pedtec
Ped&Tec
13 posts
Don't wanna be here? Send us removal request.
pedtec · 5 years ago
Photo
Tumblr media
0 notes
pedtec · 5 years ago
Text
0 notes
pedtec · 5 years ago
Text
Tablet em Sala - Educação Infantil
Sequência Didática: Brincar Como Território da Diversidade (GRUPO III)
Simone F Santana, Sintia Karen de A. D. Lucas e Thaynara C. Dos S. Rocha
Introdução:
A criança a todo tempo é mediado e influenciado pela cultura que está ao seu redor, dessa forma ela vai adquirindo sua carga cultural. O aprendizado na Educação Infantil possui a necessidade de brincar e de interações pois assim eles fazem suas descobertas, e através da brincadeira ela se desenvolve.
O desenvolvimento motor é um processo contínuo e demorado, nessa fase eles se aperfeiçoam, desenvolve sua coordenação motora para gestos cada vez mais sofisticados. Para Piaget (ano) é nessa idade que as crianças devem desenvolver suas atividades motoras mais importantes como, por exemplo, o equilíbrio.
A criança ao executar diferentes formas de se movimentar, ela melhora a coordenação e a precisão da ação, podendo trabalhar com a sua imaginação em brincadeiras e jogos simbólicos. O movimento na educação infantil é fundamental pois desenvolve autonomia, controle de suas ações, possibilita o conhecimento de novos gestos ao seu redor, incentivando a criança a experimentar novas formas brincar, explorar e de se expressar pois as mudanças mais acentuadas ocorrem nos primeiros anos de vida.
A criança ao brincar tem a possibilidade de conhecer seu próprio corpo, suas habilidades e suas limitações, estabelecendo a relação entre o corpo e movimento, revelando sentimentos e várias emoções, promovendo experiências importantes para criar hábitos e atitudes integradas ao corpo, possibilitando a construção da personalidade de sua identidade e se descobrir.
Campos de experiências:
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento
O Eu, o Outro e o Nós
Demonstrar atitudes de cuidado e solidariedade na interação com crianças e adultos.
Compartilhar os objetos e os espaços com crianças da mesma faixa etária e adultos.
Comunicar-se com os colegas e os adultos, buscando compreendê-los e fazendo-se compreender.
Perceber que as pessoas têm características físicas diferentes, respeitando essas diferenças. Respeitar regras básicas de convívio social nas interações e brincadeiras. Resolver conflitos nas interações e brincadeiras, com a orientação de um adulto.
Corpo, Gestos e Movimentos
Apropriar-se de gestos e movimentos de sua cultura no cuidado de si e nos jogos e brincadeiras
Explorar formas de deslocamento no espaço (pular, saltar, dançar), combinando movimentos e seguindo orientações.
Participar de brincadeiras, expressar-se por meio da dança e manifestações culturais relacionadas ao movimento do seu corpo, respeitando a diversidade.
Apropriar-se progressivamente da imagem do seu corpo, desenvolvendo atitudes de cuidado e interesse, reconhecendo e respeitando as individualidades e diferenças corporais relativas ao gênero, etnia e faixa etária.
Participar de brincadeiras nas quais possa perceber as semelhanças e as diferenças entre si e o outro.
Conhecer manifestações culturais relacionadas ao movimento do corpo, respeitando a diversidade e ampliando seu repertório.
Traços, Sons, Cores e Formas
Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação (argila, massa de modelar), explorando cores, texturas, superfícies, planos, formas e volumes ao criar objetos tridimensionais.
Conhecer, utilizar e explorar diversos suportes, materiais, instrumentos, técnicas e procedimentos no seu processo de criação e expressão.
Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação
Formular e perguntar sobre fatos da história narrada, identificando cenários, personagens e principais acontecimentos.
Demonstrar interesse e atenção ao ouvir a leitura de histórias e outros textos, diferenciando escrita de ilustrações, e acompanhando, com orientação do adulto-leitor, a direção da leitura (de cima para baixo, da esquerda para direita).
Manusear diferentes instrumentos e suportes de escrita para desenhar, traçar letras e outros sinais gráficos.
Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações
Identificar relações espaciais (dentro e fora, em cima, embaixo, acima, abaixo, entre e do lado) e temporais (antes, durante e depois).
