uconecteoficial-blog
uconecteoficial-blog
uConecte
8 posts
Don't wanna be here? Send us removal request.
uconecteoficial-blog · 6 years ago
Text
Extrato de Pagamento de Benefício do INSS [Como Consultar o Seu]
Atualmente, milhões de brasileiros recebem algum tipo de benefício oferecido pela Previdência Social.
Entre os exemplos mais comuns estão a aposentadoria por idade, por tempo de contribuição, aposentadoria por invalidez e pensão por morte.
Com o crescimento do número de beneficiários, o INSS – para facilitar a vida do segurado – disponibiliza meios de consulta de diversas informações pela internet.
Uma delas é o Extrato de Pagamento de Benefício do INSS.
Para o segurado que deseja controlar seus dados de pagamento e realizar comprovações, é importantíssimo saber emitir este extrato do INSS, pois nele são descritas diversas informações com relação ao seu benefício.
Hoje vamos te mostrar como tirar o seu Extrato de Pagamento do INSS passo a passo pela internet, usando somente seu CPF e uma senha.
Vamos lá?
O que é o Extrato de Pagamento do INSS
O Extrato de Pagamento de Benefício do INSS é um relatório disponibilizado pelo INSS através da internet (ou em uma agência da Previdência Social) onde você encontra diversas informações sobre seu benefício.
Nesse extrato, aposentados e pensionistas do INSS podem consultar a situação do seu benefício, data de pagamento, histórico de pagamentos de benefício, calendário de pagamento, dentre outras coisas.
Para fazer um controle do seu benefício e realizar comprovações, como por exemplo comprovante de renda, isso é uma “mão na roda”, pois você consegue emitir o extrato a qualquer momento através do portal do Meu INSS.
Vamos te mostrar como fazer isso mais à frente.
Como funciona a Consulta do Benefício do INSS pelo CPF?
Para consultar o Extrato de Pagamento de Benefício do INSS é bem simples.
O segurado precisa informar somente seu CPF, caso a consulta seja online (veja mais detalhes no próximo tópico).
Para as consultas presenciais em agências da Previdência Social, é necessário apresentar seu documento de identidade com foto ou uma procuração legal e os documentos pessoais de quem estiver representando o beneficiário.
Como tirar o Extrato de Pagamento de Benefício do INSS
Hoje você consegue emitir seu Extrato de Pagamento da Previdência Social pela internet, usando somente seu CPF e uma senha.
Mas você deve estar se perguntando: “Afinal, onde consulto o extrato de pagamento do INSS?”
Simples: através do portal do Meu INSS.
Veja o passo a passo:
1. Acesse o Meu INSS;
2. Entre com seu CPF e sua senha única para acessar o sistema (Ainda não tem a sua senha do Meu INSS? Saiba como criar uma aqui);
3. Clique em “AUTORIZO”;
4. Clique em “EXTRATO DE PAGAMENTO DE BENEFÍCIO”;
5. Por padrão, vem selecionado o seu extrato dos últimos 30 dias. Porém, você pode filtrar a data no quadro destacado;
BÔNUS: Se quiser imprimir, clique no botão “IMPRIMIR” no canto inferior direito do extrato.
Pronto! Agora você já sabe como emitir o extrato Previdência Social a qualquer hora e lugar.
Lembrando que a qualquer momento você pode ligar para o número 135, o canal de atendimento do Instituto Nacional do Seguro Social.
0 notes
uconecteoficial-blog · 6 years ago
Text
PAPEM – Acesse Agora Mesmo o Portal da Pagadoria da Marinha
Você que é militar ou pensionista da Marinha, provavelmente já conhece o PAPEM. Entretanto, é bom conhecer alguns detalhes sobre este órgão que tem uma enorme responsabilidade em controlar a folha de pagamento dos seus servidores.
Hoje você vai saber o que é o PAPEM, como entrar em contato, quais os serviços oferecidos no portal, como acessar o BP Online e o eConsig, além de outras informações importantes.
O que é o Papem?
A sigla quer dizer Pagadoria de Pessoal da Marinha. Essa instituição é responsável pelo pagamento dos militares civis ativos, inativos, aposentados e pensionistas da Marinha do Brasil. Também é a instituição quem faz o intercâmbio entre as entidades públicas ou privadas (Bancos e financeiras) que desejam representar a Marinha do Brasil,  por exemplo, no empréstimo consignado.
A sede da Pagadoria fica no Rio de Janeiro e o telefone de contato é o (21) 2104-5497.
Principais informações do site
Quando você entra no site do PAPEM, já na página principal você encontra as últimas notícias da Marinha do Brasil.
No cabeçalho da página, as principais informações para você estará em Contato, onde você encontra os telefones e endereço do Papem e os Links úteis, com os principais sites relacionados para os militares.
No Menu lateral, temos as informações Institucionais e as explicações sobre os seus parceiro.
Serviços do PAPEM
Com o intuito de propiciar maior agilidade, o portal tem diversos serviços. Os 3 principais são:
BP On-line: é o Bilhete de pagamento que você pode acessar clicando aqui. Para acessar é preciso o seu Nip, Usuário e Senha. Lembrando que a senha é pessoal, intransferível e de total responsabilidade do portador.
Autentica BP: é o serviço utilizado pelos parceiros financeiros do Papem para validar o seu Bilhete de pagamento.
eConsig Marinha: é o Sistema Digital de Consignações da Marinha do Brasil. Você pode acessar o econsig aqui. Utilize seu NIP (matrícula) e senha para verificar todas as suas informações referentes a consignação, como: Margem consignável, descontos de empréstimos e averbação de parcelas. Caso você seja militar ou pensionista da marinha e queira solicitar um empréstimo consignado, você deverá solicitar a geração do código único. Ele será enviado diretamente para o seu email e terá validade de apenas alguns dias.
