Tumgik
trabgeoblog · 2 years
Text
A cidade de Palhoça-SC
Por Vitória Staroscky e Mariana Z. Gomes
Demografia de Palhoça
O município de palhoça está localizado na região da Grande Florianópolis. Ocupa uma área territorial de 395,133 quilômetros quadrados e limita-se com os municípios de São José, São Pedro de Alcântara, Santo Amaro da Imperatriz, Paulo Lopes.
Com forte potencial turístico, Palhoça é famosa principalmente entre os surfistas, por causa da praia da Guarda do Embaú. Localizado entre o litoral e a serra, o município possui rios, cachoeiras, ilhas, morros com vistas espetaculares e ainda abriga o acesso à área aberta à visitação do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro.
Informações:
População: 178 679 (IBGE 2021)
IDH: 0,757 (2010)
Área da unidade territorial (km²): 395 133
Densidade demográfica (hab/km²): 452,19
Gentílico: palhocense
Tumblr media
Conforme observa-se no gráfico abaixo, nota-se que o bairro da Ponte do Imaruí é o bairro com maior índice demográfico, atendendo 10% da população e bairros como Aririú da Formiga, Enseada de Brito e Guarda do Embaú possuem os menores índices de densidade demográfica com apenas 1% da população do município.
Tumblr media
Urbanização de Palhoça
O crescimento da cidade de Palhoça foi impulsionado pelo espraiamento da capital em direção a região continental, fato que resultou na inserção de Palhoça na região conurbada de Florianópolis. O surgimento de Palhoça como uma cidade de destaque no cenário catarinense tem raízes no fenômeno da urbanização que iniciou nos anos 60 e desencadeou um processo de conurbação e metropolização da capital com o seu entorno. Essa urbanização foi impulsionada por um conjunto de políticas públicas, planos econômicos e aspectos sociais.
O crescimento esteve atrelado a uma associação de diversos fatores, dentre eles o Plano de Metas, que resultou na construção da BR-101, atuando em conjunto com o PLAMEG, em nível estadual, que contribuiu para o surgimento da UFSC, Eletrosul e TELESC, importantes empresas que forneceram a infraestrutura necessária para a região retomasse o crescimento.
Problemáticas atuais:
Intenso tráfego de veículos, desmatamento de áreas verdes, poluição de praias e falta de coleta seletiva.
Tumblr media
Imigrantes em Palhoça
início da imigração:
Os primeiros colonizadores ao chegarem a Palhoça foram os portugueses, que se estabeleceram na Enseada de Brito e de lá se espalharam pelas redondezas.
Após vieram os açorianos e madeirenses, chegando às primeiras famílias na Ilha de Santa Catarina em fevereiro de 1747. O povoamento açoriano-madeirense tem sua origem no edital que D. João V mandou publicar em 1747.
O objetivo de D. João V em enviar casais açorianos e madeirenses era povoar as terras brasileiras e resolver o problema de excesso de população nos arquipélagos dos Açores e Madeira.
Por volta de 1824, iniciou-se a imigração alemã para o Brasil em Santa Izabel, que mais tarde viria a pertencer ao município de Palhoça. As principais causas da imigração alemã na região foram o excesso de população na Alemanha, as guerras constantes e, a propaganda brasileira atraindo colonos com promessa de doação de terras.
Palhoça tem sua formação étnica também de origem italiana. A imigração destes para o Brasil iniciou-se por volta de 1790. Além dos portugueses, alemães e italianos, outras raças contribuíram também para formação étnica do povo palhocense, entre elas negros, libaneses, gregos, japoneses, índios.
A questão dos haitianos:
"Palhoça é a cidade mais procurada por imigrantes haitianos na Grande Florianópolis"
Basta circular pelas ruas de cidades como Florianópolis, Criciúma, Chapecó e Itajaí para encontrá-los e perceber a concentração em algumas regiões do Estado. A Grande Florianópolis é uma delas, onde se estima que haja 8 mil haitianos tentando a vida. O município de Palhoça registra maior número e a Prefeitura local já contabiliza 2 mil imigrantes dessa nacionalidade, principalmente pelo menor custo de aluguel e proximidade à capital catarinense.
A imigração de cidadãos haitianos para o Brasil tem sido volumosa desde o terremoto que ocorreu por lá, em janeiro de 2010, matando mais de 300 mil pessoas e deixando 1,5 milhão de desabrigados. A nação brasileira possui leis de Seguridade Social e do Imigrante, que asseguram legalmente proteção social aos imigrantes.
O Centro de Referência da Assistência Social (Cras), situado no Jardim Eldorado, contribui para as questões sociais, envolvendo essas pessoas que chegam ao município. O território de cobertura da instituição abrange os bairros Jardim Aquárius, Jardim Eldorado, Jardim das Palmeiras, Jardim Eucalipto, Passa Vinte, Pedra Branca e Ponte do Imaruim. Sendo assim, é o órgão palhocense que mais atende pessoas que chegam do Haiti.
Tumblr media
2 notes · View notes