Esquema conservador para falar de Grêmio. Opinião, memória e mais. Por @rodrigojonathan.
Don't wanna be here? Send us removal request.
Text
(Re)Copamos de novo!
Publicado em 22 de fevereiro de 2018
Não precisava tamanha tensão em pleno fevereiro. Mesmo com um jogador a mais desde a metade do primeiro tempo regulamentar - repetindo o que ocorrera na Argentina há uma semana -, o Grêmio teve enorme dificuldade para se infiltrar na defesa do Independiente-ARG e concluir a gol.
Poucas chances surgiram e foram devidamente desperdiçadas por Luan e Everton, entre outros. E o tempo foi passando e passando e passando. Tempo regulamentar e prorrogação não foram suficientes para o time de Portaluppi resolver a parada e conquistar o bicampeonato da Recopa Sul-Americana com a bola rolando. Foram necessárias as penalidades máximas.
Emoção demais para quem ainda mal se recuperou das comemorações do tricampeonato da América - nem três meses se passaram! O ano começaria com essa carga dramática. Mesmo não gostando de decisão por pênaltis (sempre acho que o Grêmio vai perder), passei a acreditar em MilaGrohe e nas suas façanhas. Alguma penalidade ele pega.
Grêmio, bicampeão da Recopa Sul-Americana.
Por @rodrigojonathan.
Siga o #retrancatricolor no Twitter.
Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA
#gremio#recopa2018#recopasulamericana#independiente#argentina#bicampeao#gremiocopero#retrancatricolor
0 notes
Photo
🎵 Um minuto de silêncio, shhhhh... 🎵
Com uma de tantas imagens emblemáticas do ano gremista, desejo um 2018 de muitas alegrias na vida e no futebol para nós.
Que venham novas conquistas pro lado de cá e nada pro lado de lá.
Feliz Ano Novo! 🇪🇪 ⚽ 🏆 🙋
Foto: Luciano Amoretti/Grêmio FBPA
#gremio#2017#anodegremio#umminutodesilencio#tricampeaodaamerica#felizanonovo#happynewyear#2018#retrancatricolor
0 notes
Text
Frustração e orgulho
Publicado em 23 de dezembro de 2017
Passada uma semana da perda, inegável ainda a frustração. Não pelo resultado, que era dos mais prováveis. Mas pelo enfrentamento. Julgávamos ser possível equilibrar (razoavelmente) a partida; medir forças com o atual bicampeão europeu e (agora) bicampeão mundial.
Mas nada foi possível. A superioridade do Real Madrid-ESP se provou no campo. Na técnica, na tática e até fisicamente. O placar mínimo se explica por duas razões: o time espanhol não forçou e a defesa do Grêmio (Grohe, Geromel e Kannemann) se desdobrou.
Do meio para o ataque, o Grêmio não existiu. Faltou velocidade e calma aos volantes. Faltou inspiração a Luan. Faltou arriscar. Não que fosse fazer diferença no resultado; poderíamos até ter perdido de mais. Mas ao menos enfrentaríamos o Real Madrid, o que não aconteceu.
Por isso a frustração. Uma frustração puramente passional, diga-se. De resto, orgulho deste Grêmio de Grohe, Edílson, Geromel, Kannemann, Cortez, Michel, Arthur, Ramiro, Luan, Fernandinho, Barrios, Léo Moura, Bressan, Jailson, Cícero, Pedro Rocha, Jael, entre outros.
Uma derrota para o maior clube do mundo não pode ofuscar a temporada espetacular deste histórico Grêmio de 2017. Este Grêmio de Portaluppi, que vai ficar e terá estátua na Arena, sim! Tricampeão da América e vice-campeão mundial. Mas é pouco, queremos mais alegrias em 2018.
Que a primeira seja a Recopa Sul-Americana - dias 14 e 21 de fevereiro contra o Independiente-ARG. Depois lutaremos pelo tricampeonato nacional, pelo tetra da América e também pelo hexa da Copa do Brasil. Desfrutemos destes momentos. Nosso Grêmio voltou!
Por @rodrigojonathan.
Siga o #retrancatricolor no Twitter.
Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA
#gremio#mundialdeclubes#mundialdeclubes2017#realmadrid#espanha#emiradosarabes#marcelogrohe#milagrohe#geromel#kannemann#renatoportaluppi#portaluppi#retrancatricolor
0 notes
Text
Grêmio na final do Mundial
Publicado em 14 de dezembro de 2017
Imaginava que o Grêmio saberia controlar os nervos na estreia do Mundial de Clubes. Imaginava uma atuação madura o bastante para passar por cima do Pachuca-MEX, como fez contra o Lanús-ARG. Mas cada jogo tem sua história e semifinal de Mundial tem um peso enorme para os sul-americanos.
Natural, portanto, que alguns jogadores “sentissem” a partida e o Grêmio não conseguisse imprimir seu estilo de jogo. Resultado: ataque sem retenção de bola, meio campo lento na marcação e zaga por vezes exposta. Com espaços, o time mexicano passou a gostar do jogo e a levar perigo.
O japonês Honda, de boa atuação, teve duas chances para abrir o placar na metade e nos acréscimos da primeira etapa. Só não fez porque, em ambas, Bruno Cortez, o melhor em campo pelo lado do Grêmio, foi providencial para bloquear as finalizações.
No segundo tempo, o Grêmio ficou mais no controle da partida. Embora um controle que não se traduzia em chances claras de gol. Foi de fora da área as melhores oportunidades. Primeiro com Luan, chute rasteiro e forte rente à trave. Depois com Edílson, cobrando falta no lado de fora da rede.
Fim de jogo no tempo normal e fomos à prorrogação. O gol do alívio veio logo aos cinco minutos. Everton recebe lateral de Cortez, engana a marcação, invade a área, ginga para cima do defensor e chuta colocado sobre o goleiro. GOLAÇO! GOLAÇO DE EVERTON!
Mais uma vez Everton saiu do banco de reservas para ser decisivo. Com seu gol digno de Portaluppi, o Grêmio está na sua terceira final de Mundial de Clubes. Agora temos pela frente o maior clube do mundo. No sábado, veremos quem é o melhor. Vamos com tudo pelo bicampeonato mundial!
Grêmio, Grêmio, seremos bicampeões do Mundo!
* Ao vencer o Pachuca, campeão das Américas do Norte e Central, o Grêmio unificou, extraoficialmente, os títulos da Conmebol e da Concacaf. Portanto, campeão absoluto. Rei das Américas.
