Don't wanna be here? Send us removal request.
Text
Como cultivar orquídea Vanda?
Como cultivar orquídea Vanda?
A orquídea Vanda é encantadora e muito conhecida pela sua beleza diferenciada, delicada e vistosa com flores esplendidas conhecidas também por unir características únicas como elegância e sofisticação.
Ela é uma das espécies mais procuradas e adquiridas por muitos amantes e colecionadores com os mais variados perfis, uma das primeiras escolhidas pelos iniciantes no cultivo de orquídeas, se for para presentear a orquídea Vanda é com certeza uma das melhores opções.
A orquídea Vanda tem nome científico VANDA SP, de família ORCHIDACEAE e divisão ANGIOSPERMAE. O nome feminino Vanda é de origem teutônica (alemã) que significa “peregrina”, uma característica muito peculiar que tenha sido o motivo do nome é a sua forma e maneira como vegeta de forma aérea, permitindo que as mesmas se movimentem bastante principalmente entre galhos de árvores.
A orquídea Vanda está entre os 5 mais importantes gêneros comerciais de orquídeas do mundo. O seu hábito de crescimento emonopodial, suas folhagens podem variar e vai de acordo com o seu habitat, podem ser cilíndricas, de forma ovoide, largas ou achatadas e ou suculentas. Habitam desde as montanhas do Himalaia, Índia, Filipinas, sul da china e norte da Austrália.
A orquídea Vanda possui cerca de 50 espécies, seu nome é derivado do sânscrito para as espécies Vanda Tessellata, ela é uma das referencias mais importantes em floração.
Como cultivar orquídea Vanda? Cuidados essenciais:
Como saber os cuidados essenciais e melhorar a forma Como cultivar orquídea Vanda?
A orquídea Vanda pode se adaptar em variados ambientes, preferida dos projetos de paisagismo devida sua beleza, podem ser colocadas suspensas ao ar ou em árvores, se colocada embaixo das árvores o importante e que tenha o máximo de luminosidade (sol). Em casa e apartamentos, deve ser colocada próximo de janelas ou m ambientes com claridade. Essas dicas simples já dão pra ter uma noção de como a planta é bastante procurada mais abaixo vamos ver mais dicas de como cultivar orquídea Vanda?
Locais frescos com bastante sombra são os apropriados para cultivar orquídea Vanda, podem permanecer mais ou menos 30 dias floridas. Após a queda das flores devem ser colocadas em locais com menos sombra e abundante luminosidade.
As orquídeas Vanda são monopodiais (crescem na vertical) e epífitas (para sua fixação entrelaçam suas raízes em outras plantas), dessa forma suas raízes aéreas deve permanecer soltas, se desejar uma dica para resolver, pendure-as com arame e pronto.
Para deixar sua orquídea Vanda mais forte, saudável com belas flores é importante uma boa nutrição. Água é uma dos componentes mais cruciais, é bom saber que as orquídeas não gostam de ficar molhadas, borrife algumas vezes ao dia é suficiente.
Em dias mais quentes, com temperaturas acima de 35°C é importante borrifar mais vezes para suprir a necessidade devido ao calor intenso, em regiões mais frias, abaixo de 12°C não é aconselhável regar a planta frequentemente, se o frio permanecer, regue a cada 2 dias e mantenha esse ritmo.
A adubação deve ser feita por adubos orgânicos e organominerais que são os que mais se aproximam do ideal para a nutrição de uma orquídea Vanda, eles são alimentos completos para as plantas e para pessoas que tem pouco conhecimento sobre adubação, eles são simples de usar e não requer nenhum conhecimento profundo para sua utilização.
Como cultivar orquídea Vanda?: A ventilação
É muito importante deixar bem claro quem as orquídeas Vanda sejam colocadas em um Ambiente arejado, medidas como essa ajudam na saúde da planta e evitam que sequem rápido e também evita o aparecimento de doenças, pois o vento faz uma limpeza de micro-organismos.
Quando fixadas em lugares de vento forte como em árvores, por exemplo, as orquídeas Vanda podem suportar, mas deve ser feito uma proteção contra rajadas de vento, observe que esses ventos devem ser evitados quando a temperatura estiver muito baixa.
A sua floração pode ser mantida, isso vai depender da luminosidade, vale ressaltar que não é indicado que a planta receba luz solar diretamente, mas deve receber luz solar. A orquídea Vanda pode florescer ate 4 vezes ao ano e a cada florada pode conter mais flores em suas hastes.