Bônus: Aplicativo PAPEM:  Para uma maior agilidade e flexibilidade na consulta às informações relevantes do pagamento de pessoal, bem como facilitar o acesso da família naval a tais informações, existe o aplicativo para smartphones e tablets. Faça o download para Android ou IOS.
Simule conosco!
Se já criou sua conta na uConecte, você pode acessar e realizar uma simulação de empréstimo consignado. A nossa equipe irá verificar a sua margem consignável, o refinanciamento e todos os valores que pode realizar.
0 notes
uconecteoficial-blog · 6 years ago
Text
SPPREV – Autoatendimento, Holerite e Demonstrativo de Pagamento
Ao acessar um sistema ou portal do governo pela primeira vez, encontramos várias dificuldades não é mesmo? São muitas regras que acabam nos confundindo.
Por isso, hoje vamos te ensinar o que é a SPPREV, como acessar o portal através do autoatendimento e do portal do consignado, além de saber como entrar em contato com eles! É só continuar a leitura:
O que é a SPPREV?
A entidade foi criada em 2007 a partir da lei nº 1.010 (Lei Complementar) e se relaciona com a Secretaria da Fazenda.
Veja a definição de São Paulo Previdência SPPREV:
“…é responsável por administrar a folha de pagamento das pensões e aposentadorias da administração direta e indireta do Estado de São Paulo, bem como da Assembleia Legislativa, do Tribunal de Contas, das universidades, do poder Judiciário, do Ministério Público e da Defensoria Pública.”
Fonte: Quem somos do site do São Paulo Previdência
Resumindo, a SPPREV é uma entidade do Governo de São Paulo responsável por pagar as aposentadorias e pensões de todos os servidores públicos civis e militares do Estado de São Paulo, além de fazer a gestão de recursos humanos.
Nela, aposentados, pensionistas, servidor público estadual e militares inativos de todas as entidades paulistas podem consultar diversas informações sobre seus benefícios e dados em geral.
Através dele você consulta holerite, demonstrativo de pagamento, visualiza informe de rendimentos, segunda via de boletos, certidão de tempo de contribuição, dentre outras coisas.
Todas essas informações estão disponíveis através do autoatendimento da SPPREV e do portal do consignado de São Paulo!
Como acessar o Autoatendimento da SPPREV
Aposentados, militares inativos e pensionistas podem acessar o autoatendimento no site da SPPREV para consultar informe de rendimento, holerite, demonstrativo de pagamento, alterar endereço cadastral, dentre outras informações.
Veja como acessar:
Acesse o site oficial;
Digite seu CPF e sua senha para acessar o portal. Se for o seu primeiro acesso, siga para o próximo passo;
Caso seja o seu primeiro acesso, clique em “É O SEU PRIMEIRO ACESSO? |  CLIQUE AQUI“;
Aparecerá uma janelinha com algumas instruções sobre o seu primeiro acesso. Leia atentamente para prosseguir com o seu cadastro! Sobre as instruções: Para o primeiro acesso, na tela anterior, você deve entrar com seu CPF e data de nascimento no formato DD/MM/AAAA (Dia/Mês/Ano completo).
Após isso, você deverá cadastrar uma nova senha. A nova senha deverá ter no mínimo 6 caracteres entre números e letras.
Após registrar a sua senha, você deverá responder 3 perguntas de segurança, que serão pedidas caso você esqueça a sua senha.
Pronto, agora você já tem acesso ao autoatendimento!
Como acessar o Portal do Consignado SPPREV
Você pode acessar o portal do consignado da SPPREV através de qualquer um dos dois links, o www.saopauloconsig.org.br ou www.portaldoconsignado.com.br. Lembrando que o acesso deve ser feito através do Internet Explorer ou Firefox.
Acessando os links acima, você entrará na tela abaixo. Digite seu CPF, Identificação e Senha. Se for seu primeiro acesso, pule para o segundo passo;
Clique em “Primeiro acesso“. Abrirá uma tela de saudação e duas opções para desbloqueio da sua senha, através de “Perguntas e Respostas” e “E-mail“. Você deve escolher uma das duas.
Desbloqueio por “Perguntas e Respostas”
As perguntas já são definidas, você terá apenas que cadastrar as respostas que serão pedidas caso você esqueça a sua senha. Lembrando que é preciso cadastrar duas perguntas. Escolha uma a uma, responda e clique em “Próximo”.
Cadastrando as suas respostas, você terá que cadastrar seu CPF, identificação (RE, RS, matrícula ou benefício), primeiro nome da mãe, RG e data de nascimento. Observação: Todos os dados informados devem ser do Aposentado ou Pensionista.
O último passo é cadastrar o seu e-mail e criar uma senha. Atenção: É preciso muito cuidado na sua senha, pois ela tem que ser alfanumérica (números e letras) e ter no mínimo 8 caracteres, sendo ao menos um maiúsculo, um minúsculo, um número e um caractere especial, como @, #, $, ! (Exemplo: #MEUnome!)
Desbloqueio por “Email”
Escolhendo a opção de E-mail, você já é direcionado direto para a tela de cadastro dos dados pessoais;
Preenchendo os dados pessoais você é direcionado para a tela de confirmação de e-mail e criação da senha. Lembrando que as regras da senha são as mesmas. Mínimo de 8 caracteres, sendo ao menos um maiúsculo, um minúsculo, um número e um caractere especial, como @, #, $, (, !.