Por @rodrigojonathan.
Siga o #retrancatricolor no Twitter.
Fotos: Lucas Uebel/Grêmio FBPA
#gremio#mundialdeclubes#mundialdeclubes2017#pachuca#mexico#emiradosarabes#brunocortez#everton#renatoportaluppi#portaluppi#rumoaobimundial#nosvamoacabacomoplaneta#retrancatricolor
0 notes
Photo
Em 11 de dezembro de 1983, o Grêmio se sagrava Campeão do Mundo. Com dois golaços de Portaluppi, Grêmio pra sempre campeão mundial!
Nada pode ser maior.
#gremio#mundialinterclubes#1983#hamburgo#alemanha#renatoportaluppi#portaluppi#campeaodomundo#nadapodesermaior#retrancatricolor
0 notes
Video
youtube
Sem o Penta, não haveria o Tri. Passado um ano da conquista do pentacampeonato da Copa do Brasil, damos ainda mais importância a ela. Não foi só a quebra de um jejum de 15 anos sem títulos. Foi o marco de uma retomada de títulos, de uma nova era tricolor. O tricampeonato da América já é uma prova disso. E outros títulos virão. Muito em breve quem sabe.
Grêmio, o primeiro Pentacampeão da Copa do Brasil - 7/12/2016
0 notes
Text
Campanha do Tricampeão da América
Publicado em 7 de dezembro de 2017
Não bastassem os 22 anos de espera pelo tricampeonato da América, os gremistas ainda precisaram esperar alguns meses a mais do que o habitual para erguer a libertadora taça. Na mais longa das edições da Copa Libertadores da América, o Grêmio conquistou seu terceiro título continental em 29 de novembro - nunca o campeão foi conhecido tão tardiamente.
Mas a caminhada nesta edição 2017 da oficialmente Conmebol Bridgestone Libertadores começou mais de oito meses antes. Em 9 de março de 2017, na cidade de Barinas, na Venezuela - a quase cinco mil quilômetros de Porto Alegre -, o Grêmio estreou vencendo o Zamora. Foi a largada para libertar a América de novo. Relembre a campanha do Tricampeão da América.
Fase de Grupos - Grupo 8
1ª rodada: Zamora-VEN 0x2 Grêmio
Zamora Salazar, Faría (Ronald Hernández, 34' do 2º tempo), Hernández, Fillipetto, Luis Ovalle, Vargas (Jose Pinto, 28' do 2º tempo), Melo, Gallardo, Peña, Ricardo Clarke (Sosa, 12' do 2º tempo) e Uribe. Técnico: Francesco Stifano.
Grêmio Marcelo Grohe, Léo Moura, Rafael Thyere, Kannemann, Marcelo Oliveira, Michel, Jailson, Ramiro, Miller Bolaños (Fernandinho, 38' do 2º tempo), Pedro Rocha (Everton, 25' do 2º tempo) e Luan (Lucas Barrios, 25' do 2º tempo). Técnico: Renato Portaluppi.
- Clique e veja os melhores momentos da partida.
Gols: Léo Moura (45' do 1º tempo) e Luan (6' do 2º tempo, pênalti) para o Grêmio. Cartões amarelos: Luis Ovalle e Vargas (Zamora). Arbitragem: Darío Herrera (ARG), Hernan Maidana (ARG) e Cristian Navarro (ARG). Local: Estádio Augustín Tovar, em Barinas, na Venezuela. Data: 9/3/2017 (quinta-feira), 19h30min.
2ª rodada: Grêmio 3x2 Deportes Iquique-CHI
Grêmio Marcelo Grohe, Edílson, Rafael Thyere, Kannemann, Marcelo Oliveira, Ramiro, Maicon (Fernandinho, 23' do 2º tempo), Léo Moura (Michel, 11' do 2º tempo), Miller Bolaños (Lucas Barrios, 34' do 2º tempo), Pedro Rocha e Luan. Técnico: Renato Portaluppi.
Deportes Iquique Brayan Cortéz, Enzo Guerrero, Hernán Lopes, Mauricio Zenteno, Tomás Charles, Rafael Caroca, Misael Dávila, Luis Bustamante, Reynero (Riquero, intervalo), Diego Torres (Bielkiewecz, intervalo) e Álvaro Ramos. Técnico: Jaime Vera.
- Clique e veja os melhores momentos da partida.
Gols: Luan (15' do 1º tempo e 23' do 1º tempo) e Miller Bolaños (28' do 1º tempo) para o Grêmio; Rafael Caroca (15' do 2º tempo) e Misael Dávila (22' do 2º tempo) para o Deportes Iquique. Cartões amarelos: Ramiro, Marcelo Oliveira e Miller Bolaños (Grêmio); Luis Bustamante, Tomás Charles, Rafael Caroca, Hernán Lopes e Mauricio Zenteno (Deportes Iquique). Arbitragem: Esteban Ostojich (URU), Maurício Espinosa (URU) e Miguel A. Nievas (URU). Público total e renda: 30.343 torcedores (28.235 pagantes) - R$ 1.105.541,00 Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS). Data: 11/4/2017 (terça-feira), 21h45min.
3ª rodada: Guaraní-PAR 1x1 Grêmio
Guaraní Alfredo Aguilar, Rolón, Nery Bareiro, Cabral, Báez, Palau, Juan Aguilar, De La Cruz (Bogarín, 12' do 2º tempo), Néstor Camacho (Marín, 44' do 2º tempo), Novick (Rodrigo López, 25' do 2º tempo) e Epifanio García. Técnico: Daniel Garnero.
Grêmio Marcelo Grohe, Edílson, Rafael Thyere, Bressan, Bruno Cortez, Michel, Jailson, Arthur, Lincoln (Pedro Rocha, 23' do 2º tempo), Fernandinho (Kaio, 38' do 2º tempo) e Lucas Barrios (Everton, 29' do 2º tempo). Técnico: Renato Portaluppi.
- Clique e veja os melhores momentos da partida.
Gols: Rodrigo López (26' do 2º tempo) para o Guaraní; Pedro Rocha (33' do 2º tempo) para o Grêmio. Cartões amarelos: Michel, Bressan, Pedro Rocha e Marcelo Grohe (Grêmio). Cartão vermelho: Michel (Grêmio). Arbitragem: Wilmar Roldan (COL), Alexander Guzmán (COL) e Cristian de la Cruz (COL). Local: Estádio Defensores del Chaco, em Assunção, no Paraguai. Data: 20/4/2017 (quinta-feira), 19h30min.
