Text
Criadora da boneca Barbie morre aos 85 anos
Ruth Handler, criadora da Barbie, a boneca mais famosa do mundo, morreu aos 85 anos, em Los Angeles, na California. Ruth, que batizou a boneca com o nome da própria filha, Barbara, também foi uma das fundadoras da Mattel, a empresa fabricante das famosas bonecas. A filosofia de criação da Barbie é a de que através da boneca a menininha pode imaginar ser a mulher que bem entender. Ruth Handler Segundo informações fornecidas ao jornal Los Angeles Times, pelo marido de Ruth, ela morreu no hospital Century City, de complicações pós-operatórias. Ruth Handler foi operada em janeiro para a retirada de um câncer no cólo do útero. Ruth Handler, uma das 10 filhas de um casal de imigrantes poloneses, nasceu e foi criada em Denver, Assistir Mega Filmes no Colorado. Ela fundou a Mattel juntamente com o marido. No começo a empresa vendia artigos domésticos. Modelos Ela resolveu criar a Barbie ao perceber que sua filha preferia brincar com gravuras recortadas de revistas de moda feminina do que com bonecas verdadeiras. Mais tarde ela diversificou a produção ao criar Ken, o namorado de Barbie. O nome do boneco também teve origem na família de Handler. Ele foi batizado com o nome de seu filho, morto em 1994, vítima de um tumor no cérebro. Ruth Handler: "Barbie representa as várias opções da mulher." A linha de bonecas inclui ainda a irmãzinha de Barbie, Skipper, e outros personagens que foram criados em homenagem aos netos de Ruth. Em resposta às freqüentes críticas feitas aos fabricantes da boneca, acusando-os de estereotipar a beleza feminina numa mulher loura e de olhos azuis, as mais recentes versões de Barbie mostram a boneca com traços de diversas etnias. Sucesso Vendida pela primeira vez, em Nova York, em 1959, a boneca, com um corpo de formas perfeitas, se tornou um sucesso imediato, vendendo mais de um bilhão de exemplares, em mais de 150 países, segundo a agência de notícias Associated Press. Na sua autobiografia, publicada em 1994, Ruth Handler, respondeu às críticas feitas por feministas, que a acusaram de estereotipar a beleza da mulher: "Minha filosofia, ao criar a Barbie, é a de que através dela as menininhas podem imaginar que são a mulher que bem entenderem. A Barbie sempre representou as diversas escolhas que a mulher tem a sua disposição." A vida de Ruth e de seu marido sofreu um revés no final da década de 70 quando foram forçados a deixar a empresa. Em 1978 ela foi condenada por fraude, tendo que pagar uma multa e prestar serviços comunitários. A reviravolta veio em seguida, depois de Ruth ter retirado um seio que tinha sido atingido por câncer. Ela aderiu às campanhas de conscientização da mulher. Ruth criou a empresa Nearly Me, que fabricava próteses para seios, e uma de suas primeiras clientes foi a ex primeira-dama dos Estados Unidos, Betty Ford, depois de ter sido submetida a uma mastectomia. Posteriormente, Ruth Handler vendeu a Nearly Me por US$ 1 milhão.
1 note
·
View note
Text
A verdadeira história da boneca Barbie está perturbando a galera
Uma teoria no mínimo bizarra está tomando conta das redes sociais, dessa vez, sobre a boneca mais famosa do mundo: A Barbie.
Segundo a teoria, o homem que inventou a boneca realmente tinha uma filha chamada Bárbara, mas com o passar do tempo, a pequena morreu de câncer. Para não se sentir sozinho, o homem criou uma boneca idêntica à filha e a batizou de Barbie.
O rapaz foi enlouquecendo com o tempo e tratava a boneca como a Bárbara, dando banho, lendo histórias para dormir etc. Ele jurava que o espírito de sua filha realmente estava naquele brinquedo, e que o mundo deveria conhece-la.
O homem morreu anos depois,Assistir Series Online deixando o suposto legado de sua filha, a boneca Barbie, pelo mundo.
O que você achou? Lembrando que teorias são histórias que tomam forma conforme o tempo passa, ou seja, há uma probabilidade enorme de tudo não passar de uma história de terror.
0 notes
Text
História da Barbie
A Barbie é uma boneca da moda fabricada pela empresa americana Mattel e lançada em março de 1959. A empresária americana Ruth Handler é creditada com a criação da boneca usando uma boneca alemã chamada Bild Lilli como sua inspiração.
