thefariass-blog
the fariass
1 post
a arte existe porque a vida não basta.
Don't wanna be here? Send us removal request.
thefariass-blog · 5 years ago
Text
Defraudação Emocional
O QUE É DEFRAUDAÇÃO EMOCIONAL?
Defraudar é o ato de criar expectativas que não poderão ser supridas, por exemplo: fomentar sentimentos amorosos em outro alguém sem a intenção de ficar. Logo, cultivar esperanças no coração de alguém só para sentir-se desejada além de ser algo sem caráter, é fruto do próprio ego e tal atitude é abominável aos olhos do Senhor.
Em 1 Tessalonicences 4:3–7 fala sobre isso, vejam: “A vontade de Deus é que vocês vivam em santidade; por isso, mantenham-se afastados de todo pecado sexual. Cada um deve aprender a controlar o próprio corpo e assim viver em santidade e honra, não em paixões sensuais, como os gentios que não conhecem a Deus. Nesse assunto, não prejudiquem nem enganem um irmão, pois o Senhor punirá todas essas práticas, como já os advertimos solenemente. Pois, Deus nos chamou para uma vida santa, e não impura.”
O engano: Quando cultivamos intimidade com pessoas que tem interesse em nós e o sentimento não é recíproco, estamos gerando no coração dela uma esperança de possibilidades, e essa falsa esperança o engana e prejudica, pois ao invés de buscar outros caminhos, o indivíduo se prende a uma história que não acontecerá. Portanto, quando nos deparamos com pessoas interessadas em nós, o correto a fazer é se afastar, por mais que seja o nosso melhor amigo, entenda que se a amizade fosse realmente pura, esse sentimento não teria brotado no coração da outra parte, então se afaste.
Em Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças e 500 Dias Com Ela vemos duas mulheres que desde o princípio deixaram claro em palavras as suas intenções, porém como veremos adiante, somente conversar não basta, é necessário que haja o afastamento para que a outra parte não se machuque, pois o coração do ser humano é enganoso, vejamos:
Summer (500 Dias com Ela): Summer sempre apresentou em palavras a sua racionalidade a Tom, porém ele acreditava que ela iria mudar de ideia e Summer sabia exatamente disso, pois a linguagem corporal de Tom apresentava óbvios sinais de sua falsa esperança. No entanto, Summer ao invés de romper com a falsa ilusão e seguir com a sua vida, escolheu permanecer com Tom, pois ela estava entediada e essa era a sua opção do momento, contudo, se ela tivesse se afastado, todo o caos teria sido evitado, pois nem de experiência essa relação serviu para Tom, pois no final do filme ele já estava se autodefraudando de novo. Com isso, aprendemos que nem sempre uma relação ruim nos traz experiência.
Clementine (Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças): Clementine sempre mostrou a sua personalidade instável, ela mesma se intitulava como um “caos” e sempre deixou claro isso para Joel, as palavras não foram suficientes, os sentimentos que Joel projetou em Clementine o fizeram acreditar que ao longo do tempo ela se tornaria fruto daquela projeção. Não foi o que aconteceu.
Não vamos culpar os idealizadores da nossa imagem, devemos entender que: Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá? — Jeremias 17:9 porém, nós quando identificamos casos assim, devemos ter postura digna e nos afastar. Eu já fui uma defraudadora em potencial, é engraçado, mas só para quem lê ou defrauda, porque quando um garoto me decepcionou, eu quis me vingar de todos os homens, então a primeira oportunidade que eu tinha de iludir alguém, eu fazia, e fiz com muitos, era viciante, inflava o meu ego. Até que um dia, um desses gostou de verdade de mim e disse uma frase que eu nunca vou esquecer na vida: “o próximo não tem culpa do caos deixado pelo anterior.” Quando ele disse isso, eu resolvi me afastar e foi a melhor coisa que eu fiz. As pessoas importam, sabem? Todas elas, não devemos fazer com o outro aquilo que fizeram para nós.