Como cultivar orquídea Vanda?: A Temperatura
Veja agora como deve ser a temperatura para ideal para sua orquídea e saber como cultivar orquídea Vanda?
A orquídea Vanda é bem resistente e pode viver tranquilamente em temperaturas entre 12°C a 40°C.
EM dias de alta temperatura é importante ventilar mais ou ainda elevar a umidade do ar, em alguns estudos com a orquídea Vanda foi constatado que a planta começa a perder seus botões e param de crescer quando expostas a temperaturas a temperaturas de ate 4°C por um curto período. A baixa temperatura faz com que ela pare no tempo somente retomando seu metabolismo semanas depois. Se o frio estiver intenso por algum período é necessário protegê-la do vento.
Como cultivar orquídea Vanda? Cuidados em casa:
Pra você que é iniciante no cultivo de orquídeas, e pretende cultivá-las em casa aqui vão algumas dicas de Como cultivar orquídea Vanda?
Pelas suas características do seu habitat, você precisa saber que deve criar um espaço onde a planta se sinta em casa e possa se adaptar. Aqui no Brasil o cultivo de orquídea Vanda é de maneira geral muito fácil, clima tropical e calor quase o ano todo o que facilita bastante.
A ventilação é um ponto a ser observado também, pois além de facilitar as trocas gasosas da planta também diminui a intensidade das altas temperaturas. Evite sempre molhar a planta da metade pra cima, pois nessa parte onde a planta cresce, emitindo sempre uma nova folha, se a água fica para nessa região corre o risco de um ataque de fungos e bactérias, e pragas eventuais como cochonilhas.
Esteja sempre em alerta para a nutrição da sua orquídea Vanda, assim como a rega. É necessário fornecer todos os nutrientes necessários, se o adubo for incompleto em longo prazo a planta vai apresentar deficiência e pode então ficar vulnerável a ataques de pragas e fungos.
Esperamos que as informações aqui contidas tenham trago boas dicas e curiosidades sobre esta planta tão amada. Conte para nós o que você tem feito para suas plantas e as suas dicas de como cultivar orquídea Vanda ?
0 notes
Text
COMO CUIDAR E CULTIVAR ORQUÍDEAS ?
COMO CUIDAR E CULTIVAR ORQUÍDEAS ?
O Blog Minha Nova Orquídea vai revelar toda a verdade !
Se você está aqui é porque certamente quer tirar dúvidas sobre Como Cuidar e Cultivar Orquídeas
Se as suas orquídeas não estão crescendo como imaginava, eis algumas respostas. Primeiramente, para fazer uma orquídea crescer e florescer, é preciso pensar como uma, pois a maioria requer cuidados muito especiais.
Após perder tantas plantas ou encontrar certas dificuldades, você aprende: elas não são comuns. E hoje nessa Dica separamos o melhor conteúdo sobre Como Cuidar e Cultivar Orquídeas.
As orquídeas são plantas delicadas e sensíveis, e o Brasil é um dos países mais ricos neste tipo de planta. Uma estimativa revela ter pelo menos 3.500 espécies só aqui e o número pode crescer, principalmente considerando a região da Amazônia, rica em plantas, que possui mais de 400 espécies.
Não sendo uma planta comum, as orquídeas chamam a atenção não somente dos beija-flores, mas de pessoas que são amantes de plantas lindas e que florescem de forma leve, então a curiosidade não para. Há tanta informação sobre as orquídeas que ficamos fascinados. Seja pela forma que deve ser cultivada, cuidada e que floresce, sempre aparecem informações que ajudam a entender mais sobre a planta.
Na Dica Top de hoje vamos falar exatamente as melhores dicas de Como Cuidar e Cultivar Orquídeas
E uma das curiosidades que trazemos hoje é sobre a variedade de orquídeas na Amazônia, onde possui a maior biodiversidade em uma floresta tropical do mundo, o que enriquece ainda mais essa informação é que um ambiente distinto com vários biomas diferentes como o cerrado, lavrado, montanhas, igapó e também floresta favorecem o estado Roraima para a maior riqueza de variedades de orquídeas da Amazônia, trazendo aspectos diferentes um do outro para cada planta e que pode ser feito os cuidados e cultivos de Orquídeas.
Informações Extras Sobre Orquídeas
● No ano de 2016 foram descobertas novas espécies de orquídeas na região da Amazônia, especificamente em Manaus, o que nos faz imaginar que esta planta é muito mais detalhista do que imaginamos.
