pedagogandoiap
pedagogandoiap
Pedagogando
13 posts
Don't wanna be here? Send us removal request.
pedagogandoiap · 4 years ago
Text
Currículo integral-restaurador
Segue o mapa mental que fiz sobre o assunto:
0 notes
pedagogandoiap · 4 years ago
Text
ABORDAGEM HUMANISTA
Só mais essa e "cabô!"
Características Gerais
Nesta abordagem é dada a ênfase no papel do sujeito como principal elaborador do conhecimento humano. Da ênfase ao crescimento que dela se resulta, centrado no desenvolvimento da personalidade do indivíduo na sua capacidade de atuar como uma pessoa integrada. O professor em si não transmite o conteúdo, dá assistência sendo facilitador da aprendizagem. O conteúdo advém das próprias experiências do aluno o professor não ensina apenas cria condições para que os alunos aprendam.
Homem
É considerado como uma pessoa situada no mundo. Não existem modelos prontos nem regras a seguir mas um processo de vir a ser. O objetivo do ser humano é a autorealização ou uso pleno de suas potencialidades e capacidades o homem se apresenta como um proj eto permanente e mau acabado.
Mundo
O mundo é algo produzido pelo homem diante de si mesmo. O mundo teria o papel fundamental de crias condições de expressão para a pessoa, cuja tarefa vital consiste no pleno desenvolvimento do seu potencial inerente. A ênfase é no sujeito mais uma das condições necessárias para o desenvolvimento individual é o ambiente. Na experiência pessoal e subjetiva o conhecimento é construído no decorrer do processo de vir a ser da pessoa humana.
Educação
Trata-se da educação centrada na pessoa, já que nessa abordagem o ensino será centrado no aluno. A educação tem como finalidade primeira a criação de condições que facilitam a aprendizagem de forma que seja possível seu desenvolvimento tanto intelectual como emocional seria a criação de condições nas quais os alunos pudessem tornar-se pessoas de iniciativas, de responsabilidade, autodeterminação.
Escola
A escola será uma escola que respeite a criança tal qual é, que ofereça condições para que ela possa desenvolver-se em seu processo possibilitando a autonomia do aluno. O princípio básico consiste na idéia da não interferência com o crescimento da criança e de nenhuma pressão sobre ela.
Professor-Aluno
Cada professor desenvolverá seu próprio repertório de uma forma única, decorrente da base percentual de seu comportamento. O processo de ensino irá depender do caráter individual do professor. como ele se relaciona com o caráter pessoal do aluno. Assume a função de facilitador da aprendizagem e nesse clima entrará em contato com problemas vitais que tenham repercussão na existência do estudante.
Metodologia
Não se enfatiza técnica ou método para facilitar a aprendizagem. Cada educador eficiente deve elaborar a sua forma de facilitar a aprendizagem no que se refere ao que ocorre em sala de aula é a ênfase atribuída a relação pedagógica, a um clima favorável ao desenvolvimento das pessoas que possibilite liberdade para aprender.
Avaliação
Só o indivíduo pode conhecer realmente sua experiência, só pode ser julgada a partir de critérios internos do organismo. O aluno deverá assumir formas de controle de sua aprendizagem, definir e aplicar os critérios para avaliar até onde estão sendo atingidos os objetivos que pretende, com responsabilidade.
Tumblr media
0 notes
pedagogandoiap · 4 years ago
Text
ABORDAGEM SÓCIO-CULTURAL
Breve resumo sobre essa abordagem...
Características Gerais
Pode-se situar Paulo Freire com sua obra, enfatizando aspectos sócio-político-cultural, havendo uma grande preocupação com a cultura popular, sendo que tal preocupação vem desde a II Guerra Mundial com um aumento crescente até nossos dias.
Homem-Mundo
O homem está inserido no contexto histórico. O homem é sujeito da educação, onde a ação educativa promove o próprio indivíduo, como sendo único dentro de uma sociedade/ambiente.
Sociedade-Cultura
O homem alienado não se relaciona com a realidade objetivo, como um verdadeiro sujeito pensante: o pensamento é dissociado da ação.
Conhecimento
A elaboração e o desenvolvimento do conhecimento estão ligados ao processo de conscientização.
Educação
Toda ação educativa, para que seja válida, deve, necessariamente, ser precedida tanto de uma reflexão sobre o homem como de uma análise do meio de vida des se homem concreto, a quem se quer ajudar para que se eduque.
Escola
Deve ser um local onde seja possível o crescimento mútuo, do professor e dos alunos, no processo de conscientização o que indica uma escola diferente de que se tem atualmente, coma seus currículos e prioridades.