4ª rodada: Grêmio 4x1 Guaraní-PAR
Grêmio Marcelo Grohe, Léo Moura, Geromel, Kannemann, Marcelo Oliveira, Jailson, Ramiro, Miller Bolaños (Arthur, 13' do 1º tempo), Pedro Rocha, Luan (Lincoln, 27' do 2º tempo) e Lucas Barrios (Everton, 34' do 2º tempo). Técnico: Renato Portaluppi.
Guaraní Alfredo Aguilar, Rolón, Nery Bareiro, Cabral, Bartomeus, Aguilar, Marín (Contrera, intervalo), Palau, Pittoni (Martínez; 38′ do 2º tempo), Néstor Camacho e Epifanio Garcia (Rodrigo López, 34′ do 2º tempo). Técnico: Daniel Garnero.
- Clique e veja os melhores momentos da partida.
Gols: Lucas Barrios (7' do 1º tempo, 27' do 1º tempo e 33' do 2º tempo) e Geromel (48' do 1º tempo) para o Grêmio; Léo Moura (33' do 1º tempo, contra) para o Guaraní. Cartões amarelos: Arthur e Lucas Barrios (Grêmio); Bartomeus e Pittoni (Guaraní). Cartão vermelho: Néstor Camacho (Guaraní). Arbitragem: Patricio Loustau (ARG), Hernan Maidana (ARG) e Gustavo Rossi (ARG). Público total e renda: 21.300 torcedores (19.184 pagantes) - R$ 593.856,00 Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS). Data: 27/4/2017 (quinta-feira), 21h45min.
5ª rodada: Deportes Iquique-CHI 2x1 Grêmio
Deportes Iquique Brayan Cortéz, Alan Moreno, Enzo Guerrero, Mauricio Zenteno, Misael Dávila, Rafael Caroca, Riquero (Álvaro Ramos, 35' do 2º tempo), Farías, Reynero (Luis Bustamante, 20' do 2º tempo), Bielkiewicz e Diego Torres. Técnico: Jaime Vera.
Grêmio Marcelo Grohe, Léo Moura, Geromel, Kannemann, Marcelo Oliveira, Jailson (Fernandinho, 9' do 2º tempo), Michel (Everton, 40' do 2º tempo), Ramiro, Luan, Pedro Rocha (Arthur, 20' do 2º tempo) e Lucas Barrios. Técnico: Renato Portaluppi.
- Clique e veja os melhores momentos da partida.
Gols: Lucas Barrios (19' do 1º tempo) para o Grêmio; Biekiewicz (23' do 1º tempo) e Diego Torres (3' do 2º tempo) para o Deportes Iquique. Cartões amarelos: Alan Moreno (Deportes Iquique); Ramiro, Kannemann, Pedro Rocha, Geromel, Ramiro e Marcelo Grohe (Grêmio). Cartão vermelho: Ramiro (Grêmio). Arbitragem: Germán Delfino (ARG), Diego Bonfa (ARG) e Ariel Scime (ARG). Local: Estádio Zorros Del Desierto, em Calama, no Chile. Data: 3/5/2017 (quarta-feira), 19h30min.
6ª rodada: Grêmio 4x0 Zamora-VEN
Grêmio Marcelo Grohe, Léo Moura (Leonardo Gomes, 34' do 2º tempo), Geromel, Kannemann, Bruno Cortez, Michel, Arthur (Fernandinho, 26' do 2º tempo), Pedro Rocha, Gastón Fernández (Everton, 34' do 2º tempo), Luan e Lucas Barrios. Técnico: Renato Portaluppi.
Zamora Salazar, Faría (Gallardo, 11' do 2º tempo), Fillipeto, Flores, Luis Ovalle, Hernández, Jose Pinto, González, Garcia, Pérez (Maiker González, intervalo) e Martínez (Moreno, 19' do 2º tempo). Técnico: Francesco Stifano.
- Clique e veja os melhores momentos da partida.
Gols: Luan (22' do 1º tempo e 27' do 1º tempo), Lucas Barrios (25' do 1º tempo) e Pedro Rocha (18' do 2º tempo) para o Grêmio. Cartões amarelos: Hernández e Gallardo (Zamora). Arbitragem: Juan Albarracin (EQU), Ricardo Baren (EQU) e Flavio Nall (EQU). Público total e renda: 22.435 torcedores (20.408 pagantes) - R$ 617.716,00. Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS). Data: 25/5/2017 (quinta-feira), 21h45min.
Em seis rodadas, o Grêmio obteve quatro vitórias, um empate e uma derrota. Com 13 pontos conquistados, ficou com a liderança do Grupo 8 e a terceira melhor campanha da fase de grupos - atrás de Atlético Mineiro e Lanús-ARG. O adversário das oitavas de final foi definido por sorteio: Godoy Cruz-ARG. Chaveamento favorável: Grêmio decide em casa até as semifinais.
Oitavas de Final
Jogo de ida: Godoy Cruz-ARG 0x1 Grêmio
Godoy Cruz Rodrigo Rey, Abecasis, Galeano, Olivares, Cobos (Angileri, 4' do 2º tempo), Fabiám Henríquez, Ángel González (Pol Fernández, 10' 2º tempo), Gastón Giménez, Garro, Javier Correa e Santiago García. Técnico: Lucas Bernardi.
Grêmio Marcelo Grohe, Edílson, Geromel, Kannemann, Bruno Cortez, Michel, Arthur (Jailson, 36' do 2º tempo), Ramiro, Luan, Pedro Rocha (Everton, 19' do 2º tempo) e Lucas Barrios (Fernandinho, 27' do 2º tempo). Técnico: Renato Portaluppi.
- Clique e veja os melhores momentos da partida.
Gol: Ramiro (44" do 1º tempo) para o Grêmio. Cartões amarelos: Abecasis, Ángel González, Fabián Henríquez e Javier Correa (Godoy Cruz); Marcelo Grohe (Grêmio). Arbitragem: Víctor Carrillo (PER), Jonny Bossio (PER) e Coty Carrera (PER). Local: Estádio Malvinas Argentinas, em Mendoza, na Argentina. Data: 4/7/2017 (terça–feira), 19h15min.
Jogo de volta: Grêmio 2x1 Godoy Cruz-ARG
Grêmio Marcelo Grohe, Léo Moura, Geromel, Kannemann, Bruno Cortez, Michel, Maicon (Arthur, 28’ do 2º tempo), Ramiro (Fernandinho, 31’ do 2º tempo), Luan, Pedro Rocha (Marcelo Oliveira, 40’ do 2º tempo) e Lucas Barrios. Técnico: Renato Portaluppi.
