Tumgik
Text
Moulage
O que é um moulage?
A moulage é uma técnica de modelagem, onde a construção do modelo do vestuário é feita diretamente sobre o corpo de modelo vivo ou busto de costura, permitindo a sua visualização no espaço, bem como seu caimento e volume, antes de a peça ser confeccionada.
Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media
0 notes
Text
CORSET
Modelo overbust
Tumblr media
MIDBUST
Tumblr media
UNDERBUST
Tumblr media
0 notes
Text
ERGONOMIA
Tudo que não for história é ergonomia, tudo que não for história é ergonomia.
Uma viagem no tempo.
Ergonomia é o conjunto de disciplinas que estudam a organização do ambiente de trabalho e as interações entre o homem e as máquinas ou equipamentos, com o intuito de trazer conforto ao trabalhador, prevenir as doenças ocupacionais e realizar uma boa interação entre o ambiente de trabalho, as capacidades físicas
Tumblr media
0 notes
Text
Unid 2 aula 2 - Projeto Universal e Usabilidade
Projeto universal O projeto universal tem por princípio dotar o produto ou espaço com as características que possibilitem o seu uso pela maior parte das pessoas, incluindo algumas minorias como canhotos, idosos ou pessoas com deficiência. “Ele parte do princípio de que é mais barato desenvolver esse tipo de produto, desde o início, do que produzir aparatos especiais para as minorias. Isso é válido principalmente no caso da produção seriada em larga escala” (IIDA, 2005, p. 319).
Usabilidade
Significa facilidade e comodidade no uso dos produtos, seja qual for o ambiente. “Os produtos devem ser ‘amigáveis’, fáceis de entender, fáceis de operar e pouco sensíveis a erros” (IIDA, 2005, p. 320). 
Por exemplo, quando vestimos uma roupa bem modelada, sentimos conforto e parece que somos envolvidos, mas o contrário também ocorre quando a roupa “prende” o corpo e causa desconforto, pelo fato de ter sido mal projetada. 
Tumblr media
0 notes
Text
Padronização de medidas 15/06/23
No Brasil, comprovadamente temos uma grande mescla de etnias e de biótipos físicos, e pela sua geografia continental não existe uma padronização obrigatória para tabelas de medidas na produção e comercialização do vestuário. Por isso que cada confecção ou loja tem uma grade diferente de tamanhos. Claro que no caso de ateliês e/ou alfaiatarias que trabalham com a produção sob medida, a padronização com tabelas de medidas não se aplica integralmente, mas quando falamos em uma confecção que produz e comercializa peças de roupa em série, é sempre necessário criar a tabela de medidas que atenda ao seu público-alvo.
O primeiro passo é amarrar a fita de cetim na cintura, no ponto mais fino do corpo. Amarra-se também uma fita de cetim no quadril, passando pelo ponto mais alto dos glúteos. E, finalmente, amarra-se uma fita de cetim no ponto mais alto do busto. Precisa-se também de tesoura, papel, caneta e uma fita métrica com graduação de milímetros para conferência. Todas as medidas obtidas na medição são anotadas no papel para não serem esquecidas. 
0 notes
Text
Aula 1 - retorno 15/05/23
Tabela de Medidas
O tipo de tecido influencia e em alguns casos determina a modelagem, pois as características da superfície têxtil impactam a construção das bases e dos volumes. Isso se explica pelo comportamento do tecido, que é determinado pela matéria-prima dos fios e pelo seu modo de obtenção. 
“Tecidos com toque seco, armados e estruturados, obtidos de filamentos lisos e engomados, têm a capacidade de criar volume em uma saia ou em uma manga. Alguns bem conhecidos são tafetá, gazar e shantung” (BERG, 2019, p. 25).
Tumblr media Tumblr media Tumblr media
Já os tecidos que apresentam maior elasticidade, com toque áspero e fluidez, graças aos multifilamentos ou por fios muito torcidos, como crepe georgette, musselina, voile e crepe de lã, são bem versáteis para uso em peças como saias, vestidos e blusas. Todavia, os tecidos de toque liso e com mais maleabilidade, produzidos com filamentos lisos, desengomados e torção natural de manuseio de produção, são indicados para roupas mais sofisticadas.
