vantaemin78
Deserto & Oceano
4 posts
Minhas vivências como ARMY
Don't wanna be here? Send us removal request.
vantaemin78 · 4 years ago
Text
Escoteiros à prova de balas
Tumblr media
Era uma vez um grupo de sete garotos. Esses garotos não sabiam um da existência do outro. Viviam em lugares diferentes de um país chamado Coréia do Sul. Em dias diferentes, participaram de uma audição para uma empresa desconhecida até então, praticamente falida.
Eles gostavam de música, de cantar, de dançar...
Foram escolhidos, em meio a várias pessoas, para formar um grupo. O nome do grupo?  방탄소년단, ou Bangtan Sonyeondan, que significa algo como "Escoteiros à prova de balas".
Depois de muito esforço, de muito preparo, os trainees iriam debutar.
13 de junho de 2013.
O dia do debut. A música escolhida para esse momento é "No more Dream", onde eles falam sobre a necessidade de seguir seus próprios sonhos ao invés de ser vítimas das expectativas da sociedade. Quase ninguém dava nada por eles. Quase ninguém achava que iam muito longe.
Faça seu próprio caminho
Mesmo que você viva apenas por um dia
Faça alguma coisa
Ponha de lado sua fraqueza(...)
Por favor, cresça, ao menos um pouco, garoto de cabeça fraca
(Pare) pergunte a si mesmo se já se esforçou para algo
Quais eram os sonhos deles naquela época? Muitos, creio eu. E como a própria letra da música diz, ele estavam fazendo alguma coisa. Puseram a fraqueza de lado e deram tudo de si.
Mas mesmo assim, mesmo com um "exército" de fãs se formando, ainda não acreditavam. Ainda zombavam. O exército cresceu e ganhou nome. No dia 9 de julho de 2013, o fandom recebeu o nome de ARMY, que significa Adorable Representative M.C. of Youth (Mestre de Cerimônias Adorável Representante da Juventude) e que também significa "exército" em inglês.
Vieram acusações. De plágio, de sajaegi (manipulação das paradas, em que "produtores compram álbuns de seus próprios artistas para que eles aparentam ter um sucesso de público, que na verdade não tem. Com isso, seus nomes aparecem nas paradas e mais gente se interessa por conhecê-los"*).
Receberam a triste "Black Ocean" (lightsticks apagados e silêncio durante a apresentação) sem nada terem feito para merecerem isso.
Foi pesado. Mas nunca pararam de se esforçar, treinar, ensaiar... Cantando, dançando, dando tudo de si em apresentações, shows... E aí as coisas começaram a acontecer.
Em 2018, a primeira apresentação no palco do Billboard Music Awards, com direito ao prêmio de Top Social Artist. De 2018 para 2019, a primeira turnê mundial em grandes estádios. Em 2019, a primeira vez no Grammy, apresentando um prêmio e concorrendo a outro. Em dezembro do mesmo ano, se tornaram o primeiro grupo de K-Pop a levar todos os daesangs em uma premiação de fim de ano. Isso depois de pensarem em disband, como relataram numa premiação em 2018... Kim Taehyung, um dos membros do BTS, declarou, ao receberem as premiações do MMA (Melon Music Awards) em 2019:
"A criança que comia doces enquanto era estudante do ensino fundamental agora está de pé aqui hoje. Particularmente, não acho que eu seja uma pessoa tão especial, então toda vez que nossa música é reconhecida assim e as pessoas nos dizem que se sentiram curadas ou felizes por nossa causa, eu engasgo. Eu realmente não acho que posso desistir. Continuaremos a crescer e a recompensar o ARMY com boa música no próximo ano e nos anos seguintes"
E como se não bastasse, se tornam, em 31 de agosto de 2020, o primeiro grupo coreano e o segundo ato asiático (após 57 anos) a serem o número 1 no Hot 100 da Billboard. Depois de SETE longos anos. Recebendo parabenizações de outros artistas e, inclusive, do presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-In. E virando notícia de caráter urgente em canais coreanos.
Ontem** o ARMY "surtou".
E não foi diferente comigo. Eu chorei muito, pensando na história de sete meninos que entregavam panfletos nas ruas convidando as pessoas para irem aos seus shows gratuitos.
E só hoje chegam ao topo da parada mais importante do mundo. Humildes, não acreditaram quando souberam da notícia. E ainda dedicaram tudo a nós, os fãs. Arrogância não existe ali.
