acheisupercool
ACHEISUPERCOOL
2 posts
marca autoral de upcycling e rework moda como revolução!
Don't wanna be here? Send us removal request.
acheisupercool · 5 months ago
Text
CAOS ACHEISUPERCOOL 24
Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media
CAOS uma coleção inspirada pela confusão das grandes metrópoles! Fotografia: Taissa Lopes Modelos: Victoria Mendes e Natasha Freitas Beleza: Victoria Mendes
5 notes · View notes
acheisupercool · 5 months ago
Text
ECONOMIA CIRCULAR E SUA IMPORTÂNCIA NA MODA
ECONOMIA LINEAR  Um dos grandes desafios no segmento da moda nos dias atuais é lidar com a sustentabilidade dentro de todos os processos e manter-se no mercado atendendo aos desejos dos consumidores, lidar com tendências, preços e entregar qualidade.  Vivemos sob um sistema econômico linear, o qual é caracterizado pelo seguinte princípio fundamental: extração de recursos; produção; distribuição; consumo; descarte. Os consumidores utilizam o produto por um determinado tempo que varia de acordo com o seu tipo e qualidade, assim que a necessidade ou a vida útil do produto acaba, ele é descartado ou sendo doado. 
O principal foco das manufaturas era o de lucrar mais e exatamente por isso, métodos de reciclagem, reuso e gerenciamento de resíduos foram negligenciados. É possível enxergar que após anos de perpetuação desse modelo houve consequências como: escassez de matéria-prima, impactos negativos ao meio ambiente, mudanças climáticas, destruição de hábitats naturais, geração de resíduos, etc.
Tumblr media
SETOR TÊXTIL
De acordo com a Fundação Ellen MacArthur, as roupas representam mais de 60% do total de tecidos usados, e, nos últimos 15 anos, sua produção aproximadamente dobrou devido ao aumento da população classe média ao redor do globo. Apesar do aumento da demanda, o uso das peças diminuiu quase 40%, ou seja, as roupas se tornaram algo quase que descartáveis. As "fast fashion" promovem um consumo desenfreado, são inúmeras coleções e tendências que surgem em menos de um ano, preços baixos e materiais que não foram feitos para durar. Há uma tentativa de perpetuar esse tipo de sistema mas hoje encontramos um cenário totalmente diferente, os recursos naturais não são mais abundantes e como subproduto dessa escassez há um aumento de custo de matéria prima.
No modelo de produção atual, grandes quantidades de recursos não renováveis são extraídos da natureza para produzir roupas que são, na maioria das vezes, usadas por um curto período. A cada segundo, um caminhão carregado de roupa é levado ao aterro ou queimado, e estima-se que mais da metade do que é produzido pelo “fast fashion” é descartado em menos de um ano (Ellen MacArthur Foundation, 2019).
Tumblr media
TRANSIÇÃO DA ECONOMIA LINEAR PARA ECONOMIA CIRCULAR Numa forma de sobrevivência, com uma maior consciência ecológica, entramos na transição da economia linear para a economia circular, na qual tem o foco na regeneração da natureza, permitindo que os produtos e materiais circulem, aumentando a vida útil, além de eliminar a produção de resíduos. 
Apesar de ser um conceito inovador, a ideia de um modelo circular já havia sido abordada em estudos feitos por Walter R. Stahel e Geneviève Reday-Mulvey em 1977. Eles detalharam o conceito de economia circular, ou ”an economy of loops”, em seus artigos, os quais são relacionados à extensão de vida dos produtos e à ecologia por trás do processo. A vida útil do produto, ou o período durante o qual produtos e bens são usados, rege sua velocidade de substituição e, portanto, o consumo de recursos naturais necessários para a sua fabricação, e a quantidade de resíduos que geram. A redução da vida útil do produto aumenta a demanda por bens de substituição onde estes podem ser adquiridos.
Prolongar a vida útil do produto otimiza a vida útil total dos bens, reduzindo o esgotamento dos recursos naturais, e, consequentemente, o desperdício. O uso prolongado de produtos contribuirá, assim, com a transição para uma sociedade sustentável. (Stahel, 1982, p. 72.) Em um de seus artigos, Stahel demonstra graficamente a eficiência do sistema circular através do que ele chama de “The Self-Replenishing System (Product-life extension)”, que representa um sistema que se auto reabastece com o intuito de prolongar a vida útil de um produto. Um dos pilares da Achei Super Cool é prolongar a vida útil do que já existe, toda nossa produção é baseada no reaproveitamento de peças de segunda mão, material têxtil descartado de indústrias e itens em bom estado que seriam descartados.
Tumblr media
A primeira modelo veste top criado a partir de gravata e retalhos de vestido de festa, saia criada a partir de duas camisas, todas as peças criadas a partir de roupas de segunda mão. A segunda modelo veste casaco criado a partir de moletom e retalhos de calças jeans (bolsos e cós) e acessório de cabeça que é um colar criado com cursores de zíper em desuso, todas as peças criadas a partir de roupas de segunda mão.
0 notes