Tumblr media Tumblr media Tumblr media
0 notes
Text
sustentabilidade
Arte de Beatriz Meneses para ilustrar a preocupação com nosso planeta trazendo o tema SUSTENTABILIDADE destrinchando as pequenas mudanças diárias para o agora ou para as novas gerações. A moda tem compromisso e obrigação de ajudar nesse tema.
Por ser um dos setores que mais poluem o meio ambiente.
Tumblr media
Nanovetores
Nanovetores Group é uma empresa inovadora, brasileira e conhecida pelo desenvolvimento de ingredientes ativos nano e micro encapsulados. Os produtos encapsulados são considerados insumos altamente tecnológicos que podem integrar a formulação de diversos produtos. Além da utilização nos setores cosmético, farmacêutico e têxtil, as partículas também podem ser usadas em alimentos e produtos veterinários. Com diversos prêmios e estabelecida no Centro Sapiens a empresa exporta para mais de 27 países. Desde Junho de 2019, coordenamos o departamento de marketing da empresa. Colaboramos com o site da empresa, desenvolvemos projetos customizados com os clientes envolvendo design de produto devido a criação de embalagens. Planejamos e executamos as redes sociais, criamos roteiros para vídeos de animações e campanhas de marketing digital e desenvolvemos outras ações estratégicas para encantar os clientes. 
Tumblr media
Geração Z Nascidos 1996 a 2010
O que caracteriza a Geração Z? Nascidos entre meados dos anos 1990 até o ano de 2010, são multitarefas, competitivos, independentes e reais nativos digitais, de acordo com uma reportagem publicada pela Revista Forbes.
Hiperconectados são um dos maiores alvos do e-commerce, já que 53% dos jovens de 13 a 17 anos procuram os preços e variedades online antes de fazer suas compras, 2 em cada 3 adolescentes já fizeram compras online (1) e, até 2020, a Geração Z representará 40% de todos os consumidores (2).
E tudo isso em um piscar de olhos, conectados aos seus smartphones, dispositivo considerado como “melhor amigo” por 53%  desta geração   (3).
Tumblr media
ECO-FRIENDLY
O que é eco-friendly?
Eco-friendly, em tradução livre do inglês seria algo como “amigável à natureza” ou “amigo da natureza”. Esse termo é utilizado geralmente para se referir a qualquer processo que diminua os impactos negativos no meio ambiente. Isso inclui tanto a reciclagem, o descarte correto de resíduos, a geração de energia limpa, a diminuição de extração de recursos naturais, o reaproveitamento de materiais, a regeneração do meio através de reflorestamento ou reposição de recursos naturais e até mesmo o veganismo.
Você pode conhecer essa expressão por outros nomes como por exemplo:
sustentabilidade
sustentável
ecológico
eco
verde
consumo consciente
consumo responsável
desenvolvimento sustentável
pegada ambiental
Tumblr media
0 notes
Text
Impactada!
MANIFESTOPARAREVOLUÇÃO DA MODA
Somos a Revolução da Moda. Somos designers, produtores, fabricantes, trabalhadores e consumidores. Somos acadêmicos, escritores, líderes empresariais, marcas, varejistas, sindicatos e formuladores de políticas. Nós somos a indústria e o público. Somos cidadãos do mundo. Somos um movimento e uma comunidade. Nós somos Você.
Nós amamos moda. Mas não queremos que nossas roupas explorem as pessoas ou destruam nosso planeta. Exigimos mudanças radicais e revolucionárias.
Esse é o nosso sonho…
Conheçam fashionrevolution.org
Tumblr media
0 notes
Text
Conheçam marcas brasileiras que estão preocupadas com a sustentabilidade.
1. Campo Largo
Para começar, a marca Campo Largo, que é uma empresa de bebidas saudáveis. Sua matéria-prima provém da agricultura familiar na Serra Gaúcha e o que não é aproveitado das frutas é utilizado como adubo.
Além disso, a marca tem parceria fechada com a EuReciclo, uma instituição que valida a compensação ambiental das embalagens colocadas no mercado.
Tumblr media
2. Pantys
Absorventes descartáveis são uma preocupação para a Pantys: cerca de 12 mil absorventes são descartados em 450 ciclos menstruais de uma única mulher em sua vida. Sabe quanto tempo leva para o material se decompor? 500 anos.