Utilizar conceitos básicos de tempo (agora, antes, durante, depois, ontem, hoje, amanhã, lento, rápido, depressa, devagar).
Metodologia/ desenvolvimento:
Rotina da turma
Acolhida:
Lanche
Atividades de interações e brincadeiras:
Atividade de registro:
Atividades de relaxamento:
Dia 1
1º momento: atividades da rotina. (Acolhimento, Lanche)
2º momento: Assistir ao vídeo Mundo Bita – Todos os povos. https://www.youtube.com/watch?v=1TuiHeNltbo
3º momento: Painel somos diferentes, primeiro desenhamos as crianças, em tamanho real no papel pardo, e depois cada um personaliza o seu boneco de acordo com suas características. Será disponibilizado o material necessário para que cada boneco seja único (barbante, tinta guache, pinceis, lã, botões para o olho, etc). Quando os bonecos estiverem prontos podem ser colados um ao lado do outro de mãos dadas para simbolizar o respeito e amizade.
Dia 2
1°momento: atividades da rotina.
2°momento: Sentaremos no chão para a leitura do livro: Última parada, rua do mercado. E roda de conversa sobre o livro.
3° momento: vamos auxiliar as crianças a procurar vídeos de brincadeiras das crianças africanas. E faremos uma lista com as que elas mais gostarem.
4º momento: Depois sugeriremos a brincarmos desta: Acompanhe meus pés: Com origem no Zaire, a brincadeira é uma ótima opção para trabalhar a memória das crianças. Para brincar elas devem formar um círculo enquanto o líder canta e bate palma. Em um determinado momento, ele para na frente de uma criança e faz um tipo de dança. Se ela conseguir imitar os passos será o próximo líder. Se não, este escolherá outra pessoa e novamente faça a dança, até que o novo líder seja definido. A brincadeira dura o tempo estipulado pelo professor, ou até que as crianças se mostrem cansadas.
5º momento: para encerar faremos uma votação dentre as brincadeiras escolhidas por elas e a vencedora iremos brincar.
Dia 3
1°momento: atividades da rotina.
2º momento: contar a história dos índios aqui no brasil. Depois as crianças vão procurar imagens de índios reais aqui do nosso país.
3º momento: Roda de conversa sobre a cultura indígena e o artefato utilizado por eles, arco e flecha
4°momento: confeccionar arco e flecha para as crianças. Utilizando bambu, barbante e papel cartolina.
5º momento: Brincadeira do arco e flecha: utilizando o arco e flecha que montaremos com as crianças, usaremos um bambolê como alvo e uma criança de cada vez, deverá atirar a flecha de forma que ela passe no meio do bambolê.
Dia 4
1°momento: Rotina inicial da turma.
2º momento: Retomada da história contada no dia anterior, sobre os índios. E elas novamente pesquisarão fotos, porém agora sobre a cultura e objetos artesanais construídos por eles.
3° momento: Iremos propor então, que com a argila, reproduzam os objetos das fotos.
Dia 5
1º momento: Rotina da turma
2º momento: Construção da peteca. Levaremos todo o material para construirmos as petecas com as crianças, elas ajudaram durante todo o processo. Depois cada uma personalizará a sua, com tintas e colas coloridas.
3º momento: (se der tempo) Após as petecas estarem prontas iremos brincar em duplas, a brincadeira é como se fosse um jogo de queimada e tem origem indígena, nela as crianças utilizando a peteca precisa queimar a sua dupla, o primeiro queimado sai e entra outra criança no lugar, até que sobre apenas uma criança.
Dia 6
1° momento: rotina da turma
2° momento: retomaremos a escultura (objeto) que as crianças fizeram com a argila. E pediremos então para que elas pintem com tinta guache e pincel.
3º momento: Agora as crianças precisarão procurar por brincadeiras indígenas (fotos e vídeos). Depois da pesquisa iremos propor a brincadeira A corrida do saci: as crianças deveram partir do ponto da largada e chegar até o final da pista pulando de um pé só. E no final escolheremos uma que elas mais gostaram, no decorrer da pesquisa, para brincar.
Dia 7
1° momento: rotina da turma
2° momento: Conversaremos um pouco mais sobre os índios, falaremos um pouco sobre a culinária, as comidas típicas.