● Na natureza, a maioria das orquídeas são epífitas, o que significa que elas crescem em outros objetos, agarrando a casca de árvores ou até mesmo a uma pedra.
● Essas plantas amam boa luz e, se bem cuidadas, as orquídeas viverão e florescerão uma ou duas vezes por ano durante muitos anos.
● Apesar de serem tropicais e gostarem de umidade, os requisitos de água das orquídeas são bastante baixos. Em geral, as orquídeas gostam de seu meio de cultivo, para secar entre uma rega e outra.
● Algumas variedades florescem no inverno e algumas na primavera, mas o período de floração para a maioria das orquídeas é em torno de agosto ou setembro.
● Se sua orquídea derrubou as flores, não fique assustado! Mantenha os cuidados e ela voltará a florescer.
como cuidar e cultivar Orquídeas ?
Qual real motivo de Orquídeas não florescerem?
Quem não gosta de informação extra sobre aquilo que cultiva ou conhece?
Quantas pessoas ganham orquídeas de presente para ver a florzinha morrer em breve, simplesmente pelo fato de não saber como cuidar?
Pois bem, pensando nisso quero que você saiba algumas coisas:
O Agrônomo e Orquicultor, Carlos Rocha Correia, um verdadeiro amante de orquídeas, tem um recado especial ,
Ele descobriu, ao longo de sua experiência, qual o real motivo das orquídeas não florescerem e porquê parece tão difícil cuidar da planta, eliminando todos os mitos e comprovando que qualquer pessoa pode cuidar muito bem das orquídeas, basta conhecimento e dedicação.
É claro que os cuidados não envolvem apenas o tipo da planta – porque existem inúmeras espécies – ou como está sendo regada, mas sim, saber quais são os primeiros cuidados fará a diferença.
Existem tantas informações na internet, mas nem sempre são embasadas na experiência de especialistas. E independentemente se você for iniciante ou experiente, as dicas sempre valerão e podem suas práticas de cuidado com as orquídeas.
Top 10 Dicas: Como Cuidar e Cultivar Orquídeas !
1 . Prefira sempre vasos de barro. Sabemos que com eles temos de investir um pouco mais, eles possuem mais porosidade e drenam melhor a água em relação aos de plástico. Se for usar os de plásticos cuidado para não encharcar demais a planta.
2 . Se a base da sua planta estiver a menos de um dedo ou menos considere mudar de moradia e sempre conserve dois dedos abaixo da borda do vaso dela.
3. Sempre que reparar que um dos lados da planta brotou mais, repare que esse é a frente da sua planta o outro lado deve ser encostado em um dos lados da planta para conservar o exemplar que brotou.
4. Ao troca-lá de vaso tente utilizar chips de fibra de coco ou musgo a planta, sempre lavar antes para retirar o excesso de areia.
5. Se a planta precisar de algum corte, certifique de que a tesoura esteja sempre esterilizada ( pode usar o fogão ou maçarico portátil para isso ), deixe esfriar antes de usar e repita a operação sempre que for utilizar em outras orquídeas ou outras plantas se necessário for, isso evita a transmissão de doenças.
*Guia definitivo – Orquídeas para iniciantes . APRENDA EM DEFINITIVO TODO O PASSO A PASSO !!!!
6. Utilize canela em pó sempre que cortar uma folha, canela em pó é um cicatrizante natural.
7. Manchas na folhagem podem ser amenizadas com fumo de corda, ferva o fumo em água em água ate virar uma solução concentrada, Borrife sobre as folhas repetidas vezes, até que dê resultado.
8. Utilize sabão de coco nas folhas com a finalidade de eliminar cochonilhas e pulgões
9. Se as folhas da sua orquídea estiverem escuras, muda a Orquídea para um local mais iluminado possível. Quanto mais iluminado for o local, mais a Orquídea irá florescer.
10. Instale placas de identificação em suas Orquídeas, anote e guarde bem os períodos de sua floração e o nome da especie, a próxima florada pode ser estimulada com NPK 10 30 20, que tem mais concentração de fósforo.
Esperamos que as informações aqui contidas tenham trago boas dicas e curiosidades sobre esta planta tão amada. Conte para nós o que você tem feito para suas plantas e também para suas dicas de como cuidar e cultivar orquídeas.
