Text
Caracal (Caracal caracal)
- É um carnívoro da família dos felídeos. 🐈
> Também conhecido como lince-do-deserto ou lince-persa > Habita a África e a Ásia Menor. > Podem medir mais de 90cm e pesar mais de 18kg. > Pode dar saltos verticais de 3 metros e "abater" aves em pleno voo com a pata. > São ótimos corredores. > Eles raramente bebem agua. > São animais noturnos. 🐈 > Na ponta de cada orelha tem alguns pelos negros e duros. > Existem varias teorias sobre esses tufos... Podem ajudar a manter as moscas fora do rosto do gato ou ajudar a se camuflar na grama alta. No entanto, a teoria mais aceita é que ele contrai os tufos da orelha como uma maneira de se comunicar com outros caracais. > Fazem uma variedade de outros miados, rosnados e assobios para expressar seu humor > Os caracais têm glândulas de cheiro entre os dedos dos pés e no rosto. > A gestação vai de 68 a 81 dias. > A maioria dos caracais se reúne apenas para acasalar, e o macho não fica para ajudar a criar os filhotes. > Os olhos se abrem em cerca de 10 dias e os gatinhos começam a comer carne aos 1 a 2 meses de idade. 🐈 > Possui pernas longas. > Vivem cerca de 12 anos na natureza e 17 no cativeiro. > Sendo um animal fácil de se domesticar, ele é ultilizado pelos humanos para atividade de caça em países como o Irã e a Índia. > As presas favoritas do caracal são os roedores. > Seu pelo é inteiro avermelhado, assim ele se camufla melhor.
7 notes
·
View notes
Text
A tartaruga-das-galápagos ou tartaruga-gigante-de-galápagos (Chelonoidis nigra) 🐢
- É uma espécie de tartaruga da família Testudinidae, endêmica do arquipélago de Galápagos, no Equador.
> É a maior espécie de tartaruga terrestre existente > O 10º réptil mais pesado do mundo, podendo chegar a 400 kg, com um comprimento de mais de 1,8 m. > É um dos vertebrados de vida mais longa. Um exemplar mantido em um zoológico australiano, chamado Harriet, atingiu a idade de 170 anos. > Alcançam uma velocidade de 0,3 km/h > São herbívoros e se alimentam de, frutas, líquens, folhas e cactos. > Cada indivíduo precisa de 32 a 36 kg de comida diária, mas sua digestão pouco eficiente expele grande parte dos nutrientes sem absorvê-los. > Podem passar até 18 meses sem ingerir água e comida, sobrevivendo de reservas de gorduras que tem em seu corpo. 🐢 > As pernas são grandes e as patas, quadradas, parecida com às dos elefantes. As patas dianteiras têm 5 unhas e as traseiras, 4. > Sua pele é seca e coberta de duras escamas. > Os machos adultos pesam em média 272 a 317 kg, e as fêmeas pesam em média 136 a 181 kg. > As tartarugas são animais de sangue frio e por isso precisam se aquecer durante duas horas no inicio de toda manha, assim dando energia para elas ficarem ativa durante 8/9 horas. > Sua audição é bem desenvolvida e a visão desses animais são reduzida. 🐢 > Charles Darwin visitou as ilhas em 1835, a tempo de ver cascos dos últimos representantes da subespécie Chelonoidis nigra nigra, supostamente extinta na década de 1850. 😮 > Seu número original, que se calcula em torno de 250 mil indivíduos, decaiu para pouco mais de 3 mil na década de 1970. > É considerada uma espécie vulnerável pela IUCN. > Pelo menos 2 subespécies já foram extintas e somente 10 das cerca de 15 originais ainda existem em liberdade. > As características morfológicas da carapaça óssea das tartarugas-das-galápagos variam de acordo com o ambiente de cada ilha. > As tartarugas têm grandes carapaças de uma cor marrom opaca, dando-lhes uma sólida estrutura de proteção, para dentro da qual podem retrair e esconder o pescoço e a cabeça, bem como os membros. 🐢 > Os machos fazem rituais para acasalar, onde emitem sons como grunhidos e silvos, mas raramente ocorre contato físico entre eles e geralmente o macho maior vence simplesmente exibindo seu tamanho. > As fêmeas chegando no local para colocar os ovos, escavam na areia um buraco cilíndrico de cerca de 30 cm de profundidade, processo que pode levar de horas a dias. > Os ovos tem o tamanho de uma bola de bilhar. > A temperatura obtida no ninho influi na proporção de machos e fêmeas nascidos. Temperaturas mais baixas produzem mais machos. > Os jovens permanecem nas terras baixas litorâneas por cerca de 10 ou 15 anos. > Os jovens tem muitos predadores, ja os adultos não.