Barbie é a figura de uma marca de bonecas e acessórios Mattel, incluindo outros membros da família e bonecos colecionáveis. Barbie tem sido uma parte importante do brinquedo da moda mercado para mais de cinquenta anos, e tem sido objeto de inúmeras controvérsias e processos judiciais, muitas vezes envolvendo paródia da boneca e seu estilo de vida.
A Mattel vendeu mais de um bilhão bonecas Barbie, tornando-se maior e mais lucrativa linha da empresa. No entanto as vendas caíram acentuadamente desde 2014.
A boneca transformou o negócio de brinquedo em comunidades ricas em todo o mundo, tornando-se um veículo para a venda de mercadoria relacionada (acessórios, roupas, amigos de Barbie, etc.).
Ela teve um impacto significativo sobre os valores sociais, transmitindo características de independência feminina e, Mega Filmes HD com a sua multidão de acessórios, um estilo de vida sofisticado idealizado que pode ser compartilhada com os amigos ricos.
Como surgiu
A primeira boneca Barbie foi introduzido em ambos loira e morena março 1959.
Ruth Handler assistiu sua filha Barbara brincar com bonecas de papel, e notou que muitas vezes ela gostava de dar-lhes papéis adultos.
Na época, bonecos de brinquedo da maioria das crianças eram representações de crianças. Percebendo que poderia haver uma lacuna no mercado, Handler sugeriu a ideia de uma boneca adulta com corpo de seu marido Elliot , co-fundador da Mattel empresa de brinquedos. Ele foi apatia sobre a idéia, assim como os diretores da Mattel.
Durante uma viagem à Europa em 1956 com seus filhos Barbara e Kenneth, Ruth Handler veio através de uma boneca de brinquedo alemão chamado Bild Lilli . A boneca adulto-figurado era exatamente o que Handler tinha em mente, então ela comprou três deles.
Ela deu um para sua filha e levou os outros de volta à Mattel. A boneca Lilli foi baseado em um personagem popular aparecendo em uma tira de quadrinhos desenhada por Reinhard Beuthin para o jornal Bild .
Lilli era uma loira, uma menina de trabalho que sabia o que queria e não estava acima de usar homens para obtê-lo. A boneca Lilli foi vendido pela primeira vez na Alemanha em 1955, e embora tenha sido inicialmente vendida para adultos, tornou-se popular entre as crianças que gostavam de vesti-la com roupas que estavam disponíveis separadamente.
Após o seu regresso aos Estados Unidos, Handler redesenhado a boneca (com a ajuda do engenheiro Jack Ryan ) e com a boneca foi dado um novo nome, Barbie , depois de a filha de Handler Barbara. A boneca fez a sua estreia na American International Toy Fair em Nova York em 9 de Março de 1959. Esta data também é usada como o aniversário oficial da Barbie.
A Mattel adquiriu os direitos para a boneca Bild Lilli em 1964 e produção de Lilli foi interrompida. A primeira boneca Barbie usava um maiô listrado de zebra e assinatura era um topete rabo de cavalo, e estava disponível tanto como um louro ou morena .
A boneca foi comercializada como um “Modelo de forma adolescente-idade”, com suas roupas criadas pela Mattel estilista Charlotte Johnson. As primeiras bonecas Barbie foram fabricados no Japão, com suas roupas costurado à mão pelos japoneses que trabalham em casa . Cerca de 350 mil bonecas Barbie foram vendidas durante o primeiro ano de produção.
Louis Marx and Company processaram Mattel março de 1961. Após licenciar Lilli, alegaram que a Mattel tinha “infringiu a patente da Greiner & Hausser para articulação do quadril do Bild-Lilli, e também afirmou que a Barbie era um” take-off direto e cópia “Bild -Lilli.
A empresa, adicionalmente, afirmou que a Mattel “falsa e erroneamente representada-se como tendo se originado da concepção”. Mattel contra-alegou e o caso foi resolvido fora do tribunal em 1963. Em 1964, a Mattel comprou direitos autorais e patentes direitos de Greiner & Hausser para a boneca Bild-Lilli por US $ 21.600.
Ruth Handler acreditava que era importante para a Barbie ter uma aparência adulto, e no início de uma pesquisa de mercado mostrou que alguns pais estavam descontentes com o peito do boneco, que tinha seios distintas.