Pronto! Você terminou o seu cadastro, já pode acessar o Portal do Consignado!
Entre em contato com a São Paulo Previdência
O telefone da São Paulo Previdência é o 0800 777 7738. Ela está localizada no endereço Avenida Rangel Pestana, 300 – Centro, São Paulo – SP, 01017-911.
O horário de atendimento é de 2ª a 6ª feira, de 9h às 16h.
Já fez o cadastro? Simule o seu empréstimo consignado ou cartão conosco!
Servidores, aposentados, pensionistas do estado de São Paulo ou beneficiários da SPPREV podem acessar o Portal do Consignado e verificar a margem consignável para poder fazer empréstimo consignado.
Agora é só realizar uma simulação na uConecte informando o valor da sua margem, comparar os bancos e escolher a melhor opção para você.
0 notes
uconecteoficial-blog · 6 years ago
Text
Meu INSS → Consulta de Pagamento e Extrato da Previdência Social
Enfrentar filas nas agências da Previdência Social é difícil não é mesmo? Você perde muito tempo e diversas vezes não consegue resolver o seu problema.
Porém, agora você pode acessar diversos serviços e fazer a consulta de benefício de forma online no site da Previdência Social, o Meu INSS.
Veja o que você pode fazer através do portal:
Consulta de extratos (confira o nosso artigo ensinando como consultar os extratos do INSS no portal);
Agendamento;
Carta de Concessão;
Tempo restante para se aposentar;
Resultado de perícia médica;
Consulta de benefício do INSS;
Dentre outros.
Muito prático, não é mesmo?
Por isso, hoje vamos te mostrar tudo sobre o portal Meu INSS, quais os serviços que estão disponíveis no site, como se cadastrar para consultar seu benefício e extratos, além de te mostrar como recuperar a sua senha.
O que é o Meu INSS?
O Meu INSS é um site da Previdência Social onde você consulta de forma online diversos serviços do INSS.
O que antigamente era feito presencialmente numa agência, agora pode ser feito sem sair de casa e com total segurança.
Muito mais cômodo não é mesmo?
O Instituto Nacional do Seguro Social criou esse portal para facilitar seu acesso à suas informações junto à Previdência Social e até mesmo para eliminar filas de serviços simples, como consulta de benefício do INSS, extrato da Previdência Social, carta de concessão, resultados de perícia, aposentadoria por invalidez, agendamento, data de pagamento, entre outros.
O acesso é gratuito mediante a um cadastro no próprio site do Meu INSS.
Serviços encontrados no portal
Veja os serviços que você pode consultar no portal:
Aposentadorias Urbanas – Consulte se você já pode se aposentar
Aqui você consulta se a aposentadoria por tempo de contribuição ou idade pode ser concedida ou acompanhar, com o número de protocolo, o andamento do seu pedido pelo portal.
Salário Maternidade – Solicite seu benefício
Ao solicitar o salário maternidade, é realizada uma pesquisa no sistema do INSS para saber se o benefício pode ser concedido automaticamente.
Se não for possível, você poderá acompanhar, com o número do protocolo, o andamento do seu pedido pelo portal.
Extrato Previdenciário CNIS – Consulta de extrato de contribuições do INSS
Através desse extrato da Previdência Social – Cadastro Nacional de Informações Sociais CNIS – você encontra o histórico de todas as suas contribuições de trabalho, seja como empregado, individual, empresário, doméstico ou aposentado.
Também te permite visualizar mês a mês se a sua empresa está repassando a contribuição.
Extrato de Empréstimo Consignado – Consulte descontos em seu benefício
Através desse extrato é possível conferir todo histórico de empréstimos consignados realizados com desconto no seu benefício, além de outras informações como margem consignável disponível, valores de parcela e prazos.
Histórico de Crédito de Benefício – Consulta de extrato de pagamento do INSS
Através desse serviço da Previdência Social é possível fazer a consulta de benefício verificando o extrato de pagamento do seu benefício do INSS.
Além disso, esse extrato tem como objetivo comprovar que a pessoa recebe benefício do INSS e mostrar sua renda mensal.
Resultado de Perícia – Consulte o resultado da sua perícia médica
Este serviço mostra se você foi considerado capacitado ou não para o trabalho.
É destinado às pessoas que solicitaram auxílio doença ou outro benefício por incapacidade e que fizeram perícia médica numa agência da Previdência Social.
Extrato INSS de Imposto de Renda (IR)
Aqui você tira o seu extrato para declarar seu imposto de renda (IR).
Agendamentos/Requerimentos – Agende atendimentos na Previdência Social
Através desse menu você pode fazer o agendamento e acompanhar seu atendimento.
Carta de Concessão – Consulte se seu pedido de benefício foi aceito
Através da carta de concessão do INSS você fica sabendo se seu benefício foi concedido, visualiza o cálculo utilizado para apuração da renda mensal inicial, dentre outras informações.
Agende sua Perícia – Agende perícia médica na agência do INSS
Através desse item você agenda a sua perícia médica no INSS, tanto para o pedido inicial quanto para o pedido de prorrogação do seu benefício.
Encontre uma agência
Aqui você pode localizar unidades da Previdência Social mais próximas do local informado através de CEP ou do município.
Consulta Declaração – Consta/Nada Consta
Declaração que informa se existe ou não benefícios em seu CPF.