0 notes
Text
Leão/Leoa (Panthera leo) 🦁
- É uma espécie de mamífero carnívoro do gênero Panthera e da família Felidae.
> A espécie esta classificada como vulnerável de acordo com a IUCN. > O leão é o segundo maior felino, depois do tigre. > Só o macho possui a juba e o leão é o único felino que a possui. > Os sons do leão incluem rosnado, sibilação, rugido, latido rosnado, tossidela e miado. > O som pode ser ouvido a uma distancia de 8 km. > Um leão faminto provavelmente irá atacar um humano que esteja próximo, mas normalmente os leões preferem ficar longe. > Seus dentes caninos medem ate 6 cm. 🦁 > Eles fazem caretas. Quando um leão cheira algo estranho, eles franzem o nariz e retrai os labios. > Atualmente são encontrados na região Sul do Saara, na África e na Índia. > A juba dos leões vão escurecendo com o passar dos anos. > São os únicos animais sociais da familia dos felinos. Eles parecem gostar de estar juntos em grupo mostrando afeição uns com os outros por meio de brincadeiras, lambidas e dormirem juntos. > A leoa que faz a caça mas o macho que come primeiro. As fêmeas e os filhotes só se alimentam quando o macho estiver cheio. > Apesar de ser a fêmea quem caça, os machos são igualmente capazes, mas por serem maiores e caçarem sozinhos, acabam gastando mais energia. Ja as fêmeas formam bandos para caçarem. > Podem correr a 80km/h. 🦁 > Seu tamanho pode alcançar os 2,50m de comprimento e pesar 250kg. > Para dominar um bando o macho luta com o líder e se vencer, ele sacrifica os filhotes do antigo líder para que as fêmeas que entrem no cio tenham filhotes apenas de sua descendência. > Com a fêmea no cio, eles podem acasalar até 50 vezes por dia. > No máximo 3 machos vivem juntos em um grupo. > Eles precisam comer por dia 5kg de carne mas conseguem comer até 30kg, assim não precisam voltar a caçar tão cedo. 🦁 > Possuem hábitos crepusculares e noturnos, dormindo e descansando a maior parte do dia. > Vivem por volta de 15 anos na natureza e 30 em cativeiro. > Existem 8 subespecies e são diferenciadas pela aparência da juba, tamanho e distribuição geográfica. > Em um bando, há divisão de tarefas: as fêmeas são encarregadas da caça e do cuidado dos filhotes, enquanto o macho é responsável pela demarcação do território e pela defesa do grupo de animais maiores ou mais numerosos. > Caçam grandes herbívoros mas comem quase todos os animais terrestres africanos que pesem alguns poucos kg. 🦌🦓 > Como todos os felinos, têm excelente aceleração, mas pouco vigor. Por isso, usam tácticas de emboscada e de ação em grupo para capturar suas presas > São muito velozes em pequenas distâncias. 🦁
0 notes
Text
Alce (Alces alces) 🦌
- É um cervídeo, o maior dos cervos.