3° momento: Após isso a ideia é fazer um bolo de milho, de maneira com que todos estejam envolvidos.
Receita Bolo de milho
3 ovos
1 lata de milho com água
½ lata (do milho) de óleo
1 lata (do milho) de açúcar
1 lata (do milho) de fubá
3 colheres de sopa de farinha de trigo
50 g de coco ralado
1 colher de sopa de fermento em pó
Modo de preparo
No liquidificador bata os ovos, o milho com a água, o óleo e o açúcar.
Em um recipiente junte o fubá, o trigo, o coco e misture com os ingredientes do liquidificador por último acrescente o fermento pó e misture bem.
Forma de furo central untada e enfarinhada.
Forno preaquecido a 180°C, por aproximadamente 45 minutos.
4°momento: Enquanto o bolo assa, levaremos materiais para que as crianças possam se caracterizar (vestir) como índios.
Avaliação
A avaliação acontecerá durante o decorrer da sequência didática proposta, acompanhando o envolvimento e o desenvolvimento das crianças. Observando se elas conseguiram entender um pouco mais sobre as especificidades da cultura indígena e africana.
0 notes
pedtec · 5 years ago
Text
Tablet em Sala - Ensino Fundamental I
Tema Cultura afro e Consciência Negra
Sequencia didática para ser desenvolvida um dia em cada semana, trabalhando todos os conteúdos de 3º ano do ensino fundamental.
Objetivo geral: Fazer com que os alunos conheçam a cultura afro, as contribuições dessa cultura e á partir daí entenderem a importância do dia 20\11 dia da consciência para o país e para o mundo.
Língua portuguesa e ciência
1ª atividade:
Nós iniciaremos a aula lendo e apresentando o livro “O cabelo de Lelê” da autora Valéria Belém.
Depois exploraremos com a turma a capa do livro, perguntando qual a ideia que eles têm sobre o livro. Aproveitando esse momento para perceber quais informações e conceitos que eles têm acerca do tema.
2ª atividade:
Nós iremos propor à turma uma contação de história do livro: “O cabelos de Lelê ” , de Valéria Belém – Editora Nacional.
Os alunos deverão sentar-se em roda para ouvir a história que a professora contará.
Após a contação da história, a professora fará algumas indagações à turma, que por sua vez responderá de maneira informal as seguintes questões:
Como é o cabelo de Lelê?
Quais são as características principais de Lelê?
Por que Lelê apresenta tais características?
Qual será a razão de Lelê apresentar tais características?
Na sala de aula existe algum colega que apresente tais características? Justifique sua resposta.
3ª atividade
Nós iremos propor para turma que escrevam uma carta para Lelê dando a ela razões para que ela goste do que vê.  
Depois da escrita, usando o tablete e com auxílio do professor, as crianças iram montar um blog para compartilhar suas cartas, para que dessa forma outras pessoas tenham acesso a elas.
Matemática
1ª atividade
Nós iniciaremos com as crianças fazendo uma pesquisa na internet, cada uma com seu tablete, sobre as influências africana no Brasil, e depois discutiremos sobre o que eles conseguiram entender sobre, perguntando a eles sobre as comidas, brincadeiras, música e dança.
2ª atividade
Após a conversa sobre as influências africanas no Brasil, e com os dados obtidos pela pesquisa que eles mesmos fizeram, escolhermos o tema brincadeiras para a construção de um gráfico coletivo, com as brincadeiras pega-pega, escravos de jó, pular corda, pular elástico, queimada.
Depois de pronto o gráfico, reuniremos todos para que as informações do gráfico sejam postadas no blog.
3ª atividade
Após a confecção do gráfico das brincadeiras em sala de aula, levaremos a turma para a quadra para brincarem com as brincadeiras apresentadas no gráfico.
História
1ª atividade
Nós iniciaremos uma conversa com os alunos sobre como os negros vieram para o Brasil. Sentaremos em roda com os alunos perguntando como vieram para cá, qual foi o transporte utilizado para que os negros viessem para o Brasil, como eram as condições desse transporte e como os negros ficavam dentro desse transporte. Depois da conversa deixaremos um tempo para que eles pesquisem imagens sobre isso.