Simulação de Tempo de Contribuição – Tempo restante para você se aposentar
Conhecido como ‘calculadora do INSS’, esta ferramenta realiza uma busca automática de todas as informações e dados vinculados a você no sistema do INSS, para calcular o seu tempo de contribuição e te mostrar quanto tempo falta para a sua aposentadoria.
Consultar Revisão de Benefício – Artigo 29
Através deste, você pode saber se o seu benefício está listado para revisão quanto à fórmula de cálculo (só para os enquadrados no artigo 29, II da Lei 9876/76).
Declaração para o Contribuinte Individual (DRSCI)
Através desse serviço, os segurados autônomos ou contribuintes individuais podem emitir a Declaração de Regularidade de Situação do Contribuinte Individual (DRSCI) de forma online. O documento comprova que o trabalhador está com situação cadastral regular e com seus recolhimentos em dia.
Fonte: site oficial do INSS
Lembrando que, em caso de qualquer dúvida, você pode ligar no número 135, a central de serviços e atendimento da Previdência Social, ou pode acessar o site oficial da Previdência clicando aqui.
Como se cadastrar no portal
Para se cadastrar no portal, você deve criar a sua senha no site oficial.
Acesse o site meu.inss.gov.br;
Clique em “ENTRAR” depois em “LOGIN”;
Clique em “CADASTRE-SE”;
Preencha o formulário com os seus dados pessoais;
Confirme alguns dados sobre empregos anteriores e/ou dados de benefício;
Anote a senha inicial gerada;
Faça login novamente e entre com seu CPF e a senha inicial gerada.
Com o seu código de acesso em mãos, você consegue realizar a consulta de benefício no site da Previdência Social e acessar em qualquer e hora e lugar diversas informações do seu benefício, extrato e contribuições.
Como consultar o Extrato de Pagamento do INSS
Com a senha inicial em mãos, você pode acessar o seu extrato de pagamento de benefício do INSS.
Veja como:
Dentro do portal, clique em “HISTÓRICO DE CRÉDITO DE BENEFÍCIO”;
Selecione o período que você quer consultar e clique em “CONSULTAR“;
Visualize as informações sobre seu benefício no extrato.
Como recuperar a sua senha pelo site
Se por algum motivo você esquecer a sua senha, não se preocupe! Dá pra recuperá-la através do próprio portal.
Você deverá realizar um novo cadastro e uma nova senha será gerada.
Para gerar sua nova senha inicial, você deverá informar alguns dados pessoais e responder a 5 perguntas baseadas em informações do seu cadastro junto ao INSS.
Você deve ter em mãos sua Carteira de Trabalho da Previdência Social (CTPS) e/ou Guias de Recolhimento à Previdência Social (GPS) para consulta, se for necessário.
Acesse o site do Meu INSS;
Clique em “ENTRAR” depois em “LOGIN”;
Clique em “ESQUECI A SENHA”;
Na janela que abrir, clique em “CADASTRE-SE”.
Informe novamente todos os seus dados pessoais;
Confirme alguns dados sobre empregos anteriores e/ou benefícios recebidos.
Simule seu empréstimo consignado ou cartão agora!
Viu como é prático fazer a consulta de benefício no site da Previdência Social e consultar extratos do INSS e serviços?
Agora você pode ver também quais as suas consignações de empréstimo podem ser refinanciadas ou até mesmo verificar se pode realizar um novo empréstimo consignado através do aplicativo da uConecte.
Se você precisar de algum dinheiro, acesse a uConecte, realize uma simulação e contrate a melhor condição para você dentro das diversas opções de bancos disponíveis.
0 notes
uconecteoficial-blog · 6 years ago
Text
Aposentadoria por Idade – Saiba Absolutamente Tudo
Um assunto que está em evidência atualmente e sempre estará, é a aposentadoria por idade do trabalhador.
São muitas regras, cálculos, comprovações e diversos outros fatores que tornam o entendimento um pouco complicado.
Mas hoje vamos esclarecer tudo pra você! Está na hora de se aposentar e está com dúvidas? Continue a leitura!
O que é a aposentadoria por idade?
A Aposentadoria por Idade é um benefício do INSS para os segurados da Previdência Social.
Todos os cidadãos que cumprirem os requisitos do benefício (veja quais são mais à frente), poderão se aposentar após atingir uma idade pré-determinada e completarem o tempo mínimo de contribuição exigido.
Aposentadoria urbana
Tem direito à aposentadoria por idade urbana todos os cidadãos que exercem atividade remunerada em empresa localizada em ambiente urbano.
É obrigatório ter a idade mínima antes de dar entrada no pedido de benefício:
Homens: 65 anos;
Mulheres: 60 anos.
Aposentadoria rural
Tem direito a esse benefício todos aqueles que exercem atividades rurais como produtor rural, lavrador, pescador, indígena, dentre outros. O cidadão que se enquadra nesse caso é chamado de Segurado Especial do INSS.
Neste casos, a idade mínima exigida é diminuída em 5 anos tanto para os homens, quanto para as mulheres.
Homens: 60 anos;
Mulheres: 55 anos.
O que eu preciso para receber o benefício?
Além da idade mínima, são necessárias no mínimo 180 contribuições à Previdência Social para a concessão do benefício, como descrito na regra transitória disposta no artigo. 142 da Lei 8.213/91.
Qual o valor/cálculo da aposentadoria por idade?
Para calcular o valor da aposentadoria a receber, é necessário pegar 70% do valor do salário de benefício do trabalhador acrescido de 1% para cada grupo de 12 contribuições, ou para  cada ano completo de trabalho até chegar o limite de 100% do salário.