> Podendo atingir mais de 2 metros de altura ao nível das escápulas e pesar mais de 450kg sendo que os idosos podem ultrapassar aos 500kg (fêmeas são menores). > As galhadas presentes apenas nos machos, tem formato de taça e podem atingir 1,60 m de amplitude. > Os chifres podem pesar até 35kg. > As suas longas hastes servem para amenizar a temperatura corporal no verão. > Eles vivem em torno de 20 anos. > Eles tem pernas longas e pescoço curto, o que o impede de partas as ervas rasteiras. > É herbívoro. > Eles precisam comer plantas aquáticas para suprir a falta de sódio. 🦌 > No inverno, os alces são muitas vezes atraídos para as rodovias para lamber o sal que é usado para derreter a neve e o gelo. > Podem correr ate 55km/h > Os alces têm ótima audição e olfato perfeito, mas não enxergam bem. > Podem comer até 32 kg de alimento por dia. > O seu comportamento é geralmente tímido, mas os machos podem tornar-se violentos durante a época de acasalamento e as fêmeas defendem as crias de qualquer aproximação humana. > São encontrados no Alasca, Canadá e Estados Unidos, europa e norte da Ásia. 🦌 > São poligâmicos, podendo formar haréns ou pares transitórios. > Sua cauda é bem curta, podendo chegar de 5 a 12 cm. > O alce é um nadador excelente. Assim como alguns animais bovídeos, eles tem o costume de nadar não apenas para banhar-se e necessidade, ams também por puro prazer. > Não gosta muito de andar em grupos e prefere uma vida solitária.
0 notes
Text
Harpia (Harpia harpyja)
- É a mais pesada e uma das maiores aves de rapina do mundo.
> Também pode ser chamado de gavião-real, gavião-de-penacho, uiruuetê, uiraçu, uraçu, uiracuir, uiraquer, cutucurim e uiraçu-verdadeiro > Com envergadura de 2,5 metros e peso de até 12kg. > Ambos os sexos têm uma crista de penas largas que levantam quando ouvem algum ruído. > Como as corujas, elas têm um disco facial de penas menores que pode focar ondas sonoras para melhorar suas capacidades auditivas. > Possui asas largas e redondas, pernas curtas e grossas. > Suas garras são extremamente fortes, capazes de levantar um carneiro do chão. > As fêmeas são maiores pesando de 6 a 9kg, enquanto o macho pesa 5kg. > Tem um assobio longo e estridente. > As harpias conservam energia se empoleirando silenciosamente, vendo e ouvindo por longos períodos de tempo. ⬇️ > As harpias, como as aves em geral, são monôgamicas, unindo-se por toda a vida. > O casal da uma cria a cada 2 ou 3 anos. > As fêmeas depositam 1 ovo ou 2 mas, caso ambos os ovos sejam incubados com sucesso, em condições naturais somente o primogênito sobrevive, já que o filhote maior invariavelmente matará o menor. > O filhote testa suas asas com 6 meses. > Se reproduz de junho a novembro. > A visão da harpia é cerca de 8 vezes mais aguçada que a visão humana. ⬇️ > Suas garras são mais compridas do que a de um urso cinzento. > Grandes presas, como preguiças e macacos, costumam ser consumidas parcialmente até poderem ser transportadas para o ninho. > Sua alimentação é composta por animais de porte médio, (aves, macacos, preguiças...) Elas caçam pelo menos 19 espécies de animais. > É rápida e possante em suas investidas. > Ela voa alternando rápidas batidas com planeio, podendo chegar até 100km/h. > Atualmente, a harpia encontra-se praticamente restrita à floresta amazônica. > É ameaçada pela caça predatória, por ser considerada perigosa para as criações de animais domésticos. > É uma ave nacional.
