osdeliriosdella
Os delírios d'Ella
2 posts
Don't wanna be here? Send us removal request.
osdeliriosdella · 2 years ago
Text
[Leituras] Queridinhos bookstans que eu não tenho o mínimo interesse em ler
Vamos lá... o título já deixa bem claro sobre o que eu vou destilar minha opinião não solicitada hoje. Não tô num humor muito bom então nada melhor do que falar daquilo que a gente não gosta! Principalmente porque a minha opinião não vale mais nem menos que a de ninguém, muito menos deve servir de parâmetro pra qualquer outro gosto além do meu. Então se alguém ler isso: é por sua conta e risco 😉
>>>
Tumblr media
Eu sei, eu sei: romance fofo, enemies to lovers, cientistas e ceninhas hot. Tem tudo pra ser um livro super interessante! Mas eu não poderia ligar menos pra ele. O título me chamou atenção, é claro, mas nada além disso me deixou com a mão coçando pra comprar. Principalmente porque eu sou bem chata quanto a enemies to lovers, não me vejo gostando de nenhuma fórmula que já criaram até hoje (salvo os filmes guardados no coração por aoego sentimental nostálgico). E sei que isso se deve muito mais ao gênero romance, que não é meu tipo de leitura, do que a escrita de qualquer autorie.
Tumblr media
Esse livro chega me dá arrepio 🤢 Começando por essa capa péssima e título de fanfic genérica vindo direto dos primórdios de 2010. Até parece ser tudo muito interessante pela premissa e principalmente por se passar em editoras, mas só de juntar esse título ao fato de ser um livro de romance pura e simplesmente, eu sinto que já sei tudo o que vai acontecer e aí pra que eu preciso gastar tempo vendo os protas com personalidades diferentes se odiando e competindo um com o outro e tentando se sabotar e percebendo que "ó, você não é tão ruim assim como eu pensava", e começando a se gostar pra no fim terminar naquele cumbaia de amorzinho e todo mundo muito feliz? Pois é, eu posso me salvar dessa.
Tumblr media
Confesso que esse aqui me deu uma pulguinha atrás da orelha por meio segundo, mas assim que comecei a ver umas coisas sobre percebi que infelizmente é mais um que aparentemente cai no clichê e eu gosto demais de thriller pra me enfiar nessa furada. Nesse nem a série se salvou pra mim, não passei da metade do primeiro episódio.
Tumblr media
O que dizer sobre CoHo... Ela é uma autora que eu ouço falarem demais há muito tempo e nunca tive verdadeiro interesse porque caímos de novo no buraco chamado "livro de romance". Pra não dizer que NADA dela me saltou aos olhos, eu tentei o tão falado É assim que acaba, e sei que só levei até o fim porque foi em audiolivro. A história é ok, tema interessante e boas reflexões, porém do início até a metade foi tanta coisa clichê que eu revirei os olhos até a nuca. E assim eu tive certeza que de fato mais nada dela me traz mesmo qualquer interesse.
Tumblr media
Por ser livro de thriller, eu pensei que esse cairia nas minhas graças, mas não foi bem assim. A sinopse é super interessante e ainda assim não me despertou desejo pela leitura. Pensei que o filme talvez fosse ser algo a me despertar pra leitura, mas o coitado tá na minha lista "Pra assistir" até hoje. Depois que fiquei sabendo das tramoias do A.J então kkkkkk aí que o livro foi com a deusa. Pode ser incrível como todo mundo diz, mas pra mim hoje é não, Faro.
Tumblr media
ACOTAR pra mim é uma grande bomba. Sou uma fã de fantasia e costumo dar muita chance e ter sempre curiosidade quanto a qualquer livro de fantasia, mas esse aqui já me perdeu nesse título de fórmula que EU NÃO AGUENTO MAIS VER DE LIVROS DE FANTASIA PQP. Mais o fato de que é tudo uns calhamaços com nomes tão genéricos quanto o primeiro livro e me traz uma vibe muito jovenzinha onde eu tenho certeza de que vou odiar a prota feminina.
<<<
Ufa! Acho que meu humor ficou até melhor depois que coloquei isso pra fora 🥺 Quem sabe eu não faça mais listinhas e também TAGs no futuro. Acho que seria divertido!
Lembrando sempre que essa foi só a minha opinião que serve pra mim e mais ninguém, baseada nos meus gostos, experiências e manias.