Ensino Aprendizagem
Situação de ensino-aprendizagem deverá procurar a superação da relação opressor-oprimido. A estrutura de pensar do oprimido está condicionada pela contradição vivida na situação concreta, existencial em que o oprimido se forma. Resultando consequencias tais como:
1. ser ideal é ser mais homem
2. atitude fatalista
3. atitude de auto desvalia
4. o medo da liberdade ou a submissão do oprimido
Professor-Aluno
Relação professor-aluno é horizontal professor empenhado na prática transformadora procurará desmitificar e questionar, junto com o aluno.
Metodologia
Os alunos recebem informações e analisam os aspectos de sua própria experiência existencial- Utilizando situações vivenciais de grupo, em forma de debate Paulo Freire delineou seu método de alfabetização.
Características:
Ser ativa. Criar um conteúdo pragmático próprio. Enfatiza o diálogo crítico.
Tumblr media
0 notes
pedagogandoiap · 4 years ago
Text
ABORDAGEM COMPORTAMENTALISTA
Vamos ver um pouco sobre essa abordagem!
Características gerais
O conhecimento é uma "descoberta" e é nova para o indivíduo que a faz. O que foi descoberto,porém, já se encontrava presente na realidade exterior. Os comportamentalistas consideram a experiência ou a experimentação planejada como a base do conhecimento, o conhecimento é o resultado direto da experiência.
O homem
O homem é uma consequência das influências ou forças existentes no meio ambiente a hipótese de que o homem não é livre é absolutamente necessária para se poder aplicar um método científico no campo das ciências . O homem dentro desse referencial é considerado como o produto de um processo evolutivo.
O mundo
A realidade para Skinner, é um fenômeno objetivo; O mundo já é construído e o homem é produto do meio. O meio pode ser manipulado. O comportamento, por sua vez , pode ser mudado modificando-se as condições das quais ele é uma função, ou seja, alterando-se os elementos ambientais. O meio seleciona.
Sociedade-Cultura
A sociedade ideal, para Skinner, é aquela que implicarias um planejamento social e cultural. Qualquer ambiente, físico ou social, deve ser avaliado de acordo com seus efeitos sobre a natureza humana. A cultura, é representada pelos usos e costumes dominantes, pelos comportamentos que se mantém através dos tempos.
Conhecimento
O conhecimento é o resultado direto da experiência, o comportamento é estruturado indutivamente, via experiência.
Educação
A educação está intimamente ligada à transmissão cultural. A educação, pois, deverá transmitir conhecimentos, assim como comportamentos éticos, práticas sociais, habilidades consideradas básicas para a manipulação e controle do mundo/ambiente.
Escola
A escola é considerada e aceita como uma agência educacional que deverá adotar forma peculiar de controle, de acordo com os comportamentos que pretende instalar e manter.
Ensino-aprendizagem
É uma mudança relativamente permanente em uma tendência comportamental e ou na vida mental do indivíduo, resultante de uma prática reforçada.
Professor-aluno
Aos educandos caberia o controle do processo de aprendizagem, um controle científico da educação, o professor teria a responsabilidade de planejar e desenvolver o sistema de ensino-aprendizagem, de forma tal que o desempenho do aluno seja maximizado, considerando-se igualmente fatores tais como economia de tempo, esforços e custos.
Metodologia
Nessa abordagem, se incluem tanto a aplicação da tecnologia educacional e estratégias de ensino, quanto formas de reforço no relacionamento professor-aluno.
Avaliação
Decorrente do pressuposto de que o aluno progride em seu ritmo próprio, em pequenos passos, sem cometer erros, a avaliação consiste, nesta abordagem, em se constatar se o aluno aprendeu e atingiu os objetivos propostos quando o programa foi conduzido até o final de forma adequada.
Considerações finais
O meio pode ser controlado e manipulado e consequentemente, também o homem pode ser controlado e manipulado. O ensino é tratado em função de uma tecnologia que, além da aplicação de conhecimentos científicos à prática pedagógica, envolve um conjunto de técnicas diretamente aplicáveis em situações concretas de sala de aula.
Tumblr media
0 notes
pedagogandoiap · 4 years ago
Text
AS ABORDAGENS DO PROCESSO DE ENSINO
ABORDAGEM TRADICIONAL
Características Gerais:
Trata-se de uma concepção e uma prática educacionais que persistem no tempo, em suas diferentes formas, e que passaram a fornecer um quadro diferencial para todas as demais abordagens que a ela se seguiram.