👉 É o animal em que foi baseada o personagem Fawkes, a fênix, do filme Harry Potter e a Câmara Secreta. 👈 😁😆
4 notes
·
View notes
Text
Girafa (giraffa) 🦒
- As girafas são os únicos membros de seu gênero e juntas com os ocapis, formam a família Giraffidae. (Senta que la vem coisa...) 🦒🦒
> Atualmente estão listadas 4 espécies de girafas existentes e 9 já extintas. > São capazes de comer folhas de árvores de até 6 metros de altura. > Passam quase 20 horas do dia comendo. > O comprimento do corpo pode ultrapassar os 2,25 metros e ainda possui uma cauda com 80cm de comprimento. > Podem correr até 56km/h > As fêmeas podem chegar a 4,30 metros e os machos até 5,50 metros. > O coração de uma girafa tem 60 cm. > Dormem apenas 2 horas por dia e aos poucos. > As manchas dos machos escurecem com o tempo. > As pernas de 2,5 metros da girafa podem desferir um coice capaz de matar um leão. > É a patada mais forte do reino animal. > A língua da girafa mede 45 centímetros. > Sua espécie é considerada vulnerável. 🦒 > Vivem de 15 a 20 anos. > A gestação dura 14 meses, nascendo só uma cria de cada vez com uma altura que oscila entre 1,5 e 1,7 metros. > As girafas quase não emitem sons. > Os filhotes de girafas caem de uma altura de quase 2 metros quando a mãe está de pé durante o nascimento, o que é comum. > Elas dormem de pé e apenas quando se sentem muito seguras, se deitam no chão. Só se deitam quando estão muito seguras pq se aparecer um predador, elas demoram muito para levantar. 🦒 > Por causa de seu pescoço comprido e rígido, seu sistema vascular possui a fama de ser o responsável pela maior pressão sanguínea do reino animal. > O macho e a fêmeas possuem 2 a 4 cornos (chifres) curtos e recobertos de pele. > As manchas pardas possuem um padrão único para cada individuo. > Essas manchas também possuem, embaixo da pele, vasos sanguineos e são responsáveis pela manutenção corporal. > As pernas dianteiras são mais compridas que as traseiras e possuem numero reduzido de costela. 🦒 > Alimentam-se de folhagem decídua, durante a época das chuvas ou de espécies de folha perene, na estação da seca. > Próximo ao cérebro, existe uma rede de vasos capilares que se ramificam em inúmeras veias menores dentro do crânio do animal. Eles servem para amortecer e distribuir essa sobrecarga de sangue jorrada pelo coração quando a girafa está com o pescoço abaixado. Além disso, uma veia grossa repleta de válvulas que retorna ao coração recebe parte do sangue bombeado. Quando o sangue pressiona demasiadamente os vasos da cabeça da girafa, ele é desviado para essa veia. Repleta de válvulas que se fecham com a passada do sangue, a veia alivia a pressão da cabeça e não deixa que o animal morra cada vez que deseja matar a sede. 🦒
3 notes
·
View notes
Text
Baiacu 🐡
- baiagu, sapo-do-mar, peixe-balão ou lola são as designações populares comuns a diversos peixes da ordem dos Tetraodontiformes.
> “Baiacu” é, na verdade, um nome popular dado a espécies de peixes que são capazes de inflar o corpo quando se sentem ameaçados. > É o segundo animal vertebrado mais venenoso do mundo. > Existem cerca de 90 espécies de baiacu. > É comum encontra-los em tornos de recifes de coral. > Podem chegar a 90cm. > Eles tem a pele espinhosa. > Se alimentam de algas e invertebrados. 🐡 > O peixe engole uma grande quantidade de água ou ar e armazena em um tipo de bolsa que fica no final do esôfago. Como esse orgão é muito elástico, ele infla. > Podem inflar até 3 vezes mais que o seu tamanho normal. > Quando ele já esta cheio, uma válvula localizada na boca é empurrada na direção dos dentes. Dessa forma a agua ou ar armazenado no interior do seu corpo são impedidos de sair, até que o peixe se sinta seguro. > A espinha desse peixe também é elástica, assim quando ele infla se adapta ao novo formato do corpo. > Esse mecanismo de defesa é usado para afastar os predadores. 🐡 > Até hoje e não existe antídoto para seu veneno. > A pessoa intoxicada por esse veneno sofre de asfixia. Mas em nenhum momento a função cerebral se altera, portanto, a vítima morre estando plenamente consciente da situação. > O peixe baiacu possui Tetrodotoxina. Trata-se de uma neurotoxina 1.200 vezes mais mortal do que o cianeto > Comuns na fauna fluvial da América do Sul e, mais especificamente, do Brasil. 🐡 > As fêmeas depositam seus ovos perto da superfície, mas eles não cuidam dos ovos e nem dos seus filhotes. > Os filhotes quando eclodem ainda não estão completamente desenvolvidos, então os filhotes ficam envolvidos em uma casca dura que protege ate que seus membros comecem a crescer. > Como o baiacu contém uma glândula de veneno, o consumo de sua carne exige a retirada prévia da glândula. > Mesmo os pedaços comestíveis ainda têm traços do veneno, deixando uma certa dormência na língua e apresentando um leve efeito narcótico.
