Tumgik
Text
PODCAST: POLÍTICAS PÚBLICAS
0 notes
Text
PODCAST: UM BATE PAPO SOBRE POLÍTICAS PÚBLICAS
youtube
0 notes
Text
CULTURA MAKER: UMA HISTÓRIA SOBRE RACISMO
Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media
0 notes
Text
PODCAST: Políticas Públicas
0 notes
Text
Erradicação do analfabetismo, já!
Apesar das taxas do analfabetismo estarem mostrando decadência desde 2004, o Brasil ainda tem muito o que evoluir (passou de 11,5%, em 2004 para 8,7% em 2012) queda de quase 3%, o número de pessoas analfabetas, de acordo com as pesquisas feitas pelo IBGE.
O Plano Nacional de Educação tem como meta até 2024 chegar a 0% de analfabetos no Brasil. Entretanto, muitas pessoas largam a escola ainda cedo, pois precisam escolher entre estudar ou trabalhar, já que a escola ocupa boa parte do dia.
Existem muitos motivos para as pessoas largarem a escola, pórem , na maioria dos casos é a necessidade de pôr comida na mesa, já que não tem como viver apenas com o sálario mínimo, que não deixa de ser uma tentativa do Estado para acabar com a desigualdade social, mas como é póssivel observar na sociedade, pode se ver tamanha falha.
A melhor forma de resolver um problema é descobrir como o mesmo é causado, e nesse caso a maior causa do problema é a desigualdade social existente na sociedade, pois o Estado pode garantir a vaga em uma escola pública, mas não irá adiantar se o cidadão não tiver meios para estar presente e usufruir de vários dos seus direitos, como o de ir e vir e ter uma vida digna, ou seja, não basta investir apenas na educação, mas também nos outros direitos humanos, os que garatem o bem estar do cidadão.
O único meio de erradicar verdadeiramente o analfabetismo é erradicar todos os problemas sociais que afetam o cidadão.
Por Adryele Simplício.
3 notes · View notes
Text
Analfabetização no Brasil
É evidente que os desafios no Brasil precisam ser superados com relação à alfabetização, convém destacar que algumas escolas operam como a precarização por exemplo: em 2018 no dia 20 de maio o sindicato vem monitorando as reformas e denunciado ao MP a demora no processo, pois, hoje, temos mais de 15 escolas paradas, e a maioria não tem previsão de entrega.
Não é em todas as escolas, mas essa situação opera como fator estimulante do desinteresse dos alunos. Hoje em dia os estudos está muito desvalorizado para os adolescentes por que logo cedo preferem entrar no mercado de trabalho para ajudar no sustento em casa.
No Brasil são cerca de mais de 10 milhões de brasileiros com 15 anos de idade ou mais que não são alfabetizados. Desse total, 6,2 milhões vivem na região do Nordeste. O levantamento é do serviço social da indústria (SESI),com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua - PNAD, de 2019.
Findando, a alfabetização abre portas para o mundo dos conhecimentos e cidadania! Ela é um pilar muito importante e fundamental para o desenvolvimento dos seres humanos! Todos nós devemos ter uma educação de qualidade e temos nós temos Direito!
Por Alane Sophia.
2 notes · View notes
Text
Obrigação do voto no Brasil
Este é um tema que gera muita discussão no nosso país. Para alguns, a obrigatoriedade ajuda a fortalecer a democracia e garantir a participação dos cidadãos nas decisões políticas. Já para outros, no entanto, a obrigatoriedade é vista como uma imposição que não leva em conta o direito individual de escolha.
De um lado, há aqueles que acreditam que o voto é um dever cívico e que, por isso, deve ser obrigatório. Essa visão defende que a democracia só funciona de fato se todos os cidadãos participem ativamente das eleições e das decisões políticas em geral. Além disso, a obrigatoriedade do voto seria uma forma de garantir que todos os segmentos da sociedade tenham voz e sejam representados, independentemente do grau de interesse ou engajamento em relação à política.