A aparência de Barbie foi alterado muitas vezes, mais notavelmente em 1971, quando os olhos da boneca foram ajustados para olhar para a frente em vez de ter o olhar de lado recatada do modelo original.
Barbie foi um dos primeiros brinquedos de ter uma estratégia de marketing baseada extensivamente sobre publicidade televisiva, que foi copiado amplamente por outros brinquedos. Estima-se que mais de um bilhão bonecas Barbie foram vendidas em todo o mundo em mais de 150 países, com a Mattel alegando que três bonecas Barbie são vendidas a cada segundo.
A linha padrão de bonecas Barbie e acessórios relacionados são fabricados a aproximadamente 1/6 de escala , que também é conhecido como playscale. As bonecas padrão são aproximadamente 11½ polegadas de altura. Em janeiro de 2016, a Mattel anunciou que irá adicionar formas do corpo altas, cheias de curvas e petite ao seu line-up de bonecas. Tons de pele alternativos, penteados e cores de cabelo também será adicionado.
História
Foi em 1959, ao lado do marido Elliott, que D. Ruth Handller fundou a Mattel. Naquela época só existiam bonecas com rosto de bebê, então surgiu a idéia de criar uma boneca adolescente.
O nome Barbie, veio do apelido da filha Bárbara. Logo ela se tornou uma sensação mundial vendendo mais de 340.000 bonecas do primeiro exemplar.
Em 1959 foram vendidas 351.000 bonecas, hoje a Primeira Barbie é avaliada em até R$ 15.000,00, segundo colecionadores.
A Barbie já usou muitas modas, foi a primeira boneca do mundo que dobrava a perna e também a primeira a ser maquiada.
Ela foi mudando de jeito e de cara para agradar sempre mais as meninas de todos os lugares.
Até hoje ela permanece entre as bonecas mais vendidas no mundo.
Curiosidades
A cada três segundos, uma boneca Barbie é vendida no mundo A boneca Barbie é vendida em 120 países. A boneca mais vendida, com mais de 10 milhões de unidades, foi Totally Hair, com cabelos até os pés.
Outras companheiras vieram com os anos:
Christie (1968) Stacy (1970), Teresa (1988), suas irmãs Skipper (1964), Stacie (1992), a Kelly (1995) e muitos outros.
A primeira barbie Collectible foi lançada em 1986, a Blue Rhapsody.
Fonte: www.barbiemania.cjb.net/en.wikipedia.org
0 notes
Text
A Verdadeira história da Barbie
Boneca Barbie
Nunca um brinquedo refletiu tão bem o comportamento de uma época quanto a quarentona Barbie, uma boneca que acompanhou todas as mudanças dessas últimas quatro décadas. Ela é rica, bonita, famosa, inteligente e está sempre na moda. Tem o namorado perfeito e muitos amigos que a adoram. O mundo Barbie é cor-de-rosa, feito de sonhos e fantasia, onde tudo é possível. É o que garante o slogan "be anything".
A Barbie é um sucesso absoluto, tanto em vendas [é a boneca mais vendida no mundo. São 120 milhões de exemplares a cada ano, o que significa que duas Barbies são vendidas por segundo] quanto em popularidade [ela é a queridinha de crianças e adultos de todo lugar].Filmes Online HD
Barbie anos 70 40 anos Barbie (2000) Barbie anos 60 Primeira Barbie, de 1959
História
Foi Ruth Handler, esposa de Elliot Handler [fundador da empresa norte-americana Mattel] quem teve a idéia de fabricar uma boneca adulta, que até então só existia em papel [na verdade, a boneca alemã Lili, feita de celulóide, é anterior à Barbie e pode ter inspirado Ruth Handler]. Mãe de três filhos, Ken, Skipper e Barbara, ela não teve dúvida quanto ao nome da nova boneca: Barbie, o diminutivo de Barbara. Mais tarde, Ken viria ser seu namorado e Skipper sua irmã-boneca.
Encomendada ao designer Jack Ryan, em 1958, ela foi lançada oficialmente na Feira Anual de Brinquedos de Nova York, em 9 de março de 1959. Barbie foi apresentada como uma modelo teenager vestida na última moda. Aliás, a imagem da boneca sempre foi a de uma top model, símbolo de sucesso, beleza e juventude.