2 notes
·
View notes
Text
Tucano-toco (ramphastos toco).
- Aves da família Ramphastidae que vivem nas florestas da América Central e América do Sul.
> Além de serem frugívoros (se alimentam de frutas). > Possuem pés zigodáctilos (dois dedos virados para frente e dois para trás) > Existem 45 espécies catalogadas de tucano, sendo a diferença entre elas bem pequena. > Apresenta 56cm de comprimento e pesa cerca de 540 gramas, sendo o maior de todos os tucanos. > Seu bico pode medir 22cm > O bico é constituído de tecido ósseo esponjoso, formando uma estrutura não maciça e areada, isso o deixa o bico mais leve e não dificulta seu voo. > Vivem em média 40 anos. > Se alimenta de insetos, lagartos, ovos e principalmente de fruta. > Sua reprodução ocorre no final da primavera e a fêmea bota de 4 a 6 ovos em ninhos localizados no alto dos troncos das árvores. > O casal reveza na tarefa de chocar os ovos. > Quando o filhote nasce, sua aparência é desproporcional, com o bico grande e o corpo pequeno. E os olhos só abrem após 3 semanas. > A coloração do bico só é definida meses após o nascimento. > Vivem nas florestas tropicais da América do Sul e também nas aproximidades da Argentina. > Os tucanos não são migratórios. > São capazes de projetar sua cauda para frente, criando um local seguro para dormir.
3 notes
·
View notes
Text
Quem disse que unicórnios não existiram? 🦄
Elasmotherium sibiricum (unicórnio siberiano ou rinoceronte-de-chifre-grande) - Viveu há 200 mil anos durante o Pleistoceno.
> É uma espécies extinta de rinoceronte 🦏 > Era um parente próximo dos atuais rinocerontes porém era três vezes maior. 🦏 > Seu chifre podia chegar a quase 2 metros de comprimento. > O animal devia pesar em torno de 4 toneladas. > Ele pastava gramas duras e secas. > As patas traseiras eram mais longas que as dianteiras. > Viveu junto com os mamutes, tigre-dente-de-sabre, ursos e outros animais pleitocênicos. > Viveu em regiões com neve, florestas boreais nevadas e pequenas montanhas da Europa oriental e Ásia, principalmente Ucrânia, Moldávia, China e sul da Rússia. 🦏🦄 > Em 2016 um crânio fossilizado bem preservado foi encontrado no Cazaquistão, revela que a criatura peluda ainda estava viva e andava no planeta cerca de 29.000 anos atrás, de acordo com um estudo publicado no American Journal of Applied Sciences. > Conforme a Terra esquentou e começou a sair da Era do Gelo, há cerca de 40 mil anos, os campos começaram a diminuir, restringindo a pastagem para a espécie, levando o animal à extinção. > Cientistas dizem que saber mais sobre a extinção pode ajudar a salvar os rinocerontes que ainda existem no planeta. > Pode ter sido a origem do mito do unicórnio, mas podem ser de outros animais também como o narval, que tem um 'chifre' alongado. ⬅️ > Chegou a coexistir com os seres humanos modernos até 39 mil anos atrás.
1 note
·
View note
Text
Leão-marinho (Otariinae)
- É um mamífero pinípede semiaquático, de que há várias espécies, da subfamília Otariinae da família Otariidae.