0 notes
Text
Como combater pragas e doenças de orquídeas
Como combater pragas e doenças de orquídeas
O Blog Minha Nova Orquídea vai revelar toda a verdade sobre como combater pragas e doenças de orquídeas
Fique comigo até o final desse artigo e descubra como combater pragas e doenças de orquídeas, são dicas valiosas que vão acrescentar no seu cultivo de orquídeas.
O blog Minha Nova Orquídea vai falar neste artigo Como combater pragas e doenças de orquídeas. As plantas que compõe a família ORCHIDACEAE são chamadas de orquídeas, e são pertencentes a família mais numerosa de plantas que existe,elas geralmente são encontradas nas mais variadas formas, tamanhos e cores, uma peculiaridade a orquídea não pode ser encontrada na Antártida, em todos os outros continentes sim, predominantemente em continentes com clima tropical.
Apesar das orquídeas possam crescer em árvores, esse fato não as torna parasitas, elas utilizam as árvores para conseguir luz solar.
Não são todas as espécies que vão atrair pela beleza, e mesmo assim formatos bem exóticos de suas flores possam chamar a atenção de muitas pessoas. Por esse fato a planta tem muitos colecionadores e apaixonados por ela.
Para os apaixonados pelas orquídeas sabem que todo cuidado é pouco com essa planta, por isso sempre observam suas plantas com olhar de águia e conseguem identificar possíveis danos e problemas com suas “joias“. Problemas geralmente são causados por pragas e doenças, mas afinal como combater pragas e doenças de orquídeas?
Os fungos são um dos maiores causa dores de danos para as orquídeas, fatores consideráveis são as grandes quantidades e dificuldade de eliminação e a sua fácil propagação.
Quem cultiva orquídea é contra uso de agrotóxicos, e para combater fungos utilizam-se fungicidas sistêmicos que agem na seiva, utilizando na dosagem correta evitando que os fungos voltem a atacar, é importante destacar que uma desinfecção nas ferramentas de corte e vasos extremamente importantes para evitar e combater patógenos.
Como combater pragas e doenças de orquídeas: quais os tipos de pragas que atingem orquídeas?
Existem vários tipos de pragas que podem atingir as orquídeas: lesmas, caracóis, tripés, ácaros, tatuzinhos, podridão negra, cochonilhas, besouros, vespas, abelhas sem ferrão e percevejo.
Quais são as formas de combate dessas pragas?
Podemos perceber são muitas as pragas que podem atingir as orquídeas e consequentemente causam doenças à planta, Vamos agora saber mais sobre formas de combate e saber como combater pragas e doenças de orquídeas.
Como combater pragas e doenças de orquídeas: pulgões e cochonilhas brancas
Ingredientes:
alho, sabão, 1 litro de água quente, borrifador
Modo de preparo:
Misture uma colher de sopa de raspas de sabão de coco com 3 dentes de alho amassados. Dissolva essa mistura em 1 litro de água quente. Agite bem, depois de frio coe e borrife nos insetos. Sendo uma infestação maior repita o procedimento. Guarde a solução por até 2 dias.
Uma alternativa em uma infestação pequena e controle manual e também pode espalhar joaninhas nas orquídeas, controlando pulgões.
Como combater pragas e doenças de orquídeas: Evitando insetos Mastigadores
Os insetos mastigadores são uma dor de cabeça quando o assunto é orquídea, vamos saber mais sobre alguns procedimentos a serem feito para evitá-los.
Utilize a tintura de fumo, feita com 10 cm de fumo de corda picada misturada a 1litro de álcool. Pegue todos os pedaços de fumo com o álcool em um pote de vidro escuro, tampe e deixe o local fresco com pouca luz por aproximadamente 7 dias. Ao utilizar dissolver 1 litro dessa mistura em 10 litros de água e borrife sobre asorquídeas.
Lagartas e lesmas também podem ser combatidas, utilizando 1 litro de água e 30g de folhas secas de losna, deixe ferver cerca de 10 a 15 minutos, espere esfriar e coe em um pano, adicione 10 litros de água e borrife sobre as orquídeas.
Como combater pragas e doenças de orquídeas: O óleo de Neem ou Nim
O óleo de neem, ou óleo de nim como é popularmente conhecido, é bastante utilizado para impedir que fêmeas depositem ovos evitando e controlando surgimento de larvas e consequentemente insetos (pragas)
Embora existam diversas funções do neem, a mais popular atualmente é na produção orgânica ou convencional, sendo esses cultivos em grandes escalas ou até mesmo em hortas e vasos domésticos.