Loura e vestida com um maiô listrado em preto e branco, a boneca nasceu com o corpo de manequim, longas pernas e cintura fina, as medidas perfeitas para os seus 29 cm de altura.
Ela já trazia modelos de roupas e acessórios que podiam ser trocados, ou seja, tudo o que pudesse identificar o universo jovem dos final dos anos 50: vestidos rodados, calças cigarrete, luvas e até um modelito para ir ao trabalho como designer de moda (1960).
A moda dos últimos 40 anos pode ser contada através da Barbie e sua coleção de estilos e modelos. Sempre na última moda, ela reflete as mudanças do mundo feminino. Em 1961, ela ganhou um namorado, o Ken, que tinha o tipo do ator de cinema Troy Donahue. Ken também sempre acompanhou a moda da época, munido de vários modelos e acessórios, além de variar o corte do cabelo de acordo com o último estilo jovem.
Os anos 60 corriam e a Barbie era a típica garota americana, com seu twin-set de lã e faixas no cabelo [perucas que vinham em três cores: loura, castanha e ruiva]. Em 1962, se vestiu de Jacqueline Kennedy, exemplo de elegância e bom gosto, com o famoso tailleur cor-de-rosa.
O desenvolvimento de uma cultura genuinamente jovem, as mudanças na moda, música e estilo de vida chegaram até ela. Surgiu Twiggy, em 1967, vestida de tubinho mini [claro] e botas amarelas, no melhor estilo londrino da época, moderna e divertida. Em 1965, ela ganhou pernas flexíveis e, em 1968, seu rosto ganhou um aspecto ainda mais jovem, com longos cílios e olhos azuis. Fechando a década, roupas floridas, estampas psicodélicas, grandes óculos e uma nova amiga, a primeira boneca negra, Christie (1969).
Durante os anos 70, assim como a juventude da época, Barbie acreditava na paz universal, fazendo música e explorando formas alternativas de viver. As minis, viraram midis e maxis. Os cabelos cresceram e o visual se tornou hippie. Em 72, ela ganhou um trailer, passaporte para uma vida mais próxima à natureza, com suas saias de retalhos e vestidos românticos estilo Laura Ashley.
Também havia o estilo Malibu (71), de pele bronzeada, cabelos louros bem claros e pronta para surfar.
Com o sucesso da onda disco, Ken ganhou uma versão John Travolta [no filme "Embalos de Sábado à Noite"]. O casal encarnou várias celebridades da época, sempre com muito brilho e sucesso, a bordo de seu novo carro - um modelo rosa-choque esportivo.
Os anos 80 foram marcados pelo glamour e mistura de proporções das roupas. Barbie apareceu em versão seriado Dallas, com cabelo estilo Farrah Fawcet, tudo com muito glitter e lábios vermelhos. Mangas bufantes e blusas transparentes faziam parte do figurino. Em 1982, a maquiagem virou item obrigatório e já fazia parte dos acessórios da boneca.
A mania fitness da década, o estilo alegre das roupas, a mulher de negócios, o glamour dos modelos de festa, os símbolos pop da época, como Madona e Whitney Houston, tudo isso fazia parte do mundo Barbie dos anos 80.
Barbie chegou aos 90 dirigindo uma Ferrari, se divertindo, cantando e dançando. Seus cabelos estavam mais compridos que nunca e suas roupas cada vez mais sofisticadas. Em 1992, sempre politicamente correta, ela se candidatou à presidência dos Estados Unidos.
Entre os diversos estilos adotados por ela, estavam a Barbie rap, roqueira, salva-vidas, médica, dentista, ginasta e uma super-Barbie, com capa cor-de-rosa. Em 1996, ela ganhou uma amiga paraplégica, Becky, que vinha com uma cadeira de rodas.
Ken, o eterno namorado, não ficou para trás, ganhou uma versão Brad Pitt em 1999. Nesse mesmo ano, as tops Claudia Shiffer e Naomi Campbel também ganharam suas versões da boneca.
Dotada de um corpo mais flexível, Barbie chegou ao ano 2000 como uma mulher moderna, que trabalha, e por isso precisa de vários novos acessórios, como computador e celular.
Um modelo comemorativo foi lançado para comemorar os 40 anos da boneca, que vem usando um vestido longo preto com detalhes em prata e um buquê com 40 rosas vermelhas. Um luxo!!!
A Barbie de hoje reflete o comportamento e os desejos das garotas de todo lugar. Ela pode ser o que quiser, sempre com estilo e claro, na última moda.
