Don't wanna be here? Send us removal request.
Photo
FindiFêra 2020.2 Identidade visual
Como estagiária da oficina tipográfica da universidade, uma das minhas funções era a de desenvolver a identidade visual dos eventos dos curso de design Gráfico e Digital. O FindiFêra é a feira de fim de semestre onde os alunos expõem os projetos interdisciplinares que produziram no decorrer do semestre. Para o segundo semestre de 2020 a abordagem foi um pouco diferente. Após mais um semestre intenso e cansativo também em formato remoto, desenvolvemos a identidade do evento de fim de semestre pensando na nostalgia das feiras de rua, muito características de São Paulo.
As ilustrações, além de retratar diferentes situações e perspectivas das feiras de rua, também foram usadas para representar diferentes momentos do evento: uma ilustração para as palestras, uma para a exposição online de projetos, outra para o evento de encerramento do semestre. Perspectivas mais específicas da feira, enquanto a ilustração principal mostra o mais comum da feira, uma visão geral.
Foram desenvolvidas peças para divulgação em mídia social, já que o evento seria completamente online, e também o site da feira, principal componente do projeto, onde são reunidos todos os projetos e a programação completa de palestras e bancas.
Projeto acadêmico desenvolvido para os cursos de Design Gráfico com Ênfase em Tipografia & Design Digital da Universidade Anhembi Morumbi, sob orientação do Prof. Me. Érico Lebedenco e Profª Drª Anamaria A. Rezende. Equipe: Giulia Wenzel, Jéssica Silva e Fagali Garritano. Ilustrações autorais por Fagali. O site do evento pode ser acessado aqui.
0 notes
Photo
Snacks Leros Design de Embalagem
Leros é a criação de uma nova família de embalagens de snacks saudáveis com o objetivo de ser uma alternativa de lanche rápido e gostoso, sem deixar de ser saudável. E, claro, sustentável, em todos os aspectos possíveis. Para isso, escolhemos a marca Campo Largo, que atualmente é uma das referências em sustentabilidade na indústria alimentícia nacional.
O grupo de embalagens escolhidas para o desenvolvimento do trabalho foi uma stand-up pouch, uma cartucho simples com janela, e a petisqueira, composta por um berço dividido em três partes que entra como uma gaveta na caixa cartucho principal. O processo de brainstorming para a conceituação deste projeto gráfico resultou na escolha de três conceitos projetuais: praticidade, simplicidade e sustentabilidade.
As embalagens sustentáveis têm como intenção serem menos agressivas e causar menos impacto no meio ambiente. Ao serem usadas, a poluição e seus danos são diminuídos, portanto, quando uma empresa se compromete com uma embalagem sustentável, valores sociais e econômicos são agregados em sua marca. O uso de papelão, papel paraná e plásticos sustentáveis nas embalagens foi a melhor alternativa encontrada para a proposta do projeto, a de beneficiar não só as pessoas consumindo o produto, mas como também ajudar o meio ambiente.
Projeto interdisciplinar de Embalagem, desenvolvido como parte da graduação em Design Gráfico com Ênfase em Tipografia, durante o segundo semestre de 2020, sob orientação do Prof. Me. Alessandro Camara. Equipe: Jéssica Oliveira, Jéssica Ferreira, Carla Ricciotti, Ana Luiza Teixeira e Vitória Dourado. O projeto completo pode ser encontrado no relatório projetual e no site da exposição acadêmica.
0 notes
Photo
Aula Um+Um Proposta de identidade visual
O Aula 1 é o evento que abre o semestre dos cursos de Design Gráfico e Design Digital da Universidade Anhembi Morumbi. No segundo semestre de 2020, produzi uma proposta de identidade visual para a edição em questão. Infelizmente essa opção não foi aprovada, mas fiquei satisfeita com o resultado. Essa edição do evento contou com um enfoque especial em assuntos mais voltados a Tipografia: Ellen Lupton, uma das principais pesquisadoras de design gráfico e tipografia do mundo, e Fabio Haag, um dos designers de tipos com maior relevância e visibilidade no mercado nacional e internacional de tipos digitais, foram dois dos três convidados do evento. Portanto, desenvolvi uma identidade em que os principais elementos fossem formados por tipos, brincando com as possibilidades de duas famílias tipográficas de designers brasileiros: Tenez, da Plau (ilustração e grafismos), e Grotesca Reforma, resgate tipográfico de Cadu Carvalho (informações gerais das peças desenvolvidas). Foram desenvolvidas as peças de mídia social, para divulgação das palestras abertas, e o cartaz principal, para a divulgação interna do evento na universidade.