> Vivem em regiões de baixa temperaturas. > Se alimentam principalmente de peixes e moluscos. > Os machos tem uma espécie de juba e tem um rugido bem grave, assim acabaram sendo chamados de "leões" > Habitam praias e costões rochosos e sempre são confundidos com focas. > Focas não possuem orelhas externas, diferente dos leões marinhos. > Também são confundidos com a morsa, mas a diferença é que a morsa tem um par de dentes para fora da boca, os leões marinhos não. 🆒 > Os leões marinhos conseguem girar suas nadadeiras para frente e marchar bem em terra e escalar pedras. > A gestação de uma leoa-marinha dura em torno de 12 meses. Os filhotes chegam a medir 40 cm. > Pelo fato de nascerem em terra, só aprendem a nadar depois de 2 meses de vida. ⬇️ > Os leões-marinhos já estiveram muito próximos da extinção. Entre 1917 e 1953, mais de meio milhão desses animais foram abatidos por caçadores em busca de sua gordura e de seu couro, usado sobretudo na confecção de casacos. > Seus maiores predadores são os homens, orcas e os tubarões. > Durante o nosso inverno, um grupo de leões-marinhos costuma frequentar a chamada Ilha dos Lobos, na cidade de Torres no Rio Grande do Sul, fugindo do inverno rigoroso da Patagônia. A maioria dos animais que vem para o Brasil são machos e jovens, uma vez que as fêmeas permanecem na Patagônia para cuidar dos filhotes. > Os maiores machos podem passar de 2,5 metros de comprimentos e pesar mais de 300kg. > Quando mergulha sua nadadeira traseira funciona como um leme. > Passa boa parte do dia deitado tomando sol. > Podem ficar na água por mais de meia hora e chegam ate 200 metros de profundidade. > Praticam poligamia.
3 notes
·
View notes
Text
Polvo-de-anéis-azuis (Hapalochlaena maculosa) 🐙
- É uma espécie de polvo conhecida pelos visíveis anéis azuis no seu corpo e pelo veneno muito poderoso que possui.
> O polvo de anéis azuis vive na costa da Austrália e é muito pequeno, possuindo apenas 12 cm. > Seu veneno possui uma neurotoxina venenosa, conhecida como tetrodotoxina, que é liberada pelas glândulas salivares. > Uma dose do seu veneno é capaz de matar 20 homens em pouco tempo ou um animal do tamanho de um búfalo. > É um dos animais mais venenosos do planeta. > Não existe antídoto para seu veneno. > Acidentes com humanos são raros. > Seus aneis azuis não são visíveis quando o animal esta em repousou. > Como outros polvos, eles têm uma excelente capacidade de se camuflar combinando a cor e o padrão de fundo
> Caso uma pessoa seja atacada pelo animal, é preciso mante-la sobre cuidados médicos, pois sua respiração tera que ser feita de maneira artificial. Deve-se manter assim até que o paciente consiga excretar o veneno pela urina. > O veneno cortará os sinais nervosos e entorpecerá os músculos e então você experimentará uma paralisia completa. Pode perder a visão, o olfato, você não vai conseguir engolir, ouvir. Todos seus músculos vão parar. > A Ocean Conservancy até relatou que nem uma única morte por polvo de anéis azuis ocorreu desde a década de 1960.
1 note
·
View note
Text
Abelhas (Anthophila) 🐝🐝
- São insetos voadores, conhecidos pelo seu importante papel na polinização. (Ta ai um bichinho cheio de curiosidades e muitas ainda ficaram de fora.. Vamos dar uma olhada! hahah 🐝)
> Uma abelha produz 5 gramas de mel por ano. 🍯 > Uma abelha visita dez flores por minuto em busca de pólen e do néctar. > Ela faz em média 40 voos diários, tocando em 40 mil flores. > Com a lingua, a abelha pega o néctar do fundo de cada flor e vai guardando em uma bolsa localizada na garganta. Depois voltam para a colmeia e vai passando o néctar de abelha para abelha, assim a água que contem se evapora e se transforma em mel. 