“Os homens esqueceram essa verdade- disse ainda a raposa- Mas tu não deves esquecer. Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas. Tu é responsável pela tua rosa.” — O Pequeno Príncipe — Antoine de Saint-Exupéry
É pecado flertar com qualquer um: em 1 Timóteo 5:2 diz: Trate as mulheres mais velhas como trataria sua mãe, e as mais jovens, com toda pureza, como se fossem suas irmãs. Convertendo para o nosso contexto: mulheres tratem os homens com toda pureza, como se fossem os seus irmãos. O que eu quero dizer com isso, é que não podemos ver todo mundo como uma possibilidade de relacionamento amoroso por causa de aparência ou de uma única conversa, porque fazer isso, é olhar o próximo de forma carnal (1 João 2:16) só devemos dar um próximo passo diante de conversas contínuas, porque dá para ter uma noção de como a pessoa é e quando tivermos confirmação de Deus sobre tal união, caso contrário,nos enganaremos flertando com um aqui, outro ali e nós não fomos chamadas para prisão sentimental. Busque sabedoria do alto, e quando surgir um rapaz, respire fundo, relaxa, sem expectativas, converse na boa e não já projete o seu casamento com o rapaz no primeiro “oi”, amém? Rsrsrsrsrs. Para provocar esse sentimento no outro “ — se tu vens, por exemplo, às quatro da tarde, desde as três eu começarei a ser feliz” — pequeno príncipe é preciso ter propósito e sentimento mútuo. Não seja uma defraudadora.
AUTODEFRAUDAÇÃO
Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecer ? — Jeremias 17:9
Deus conhece os nossos corações, nada aqui é novidade para Ele. No entanto, quando o Senhor nos instrui a conhecermos mais a Ele, é porque quando o conhecemos Ele revela quem nós somos e o que há dentro do coração que Ele projetou. Quando temos as nossas identidades firmadas em Deus, não nos iludimos com qualquer coisa, conseguimos distinguir com precisão o que é real e o que não é. Mas afinal, o que é autodefraudação? É o famoso amor a primeira vista. Sinto em dizer, mas amor a primeira vista não existe, vocês não amam o ser, e sim a imagem que projetaram de uma possível personalidade daquele ser. As vezes alguns acertam na projeção, por isso dá certo, mas em regra é furada. O verdadeiro amor tem motivo, é quando você é verdadeiramente cativado pela outra pessoa, onde as duas têm aquele contato para aí sim, haver sentimento. Para ter amor precisa ter conversa, convívio mesmo sem estar presente, conhecimento da personalidade do outro, somente olhares não passam de projeção. Autodefraudação é aquilo que eu citei ali em cima, é o pecado de ver o outro de forma carnal, desejosa etc. Um conselho, não se iludam por aquilo que vocês veem, muitas se apaixonam “a vista” por músicos ou pregadores, e sério, não se vendam por isso, essa pessoa mostra em público o que ela quer, então você não a ama de fato, só ama a pessoa personalidade pública que ela mostra, o verdadeiro amor ama os defeitos, assim como o Pequeno Príncipe amou a sua rosa, e para conhecer os defeitos, precisa ter conhecimento da personalidade de fato. “O essencial é invisível aos olhos” — Pequeno Príncipe — Antoine de Saint-Exupéry
Ps: exemplos perfeitos de “autodefraudação” Amélie Polain (O Fabuloso Destino de Amélie Poulain), Lara Jean (Para Todos Os Garotos que Já Amei) e Theodore (Her).
CUIDADO COM DEFRAUDADORES
Para finalizar, não poderia deixar de alertá-las sobre eles, não é mesmo? Rsrsrsrsrs meninas, quando um rapaz tem interesse em vocês, eles vão atrás, e vão atrás de forma direta, buscarão conversar ou sair, ele vai se fazer presente de alguma forma. Porém, se o rapaz só ficar em cima do muro, vendo status, chamando de vez em nunca, comentando nas suas coisas, mas nunca chamando de fato para conversar e mostrar as intenções, sinto em te dizer, o seu crush é um defraudador. O rapaz que está interessado cultiva a moça, não seja carente, não aceite migalhas, você é filha! Arranque o mal pela raiz, afaste-se desse tipo de homem. Com isso, deixo com vocês mais essa citação: “Os baobás antes de crescerem são pequenos. [..] De fato, no planeta do pequeno príncipe havia, como em todos os outros planetas, ervas boas e más. Mas quando percebemos que se trata de uma planta ruim, é preciso que arranquemos imediatamente . Ora, havia sementes terríveis no planeta do pequeno príncipe. As sementes de baobá. O solo do planeta estava infestado. E quando não se descobre que aquela plantinha é um baobá, nunca mais a gente consegue se livrar dela, pois, suas raízes penetram o planeta todo, atravancando-o.” — Pequeno Príncipe — Antoine de Saint-Exupéry
ps: é um dos raros textos que fiz voltado para mulheres, porém os próximos serão para ambos os gêneros.
Por: Bruna Faria 
2 notes · View notes