Projeto acadêmico desenvolvido para os cursos de Design Gráfico com Ênfase em Tipografia & Design Digital da Universidade Anhembi Morumbi, sob orientação do Prof. Me. Érico Lebedenco.
0 notes
Photo
Oficina Tipográfica
A Oficina Tipográfica Anhembi Morumbi é o principal ambiente de produção (tipo)gráfica da Universidade Anhembi Morumbi. Localizada no campus do Morumbi, a Oficina, além de duas prensas tipográficas e um conjunto variado de tipos móveis, oferece um espaço com estrutura de produção gráfica básica para atender os alunos do curso de Design Gráfico da universidade. Após a mudança de prédios dentro do campus da universidade, a Oficina foi reposicionada e reformada, e precisava ser recolocada à disposição dos docentes e discentes de Design Gráfico.
O desafio do projeto era o de criar um sistema de identidade visual para o espaço que refletisse não só o que a Oficina é mas também o que se pode ser feito dentro de seu espaço, além de, é claro, dar continuidade ao processo de resgate à memória gráfica que seus equipamentos e subsídios representam para os cursos de design da universidade.
Portanto, a solução foi criar um projeto gráfico incorporando elementos da tipografia e do letterpress que remetessem diretamente aos subsídios que a Oficina oferece, desde o desenho do símbolo (que é o principal elemento da nova marca) até a escolha da tipografia institucional.
Projeto acadêmico desenvolvido como parte do estágio na Oficina Tipográfica Anhembi Morumbi, sob orientação do Prof. Me. Érico Lebedenco.
0 notes
Photo
Anim!Arte
Como projeto interdisciplinar do segundo semestre de Design Gráfico é proposto que os alunos desenvolvam um sistema de identidade visual para um evento ou feira já existente. O Festival Anim!Arte, evento para o qual fizemos o redesign, é um evento de animação estudantil dedicado a realizar mostras de filmes feitos por estudantes de ensino fundamental e médio, totalmente dedicado ao âmbito educacional da animação com o objetivo de despertar a curiosidade desses jovens para a área de animação.
O objetivo desse projeto foi estabelecer um sistema de identidade visual coerente às duas diretrizes estabelecidas: criatividade e diversão.
Projeto acadêmico interdisciplinar realizado como parte do terceiro semestre do bacharelado em Design Gráfico com Ênfase em Tipografia da Universidade Anhembi Morumbi, no primeiro semestre de 2020, sob orientação do Prof. Dr. Luciano de Abreu Tavares, sem fins lucrativos. Equipe: Anna Carolina Gino, Carla Ricciotti Barbosa, Gabrielle Amaral de Oliveira, Jéssica da Silva Ferreira, Jéssica Silva Oliveira e Vitoria Dourado. Manual de identidade visual disponível aqui.
0 notes
Photo
FindiFêra 2020.1
No primeiro semestre de 2020, por conta da pandemia do Covid-19, o evento teve sua primeira edição inteiramente online. Este projeto tinha como objetivo, além de anunciar a feira semestral dos cursos, refletir os ânimos dos alunos após um intenso e desgastante semestre em modo remoto, incorporando também a situação de todos os quarentenados de um modo geral.
Produzi a peça principal de divulgação do evento (que seria um cartaz, se o evento fosse presencial), imagens e grafismos usados no site da feira e as imagens de divulgação das palestras e convidados especiais. Por ter sido um projeto feito desde o início apenas para o meio digital, consegui explorar alguns aspectos do que foi apresentado que não seria possível utilizar se o objeto final do projeto fosse impresso (como, por exemplo, as cores escolhidas).
Projeto acadêmico desenvolvido como parte do estágio na Oficina Tipográfica Anhembi Morumbi, com orientação do Prof. Me. Érico Lebedenco. O site demonstrado foi desenvolvido pelos professores Rui Alão e Érico Lebedenco.
0 notes
Photo
Karina - idv
Durante as aulas da matéria de Sistemas de Identidade Visual, cada aluno foi desafiado a criar três alternativas de identidade visual para um colega de classe, e criar seus respectivos cartões de visita.
