Don't wanna be here? Send us removal request.
Text
A FELICIDADE EXISTE?
Um dia perguntei a meu filho mais velho, na época com seus treze anos, se ele era feliz. Fui surpreendida com uma resposta nada convencional para um garoto de sua idade. Ele respondeu mais ou menos assim:
-Mãe, ninguém é feliz. A felicidade não existe, o que existe são momentos de felicidade que passam e a gente volta a ser triste de novo.
Nem preciso dizer o quanto aquilo me deixou perplexa e preocupada.
Como uma mãe super-protetora, comecei a procurar na lista telefônica psicólogos na cidade. Meu Deus, talvez meu filho estivesse com depressão.
Porém, analisando bem sua resposta e refletindo com calma sobre ela, percebi que havia muita coerência em seu raciocínio. Realmente a felicidade, essa que todo mundo busca ardentemente durante uma vida toda e nunca encontra e quando encontra, ela vai do mesmo jeito que veio. A felicidade duradoura, que nunca acaba, tipo “Poliana”, esta não existe mesmo. Então sim, a felicidade é efêmera. É um momento, um tempo de plenitude que alcançamos, por exemplo, quando adquirimos algo, num acontecimento, numa aprovação, num desafio alcançado, na cura de uma doença enfim. Ficamos muito felizes por um tempo, (este tempo pode variar de pessoa p pessoa), mas aí você se acostuma com aquilo que te proporcionou a felicidade e volta a buscá-la novamente em outras coisas. Somos seres insaciáveis. Como dizia Arthur Shoupenhauer: “A essência do homem é um querer constante em uma sede inextinguível. Sendo a vida uma necessidade e dor, a medida que esta é satisfeita, cai-se no tédio, no vazio
#sobrefelicidade #essênciahumana #devaneios #reflexão
1 note
·
View note