Ele pode possuir diversas funções e acaba por agir de maneira distinta ao combater cada tipo específico de praga. Para utilizar nas orquídeas dilua 4cc do óleo em 12 litros de água e borrife nas orquídeas.
Como combater pragas e doenças de orquídeas: Doenças Fúngicas e bacterianas
Receitas simples são capazes de manter os fungos longe, mesmo com todos os cuidados e notável que eles voltem a aparecer.
2 colheres de café de sulfato de cobre diluído em 1 litro de água é infalível para combater as doenças fúngicas e bacterianas. Porém, alguns cuidados precisam ser observados: pulverizar de 15 em 15 dias, somente aplicar quando a temperatura estiver abaixo de 30ºC.
Não aplicar nas plantas que estiverem com flor , proteger os rizomas e folhas.
Utilizando casca de cebola, alho, canela em pó e água você faz um fungicida natural para espantar formigas e diminuir pulgões e cochonilhas em suas orquídeas.
Misture em um pano fundo de casca de alho, 1 prato fundo de casca de cebola, 1 pacote de canela em pó. Ferva por 10 minutos e deixe descansar por uma noite . no dia seguinte, coe e pode borrifar as plantas, não se esqueça de borrifar por baixo das folhas também.
São muitos os produtos sintéticos vendidos em casas especializadas e não vou entrar no detalhamento destas substâncias. Penso que devemos usá-los em casos onde não há outro meio. São sempre tóxicos e podem acarretar algum dano ambiental e à saúde humana e animal.
Esperamos que as informações aqui contidas tenham trago boas dicas e curiosidades sobre esta planta tão amada. Conte para nós o que você tem feito para suas plantas e também para suas dicas de Como combater pragas e doenças de orquídeas.
0 notes
Text
7 Dicas de Como decorar Ambientes com Orquídeas
7 Dicas de Como decorar Ambientes com Orquídeas
7 Dicas de Como decorar Ambientes com Orquídeas
Se você esta aqui é porque certamente deseja saber 7 Dicas de Como decorar Ambientes com Orquídeas certo ?
Se a sua resposta foi sim, recomendo que leia o artigo até o final pois vou revelar TUDO o que você precisa saber sobre 7 Dicas de Como decorar Ambientes com Orquídeas sem deixar os cuidados necessários de lado.
Como se trata de uma planta muito bonita as orquídeas estão se tornando cada vês mais desejadas e populares nas residências. Entretanto ela se trata de uma planta tropical, nem sempre recebe os cuidados necessários que necessita, É muito importante se atentar para as condições de luz, ventilação e climas de umidade exigida pelas várias espécies.
Invista em arranjos com a máxima criatividade para expor sua orquídea dentro de casa e O blog Minha nova orquídea vai te dar 7 Dicas de Como decorar Ambientes com Orquídeas. E como a decoração com Orquídeas pode ser excelente para o seu novo ambiente.
7 Dicas de Como decorar Ambientes com Orquídeas
7 Dicas de Como decorar Ambientes com Orquídeas
1. Um canto com bastante ventilação e luz natural é tudo que a sua orquídea precisa, acredite ela vai se desenvolver bem. Deixe-as penduradas utilizando ganchos com arames presos ao teto e coloque suas orquídeas em um cesto de madeira, metal ou até palha.
2. Aposte na ideia de colocar as suas orquídeas no lustre, essa ideia pode ser boa para quem não possui muito espaço e adora a ideia de mistura de verde com decoração. Dica e ideia da artista plástica Isabelle Tuchband.
3 .Pra você que possui uma mesa de centro ou qualquer outra decoração ao meio da sala, coloque um arranjo com uma ou mais orquídeas.
4 .Uma tentativa de acabar com a falta de espaços para expor suas orquídeas e criar meios de pendurar em vasos, um bom ambiente para se fazer isso é a varanda.
5. Um método superinteressante é investir em bancadas ou nichos que dão suporte a decoração, juntos das orquídeasparecem ser combinação perfeita para o interior da sua casa ou apartamento.
6. Em uma decoração na sala uma boa ideia é apostar em vasos discretos que deixe o toque de decoração de lado.
7. Gaiolas de ferro é uma excelente combinação com as orquídeas, as gaiolas podem ser discretas ou até mesmo coloridas
Use a inspiração e crie também algo lindo na decoração do seu ambiente com orquídeas, faça tudo com muito carinho e o resultado final vai ficar muito lindo! aproveite as 7 Dicas de Como decorar Ambientes com Orquídeas
1 note
·
View note