Text
https://x.com/PauloArana/status/1784657880555176328?t=Ahhz9jVclG7bFGjbEm-TZg&s=09
0 notes
Link
Alívio para infecção e dores no ouvido
0 notes
Text
A Tâmara e o Parto
Por Thábata Andrade
A tâmara é uma fruta típica do norte da África e Oriente Médio. Aqui, o acesso é maior a sua versão desidratada.
Rica em carboidratos, é fonte de fibras, e ainda contém proteína, potássio, cálcio, ferro, magnésio e vitamina B6 (piridoxina).
E o que essa fruta tem a ver com o parto???
Encontrei dois estudos na literatura relacionando o consumo de 6 a 7 tâmaras diárias, nas últimas 4 semanas de gestação, a benefícios durante o trabalho de parto.
O primeiro, um estudo prospectivo publicado em 2011, com 114 mulheres de gestação de risco habitual, mostrou que aquelas gestantes que consumiram a fruta apresentaram uma dilatação maior no momento da admissão hospitalar, assim como início do trabalho de parto espontâneo, menor necessidade de uso de prostaglandinas e ocitocina (para induzir ou acelerar o trabalho de parto), e menor tempo da fase latente (dilatação do colo do útero até 3 cm).
O segundo é um estudo randomizado controlado publicado este ano, com 154 mulheres em sua primeira gestação (de risco habitual). O grupo que consumiu a fruta necessitou de menos intervenção para acelerar o trabalho de parto (uso ocitocina sintética).
Os dois estudos apresentam que a ingestão das tâmaras não causou nenhum efeito adverso nas mulheres e nos bebês, portanto pode ser considerado seguro.
E de onde saiu essa história da tâmara? Segundo um dos artigos, uma passagem do Alcorão cita que a tâmara deveria ser consumida durante o trabalho de parto. Interessante, não?
Fonte: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/21280989 https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/28286995 #saudedamulher #gestacaosaudavel #parto #partonatural #partohumanizado #9meses #baby #nutricao #nutrithabata
(via Nutricionista Thábata Andrade - Publicações)
2 notes
·
View notes
Link
0 notes
Photo
2 notes
·
View notes
Link
2 notes
·
View notes
Link
0 notes
Link
0 notes
Link
0 notes