Godoy Cruz Burián, Abecasis, Galeano, Olivarez, Angileri, Rodríguez (Verdugo, 36' do 2º tempo), Henríquez (Facundo Silva, 21' do 2º tempo), Giménez, Garro (Ángel González, 32' do 2º tempo), Correa e Santiago García. Técnico: Mauricio Larriera.
- Clique e veja os melhores momentos da partida.
Gols: Correa (14' do 1º tempo) para o Godoy Cruz; Pedro Rocha (28' do 1º tempo e 13' do 2º tempo) para o Grêmio. Cartões amarelos: Michel e Fernandinho (Grêmio); Abecasis; Galeano e Henríquez (Godoy Cruz). Cartão vermelho: Michel (Grêmio). Arbitragem: Enrique Cáceres (PAR), Eduardo Cardozo (PAR) e Juan Zorrilla (PAR). Público total e renda: 38.797 torcedores (36.204 pagantes) - R$ 1.543.736,00. Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS). Data: 9/8/2017 (quarta–feira), 19h15min.
Quartas de Final
Jogo de ida: Botafogo 0x0 Grêmio
Botafogo Gatito Fernández, Arnaldo, Carli, Igor Rabello, Gilson, Matheus Fernandes, Bruno Silva, João Paulo (Rodrigo Lindoso, 22' do 2º tempo), Valencia (Marcos Vinícius, 25' do 2º tempo), Rodrigo Pimpão (Guilherme, 30' do 2º tempo) e Roger. Técnico: Jair Ventura.
Grêmio Marcelo Grohe, Edílson, Bressan, Kannemann, Cortez, Jailson, Arthur, Ramiro, Léo Moura (Rafael Thyere, 43' do 2º tempo), Fernandinho e Barrios (Everton, 16' do 2º tempo). Técnico: Renato Portaluppi.
- Clique e veja os melhores momentos da partida.
Cartões amarelos: Rodrigo Pimpão e Matheus Fernandes (Botafogo). Arbitragem: José Argote (VEN), Luis Murillo (VEN) e Carlos López (VEN). Público total e renda: 36.034 torcedores (33.235 pagantes) - R$ 2.029.375,00. Local: Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ). Data: 13/9/2017 (quarta-feira), 21h45min
Jogo de volta: Grêmio 1x0 Botafogo
Grêmio Marcelo Grohe, Edílson, Geromel, Kannemann, Bruno Cortez, Michel, Arthur, Ramiro (Luan, 44' do 2º tempo), Léo Moura (Everton, 36' do 1º tempo), Fernandinho e Lucas Barrios (Jailson, 35' do 2º tempo). Técnico: Renato Portaluppi.
Botafogo Gatito Fernandez, Arnaldo, Joel Carli, Igor Rabello, Victor Luiz, Rodrigo Lindoso, Matheus Fernandes (Leo Valencia, 23' do 2º tempo), Bruno Silva, João Paulo (Brenner, 36' do 2º tempo), Rodrigo Pimpão (Guilherme, 23' do 2º tempo) e Roger. Técnico: Jair Ventura.
- Clique e veja os melhores momentos da partida.
Gol: Lucas Barrios (17' do 2º tempo) para o Grêmio. Cartões amarelos: Geromel, Kannemann, Bruno Cortez e Edílson (Grêmio); Igor Rabelo, João Paulo, Roger e Guilherme (Botafogo). Arbitragem: Patricio Loustau (ARG), Luis Murillo (ARG) e Carlos Lopez (ARG). Público total e renda: 50.517 torcedores (47.584 pagantes) - R$ 2.029.375,00. Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS). Data: 20/9/2017 (quarta-feira), 21h45min.
Semifinal
youtube
Jogo de ida: Barcelona-EQU 0x3 Grêmio
Barcelona Banguera, Bruno Velasco, Luis Caicedo, Arreaga, Beder Caicedo, Minda, Oyola, Esterilla (Ayovi, intervalo), Damian Díaz, Vera (Marcos Caicedo, intervalo) e Ariel (Erick Castillo, 23' do 2º tempo). Técnico: Guillermo Almada.
Grêmio Marcelo Grohe, Edílson (Léo Moura, 13' do 2º tempo), Geromel, Kannemann, Bruno Cortez, Jailson (Michel, 32' do 2º tempo), Arthur, Ramiro, Luan, Fernandinho e Lucas Barrios (Cícero, 35' do 2º tempo). Técnico: Renato Portaluppi.
Gols: Luan (7' do 1º tempo e 5' do 2º tempo) e Edílson (20' do 2º tempo) para o Grêmio. Cartões amarelos: Beder Caicedo (Barcelona); Lucas Barrios (Grêmio). Arbitragem: Néstor Pitana (ARG), Hernan Maidana (ARG) e Juan Pablo Belatti (ARG). Local: Estádio Monumental Isidro Romero Carbo, em Guayaquil, no Equador. Data: 25/10/2017 (quarta-feira), 21h45min.
youtube
Jogo de volta: Grêmio 0x1 Barcelona-EQU
Grêmio Marcelo Grohe, Edílson, Geromel, Kannemann, Bruno Cortez, Jailson, Arthur, Ramiro (Michel, 39' do 2º tempo), Luan, Fernandinho (Éverton, 11' do 2º tempo) e Cícero (Jael, 24' do 2º tempo). Técnico: Renato Portaluppi.
Barcelona Banguera, Pedro Velasco, Mena, Arreaga, Caicedo, Minda, Matías Oyola, Damián Díaz (Ariel, 33' do 2º tempo), Esterilla (José Ayoví, 21' do 2º tempo), Marcos Caicedo (Erick Castillo, 27' do 2º tempo) e Jonatan Álvez. Técnico: Guillermo Almada.
Gol: Jonatan Álvez (32' do 1º tempo) para o Barcelona. Cartões amarelos: Edílson e Kannemann (Grêmio); Esterilla, Arreaga, Matías Oyola e Pedro Velasco (Barcelona). Arbitragem: Roberto Tobar (CHI), Carlos Astroza (CHI) e Cristhian Schiemann (CHI). Público total e renda: 54.128 torcedores (51.065 pagantes) - R$ 3.370.918,00. Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS). Data: 1/11/2017 (quarta-feira), 21h45min.