Mas eu digo "só hoje" porque eles estão na estrada faz sete anos. Eles vêm dando tudo de si há sete anos. E só agora conseguiram. Não foi do dia para a noite. Não são aqueles grupos que, assim que surgem, fazem um sucesso repentino e depois somem, do mesmo jeito que apareceram. O sucesso, para o BTS, vem sendo construído de forma consistente. Primeiro, entre fãs de K-Pop. Depois, se espalhando entre quem não costumava ouvir o gênero, como essa que vos escreve.
Hoje, são o maior grupo masculino - melhor, o maior grupo - do mundo. Ainda hoje sofrem hate, ainda hoje são vítimas de xenofobia. Mas não se deixam mais abalar por isso. Sabem do que são capazes. Sabem quem são. Nos ensinaram a nos amar. A refletir. A não nos deixarmos levar pela sociedade maluca em que vivemos. Nos mostraram o caminho para o mapa das nossas almas. Os escoteiros à prova de balas deram tudo de si, e nós devolvemos tudo a eles, em forma de amor.
Junto com a gente, não são mais apenas sete. Jogue pedras em mim, não temos mais medo Nós estamos juntos, à prova de balas (sim, nós temos vocês, vocês) Mesmo se o inverno voltar, mesmo se eu for bloqueado, ainda vou andar Nós somos, somos eternos, à prova de balas 
(BTS - We are bulletproof: the eternal)
BTS, eu amo vocês. Obrigada por tudo. Vamos em frente, que isso é só o começo.
*Fonte: RM do BTS fala sobre “sajaegi” – manipulação das paradas coreanas
** 31/08/20 - o post foi originalmente escrito em 01/09/20 (aniversário do Jungkook!)
3 notes · View notes
vantaemin78 · 4 years ago
Text
A subversiva “Dynamite” do BTS
Tumblr media
*ATENÇÃO: Este texto não é meu, mas sim uma tradução do artigo "BTS's subersive "Dynamite"", publicado aqui por Elaine "Lainy" Lui no dia 24/08/2020*
A nova música em inglês do BTS, "Dynamite", quebrou todos os tipos de recordes neste fim de semana. É a maior estreia de videoclipes da história do YouTube. E agora detém o recorde do YouTube de mais visualizações em 24 horas - 101 MILHÕES. Não surpreendentemente, "Dynamite" recebeu o maior número de transmissões em rádios do Ocidente (no primeiro dia de lançamento da música) que já houve na carreira da banda, enquanto eles estão esperando por sua melhor entrada de todos os tempos na Billboard Hot 100, e talvez até mesmo um número 1. É por isso que sua promoção tem sido implacável, o que sempre acontece quando o BTS está em um impulso. Parece que eles estão trabalhando continuamente, incluindo uma aparição esta manhã no The Today Show.
O que significará um hit número 1 nas paradas da Billboard? Além de elevar seu atual status de maior banda do mundo, qual é o significado de “Dynamite”, especialmente neste momento? Como eu disse antes, eu tinha sentimentos complicados sobre o lançamento de uma música totalmente em inglês pelo BTS, porque temia que isso apenas reforçasse a xenofobia dos guardiões culturais ocidentais e ainda perpetuasse a ideia de que a música popular só pode ser executada por certas pessoas de certos lugares. O BTS conseguiu tudo o que tinha sem cantar em inglês, sem aderir aos padrões estabelecidos pelas instituições artísticas ocidentais. Eles não têm que se conformar. Mas... acontece que... eles não o fizeram. Embora a música seja em inglês e seja alegre e divertida, como prometido, "Dynamite" não é apenas pop fluff - "Dynamite" é uma subversão envolta em um arco-íris, tão fiel como sempre ao início do BTS quando desafiou o status quo e seus críticos e pisoteou seus odiadores.
Porque, é claro, quando se trata de ódio, o racismo anti-Leste Asiático nunca foi mais aberto do que em 2020, junto com a disseminação do COVID-19, e encorajado pelo palhaço na Casa Branca que o chama de “kung gripe". Ou o “vírus da China”. Agora RM, Jin, Suga, j-hope, Jimin, V e Jungkook estão aqui com um vírus próprio, na forma de uma música, esta construída no amor, na diversão, no otimismo e visando um aquisição ocidental de mídia social, streaming, listas de reprodução e, potencialmente, as paradas. Para cada idiota falando sobre a “gripe kung”, o BTS está fazendo com que toda vez que eles acessem o Apple Music ou o Spotify, ou liguem o rádio, abram o Twitter, TikTok ou Instagram, haja um rosto do Leste Asiático e uma voz olhando para eles ... e cantando com sotaque.
