turndownthelights-blog
turndownthelights-blog
Entusiastas do Bonsai
7 posts
  Nós estamos cada vez mais procurando formas de levar a cultura do bonsai para as pessoas.  
Don't wanna be here? Send us removal request.
turndownthelights-blog · 6 years ago
Text
Como Regar um Bonsai: A Parte Mais Importante
Pode parecer óbvio o que eu vou falar a seguir (porque de fato é óbvio mesmo), mas planta nenhuma sobrevive sem água. Seja uma quantidade muito grande ou pequena dela, de fato toda planta necessita de água para poder sobreviver, fazendo da rega do bonsai a parte mais importante da criação do bonsai.
Aprender como regar um bonsai não é complexo, mas se você procura saber com exatidão a frequência com a qual se rega, eu vos digo: é impossível saber. Vários fatores influenciam diretamente a necessidade de água da planta, como a época do ano, o clima, o tipo de espécie, o substrato, tamanho do vaso, dentre outros.
No geral deve-se regar quando o solo ficar levemente seco, contudo você deve se certificar que a massa da raiz seja completamente molhada pela rega, mantendo o processo até a água escorrer pelos furos da drenagem.
Conforme foi dito, não existe uma regra exata sobre como regar um bonsai, mas alguns direcionamentos gerais devem ser seguidos para conseguir uma rega correta.
Quando o solo ficar pouco seco: Sinta com seus dedos tocando o solo do bonsai, verificando até cerca de 1 cm de profundidade nele. Se ele estiver um pouco seco regue.
Evite regar em uma rotina fixa: Observe atentamente cada espécie individualmente, como cada um dos seus bonsais se comporta, a partir daí você tem uma noção de frequência que cada espécie demanda na rega.
Faça a mistura correta de solo: Outro fator que contribui muito para isso, influenciando diretamente na frequência da rega e ditando a mesma. Dica: se você não possui tanta disponibilidade para regar frequentemente, opte por um solo que retenha mais água.
Regue sempre seu bonsai da copa a raíz, usando um regador de bico fino. Fazendo isto você impedirá que a água arraste o solo do bonsai.
0 notes
turndownthelights-blog · 7 years ago
Text
Bonsai e Seus Estilos - Parte IV
Você já sabe a classificação dos outros estilos de bonsai: de acordo com a orientação do tronco, de acordo com a superfície da casca e da colocação das raízes. Nesta parte final você conhecerá mais sobre os principais estilos de classificação específica, que não se enquadram em nenhuma categoria dos anteriores.
Bunjingi - Esse estilo tem uma linha tronco minimalista, com ramificações reduzidas a um mínimo e normalmente colocadas perto do ápice de um tronco longo e frequentemente contorcido. Esse estilo retrata paisagens que geralmente tinham árvores que cresciam em condições adversas, com troncos contorcidos e folhagens reduzidas.
Hokidachi - Também conhecido como estilo vassoura, este estilo é empregado para árvores com ramificações extensas e finas, geralmente com espécies como olmos. O tronco é reto e reto. Ela se ramifica em todas as direções ao longo de toda a altura da árvore. Os ramos e folhas formam uma coroa em forma de bola, que também pode ser muito bonita durante os meses de inverno.
Takozukuri - De um estilo bem incomum, esses bonsais têm um tronco relativamente curto e grosso, encimado por vários galhos compridos que se contorcem em formas curvas, fantasiosamente parecidos com tentáculos de polvo.
Korabuki - Outra de estilo bem incomum.  Aqui ocorre uma fusão da raiz do bonsai na base do tronco, gerando uma estrutura convexa que se assemelha a um casco de tartaruga.
Fukinagashi - Conhecida como varrida pelo vento, este estilo descreve uma árvore que parece ser afetada por fortes ventos que sopram continuamente de uma direção, assemelhando-se a uma árvore no cume de uma montanha ou exposta em uma encosta. A característica “varrida pelo vento” pode ser aplicada a vários estilos básicos, incluindo vertical, inclinada e semi-cascata.