Por outro lado, há aqueles que defendem a liberdade de escolha e entendem que o voto obrigatório é uma forma de violar esse direito individual. Para essas pessoas, as eleições só têm valor se forem baseadas na livre decisão dos cidadãos em relação a quem os escolher e como votar. Além disso, a obrigatoriedade do voto seria uma medida coercitiva que não leva em conta as razões pelas quais uma pessoa pode não querer votar, como a falta de identificação com os candidatos ou a descrença nas instituições políticas em geral.
Com tudo, independentemente das opiniões, é importante lembrar que a participação cidadã é fundamental para o bom funcionamento da democracia e que essa participação pode ser exercida de diversas formas, não apenas através do voto. Cabe a cada um escolher como deseja se engajar e contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e democrática.
Por Victória Azevedo.
2 notes · View notes
Text
A obrigatoriedade de votar no Brasil
O voto é uma maneira de exercermos a democracia, porque é através dele que escolhemos nossos representantes durante 4 anos. Segundo o Art. 46. O sufrágio é universal e direto; o voto, obrigatório e secreto. § 1º A eleição para a Câmara dos Deputados, as assembleias legislativas, e as câmaras municipais obedecerá ao sistema de representação proporcional.
Essa decisão pode se tornar um problema, quando o cidadão, carente de informação e desinteressado pela política, vota apenas para cumprir às exigências impostas pela constituição. sabendo disso, pode ocorrer que a sociedade eleja candidatos incapazes de representa da forma certa.
Da mesma forma que o voto obrigatório pode trazer desvantagens, ele também pode trazer benificios. A obrigação de votar garante a todos os cidadãos, independente de classe, cor, raça, genero  o direito de votar, uma conquista muito importante para a sociedade, pois mulheres, negros e pessoas pobres a anos atrás não tinham direito algum.
Em vista dos argumentos apresentados, o voto no Brasil e em qualquer lugar é muito importante pois garante a democracia e a escolha de alguém para representa-lo da melhor forma em determinados cargos políticos, e isso é um papel muito importante para estrutura governamental. Dessa forma, trazendo uma educação melhor para gerações futuras.
Por Tatiane de Oliveira.
2 notes · View notes
Text
Por que o voto precisa ser obrigatório no Brasil
A nossa política aqui no Brasil não está boa desde que teve a crise econômica em 2014 com a primeira presidenta, Dilma Rousseff. Mas não a culpa não é só dela por ter esse decaimento do nosso país e existiram outros motivos para a nossa política estar assim.
Tudo começou desde o regime militar chamado de ditadura militar, iniciado pelo presidente Humberto de Alencar Castelo Branco no dia 1 de Abril de 1964 e foi encerrado no dia 15 de março de 1985 pelo presidente João Baptista de Oliveira Figueiredo.
Em 2014, tivemos uma das piores crises econômicas do país que foi na presidência de Dilma Rousseff que o PIB (Produto Interno Bruto) em 2014 foi de R$ 5,5 trilhões, com o crescimento de apenas 0,1% e por conta dessa péssima passagem à presidência de Dilma, muitos dos brasileiros começaram a desistir de votar.
Atualmente, pouquíssimos dos brasileiros pesquisam ou buscam informações sobre o político que está se candidatando, isso acontece por conta de falta de interesse dos brasileiros e falta de informação e muitos preferem pagar multa que é abaixo de 5 reais. Mas a obrigação do cidadão é votar. Votar é um processo de decisão no qual os cidadãos expressam a sua opinião sobre tal candidato. e não tiver pessoas votando, o país irá parar de ser uma república e voltar a ser uma monarquia, e ser uma hierarquia, passando de pessoa para pessoa do grupo de uma família.
Votar é um direito que toda a pessoa tem que ter, teremos que buscar mais informações para quando votarmos estaremos com certeza para quem votar, mas hoje o candidatos são muito favorecidos pela sociedade também e por isso que se não formos buscar informações o nosso país só irá decair e aumentar a crise política do país.
Por Igor Benedito.
2 notes · View notes
Text
Urna eletrônica
A urna eletrônica é o dispositivo utilizado nas eleições brasileiras desde 1996. Considerando uma das mais eficientes, que garante transparência e segurança no processo eleitoral. O processo é mais rápido do que os outros meios e é garantido que o resultado saia em pouco tempo após o encerramento das votações.