Apesar de toda a minha hesitação antes do lançamento de “Dynamite”, o que eu não considerei e apreciei foi como o BTS soaria. Sim, eu sabia que soaria bem, mas quero dizer como seria sua PRONÚNCIA. Inglês não é sua primeira língua. Até o líder do grupo RM, que é fluente em inglês e fala excepcionalmente bem, tem sotaque e geralmente fala inglês com cadência coreana. O BTS não se incomodou de cantar com um inglês "perfeito" em "Dynamite". Você pode ouvir seus sotaques - porque, como Prem escreveu em seu artigo sobre a discriminação de sotaque e atores no mês passado, o inglês não é falado apenas de uma maneira. O inglês é falado por falantes não nativos, então a maneira como ouvimos inglês nem sempre é o inglês da rainha. Ou inglês americano padrão. Em nosso dia a dia, frequentemente ouvimos inglês falado por aqueles que não cresceram falando inglês, mas de acordo com a obra de Prem, raramente no cinema e na televisão e NUNCA na música. Inglês com sotaque na música é raro - e é isso que o BTS está trazendo com “Dynamite”; não é como se eles pudessem evitar, mas ao mesmo tempo, mesmo sabendo que eles têm sotaque, eles o fizeram mesmo assim porque quem disse que o inglês é domínio exclusivo de quem fala o inglês como primeira língua? A banda pode não admitir diretamente que isso seja intencional, mas eles não precisam. Eles não precisam explicar o que já é óbvio.
Para aqueles de nós cujos pais soam como BTS ou aqueles de quem riram por causa de seu sotaque, que ficaram constrangidos com seu sotaque e que viram gente gritando com parentes ou pessoas parecidas com eles no aeroporto porque as pessoas acham que falar alto com alguém com sotaque é uma forma eficaz de se comunicar, o BTS - com um tema disco brilhante e pastel - está dizendo F-DA-SE em nome delas, em nosso nome. E ainda nem chegamos à letra. Inicialmente, eu pensei que a letra, especialmente na parte de Jungkook no início da música, era desajeitada e cafona:
"Shoes on, get up in the morn’ Cup of milk, let’s rock and roll King Kong, kick the drum Rolling on like a Rolling Stone  Sing song when I’m walking home Jump up to the top, LeBron Ding-dong, call me on my phone Ice tea and a game of ping pong"
“Dynamite” não é o único pop com letras desajeitadas. Justin Timberlake costuma ter um fluxo lírico ruim (especialmente no álbum The Man of the Woods) e eu já escrevi neste site antes como as letras de Madonna costumam ser embaraçosas. As letras pop nem sempre são poesia. E “Dynamite” é bem boba com todas as rimas: King Kong, sing song, ding-dong, ping pong. Se fossem outros artistas, artistas ocidentais, entregando essas letras, a abordagem seria diferente. Mas o BTS é uma banda de artistas da Coréia do Sul, artistas do Leste Asiático cantando em inglês durante uma época de racismo aberto contra o Leste Asiático. E você sabe como sing song e ding-dong soam?
Como “Ching Chong”.
“Ching Chong” é uma crítica*. É usado por pessoas que querem zombar da voz dos asiáticos. A NPR publicou um artigo sobre as origens de “Ching Chong” em 2014 citando uma passagem da autobiografia de Mary Paik Lee, Quiet Odyssey: A Pioneer Korean Woman in America:
“No dia seguinte, quando fui para a escola com meu irmão, as meninas não dançaram ao nosso redor; Acho que o professor deve ter dito a eles para não fazerem isso. Mais tarde descobri que a música que cantavam era: Ching Chong, chinês,Sentado na parede.Junto veio um homem branco,E decepou sua cabeça.”
Eu não ficaria surpresa se RM, que está constantemente lendo, um eterno aluno, tivesse lido este livro. Foi escrito no início de 1900, mas a rima “Ching Chong” persiste até hoje para fazer as pessoas do leste asiático, bem como suas línguas e seus sotaques, se sentirem estranhos, diferentes. O fato de que o BTS abre sua música em inglês com um verso usando esses sons específicos, palavras que rimam com “Ching Chong”, pelo menos para mim, não pode ser um acidente. É como se eles estivessem cortando os insultos na passagem. Eles estão dizendo, através de sua música, que ELES SABEM. Eles sabem a me*da que vai sair por aí dos racistas que ouvirem essa faixa, ouvirem seus sotaques, ouvirem que sua pronúncia não é “perfeita” e eles não dão a mínima, eles estão fazendo mesmo assim...
Eles são donos de seus sotaques, eles estão celebrando seus sotaques, eles estão dizendo a todos os outros que podem ter sofrido o preconceito do "Ching Chong" para celebrarem o jeito como falam inglês, para cantar com eles em inglês mesmo que não seja o inglês "adequado". E eles estão normalizando isso na maior plataforma, normalizando o fato de que não há problema em cantar e falar inglês e soar como o fazem.