Fonte: almanaque.folha.uol.com.br.
Barbie
A Barbie é uma boneca, cuja criação é datada de 9 de Março de 1959, produzida pela Mattel.
A história da Barbie
A Barbie foi criada por Ruth Handler e o seu marido Eliot em 1936, sendo esta uma ideia de Ruth que sempre via a sua filha Bárbara brincando com bonecas de papel que trocavam de roupa, foi então que lhe surgiu a idéia de criar uma boneca que trocasse de roupa, usando uma modinha e também com uma feição adulta diferente das bonecas da época.
Lançamento
Encomendada ao designer Jack Ryan, em 1958, ela foi lançada oficialmente na Feira Anual de Brinquedos de Nova York, a 9 de Março de 1959. A imagem da Barbie sempre foi a de uma top model, símbolo de beleza e juventude.
Ruth e Eliot Handler eram donos da empresa de brinquedos Mattel, fabricando a Barbie que foi vendida a 3 dólares os primeiros exemplares, que teve 340.000 bonecas do primeiro exemplar
Logo após o seu sucesso de vendas foram criadas outros modelos de Barbies e logo a Barbie também ganhou uma família: em 1961 chega seu namorado Ken.
Ken
Ken também sempre acompanhou a moda da época, e variava o corte do cabelo de acordo com o último estilo.
Anos 60
A Barbie também é a primeira a ser maquiada e cheia de acessórios. Continuando a trajetória em 1960 lança novos modelos agora ainda mais inspirados na moda contemporânea como a Moda de 1950.
Os anos 60 corriam e a Barbie era a típica garota americana, com seu twin-set de lã e faixas no cabelo e perucas que vinham em três cores: loura, castanha e ruiva.
Em 1962, se vestiu de Jacqueline Kennedy, exemplo de elegância e bom gosto, com o famoso tailleur cor-de-rosa. Em 1965, ela ganhou pernas flexíveis. Em 1968, seu rosto ganhou um aspecto ainda mais jovem, com longos cílios e olhos azuis. Fechando a década, roupas floridas, estampas psicodélicas, grandes óculos e uma nova amiga, a primeira boneca negra, Christie 1969. Também começaram a ser criadas as Barbies de Lingerie.
Anos 70
Durante os anos 70, criou se mais uma "amiga" da Barbie, Stacy. E a Barbie inspirada pela juventude e influenciada pela época, adotou um visual hippie. Foi criado também o estilo Malibu em 1971 de cabelos louros e claros e pele bronzeada. Ken também ganhou uma versão John Travolta inspirada na onda Disco e no filme "Embalos de Sábado à Noite". O casal encarnou várias celebridades da época, a bordo de seu novo carro um modelo rosa-choque esportivo. Em 1972, ela ganhou um trailer, passaporte para uma vida mais próxima à natureza, com suas saias de retalhos e vestidos românticos estilo Laura Ashley.
Anos 80
Os anos 80 foram marcados pelo glamour e mistura de proporções das roupas. Barbie apareceu em versão seriado Dallas com muito glitter e lábios vermelhos. As roupas foram marcadas por transparências e mangas bufantes. A maquiagem tornou-se mais obrigatória ainda e a Barbie se tornou muito mais glamurosa. Foi nesse período que iniciou-se a produção de bonecas para colecionadores. Em 1980, teve início a coleção étnica, com Barbies vestidas de roupas típicas de vários países. Exemplos: México, Chile, Jamaica,Brasil, Inglaterra, Holanda, França, Itália, Japão e Nigéria. Ela se veste tambem como pessoas famosas.
Anos 90
Barbie em 1990 chegou dirigindo uma Ferrari, se divertindo, cantando e dançando. Seus cabelos estavam mais compridos que nunca e suas roupas cada vez mais sofisticadas. Em 1992, sempre politicamente correta, ela se candidatou à presidência dos Estados Unidos.