2ª atividade
Após a conversa e a pesquisa com os alunos, sobre o transporte feito para que fosse levados para o Brasil, conversaremos com a turma sobre a boneca Abayomi apresentando uma contação da história da boneca.
3ª atividade
Depois da contação da história da boneca Abayomi, pediremos para que a turma se divida em 6 grupos com 5 crianças para a confecção da boneca, nós orientaremos eles a como fazer e entregaremos ( TNT,S) pretos e coloridos para a confecção das bonecas. Assim que as bonecas estiverem prontas os grupos apresentarão suas confecções para socialização com a turma.
E ao final, tiraremos fotos para compartilhar no blog da turma.
Geografia
1ª atividade
Nós iniciaremos uma conversa com os alunos sobre a origem do Quilombo dos Palmares, trabalhando com eles quem foi Zumbi, qual foi a importância do Quilombo dos Palmares e como surgiu o dia da consciência negra. Após a conversa deixaremos um tempo para que eles possam pesquisar fotos e historias ilustrativas sobre Quilombo dos Palmares, para que as que eles escolherem, possamos postar no blog.
2ª atividade
Pediremos para que, com o tablete, pesquisem um mapa do Brasil, salvaremos o mapa e o levaremos para uma plataforma digital para que as crianças possam edita-los, e então pediremos que localizem no mapa o estado de Alagoas e Pernambuco e pintem de vermelho o estado de Alagoas e de amarelo o estado de Pernambuco.
Depois desta atividade todos juntos faremos um texto de enceramento (conclusão) do projeto, com as perspectivas das crianças sobre os conteúdos trabalhados.
Materiais Utilizados
Tablet
Papel- cartão  
Cartolina
TNT,s Coloridos e preto
Livros O Cabelo de Lelê e A história da Boneca Abayomi
Avaliação
Por meio da participação da turma em diálogos, em perguntas e no desempenho das atividade escolhidas a serem aplicadas.
Referências
BELÉM, V. O cabelo de Lelê. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2007.
CARNEIRO, E. O quilombo dos Palmares. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1966
0 notes
pedtec · 5 years ago
Text
Tumblr media
0 notes
pedtec · 5 years ago
Text
https://escolaweb.com.br/artigos/7-tendencias-em-tecnologias-educacionais-para-2018/
Tumblr media
0 notes
pedtec · 5 years ago
Text
Tumblr media
0 notes
pedtec · 5 years ago
Text
Tumblr media
O artigo se trata de um estudo com professores que participaram de uma formação para uso de TABLETS em sala do ensino médio, trazendo relatos de alguns professores sobre o uso dos tablets e a formação deles para isso.
Artigo: http://br-ie.org/pub/index.php/wcbie/article/view/2729
0 notes
pedtec · 5 years ago
Link
0 notes
pedtec · 5 years ago
Link
0 notes
pedtec · 5 years ago
Photo
Tumblr media
Um tablet é um computador pequeno, em forma de prancheta, sem teclado e é operado por toque na tela. É menor que um laptop normal e maior que um telefone celular. Em geral os tablets medem entre 7 e 10 polegadas. Estes dispositivos permitem aos usuários acessar a internet, ler e enviar e-mail, assistir vídeos, ouvir música e ler livros eletrônicos, ou e-books. Eles também executam programas de computador chamados aplicativos, ou apps. Os aplicativos permitem que as pessoas joguem, façam compras pela internet, leiam, obtenham mapas e direções, participem de redes sociais e façam muitas outras tarefas. Muitos tablets também têm câmeras fotográficas.O conceito do tablet tem estado em desenvolvimento há muitos anos. As primeiras formas surgiram na década de 1950 e 1960. Os aparelhos tinham um teclado ou uma caneta (uma ferramenta de escrita como uma caneta sem tinta) que permitiam aos usuários inserir informações em um computador maior. Os tablet modernos têm telas sensíveis ao toque dos dedos.
0 notes
pedtec · 6 years ago
Photo
Tumblr media
Adaptar-se aos avanços das tecnologias e orientar o caminho de todos para o domínio e a apropriação crítica desses novos meios.
0 notes
pedtec · 6 years ago
Photo
Tumblr media
Os vínculos entre conhecimento, poder e tecnologias estão presentes em todas as épocas e em todos os tipos de relações sociais.
0 notes