Por esse motivo que a Pantys fabrica calcinhas absorventes que são reutilizáveis e sustentáveis. Além disso, produz peças com tecidos biodegradáveis, que levam apenas três anos para se decompor.
Tumblr media
 Timirim
A proposta da Timirim não é apenas ecológica, mas também social. Ela produz roupas sustentáveis com algodão orgânico de fornecedores selecionados e as embalagens são de material 100% reciclado.
Na questão social, apresenta roupas sem gênero, que podem ser utilizadas por todos os sexos. E qual é o público da marca? Os recém-nascidos!
Tumblr media
Feito Brasil
Existente desde 2004, a Feito Brasil produz cosméticos 100% à mão, que valoriza o processo humano e economiza eletricidade. Não há matéria-prima animal em sua composição – e muito menos realiza testes dermatológicos em animais.
Suas qualidades são reconhecidas, já que possui certificado PETA Vegan.
Tumblr media
Flávia Aranha
Flávia Aranha é a marca e o nome da estilista conhecida por suas técnicas sustentáveis no tingimento de tecidos. Ela usa de corantes naturais com origem renovável, como as cascas de árvore e seus frutos, folhas e raízes.
50% do material utilizado em suas coleções é orgânico, o que é um charme a mais na sua estética minimalista.
Tumblr media
0 notes
Text
Impactos ambientais causados pela indústria da moda
A indústria da moda é responsável por 8% da emissão de gás carbônico na atmosfera, ficando atrás apenas do setor petrolífero; e o poliéster, uma das fibras mais utilizadas no mercado fashion, é responsável pela emissão anual de 32 das 57 milhões de toneladas globais de compostos orgânicos voláteis que se transformam em gás ao entrar em contato com o ar, sendo altamente prejudicial à saúde (CAMARGO, 2021). 
Isso gera impactos devastadores no meio ambiente. Segundo o site Ecycle (2021), as roupas comercializadas das fast fashions são utilizadas no máximo cinco vezes e produzem 400% a mais de emissões de gás carbônico, quando são comparadas a peças comuns. A composição da fibra de peças de roupa também é um fator de preocupação, uma vez que a grande maioria mistura de poliéster e algodão, o que não permite a reciclagem a roupa. 
Consumo de energia: a queima de combustíveis fósseis ainda é utilizada por boa parte da indústria no mundo. Ela queima muito CO2, o qual, por sua vez, é uma das causas do efeito estufa.
Uso de produtos tóxicos: no beneficiamento têxtil são utilizados produtos químicos nos setores de estamparia, tinturaria e alvejamento. Agrotóxicos, como pesticidas, são usados em plantações de algodão. “Tais inseticidas têm alto nível de toxicidade e causam efeitos endócrinos e neurológicos, cujos sintomas surgem a médio e longo prazo após a exposição” (BERLIM, 2012, p. 45).
Consumo de água e produção de efluentes químicos: na irrigação das plantações de algodão e nos setores de acabamento são utilizadas a água e descartados produtos químicos na mesma, a saber:
Tingimento com uso de corantes.
Branqueamento ótico e alvejamento.
Acabamento da lã.
Beneficiamento do couro.
Impermeabilização e tratamento antichamas.
Agentes biocidas utilizados na viscose e algodão para prolongar o tempo do tecido no estoque evitando a degradação.
Resíduos sólidos: a indústria têxtil gera um grande volume de resíduos sólidos na tecelagem nas etapas de corte, produzindo pelos de tecidos, que são as sobras da fiação dos fios, buchas na montagem do tecido, e retalhos, muitos retalhos.
0 notes
Text
Design e projeto sustentável
Caetano e Linden (2018) debateram sobre as pesquisas teóricas na psicologia realizadas nos últimos anos com o objetivo de desenvolver produtos que provoquem a sensação de bem-estar. Esse debate pode ajudar os designers que pretendem desenvolver produtos com o objetivo de promover o bem-estar por meio do produto. De acordo com Desmet e Pohlmeyer (2013), o Design Positivo é composto por três elementos: design para virtudes, design para prazeres e design para significados pessoais, tendo como objetivo auxiliar o florescimento humano e o bem-estar. 