Em 1996, ela ganhou uma amiga paraplégica, Becky, que vinha com uma cadeira de rodas.Ken ganhou uma versão Brad Pitt em 1999. No mesmo ano, foram lançadas Barbies com rostos de modelos famosas como Naomi Campbell. Para comemorar os 40 anos da Barbie também lança uma nova e exclusiva. A Barbie é feita pela Mattel
Atualmente
A influência da Barbie nos dias de hoje é visível e sem dúvida marcante, sempre existem comparações e citações da boneca mais vendida do mundo o tempo todo, sempre alguém é chamada de Barbie por estar vestida de rosa, ou por ser loira isso prova que a Barbie cria uma linha de preocupação estética, beleza e cria um padrão de beleza e também influencia a sociedade a querer ser como a musa, pois ela é bonita, inteligente, amiga, companheira, meiga e politicamente correta. A Barbie marcou gerações inteiras e continua a marcar essas gerações devido a personalidade que foi criada para ela e sua beleza, todas querem parecer com a Barbie, todas querem ser a Barbie. A Barbie acabou gerando uma nova conduta em mulheres e crianças e criou uma nova identidade social que é perceptível em crianças, adolescentes e mulheres do mundo todo, mesmo sendo uma boneca originalmente estadunidense. A boneca encantou gerações passadas desde sua criação e encanta todas as gerações posteriores, a Barbie é sem dúvida uma das maiores influências das crianças e adolescentes, e devido a criação de uma linha de produtos com a marca a Barbie tende a invadir cada vez mais a sociedade e estabelecer seu lugar fixo de influencia na identidade cultural e social.
O nome Barbie foi dado em homenagem à filha do casal que se chama Bárbara e seu apelido era Barbie. A idéia de uma boneca com feição adulta, segundo Ruth, era inspirado no fato de que quando criança, você sempre quer crescer e se tornar uma mulher adulta. Em Julho de 2007, a matel lança a nova geração de BARBIE, que é uma mistura de boneca virtual com tocador de MP3
FilmesFilmes que utilizaram a imagem da Barbie:
Barbie em O Quebra Nozes Barbie, Princesa Rapunzel Barbie em O Lago dos Cisnes Barbie em A Princesa e a Plebéia Barbie Fairytopia Barbie e a magia de aladus Barbie Fairytopia Mermaidia O Diário da Barbie Barbie em As 12 Princesas Bailarinas Barbie Fairytopia A Magia do Arco-Íris
Fonte: pt.wikipedia.org.
Barbie
Foi em 1959, ao lado do marido Elliott, que D. Ruth Handller fundou a Mattel. Naquela época só existiam bonecas com rosto de bebê, então surgiu a idéia de criar uma boneca adolescente.
O nome Barbie, veio do apelido da filha Bárbara. Logo ela se tornou uma sensação mundial vendendo mais de 340.000 bonecas do primeiro exemplar.
Em 1959 foram vendidas 351.000 bonecas, hoje a Primeira Barbie é avaliada em até R$ 15.000,00, segundo colecionadores.
A Barbie já usou muitas modas, foi a primeira boneca do mundo que dobrava a perna e também a primeira a ser maquiada.
Ela foi mudando de jeito e de cara para agradar sempre mais as meninas de todos os lugares.
Até hoje ela permanece entre as bonecas mais vendidas no mundo.
Curiosidades
A cada três segundos, uma boneca Barbie é vendida no mundo
A boneca Barbie é vendida em 120 países.
A boneca mais vendida, com mais de 10 milhões de unidades, foi Totally Hair, com cabelos até os pés.
Outras companheiras vieram com os anos:
Christie (1968) Stacy (1970), Teresa (1988), suas irmãs Skipper (1964), Stacie (1992), a Kelly (1995) e muitos outros.
A primeira barbie Collectible foi lançada em 1986, a Blue Rhapsody. Adm: Mathusalém
0 notes
Text
Aventuras na História · Barbie 60 anos: A trajetória da boneca
Loira, olhos azuis, cintura fina e seios grandes. Com corpo e rosto de modelo, a boneca Barbie (de nome completo Barbara Millicent Roberts) sintetizou o sonho americano de consumo, status e beleza. Lançada em 1959, numa época em que a mulher se limitava a cuidar da casa, Barbie era jovem, solteira e sem filhos - a primeira boneca adulta da história do brinquedo.
Seu sucesso foi imediato – a ponto de ser considerada um ícone da cultura pop – e logo ela passou a ter um guarda roupa completo e aprendeu profissões. Também antecipou a onda das top models quando ganhou vestidos exclusivos de grifes como Dolce & Gabbana, Calvin Klein, Versace e Giorgio Armani. Depois vieram mansão, carro, piscina..Assistir Filmes Online. e problemas sentimentais.