Enquanto coletam suas moedas ao longo do caminho. Como dizem na música:
“A vida é doce como o mel, sim, esta batida fazendo cha-ching, como dinheiro”
Cha-ching chong como dinheiro.
Abaixo - um novo vídeo lado B de “Dynamite” acabou de sair hoje**. São basicamente imagens extras, cenas deletadas das filmagens e mais momentos bobinhos dos membros. O final é especialmente fofo, quando todos estão brincando com a câmera ou bagunçando a coreografia. A essa altura, estou quase com raiva de V, porque está tão lindo agora, com aquele cabelo caramelo e suas feições ficando mais definidas, e usando a merda dessas calças boca de sino, é tão difícil não prestar atenção apenas nele e acompanhar todo o resto.
*no original, slur, que significa "uma observação que critica alguém e pode ter um efeito prejudicial em sua reputação" (https://dictionary.cambridge.org/pt/dicionario/ingles/slur)
**o dia em que o texto original foi postado
youtube
0 notes
vantaemin78 · 4 years ago
Text
O verdadeiro amor começa com amar a si mesmo
Tumblr media
"Eu aprendi a me amar pelo o que eu sou, pelo o que eu fui, e pelo o que eu espero me tornar."
Essa foi uma das frases ditas por Kim Namjoon no discurso do BTS na ONU. O grupo (ou banda) que vocês curtem já discursou na ONU? O meu já. "Grande coisa discursar na ONU", alguém pode pensar. Realmente, a ONU em si não é nada demais. Mas o que representa discursar na ONU? Vou mais além: o que representa um grupo de K-pop discursar na ONU? Mais do que meninos bonitos que cantam e dançam, o BTS é um grupo de músicos, compositores, artistas, realmente, que, além de gostarem do que fazem, estão compromissados a deixar uma marca positiva no mundo. Não é à toa que cantam sobre namoro, corações partidos e paixões, mas também sobre meritocracia, incoerências do sistema educacional, pressões sofridas por idols (e artistas em geral), depressão, amor próprio... O impacto que o BTS tem no mundo não é só financeiro (dados dão conta de que eles contribuem com 3.5 bilhões de dólares por ano para a economia da Coreia do Sul, sendo esse número relativo ao impacto dos meninos no turismo, produtos e serviços, que acompanham a popularidade do BTS)*. Eles têm feito muita gente refletir sobre a vida e, melhor que isso, passar a se amar mais. Por tudo isso e muito mais, resolvi criar esse blog, pra conversar sobre o que eles representam e tudo que passam com suas músicas. Refletir sobre as letras, os significados, os pequenos detalhes que às vezes passam despercebidos... Quer vir comigo? Então, vamos juntos. Porque afinal, quando estamos juntos, desertos se tornam oceanos.
Ah, e se você quer ver todo o discurso da ONU, tá aqui o vídeo, legendado em português.
*Fonte: https://portalpopline.com.br/grupo-bts-e-responsavel-por-contribuir-com-mais-de-3-bilhoes-de-dolares-por-ano-para-economia-da-coreia-do-sul-1/
youtube
6 notes · View notes
vantaemin78 · 4 years ago
Text
A primeira música
Tumblr media
Era uma segunda-feira, quando eu li num site de entretenimento que o grupo BTS tinha apresentado uma música no Billboard Music Awards na noite anterior. Lembro-me de ter pensado: "ah, é aquele grupo coreano, não é?" Eles já eram mundialmente conhecidos na época, e eu já tinha ouvido falar deles, embora nunca tivesse ouvido nenhuma de suas músicas.
Foi então que veio a curiosidade. Cliquei no link e assisti.
Won't be forgetting that @BTS_twt performance anytime soon! Glad to have them back at the #BBMAs. pic.twitter.com/72jIPoKq4X
Eu gostei do que vi e ouvi. Logo procurei a música no Spotify e escutei de novo. E assim foi que Fake Love se tornou a primeira música do BTS que ouvi na vida e por isso ela tem um lugar especial no coração desta ARMY.
Não foi naquele momento que virei Army, entretanto. Isso só aconteceria no ano seguinte, quando eu me depararia com Map of the Soul: Persona. Qualquer hora dessas eu conto a história. Mas não podia deixar passar que hoje, 21 de maio de 2020*, faz exatamente dois anos que eu entrei em contato com a música dos sete príncipes coreanos que iriam fazer parte da minha vida para sempre.
*Post escrito originalmente em 21/05/2020
youtube
1 note · View note