Dessa forma, o Design Positivo traz um pensamento renovado para o design de produtos, em que a função e a funcionalidade não são mais os principais elementos de um bom projeto. O produto deve ser algo que modifique o ambiente e o pensamento de quem o consome. “Essas novas abordagens do design têm como propósito favorecer o pensamento positivo, contribuir para bem-estar pessoal, diminuir o consumo insustentável e com isso favorecer a sustentabilidade” (CAETANO et al., 2015, p. 151).
0 notes
Text
Ferramentas e técnicas de gestão de projeto
Além da metodologia do PMBOK, é importante ressaltar que há outra prática, conhecida como metodologia ágil, e que surgiu na área de TI em meados do início do novo milênio. De acordo com Carvalho (2021), os princípios da metodologia ágil são quatro, a saber:
Indivíduos e interações mais que processos e ferramentas.
Softwares mais que documentação abrangente.
Colaboração com clientes mais que negociação de contratos.
Responder a mudanças mais que seguir um plano.
0 notes
Text
Como implementar uma metodologia de gestão de projeto?
PMBOK (2021), as organizações são classificadas no que tange ao papel do gerente de projetos em três categorias:
Funcional - estrutura organizacional que aplica o princípio funcional ou princípio da especialização das funções. Como as características fundamentais nessa estrutura são a divisão da autoridade, comunicação direta e descentralização das decisões, o gerente de projetos pode encontrar um cenário competitivo, tenso e com conflitos.
Projetizada - gerente de projetos tem autoridade total na gestão do projeto. Sendo assim, a definição de tarefas, recursos humanos, controles e demais atividades são de responsabilidade do gerente de projetos. 
Matricial - possuem características de organizações funcionais e têm um gerente de projetos que desempenha um papel semelhante ao de um facilitador. Organizações nas quais o gerente possui dedicação integral e uma equipe administrativa também dedicada são denominadas de matricialmente fortes. 
0 notes
Text
Design Estratégico para Inovação e Sustentabilidade - 02.02
Introdução à gestão de projetos
a sociedade contemporânea possui um grande desafio: buscar caminhos equalizados nos pilares econômico, social e ambiental para garantir as necessidades da atual geração e das vindouras. A Gestão de Projetos tem muito a contribuir no planejamento e execução desses desafios. Portanto, a presente abordagem trará uma reflexão aprofundada sobre a temática do desenvolvimento sustentável e seus desdobramentos.
O que é e para que serve a gestão de projeto?
Você já parou para pensar que quase tudo na vida contemporânea (e até mesmo antes disso, conforme exemplos citados) é baseado em projeto? É preciso de um projeto para se construir uma casa, para a realização de uma viagem, para empreender em um novo negócio e também para estruturar uma equipe.
Silva et al. (2016) explicam que o mercado profissional de Gestão de Projetos possui boas oportunidades, pois exigem competências que não se baseiam apenas nas hard skills, consideradas competências técnicas, mas também nas soft skills, consideradas competências relacionadas ao comportamento humano e liderança de equipes. Neste sentido, é fundamental que os profissionais potencializem suas competências para atuar em um mercado profissional tão promissor quanto o de Gestão de Projetos.
0 notes
Text
Informática básica e internet
Dicas de pesquisas
* audaces ideia
* lala noleto
* WGSN
0 notes
Text
governança corporativa
A Governança Corporativa se utiliza dos stakeholders para legitimar as ações da empresa por possuírem papel direto ou indireto na gestão de resultados da empresa e do planejamento estratégico para ações com o estabelecimento da relação entre a organização e o ambiente interno e externo, os objetivos organizacionais e a definição de estratégias alternativas.
0 notes
Text
Revolução industrial e a consolidação do capitalismo
1780 primeiro período da fase da revolução industrial.
Primeiramente, vamos compreender o que é panóptico. O filósofo inglês Jeremy Bentham projetou um edifício em forma de anel, no meio do qual havia um pátio em cujo centro havia uma torre. O anel dividia-se em pequenas celas que davam tanto para o interior quanto para o exterior. Em cada uma dessas pequenas celas havia, segundo o objetivo da instituição, uma criança aprendendo a escrever, um operário a trabalhar, um prisioneiro a ser corrigido, um louco tentando corrigir sua loucura, e na torre havia um vigilante.
0 notes