A urna também ajuda a combater as fraudes nos votos e proporciona mais agilidade na apuração dos votos, tornando o processo eleitoral mais confiável e democrático no entanto, ainda se diz que os resultados das urnas são fraudadas. Como no ano passado, 2022, que os partidos predominantes, PT e PL, com o partido PT que ganhou, os apoiadores do partido contrario PL se questionou se houve fraude nas votações. Ainda a questionamentos de que o software tem facilidades na invasão, por isso um dos motivos das indagações.
Enfim, é fundamental que há transparência e fiscalização por parte dos órgãos responsáveis pela a organizações das eleições, buscando garantir a integridade no processo eleitoral. Além disso é importante que haja diálogos entre o povo e as autoridades para que sejam esclarecidas dúvidas e não aconteçam mais confusões como em 2022, para possíveis melhorias no sistema.
A urna é um importante avanço no sistema eleitoral brasileiro, contribuí para a modernização e agilidade no processo de votações, como sempre, no entanto, ela não é perfeita e ainda a defeitos.
Por Danilo Augusto.
2 notes · View notes
Text
A obrigatoriedade do voto no Brasil sil
Por definição, democracia é o poder do povo. Exercer poder significa possuir o direito de alterar o funcionamento da sociedade direta ou indiretamente através da forma de poder considerada. Portanto, o povo possui o poder e o exerce através do voto. Poderia ainda se questionar se este “povo” se refere a todas as pessoas ou a maioria delas pois, segundo a própria realidade, o segundo caso me parece ser o mais correto. Encontrar uma solução para este tema significa, necessariamente, encontrar a forma mais justa de sociedade para o povo exercer seu poder, e para a democracia esta forma adviria da facultatividade do voto.
Segundo Rousseau, a boa sociedade provém da boa socialização, esta por sua vez, da educação na qual há respeito pela “ordem natural”. A discussão sobre a natureza humana em conjunto com a realidade, mostraram-nos que os seres humanos são heterogêneos, por mais que tenham uma mesma natureza. Naturalmente, então, existirão pessoas as quais não estão dispostas a participar de um processo politico eficientemente; portanto obrigá-las a votar tornaria nossa educação um tanto contra a “ordem natural”.
Há no Brasil, segundo aqueles que são contra o voto facultativo, e devido às desigualdades econômicas, a impossibilidade de instaurar o voto opcional no país, pois o se o fizéssemos os grupos considerados como “minorias sociais” seriam excluídos do processo de votação.
Entretanto, obrigar todos a votar é tornar o voto um dever, isto é, deixa de ser somente um direito. Portanto, aqueles que não estão, naturalmente ou economicamente, aptos a encontrar a “melhor forma de sociedade” ou o “melhor para a sociedade” tornariam o processo um tanto falho, justamente por estarem sendo obrigadas a participar dele sem a educação adequada.
Em suma, a discussão sobre a obrigatoriedade do voto nunca será capaz de chegar a uma conclusão que seja justa para todas as partes envolvidas, isto graças à natureza humana, à realidade da atual sociedade, e por falhas ideológicas e linguísticas presentes no conceito de democracia. Por ora, deve o Estado ser capaz de reduzir as desigualdades entre os cidadãos para que o voto passe a ser facultativo e a vontade das pessoas seja realmente levada em consideração.
Por Artur Teles.
2 notes · View notes
Text
Analfabetismo no Brasil
É notório os desafios para a alfabetização geral no Brasil, embora a Constituição Brasileira garanta que a educação é um direito social, ela não é ofertada da mesma forma para todos. Tal fato se deve pela precarização das escolas do país e da falta estímulo da mesma para o interesse do aluno.
Deve-se destacar que, apesar do país ter recebido a família real e com eles a ampla quantidade de acervos literários, isto não é valorizado pelo aluno e muito menos para o Estado. Este que por sua vez, distancia o adolescente de sua realidade com conteúdos desestimulantes levando ao abandono escolar, principalmente no ensino médio que, conforme a pesquisa do IBGE, 4 a cada 10 estudantes abandonam a escola neste período.