Troncos Múltiplos - Os troncos crescem partindo do mesmo sistema de raiz, e é verdadeiramente uma única árvore. Todos os troncos formam uma coroa de folhas, em que o tronco mais grosso e mais desenvolvido forma o topo.
Estilo Floresta - O estilo floresta se parece muito com troncos múltiplos, contudo eles se diferenciam entre si porque ele é composto de várias árvores, cada uma com sistema de raiz próprio, ao invés de uma árvore com vários troncos. As árvores mais desenvolvidas são plantadas no meio de um vaso grande e raso. Nas laterais, algumas árvores menores são plantadas para contribuir para uma única coroa.
Com esta série notamos que existem inúmeros estilos de bonsai, basta soltar a criatividade e se maravilhar com o fantástico mundo do bonsai.
0 notes
turndownthelights-blog · 7 years ago
Text
Bonsai e Seus Estilos - Parte III
Dando prosseguimento ao assunto, agora você conhecerá mais sobre os principais estilos de bonsai de acordo com a superfície da casca e da colocação das raízes.
Superfície do tronco e da casca
Sabamiki - Este estilo visa retratar visualmente o efeito de um relâmpago ou outros danos graves e profundos no tronco, que foram desgastados com o tempo. É aplicável a espécies decíduas, coníferas e folhas largas sempre-verdes. O tronco oco é normalmente esculpido, formando uma cavidade que pode variar em tamanho, desde uma cicatriz superficial até quase toda a profundidade do tronco.
Sharimiki - Também conhecido como madeira morta, este estilo retrata uma árvore com uma parte significativa do seu tronco sem casca. Na natureza, as árvores ficam com o tronco sem casca por doenças, danos físicos ao tronco, intemperismo e idade. Pelo menos uma tira de casca viva deve conectar as folhas e galhos vivos ao sistema radicular para transportar água e nutrientes. As áreas de tronco descobertas dão uma forte impressão de idade, independentemente da conformação da árvore, de modo que os bonsai desse estilo geralmente fogem dos estilos convencionais em forma e folhagem.
Colocação de troncos e raízes
Neagari - As raízes da árvore são expostas como extensões do tronco, livres do solo. As raízes podem se projetar até a metade podendo chegar a dois terços da altura total da árvore. Vasos de perfil baixo são a melhor opção, já que valorizam a presença das raízes.
Sekijoju - As raízes da árvore estão envolvidas em uma rocha. A rocha está na base do tronco, com as raízes expostas em vários graus à medida que atravessam a rocha e descem para o solo abaixo.
Ishizuke ou Ishitsuke - As raízes da árvore crescem no solo contido nas fendas e buracos da rocha. A rocha pode servir como um recipiente simples, com a árvore escapando do recipiente e formando sua própria forma, ou a árvore pode mostrar uma relação mais próxima com a forma da rocha, crescendo perto da rocha e seguindo seus contornos.
No próximo artigo finalizaremos a série sobre os estilos de bonsai, desta vez colocando em pauta estilos com classificação mais específica. Não percam.
0 notes
turndownthelights-blog · 7 years ago
Text
Bonsai e Seus Estilos - Parte II
Dando prosseguimento ao assunto, agora você conhecerá mais sobre os principais estilos de bonsai de acordo com a orientação do tronco.
Chokkan - A árvore tem um tronco reto, ereto e afilado. Os ramos progridem regularmente, do mais espesso e mais largo na base para os mais finos e mais curtos no topo. Isto dá aos galhos uma forma triangular e simétrica que é procurada para um estilo vertical formal. Deve haver fortes raízes de superfície visíveis, movendo-se da base do tronco para baixo no solo, e irradiando uniformemente ao redor do tronco.
Moyogi - O tronco e ramos incorporam curvas visíveis, mas o ápice, ou ponta, da árvore está localizado diretamente acima da entrada do tronco na linha do solo. Semelhante ao estilo vertical formal, os ramos progridem regularmente, do maior na parte inferior até o menor no topo, embora essa progressão possa ser quebrada, onde a forma irregular do tronco tornaria um ramo anormalmente proeminente ou obscuro.