Homem:
O homem é considerado como inserido num mundo que irá conhecer através de informações que lhe serão fornecidas. É um receptor passivo até que, repleto das informações necessárias, pode repeti-las a outros que ainda não as possuam, assim como pode ser eficiente em sua profissão, quando de posse dessas informações e conteúdos.
Mundo:
A realidade é algo que será transmitido ao indivíduo principalmente pelo processo de educação formal, além de outras agências, tais como família, Igreja.
Sociedade-Cultura:
O objetivo educacional normalmente se encontra intimamente relacionado aos valores apregoados pela sociedade na qual se realiza. Os programas exprimem os níveis culturais a serem adquiridos na trajetória da educação formal. A reprovação do aluno passa a s er necessária quando o mínimo cultural para aquela faixa não foi atingido, e as provas e exames são necessários a constatação de que este mínimo exigido para cada série foi adquirido pelo aluno.
Conhecimento:
Parte-se do pressuposto de que a inteligência seja uma faculdade capaz de acumular/armazenar informações. Aos alunos são apresentados somente os resultados desse processo, para que sejam armazenados. Evidencia-se o caráter cumulativo do conhecimento humano, adquirido pelo indivíduo por meio de transmissão, de onde se supõe o papel importante da educação formal e da instituição escola.
Educação:
Entendida como instrução, caracterizada como transmissão de conhecimentos e restrita à ação da escola. Às vezes, coloca-se que, para que o aluno possa chegar, e em condições favoráveis, há uma confrontação com o modelo, é indispensável uma intervenção do professor, uma orientação do mestre.
Escola:
A escola, é o lugar por excelência onde se realiza a educação, a qual se restringe, a um processo de transmissão de informações em sala de aula e funciona como uma agência sistematizadora de uma cultura complexa. Considera o ato de aprender como uma cerimônia e acha necessário que o professor se mantenha distante dos alunos.
Ensino-aprendizagem:
A ênfase é dada às situações de sala de aula, onde os alunos são "instruídos" e "ensinados" pelo professor. Os conteúdos e as informações têm de ser adquiridos , os modelos imitados. Seus elementos fundamentais são imagens estáticas que progressivamente serão "impressas" nos alunos, cópias de modelos do exterior que serão gravadas nas mentes individuais.
Professor-aluno:
O professor-aluno é vertical, s endo que (o professor) detém o poder decisório quanto a metodologia, conteúdo, avaliação, forma de interação na aula etc. O professor detém os meios coletivos de expressão. A maior parte dos exercícios de controle e dos de exames se orienta para a reiteração dos dados e informações anteriormente fornecidos pelos manuais.
Metodologia:
Se baseia na aula expositiva e nas demonstrações do professor a classe, tomada quase como auditório. O professor já traz o conteúdo pronto e o alunos e limita exclusivamente a escutá-lo a didática profissional quase que poderia ser resumida em dar a lição e tomar a lição.
Avaliação:
A avaliação visa a exatidão da reprodução do conteúdo comunicado em sala de aula. As notas obtidas funcionam na sociedade como níveis de aquisição do patrimônio cultural.
Tumblr media
0 notes
pedagogandoiap · 4 years ago
Text
A SALA DE AULA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO NO SÉCULO 21
Fizemos um relatório sobre o assunto:
0 notes
pedagogandoiap · 4 years ago
Text
TEORIA PIAGETIANA-PARTE 2
A professora pediu um mapa mental sobre o período operatório concreto.
Tumblr media
0 notes
pedagogandoiap · 4 years ago
Text
TEORIA PIAGETIANA
Hello, tudo bem com vcs?! Hoje vamos aprender sobre um dos maiores Biólogos psicólogos que já existiu e que revoluciou a educação, quebrando alguns paradigmas relacionados à aprendizagem!
JEAN PIAGET
Tumblr media
RESUMO BIOGRÁFICO
Jean Piaget nasceu na suíça em 1896.
Em 1906 publica um trabalho sobre um pardal albino.
Estudou Biologia e Filosofia. Aos 22 anos tornou -se doutor.
Após formar-se foi para Zurich, trabalhar como psicólogo experimental.
1919 iniciou seus estudos experimentais.
Em 1923 casou-se com Valentine Châtenay, com quem teve três filhas.
Fundou e dirigiu o Centro Internacional para Epistemologia Genética. Escreveu mais de 50 livros e centenas de trabalhos científicos.
Morreu em Genebra em 1980.
PESQUISA
Até 1921 frequentou o laboratório de Binet e trabalhou em testes de inteligência.
Observou que os erros indicavam estruturas mentais características de cada faixa etária.
Através do contato com os psicanalistas elaborou sua 1 ª versão do método clínico.
