo menos por enquanto. Vai ter apenas a escolha que você tomar e a certeza que qualquer escolha vai gerar alguma perda.
Então pegue um papel e uma caneta e faça uma lista. Escreva tudo que sabe sobre sua vida real e tudo que imagina sobre seu futuro, e então veja as duas listas. Uma é a vida que você vai ter e a outra é a vida-irmã que não vai ter e cabe a você decidir o que fazer.
Tem coisas que eu não sabia até me tornar mãe e certas coisas que eu nunca vou saber porque me tornei mãe. Quem eu seria sem a minha filha nesses últimos 16 anos? Quem eu teria conhecido se tivesse viajado aos confins do planeta? E aonde isso teria me levado?
Só sei que a clareza que eu desejava ter aconteceu quando segurei a minha filha nos braços. E naquele momento, uma vida acabou e outra começou.
Nunca vou conhecer a vida que não escolhi. E nem você. Sobre essa vida-irmã, só saberemos que ela foi importante e linda, mas não foi a nossa. Ela era o navio fantasma que não nos levou. Não a nada a se fazer, a não ser acenar para ele do cais.
Com amor, Doçura.
(Trecho extraído da série: As pequenas coisas da vida)
0 notes
Text
ESTRADA, NOVO E FIM
Há uma bagagem pesada e não sei como ela chegou até aqui. A impressão é que o cronômetro está ligado para definirmos como será nossa vida inteira. Eu pensei que não deixaria me afetar com toda essa bobagem, mas cá estou eu, sem saber o que fazer com a bagagem que adquiri, observando esse 'time' que eu mesma não programei.
A vida é confusão.
A sociedade se nutre com a imagem e urgência que impõe em cada possibilidade que oferece. Tudo está acontecendo ao mesmo tempo, de tal forma que é difícil adquirir discernimento sobre o que de fato é necessário, e nesse impasse é passível de se perder.
Queremos coisas ao longo da vida. Do "ser" ao "ter", às vezes sem medir esforços. Conforme o tempo vai passando, a maturidade nos impulsiona ao cerne dos "por quês", configurando-se a tríade que nos aproxima de nossa essência, que nos faz sentir vivos e conscientes de nossas próprias escolhas. É também com ela que percebemos o quão tênue pode ser fazer a rota inversa.
O querer é soberano. É a estrada que nos leva a nós mesmos, todos os dias. Desconfio que tememos admitir isso, seja por não crer nas possibilidades ou por temor de adquiri-las, ou medo de descobrir quem de fato nos tornamos. Resistimos ao querer com todas as forças, não permitindo que ele chegue à superfície, até nos dar conta que percorremos uma longa estrada que não era a nossa.
A escolha de escolher.
No caos da vida, descobrir o que se quer é dadiva. Saber o que não gosta, recomeço. Sonhar se torna chão e acreditar, o estímulo para se caminhar. Uma caminhada que saiu do emaranhado de quem nós somos.
Essa estrada guiada por nosso desejo tem a ver com capacidade de escolher, visão e fé. Princípios de um começo longe da zona de segurança, em direção ao futuro imaginado do qual se vale a pena lutar. Ironicamente, sua continuidade é uma tempestade de questionamentos sobre as próprias decisões. O desconhecido.
Viver é correr riscos.
Caminhar é ter perdas, ganhos e aprendizados diários. É deserto. Certeza do porquê começamos e dúvida de onde iremos chegar.
Um passo por vez, um dia por vez, um coração desejoso de uma vida sem arrependimentos.
Continuemos. Precisamos saber o que acontece no fim.
F.M.A
youtube
1 note
·
View note
Text
A CHAVE
Deixo aqui minha singela saudação à vida.
A vida é um palco de imprevisibilidade.
É tinta atirada ao papel, se revela individual, ainda que integrada, configurando-se complemento, único movimento.
Eu que sempre precisei de respostas, sorri para as interrogações.
Refleti sobre a importância da nossa união. Nosso caminho, uma construção.
Somos somas. Lembranças. Ressentimento também.