Projeto acadêmico desenvolvido para a disciplina de Sistemas de Identidade Visual, no terceiro semestre do curso de Desgin Gráfico com Ênfase em Tipografia, sob orientação da Profª Drª Marly Gonçalves.Mockups: Mockups Design e Nafisa Nawal Hossain.
0 notes
Photo
FindiFêra 2019.02
Como estagiária da oficina tipográfica da universidade, uma das minhas funções era a de desenvolver a identidade visual dos eventos dos curso de design Gráfico e Digital. O FindiFêra é a feira de fim de semestre onde os alunos expõem os projetos interdisciplinares que produziram no decorrer do semestre. No segundo semestre de 2019 a identidade visual foi desenvolvida usando como objeto principal um ensaio fotográfico do meu grupo para um exercício da matéria de Fotografia, do segundo semestre do curso de Design Gráfico, dando continuidade à identidade da primeira feira do ano mas também inserindo um trabalho dos próprios alunos em uma feira que, no final das contas, é deles.
Projeto acadêmico desenvolvido como parte do estágio na Oficina Tipográfica Anhembi Morumbi, com orientação do Prof. Me. Érico Lebedenco. Fotografia: Ana Luiza Teixeira.
0 notes
Photo
Zine Virago Projeto editorial de zine sobre mulheres do design gráfico paulistano
No decorrer da graduação em Design Gráfico pela Universidade Anhembi Morumbi, é proposto aos alunos o desenvolvimento de projetos interdisciplinares durante o semestre. No segundo semestre do curso, o projeto a ser desenvolvido é o de uma zine, um tipo de produção editorial independente, dentro dos temas: Design Gráfico e a cidade de São Paulo. A escolha do tema mulheres do design gráfico paulistano foi impulsionada graças ao baixo contingente de projetos de mulheres na lista de projetos selecionados para o catálogo da 13ª Bienal Brasileira de Desgin Gráfico da ADG Brasil, onde o número de projetos feitos por mulheres representa apenas 15,6% do total. Sendo assim, a zine Virago nasce com o objetivo de ser uma zine que não apenas problematiza esses dados ainda absurdamente misóginos, mas que, principalmente, mostra que existem sim várias mulheres maravilhosas fazendo um ótimo trabalho na nossa área, e que elas merecem muito mais reconhecimento.
Apesar dos pesares recorrentes de um projeto em grupo no segundo semestre de faculdade, essa zine foi um grande experimento e meu primeiro contato com ferramentas e processos editoriais. Fui responsável pela diagramação completa da zine e do relatório de projeto e tudo que envolveu softwares editoriais e a comunicação com a gráfica responsável pela produção, além de basicamente coordenar o grupo de trabalho.
Como parte do conceito gráfico da zine, relacionamos o conceito de glass ceiling e a figura das plantas carnívoras com a presença e os trabalhos das mulheres escolhidas para a primeira edição. Entrevistamos quatro mulheres da área de Tipografia e outras quatro da área de Ilustração, e fizemos composições com suas fotos, seus trabalhos, ilustrações autorais dos vários tipos de planta carnívora e mais trechos específicos dessas entrevistas para montarmos as páginas da zine. Intercalando com a apresentação das mulheres, utilizamos de páginas em vegetal para explorar graficamente os dados coletados pela pesquisa teórica referentes à participação feminina em eventos e bienais das áreas exploradas.
Como parte também dos itens obrigatórios do projeto, todas as informações da pesquisa teórica, iconográfica e de campo, assim como o memorial descritivo completo da zine, bibliografia e entrevistas realizadas foram editadas no relatório de projeto.
Projeto Interdisciplinar de Zine, segundo semestre de Design Gráfico com Ênfase em Tipografia, Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo, 2019. Orientação: Prof. Me. Ricardo Balija Equipe: Ana Luiza Teixeira, Henrique Cinque, Jéssica Silva Oliveira, Larissa Braga e Nathália Soldivar. Mulheres retratadas na zine, por ordem de aparição: Andrea Kulpas, Fabrícia Ribeiro, Fernanda Martins, Priscila Farias, Ana Novaes, Nico Leite, Giovanna Cianelli e Gabrielle Alves. Zine: Impressão digital sob reciclato 120g; Capa em papel craft com colagem de impressão digital sob sulfite 90g; Relatório: impressão digital sob sufite 90g.
0 notes