Don't wanna be here? Send us removal request.
Text
estratégias crossmídia e transmídia
Em um contexto de convergência, em que a maneira como se consome tem se transformado a todo momento, a necessidade em corresponder tais mudanças é uma forma de estabelecer suas ideias no mundo digital. Uma das estratégias para se incluir em um cenário tão diverso e volátil é o crossmídia, que consiste na propagação de uma mesma narrativa em diferentes segmentos de mídia. Outra característica que compõe essa estratégia, que começou a ser empregada na década de 90, é a adoção de linguagens diferentes em cada mídia, respeitando assim suas particularidades.
Outra estratégia de marketing é a transmídia. Mais elaborada que o termo anterior, as técnicas transmídia utilizam recursos de complemento de conteúdo, ou seja, que sobressaem uma única mídia. Ao atribuir teor de maneira distinta em cada mídia pelo qual é lançado, um conteúdo com as mais variadas atribuições é formado. A maneira como a estratégia transmídia constrói uma narrativa, a partir de capítulos espalhados em múltiplas mídias, cria uma história articulada, que introduz o leitor-usuário-telespectador a uma nova experiência de consumo.
0 notes
Text
a inerente necessidade de transformação do jornalismo
A propagação de informações de maneira informatizada, onde há produções, pesquisas e distribuição de conteúdos, perpassa pelo conceito de jornalismo digital. Ao mesmo tempo, não é possível reduzir esse jornalismo a apenas um significado, afinal, as constantes transformações são inerentes a informação. A necessidade do jornalismo em sempre se atualizar se dá diante das mudanças nas sociedades, e acompanhar essas mudanças é uma forma de garantir sua importância e também, sua sobrevivência.
Desde a década de 90, a evolução do jornalismo digital condiz com novos cenários que surgem na sociedade. A interatividade, fluidez e rapidez aproxima e desperta a partipação do público. O estudioso André Lemos, em seu texto "Ciber-Cultura-Remix", exemplifica a participação de usuários por meio digital através da "Wikipédia". O autor atribui ao exemplo o princípio da re-mixagem, no qual a a enciclopédia eletrônica tem a possibilidade de ser atualizada e escrita por qualquer pessoas em qualquer lugar do mundo.
Esse compartilhamento de ideias, associado a interatividade e participação, perpassa por outro conceito digital: a inteligência coletiva. A colaboração de cada pessoa, com suas particularidades e características, somada a de outros, cria um cenário de compartilhamento coletivo no contexto digital. O autor Pierre Lévy trabalhou com o conceito de inteligência coletiva em seu texto "A Inteligência Coletiva: por uma antropologia do ciberespaço" de 1994. O estudioso defende que cada indivíduo tem sua própria inteligência acumulada em suas vivências pessoais. Ainda, reitera que essa inteligência serve como um modo de interação social, capaz de criar uma espécie de democracia em tempo real.
2 notes
·
View notes