🍯 > Uma colmeia abriga cerca de 60 a 80 mil abelhas. Tem 1 rainha, cerca de 400 zangões e milhares de operárias. > Uma abelha voa a uma velocidade de 25km/h 🐝 > Apenas as abelhas fêmeas trabalham. > O zangão tem a função de proteger a colmeia de outros intrusos. Apesar de não possuir ferrão, as suas presas servem para atacar. > A única missão dos machos é fecundar a rainha, depois dessa missão são expulsos da colmeia. > Possuem 3 pares de pernas. Usam o primeiro apenas para limparem as antenas, o segundo para apoio e o terceiro serve para mover o pólen. > As antenas são orgãos de olfato e tato e são extremamente sensíveis. > Somente as abelhas operárias usam o ferrão para defesa ou ataque. > Junto com o ferrão fica o intestino da abelha que morrerá em seguida. > O ferrão mesmo separado do corpo da abelha, continua a pulsar e injetar veneno. Esse ferrão tem pequenas farpas, o que impede que seja retirado com facilidade da pele humana. > Já ao picar insetos, a abelha muitas vezes consegue retirar as farpas da vítima e ainda sobreviver. 🐝 > Há mais de 25.000 espécies de abelhas conhecidas em sete famílias biológicas reconhecidas. > A maior parte das espécies de abelhas são solitárias, não fabricam mel nem constroem colmeias, mas todas têm um papel muito importante na polinização. > Os mais antigos fósseis de abelhas foram encontrados presos em âmbar. Estas abelhas pertencem a espécies e generos agora extinto. > Vivem socialmente em colônias. > Elas tem 5 olhos. 🐝 > Se nascem 2 rainhas, elas lutam até que só uma sobreviva. > A abelha-rainha vive 3 anos, enquanto as operárias vivem de 28 a 48 dias. > A rainha voa o máximo que pode e é fecundada pelo macho que consegue a alcançar. > O tamanho da abelha rainha é quase duas vezes maior que as demais. > Sua única função do ponto de vista biológico é a postura de ovos e manter a ordem na colmeia usando feromônios que só ela possui. > A rainha nasce de um ovo fecundado e é criada em uma célula especial. É alimentada pelas operárias com a geleia real, que somente ela come durante toda sua vida. > As abelhas são os únicos insetos que produzem alimentos que são consumidos pelo homem.
Como sabemos esses bichinhos estão cada vez diminuindo e tudo isso por nossa culpa (como sempre). Então se alguma abelha te fizer uma visita não a mate, deixe ela quieta e siga em frente, elas só estão a procura de alguma flor. 🐝🌺
3 notes
·
View notes
Text
Panda-gigante (Ailuropoda melanoleuca) 🐼🐼
- É um mamífero omnívoro da família Ursidae.
> Sua espécie é considerada vulnerável. > Marcam território urinando e arranhando as árvores. > Os pandas, diferente dos ursos, não hibernam. > A caça não representa problemas devido às rígidas leis chinesas. > Eles comem e dormem o dia todo. > Podem fazer 28kg de cocô por dia. > Possuem dentes carnívoros mas comem frutas. > Fósseis de pandas são datados entre 1 e 2 milhões de anos. > Os pandas gigantes foram confundidos com guaxinins, grupo do qual os pandas vermelhos fazem parte. > O panda possui hábitos herbívoros, alimentando-se quase que exclusivamente das folhas de bambus. > Consome em média de 9 a 14kg de bambu por dia. > Ainda que o bambu seja rico em água, o panda bebe frequentemente água. 🐼 > Ao contrário do que se pensa, os pandas não são dóceis, eles podem apresentar comportamento agressivo, sendo, então, muito perigosos. > A época de reprodução é na Primavera e dura em média 135 dias. > Normalmente nascem 1 ou 2 filhotes. Devido a natureza frágil dos bichinhos, a mãe opta por criar 1 único filhote. O filhotes rejeitado é abandonado à morte. > Tem uma densa camada de pelo para suportar as temperaturas baixas. > Podem pesar até 100kg. 🐼 > São solitários. As fêmeas não são tolerantes com outras fêmeas em seu território. > Somente 10% dos pandas criados em cativeiro conseguem acasalar naturalmente. Apenas 30% das fêmeas engravidam. Mais de 60% dos pandas em cativeiro não demonstram qualquer desejo sexual. > A baixa taxa de natalidade, a alta taxa de mortalidade infantil e a destruição de seu ambiente natural colocam o panda sob ameaça de extinção. > As manchas oculares, membros, orelha e a faixa que atravessa o ombro são negras, algumas vezes com tons de castanhos. O restante do corpo é branco mas pode se tornar "encardido" conforme a idade.