Isso também ocorre por parte de muitas famílias que não cumprirem com sua parte, visto que se não há estímulo correto por eles o aluno não se interessa. Como por exemplo, o ato de ler livros com alguma frequência, se os pais não tem o hábito dificilmente seu filho terá, o que dificulta a fala e escrita da criança até sua fase adulta.
Logo, medidas são necessárias para resolver o impasse. O Ministério da Educação e das Comunicações deve promover nas escolas o incentivo à leitura nas mídias, como na internet, mostrando a importância real da educação, evidenciando o quanto as pessoas analfabetas sofrem em nosso país por não saberem ler e escrever.
Por Victoria Azevedo.
1 note · View note
Text
Superar o Analfabetismo no Brasil
A influência da educação é algo muito importante, segundo a UNESCO, no Brasil há 6,6% de analfabetos maiores de 15 anos.A grande taxa de analfabetismo compromete o futuro do país, pois com a era da tecnologia se expandindo rapidamente o crescimento do nosso país dependerá mais ainda de uma população com uma ótima qualidade educação, e a alfabetização é a base do seu desempenho acadêmico.
Infelizmente algumas pessoas não priorizam a educação básica como deveriam, e assim trazendo a grande taxa de analfabetismo do país, não apenas isso, mas também a condição financeira pode fazer com que o indivíduo abandone o ensino.
De acordo com a revista Nova Escola, países como China e Finlândia priorizam os alunos do ensino infantil, fase em que as crianças começam a ser alfabetizadas, e a melhor para causar interesse acadêmico.
Uma possível solução para o Brasil é priorizar a educação infantil, capacitando e valorizando mais os professores de ensino infantil, mostrar para os alunos como é importante para o futuro acadêmico deles trazendo palestras, pessoas com as profissões dos sonhos deles e até mesmo com os professores, fazendo com que os alunos ganhem interesse desde pequenos, e consequentemente tendo um menor abandono escolar nos anos seguintes.
Por Tatiane de Oliveira.
1 note · View note
Text
Uma carência do Brasil
A educação é a base da nossa sociedade, a partir dela avançamos a humanidade. Entretanto, comumente vemos pessoas analfabetas com uma educação precária, devido à falta de investimento nos locais certos e à de oportunidades para o aprendizado.
Primeiramente, é de suma importância saber utilizar os recursos e aplicá-los adequadamente, segundo à Agência Brasil, o nordeste tem o maior percentual de analfabetos que possuem 15 anos ou mais, 13,9%. Quando nos referimos aos que tem 60 aos ou mais as taxas são de 37,2%. Sendo assim, é uma região de carência maior, necessitando de mais atenção e investimento nas escolas.
Além disso, vale ressaltar a desigualdade dos negros num percentual maior, segundo a IBGE, em relação aos brancos a taxa é de 3,6% entre 15 anos ou mais, enquanto negros é de 8,9%. Como são um grupo social com menos oportunidades, muitas vezes tendo que trabalhar desde cedo. Desse modo, precisamos de mais oportunidades para todos e diminuir esta desigualdade.
Portanto, estas pessoas analfabetas existem por falta deste investimento que acentua a desigualdade. Por isso, o Ministério da Educação deve utilizar melhor o dinheiro em escolas e auxílios financeiros, assim, mais pessoas são educadas e contribuem da melhor maneira para a sociedade.
Por Miguel Regis.
1 note · View note
Text
Precisamos de mais mulheres na política agora!
Hoje em dia na política não vemos muitas mulheres ocupando cargos, por exemplo, na presidência do Brasil. A única e última foi Dilma Rousseff que não teve uma boa atuação e antes dela se eleger a presidência foi aprisionada por três anos e torturada.
Antigamente no Brasil, as mulheres não podiam votar, e foi por isso que, criou-se o Decreto 21.076 de 24 de fevereiro de 1932, em que as mulheres podiam votar. Podemos considerar que o Brasil é um país "machista", hoje em dia, o país anualmente faz movimentos contra a violência com as mulheres. Foi criado o Dia Internacional da Mulher, criado no dia 08 de março de 1977, pela ONU (Organização das Nações Unidas).
