Don't wanna be here? Send us removal request.
Text
Avaliação nutricional
Existem diversos métodos disponíveis para avaliação nutricional como a antropometria e composição corporal; exames bioquímicos e físicos; avaliação do consumo alimentar, que estão detalhados no ANEXO 1.
Estes métodos de avaliação são complementares entre si e não há um único que possa ser considerado completo por si só, por isso devem ser interpretados conjuntamente.
No entanto, independente do acesso aos recursos necessários e das condições de trabalho para a realização de cada um, o fundamental para que se obtenha um diagnóstico nutricional o mais próximo possível da realidade é estar sensibilizado para a importância da alimentação e nutrição na saúde em geral e das PVHA.
No entanto, algumas questões pertinentes à própria infecção pelo HIV merecem atenção, como as mudanças significativas no estado nutricional desde a “Síndrome de Wasting” ou Síndrome do Desperdício, caracterizada por perda ponderal involuntária, enfraquecimento, febre e diarréia, com quadro de desnutrição, até uma série de alterações metabólicas e corpóreas como alterações do metabolismo da glicose e dos lipídios, alterações da distribuição da gordura corpórea, acidose lática, osteopenia, entre outros.
Os mecanismos fisiopatogênicos destas alterações ainda não são bem conhecidos e as principais hipóteses são a própria ação do HIV no organismo humano e/ou os efeitos colaterais dos anti-retrovirais.
No entanto, mesmo que se comprove que estas alterações são decorrentes TARV (Terapia Anti-Retroviral), os benefícios, para alguns, como a diminuição da incidência de infecções oportunistas, da carga viral e da “síndrome do desperdício”, tem justificado o seu uso.
https://www.guiadacarreira.com.br/cursos/o-que-e-nutricao/
0 notes
Text
Padrões de alimentação
A utilização de dietas não usuais deve passar por avaliações profissionais críticas, pois qualquer padrão alimentar que contiver numerosas restrições ou seja inadequado ao planejamento das refeições, pode resultar em danos à saúde.
A baixa ingestão de calorias e proteínas pode ocasionar um déficit de crescimento em crianças ou adolescentes, a deficiência de vitaminas e minerais pode interferir nas principais funções do organismo, a restrição hídrica ou o excesso de metabólitos pode vir a favorecer disfunções renais ou hepáticas, em qualquer fase do ciclo da vida.
Vale ressaltar que o nutricionista tem o papel fundamental de orientar as pessoas quanto à escolha apropriada dos alimentos, bem como de enfatizar as conseqüências da exclusão ou supervalorização de determinados alimentos. Apesar da atribuição técnica, o profissional deve considerar todos os fatores relacionados, inclusive os valores religiosos e simbólicos atribuídos pelas pessoas aos alimentos, e sugerir, de forma não prescritiva, adaptações quanto ao planejamento da dieta visando uma adequação desta às necessidades nutricionais específicas da pessoa.
O quadro 2 apresenta algumas práticas de alimentação sob um aspecto técnico nutricional, visando favorecer a avaliação e monitoramento do estado nutricional e possíveis agravos à saúde, provenientes da adesão das pessoas vivendo com HIV e aids a diferentes práticas alimentares não usuais.
O quadro 3 apresenta alguns tipos de modismos alimentares, com os respectivos comentários e aspectos a serem monitorados.
tratando a candidíase
0 notes
Text
Importância da alimentação saudável para a pessoa vivendo com HIV e aids
Uma alimentação saudável, adequada às necessidades individuais, contribui para o aumento dos níveis dos linfócitos T CD4, melhora a absorção intestinal, diminui os agravos provocados pela diarréia, perda de massa muscular, Síndrome da Lipodistrofia e todos os outros sintomas que, de uma maneira ou de outra, podem ser minimizados ou revertidos por meio de uma alimentação balanceada.
Orientar uma alimentação saudável é colaborar para promover melhoria da qualidade de vida das PVHA. Os sintomas gastrointestinais são comuns no contexto do HIV e da aids. As diarréias, em seus diferentes graus de comprometimento, muitas vezes estão associadas a parasitas entéricos.
A má absorção intestinal decorrente das patologias gastrointestinais deve ter terapia nutricional adequada, minimizando os agravos à saúde dela decorrentes. Para obter uma alimentação saudável, a pessoa deve buscar ingerir todos os grupos de alimentos diariamente, vide quadro 1.
A alimentação saudável deve fornecer carboidratos, proteínas, lipídios, vitaminas e minerais, que são nutrientes necessários ao bom funcionamento do organismo.
A diversidade dietética que fundamenta o conceito de alimentação saudável pressupõe que nenhum alimento específico – ou grupo deles - é suficiente para atender a todos os nutrientes requeridos à uma boa nutrição e conseqüente garantia e manutenção da saúde.
As características de uma alimentação saudável devem sempre ser consideradas no contexto da saúde e da doença.
tratando a candidíase
1 note
·
View note