portugalempedra
Portugal em Pedra
9 posts
Portugal através das histórias que as Pedras nos contam
Don't wanna be here? Send us removal request.
portugalempedra · 5 years ago
Link
4 notes · View notes
portugalempedra · 5 years ago
Link
Há 130 – 136 milhões de Anos, no Cretácico inferior (Hauteriviano), as regiões que vão desde a Ericeira passando por Sintra e Cascais até à região da Arrábida, eram as únicas em todo o território nacional que sofriam influências marinhas.Mas, ao longo desses seis milhões de anos, o nível do mar foi baixando. Os calcários recifais, que podemos ver no topo da arriba norte da praia dos Lagosteiros formados num ambiente de mar aberto, passam a calcários mais argilosos, margas (calcários com 35 a 60% de argila) e arenitos, formados numa zona litoral, sob influência das marés.É nestes estratos de cor castanho/amarelado,  contendo fosseis de bivalves, gastrópodes, algas, entre outros, que também se encontram as pegadas de dinossauros conhecidas por Jazida de Icnofósseis dos Lagosteiros.
Tumblr media
O trilho mais visível na jazida dos Lagosteiros pertence a um dinossauro bípede. Com cerca de 50 metros de comprimento, apresenta 30 impressões com uma forma arredondada, onde não é possível distinguir a morfologia do pé.
Tumblr media
O dinossauro que produziu estas pegadas teria cerca de 2,70 m de altura do pé à anca e andaria a uma velocidade lenta estimada em 2,60 Km/h.
Tumblr media
Um outro trilho localizado numa zona mais inclinada junto à arriba, pertence a um terópode. Nesta laje existem outras pistas com pegadas tridáctilas (com três dedos) juntamente com pistas de impressões arredondadas.
Tumblr media
Em algumas destas impressões são bem visíveis as marcas de três dígitos pontiagudos em que o dedo central está ligeiramente curvado para o interior da pista, notando-se por vezes a marca de garras. Com valores médios de 30 cm de comprimento e 24 cm de largura, estas pegadas apontam para um dinossauro com 1,45 m do pé até à anca.
Tumblr media
Foram atribuídas a dinossauros carnívoros do tipo Megalosauros, sendo que este trilho tem a particularidade de registar a velocidade mais rápida para um terópode em Portugal - 14 Km/h. O terópode deslocava-se a trote.
Tumblr media
A Jazida de Icnofósseis dos Lagosteiros foi classificada em 7 de Maio de 1997 como Monumento Natural dos Lagosteiros.
0 notes
portugalempedra · 5 years ago
Link
Tumblr media
As jazidas de icnofósseis da Pedra da Mua, Monumento Natural desde 1997, estão englobadas no Parque Nacional da Arrábida e são das mais conhecidas em todo o país.
Todos os anos, milhares de visitantes dirigem-se ao Cabo Espichel para ver as pegadas de dinossauros. O trilho pedestre começa à beira da estrada de asfalto, que vai até ao Santuário de Nossa Senhora do Cabo, onde uma placa assinala "Pegadas da Pedra da Mua". Depois é percorrer cerca de um quilómetro de terra batida até ao miradouro, situado a norte da baía dos Lagosteiros.
Tumblr media
As jazidas da Pedra da Mua apresentam oito camadas sedimentares (níveis) com pegadas de dinossauros.
Encontram-se identificadas 38 pistas de saurópodes de grandes e pequenas dimensões e 2 pistas de terópodes, num total de cerca de 700 pegadas.
Tumblr media Tumblr media
No Jurássico Superior, e durante um período que durou desde os 157 Ma aos 145 Ma (do Kimeridgiano ao Titoniano) as arribas do Cabo Espichel eram uma zona litoral rasa e plana, banhada por um mar pouco profundo de águas mais quentes e límpidas e um clima mais tropical, propício à formação de calcários. E foi nas margens deste mar, que os dinossauros deixaram as suas pegadas. As camadas de calcários do Cabo Espichel, que se encontram inclinadas cerca de 70º no farol e cerca de 45º na baía dos Lagosteiros, resultam do efeito da colisão da placa Africana com a placa Ibérica ao longo do Miocénico, provocando a elevação de várias zonas montanhosas portuguesas como a Cordilheira Central, o Maciço Calcário Estremenho, ou a Serra da Arrábida.
Tumblr media
0 notes
portugalempedra · 5 years ago
Link
A Jazida de pegadas de dinossauros de Algar dos Potes em Pé da Pedreira - Alcanede, está localizada na área abrangida pelo Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros.   
Não muito longe da Jazida de Vale de Meios, os calcários onde se encontram estas pegadas também pertencem ao Jurássico médio, mais propriamente ao Batoniano, com uma idade de 168 Milhões de anos.
Tumblr media
A laje de Algar dos Potes ficou exposta, também ela, devido à actividade extractiva de uma pedreira, e onde sobraram apenas cerca de 60 pegadas de grandes dimensões, das muitas mais que provavelmente existiriam. Estas pegadas com três dedos (tridáctilas) são atribuídas a dinossauros terópodes semelhantes a Megalosaurus.
Tumblr media
0 notes
portugalempedra · 5 years ago
Link
Quando se chega à Jazida de pegadas de dinossauros de Vale de Meios, deparamos com uma laje calcária  de cerca de 11 mil metros quadrados com centenas de trilhos de dinossauros. 
Para se compreender a origem desta jazida, teremos de usar a imaginação e viajar no tempo, até há 168 Milhões de anos atrás.
Nesta altura do Jurássico médio (Batoniano), na plataforma continental entre a Ibéria e a Terra Nova, existia uma grande massa de água salgada com pouca profundidade - um mar epicontinental - com águas quentes, calmas e límpidas.....
Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media
0 notes
portugalempedra · 5 years ago
Link
0 notes
portugalempedra · 6 years ago
Photo
Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media
The Portuguese Serras de Aire e Candeeiros Natural Park, near S.Bento (Porto de Mós), as remarkable ichnosite: The Echinoderms of Cabeço da Ladeira. Composed by limestones from Middle Jurassic Period (Bajocian) features fossils of many species of marine organisms such as crustaceans, stars, urchins and sea lilies as well as trace fossils.
https://portugal-em-pedra.blogspot.com/2017/10/jazida-de-equinodermes-do-cabeco-da.html
0 notes
portugalempedra · 6 years ago
Link
Estrela Beach dinosaurs tracksite - the video !!!
0 notes
portugalempedra · 6 years ago
Text
JAZIDA DE PEGADAS DE DINOSSAUROS NA PRAIA DE OLHOS DE ÁGUA (PRAIA DA ESTRELA)
A sul da Praia do Cortiço, no concelho de Óbidos, na Praia de Olhos de Água (praia da Estrela), encontra-se uma jazida de pegadas de dinossauros terópodes e ornitópodes.
A Lower Cretaceous tracksite width 17 trackways made by theropods and ornithopods dinosaurs, right next to the wondefull Estrela beach, near Óbidos Lagoon in Portugal
https://portugal-em-pedra.blogspot.com/2017/10/jazida-de-pegadas-de-dinossauros-na.html
Tumblr media Tumblr media Tumblr media
0 notes