"Parece a vida real - de um modo belamente artificial." J. Wood, Como funciona a ficção
Don't wanna be here? Send us removal request.
Link
10 Types of Comedy Archetypes 1. The Anchor. The anchor is intelligent and grounded. This character is often the pillar of their group and uses sarcasm as a comedic weapon.They think they are: teachers to those around them who don’t know better. They actually are: codependent busybodies who make themselves feel better by surrounding themselves with those who are less intelligent.Think Jason Bateman as Michael Bluth on “Arrested Development.” 2. The Dreamer. The dreamer is an eternal optimist with a healthy dose of self-deprecating humor. While all characters have desires, this character is defined by desire.They think they are: capable and ambitious individuals who are victimized by unfortunate life circumstances. They actually are: charming and hopeful jokesters with a Peter Pan complex.Think Lucille Ball as Lucy Ricardo on “I Love Lucy.” 3. The Neurotic. The neurotic is defined by insecurity, filtered through intelligence. This character has a big brain that can process all possible outcomes at once, which can be quite overwhelming!They think they are: the rightful boss of you because they’ve thought about it and they know better. They actually are: prickly know-it-alls whom everyone loves but knows to avoid when they’re stressed.Think David Hyde Pierce as Niles Crane on “Frasier.” Post completo no link: https://www.backstage.com/magazine/article/types-comedy-archetypes-9505/
0 notes
Video
youtube
Esse canal sobre roteiro é muito fantástico. O que eu mais gosto.
0 notes
Link
E se você tiver coragem de pagar quase três mil e quinhentos dólares, o link do curso online.
0 notes
Photo

Completamente apaixonado por esse livro! Recomendo demais! Em seguida, posto alguns vídeos do autor falando sobre o tema.
0 notes
Video
youtube
Ah, técnica! Rob Legato dá uma aula sobre como o domínio da técnica é fundamental na produção artística. Ele conta diferentes "causos" de filmes, de como a técnica usa o funcionamento natural do nosso cérebro de espectador. O que eu mais gostei é o primeiro causo, sobre Apollo 13. Muitas vezes, na ficção, a memória - anuviada de emoções - é mais importante que a fidelidade factual.
0 notes
Video
youtube
Esse canal do Youtube é simplesmente demais! Dito isso, esse vídeo aqui é uma bela lista de motivações e arcos para ajudar na criação de protagonistas.
0 notes
Video
youtube
10 Character Introductions Screenwriters Should Study
No vídeo, um exemplo que eu adoro:
The Apartment : C.C. Baxter Written by Billy Wilder
"C.C. Baxter is weak. It has put him in a terrible predicament as his work life infiltrates his home life, but we love C.C. Baxter. He is so sweet and only wants to make everyone around him happy. How can we not root for him even as he assists his bosses in cheating on their wives? It is hard to pull that combination off, but Billy Wilder is a master and this script is often ranked as one of the greatest of all time for a reason."
Mais no link: https://screencraft.org/2015/09/01/10-character-introductions-screenwriters-should-study/
1 note
·
View note
Link
George Moura, um dos maiores do Brasil, fala sobre a adaptação, com foco na atualização temporal, do livro. Vale ver.
0 notes
Video
youtube
Muitos conceitos bons em um vídeo tão curto. Vale ver sempre que for começar e revisar uma história.
0 notes
Link
"10 experiências que inspiram histórias envolventes.
1. Romance
Só quem já se apaixonou sabe da revolução enlouquecida que essa experiência traz para a vida de alguém. É por isso que esse é um universo rico a ser explorado em histórias de ficção. O início de um namoro, um triângulo amoroso, ciúmes exagerados. Que valor cada personagem dá para esse relacionamento? Quanto o protagonista está disposto a abrir mão para estar com essa pessoa? Quem mais sofre as consequências do início ou fim desse romance?
2. Ganho Material
Herança, loteria, promoção no trabalho, roubo de banco e golpe do baú são alguns exemplos de como seu personagem pode subitamente mudar de status material. Mas não são as mudanças superficiais que essa nova condição traz que contém uma boas ideias. A história está nas transformações pelas quais o personagem vai passar a partir dessa experiência. O que esse personagem passa a fazer com seu tempo livre? Como ele gasta o seu dinheiro? Como suas relações foram afetadas por esse ganho material?
3. Amizade
Amigos são membros da família que a gente escolhe. Os relacionamentos de amizade tem o poder de mudar a vida de um personagem de forma significativa. Essas mudanças podem ser tanto positivas quanto negativas. Há amigos que abusam da confiança depositada neles e nos decepcionam, e há aqueles que enriquecem nossas vidas ao nos tirar da nossa zona de conforto. Outro aspecto que se pode explorar em histórias de amizade são as motivações individuais. Por que o personagem X investe tanto na amizade com o personagem Y? O que há por traz dessa relação? Com essa amizade mudou a vida dos personagens?"
Mais no link.
0 notes
Link
Uma plataforma dedicada exclusivamente à loglines (premissas). Hoje (mar/2020), já são mais de 6500 premissas, divididas por gênero.
0 notes
Link
Um post excelente sobre o funcionamento de uma sala de roteiro. "Da sala de roteiristas
Não vale criticar sem trazer uma solução.
É preciso ter uma postura cordata, acolhedora e construtiva.
Frente a um problema, enumerar as soluções, sem preconceitos, sem censura. Depois revisar e escolher a melhor. É assim que são estruturados brainstorms. É difícil ouvir o outro. Sempre estamos certos que a nossa idéia é a melhor! Mas é preciso discutir de peito aberto e estar pronto para voltar atrás.
Quem não leu todos os documentos do projeto não opina. Todo mundo tem que estar na mesma página.
O assistente da sala mantém todos os documentos atualizados e em ordem, de modo que um recém-chegado possa se apoderar rapidamente do projeto. Essa é a função da bíblia; ela contem a verdade da série. Bíblia não é um folheto de venda, um apoio para a defesa oral do projeto.
A sala tem que ser um lugar agradável, com imagens, lousas e cadeiras confortáveis.
As paredes da sala devem ter tabelas, fotos e desenhos que rapidamente nos ajudam compreender a série que está sendo criada. Como se a bíblia estivesse na parede.
É preciso que isso seja didático e simples.Sem celulares e computadores, afora o do assistente."
Continua no link.
0 notes
Link
0 notes