É difícil discernir nesse emaranhado de emoções.
Podemos abrir ou fechar a porta. A chave está em nossas mãos.
FMA
5 notes
·
View notes
Text
FO POSITIVO
Você me confidenciou sonhos. Suas palavras eram transporte para os sentimentos bons. A soma de nossas risadas se metamorfoseava em confissões, meu amigo querido, transcrevemos nossos corações.
Agora a trilha planejada será chamada saudade. Você não conhecerá a canção de celebração. Não deu tempo de te dizer, muito menos de me despedir. Obrigada pela fé enorme que depositou em mim.
Você levou grande parte da bondade do mundo, a que carregava dentro de si. Seu brilho ainda repousa onde meus olhos alcançam. Quantas orações eu fiz porta voz da esperança!
Você lídimo e determinado inverteu a lógica de tudo: transformou a doença em cura, incredulidade em saudade, banalizou o egocentrismo. Vi Deus respondendo as minhas orações através do seu sorriso.
Verdadeiro, feliz e forte esse era você. Agora você é saudade, que privilégio nos ter.
Repouse, descanse tranquilo, sua missão cumpriu.
FO positivo, o câncer nunca te definiu.
F.M.A.
1 note
·
View note
Photo
DESARRANJO
Ela observava a estrada longa a ser percorrida e embora quisesse continuar sua força se esvaia de si.
Ela se sentou ali na beira da estrada e deixou a tristeza por tanto tempo oculta a consumir
De tal forma que não se achava mais, não cabia mais dentro de si.
Ali, no meio do trajeto, olhando a dor que a dilacerava
Refletiu sobre sua chegada e também sua proporção.
Se lembrava daqueles que estavam a seu lado para segurar em sua mão, os mesmos que proferiam palavras terebrantes e alimentavam o monstro incessante que havia dentro de si
Ela sorria circundando a situação, conhecia a sua lesão e a escala de dor que aplicava.
O monstro interior se alegrava, e se intitulava como insegurança
Crescia nas palavras dos outros, que se tornavam reais mesmo sem existir coesão
Mesmo quando a realidade desarranjava a ilusão.
Ela era uma menina esperta, olhou para os pés calejados e sem forças e proferia em voz alta que eles alcançariam a chegada, mesmo sem acreditar.
Saudou virtuosamente o monstro que não era invencível ao se afastar
E em uma despedida não planejada decidiu se encontrar.
No caminho descobriu que as palavras não eram verdades se não fossem abrigadas
E o que os outros pensavam a seu respeito, não era o que a designava
Dando-se uma segunda chance escolheu recomeçar
Com esse passo redescobriu sua fé, identidade, essência, quem é
E o abstrato da levianidade começou a se dissipar.
Um pouco adiante dessa estrada, no meio dessa jornada, se espantou na figura conhecida por ela a esperar.
Era Jesus, o mesmo de sempre, em seu semblante um sorriso evidente e com bastante saudade da menina que escolheu ser ausente.
Apertando bem forte Sua mão ela enfim compreendeu: Não se tratava do caminho, dos outros, muito menos dela, apenas do seu Deus.
F.M
0 notes
Photo
BATALHA
A sua história é construída por você. Não se trata de mais ninguém. O que você quer fazer amanhã, quem quer ser amanhã? E hoje, e agora? São essas questões que norteiam suas reações diante da vida, sua opinião, suas frustrações e construções através do conhecimento que a você tem sido ofertado.
Temos que aprender a lutar conosco mesmo e amadurecer com cada guerra vencida em nosso interior. Não perder mais tempo e não nos subestimar. A luta é interna, então não podemos olhar para quem está guerreando consigo mesmo ao nosso lado. Não se compare. As batalhas são diferentes e você está perdendo a sua por se distrair. Pode observar a motivação ao lado sim, mas conheça a sua. Pode conhecer uma ausência existente em si, mas enalteça aquilo que só você tem também. Aquilo que é somente seu. É esse tipo de coisas que faz você avançar e vencer sua batalha! Quando percebemos que queremos estar aqui e agora, com nossa família no final de semana, mesmo sabendo que para isso teremos que renunciar todo o restante de tarefas que precisamos cumprir. Quando descobrimos quem somos, o que queremos e o que realmente é importante para gente, nos conhecemos verdadeiramente e isso é uma dádiva para poucos.