Em 2004, ela rompeu um namoro de 43 anos com Ken e passou a ser vista na companhia do boneco Blaine, um surfista australiano. Mesmo depois de muitos anos, a boneca ainda é objeto de desejo de colecionadores no mundo inteiro. Pode não vender tanto quanto antigamente, mas ainda é o sonho de consumo da maioria das meninas - A Mattel, empresa que fabrica o brinquedo, já vendeu mais de um bilhão de cópias da boneca no mundo, tornando-se a maior e mais lucrativa linha da empresa.
Personalidades múltiplas
Ao longo de sua história, o brinquedo se reinventou diversas vezes
1959 - MORENA
Elliot e Ruth Handler, donos da empresa de brinquedos Mattel, encomendam uma boneca ao designer Jack Ryan (1926-1991). Ela é batizada com o nome de uma das filhas do casal. A primeira Barbie vem nas versões loira e morena e mede 29 centímetros. Logo no primeiro ano são vendidos 350 mil exemplares.
1965 - ASTRONAUTA
Surgem as primeiras bonecas com pernas dobráveis, uma inovação que passa a ser aplicada a todos os modelos produzidos desde então. Ainda no mesmo ano, ela aparece vestida com uniforme da Nasa.
1967 - MODERNINHA
O brinquedo entra na onda do ideal feminino do momento, lançado pela modelo inglesa Twiggy: maquiagem tipo boneca, silhueta fina e roupas indisciplinadas. A Barbie Twiggy tem botas amarelas e vestido curto listrado. E a Mattel já aparece na lista das 500 maiores empresas dos Estados Unidos.
1977 - PRODUZIDA
Surge a Barbie SuperStar, com traços mais suaves. No ano anterior, um exemplar da boneca havia sido colocado em uma cápsula a ser aberta em 2076. Foi uma forma de documentar um ideal de mulher.
1985 - EXECUTIVA
Com computador, calculadora e cartão de crédito, ela entra no mundo dos negócios usando tailleur rosa, bolsa rosa, cachecol rosa. Uma exposição com 600 modelos viaja pela França e por nove cidades americanas. Ao fim da turnê, é apresentado um quadro do artista Andy Warhol em sua homenagem.
1989 - FASHION
A boneca mais famosa do mundo ganha sala de música, bangalô tropical e jipe de safári. No aniversário de 30 anos, surge uma edição especial com 1200 exemplares. Estilistas famosos, como Versace, criam modelos exclusivos.
1992 - CABELUDA
Com cabelos até os calcanhares, a edição de cabelo ultracomprido vende quase 2 milhões de unidades. Nesse ano, ela também é sereia, candidata às eleições presidenciais e membro da Marinha americana.
1997 - MOTOQUEIRA
As vendas batem recorde no mundo: 1 bilhão de exemplares no ano. Os destaques dessa época ficam para a Barbie Harley-Davidson e para a coleção Barbie bailarina.
2009 - ÍCONE
Como parte das celebrações de seus 50 anos de vida, a Barbie ganha uma versão comemorativa em homenagem à Estátua de Liberdade. O modelo é apresentado na feira de Basel, na Suíça.
2016 - SEM PADRÕES
A linha Fashionistas, lançada em 2016, representou uma evolução na trajetória da Barbie. Sem padrões corporais, as bonecas apresentam sete tons de pele, 22 cores de olhos e 24 penteados.
0 notes
Text
A Origem da Barbie
A ideia da boneca Barbie surgiu nos Estados Unidos mas a sua inspiração veio da Alemanha.
No início da década de 1950, o jornal alemão Bild publicava nas suas edições pequenas histórias em banda desenhada, chamadas Bild-Lilli, cuja protagonista era uma personagem feminina de nome Lilli. O seu autor era Reinhard Beuthien. O sucesso foi tal que em 1955 a personagem foi transformada em boneca pela O&M Hausser, que chegou a fabricar cerca de 130 mil exemplares.
Por essa altura, nos Estados Unidos, o casal Ruth e Elliot Handler eram os donos, desde 1945, de uma fábrica de brinquedos e de casas de bonecas, chamada Mattel. MegaFilmesHD
Durante uma viagem à Europa, em 1958, Ruth Handler comprou uma Lilli para dar à sua filha, que adorava brincar com bonecas. Chegada aos Estados Unidos, Ruth ficou a ver o entusiasmo com que a sua filha estava sempre a mudar o aspecto à nova boneca, vestindo-a com pequenas peças de roupa diferentes, que fazia em papel.