0 notes
osdeliriosdella · 3 years ago
Text
[Leituras] "Yaqui Delgado quer quebrar a sua cara" por Meg Medina
Nota ⭐️ 4.5/5
Período de leitura: 3/07 - 7/07
Path: 3/07: capítulos 1 ao 7
            4/07: capítulos 8 ao 17
            6/07: capítulos 18 ao 28
            7/07: capítulos 29 ao 39
Resumo: Em "Yaqui Delgado quer quebrar a sua cara" acompanhamos Piedad "Piddy" Sanchez que tem uma sequência de acontecimentos ruins em sua vida: após a escada do prédio desabar, a mãe decide de uma vez por todas mudar de casa, o que automaticamente a faz ter de mudar de escola; a melhor amiga se mudou e elas quase não se falam mais; o pai, cujo sobrenome ela carrega, permanece um mistério em sua vida e um segredo guardado a sete chaves por sua mãe. Mas a vida de Piddy vira uma verdadeira catástrofe quando Yaqui Delgado resolve que quer quebrar a cara dela. Por quê? Porque Piddy anda rebolando. Os motivos de Yaqui não fazem sentido para Piddy, mas isso não a impede de prosseguir com as ameaças até a efetiva agressão. Esse livro retrata como o bullying pode mudar a vida de uma pessoa e como ela passa a enxergar o mundo e a si mesma através das lentes desse trauma.
O que gostei: 1. Eu adoro títulos longos que se assemelham mais a frases do que ao padrão adotado de "o que seria o título de um livro". Eles sempre me deixam presa, pensando sobre o livro até mesmo antes de lê-lo (e de uma forma nostálgica, lembram a estrutura de títulos de músicas do Fall Out Boy).
2. Essa capa em azul metalizado imitando um armário escolar. É uma imagem simples, mas o acabamento que traz exatamente a impressão de ser uma armário me encantou. Até o momento, são poucos os livros que eu possuo com acabamentos diferentes.
3. Como a autora abordou um tema tão sério como o bullying com tantas camadas sem se perder e fazer drama (usando artifícios exagerados e clichês comuns em séries e livros teens), sem trazer algum arco de redenção para a valentona, coisa que ao meu ver não caberia pra essa narrativa, e o verossímil ela conseguiu manter as decisões da personagem principal. Também é latente como a Piddy do capítulo 1 não é a mesma do capítulo 39 (o que sempre é o esperado!). A diferença nas atitudes, aparência, perspectiva sobre o mundo, a família e sobre ela mesma mostram como o trauma a mudou.
4. Como as relações de Piddy com os demais personagens centrais da trama vão sendo afetadas e resignificadas por causa da situação de bullying.
5. Os personagens centrais todos conseguiram me cativar. E mesmo não sendo o objetivo e sim só mais um ponto de passagem da narrativa desse momento turbulento da vida da Piddy, fiquei muito tocada sobre como os momento dela com o Joey foram construídos e o que isso impactou nela depois.
6. O livro inicia exatamente com a frase "Yaqui Delgado quer quebrar a sua cara" assim como também possui a frase "Yaqui Delgado quebrou a minha cara".
O que não gostei: 1. Os erros de revisão. Sério, tinha cada coisa boba que pelo amor. Numa batida de olho dava para ter consertado, mas né, ainda estava ali. E o que me admira é que é um livro da Intrínseca, isso não é tão comum de acontecer em obras publicadas por eles.
2. A abordagem da latinidade. Eu fiquei bem dividida entre "Ah, isso é relacionável e de fato bem verossímil" com "Hm, acho que isso aqui tá um pouco caricaturizado". No fim, eu só concordei comigo mesma de que a minha vivência latina como uma nativa no meu país e minha bagagem ainda básica de obras latinas não é o que vai apontar certo ou errado na apresentação de uma vivência de pessoas latinas fora de seu país de origem que é também escrita por uma pessoa latina que vive fora de seu país de origem. Apesar da pulga trás da orelha, isso eu vou deixar para a minha eu do futuro refletir mais sobre.
Considerações finais: Essa foi uma leitura que me trouxe muita angústia, assim como me instigou a continuar a cada cena. Por ter capítulos curtos e uma narrativa fluida, o livro é facilmente devorado. Mesmo com o mal-estar pela situação, pois bullying é algo muito pessoal para mim por diversos motivos, pude aproveitar a leitura. Meu único pensamento que fica é que mais Piddys possam ter o suporte que precisam e que menos Yaquis existam nesse mundo.
Tumblr media
1 note · View note