Descubra qual profissão quer seguir. Aquela que deixa seu coração feliz com o que faz. Na maioria das vezes é o lugar onde passará mais tempo do que em sua própria casa, e você precisa se alegrar de estar aonde deveria estar. Vestibular, graduação, pós-graduação, mestrado, doutorado são coisas importantes, nos dão um conhecimento específico que se bem desenvolvido e aplicado na prática transforma vidas. Isso é honroso. Mas não é o único caminho, não precisa ser o seu ao menos que realmente queira. Trabalhe sua mente. O que quer fazer? Escolha o melhor caminho que te levará a linha de chegada de seu objetivo. Seja dono de sua própria história. Realize seus sonhos.
Descubra com quem você quer se casar, mesmo sabendo de todos os obstáculos que precisará ultrapassar. Alguém que você olhe nos olhos e veja seu futuro. Alguém que sonhe sonhos diferentes, mas que também sonhe em realizar os seus. Alguém que se lapidará junto com você. Dois que se transformarão em um.
Tudo nessa vida são escolhas, renúncias e aprendizados.
O tempo está passando e o que você está vendo no reflexo do espelho? Você já está vivendo o futuro. Você é uma inspiração! E sua vida é uma longa jornada. Se orgulhe de suas escolhas e lembre-se que seus amigos, sua família vai estar por perto sempre que precisar. Esteja perto também.
Escolha sua rota, construa sua estrada e chegue na linha de chegada. Ela é única para cada um. Se equipare bem, aprenda a lutar suas batalhas. Vença sempre que puder e lembre-se de ser uma versão melhor sua a cada dia.
F.M.
0 notes
Photo
Plantação
O único problema é que não conseguimos explorar nossa imensidão. Somos uma imensidão de sonhos, de desejos, de ações. Olhamos tanto para o futuro, nos dedicamos tanto à nossa plantação para colher algo bom lá na frente, que esquecemos simplesmente de observa-la crescer. Aí está nosso grande erro. Temos famílias incríveis cobertas de imperfeições. E é o que as tornam incríveis, suas falhas. Pois é através do erro e da adaptação, que há uma franca busca de melhorias com alguns acertos como consequência. Temos amigos incríveis também. Aqueles que estão ali do nosso lado na nossa luta diária, sempre nos fazendo sorrir, e também nos indicando os erros sem medo de nos magoar, ciente que assim nos ajudarão a fazer o certo. Sempre nos trarão lembranças esmagadoras capazes de exemplificar o que a felicidade e as lembranças são capazes de fazer em segundos. Temos amigos que nos mostram todos os dias que a amizade é uma mistura de amor com altruísmo. É uma pena não observarmos rotineiramente essa parte de nossa plantação. Temos nossa própria imensidão. Essa é a parte basal do texto, da vida. Essa é a terra da nossa plantação. Somos uma mistura instável de emoções que variam em frações de segundos. Somos ação, somos sonhos, somos realidade, somos medo, desejo, sabedoria, insegurança, coragem, choro, sorriso, amor, compaixão, frieza, indecisão e conseguimos ser tudo isso ao mesmo tempo. Tempo. Tempo é o fator determinante dessa plantação. O tempo é a água que dá nutrientes para essa plantação disparar no crescimento. Temos um presente que somente um Deus tão incrível e perfeito poderia nos dar por amor e diariamente: Um dia, vinte e quatro horas. Somos totalmente responsáveis por sua administração e é ai que falhamos na nossa plantação. Não conseguimos distribuir bem essa água e fica essa loucura. A plantação cresce, mas desproporcionalmente. Damos mais importância a algumas coisas que julgamos ser necessárias em nossos dias e esquecemos de outras que por ser tão simples que acabam passando despercebidas. Acabam não recebendo sua água. E isso vai acontecendo todos os dias até que chega um momento que acredito ser o tal “futuro” que você vê sua plantação em época de colheita e você