ciberculturablr-blog
Liliana, Mariana e Taís
7 posts
Don't wanna be here? Send us removal request.
ciberculturablr-blog · 9 years ago
Quote
Cibercultura: A nova forma de conhecimento instantâneo.
Liliana Pereira, Mariana Lenz e Tais Morais.
0 notes
ciberculturablr-blog · 9 years ago
Video
youtube
Aprenda um pouco mais sobre cibercultura com este vídeo!
0 notes
ciberculturablr-blog · 9 years ago
Photo
Tumblr media
Um dos pontos positivos é o ensino a distância por meio dos ciberespaços. Essa inclusão digital ocorre através do moodle, second life, facebook entre outros  sites.
0 notes
ciberculturablr-blog · 9 years ago
Photo
Tumblr media
Mas, como tudo tem um lado negativo, a cibercultura pode causar dependência em quem ainda não possui maturidade para usá-la.
0 notes
ciberculturablr-blog · 9 years ago
Text
[CIBERCULTURA] #Ciberativismo
Tumblr media
    Desde que o nosso modo de vida tem se transformado com a chegada das tecnologias, estamos vivendo entre o espaço real e o ciberespaço. Algumas coisas que acontecem no espaço real são reconfiguradas no ciberespaço, ou seja, são feitas de forma diferente porém, mantendo a essência. Uma entre tantas está o ativismo, ou melhor, o ciberativismo.
     De acordo com o wikiHow, ativistas são pessoas que veem a necessidade de mudar e dedicam seu tempo fazendo algo a respeito. Eles são movidos pela paixão e uma visão de um futuro melhor. O ativismo vem naturalmente para alguns, enquanto que para outros, é imposto por situações prejudiciais ou por conhecer alguém que enfrenta certos problemas.
     Como há a reconfiguração desse ato no ciberespaço, os ciberativistas são pessoas que usam as tecnologias para espalhar uma ideia, se agregando a outras pessoas que compartilham da mesma ideia afim de causar alguma mudança na nossa sociedade.
     O ciberativismo está ganhando cada vez mais força. São inúmeras as causas organizadas pela internet que alcançam resultados.
youtube
          André Luís trata de alguns exemplos e de como isso foi impactante na sociedade.Na internet, como temos a liberdade de produzirmos os próprios conteúdos e propaga-los, esse novo jeito de fazer ativismo veio para aumentar a participação das pessoas e facilitar suas mobilizações. Essas mobilizações podem ser enxergadas dentro do ciberespaço de várias formas e uma delas são as hashtags. Através delas as pessoas se unem em um ponto da rede para tratar das mesmas ideias ou semelhantes.
     Acabou sendo assustador para a mídia o quão forte se deu alguns movimentos, como a revolução de 2013 que teve seu estopim com o aumento do preço das passagens, que agregamos milhares de pessoas do país inteiro e também pelo mundo. As pessoas reivindicaram sobre seus direitos através das hasgtags #passelivre #vemprarua #ogiganteacordou #nãovaitercopa.
     Conectados no ciberespaço, não ficamos restrito a nossa área, estão tomamos causas internacionais também como #prayforparis, quando aconteceu o atentado em Paris; #JeSuiCharlie quando aconteceu o ataque ao Jornal francês Charlie Hebdo também em paris; #BringBackOurGirls quando meninas foram raptadas na Nigéria; #WeAreThe99% e #occupywallstreet quando aconteceu a ocupação de Wall Street nos Estados Unidos, entre várias outras.
     As mais recentes tags utilizadas no Brasil que trouxe à tona uma questão que está em discussão foram #meuamigosecreto e #meuprimeiroassedio, que chamou atenção para o movimento feminista e mostraram, através de depoimentos usando essas hasgtags, quantas mulheres e meninas sofreram e sofrem abuso sexual. Isso provocou uma união maior entre as mulheres e sensibilizaram alguns para a causa, embora também houvesse críticas ao movimento.
Tumblr media
     Na situação que nos encontramos atualmente referente a política brasileira, esse recurso também está sendo bastante utilizado, principalmente por ser um assunto que divide opiniões e grande parte das pessoas de posicionam postando sua concepção e unindo-se a outras em um ponto na rede através das tags.
     O site #CAUSABRASIL colhe alguns termos das redes sociais e elenca os assuntos mais discutidos no momento. Podemos ver quantas menções estão sendo feitas e quais são elas. Também podemos voltar nos dias e anos passados para ver quais assuntos estavam sendo discutidos naquela época.
Tumblr media
     Algumas pessoas criticam essa forma de revolucionar por achar que discutir algo em rede não mudará nada, os chamados ativistas de sofá, porém, é visível como isso pode levar a uma dimensão maior como já exemplificado aqui. A principal característica é que esse movimento não precisa necessariamente de um líder para existir, as pessoas apenas se reúnem em um espaço e o levam para espaços reais. E quanto mais pessoas envolvidas em uma causa, mais chances de ela provocar mudanças.
    Não deixem de compartilhar suas causas, é importante saber pelo o que você luta para que mais pessoas possam se juntar a você e assim provocar mudanças! :)
7 notes · View notes
ciberculturablr-blog · 9 years ago
Photo
Tumblr media
A cibercultura hoje atinge todas as idades e está presente na maioria das culturas.
0 notes
ciberculturablr-blog · 9 years ago
Photo
Tumblr media
Segundo Pierre Lévy “a cibercultura expressa o surgimento de um novo universal, diferente das formas que vieram antes dele no sentido de que ele se constrói sobre a indeterminação de um sentido global qualquer”. Desse modo, a cibercultura é a cultura contemporânea  associada as tecnologias digitais.
0 notes