1 note
·
View note
Text
Corvo (Corvus)
- é uma ave da família Corvidae, representantes de maiores dimensões da Ordem passeriformes.
> Vivem em bandos com estrutura hierárquica bem definida e formam geralmente casais monogâmicos. > Sua alimentação é omnívora e inclui pequenos invertebrados, sementes e frutos, podem ser também necrófagos. > Tem uma excelente memória. > Observam onde outros corvos escondem sua comida e eles se lembram dos dados e depois os roubam. > Alguns corvos que comem sementes difíceis de se quebrar costumam atirar as semente na rua e deixa que os carros as quebrem. > Podem usar ferramentas para obter comida. São capazes de transformar uma peça reta em um gancho para extrair comida. > Na natureza imitam sons de lobos e raposas para atrair esse animais até a carcaça que não consegue abrir. > Além de imitar outros animais, podem imitar a voz humana.
> Usam linguagem corporal. > São muito brincalhões, usam galhos, pinhas para brincarem sozinhos ou em grupo. > Quando um corvo perde a luta, é consolado por seus colegas. > "As aves concentram números surpreendentemente altos de neurônios, com densidades no mínimo parecidas com as encontradas em primatas. E em corvídeos e papagaios, esses números são ainda mais altos” > Se adaptam facilmente. > O corvo pode simbolizar a morte, a solidão, o azar, o mal presságio. Por outro lado, pode simbolizar a astúcia, a cura, a sabedoria, a fertilidade, a esperança. > Muitas culturas acreditam que essa ave simboliza tais aspectos positivos.
2 notes
·
View notes
Text
Ornitorrinco (Ornithorhynchus anatinus)
- É um mamífero semiaquático natural da Austrália e Tasmânia.
> A sua dieta baseia-se em crustáceos de água doce, insetos e vermes. > É um animal ovíparo, cuja fêmea põe cerca de dois ovos, que incuba por aproximadamente dez dias num ninho especialmente construído. > A fêmea não possui mamas, e o leite é diretamente lambido dos poros e sulcos abdominais. > Possui uma cauda similar à de um castor. > A cauda é usada como reserva de gordura. > Os machos tem esporoes venenosos no tornozelo, composta principalmente por proteinas que são únicas do ornitorrinco. O que não é muito comum entre os mamíferos. > O veneno não mata humanos, apenas pequenos animais. Mas pode trazer uma dor enorme. > É um excelente mergulhador e gasta boa parte do dia procurando por comida sob a água. > Vivem ate 16 anos. > Os pés possuem membranas natatória. (iguais as de patos) > Seus olhos e narinas ficam fechadas enquanto estão mergulhando. ⬇️ > Tem hábitos crepusculares e noturno. > Os machos são maiores que as fêmeas. > O Ornitorrinco não corre risco de extinção. > Os filhotes recém eclodidos são vulneráveis, cegos e pelados, com cerca de 18 milímetros de comprimento. > O corpo e a cauda são cobertos por uma densa pelagem, que forma uma camada de ar isolante para manter o animal aquecido. > Os adultos não possuem dentes. Eles tem placas queratinizadas que crescem continuamente. > Os filhotes nascem com dentes para poder quebrar a casca do ovos, mas logo depois perdem. > O bico do ornitorrinco é super sensivel, um dos únicos mamíferos a ter o sentido de eletrorrecepção (capaz de localizar suas presas, em parte, ao detectar campos elétricos gerados por contrações musculares.) > Quando não estão mergulhando em busca de alimento, descansam em buracos feitos nas margens dos rios e lagos > Quando o primeiro espécime de um ornitorrinco foi mandado da Austrália para a Inglaterra no final do século XVIII, os cientistas acharam que era mentira. Acreditavam que varias partes de animais foram reunidas para formar um falso. > É o único representante vivo da família Ornithorhynchidae, e a única espécie do gênero Ornithorhynchus. > Junto com as equidnas, formam o grupo dos monotremados, os únicos mamíferos ovíparos existentes. > A espécie é monotípica, ou seja, não tem subespécies ou variedades reconhecidas.
0 notes