colhe frutos bons, mas percebe às áreas de sua plantação que não foram regadas corretamente e que sofreram agressão. Pode ser aquele seu melhor amigo que seguiu sua vida, longe de você e que você ama como sempre amou, mas não tem mais o mesmo grau de intimidade que já teve um dia, e isso dói em você. Faltou irrigação; Há também pessoas que você perde ao longo do seu percurso, e que você percebe que não deu atenção, não disse tudo que poderia ter dito, não fez o que tinha vontade e agora simplesmente é tarde demais, essa pessoa já se foi. Não há retornos nesse presente chamado dia. Faltou irrigação também; Há também aquele lugar que você sempre quis conhecer e que sua rotina maluca foi impedido ao longo de seus dias, e agora sua rotina, seus frutos impedem que você possa conhecer, talvez até mesmo o momento, a companhia não faz mais sentido, pois o momento de você ir lá passou. Faltou irrigação; Há também seus pequenos sonhos que foram sufocados por seu suor diário de conquistar “AQUILO” ser “ALGUÉM” e talvez olhando de seu “futuro” para trás, não tem como viver ele mais. Faltou irrigação. O tempo passa, e devemos perceber agora que a simplicidade é a chave da felicidade e tem que ser buscada a cada dia. Quando encontrada tem que haver comemoraç��o! Se prenda aquela gargalhada boa que você deu com seu amigo; Sorria quando ficar chateado quando seu amigo te mostrar onde você errou, ele te ama; Aprenda: Aquela discussão que teve com seus pais foi porque eles sempre quiseram o seu melhor. Eles investiram tudo que tinham para te ver feliz, e sempre acreditaram no seu potencial, eles ainda investem nisso a todo custo, pois sua felicidade para eles é mais importante que seu chateamento temporário; Se prenda a abraços e grite “eu te amo” quando quiser gritar; Ligue para alguém que você não vê a uns dois, cinco, dez anos, diz que está com saudades. Surpreenda-se. Vá algum lugar sem destino; Aproveite as companhias; Tire fotos; Respire fundo e bloqueie a raiva; Quando sua barriga estiver doendo e suas lágrimas caindo no meio da sua gargalhada, faça doer mais, não deixe essa felicidade momentânea passar; Peça desculpa a seus pais no fim de todas as discussões e diga o quanto os ama e o quanto dói em você imaginar um dia sem eles; Faça valer; Afaste-se de quem está te fazendo andar em círculos; Cante sua música preferida bem alto quando ninguém estiver olhando; Acorde cedo contente, você está acordando mais um dia. Deus te presenteou com mais 24 horas! Ore mais, leia mais a bíblia. Apaixone-se pela forma como Deus te ama de forma imutável. Sua graça e misericórdia na sua vida; Observe sua plantação, quantas coisas você conquistou e aprendeu; Durma, leia, faça o que te faz bem. V-i-v-a. Somos uma imensidão de sonhos, de desejos, de ações. Somos cultivadores eternos de uma plantação, temos a responsabilidade de fazê-la crescer abundantemente, com riqueza de frutos bons. Mas todo bom cultivador faz essa tarefa com praticidade. Temos que ter o diferencial: Fazer com amor. Amor e dedicação. Temos que regar cada milímetro de nossa plantação, temos que sorrir descaradamente, e chorar de emoção ao ver seu crescimento diário. Temos que ser babões mesmo. Ficar encantados com cada crescimento. Temos que ser observadores e não deixar nenhuma parte ficar sem irrigação, pois sabemos que nossa plantação se chama vida e não sabemos o dia que ela se encerrará. Que possamos colocar esses pontos citados em prática, para que no fim de nossa plantação nossos olhos transborde de lágrimas ao perceber que a plantação foi fundamentada em um solo fértil e com uma irrigação abundante, sem nenhuma agressão para que possamos admirar a beleza dos frutos. Regue aonde está seco.
É isso cultivador. Como está indo sua plantação?
-FM
1 note
·
View note