recriamor
Recriamor
5 posts
Don't wanna be here? Send us removal request.
recriamor · 2 years ago
Text
Tumblr media
0 notes
recriamor · 2 years ago
Text
JUSTIFICATIVAS:
Pessoal:
Todos os integrantes do grupo tiveram grandes vivências na área de recreação, e tivemos a oportunidade de notar que nos eventos pós pandemia onde as crianças tiveram de ficar dentro de casa e muitas vezes sem interação social (muitas vezes nem com a própria família) , elas apresentaram diversos pontos que deveriam ser desenvolvidos e que ficaram para trás, e então encontramos a motivação de ajudar estas crianças com o auxílio de atividades interativas para melhorar seu sistema de desenvolvimento.
Social:
Com este projeto, podemos auxiliar no desenvolvimento das crianças , promovendo interação interpessoal e capacidades motoras prejudicadas pela pandemia. Contribuir no aprendizado e melhor qualidade de vida.
Científica:
Acreditamos que a realização do projeto poderá contribuir como um recurso para abordar a importância da recreação e atividades físicas para o desenvolvimento da criança, visando a cultura científica da educação física, criando novos projetos de auxílio para as crianças.
0 notes
recriamor · 2 years ago
Text
Tumblr media
0 notes
recriamor · 2 years ago
Text
Tumblr media
0 notes
recriamor · 2 years ago
Text
INTRODUÇÃO:
No começo de 2019, surgiram os primeiros casos de covid-19 no Brasil e não demorou muito para o isolamento social acontecer, impedindo as pessoas de praticarem atividades físicas nas escolas, clubes, academias etc, causando um grande déficit principalmente no desenvolvimento das crianças, que na fase mais importante do seu desenvolvimento ficaram afastadas por muito tempo. Até nos adaptarmos à nova fase remota que durou por muito tempo, mas ainda sim, não substitui a rotina antiga. Fizemos o que foi possível em meio a situação em que estávamos. Portanto é importante lembrar que vivemos em um dos países com maior desigualdade social do mundo, o que dificultou ainda mais para aquelas pessoas que não tinham acesso às aulas por falta de internet, aparelhos eletrônicos ou simplesmente não tinham espaço suficiente para prática de exercício físico.
A recreação é uma atividade de lazer, sendo o lazer tempo discricionário. É parte integrante da educação de qualquer criança, especialmente quando tratamos da fase que vai do jardim de infância até os primeiros anos do ensino fundamental, quando elas ainda estão se desenvolvendo física e intelectualmente. Atividades de qualidade são necessárias para aumentar a competência física, melhorar a saúde das crianças e criar responsabilidade e prazer pelas brincadeiras em todos. Isso, inclusive, os ajudará a ser fisicamente ativos durante toda a vida e auxiliar na socialização. A constante movimentação das crianças, quando envolvidas nas brincadeiras de forma adequada, faz com que elas criem uma maior cultura corporal.
As habilidades motoras básicas e a percepção sócio-afetiva foram algumas das dificuldades que as crianças de agora apresentam após essa era “pós-pandemia”. Nessa retomada às aulas presenciais foi necessário “abaixar a régua” com relação aos anos anteriores, antes desse período de isolamento. A interação social ficou conturbada, gerando muitos conflitos entre as crianças, necessitando de uma intervenção de um professor durante as aulas, porque os colegas não conseguiam resolver seus problemas entre si. Já a parte psicomotora, foi pouco estimulada durante esse tempo, necessitando uma atenção ainda mais especial, levando em conta que as crianças hoje em dia já estão voltando à normalidade, enquanto as mais velhas ainda possuem dificuldades em algumas coisas.
A recreação tem grande significado na aptidão física sendo possível desenvolver habilidades motoras, que permitem a participação segura, bem-sucedida e satisfatória em atividades físicas, melhorando a força muscular das crianças, a flexibilidade, a resistência muscular, a composição corporal e a resistência cardiovascular.As atividades também proporcionam desenvolvimento mental e social.
Em uma conversa com a Dra. Rafaella Monterlei, médica pediatra formada pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - FCM UERJ em dezembro de 2016, a profissional apontou a importância das atividades físicas e vivências esportivas para a prevenção de doenças e para formação corporal dos indivíduos quando adultos.
O desenvolvimento de atividades planejadas tem a finalidade de melhorar a vida das crianças seguindo os pensamentos propostos por Piaget, Gallahue e Ozmun analisando a importância da psicomotricidade pois ela busca estudar o desenvolvimento motor, as áreas afetivas e cognitivas em todas as etapas da vida do ser humano, o que a torna indispensável.
“No caso de modificação, ocorre o que Piaget chama de "acomodação". É através das acomodações (que, por sua vez, levam à construção de novos esquemas de assimilação) que se dá o desenvolvimento cognitivo. Se o meio não apresenta problemas, dificuldades, a atividade da mente é, apenas, de assimilação, porém, diante deles, ela se reestrutura (acomodação) e se desenvolve.” Publicado por Marcos Fernandes Sobrinho em uma resenha “A TEORIA DO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DE PIAGET” podemos parar para pensar que, se estamos em casa sem novos desafios (como foi o caso durante o lockdown em 2020 causado pelos efeitos da Covid-19) temos a dificuldade da assimilação para a evolução e desenvolvimento motor.
A perspectiva geral do trabalho é que ao final do projeto todos os jovens que participarão apresenta melhora motora e social para as atividades durante o seu crescimento.
OBJETIVOS:
Ajudar crianças que foram prejudicadas no isolamento da pandemia do COVID através de brincadeiras e atividades dinâmicas planejadas e estruturada para o desenvolvimento das crianças do projeto, o objetivo é que a cada nova atividade possamos evoluir ainda mais e tirar o “atraso” do desenvolvimento psicomotor (próprio ou referente a qualquer resposta que envolva aspectos motores e psíquicos, tais como os movimentos corporais governados pela mente).
0 notes