Final
youtube
Jogo de ida: Grêmio 1x0 Lanús-ARG
Grêmio Marcelo Grohe, Edílson, Geromel, Kannemann, Bruno Cortez, Jailson (Cícero, 26' do 2º tempo), Arthur, Ramiro, Luan, Fernandinho (Everton, 11' do 2º tempo) e Lucas Barrios (Jael, 28’ do 2º tempo). Técnico: Renato Portaluppi.
Lanús Esteban Andrada, José Gómez, Rolando Garcia Guerreño, Diego Braghieri, Maxi Velázquez (Nicolás Aguirre, 33' do 2º tempo), Iván Marcone, Gabriel Pasquini, Román Martínez, Alejandro Silva, José Sand e Lautaro Acosta. Técnico: Jorge Almirón.
Gol: Cícero (37' do 2º tempo) para o Grêmio. Cartões amarelos: Kannemann, Jailson e Cícero (Grêmio); Lautaro Acosta, Rolando García, Maxi Velázquez e Diego Braghieri (Lanús). Arbitragem: Júlio Bascuñan (CHI), Carlos Astroza (CHI) e Christian Schiemann (CHI). Público total e renda: 55.188 torcedores (51.256 pagantes) - R$ 6.526,427,00. Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS). Data: 22/11/2017 (quarta-feira), 21h45min.
youtube
Jogo de volta: Lanús-ARG 1x2 Grêmio
Lanús Esteban Andrada, José Gómez, Marcelo Herrera (Marcelino Moreno, 22' do 2º tempo), Rolando Garcia, Maxi Velázquez (Germán Denis, 42' do 2º tempo), Iván Marcone, Román Martínez, Gabriel Pasquini, Alejandro Silva (Matías Rojas, 32' do 2º tempo), José Sand e Lautaro Acosta. Técnico: Jorge Almirón.
Grêmio Marcelo Grohe, Edílson, Geromel, Bressan (Rafael Thyere, 36' do 2º tempo), Bruno Cortez, Jailson, Arthur (Michel, 5' do 2º tempo), Ramiro, Luan, Fernandinho e Lucas Barrios (Cícero, 31' do 2º tempo). Técnico: Renato Portaluppi.
Gols: Fernandinho (27' do 1º tempo) e Luan (42' do 1º tempo) para o Grêmio; José Sand (26' do 2º tempo, pênalti) para o Lanús. Cartões amarelos: Rolando Garcia e Maxi Velázquez (Lanús); Edílson, Jailson, Bruno Cortez, Ramiro e Marcelo Grohe (Grêmio). Cartão vermelho: Ramiro (Grêmio). Arbitragem: Enrique Cáceres (PAR), Eduardo Cardozo (PAR) e Juan Zorrilla (PAR). Local: Estádio Ciudad de Lanús – Néstor Díaz Pérez (La Fortaleza), em Lanús, na Argentina. Data: 29/11/2017 (quarta-feira), 21h45min.
Tricampeão da América! Em 14 jogos disputados, o Grêmio alcançou a marca de 10 vitórias, dois empates e apenas duas derrotas. O time de Portaluppi balançou as redes adversárias 25 vezes e teve sua defesa vazada em nove oportunidades - saldo positivo de 16 gols, portanto. Luan foi eleito melhor jogador e Pedro Geromel o melhor zagueiro da Libertadores 2017.
Com a conquista, o Grêmio se junta ao seleto grupo de tricampeões: Nacional-URU, Olimpia-PAR, São Paulo, Santos e River Plate-ARG. Apenas Independiente-ARG (heptacampeão), Boca Juniors-ARG (hexacampeão), Peñarol-URU (pentacampeão) e Estudiantes-ARG (tetracampeão) possuem mais conquistas. Grêmio, Grêmio, nós somos campeões da América!
Por @rodrigojonathan.
Siga o #retrancatricolor no Twitter.
Fotos: Lucas Uebel/Grêmio FBPA
#gremio#libertadores#libertadores2017#zamora#deportesiquique#guarani#godoycruz#botafogo#barcelona#lanus#venezuela#barinas#chile#calama#paraguai#assuncao#argentina#mendoza#brasil#riodejaneiro#equador#guayaquil#buenosaires#campanha#soylocoportri#queremosacopa#tricampeaodaamerica#retrancatricolor
0 notes
Video
youtube
Papai tá aqui, viu? É campeão da América! #PapaiChegou
#gremio#libertadores#libertadores2017#papaichegou#feriadoemportoalegre#portoalegreparou#portoalegreemfesta#torcidagremista#soylocoportri#queremosacopa#tricampeaodaamerica#retrancatricolor
0 notes
Text
Personagens do Tricampeão da América
Publicado em 5 de dezembro de 2017
MilaGrohe
O reserva de Galatto, Saja, Victor e Dida venceu. Venceu a desconfiança. Venceu pela persistência. Venceu no Grêmio. Pentacampeão da Copa do Brasil e tricampeão da América. Decisivo em ambas, operando milagres. Marcelo Grohe. MilaGrohe.
Edílson
Em maio de 2016, chegou prometendo espírito de luta para conquistar títulos e declarando amor ao clube. Desconfiei, muitos desconfiaram. Um ano e meio depois e duas faixas no peito, luta e amor não faltou. E a desconfiança se foi pra nunca mais voltar.
Capitão América
GeroMito, GeroMonstro, GeroDeus. E agora também Capitão América. Com a lesão de Maicon, quis o destino que Pedro Geromel herdasse a braçadeira e fosse o terceiro zagueiro gremista a levantar a taça da Copa Libertadores da América.
Kannemann
O argentino mais gente boa do mundo. Que samba na comemoração, que sobe o alambrado para festejar, que canta e pula com os torcedores como se fosse mais um deles. Que zagueiro, senhoras e senhores! Que homem! Kannemann, nós te amamos!
Bruno Cortez
Esquecido no Japão, prestes a jogar pelo Náutico. Uma carreira promissora que parecia ir cada vez mais ladeira abaixo. Só que aí surge o Grêmio e Cortez recebe uma nova chance. E a agarra, com firmeza e como nunca. Tricampeão da América!
Michel
Que acerto da direção gremista! A primeira contratação para 2017 não empolgou na chegada e tardou a convencer em campo que merecia a titularidade. Não fosse a lesão, teria sido ainda mais importante na caminhada do tricampeonato.
Rei Arthur
Uma ascensão meteórica. Que ano! Arthur nos brindou com seu futebol. Nos fez sorrir. Nos fez felizes. A cada domínio, passe, carregada de bola, desarme, giro sobre o marcador, drible, chute, nos admirávamos. Obrigado, guri! Seja feliz onde for.
