terapiabiografica
terapiabiografica
Terapia Biográfica
12 posts
Don't wanna be here? Send us removal request.
terapiabiografica · 7 years ago
Text
Vivência: Treinando o Olhar
Vivência: Treinando o Olhar
No trabalho terapêutico e na educação a Observação e o Sentido são os dois pilares. A Observação busca no exterior o que o Sentido vai elaborar no interior. Goethe, por meio dos seus escritos científicos, elaborou uma metodologia de observação dos fenômenos de grande valor para aqueles que buscam desenvolver a compreensão de sua clientela, sejam pacientes ou alunos. Esta vivência é um primeiro…
View On WordPress
0 notes
terapiabiografica · 7 years ago
Photo
Tumblr media
A quaresma e o agir O cristianismo reserva 40 dias do ano para a preparação para a Páscoa, e chama esse período de Quaresma.
0 notes
terapiabiografica · 7 years ago
Photo
Tumblr media
Nosso compromisso com o Natal A Antroposofia, bebendo da mitologia cristã medieval, fala da criação do universo como um ato de doação das hierarquias superiores, principalmente serafins, querubins e tronos, mas não somente eles.
0 notes
terapiabiografica · 7 years ago
Text
A luz de amor micaélica
Guardião (espírito) do meu Eu Conduza-me ao meu santuário íntimo E dê-me a força para encontrar A luz de amor micaélica Guardião (espírito) do meu Eu Dê-me a maturidade para acender A luz de Micael No fundo da minha alma Guardião (espírito) do meu Eu Dê-me a coragem para emanar Minha força de amor micaélica Pelo mundo afora Rudolf Steiner, traduzido por Fabiana Macchi
View On WordPress
0 notes
terapiabiografica · 8 years ago
Photo
Tumblr media
Panorama Biográfico no Rio de Janeiro
0 notes
terapiabiografica · 8 years ago
Text
Workshop: Desenvolvendo Ferramentas para o SEU Sucesso
Workshop: Desenvolvendo Ferramentas para o SEU Sucesso
“A evolução da alma e a preservação da saúde é algo que conseguimos através do fortalecimento do eu. “ Moacyr Mendes de Morais e Jorge Kioshi Hosomi Saturno é o Senhor do Tempo, ligado às metas e ao que é essencial. O sucesso pode ser entendido de muitas maneiras, mas existe um sucesso que é ligado à sua essência, esse é o SEU Sucesso. Esse sucesso não é necessariamente o que a sociedade prega…
View On WordPress
0 notes
terapiabiografica · 9 years ago
Text
Encontros biográficos: Como me relaciono com os outros?
Encontros biográficos: Como me relaciono com os outros?
Podemos perceber em nossa história de vida como construímos a forma como vamos nos relacionar futuramente com as outras pessoas. O relacionamento dos nossos pais, o primeiro amor, o casamento, a separação, os novos encontros. Esse encontro é vivencial e tem por objetivo propor a cada participante uma reflexão do que leva das suas experiências para os seus relacionamentos, a partir da sua própria…
View On WordPress
0 notes
terapiabiografica · 9 years ago
Photo
Tumblr media
Transgredindo Aqueles que se permitem transgressões da alma com certeza são vistos e recebidos pelos outros como estrangeiros.
0 notes
terapiabiografica · 9 years ago
Text
O desespero é o sofrimento sem sentido - Entrevista com Viktor Frankl
O desespero é o sofrimento sem sentido – Entrevista com Viktor Frankl
View On WordPress
0 notes
terapiabiografica · 10 years ago
Video
Aunque me equivoque todo vale
0 notes
terapiabiografica · 11 years ago
Photo
Tumblr media
Agora no Rio de Janeiro: Oficina Biográfica - Como me relaciono com os outros?
Podemos perceber em nossa história de vida como construímos a forma como vamos nos relacionar…
View Post
0 notes
terapiabiografica · 11 years ago
Photo
Tumblr media
Vivemos um tempo em que cada pessoa busca, com diferentes graus de empenho, compreender-se melhor como indivíduo. Frutos deste tempo são a psicanálise, a antroposofia, a teosofia, o humanismo, as diversas correntes psicoterápicas e a aproximação da filosofia com estas correntes
O ser humano tem hoje maior consciência de si do que em séculos passados, o que gera mais questionamentos. Nossas decisões deixaram de ser guiadas unicamente pela lógica das circunstâncias externas, e passaram a levar em conta nosso mundo interior, nossas aspirações, nossos desejos. Cada vez mais temos notícias de pessoas que largaram carreiras bem sucedidas em termos de dinheiro e prestígio, para dedicar-se a uma vida mais simples, mas que corresponde a uma busca interior de mais tempo junto às pessoas queridas, à possibilidade de dedicar-se a um hobby, ou a outro interesse qualquer que não diretamente ligado à profissão de origem. Exemplos deste movimento são executivos que trocam os escritórios por uma pousada numa praia escondida no litoral.
Nosso eu interior, nosso mundo interno, cada vez fala mais alto e exige mais respostas. As perguntas centrais são: “Quem eu sou, afinal? O que eu quero fazer com a minha vida? O que estou fazendo?” É aí que reside a importância da Terapia Biográfica. Porque não há melhor material para entendermos o que queremos das nossas vidas do que a história de nossas próprias vidas. Nossas questões essenciais em relação a nossas vidas só podem ser respondidas no contexto da vida em si. Pouco adianta confrontar nossas questões com teorias filosóficas ou mesmo esotéricas. O que traz respostas reais são os fatos da vida que levamos até aqui, como reagimos a eles, como os criamos, como os sentimos, como os transformamos em padrões, e porque não conseguimos sair destes padrões. Estas respostas são a chave para que, através do pensamento e do sentimento, possamos agir no sentido de modificar nossas vidas, tornando-as plenas de sentido.
Através do trabalho biográfico, o participante treina um distanciamento em relação à sua própria vida, como se a visse do alto de uma montanha, como uma paisagem. Com o prosseguimento do trabalho, é preciso criar um senso de responsabilidade por sua própria biografia, depois de entender pequenas frações da sua história, saindo do lugar de vítima das circunstâncias e tornando-se senhor(a) de sua própria vida. Através deste trabalho, uma pessoa pode sair da posição de deixar as coisas acontecerem a ela e assumir a direção de sua própria vida.
Este não é um processo fácil ou mágico, do tipo “vou fazer umas atividades numa tarde, relembrar algumas coisas e tudo vai entrar nos eixos.” Não, este é um processo que pode ser longo e cansativo, e geralmente nem um pouco fácil, em que se defronta com fatos que a pessoa preferiria deixar debaixo do tapete da memória para sempre, não fossem eles causadores de tantos outros sofrimentos e padrões de comportamento dolorosos. E quando você começa a trabalhar com estes fatos e compreendê-los, você pode chegar a escolhas para o futuro, totalmente baseadas na sua biografia. Esta é a essência da Terapia Biográfica: unir o passado, o presente e o futuro ao redor da questão de cada um, para que a pessoa possa tomar a vida em suas próprias mãos.
Marcelo Guerra
4 notes · View notes