O valor dos salários será calculado fazendo a média dos 80% maiores salários de contribuição ao INSS desde julho de 1994 até a data de entrada do pedido do benefício. Uma vez encontrado esse valor, aplica-se a regra acima.
EXEMPLO:
Um trabalhador com 65 anos contribuiu 15 anos com média salarial aplicada de R$ 2.500,00:
Salário: R$ 2.500,00
Cálculo: 70% + 15% (70% de regra mais 15% de contribuição) = 85% do valor integral
Valor da aposentadoria = 2.500 x 85% = R$ 2.125,00
Como dar entrada na aposentadoria por idade?
Os cidadãos que cumprirem as regras citadas anteriormente, podem se aposentar por idade.
Mas atenção!
É necessário reunir o máximo de documentos que comprovem o seu direito à aposentadoria, evitando desta forma que o INSS rejeite o seu pedido.
A documentação padrão necessária para dar entrada no benefício é:
Procuração ou termo de representação legal, documento de identificação com foto e CPF do procurador ou representante, se houver;
Documentos pessoais do requerente com foto (CNH, carteira de identidade);
Documentos referentes às relações previdenciárias (exemplo: Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), Certidão de Tempo de Contribuição (CTC), carnês, formulários de atividade especial, documentação rural, etc.);
Outros documentos que a pessoa queira adicionar para complementação (ex.: simulação de tempo de contribuição. petições, etc.).
Você pode pode dar entrada no benefício agendando uma visita em uma agência física do INSS através do número 135 (caso seja trabalhador rural) ou pela internet (caso seja trabalhador urbano), no portal do Meu INSS.
Veja como fazer o pedido através do Meu INSS:
1.  Acesse o portal do Meu INSS;
2. Selecione no menu ao lado esquerdo a opção “Aposentadorias Urbanas“;
3. Caso seja pedido para atualizar informações cadastrais, preencha o formulário e prossiga;
4. Selecione a opção “Aposentadoria por Idade Urbana” e dê uma lida com atenção na descrição;
5. Siga todos os passos até finalizar a solicitação do benefício.
Obs.: Lembrando que a solicitação poderá ser aprovada ou negada sem a necessidade de comparecimento a uma agência do INSS. Caso seja solicitada a sua presença, você deverá comparecer munido dos documentos que porventura forem pedidos.
Quanto tempo antes posso dar entrada na aposentadoria por idade (Aposentadoria Proporcional)?
A antecipação da aposentadoria é possível através da Aposentadoria Proporcional. Porém, apenas as pessoas que se inscreveram no INSS até 16/12/1998 (data de publicação da Emenda Constitucional nº 20) podem aposentar-se proporcionalmente.
Requisitos para esse tipo de benefício:
É preciso ter idade mínima de 48 anos (mulher) e 53 anos (homem);
Tempo total de contribuição: 25 anos de contribuição + o tempo adicional (mulher), 30 anos de contribuição + o tempo adicional (homem)
Carência mínima de 180 contribuições mensais;
Aplicação obrigatória do fator previdenciário;
Um período adicional de contribuição equivalente a 40% do tempo que faltava para atingir o tempo 25 anos de contribuição (se mulher) e de 30 anos de contribuição (se homem). Exemplo: um homem que tinha 20 anos de contribuição nessa data, precisava de 10 anos para se aposentar pela proporcional. Então, para receber a aposentadoria proporcional hoje, ele deverá comprovar 34 anos (30 anos + 40% de 10 anos).
Caso tenha alguma dúvida, você pode ligar no telefone 135, o canal de atendimento da Previdência Social.
Saiba mais sobre a Aposentadoria Proporcional aqui.
Aposentadoria por idade para quem nunca contribuiu
Para quem nunca contribuiu com a Previdência Social, ao invés de receber a aposentadoria propriamente dita, poderá receber o Benefício Assistencial ao Idoso.
Mas o que é esse benefício?
Benefício Assistencial ao Idoso é a garantia de um salário mínimo mensal ao cidadão com mais de 65 anos que não possui renda suficiente para manter a si mesmo e à sua família.
Para recebê-lo, a pessoa deve possuir os seguintes requisitos previstos na Lei nº 8.742 de 07.12.1993 (Lei Orgânica da Assistência Social – LOAS):
Idade mínima de 65 anos;
Renda familiar mensal per capita inferior a ¼ do salário mínimo;
Não estar vinculado a nenhum regime de Previdência Social;
Não receber benefício de espécie alguma.
Obs.: O Benefício Assistencial ao Idoso não se dá de forma automática após a pessoa completar seus 65 anos de idade. Deve-se antes preencher os requisitos acima.
Quantas contribuições são necessárias para a aposentadoria por idade?
É preciso ter no mínimo 180 contribuições ao INSS, além da idade mínima (65 anos para o homem e 60 anos para a mulher).
Novas regras para aposentadoria por idade. O que muda?
No caso da aposentadoria por idade, nada mudou com com as novas regras. Homens continuam com a idade mínima de 65 e mulheres com 60, além de no mínimo 15 anos de contribuição (180 meses).
O que muda mesmo é no caso de aposentadoria por tempo de contribuição, onde foi criada uma pontuação, como alternativa ao Fator Previdenciário.
Mas o que é o Fator Previdenciário?
O Fator Previdenciário é uma fórmula matemática que considera a idade da pessoa, expectativa de sobrevida e o tempo de contribuição no momento em que é requerido o benefício da aposentadoria.