Ramiro
Todo técnico e todo time precisa de um Ramiro. Aquele jogador incansável, que nunca desiste e sempre se sacrifica pelos demais. Ramiro é pequeno, mas GIGANTE. O nosso representante em campo. Um gremista que torce lá de dentro como nós.
Fernandinho
Me perdoa, Fernandinho? Nos perdoa? Ao atacante coube carregar um Pedro Rocha nas costas. O que não lhe impediu de correr, e correr mais, e mais um pouco para abrir o placar na final na Argentina. Teu nome está na história. Me perdoa agora?
Luan
O camisa #7 é um exemplo de que ainda há palavra e comprometimento no futebol. Luan disse não à Europa. Disse que ia renovar seu contrato e renovou. Disse que queria ser campeão e o melhor jogador da América. E foi. Não duvide da palavra de Luan.
Muy contento
No jogo mais crítico da campanha, lá estava Lucas Barrios. O centroavante fazendo gol de centroavante. Se jogando por cima do marcador, achando um espaço e enfiando a cabeça na bola. Foi decisivo. E nós ficamos como: muy contentos!
Léo Moura
Ao ser apresentado, disse que faltava uma Libertadores na sua vitoriosa carreira. E que, portanto, o seu objetivo era conquistá-la. Por isso era o mais emocionado após a conquista. Léo Moura é tricampeão da América e agora quer o mundo.
Bressan
O mundo dá voltas. Às vezes voltas demais. Bressan deu várias. E a cada retorno, lamentávamos. Mas Deus estava reservando algo especial, né Baltazar? Titular numa final de Libertadores e não deixou passar nada. Bressan, que bom que voltaste!
Jailson
Com tantas opções que julgava melhores, Jailson se acomodou na reserva. Já era carta fora do baralho quando, sem Maicon e Michel, Portaluppi o recuperou a tempo de ser um dos melhores na reta final da Libertadores. Outra volta por cima.
Cícero
Um ano que se findava para ser esquecido. Do nada, a mudança. Cícero chega ao Grêmio em outubro para jogar as semifinais e finais da Libertadores. Quatro jogos, um gol na final e medalha no peito. Um ano para ser lembrado. Pra sempre.
Jael
Em poucos minutos no primeiro jogo da decisão, Jael colocou seu nome na história do Grêmio. A assistência de cabeça para o gol de Cícero abriu caminho para o tricampeonato conquistado na Argentina. Um momento que está imortalizado na história, como Jael.
PR32
Ah, Pedro Rocha! Que saudades. Talvez tivesse sido mais fácil esta conquista contigo. Mas pode ter certeza que não te esquecemos. Tu és parte importante nessa campanha. Pelos gols, pelas assistências e pela dedicação. Volta logo!
Renato Portaluppi
Como jogador, campeão da América. Como treinador, tricampeão. Portaluppi fez história. É a história viva do Grêmio. Como é bom tê-lo conosco. Tu trouxe nosso Grêmio de volta. O temido Grêmio. O respeitado Grêmio. Faças mais história, Renato!
Romildo Bolzan Júnior
Fábio Koff é um homem sábio. O presidente bicampeão da América escolheu seu sucessor em 2014. Abençoou Romildo e olha no que deu: tricampeonato. Romildo prometeu tornar o Grêmio o melhor clube da América em quatro anos. Cumpriu em três.
Além destes, uma conquista como esta tem outros personagens que, embora não tenham tido grande destaque, por algum motivo ou mais de um ajudaram na caminhada de Barinas, na Venezuela, a Lanús, na Argentina. A eles, o nosso agradecimento: aos jogadores Maicon, Marcelo Oliveira, Douglas, Everton, Paulo Victor, Rafael Thyere, Beto da Silva, Leonardo Gomes, Kaio, Cristian, Bruno Rodrigo, Arroyo, Leo, Renan Bragança, Machado, Lincoln, Miller Bolaños e Gastón Fernández. Aos integrantes da comissão técnica, analistas de desempenho, médicos e a todos os demais profissionais (e amadores) que trabalham no dia a dia do clube. Aos demais membros do Conselho de Administração e Diretoria, em especial a Adalberto Preis, Odorico Roman, Saul Berdichevski e a um patrimônio do clube, seu Antônio Carlos Verardi. Muito obrigado pelo tricampeonato da América!
Por @rodrigojonathan.
Siga o #retrancatricolor no Twitter.
Fotos: Lucas Uebel/Grêmio FBPA
#gremio#libertadores#libertadores2017#tricampeaodaamerica#marcelogrohe#milagrohe#edilson#geromel#capitaoamerica#kannemann#brunocortez#michel#arthur#reiarthur#ramiro#fernandinho#luan#lucasbarrios#muycontento#leomoura#bressan#jailson#cicero#jael#pedrorocha#pr32#renatoportaluppi#portaluppi#romildobonzan#retrancatricolor
0 notes
Video
youtube
As gurias gremistas venceram o Internacional no primeiro jogo das finais do Gauchão Feminino 2017. Com gols de Karina e Tefa, a equipe gremista aplicou 2x0 e joga por um empate para levantar a taça no próximo sábado. Vamos, gurias! Vamos, Grêmio!
0 notes
Text
Palmas pra gurizada
Publicado em 4 de dezembro de 2017
Fim de Brasileirão com derrota e quarta colocação. Mas nada disso importa quando se é tricampeão da América e se tem viagem marcada para os Emirados Árabes Unidos para disputar o Mundial de Clubes.
Com o time principal de folga merecida, o Grêmio levou à Minas Gerais seu time sub-19 (mais reforços) para enfrentar o Atlético Mineiro e cumprir tabela na última rodada do campeonato nacional.
E olha, palmas para a gurizada. Meteram pressão nos “medalhões” do Galo. Com um pouco mais de sorte, teriam conquistado o vice-campeonato. E foi por detalhe que não arrancaram um empate no Independência.
Honraram a camisa do “Rei da América”. Eis a escalação: Bruno Grassi, Felipe, Emanuel, Ruan (Ericson), Conrado, Balbino, Machado, Jean Pyerre (Matheusinho), Lucas Poletto (Batista), Dionathã e Pepê.
Quem aproveitou a chance?
Em jogos assim, o resultado fica em segundo plano. Tem que se ficar de olho é no desempenho dos jogadores (no individual e no coletivo). E os jovens jogadores devem jogar soltos, sem responsabilidades.