Não existem tantas mulheres que se candidatam a algum cargo na política, mas ter mulheres na política é muito importante, porque as mulheres precisam que a sociedade machista escutem o e que elas tem que ter seus direitos nessa sociedade. No cargo político, apenas 15% das mulheres trabalham na política em 2020, de acordo com o site do Senado.
Hoje em dia, temos muito mais mulheres entrando nesse ramo no Brasil, como Marina Silva, Simone Tebet, etc. Esperamos que futuramente entrem mais mulheres na política, principalmente na presidência.
Para que precisamos de mais mulheres na política, precisaremos fazer que as pessoas aprenderem desde criança e aos adultos, fazerem movimentos para que aparecessem mais mulheres na política ou ter algum decreto em que é obrigatório ter mulheres trabalhando em algum cargo político.
Por Igor Benedito.
1 note · View note
Text
XX e XY, o que uma letra pode afetar na sociedade?
Segundo o artigo primeiro da Declaração Universal dos Direitos Humanos, que garante que todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos, nota-se que esses princípios não são garantidos à todos os brasileiros. Na contemporaneidade, embora haja mecanismo de atenção básica, percebe-se que a igualdade de gênero ainda é um problema. Desse modo, é notório que o empecilho persiste devido ao preconceito e ao sentimento de incapacidade.
Em primeiro lugar, um fator que intensifica a problemática é o preconceito, pois segundo o G1, cerca de 62% das mulheres já afirmam ter sofrido discriminação em seus ambientes de trabalho. Dessa forma, pode haver prejuízos para o gênero feminino, pois os gráficos da Fiocruz informam que apenas 54,3% da força de trabalho, pertencem ao gênero feminino.
Além disso, o sentimento de incapacidade afeta drasticamente as mulheres, pois devido às pequenas quantidades de exemplos do gênero feminino em altos cargos, acaba gerando o sentimento de futilidade e insegurança. Desse modo, é notável que a mudança desse quadro é necessária.
É evidente, portanto, que o empecilho consiste e é ocasionado devido ao preconceito e ao sentimento de incapacidade. Dessa forma, é preciso que o Governo Federal promova campanhas publicitárias e divulgações em telemídias, como em propagandas e comerciais, sobre a equidade de gêneros, com a finalidade de demonstrar a importância da participação das mulheres em altos cargos.
Somente assim, teremos uma sociedade justa e igualitária, como previsto na Declaração Universal dos Direitos Humanos e as mulheres serão mais respeitadas e valorizadas em seus ambientes de trabalho.
Por Grazielly Sharonlyne.
1 note · View note
Text
Injustiça no Brasil
Não é de hoje que se sabe que o índice de analfabetismo no Brasil ainda é grande, tendo milhões de pessoas analfabetas, sendo elas jovens acima dos 15 anos de idade.
Isso é uma realidade causada muitas vezes por causa dos modelos de educação que são antigos, que não trazem inovações para mudar a aprendizagem hoje em dia. Até hoje isso acontece no Brasil e afeta milhões de pessoas em todo o país.
Além disso, o analfabetismo também tem suas implicações negativas na economia do país, as pessoas analfabetas são desvalorizadas no mercado de trabalho, o que pode levar a perda de produtividade e a economia muito menos competitiva. Apesar dos esforços feitos pelo governo e pela sociedade para combater o analfabetismo, tem muito a se fazer ainda.
É importante ressaltar que hajam investimentos em uma educação de qualidade, para que as pessoas que têm menos coisas tenham acesso a educação e que possam se desenvolver. Além disso é fundamental ter campanhas de conscientização para que as pessoas saibam a importância de aprender a ler e escrever.
Em conclusão, o analfabetismo é uma questão social que persiste no brasil, é necessário que sejam tomadas medidas para combater o analfabetismo, incluir bastante investimentos na educação de qualidade, só assim para ter uma sociedade mais justa e inclusiva para todos.
Por Diego Hiroshi.
0 notes