Don't wanna be here? Send us removal request.
Photo
Autorretrato com Chapéu de Palha (1888)
Van Gogh (1853-1890) foi um pintor holandês do final do século XIX e um dos maiores expoentes do pós-impressionismo.
Seus trabalhos foram valorizados depois de sua morte e tiveram grande influência na arte do século seguinte, sobretudo na vertente expressionista.
Foi um homem intenso, que usava a arte como ferramenta de sobrevivência em meio a uma agitada e instável saúde emocional e psicológica.
É considerado um verdadeiro gênio da pintura. Teve uma carreira relativamente curta como pintor, cerca de dez anos.
Entretanto, produziu uma enorme quantidade de telas, pois trabalhava incessantemente, nos deixando um legado impressionante e carregado de paixão.
0 notes
Text
Principais características do pós-impressionismo
A corrente pós-impressionista não foi homogênea, e da mesma forma, a arte produzida nesse período tem diversas características.
Entretanto, podemos elencar algumas particularidades nas obras dos artistas que se encaixaram nessa vertente. A saber:
Subjetivismo;
Liberdade cromática;
Valorização da luz e textura;
Técnica pontilhista;
Valorização de temas do cotidiano;
Bidimensionalidade em detrimento da perspectiva.
0 notes
Photo
O Mar de Saint-Marie (1883), de Van Gogh
O pós-impressionismo foi uma tendência nas artes que ocorreu na França no final do século XIX e início do XX.
Esse movimento inovador começa a despontar em 1880 e permanece até o surgimento do Cubismo, em 1907.
Na realidade, essa corrente organiza-se de maneira espontânea, inspirando-se e ao mesmo tempo confrontando o chamado impressionismo.
O termo pós-impressionismo foi utilizado pela primeira vez pelo crítico de arte britânico Roger Eliot Fry (1866-1934), para designar as obras expostas na Grafton Galleries, em Londres, em 1910.
A exposição incluía pinturas de Paul Cézanne, Vincent van Gogh e Paul Gauguin. Ao lado do pintor francês Georges Seraut, eles foram os mais importantes representantes dessa nova tendência.
Os pós-impressionistas valorizavam a expressão do lado subjetivo, humano, emocional e sentimental. Dessa forma, o novo espírito que surgia se distanciava do impressionismo, na medida em que não buscava somente elementos técnicos, estudos da luz natural nos objetos e reprodução da realidade, como fizeram seus antecessores.
De tal modo, ainda que tenham criado uma nova tendência, muitos artistas do pós-impressionismo fizeram parte do impressionismo, pois o novo movimento pode ser considerado uma extensão ou desenvolvimento maior da escola impressionista.
Em resumo, os artistas que compõem o pós-impressionismo buscavam novos estilos, determinado por novos conceitos e formas, mas ainda assim utilizando intensamente elementos como a luz e a cor em suas obras.
0 notes