Ele é aplicado diretamente no cálculo da aposentadoria. A pessoa que se aposenta por tempo de contribuição, com pouca idade, maior expectativa de sobrevida e pouco tempo de contribuição, por maiores que tenham sido os valores dos salários de contribuição, terá fatalmente o seu benefício reduzido.
Porém, em alguns casos pode ser benéfico.
Por exemplo: quando o segurado se aposenta com mais idade e com mais tempo de contribuição, o fator pode ser superior a 1 e representar um aumento significativo no benefício.
A pontuação corresponde a soma da idade do segurado com o tempo de contribuição ao INSS que ele possui no momento da requisição do benefício.
A nova regra traz um tempo mínimo de contribuição de 30 anos (para mulheres) e 35 anos (homens). À esse tempo de contribuição, soma-se a idade e, a mulher ou homem que atingir 85 e 95 pontos respectivamente terá o direito ao seu valor de benefício integral.
Com a aposentadoria, vem outros benefícios
Uma vez aposentado, você consegue alguns benefícios como acesso a crédito com taxas de juros bem baixas. É o caso do Empréstimo Consignado e Cartão de Crédito Consignado.
Através do aplicativo uConecte, você simula, compara entre diversos bancos e contrata a melhor proposta pra você!
E tudo isso de forma online, sem precisar ir até bancos e enfrentar filas.
Que tal fazer uma simulação?
0 notes
uconecteoficial-blog · 6 years ago
Text
Extrato INSS → Consulta de Benefício e Extrato de Pagamento do INSS
Ir até uma agência do INSS para realizar a consulta de extratos e serviços da Previdência Social (carta de concessão, resultado de perícia, etc.) é bem cansativo não é mesmo?
É preciso enfrentar filas, gastar tempo e dinheiro…
Hoje existe um sistema que permite ao cidadão solicitar ao INSS esses serviços através da internet!
Você pode acessar sem sair de casa pelo seu computador, tablet ou celular, através do portal do Meu INSS.
Através do extrato INSS, aposentados, pensionistas e todos os segurados da Previdência Social conseguem realizar dentre outras coisas: comprovação de renda, obter gratuidade em certos serviços do governo e o principal, visualizar todas as suas informações junto ao Instituto Nacional do Seguro Social.
Hoje você vai aprender a consultar cada extrato do INSS através dessas dicas de forma online e gratuita, fazer a consulta de diversas informações sobre pagamento e benefícios e conferir as novas alíquotas de contribuição, além da tabela de pagamento do INSS 2019 atualizada.
É só continuar a leitura:
Extrato INSS de pagamento de benefício – Consulte pagamentos
Uma função disponível no Meu INSS é a de Histórico de Crédito de Benefício – conhecida como extrato de pagamento de benefício – da Previdência Social.
Através dele, o segurado pode fazer a consulta de situação e data de pagamento do seu benefício, além de verificar informações importantes sobre o histórico de pagamento de benefícios como aposentadoria por idade, aposentadoria por tempo de contribuição, auxílio doença, pensão por morte, aposentadoria por invalidez, auxílio-maternidade e etc.
Mas não para por aqui!
Através deste extrato INSS você também consegue visualizar:
Número do benefício
Valor do benefício
13º salário (caso faça parte do seu benefício)
Imposto de renda
Competência
Calendário de pagamento
Extrato de beneficio
Situação do benefício
Veja como você deve consultar:
No Portal Meu INSS, clique no menu “Histórico de Crédito de Benefício”;
Selecione o período que deseja consultar e clique em “Consultar“.
Visualize as informações de pagamento do seu benefício.
DICA: Você também tem a opção de imprimir o extrato. É só clicar em imprimir no canto superior esquerdo.
Extrato INSS CNIS – Consulte suas contribuições
Também conhecido como Extrato de Contribuições do INSS, um dos serviços mais acessados no portal é o Extrato Previdenciário CNIS.
Através dele, você tem acesso a todas as suas contribuições realizadas junto a Previdência Social presentes na sua carteira de trabalho. Além disso, mostra detalhadamente várias informações sobre o seu perfil previdenciário.
Porém, muitas pessoas têm essa dúvida: como consultar o extrato de contribuições através do portal do Meu INSS? Veja abaixo como:
Dentro do Portal Meu INSS, clique em “Extrato Previdenciário (CNIS)“;
Clique na aba “Relações Previdenciárias“. Através dela você pode visualizar o relatório completo das contribuições. Se quiser imprimir o seu extrato previdenciário, é só clicar em “Imprimir” no canto inferior direito.
Extrato INSS do Imposto de Renda
Para os segurados que são obrigados a declarar o imposto de renda, existe uma opção no portal onde eles podem consultar e imprimir o extrato do IR dos benefícios. Veja como:
Dentro do Portal Meu INSS, clique na opção do menu “Extrato de Imposto de Renda (IR)“;
Veja todo o extrato diretamente na página ou se preferir, pode realizar a impressão através do link “Imprimir” no canto inferior direito.
Extrato INSS de Empréstimo Consignado – Confira descontos no seu benefício
Nesta opção, você pode consultar as parcelas e prazos dos empréstimos consignados que são descontados do seu benefício. Também é possível verificar a sua margem consignável atualizada. Veja como:
Dentro do Portal Meu INSS, clique na opção “Extrato de Empréstimo Consignado”;
Na próxima tela, você verá o detalhamento de todos os empréstimos consignados e cartões com desconto no seu benefício. Como nas outras opções, você também pode imprimir esse documento.