1921 A 1930
Piaget procura a lógica da criança através do pensamento verbal e inicia algumas experiências com métodos não-verbal.
Ideias espontâneas das crianças sobre o mundo físico e desenvolvimento moral associado ao da afetividade.
Faz alterações no método clínico.
1930 A 1940
Estuda as primeiras manifestações da inteligência e o desenvolvimento das funções de representação.
Desenvolvimento da percepção e da formação de conceitos (números, tempo,espaços, ordem, entre outros)
O método clínico é aprimorado.
1940 A 1955
Formalização do método clínico centrado na operação lógica tanto concreta quanto abstrata.
A partir de 1955 dedicou-se aos estudos de Epistemologia genética com uma equipe multidisciplinar no Centro Internacional para Epistemologia Genética.
QUESTÃO INICIAL
Como tem origem e como evolui o conhecimento?
Objeto de estudo é o conhecimento e não o desenvolvimento.
Epistemologia- conjunto de conhecimento que tem por objeto o conhecimento científico.
Epistemologia Genética - epistemo = conhecimento; e logia = estudo. Estuda o mecanismo de como acontece o processo do conhecimento.
TEORIAS
Piaget não somente descreveu o processo de desenvolvimento, mas experimentalmente, comprovou suas teses científicas.
As suas teorias buscam explicar como se desenvolve a inteligência nos seres humanos.
Estudou o desenvolvimento cognitivo humano e trouxe contribuição valiosa para a Psicologia Genética, ramo da Psicologia que estuda o psiquismo humano a partir de sua gênese (origem).
0 notes
pedagogandoiap · 4 years ago
Text
Como foi o ensino fundamental para mim?
Desde muito pequena eu dei trabalho para ir à escola porque como a maioria, eu não queria. Mas os pais devem levar mesmo com choro, mesmo que se jogue no chão e até finja que morreu, a criança tem que ir à escola. Por que estou dizendo isso? Porque os meus pais quando eu fiz birra ficaram com pena e eu fiquei um ano sem estudar e isso com certeza me prejudicou no decorrer dos meus estudos, porque além disso eu não era incentivada a fazer meu dever de casa, eles não sentavam comigo pra saber como foi meu dia na escola, quando tinham as reuniões ele quase não iam (estavam muito ocupados trabalhando para sustentar eu e minha irmã), mas não estou dizendo que eles foram péssimos pais, só que nessa parte deixaram muito a desejar e no ensino fundamental eu tive muita dificuldade de me concentrar e não era a aluna que sentava na frente, gostava da bagunça, acredito que muitos fatores me levaram a isso. Mas é bom pensar onde erramos e buscar crescer!
E como toda história tem também seu lado bom, eu tive muitas experiências boas no fundamental. Fiz grandes amizades que até hoje eu tenho contato e com muito carinho me lembro de alguns professores que marcaram minha infância, como minha professora de biologia da oitava série! Nossa, ela era incrível! Lembro dos seus conselhos e como ela acreditava no meu potencial, mesmo eu duvidando disso. E a forma como ela nos tratava tínhamos o prazer de estar em sala de aula. Dei um pouco de trabalho kkkkkkk, mas aprendi muito com ela e hoje tenho buscado evoluir a cada dia, acredito no meu potencial não por mim mesma, mas porque Deus me deu certeza que posso todas as coisas nEle.
É isso aí, cambada! Não deixem de estudar e incentivar outros ao estudo. E o apoio dos pais é muito importante.
Valeu!
0 notes
pedagogandoiap · 4 years ago
Text
MODELOS PEDAGÓGICOS E MODELOS EPISTEMOLÓGICOS
Oi, cambadinha! Hoje iremos estudar um pouco sobre esses dois modelos.
São três formas diferentes que representam esses modelos pedagógicos com o apoio da epistemologia. Veremos logo a seguir quais são!
Pedagogia diretiva
Conceitos básicos: O professor é a autoridade máxima na sala de aula, é dele a palavra, e o aluno acaba se tornando um objeto do professor.
O autor relata que o ensino da pedagogia diretiva no seu pensamento acontece porque o professor acredita que o conhecimento pode ser transmitido para o aluno, pois ele considera o mesmo como uma tabula rasa, uma folha de papel em branco diante a cada novo aprendizado e com isso velhas perguntas serão respondidas com velhas respostas. Sendo o sujeito aluno, o conhecimento é transmitido a ele sem direito a questionamentos, somente o professor fala e o aluno escuta até conseguir decorar o que foi passado. Sendo o sujeito professor, não se aprende nada de novo o conhecimento adquirido permanece o mesmo. O professor representante do meio social determina o aluno que é tabula rasa a cada novo conteúdo. Nessa relação, o ensino e a aprendizagem são polos diferentes, o professor jamais aprenderá com aluno e o aluno jamais ensinará o professor.