Jean Pyerre jogou assim. Chamou o jogo para si. Fez gol e deu bela assistência. Esbanjou categoria no meio campo. Aliás, nas oportunidades que teve com Portaluppi, mostrou estar mais pronto que Patrick.
No ataque, Pepê também se destacou - e não só pelo gol. A combinação de velocidade e dribles lembram Everton. Ainda no setor ofensivo, Lucas Poletto e Dionathã, se bem trabalhados, são opções.
Tenho esperança que Machado pode ser a próxima revelação da fantástica fábrica de volantes do Grêmio. Tem tudo para isso. Só espero que sua autoconfiança não o traia.
De olho também no outro volante: o canhoto Balbino, que não teve lá grande atuação. Mas já o vi jogando outras partidas e chama a atenção sua capacidade de desarme e cobertura.
No mais, zaga e laterais, jogo difícil para qualquer avaliação definitiva. Valeu mais pela experiência. Enfim, que o Grêmio saiba aproveitar essa gurizada; quem sabe os utilizando muito no campeonato estadual.
Por @rodrigojonathan.
Siga o #retrancatricolor no Twitter.
Foto: Bruno Cantini/Clube Atlético Mineiro
#gremio#brasileirao#brasileirao2017#atleticomineiro#jeanpyerre#pepe#lucaspoletto#dionatha#machado#balbino#retrancatricolor
0 notes
Video
youtube
Grêmio, Grêmio, nós somos campeões da América! Tricampeão! Tricampeão! Tricampeão!
#gremio#libertadores#libertadores2017#lanus#bastidores#soylocoportri#queremosacopa#tricampeaodaamerica#retrancatricolor
0 notes
Text
Tricampeão da América
Publicado em 2 de dezembro de 2017
E não é que foi fácil? Copamos na Argentina.
Criamos um monstro de sete cabeças após o primeiro jogo das finais. Mas o Lanús-ARG não era tão feio assim. Portaluppi sabia disso e avisou na véspera. “Vamos jogar para ganhar”. Não era um clichê tão habitual nas entrevistas coletivas de treinadores. Era o Santo dando o recado.
O fanfarrão do técnico deles não deve ter ouvido. Ou mesmo que tivesse, acabaria surpreendido. Porque o Grêmio surpreendeu. Como em outras jornadas longe de Porto Alegre, o time gremista se sentiu em casa em Lanús. Não teve jogo no primeiro tempo. Teve Grêmio. Só deu Grêmio.
Nos 45 minutos iniciais, Portaluppi matou o jogo. Marcação alta, adversário acuado, antecipação, desarmes, recuperação de bola, posse de bola, movimentação, aproximação, espaços, velocidade, chances de gol, gols de Fernandinho e Luan. Mas o mais importante: dedicação.
Pois de nada valem conceitos de futebol sem devoção. E nosso treinador une conhecimento e paixão, e consegue passar tudo ao seu grupo. O resultado se vê em campo, nas vitórias e derrotas: jogadores dedicados à causa e aplicados aos conceitos técnicos e táticos trabalhados.
Pelo tricampeonato da América, os jogadores se multiplicaram em campo no La Fortaleza. O time gremista dava a impressão de estar com jogadores a mais. Na marcação, sempre três cercando e fechando os espaços. No ataque, time em bloco e sempre sobrando um livre e com muito campo aberto.
Por Portaluppi, pela torcida e pelo Grêmio, os 11 gremistas em campo queriam mais que os 11 do outro lado. Dedicação, aplicação e, claro, concentração para vencer campeonatos. Bastou o primeiro tempo para o Grêmio se sagrar tricampeão da América. Fomos para o vestiário já campeões.
Na etapa final, o time gremista se resguardou. Não era mais preciso se expor, não era mais preciso correr. Que o Lanús se exponha e corra atrás do marcador. O gol de pênalti deles e a expulsão do Ramiro serviram apenas para encenar um “draminha”, um sufoco típico em nossas conquistas.
Apito final e vitória por 2x1 sobre os argentinos. Grêmio, Tricampeão da América - 1983, 1995 e 2017. Em 15 anos, o jejum. Em 2 anos, a desforra. Os anos de sofrimento e do sentimento “não vai dar” ficaram para trás. Para frente, o Mundial é o caminho. É o meu caminho. É o nosso caminho.
Reconquistamos a América e mais uma vez a libertamos. Resta agora o mundo. E nós vamos acabar com o planeta!
#NósVamoAcabáComOPlaneta
Grêmio, Tricampeão da Copa Libertadores da América!
Por @rodrigojonathan.
Siga o #retrancatricolor no Twitter.
Fotos: Lucas Uebel/Grêmio FBPA
#gremio#libertadores#libertadores2017#lanus#fernandinho#luan#renatoportaluppi#portaluppi#soylocoportri#queremosacopa#tricampeaodaamerica#nosvamoacabacomoplaneta#retrancatricolor
0 notes
Video
youtube
0 notes
Text
Não será fácil, mas coparemos
Publicado em 23 de novembro de 2017
Por mais que sonhássemos com placares elásticos, sabíamos que não seria fácil. Nunca é, não foi ontem e não será fácil lá na Argentina. Jogo duro, nervoso, equilibrado. Como é uma final. Ainda mais de Copa Libertadores.
Primeiro tempo deles, segundo tempo nosso. Com a bola, equipes que sabem tocar e rodar a bola. Sem a bola, equipes que se fecham e não permitem infiltrações. Nestas circunstâncias, o placar natural seria um frustrante 0x0.
E o jogo se encaminhava pra isso. Mas aí brilhou a estrela de Portaluppi. Chamou primeiro Cícero. Em seguida, já colocou Jael. O objetivo? Bola aérea. E numa bola lançada na área, Jael escora e Cícero marca o gol do Grêmio.
Aliás, foi o treinador que mandou Edílson lançar a bola na área. Nada de tiki-taka. Tem horas que se não dá por baixo, apela-se para o alto. Para o chuveirinho. Aos 37 minutos da etapa final, é preciso mudar os conceitos.
O gol de Cícero nos dá uma vantagem mínima, mas uma VANTAGEM para a Argentina. Necessária contra um Lanús-ARG que em casa conquista seus melhores resultados. Um empate lá e a taça da Libertadores volta para casa.