Shakan - O tronco tem um estilo inclinado que emerge do solo em um ângulo de até 45°, e o ápice do bonsai será localizado à esquerda ou à direita da base da raiz. Os ramos geralmente ficam paralelos ao solo, em vez de crescer em ângulos retos com o tronco inclinado.
Kengai - Modelado tendo como inspiração de árvores que crescem em bancos sobre a água ou na encosta de uma montanha. O ápice de um estilo cascata (completo) cai abaixo da base do pote. Para dar margem à forma em cascata, esse estilo geralmente aparece em um vaso alto e fino que não é usado em outro lugar no cultivo do bonsai.
Han-kengai - Estilo conhecido como semi-cascata. Muito parecido com o estilo cascata, esse estilo costuma apresentar um grande galho principal e uma pequena continuação vertical da copa; o que diferencia um do outro é que, neste caso, o galho cresce em um sentido horizontal, com seu ápice passando um pouco abaixo da borda superior do vaso, não caindo abaixo do fundo do pote.
No próximo artigo daremos continuidade aos estilos de bonsai, desta vez abordando de acordo com a superfície da casca do tronco e da colocação das raízes. Até a próxima.
0 notes
turndownthelights-blog · 7 years ago
Text
Bonsai e Seus Estilos - Parte I
Se prestarmos atenção, notamos que as árvores em ambiente natural se apresentam de formas distintas, sempre há alguma característica que define de forma geral uma espécie. Por isso, com os bonsais também não poderia ser diferente. Cada bonsai pode ser definido dentro de um ou mais estilos específicos, dependendo da forma que ele se apresenta.
Os estilos podem ser agrupados com base em diferentes critérios, como a orientação do tronco no espécime do bonsai, por exemplo. Alguns dos principais agrupamentos de estilos incluem:
Orientação do tronco - Um conjunto de estilos freqüentemente usados ​​descreve a orientação do tronco principal da árvore bonsai. Termos diferentes são usados ​​para uma árvore com seu ápice diretamente sobre o centro da entrada do tronco no solo.
Tronco e casca de superfície - Vários estilos descrevem a forma do tronco e o acabamento da casca.
Colocação de troncos e raízes - Embora a maioria dos bonsais seja plantada diretamente no solo, existem estilos que descrevem árvores plantadas na rocha.
Vários troncos - Enquanto a maioria dos espécimes de bonsai apresentam uma única árvore, existem categorias de estilo bem estabelecidas para espécimes com múltiplos troncos.
Conforme dito anteriormente, os termos não exclusivos, e um único exemplar de bonsai pode exibir mais de uma característica de estilo, enquadrando-se em mais de um. Quando um espécime de bonsai se enquadra em várias categorias de estilo, a prática comum é descrevê-lo pela característica dominante ou mais marcante.
Depois dessa introdução ao tema, no próximo artigo abordaremos mais sobre os estilos de bonsai. Até a próxima.
0 notes
turndownthelights-blog · 7 years ago
Text
O que é um Bonsai?
Tumblr media
Bonsai se caracteriza com uma forma de arte japonesa, que utiliza técnicas de cultivo específicas para a produção de pequenas árvores em recipientes, visando imitar a forma e a escala das árvores em tamanho real.
O cultivo do bonsai visa principalmente a contemplação do espectador e o agradável exercício de esforço e engenho para o produtor. Diferentemente de outras práticas de cultivo de plantas, o bonsai não é destinado à produção de alimentos ou medicamentos. Em vez disso, a prática de bonsai se concentra no cultivo a longo prazo e na modelagem de uma ou mais árvores pequenas que crescem em um recipiente.
Partindo de uma espécie de material de origem, você cultiva o bonsai. podendo ser este material um corte, uma muda ou uma pequena árvore de uma espécie adequada para o desenvolvimento de bonsai.
O Bonsai pode ser criado a partir de quase todas as espécies de árvores lenhosas ou arbustivas, que produzem ramificações verdadeiras e pode ser cultivado para permanecer pequeno através do processo de poda da coroa e da raiz.
Algumas espécies de planta são confundidas como bonsai porque possuem características, como pequenas folhas ou agulhas, que as tornam visualmente semelhantes ao estilo do bonsai, mas não se confunda: o ato de como cuidar de um bonsai corresponde a uma técnica de cultivo para deixar árvores com o padrão característico diminuto, e não a um tipo de planta.