Tela de Extrato de empréstimo consignado
Mais praticidade para consultar seus extratos do INSS
Viu como é prático consultar o extrato INSS pela internet através do portal?
Desta forma, você tem acesso às suas informações a qualquer hora e qualquer lugar! Além de poder conferir todas as contribuições feitas à Previdência Social ao longo de todos os seus anos de trabalho ;)
Lembrando que em caso de qualquer dúvida ou, para saber mais, ligue para a central de atendimento do INSS no telefone 135. Você também pode acessar o site oficial do INSS.
Simule seu empréstimo consignado na uConecte
Aproveite que já verificou as suas informações no extrato do INSS e acesse a uConecte para realizar uma simulação. Aqui você pode solicitar o seu cartão de crédito consignado, simular o seu empréstimo consignado, comparar as propostas em vários bancos e contratar aquela que mais te agradar.
0 notes
uconecteoficial-blog · 6 years ago
Text
Primeiro acesso no Meu INSS – Como cadastrar a sua senha agora
Com a tecnologia avançando cada vez mais, às vezes é difícil acompanhar as novidades não é mesmo?
Você sabia que através do portal Meu INSS você consulta de forma online, diversas informações junto à Previdência Social? Por exemplo:
Extratos do INSS (confira como consultar seu extrato do INSS clicando aqui);
Resultado de perícia médica;
Agendamentos;
Aposentadoria por idade;
Salário maternidade;
Carta de concessão;
Imposto de renda (IR);
Simulação de tempo de contribuição;
Entre outros.
Porém, muitas pessoas ainda têm dúvida ao realizar o primeiro acesso no sistema.
Fique tranquilo! Não é nada de outro mundo ;)
Hoje você irá aprender passo a passo como fazer o primeiro acesso no Meu INSS e cadastrar a sua senha através do seu computador, além de encontrar os links para baixar o aplicativo do INSS no seu celular.
Vamos lá:
Meu INSS – Primeiro acesso passo a passo
Bom, a primeira coisa a se fazer é entrar no meu.inss.gov.br para cadastrar a sua senha. Aprenda o passo a passo do primeiro acesso a seguir:
Acesse www.meu.inss.gov.br;
Clique em “Entrar”, localizado no canto direito superior da página;
Clique em “Login” na caixa que será aberta;
Abrirá uma janela pedindo CPF e Senha, caso já tenha o cadastro entre com os seus dados. Se não tiver cadastro, clique em “Primeiro Acesso” e continue acompanhando o nosso passo a passo;
Abrirá uma nova tela com 3 opções. Você deve clicar em “Cadastre-se”;
Na próxima tela, você vai preencher seus dados pessoais, como CPF, nome completo, data de nascimento, nome da mãe, entre outros e clicar em “Próximo”;
Podem ser pedidas informações sobre datas e dados sobre seu último emprego de carteira assinada e de possíveis benefícios. Se forem pedidos, marque as opções que correspondem ao seu caso e clique em “Próxima”;
Será gerada a sua Senha Inicial, que será utilizada para acessar o portal. Anote o código de acesso e clique em “Meu INSS“;
Na tela de acesso que abriu, preencha com seu CPF e a senha inicial recebida anteriormente, clique em “Não sou um robô” e depois em “Entrar”;
Abrirá outra tela, agora para cadastrar a sua nova senha. Digite a sua senha atual, depois digite nova senha com as instruções abaixo do formulário e clique em “Alterar Senha“; DICA: tente não colocar senhas óbvias, como datas de nascimento, sequências de números e nomes. Ah! E lembre-se de guardar/anotar a senha cadastrada no sistema! Você só será capaz de acessar o portal com ela.
Abrirá uma tela pedindo autorização de acesso ao seu CPF, NIT e Nome Completo. Clique em “Autorizo“;
Agora você já tem acesso ao portal! Seu nome vai aparecer no canto direito superior do site.
Pronto! Você realizou o primeiro acesso no Meu INSS
Se você seguiu todos os passos até aqui, agora você já tem o cadastro!
Acesse todas as suas informações da Previdência Social num lugar só, com praticidade e segurança dentro do portal de forma online.
Em caso de qualquer dúvida, pode ligar no telefone 135, o canal de atendimento da Previdência Social.
Aplicativo no seu celular
Se preferir, você também pode instalar o aplicativo Meu INSS no seu celular!
Basta baixar no Google Play (Android) ou na App Store (iPhone). Com o aplicativo instalado você tem acesso a todas as informações do portal.
Aproveite e simule seu empréstimo consignado
Agora que já sabe como fazer o login no Meu INSS, você pode aproveitar e verificar a sua margem consignável e os empréstimos que estão sendo descontados em seu benefício.
Com essas informações, você pode acessar o aplicativo uConecte e fazer uma simulação de empréstimo consignado. Compare vários bancos e escolha aquela proposta que achar mais interessante!
0 notes
uconecteoficial-blog · 6 years ago
Text
SIGEPE → Consulte seu Contracheque pelo SIGAC (Servidor SIAPE)
É frustrante quando você precisa da prévia do contracheque, saber sua margem consignável ou ter acesso a qualquer outra informação através dos portais do governo e não consegue visualizar o que quer ou não sabe como acessar não é mesmo?
É muita informação e ficamos perdidos.
Por isso, vamos te ajudar a entender um pouco mais sobre o SIGEPE, uma importante ferramenta para servidores públicos federais (SIAPE) para visualização de informações financeiras e cadastrais.
O SIAPE é o Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos do governo federal para aposentados, pensionistas e servidores públicos federais.