Milagrohe
Mais uma vez Marcelo Grohe nos salvou. Outra defesa espetacular na cabeçada de Velásquez, pra baixo rente à trave. Um gol do Lanús ali e não sei como a equipe reagiria. Poderia o time gremista desmoronar, a torcida desmoronar. Um cenário apocalíptico na Arena. Mas quem vai acabar com o planeta é o Grêmio. Grohe garantiu isso com mais um dos seus milagres.
Jael
O centroavante é muito contestado. Eu o contesto. Muito, a propósito. Em parte, temos razão. Jael é insuficiente. No entanto, não lhe falta vontade. Ontem, teve espírito de Libertadores. Brigou, correu, tabelou, chutou e deu assistência. Em noite ruim de Barrios, que está devendo boas atuações desde que voltou de lesões, o camisa #9 o substituiu e ajudou na busca do título.
Cícero
Chegou para jogar só a Libertadores. Contra o Barcelona-EQU na Arena, foi titular e desperdiçou duas chances claras de gol. Quando substituído na oportunidade, a torcida chegou a chiar. Ontem, teve sua “redenção”. Entrou para fazer o gol que pode ser do título. Do tricampeonato da América do Grêmio. Pode ter entrado para a história do clube já em seu terceiro jogo.
Arbitragem
O árbitro de vídeo ser usado apenas quando convém é um erro. Ou se aplica a todos os lances, ou nem é necessário gastar dinheiro com toda esta tecnologia. Além disso, os árbitros devem ter a humildade de pedir o auxílio do vídeo. Mas como se a maioria deles é arrogante? O senhor Julio Bascuñan, árbitro de ontem, nos sonegou um pênalti na sua frente. Pênalti escandaloso.
Kannemann
Nosso zagueiro não merecia ficar de fora da grande final. Mereceria se desse um carrinho criminoso num adversário. Mas não num lance em que não fez absolutamente nada. O cartão amarelo ao Kannemann, aliás, foi mais um dos absurdos do árbitro. Agora resta a Kannemann ajudar Bressan a tentar substitui-lo. Resta a nós ter fé que o substituto não vai deixar passar nada.
Decisão na Argentina
Lá, o Lanús terá que jogar e dar mais espaços. Fora de casa, o Grêmio tem tido boas atuações e obtido grande resultados. As chances são boas. A vantagem dá tranquilidade e joga maior pressão ao adversário. Mas será um “jogo pra cardíaco”. Que Luan esteja iluminado, que Barrios seja decisivo e que os demais jogadores deem a vida na busca por este campeonato.
Não foi fácil aqui. Não será fácil na Argentina. Mas coparemos.
Vamos, Grêmio! Queremos a Copa!
Por @rodrigojonathan.
Siga o #retrancatricolor no Twitter.
Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA
#gremio#libertadores#libertadores2017#lanus#cicero#jael#kannemann#marcelogrohe#milagrohe#renatoportaluppi#portaluppi#arbitragem#soylocoportri#queremosacopa#retrancatricolor
0 notes
Photo
#PoseDeQuebrada
Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA
0 notes
Text
Everton e Beto da Silva
Publicado em 6 de novembro de 2017
Fernandinho não tem dado motivos para sua titularidade. Peca pelo drible a mais e, por consequência, pela falta de objetividade. Jael, por sua vez, substitui Barrios. Tarefa árdua da qual não se omite. Porém, faz o papel de pivô longe da área e prefere o passe (a tabela) à finalização.
Para mudar o panorama de intensa troca de passes (posse de bola) e pouca finalização e conseguir a virada - o Flamengo abriu o marcador logo no primeiro minuto da etapa final; na primeira escapada em contragolpe -, era necessária alguma mexida no time. Portaluppi tratou de fazer logo duas aos 23 minutos. Na vaga de Fernandinho, Everton; na de Jael, Beto da Silva.
De sangue novo e com chegada na área, Everton precisou de apenas um minuto em campo para empatar a partida. Jogada construída por Michel, acionando Ramiro pelo alto, que escorou para o meio da área. Beto da Silva furou, a zaga bobeou e o atacante aproveitou.
Três minutos depois, longo lançamento de Edílson, Pará falha e a bola sobra limpa para Everton entrar na área e, com calma, tocar sobre o ombro do goleiro adversário mesmo com pouco ângulo. Em quatro minutos, o camisa #11 virou a partida.
Mesmo com a virada, o Grêmio seguiu com a mesma postura. Com posse de bola, rodando de um lado para o outro e buscando o gol. Foi assim que Geromel lançou em profundidade Beto da Silva. O atacante acreditou no lance, desarmou o zagueiro, adentrou a área controlando a bola e “cruzou” mascado para Luan só ter o trabalho de fechar o marcador em 3x1.
youtube
Everton
Ainda penso que Everton precisa de mais chances para provar-se útil como titular. Não só mais chances, mas melhores chances. Pois geralmente o atacante é escalado no time reserva ou misto. Nunca no titular. Atacante do seu estilo precisa de companhia. Boa companhia. De um time entrosado, capaz de lhe oferecer mais opções e mais espaços.
Com Fernandinho não rendendo, seria uma boa hora de Portaluppi aproveitar as rodadas do Brasileirão que antecedem o primeiro jogo da final da Libertadores e voltar a testar Everton no time titular. Para descargo de consciência, ao menos. Se funcionar, ótimo. Se não, volta com o Fernandinho. (Saudades, Pedro Rocha!)
Beto da Silva
Contra o Avaí, na rodada anterior, um Beto da Silva desligado e desinteressado. Contra o Flamengo, o contrário. Além da boa jogada que culminou no terceiro gol, mostrando força e técnica para ganhar da marcação, o atacante foi mais intenso do que de costume. Pulou com a zaga - e ganhou algumas bolas -, deu carrinho, correu, voltou para marcar.
Poucas amostras tivemos dele. Mas é adequado falar que é um jogador que tem futebol para mostrar. Talvez 2018 seja o seu ano, e esteja sendo preparado para isso. Mas é possível que seja útil ainda em 2017. Mais uma opção para Portaluppi.
Brasileirão antes da Libertadores
Ponte Preta fora, Vitória (em Caxias do Sul) e São Paulo em casa, e Santos fora. Eis o calendário de jogos pelo Brasileirão antes de enfrentarmos o Lanús-ARG pela Libertadores. Contra a Ponte, nesta quarta-feira, o time deve ser o titular, com as ausências de Cortez e Barrios deve ter apenas três titulares - Marcelo Grohe, Michel e Ramiro.
Por @rodrigojonathan.
Siga o #retrancatricolor no Twitter.
Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA
0 notes