Terá sido esta observação que levou a que o casal Handler pedisse a um amigo designer, Jack Ryan, que criasse um novo modelo de boneca, inspirado na Lilli, que servisse como uma nova brincadeira para as meninas, permitindo que se mudasse facilmente o aspecto da boneca. Foi-lhe também pedido que a boneca tivesse um ar mais adulto e sofisticado que as bonecas da época.
Nascia assim a “irmã” da boneca Lilli, que foi baptizada como Barbie em homenagem à filha do casal Handler, cujo nome era Barbara. A sua apresentação à sociedade deu-se em 9 de Março de 1959, na Feira Anual de Brinquedos de Nova Iorque.
A Mattel começou a produzir as bonecas Barbie ainda naquele ano, vendendo-as a 3 dólares cada uma. O sucesso foi enorme tendo-se vendido cerca de 340 mil bonecas, o que levou a que fossem idealizados novos modelos.
É claro que este êxito de vendas não passou despercebido aos criadores da boneca alemã, que tinha servido de inspiração à Barbie, até porque as parecenças eram por demais evidentes.
Assim, para evitar um confronto judicial, a Mattel aceitou pagar uma indemnização pelos direitos de imagem à O&M Hausser, fabricante da boneca Lilli.
Lilli em 1955 versus Barbie em 1959
Com tanta popularidade, foi natural que rapidamente aparecesse um candidato ao “coração” da Barbie e assim, em 1961, foi também apresentado à sociedade o seu namorado oficial, o Ken, curiosamente também inspirado num filho do casal Handler.
Com o passar dos tempos a Barbie foi adoptando todos os tipos de estilos, desde os mais clássicos aos mais radicais e futuristas. Para além dos estilos, os acessórios disponíveis eram imensos, chegando inclusive a serem disponibilizados kits de maquilhagem para tornar o seu aspecto mais real.
O seu padrão físico tem, no entanto, levantado várias críticas pela influência que por vezes tem sobre as pré-adolescentes. As suas pernas longas, lábios finos, seios carnudos e medidas perfeitas transformam-se no sonho de muitas meninas, que chegam a deixar de se alimentar correctamente tentando imitar o aspecto físico do seu ídolo de fantasia.
Alguns acessórios que a boneca teve também não ajudaram a aliviar esta polémica. Desde uma balança que marcava sempre 50kg a um livro de dietas que dizia: “Não coma nada!”, acresce o facto de que nove em cada dez meninas têm uma boneca Barbie, pelo que a sua influência é tremenda.
Actualmente, aos 53 anos de idade, a Barbie é uma mulher de inúmeras personalidades: assistente de bordo, actriz, top-model, médica, engenheira e até primeira-ministra.
Apesar de todo este glamour e fama, a Barbie não escapou à crise da meia-idade, pois as suas vendas têm diminuído drasticamente, cerca de 46%. Um dos motivos da queda têm origem nas suas novas concorrentes, as bonecas Bratz, fabricadas pela MGM Entertainment.
Se podemos aceitar que as Bratz também apresentam um corpo demasiado perfeito para a realidade, a verdade é que a nível de rosto possuem lábios carnudos e rostos mais redondos, além de um olhar e uma aparência mais sensual que a própria Barbie.
Mas mesmo estando um pouco em baixo, a Barbie continua a manter as aparências de uma vida bem sucedida. No seu blog, criado pela Mattel, ela refere que anda extremamente feliz com a sua vida e com as suas festas na praia de Malibu.
Apenas faz uma pergunta: “O que uma boneca deve usar em 2012?”
Curiosidades:
– O seu nome completo é Barbara Millicent Roberts.
– As vendas da Barbie já ultrapassaram 1 bilião de unidades, estimando-se que a cada 10 segundos uma destas bonecas é vendida em todo o mundo.
– Na Austrália, investigadores concluíram que a probabilidade de alguém ter uma estrutura corporal como a da Barbie é de uma em cada cem mil.
– Desde a sua criação a Barbie já teve mais de 100 profissões e cerca de 50 mil visuais diferentes.
– Existem cerca de 100 mil colecionadores de Barbies dos quais 90% são mulheres na casa dos 40 anos de idade que compram uma média de 20 Barbies diferentes por ano.
1 note
·
View note