Para quem é servidor SIAPE,  existe o SIGAC (Sistema de Gestão de Acesso) e o SIGEPE , o Sistema de Gestão de Pessoas do Governo Federal.
Nesse artigo você irá aprender como acessar o SIGEPE através do SIGAC, verificar sua margem consignável, como autorizar o empréstimo consignado e consultar seu contracheque (SIGEPE contracheque), além de encontrar os links para instalar o aplicativo no seu celular.
SIGEPE servidor e pensionista: como acessar passo a passo pelo SIGAC
Para acessar é muito fácil:
Entre no Portal do Servidor do Governo Federal;
Acesse a opção “Sigepe Servidor e Pensionista“. Ao clicar você vai ser direcionado para a tela do SIGAC.
Digite seu CPF e senha e clique em “ACESSAR“. Caso você possua certificado digital, clique na opção “CERTIFICADO DIGITAL“;
PRIMEIRO ACESSO: Se for o seu primeiro acesso, você terá que fazer o cadastro no SIGAC. Vá até área “Precisa de Ajuda?” Clique em selecione e escolha “Primeiro acesso“;
Na tela que abrir, você vai inserir seu CPF e o código de imagem que aparecerá abaixo do campo do CPF. Siga as instruções que aparecerem para criar sua nova senha e finalizar o processo de cadastro.
PRONTO! Você criou seu cadastro e já pode acessar o SIGAC com o número do seu CPF e senha!
Quais informações existem no portal?
Dentro do sistema existem diversas informações importantes para o servidor público federal, aposentado e pensionista. Vamos explicar cada uma:
SIGEPE contracheque: você acessa e pode fazer o download do seu último contracheque, de maneira rápida e fácil;
Dados Cadastrais: aqui, você consulta os seus dados pessoais e funcionais;
Férias: solicita as suas férias e acompanha o processo dela;
Dados Financeiros: nele você pode consultar contracheques anteriores, além do seu comprovante de rendimentos para por exemplo seu imposto de renda;
Consignações: neste item, você consegue consultar as taxas de juros de todos os bancos que realizam o empréstimo consignado. Também é possível aqui, verificar a sua margem consignável e gerar a “Autorização para a Consignatária” aprovar a sua proposta, ou seja mais segurança para realização do seu empréstimo consignado ou cartão;
Saúde do servidor: aqui você pode solicitar reconsideração e recurso de perícia, realizar marcação e confirmação de exame periódico, solicitar e reativar inscrição em grupo de programa de promoção à saúde;
Previdência Complementar: você encontra informações sobre o RPC, acompanha suas solicitações e simula benefício especial;
Requerimentos Gerais: como o nome já diz, aqui você pode fazer uma série de requerimentos, como por exemplo: requerimento de auxílio transporte, auxílio alimentação, cadastro de dependentes, etc.
Central de Mensagens: aqui você visualiza as mensagens do sistema enviadas à você.
Gerenciamento de Dispositivos Móveis: A lista de dispositivos móveis cadastrados é mostrada aqui (caso você tenha feito o download do aplicativo mobile do SIGEPE e cadastrado o dispositivo).
DICA: Na uConecte, o aplicativo web de empréstimo consignado você também compara vários bancos em um só lugar.
SIGEPE contracheque – Como consultar seu contracheque
Você pode consultar seus contracheques anteriores dos últimos 12 meses ou, como uma opção mais simples, consultar diretamente o seu último contracheque.
Consulta de contracheques anteriores
Veja como consultar seus contracheques anteriores (últimos 12 meses):
Clique em “Dados Financeiros” -> depois em “Consulta do Contracheque“;
Na tela que abrir, selecione o tipo de folha e o mês/ano a ser consultado.
Consultar seu último SIGAC contracheque é muito fácil! Veja como:
Clique no menu “Último contracheque“;
Será feito automaticamente o download do seu último contracheque. Verifique na sua pasta de downloads.
Onde verificar a sua margem consignável?
Você pode consultar sua margem consignável através do sistema. Veja como:
No menu “Consignações“, procure por “Extrato de Consignação“;
Abrirá uma tela onde você pode verificar sua margem consignável bruta e líquida (somente a líquida é analisada pela instituição financeira uma nova operação de consignado), além de todas as informações de empréstimo consignado e cartão consignado em andamento e que já foram encerradas.
Lembrando que para cada operação, existe uma porcentagem de margem específica. A margem de 30% é utilizada para empréstimo consignado e a de 5% é para o cartão consignado.
Como autorizar empréstimo consignado ou cartão no SIGEPE
No ícone “Consignações“, clique em “Gerar Autorização de Consignatária”;
Escolha o tipo de consignação que desejar: “Cartão de Crédito” ou “Demais” (essa opção é mais usada para empréstimo consignado);
Depois de escolher o tipo de consignação, você seleciona a consignatária (o banco) que está realizando a sua operação e clica em “Prosseguir“;
Será enviado um e-mail com o código de autenticação (letras e números). Esse código deve ser informado na página do SIGAC;
PRONTO! A sua autorização está disponível para o banco.
Dica: Outra opção que há dentro de “Consignações” que é muito útil é a de “Gerenciar Autorizações“.
Nesta funcionalidade você consegue visualizar todas as suas autorizações já geradas, as utilizadas, as não utilizadas e ver o prazo de validade de cada uma.
Aplicativo para celular
Além de acessar o portal através do seu computador, você pode instalar no seu telefone (smartphone) o aplicativo do SIGEPE mobile.
Basta fazer o download gratuito através da Apple Store (iPhone) ou Google Play (Android).
1 note · View note