Tumblr media
A tradição bonsai tem uma estética particular, que se desenvolveu sob a influência do Budismo. Como resultado, um bonsai geralmente possui uma aparência mais austera. Bonsai também tem seu próprio cânone de estilos, que é se baseia parcialmente nas formas naturais de crescimento das árvores.
Como intuito principal, as práticas estéticas de como fazer bonsai visam mais do que apenas criar árvores em miniatura. Todo processo busca também passar um ar de maturidade da planta em suas formas, proporções e detalhes gerais.
As proporções também são de extrema importância na cultura do bonsai. Ramos finos com folhas pesadas desproporcionais são evitados, assim como um tronco fino com galhos grossos. Uma das poucas exceções a essa diretriz é que flores e frutas (em árvores que as produzem) não são consideradas defeituosas se parecerem muito grandes para a árvore.
Algumas dicas estéticas, ensinadas e apoiadas na tradição do bonsai:
A árvore aparecerá em um vaso apropriado, relativamente pequeno em comparação a árvore
Exceto pela própria árvore e manchas opcionais de musgo, nenhuma outra vegetação deve aparecer em um recipiente de bonsai.
Com exceção do solo, vegetação permitida e, opcionalmente, rochas de aparência natural, nenhum outro objeto deve aparecer em um recipiente de bonsai.
A árvore terá uma "frente" distinta da qual se destina a ser visualizada.
O tronco deve afilar-se significativamente da base para o topo.
A raiz da árvore deve ser exposta na base do tronco e deve ficar mais larga do que o tronco ao entrar no solo.
Nenhuma raiz visível deve cruzar outra.
Ramos devem começar cerca de um terço do caminho até o tronco, e ser contínuo de lá para a ponta do tronco (esta diretriz é especificamente quebrada para o estilo literati, ou Bunjin-gi ).
O tamanho da ramificação deve diminuir da base para o topo da árvore.
Nenhum grande galho de árvore deve atravessar o tronco quando visto da "frente" da árvore.
A ramificação, particularmente nas árvores decíduas, deve aumentar em direção à ponta de cada ramo.
A forma da ramificação deve refletir o peso da idade, particularmente nas coníferas, e os ramos podem ter a forma tendida para baixo, em direção à ponta, em apoio a essa prática.
O tronco pode ter uma forma vertical reta ou pode ser contorcido em diferentes direções ao longo de seu comprimento, mas nos estilos em que a ponta da árvore está acima do vaso, a ponta deve inclinar-se levemente para frente no topo (em direção ao observador).
A folhagem deve ser pequena e escalar com a árvore e seus galhos.
Todas as árvores em um plantio de várias árvores devem ser todas da mesma espécie.
0 notes
turndownthelights-blog · 7 years ago
Text
Bem-Vindo ao Fascinante Mundo do Bonsai
Depois de tanto tempo no cultivo de bonsais, um novo desafio se apresentou neste momento bem interessante: a vontade de contribuir com informação e conhecimento para a cultura do bonsai. Foi isso que motivou o nascimento deste espaço.
É muito frustrante chegar a um determinado ponto no cultivo de bonsai e perceber que seu todo o seu esforço foi em vão! É bastante comum que muitos iniciantes no hobby abandonarem por conta de insucessos no processo. Quem cria bonsais já sabe: perder plantas é normal, faz parte não só do processo de aprendizagem como também da criação como um todo.
Entretanto, com informações pertinentes e de qualidade sobre a cultura do bonsai, o índice de insucessos seria menor, sendo benéfico para a comunidade de criadores de bonsai. Por isso a nossa missão em contribuir com conteúdo relevante, fazendo com que a comunidade cresça cada vez mais, democratizando o hobby.
Além da produção de artigos sobre o tema, abordando conceitos, técnicas e dicas de como cuidar de um bonsai, este espaço também abordará um conteúdo mais contemplativo, como vídeos e imagens de espécies maravilhosas. tudo isso a fim de inspirar você a fazer o seu bonsai também.
1 note · View note