Pedagogia não-diretiva
De acordo com este modelo o professor é um auxiliar do aluno, pois o aluno já traz um saber e o professor só precisa conduzir indiretamente e interferir o mínimo possível. O professor não-diretivo acredita que o aluno aprende por si mesmo, ele pode, no máximo, auxiliar na aprendizagem, despertando o conhecimento que já existe nele. Este professor acredita que ensinar prejudica e que ninguém pode transmitir o conhecimento, apenas levar as pessoas a conhecer. Este modelo está sustentado pela epistemologia apriorista – aquilo que é posto antes com o condição do que vem depois, como a bagagem hereditária. O ser humano já nasce com o conhecimento pela herança genética.
Pedagogia relacional
O modelo aqui mencionado é aquele em que o professor acredita que o aluno só aprenderá algo se ele agir e problematizar a sua ação, ou seja, o professor dá condições necessárias para que algum conhecimento novo seja construído, fazendo com que o aluno aja, faça perguntas, reflita. Este professor não acredita no ensino em seu sentido convencional ou tradicional, pois não enxerga que um conhecimento possa ser transmitido por força do ensino, da cabeça do professor para a cabeça do aluno. Ele acredita que tudo o que o aluno construiu até hoje em sua vida serve de patamar para continuar a abrir-se para o novo conhecimento. A relação professor e aluno são mútuos, o professor além de ensinar, passa a aprender e o aluno além de aprender, passa a ensinar, cada um ensina ao outro novas coisas.
Tumblr media
Jean Piaget
0 notes
pedagogandoiap · 4 years ago
Text
DIFERENÇA ENTRE RACIONALISMO E EMPIRISMO, QUAIS SÃO?
Vamos lá! Agora, vamos descobrir qual a diferença entre esses dois pensamentos que fazem parte do nosso aprendizagem.
RACIONALISMO
Conhecimento vem da razão
A verdade é acessível no exércicio da capacidade racional
Existem ideias que nos são inatas (desde o nascimento)
Encontrar verdades sobre tudo
A ideia de Deus era inata, porque os homens, sendo imperfeitos e limitados, não poderiam ser a causa de perfeição e eternidade
Sendo a ideia inata, somente um ser perfeito poderia criar essa ideia, esse ser seria Deus.
O uso pleno da razão era fundamental para o conhecimento ser adquirido
X
EMPIRISMO
Conhecimento pelas percepções
Para ter a Ideia é preciso ter a impressão antes
É a posição filosófica que aceita a experiência como base para análise da natureza
Teoria da tábua rasa: todas as pessoas nascem sem conhecimento algum
Reafirmação da necessidade do estado e do contato social
Algo só seria aceito como verdade quando comprovado
Obs: o EMPIRISMO e o RACIONALISMO influenciaram na revolução industrial.
0 notes
pedagogandoiap · 4 years ago
Text
QUAL O OBJETIVO DA EDUCAÇÃO ADVENTISTA?
Então, cambada! O objetivo da educação adventista não é só educar, mas salvar. Nossas instituições se baseiam em princípios bíblicos sólidos e que permeiam gerações. Nos preocupamos em incutir na mente de nossos alunos a importância de se ter uma boa conduta em meio a sociedade, trazendo também princípios de saúde física, mental e espiritual, incentivamo-os a leitura e a busca pelo conhecimento. Mas nosso principal foco é levá-los a aprender sobre o plano de salvação e prepará-los para o Céu.
Tumblr media
0 notes
pedagogandoiap · 4 years ago
Text
FALA CAMBADA!!!
Então! Esse blogger eu criei porque o professor me obrigou. É brincadeira, mas é verdade! Kkkk
Meu nome é Lauany, sou paraense e decidi sair do meu estado para participar de uma missão muito importante que é a colportagem. Com isso, tive a oportunidade de ingressar na faculdade do IAP (Instituto Adventista Paranaense) e cursar pedagogia. Tem sido desfiador, mas com momentos incríveis de aprendizagem tanto no ambiente acadêmico como com as experiências que a vida me propõe! Lá tenho amizades maravilhosas e dou muita risada com eles, também por ser uma instituição cristã, temos a oportunidade de nos aproxima mais de Deus! Tudo isso torna minha caminha mais leve.
É muito importante ter um espaço para mostrarmos o que estamos aprendendo. E quero convidar você para aprender junto comigo! Vamos lá!?
1 note · View note